Anda di halaman 1dari 19

Como ser um bom chefe em pequenas empresas?

Respondido por Adriana Gomes, especialista em gesto de pessoas No fcil gerir equipes e ser algum admirado, querido e um modelo a ser seguido. Entretanto, possvel manter a relao de trabalho em nveis muito bons, ou seja, com um bom clima e alta produtividade. Para ser um bom chefe, nunca aceite o crdito pelos resultados sozinho. O seu resultado vem do esforo da equipe, assim, seja generoso e compartilhe o sucesso com todos. Essa atitude aumenta a confiana da equipe. Delegue tarefas e demonstre confiana na sua equipe. Nada pior do que treinar e desenvolver algum e no dar oportunidade para que ele coloque em prtica. As pessoas nem sempre precisam fazer as tarefas exatamente do modo como voc faz. Seja paciente e acompanhe o desempenho. Segure a ansiedade. Essa atitude pode fazer a diferena para aumentar o desempenho do seu time. Conhea cada elemento da sua equipe. Escute a histria de vida deles, saiba por que esto ali e seus objetivos pessoais e profissionais. Mantenha-se aberto e disponvel para orientar, explicar e apoiar. Alm disso, seja o exemplo. Nada melhor do que coerncia: pratique o que voc fala. Posicione sua equipe sobre o contexto em que a tarefa est inserida, criando uma cadeia lgica de tarefas e responsabilidades. Com essas dicas colocadas em prtica, sua avaliao perante a equipe pode melhorar bastante.
a) experincia na funo b) saber delegar funo c) saber tomar decises rpidas e inteligentes d) ouvir seus subordinados individualmente e) fazer concursos de idias, dando a chance do vencedor ter a idia implementada f) conhecer a pessoa de cada subordinado, seus desafios, seus anseios e suas metas g) incentivar o bom funcionrio com benefcios (bolsa parcial de estudo, intercmbio, etc por ordem de importncia como voc organizaria esses tpicos

b) 1. Distribua bem as tarefas


c) No h remdio para trabalho chato ou desinteressante. O gestor deve pensar no que vai oferecer a quem trabalha com ele e isso precisa estar em sintonia com as pessoas. Quando o trabalho atraente, o empregado faz bem porque se sente bem. Saber considerar qual o melhor trabalho para cada pessoa da equipe e distribuir bem o trabalho uma atividade de planejamento, ressalta Ramirez.

d) 2. No misture amizade e trabalho

e) Em uma empresa pequena, normalmente no bem definida a descrio das responsabilidades e todo mundo faz um pouco de tudo. Como no h uma hierarquia rgida, amizade e autoridade se confundem. Um dos desafios manter a autoridade e o coleguismo, diz Cavicchioli. A sugesto que o empreendedor sempre tenha braos direitos que possam suprir sua ausncia e informar sobre as atividades. Mas, cuidado, confundir amizade com chefia perigoso. No confunda o estreitamento da amizade com o poder de autoridade do dono, ensina.

f) 3. D feedback
g) Se a amizade excessiva ameaa a autoridade, por outro lado, ela bastante benfica na hora de se comunicar. Ele tem possibilidade de diariamente ou semanalmente proporcionar o feedback, diz o professor da ESPM.

Como ser um Bom Vendedor? 10 Dicas para Vender bem!


O que faz um bom vendedor? Ao comear um negcio prprio, os empreendedores se tornam no s administradores, mas tambm responsveis pelas vendas dos produtos. Conversamos com os consultores Joo Abdalla Neto, do Sebrae, e Marcelo Ortega, da Palestrarte, que deram dicas valiosas de como ter sucesso nas vendas. 1- Planejar fundamental Assim como voc vai planejar o crescimento de sua empresa, o dia-a-dia nas vendas deve ser organizado. Uma agenda fundamental para guardar contatos de compradores e marcar compromissos. Se voc vai fazer visitas, preciso pesquisar antes qual o perfil dos clientes que mais podem se interessar por seus produtos. "No pense que se planejar se prender a registros. Voc precisa mapear as oportunidades, descobrir que tipo de pblico pode comprar seu produto", explicou Marcelo Ortega. 2- Conhea o produto Conhecer bem o produto uma forma de assegurar ao cliente da qualidade e do que ele pode oferecer. "Voc deve dominar todos os aspectos do produto, at mesmo os tcnicos. O importante conseguir responder a todas as perguntas do cliente", relatou Joo Abdalla Neto. 3- Confie no produto Confiar no que voc est vendendo importante porque faz com que os clientes passem a se sentir seguros em relao ao que esto comprando. "Coloque-se no lugar do cliente. Voc compraria esse produto? muito complicado vender algo que no se temconfiana", disse o consultor do Sebrae. "O cliente percebe o seu entusiasmo. Quanto mais voc acredita no produto,

mais o comprador conquistado", disse Marcelo Ortega. 4- No embosque o cliente muito desagradvel entrar numa loja e se sentir acuado pelo vendedor. No repita este erro, deixe o cliente se sentir confortvel em sua loja. "Voc deve se mostrar disponvel para atender sem que o comprador se sinta vigiado", explicou Abdalla Neto. O segundo passo ouvir atentamente o que o cliente deseja, sem pressa. "Seja simptico e atencioso, deixe que ele fale a maior parte do tempo para que voc saiba exatamente o que o cliente quer. Controle a ansiedade e mantenha a calma se receber um no", aconselhou Ortega. "Um mau atendimento espanta mais clientes que um preo alto. No tenha pressa em atender, seja descontrado. S tenha cuidado para no ser muito informal, chamar o cliente de 'querido'", alertou Joo Abdalla Neto. 5- Recomende, no empurre Os clientes esto cada vez mais exigentes, com menos tempo e dinheiro. Tentar empurrar o produto mais caro, ou que no atende completamente as necessidades do comprador perda de tempo. "Atualmente, o vendedor deve se portar como um consultor. O cliente diz o que precisa e ele apresenta as melhores opes para atender os desejos do comprador", declarou Joo Abdalla Neto. "Voc no deve ter medo de perguntar ao cliente o que ele quer. Vendedor que supe ao invs de perguntar no se d bem", disse Marcelo Ortega. 6- Fale dos benefcios, no do produto Uma tima estratgia falar dos benefcios que o cliente vai ter ao comprar o produto. "Foque nos benefcios. Diga quais as caractersticas do produto, mas deixe claro para o cliente o que ele vai ganhar comprando sua mercadoria", explicou Ortega. 7- Clientes difceis so uma exceo claro que voc vai se deparar com clientes difceis de agradar, exigentes, pouco corteses. Mas tenha sempre em mente que eles so uma exceo regra. "O cliente cricri um caso nico. O jeito respirar fundo, manter a calma e ir em frente, sem perder a pacincia", explicou Ortega. 8- Acredite no ps-venda Ter uma ficha cadastral de seus clientes ajuda a criar uma boa relao e fazer com que eles voltem a comprar. "Montar um banco de dados e ligar no aniversrio dos clientes, avisar quando novos produtos chegarem, ou quando comea a liquidao uma forma simptica de no abandonar o cliente e o atrair mais uma vez para a sua loja", disse Joo Abdalla Neto. "Depois de um tempo, ligue para o cliente e pergunte o que ele est achando do produto. E se for fazer uma campanha, foque no cliente e no em que nunca comprou nada em sua loja", aconselhou Ortega.

9- Estude sempre Atualizao essencial para se manter a par das novidades no mercado e dos novos perfis de clientes. "A maior parte dos produtos fica obsoleta rapidamente, voc deve saber o que h de novo no mercado e o que vai chegar", disse Abdalla Neto Alm disso, preciso sempre estar de olho no que faz a concorrncia. "Monitore constantemente a concorrncia para descobrir o que eles oferecem de diferente, de bom, de novo", explicou o consultor do Sebrae. 10- Confie no seu taco Confiana fundamental. "Acredite em voc e na sua capacidade de vender", aconselhou Abdalla Neto. "S tenha cuidado para no deixar que muita confiana o torne arrogante", alertou o consultor. Finalmente, no desista! " fcil colocar a culpa nos preos, no mercado, na recesso, mas isso no deve desanimar o bom vendedor. Diante dessas dificuldades que se pode exercitar a perseverana", declarou Joo Abdalla Neto.

O BOM VENDEDOR NO ESQUECE O PRINCIPAL


Na regio do Tibet, conta uma lenda da Tradio Sufi, uma mulher muito pobre vagava pelas montanhas com sua filhinha em busca de alimento, quando ao passar pela porta de uma caverna, ouviu uma voz que lhe disse: - Entre, pode entrar, aqui esto os maiores tesouros da terra, entre mas no esquea o principal! A mulher curiosa entrou com sua filhinha na caverna e se viu diante e um imenso tesouro. Ouviu novamente a voz que lhe disse: - Pegue tudo que quiser, voc tem trinta minutos para levar tudo que conseguir carregar, depois deste tempo a porta se fechar e nunca mais a porta se abrir. Vamos, leve tudo que puder, mas no se esquea do principal! A mulher colocou sua filhinha no cho e comeou e levar para fora da caverna tudo que podia carregar, ia e voltava. Ouviu a voz que lhe disse: - Seja mais rpida, faltam apenas trs minutos para esgotar o tempo, leve tudo que puder, mas se esquea do principal! A mulher encheu seu avental e saiu da caverna ainda com a porta se fechando. Quando chegou l fora, nem podia acreditar que tinha conseguido carregar tanta riqueza. Porm, ao procurar sua filhinha no a encontrou, ela tinha ficado dentro da caverna. A riqueza durou pouco, mas a tristeza e a dor foram eternas. Ela esqueceu o principal. Para ser um verdadeiro vendedor, no esquea o principal. O principal no o valor da transao, a gorda comisso ou a cota de vendas cumprida, o principal tem haver com outros valores. O principal : conseguir criar e manter sua reputao e seu carter perante o cliente, independente de quo tentadora possa ser a oportunidade de tirar proveito em beneficio prprio da situao. O principal : Nunca fazer uma crtica ao cliente que no esteja assinada por uma sugesto muito superior crtica realizada. O principal : trabalhar com produtos honestos que possam trazer benefcios a

todos os envolvidos. O principal : nunca vender, mas transferir emoes que gerem solues produtivas, mantendo o compromisso com sua honra e a verdade. O principal : nunca sair de sua casa, sem beijar sua famlia. Nunca sair de casa para trabalhar, mas sim para ter mais uma oportunidade de realizar seus sonhos. O principal : no se sentir derrotado pelo "no" - seguir em frente sempre em busca do "sim", nenhum "no" tem poder para lhe fazer desistir, mas sim para poder lhe fazer refletir em seus mtodos e atitudes. O principal : estar sempre pronto para novos aprendizados, defender sua razo at encontrar uma razo maior. O principal : ter sua empresa como um instrumento facilitador para a concretizao de sua atuao como profissional de um mercado que necessita de sua capacidade. O principal : aplicar sua aptido com competncia, transformando seu esforo em resultados positivos, seguir aferindo estes resultados e trabalhando cada vez mais nas prioridades. O principal : nunca, mas nunca, diante de sua estrada, esquecer-se que embora profissionalmente um comprador e um vendedor se encontrem para concretizarem uma transao comercial, por traz de cada um deles existe um ser humano.

Uma empresa precisa dar lucro e para isso preciso vender. Manter uma equipe de vendas motivada e com bons resultados um desafio para o pequeno empresrio, isso quando no ele prprio que atende clientes e fecha as vendas. "No existe perfil de vendedor ideal, pois isso muda de uma empresa para outra, cada uma tem uma cultura e o perfil mais adequado a ela", afirma Csar Frazo, palestrante, escritor e especialista em vendas. Apesar de no existir um perfil ideal, existem caractersticas inerentes aos vendedores de sucesso, Frazo cita trs delas. "Ao longo de anos de experincia e mais de 500 palestras para este pblico, percebi trs caractersticas presentes em todos os vendedores bem sucedidos, preciso estar atento a elas", afirma o palestrante. Frazo contou ao Pensando Grande quais so estes atributos, assim o empreendedor que est em busca de um bom vendedor pode ficar atento. Otimismo Bons vendedores so otimistas por natureza, trabalham com pensamento positivo, enxergam o dia como uma oportunidade de fazer melhor seu trabalho. Competncia No h mais espao para profissionais no preparados, o profissional de vendas precisa saber tudo sobre o produto ou servio que oferece. importante investir: ler e estudar muito sobre vendas. Criatividade Empresas querem pessoas que criem solues, para isso preciso ser criativo, buscar sempre uma sada para os problemas. Questes culturais e gerenciais dificultam o fomento da criatividade entre vendedores. Para Frazo possvel incentivar estas trs qualidades em um profissional. "Sempre h uma soluo, demitir no deve ser a primeira opo. Treine, motive, se no funcionar, a sim, troque de vendedor", avalia. Erros fatais Como em outras reas, existem erros que so comuns entre os profissionais de vendas, mas simples de evitar. "Eu sempre destaco dois erros cruciais: desonestidade e utilizar o desconto como nico argumento. Se voc mentir para seu cliente, perde credibilidade, o que no se recupera. melhor perder uma venda, pois isso voc pode recuperar", ensina Frazo. Quanto aos descontos, ele recomenda cautela, deve ser utilizado com planejamento, o cliente no pode ter a impresso de que seu produto no tem diferenciais em relao concorrncia", alerta o especialista. Saiba mais: Como definir o preo de seu produto ou servio Como usar o e-mail marketing de maneira estratgica nas pequenas empresas Estreitando seu relacionamento com futuros clientes 10 dicas para vender mais pela internet Cinco dicas para fidelizar clientes Como ser um bom vendedor Csar Frazo divide com os leitores do Pensando Grande dez passos prticos que ensina aos vendedores em suas palestras.

Quem ensina, aprende ao ensinar; quem aprende, ensina ao aprender. Um dos maiores desafios de todo profissional quando passa a liderar um grupo a sua capacidade de continuar aprendendo, sua habilidade e flexibilidade em ensinar as pessoas. A habilidade o ponto de partida. O adulto a soma de suas experincias. Por isso, quando pensamos na aprendizagem de adultos devemos sempre partir da sua experincia prvia sobre o assunto ou conceito. Se voc comea a ensinar algum sem conhecer o que o indivduo j sabe, pode correr o risco de ser banal e superficial ou extremamente complexo e conceitual. A aprendizagem precisa ser relevante, estimulante, colaborativa, contnua e com foco em resultados.

J a flexibilidade a forma que voc se ajusta ao seu liderado. Uma tentao ao lder ensinar as pessoas apenas do jeito que ele (o lder) gosta de aprender, sem considerar as preferncias e estilos das pessoas que lidera. Trate o outro como ele gostaria de ser tratado! O exemplo fundamental. Muitas vezes, o lder diz que importante aprender, mas h tempos que ele no busca oportunidade de desenvolvimento formal ou informal e, principalmente, no transforma esse novo conhecimento em ao. Na sua empresa, os colaboradores esto em contnuo aprendizado? E os lderes esto sempre ensinando? Por fim, necessrio que o lder promova um ambiente colaborativo, divertido e onde o erro seja visto como uma forma de aprendizado. Mas ateno: importante que as pessoas entendam que podem errar, mas sempre erros diferentes! E aqui vai uma Dicaduka: promova regularmente um momento para a troca de ideias e experincias com as pessoas da sua empresa ou equipe. H algumas boas iniciativas como o caf com o presidente, ou mastigando ideias com a produo na hora do almoo, ou um happy hour com as histrias da minha vida. No aprendizado, a regularidade mais importante que a intensidade

Liderana Como ser um bom lder Como ser um lder de sucesso Voc pode influenciar ou aprimorar muitos dos principais instrumentos de motivao, a fim de aumentar a quantidadee a qualidade de seu trabalho. importante ser um bom lder, e voc pode

se tornar um ao compreender suas metas,liderando como algum que serve de exemplo e motivando os outros para que o sigam em busca do sucesso. Compreenda suas metas Considera-se um bom lder algum que motiva e coordena sua equipe aplicando de forma eficaz suas habilidades individuais e grupais, seus conhecimentos e suas experincias de modo a alcanar as metas. No se pode comear a motivar e coordenar pessoas at que voc e elas saibam exatamente quais as metas a alcanar. Por isso, voc precisar:

assinalar claramente suas metas; verificar se so realistas; informar sua equipe


Assinale claramente suas metas para a equipe Voc deve ser capaz de identificar cada uma das etapas nas quais esteja trabalhando com sua equipe pessoais, dedepartamento e organizacionais, bem como aquelas de curto, mdio e longo prazos. No basta apenas ter uma idiaaproximada ou um insight: tudo isso parece muito vago e abstrato, e possivelmente no ter o apoio ou o sentido decomprometimento da equipe. preciso que se saiba exatamente aonde se quer chegar, como chegar e quando chegar. Tambm primordial que todas essas metas sejam consistentes e se complementem. Em sntese: que todas estejam seguindo na mesmadireo. Verifique se as metas so realistas Logicamente voc estar definindo metas pessoais a serem atingidas por indivduos e equipes, as quais, por sua vez, iro combinar-se de forma que o departamento e/ou a empresa alcancem as metas gerais. Para que a equipe se sintamotivada em relao a essas metas, elas devem ser desafiadoras e exigirem o suficiente para estimular as pessoas, a fim de proporcionar a mais completa utilizao de suas habilidades. Devem, tambm, ser especficas, de modo que oprogresso possa ser avaliado e verificado e, quando necessrio, as correes possam ser efetivadas. Igualmente importante: elas devem ser atingveis mas somente dentro dos limites de trabalho e desempenho pois o fracasso desmoralizante, podendo ter um efeito desfavorvel sobre o indivduo e sobre os colegas de trabalho. Informe sua equipe Uma vez cientes de suas metas e de quais sero direcionadas para quais indivduos, voc deve certificar-se de que elas estejam bem explanadas e claramente compreensveis para todos os envolvidos. Cada pessoa e cada equipe deve possuir metas a atingir produzir ou vender uma determinada quantidade de unidades, ou o que quer que seja. Da mesma forma, as pessoas precisam ser informadas acerca dos padres especficos a serem seguidos leis desade e segurana devem ser mantidas, tarefas concludas no prazo definido e assim por diante. Convm explicar as razes de cada instruo e tentar chegar a um acordo em todas as oportunidades: uma equipe informada e envolvida estar sempre trabalhando melhor e com mais afinco do que o fariam se houvesse um trabalho individual e disperso.

A formao de preo de um produto ou servio uma dificuldade enfrentada pela maioria das empresas de pequeno e mdio porte. Um erro nesta etapa pode significar prejuzo e perda de mercado. Para evitar que isso acontea preciso conhecer a estrutura bsica de formao de preo e aplic-la a todos os produtos e servios ofertados pela empresa. Uma opo para a definio do preo fazer o clculo com base no custo unitrio do produto ou servio. Porm, percebe-se uma grande dificuldade destas empresas na elaborao deste clculo, avalia Dariane Fraga Castanheira, professora do PROCED/FIA Programa de Capacitao da Empresa em Desenvolvimento da Fundao Instituto de Administrao Fundao constituda e mantida por Professores do Departamento de Administrao da FEA/USP. Dariane trabalhou por mais de vinte anos em grandes corporaes e decidiu mudar o rumo de sua carreira para ajudar pequenas empresas. Nas grandes corporaes observa-se como o conhecimento gerencial as conduz a timos resultados. Ento, decidi trabalhar para repetir este modelo nas pequenas empresas, revela a professora. Hoje o Proced participa de um grupo de pesquisa nesta rea que rene informaes de dez pases ibero-americanos. Cerca de 90% das empresas do mundo so de pequeno e mdio porte e o grande problema destas companhias a falta de conhecimento gerencial, avalia Castanheira. A pgina do PROCED disponibilizapodcasts produzidos com professores do programa sobre diversos temas relevantes para empresas em desenvolvimento, clique aqui para ter acesso ao material. Com as informaes fornecidas pela professora preparamos um passo a passo para ajudar pequenos e mdios empresrios a definirem os preos de seus produtos e servios. 1. Conhecer a frmula para definio do preo de venda com base no custo. Mais frente os componentes sero explicados:

1. Conhecer a frmula para definio do preo de venda com base no custo. Mais frente os componentes sero explicados:

Fonte: MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. So Paulo: Atlas, 2003

2. Compreender a definio de custo e os itens que o compem:

Veja os componentes do custo em cada mercado: Indstria: materiais diretos + mo-de-obra direta + custos indiretos de produo Os materiais diretos so todos aqueles utilizados diretamente na produo. A mo-de-obra direta aquela utilizada exclusivamente na produo. Os custos indiretos de produo incluem todos os gastos na estrutura da fbrica: gastos com os demais funcionrios, aluguel, energia, gua, limpeza, segurana, manuteno entre outros.

Prestao de Servios: mo-de-obra direta + outros custos para prestar o servio (gastos como telefone, combustvel, entre outros). Comrcio: valor pago pela mercadoria + outros gastos na sua aquisio (exemplos: impostos, fretes etc). Nesta etapa muito importante chegar a um custo unitrio, a parte principal do preo de venda. 3. Compreender a definio do conceito Markup

Exemplos: comisso sobre vendas, impostos pagos sobre a venda, margem de lucro definida pelo empresrio, despesas gerais administrativa.

4. Calcular e avaliar a viabilidade do preo de venda definido Com o custo e markup definidos possvel definir o preo de venda. Mas nem sempre o valor est adequado ao mercado em que a empresa atua, a professora Dariane recomenda que o empresrio responda trs perguntas: Qual o volume que consigo vender por esse preo? Qual o preo de venda dos meus concorrentes? A receita total obtida por este preo e volume vendido suficiente para cobrir os custos e chegar ao lucro satisfatrio para a empresa? Se o preo estabelecido maior que o dos concorrentes preciso rever alguns pontos: processo de clculo dos custos, caso haja algum erro; pagamentos feitos pela empresa, verificar se mo-de-obra, matria prima e demais gastos esto dentro dos valores de mercado e se possvel reduzi-los; margem de lucro, reavaliar se a porcentagem definida adequada ao que se pratica no mercado. Grandes empresas simplesmente retiram o produto do mercado quando no conseguem vender com a margem estabalecida, muitas pequenas empresas vendem at mesmo com prejuzo. preciso ateno! Outra varivel a ser estudada o volume de vendas, muitas vezes nmero expressivo de unidades vendidas compensa a baixa margem de lucro, explica Dariane. Caso a empresa reveja todas as etapas citadas e ainda sim seu preo for alto em relao aos concorrentes, ser preciso trabalhar conceitos de marca para que o consumidor aceite pagar mais por um produto similar. Neste ponto, conceitos de marketing e diferenciais no produto devem ser aplicados. Clique aqui e leia mais sobre planejamento de marketing para pequenas empresas. Acompanhe abaixo um exemplo prtico sobre como definir preo de venda: - Aps clculos o custo unitrio foi definido em $8. Componentes do Markup so: - Despesas gerais e administrativas (DGA): 10% da receita bruta - Comisses dos vendedores (COM): 5% do preo de venda bruto - Tributos (IMP) incidentes sobre o preo de venda: 20% do preo de venda bruto - Margem de Lucro Desejada (MLD): 5% do preo de venda bruto Assim, o clculo do Markup: DGA + COM + IMP + MLD = 10% + 5% + 20% + 5% = 40% sobre o preo de venda bruto Calculo do Preo de Venda (PV): 1 PV = Custo + Markup

1 PV = $8 + 0,4PV 1 PV 0,4PV = $8 PV = $8 / 0,6 PV = $13,33 Este preo deve ser ajustado para mais ou para menos de acordo com as condies mercadolgicas e com negociaes especficas com cada empresa. Quer saber mais sobre empreendedorismo e pequenas empresas? Acompanhe dicas nosso Twitter! Agora que voc sabe como definir o preo de seu produto, acompanhe dicas para vender mais aqui.

Direitos e deveres do trabalhador


A Constituio de 1988 reconhece o trabalho enquanto um direito. Nela, esto prescritos tambm os principais direitos do trabalhador. Alm da Constituio existe a Consolidao das Leis de Trabalho (CLT) criada em 1943 para unificar a legislao trabalhista no Brasil. Este artigo mostrar resumidamente alguns direitos e deveres do trabalhador existentes na Constituio e na CLT e futuramente explicarei melhor cada um deles em novos artigos. O termo CLT muito utilizado quando dizemos que um profissional teve registrada a sua carteira de trabalho, ou seja, este profissional est protegido por uma srie de leis trabalhistas que lhe proporcionam direitos e tambm deveres. Na rea de internet existem diversos tipos de regimes de trabalho como pessoa jurdica, profissional autnomo e ainda funcionrio pblico estatutrio, mas falaremos sobre estes regimes de trabalho tambm em outros artigos.

Jornada de Trabalho:
De acordo com a Constituio, o profissional deve trabalhar 5 dias por semana por 8 horas dirias e 1 dia por 4 horas totalizando 44 horas semanais. Algumas empresas aumentam a jornada de trabalho em 48 minutos dirios para que o funcionrio trabalhe somente 5 dias por semana.

Frias:
Quando completa um ano de servio, direito do trabalhador tirar frias por um perodo de at 30 dias. Quando ele tira frias, recebe o valor do seu salrio com um adicional de 1/3. Algumas empresas permitem o Abono de frias, onde o trabalhador pode vender at 1/3 de suas frias ao empregador e o pagamento deve ser feito at 2 dias antes do incio do perodo de frias.

13 salrio:
Alm das frias, direito do trabalhador receber o 13 salrio. Este salrio pode ser pago em 2 parcelas. A primeira parcela deve ser paga entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano e a segunda parcela deve ser paga at o dia 20 de dezembro. Em geral, as empresas pagam a primeira parcela no ms de novembro e a segunda parcela no ms de dezembro.

Salrio:
O salrio pago a um profissional da web sempre acordado com a empresa sendo que o piso de um salrio mnimo e o teto depender das suas qualidades e competncias ou da sua capacidade de negociao. Falar de direitos timo, mas o trabalhador tambm tem muitos deveres e restries. Um artigo (art. 482, alnea c) da CLT diz que o contratado no pode desenvolver o mesmo trabalho que desenvolve na empresa empregadora para terceiros. Isto considerado concorrncia desleal, ou seja, nada de freelas. Se o profissional for pego fazendo freelas ele poder ser demitido por justa causa. A justa causa acontece quando o profissional elegantemente (ou no) convidado a se retirar da empresa por motivos como furto, agresso fsica e outras atrocidades mais. Coisas que eu acredito que voc nunca far. Para conhecer mais sobre a CLT e a Constituio, acesse o site do Ministrio do Trabalho:http://www.mte.gov.br.

Quanto custa um funcionrio para uma empresa? Quanto o empregador contribui de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio)? Quais os benefcios e direitos do empregado? Essas so algumas das perguntas de muitos empresrios, mas por falta de tempo ou informao, acabam deixando para l. As consequncias de no estar atento a estes detalhes podem ser pesadas. Pequenos cuidados com a rea de recursos humanos so fundamentais para manter um funcionrio motivado e resguardar a empresa de futuros processos trabalhistas. O Pensando Grande conversou com a advogada Dra. Maria Lcia Benhame, membro da Comisso da Comisso de Direito Civil da OAB SP e vice-presidente do Comit Estratgico de Trabalho da Cmara Americana de So Paulo, para sanar algumas destas dvidas. Quais so os custos bsicos na contratao de um funcionrio? Os custos bsicos de uma empresa so INSS, contribuies sociais e FGTS, que incidem sobre a remunerao, e vale transporte. Os custos com sindicato so descontados do salrio do funcionrio. Alm desses, h tambm benefcios previstos em convenes ou acordo coletivos e custos operacionais indiretos. O empregador contribui 20% para o INSS; de 1% a 3% para o seguro de acidente do trabalho, mas dependendo do grau de risco e podendo ser aumentado at 2 vezes pelo FAP Fator Acidentrio de Preveno, porm, contribuio de terceiros usualmente de 5,8 % e 8% FGTS. As empresas optantes pelo Simples no pagam a cota do empregador de INSS, s parte do empregado. Todos os trabalhadores tm direito a vale transporte e ao vale refeio?

Todos os trabalhadores tm direito ao vale-transporte (VT) e sofrem desconto de 6% de seu salrio base como contribuio para o custo, o empregador arca com a diferena se houver. Se o empregado gastar menos que os 6% descontado o valor integral do VT e o empregador no paga mais nada. Por exemplo: ele ganha R$ 2000,00; 6% desse valor equivale a R$ 120,00 se o empregado gastar R$100,00 de transporte vai ter descontados os R$ 100,00 integrais, se o gasto for maior, o empregador arca com a diferena. Quanto ao vale refeio no direito do funcionrio. Depende de norma coletiva e a empresa deve se inscrever no PAT Programa de Alimentao do Trabalhador. Como saber quais benefcios previstos em convenes e acordos coletivos? Deve-se verificar nos sindicatos da categoria profissional ou econmica ou no site do MTE Ministrio do Trabalho e Emprego para os novos acordos coletivos ou nos sites dos respectivos Sindicatos. Os antigos acordos coletivos os antigos eram registrados em papel, e precisam ser buscados nos sindicatos ou nos sites dos sindicatos. Por quanto tempo um funcionrio pode trabalhar em perodo de experincia sem registro em carteira? O contrato de experincia efetuado registrado em Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS e tem durao mxima de 90 dias. No existe experincia sem registro. Quais so os direitos do funcionrio com relao falta? As faltas abonadas ou justificadas esto previstas em lei, artigos 471 e seguintes da CLT, por exemplo: falta com atestado mdico, dois dias em caso de falecimento de parente indicado (472) e trs dias em caso de casamento e outros. No caso de pedidos de demisso ou demisso pela empresa, quais so os custos que incidem em cada modalidade? Se pedir demisso, o empregado recebe saldo de salrio, frias vencidas e proporcionais e 13 proporcional. Se a empresa no o dispensar do aviso prvio e ele no o cumprir, pode ter esse valor descontado das verbas a receber.Se ele for demitido, ter direito a aviso prvio, frias vencidas e proporcionais, saldo de salrio, 13 salrio e a multa de 40% do FGTS. Quais os principais erros dos empresrios que acabam em problemas com a Justia do Trabalho? Os principais erros so desconhecimento da legislao do trabalho e do gerenciamento dessa rea. H um foco na rea tributria, como se a rea trabalhista e de recursos humanos no fosse importante e o passivo surge do desconhecimento. Toda a legislao desconhecida, em geral. O empresrio deve ter uma assessoria jurdica e procurar se informar com ela. No caso das empresas menores, procurar o Sindicato Patronal ou os rgos de classe para se informar. Maria Lucia Ciampa Benhame Puglisi advogada formada em 1987 na Faculdade de Direto da USP, com ps-graduao latu-sensu em Direito do Trabalho, pela mesma Faculdade. Atua na rea de assessoria jurdica empresarial como advogada desde 1988, scia do escritrio Benhame Sociedade de Advogados, responsvel pela rea de Direto do Trabalho, Contratual e Recursos Humanos.

1. O que se considera jornada normal de trabalho? A jornada de trabalho normal ser o espao de tempo durante o qual o empregado dever prestar servio ou permanecer disposio do empregador, com habitualidade, executadas as horas extraordinrias. Nos termos da CF, art. 7, XIII, sua durao dever ser de at 8 horas dirias, e 44 horas semanais. 2. O que se considera horas extras? Horas extras so aquelas trabalhadas alm da jornada normal de cada empregado, comum ou reduzida. 3. O empregado pode recusar-se a trabalhar horas extras? Sim. A recusa ser legtima, salvo em caso de fora maior ou dentro de limites estritos, quando a necessidade for imperativa. Para que o empregador possa, quando legitimamente exigir trabalho em horas suplementares, dever haver acordo escrito entre as partes ou norma coletiva. 4. De que forma dever ser remunerada a hora extra? Por determinao constitucional (CF, art. 7, XVI), dever a hora extra ser remunerada, no mnimo, em 50% acima do valor da hora normal, percentual esse que poder ser maior, por fora de lei, de acordo individual ou sentena normativa. 5. Poder ser dispensado do acrscimo de salrio? Ser dispensado do acrscimo de salrio se, por fora de acordo ou conveno coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuio em outro dia, de maneira que no exceda, no perodo de um ano, soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite mximo de dez horas dirias.

1. Como a CLT disciplina o contrato de experincia? O contrato de experincia considerado pela CLT, no art. 443, como uma das modalidades do contrato de trabalho a prazo.

2. Qual a durao mxima do contrato de experincia? No poder exceder de 90 dias. 3. O contrato de experincia poder ser prorrogado? O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez, passar a vigorar sem determinao de prazo, salvo para o da Lei 9.601/98.

1. Em que consiste o dcimo terceiro salrio? O dcimo terceiro salrio, direito garantido pela CF/88(art.7,VIII), consiste no pagamento ao empregado, de1/12 da remunerao devida no ms de dezembro, por ms de servio prestado ou frao de 15 dias. 2. Quando deve ser pago o dcimo terceiro salrio? Metade do dcimo terceiro deve ser paga at novembro, ou por ocasio das frias do empregado, se o empregado o tiver solicitado no ms de janeiro; a segunda metade deve ser paga at 20 de dezembro. 1. Com se distingue salrio de remunerao? Embora os dois termos sejam utilizados indistintamente, a diferena feita pela doutrina a seguinte: salrio a importncia paga diretamente pelo empregador, enquanto remunerao o conjunto dos valores que o empregado recebe, direta ou indiretamente(caso de gorjeta, comisses, percentagens , por exemplo), pelo trabalho realizado. 2. De que forma pode ser estabelecido o salrio? O salrio pode ser estabelecido por unidade de tempo mensal, semanal, dirio, por hora ,por unidade de produo(ou de obra), por pea produzida, por comisso sobre venda ou por tarefa. 3. A gorjeta considerada parte integrante do salrio, para os demais efeitos legais?

Sim, embora no esteja em clusula do contrato de trabalho, pois consiste em valor imprevisvel e varivel, ser considerada como parte integrante do salrio para praticamente todos os efeitos legais, inclusive para a Pevidncia Social. 4. O que se entende por salrio in natura? Salrio in natura aquele pago em utilidades, tais como transporte, alimentos, ou habitao, e no em dinheiro. 5. Prazo para que seja efetuado o pagamento do salrio mensal? Quando o pagamento houver sido estipulado por ms, dever ser efetuado, o mais tardar at o 5 dia ltil do ms seguinte ao vencido(CLT art. 459, 1).

Quais encargos so descontados do seu salrio?


E voc sabe quais so esses descontos e quanto eles representam em seu salrio? Imposto de Renda e INSS Para entender os descontos no salrio preciso, em primeiro lugar, considerar o Imposto de Renda e a contribuio ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os encargos mais comuns. Depois de calculados esses valores, o trabalhador dever deduzir os descontos feitos a ttulo de benefcio, como planos de sade, previdncia privada, auxlio-refeio e vale-transporte. Para calcular o valor lquido, j descontados os impostos, o trabalhador deve, em primeiro lugar, descontar o valor referente ao INSS e, do resultado, descontar o Imposto de Renda. O trabalhador que possui dependentes legais deve descontar, antes de calcular o IR, a quantia mensal referente ao dependente. Isso diminui um pouco o desconto do imposto de renda, j que o salrio base ser menor (mas o valor do dependente no um desconto e sim um benefcio para diminuir a incidncia do imposto). Vamos a um exemplo? Qual o salrio lquido de um empregado que ganha R$ 4.000,00 e tem um filho como dependente legal? Para saber o desconto, o clculo deve ser feito da seguinte forma: salrio bruto menos o valor dedutvel por dependente legal e o desconto do INSS. Em nmeros, isso representa: R$ 4.000,00 - R$ 157,47 - R$ 406,09 = R$ 3.443,44. Sobre esse resultado, o empregado deve calcular a alquota de 22,5% de IR (o que d um total de R$ 774,77) e, desse valor, deduzir os R$ 528,37 (deduo estabelecida para salrios entre R$ 2.995,71 a R$ 3.743,19). O valor do IR a ser descontado mensalmente ser de R$ 246,40. Desta forma, o salrio de R$ 4.000,00 chegaria, nas mos do trabalhador, com o valor de R$ 3.197,04 mais R$ 157,47 (deduo do dependente, descontada para o clculo do IR).

Outros descontos Alm do IR e do INSS, existem outros descontos que podem incidir sobre o salrio do trabalhador. Conheo alguns que voc pode encontrar em seu contracheque: Vale Refeio: muito comum encontrar empresas que forneam o vale refeio ao empregado, mas no h lei que obrigue tal prtica, salvo existindo acordo ou conveno coletiva. Seu desconto limitado por lei a 20% do valor entregue. Vale Transporte: do valor entregue ao empregado, o empregador pode descontar, no mximo, 6% do salrio base, se o valor entregue for maior, ou descontar o valor entregue. Exemplo: salrio R$ 600,00, valor gasto com vale transporte R$ 80,00, valor de desconto R$ 36,00 (6% de R$ 600,00). Contribuio Sindical: devida pelo empregado a contribuio de um dia de trabalho no exerccio anual de sua atividade. O desconto normalmente ocorre em maro de cada ano, porm, caso no tenha sido descontada, dever ser feita no ms seguinte admisso. E o FGTS? Muita gente se questiona, ao olhar o contracheque, se o desconto referente ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Servio), tambm sai do salrio do trabalhador. A resposta no. O desconto do FGTS tem como base o salrio do trabalhador, mas o encargo alquota de 8% sobre o valor apenas da empresa pagadora. NOTA: Os valores utilizados para clculos de INSS, IR e deduo para dependente so referentes aos vigentes em 2011. Esses valores so atualizados anualmente.

Anda mungkin juga menyukai