Anda di halaman 1dari 5

A dieta dos peixes

Autor: Mateus Camboim A alimentao dos peixes ornamentais constitui um dos fatores essenciais para garantir sade e vitalidade. Junto com a qualidade da gua e a total ausncia de estresse, a comida que oferecemos define a sade do peixe, seu bem-estar e at mesmo sua expectativa de vida. Atualmente existem no mercado os mais diversos tipos de rao, das mais bsicas at as mais especficas. Sendo apresentadas em diferentes formas e texturas, so capazes de atender praticamente todas as espcies de peixes de aqurios e lagos. Flocos, gros, pequenas esferas, pellets, pastilhas, tiras, argolas, cubos, pats, em p, liofilizados, congelados etc. so exemplos que inevitavelmente satisfazem os animais que o aquarista cria. Alm de formato, sua composio tambm bem diversificada: - Existem as raes consideradas bsicas, compostas de pores iguais de ingredientes proteicos e fibrosos. Raes como essas podem alimentar diversos peixes diferentes, mas so mais indicados para peixes onvoros; - Existem as raes base de vegetais (geralmente vegetais comuns e spirulina), riqussimas em fibras e muito indicadas como alimento base para peixes herbvoros ou como alimento peridico para peixes onvoros; - Existem raes compostas de protenas animais (peixes, camares, ostras, artmias etc.), muito indicadas como raes base para peixes de hbito carnvoro, piscvoro ou insetvoro. Tambm pode ser oferecido periodicamente para peixes onvoros; - Existem ainda no mercado pastilhas especiais, constitudas de matria vegetal e com o acrscimo de celulose, especialmente indicada para Cascudos e LimpaVidros, que costumam raspar troncos, razes e folhas atrs desse polissacardeo. Raes em flocos ainda so, sem sombra de dvida, a primeira escolha de muitos. Por ser macia quase todos os peixes conseguem captura-la, at mesmo os de boca muito pequena, pois podem fragmentar os flocos. So coloridas e chamam a ateno, flutuando na gua. Podem variar imensamente na composio, ento existem muitas opes diferentes. Proteicas, fibrosas, bsicas, de artmia etc. So apenas evitadas ou ignoradas por peixes de mdio a grande porte, incapazes de consumi-la justamente por ser pequena demais. Gros seguem no mesmo sentido que a rao em flocos, o que se aplica em uma, se plica na outra. A nica ressalva que o tamanho dos gros pode variar, variando tambm o tamanho do peixe que ir consumir a rao. Mesmo macios ainda so mais rgidos que os flocos, e alguns peixes tem preferncia por esse formato. J os pellets e bolinhas so especiais para peixes de mdio a grande porte, devido ao seu tamanho. Geralmente bem rgidos e com forte odor, chamam ateno desses animais mais robustos. Por serem maiores os pellets se tornam atrativos e os peixes

conseguem captur-los sem problemas. Peixes jumbos so excepcionalmente beneficiados por essas raes. Podem ser de vegetais, de protenas ou bsicas. Alimentos congelados e liofilizados so um caso parte, pois so capazes de preservar algumas caractersticas originais do ser vivo, especialmente a primeira opo. Larvas de mosquito congeladas por exemplo os bloodworms -, preservam a cor e a textura original, alm de certas vitaminas, protenas e sais minerais. Os peixes se sentem muito atrados e geralmente nunca recusam esse petisco eventual (eventual, pois melhor oferec-lo apenas esporadicamente). J os liofilizados comprometem a aparncia, mas preservam quase que totalmente os nutrientes e ainda chamam muito a ateno dos animais devido ao seu forte odor, alm de serem mais fceis de estocar e lidar. Tambm evitam possveis contaminaes. Alimentos em pastilhas que afundam foram especialmente desenvolvidos para peixes de fundo, que habitam a zona do inferior do aqurio. So extrusadas e compactas, mais densas que a gua, por isso afundam to rapidamente. Geralmente se mantm firmes, dando tempo para os animais localiz-las. Satisfazem as exigncias de peixes como Corydoras, Dojs, Botias, Lbeos etc. Podem ser bsicas, fibrosas ou proteicas. Cubo geralmente a forma de alguns alimentos liofilizados ou congelados, facilitando o manuseio, pois permite que o aquarista fracione mais precisamente a comida em pequenas pores. Existem algumas pastilhas, bem como alguns cubos, que devem ser pressionadas contra o vidro, servindo de alimento aos peixes do meio, da zona mdia do aqurio. Geralmente apenas como mimo, vai se soltando aos pouquinhos. Podem ser de alimentos vivos e raes (ricas em fibras ou protenas). Tiras e argolas (anis) quase sempre so as formas das raes para invertebrados como camares, lagostins, siris, caranguejos etc. Facilitam o manuseio por parte dos animais e podem ser compostas mais de fibras ou protenas. As apresentadas em p so destinadas aos alevinos, aps a reproduo. Dependendo da granulometria das partculas, podem ser destinadas aos alevinos de ovovivparos ou at mesmo de ovparos. Diminuem a taxa de mortalidade e aceleram um pouco o crescimento dos alevinos. Os pats podem ser os comercializados ou os feitos em casa, pelo prprio aquarista e servem unicamente como complemento um tanto desnecessrio, um mimo mesmo. Bom para peixes de boca muito pequena.

Veja na figura: 1. rao em flocos de spirulina; 2. rao extrusada em forma de pastilhas que afundam; 3. rao em flocos bsica e 4. rao em pequenos gros. importante salientar que em todos esses tipos de raes existem variveis interessantes. Elas podem receber substncias com algum determinado propsito, tornando-as nicas. Por exemplo, o que algumas podem possuir: - Substncias para realar a colorao amarela/laranja/vermelha dos peixes; Substncias para realar a cor azul dos peixes; - Alho, para melhorar o sabor e a sade dos animais e - Bactericidas para tratar internamente os peixes enfermos. Agora que temos um resumo dos diferentes tipos e apresentaes das raes industrializadas para nossos peixes, devemos nos ater as necessidades individuais de cada organismo de acordo com sua espcie. Nesse ponto no podemos errar! De nada adiantar comprar uma rao e excelente qualidade se for a errada para seu peixe. Vamos analisar caso por caso: Se o seu peixe for exclusivamente herbvoro: nesse caso o peixe no pode receber alimentos ricos em protenas, ento apenas oferea raes especficas para peixes herbvoros, aquelas constitudas primariamente de spirulina. Tambm oferea vegetais como abobrinha, ervilhas pr-cozidas ou espinafre, por exemplo.

Ex.: Cicldeo Pombo (Pseudotropheus demasoni). Se o seu peixe for onvoro com tendncia herbvora (tambm chamado simplesmente de herbvoro): nesse caso ele se alimenta principalmente de material vegetal, mas aceita outros alimentos proteicos, ento oferea de forma igualmente intercalada uma rao bsica com uma de vegetais. Raes proteicas apenas esporadicamente, algo como umas 3 ou 4 vezes no ms. Ex.: Molinsia Preta (Poecilia sphenops). Se o seu peixe for onvoro: nesse caso o peixe come de tudo, ento oferea 3 raes uma bsica, uma de vegetais e outra ricas em fibras. Ex.: Barbo Sumatra (Puntius tetrazona). Se o seu peixe for onvoro com tendncia carnvora (tambm chamado simplesmente de carnvoro): nesse caso o peixe se alimenta principalmente de matria animal mas aceita alimentos ricos em fibras, como os vegetais, ento oferea de forma igualmente intercalada uma rao proteica com uma bsica. Raes de vegetais apenas esporadicamente, algo como 3 a 4 vezes por ms. Ex.: scar (Astronotus ocellatus). Se o seu peixe for exclusivamente carnvoro: nesse caso, o peixe s aceita alimentos de origem animal, ento oferea raes muito proteicas alm de alimentos vivos ou congelados, como larvas de Besouro-do-Amendoim, Tenbrios, ou Minhocas, por exemplo. Ex.: Killifish Anulatus (Pseudepiplatys annulatus). Se o seu peixe for piscvoro: nesse caso, so as espcies que se alimentam exclusivamente de outros peixes. So poucas as espcies piscvoras no mercado, ento a maior parte dos grandes carnvoros podem ter uma perfeita dieta sem a necessidade de sacrificar outros peixes. Os peixes a serem oferecidos como alimento devem ser pequenos, para que sejam devorados de uma vez, em uma s bocada. No se pode fazer brincadeiras com os peixes, isso pode ser considerado sadismo e tortura. Ex.: Peixe-Folha Amaznico (Monocirrhus polyacanthus) e Borboleta Africana (Pantodon buchholzi) Procure sempre por raes de boa procedncia, realizando uma pesquisa antes de comprar. Evite marcas duvidosas ou recipientes que no contenham marca. A rao deve estar firme, dependendo do formato elstica, com cheiro forte e caracterstico e no pode soltar tinta. Guarde o pote em local fresco e seco, longe de produtos qumicos com cheiro forte e da luz do sol. Prefira sempre comprar vrios pequenos potes do que apenas um grande, pois o contato com o ar vai fazendo com que o produto perca qualidade. Se no for possvel, redistribua a rao em outros potes menores e guarde na geladeira.

Voc o que voc come, e isso tambm vale para os peixes. Por isso atente para o que oferece aos seus animais, para garantir-lhes uma vida longa e saudvel.

Anda mungkin juga menyukai