Anda di halaman 1dari 21

Raimundo Lima dos Santos

PERCEPO DA MUDANA EM KUHN E BOURDIEU: APROXIMAES E DISTANCIAMENTOS

RAIMUNDO LIMA DOS SANTOS


____________________________________________________________________

Doutorando em Histria (UFMG) santoshistoria@hotmail.com

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

RESUMO Este texto trata de uma abordagem acerca da percepo da mudana no universo da cincia em Thomas Kuhn e Pierre Bourdieu. Analisando-os com base em trs aspectos metodolgicos, possvel perceber alguns pontos em que os dois autores se afastam e outros em que h aproximao, no que se refere s perspectivas de abordagens para explicar por que as revolues cientficas ocorrem.

Palavras-chave: estrutura, conservao, ruptura.

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

ABSTRACT This paper describes an approach on the perception of change in the universe of science Thomas Kuhn and Pierre Bourdieu. Looking at them from three methodological issues, you can see some points where the two authors move away and others in which there is an approximation, as regards its prospects for approaches to explain why the so-called scientific revolutions occur.

Keywords: structure, conservation, break.

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

1 INTRODUO Ao se tratar de qualquer abordagem no mbito da histria da cincia, difcil no fazer um dilogo com Thomas Kuhn. Seus escritos tm uma importncia capital para o desenvolvimento e amadurecimento dos estudos sobre essa rea de estudo. Ainda que no tenha um refinamento profundo na elaborao de um edifcio terico, com sustentao lgica que possa dar cabo de todas as questes observadas por ele em seus estudos das revolues cientficas, foi sem dvida um dos mais importantes precursores de uma anlise histrica da cincia. Um de seus principais mritos, segundo Bourdieu (2008, p. 28), foi apresentar elementos descontnuos, no cumulativos para explicar o desenvolvimento da cincia. Outra virtude do autor foi ter trabalhado na perspectiva sociolgica de construo do conhecimento e do desenvolvimento cientifico, o que influenciou estudos posteriores sobre essa rea do conhecimento. Ainda que uma parte de suas anlises no tenha mais a mesma relevncia que antes, outra ainda capaz de ajudar nas reflexes sobre o tema da cincia e seu desenvolvimento histrico. Sua abordagem tem aproximao com o estudo das relaes sociais que at podem imediatamente sair da esfera cientfica. Essa nfase social, apesar de alguns aspectos contestveis, talvez seja uma das maiores contribuies de Kuhn para o estudo das revolues cientficas. Em outro universo, ligeiramente prximo em alguns aspectos, temse um autor que ser aqui colocado no mesmo conjunto que Thomas Kuhn, para uma tentativa de ampliar os horizontes explicativos da mudana social no mbito cientfico. O socilogo Pierre Bourdieu desenvolveu amplos estudos sociais que abarcam desde abordagens macroeconmicas importncia do vesturio na sociedade francesa e suas relaes sociais de poder. Em sua ampla gama de temas esto includos os que se referem ao desenvolvimento cientfico. Por sua especificidade de socilogo, foi capaz de adentrar com maior profundidade em suas explicaes sociais e apresentou uma tese para o desenvolvimento cientfico. Diferente de Kuhn, fsico de formao, Bourdieu dedicou toda a sua vida anlise das relaes sociais e suas consequncias. Por conta disso, quase sempre

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

foi adiante em suas explicaes, enquanto Kuhn foi obrigado a parar.

Apesar dessa rpida comparao, mais importante que fazer um confronto entre os dois autores, opta-se aqui por fazer um jogo de colaborao entre os dois, no que toca ao aspecto da percepo da mudana. Isso no significa dizer que em alguns momentos no surjam pontos de afastamentos e aproximaes, uma vez que eles tm perspectivas de leituras diferenciadas diante do mundo social, especialmente na esfera de anlise dos grupos cientficos. A leitura que se faz aqui desses dois intelectuais, para tentar compreender suas propostas de movimento, se d por meio de trs tpicos. Poderiam ser escolhidos muitos outros, mas para as pretenses deste texto parece suficiente apenas esses. Percebe-se que Kuhn e Bourdieu operam com a perspectiva de uma estrutura social, constituda a priori por arena de conflitos ou aes que resultaro, via de regra, na conservao de determinadas percepes do mundo no mbito individual e institucional. O momento seguinte o da ruptura, na qual determinadas ideias passam por transformaes, o que implica ascenso de novos grupos. Aps a ruptura, a nova estrutura acomoda outros padres que passaro a ser convencionais, e assim o ciclo continua, de maneira que o mundo, especialmente o mundo cientfico, no deixa de modificar-se e at mesmo evoluir. Nunca de mais lembrar que tanto as temticas quanto as perspectivas dos estudiosos em questo so distintas. O que estimula uma aproximao, apesar dos inmeros riscos que se corre, o interesse que ambos tiverem, em graus diferentes, pelo desenvolvimento da cincia e sua relao de causa e efeito com o mundo. A tentativa instigante, por isso motivou a elaborao deste trabalho.
2 ESTRUTURA notria a admirao que tinha Kuhn por seu mestre Alexandre Koyr, precursor dos estudos de histria da cincia, numa perspectiva no positivista. Para Koyr (2006, p. 5), a
[...] secularizao da conscincia, substituio das preocupaes

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos com o outro mundo e outra vida por esta; descoberta da subjetividade so bases para a revoluo do sculo XVII.

Ao tomar esses elementos como ponto de partida para o desenvolvimento da grande revoluo ou revolues na era renascentista, o autor prioriza a apresentao de uma estrutura sociocultural que d suporte a todo desenrolar de sua anlise sobre o desenvolvimento da cincia. Kuhn, da mesma forma, parte dessas bases sociais apriorsticas, que so capazes de proporcionar maneiras de ver e sentir, nas quais necessariamente haver condicionamentos nas buscas de explicao do mundo pela cincia. Com esse pano de fundo, ele tenta explicar tanto a tradio cientfica como as revolues subsequentes, denominadas por ele cincia extraordinria. Kuhn (1989, p. 388-389) destaca:
A eleio de Kepler pelo copernicanismo ficou a dever-se em parte sua imerso nos movimentos neoplatnicos e hermenuticos da sua poca; o Romantismo Germnico predisps aqueles que afetou para o reconhecimento e a aceitao da conservao da energia; o pensamento social britnico do sculo XIX teve uma influncia semelhante sobre a disponibilidade e aceitabilidade do conceito de Darwin da luta pela existncia.

Por meio desse exemplo, percebe-se a importncia que Kuhn, influenciado por seu mestre, atribui esfera sociocultural a base para a construo do conhecimento cientfico e para o prprio desenvolvimento da cincia, que determinado, em parte, por condies subjetivas sociais. com fundamento nisso que o autor procura entender os direcionamentos de pesquisas que se voltam mais para determinadas reas de interesses que outras, dependendo mo momento histrico. Nas palavras do prprio autor, o entendimento das revolues cientficas passa por uma prtica de
[...] examinar no apenas o impacto da natureza e da lgica, mas tambm as tcnicas de argumentao persuasiva que se revelam eficazes no interior dos grupos [...] que constituem a comunidade dos cientistas (KUHN, 1970, p. 156).

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

Qualquer comunidade cientfica carrega seu conjunto de crenas recebidas (KUHN, 1987, p. 23). Tais crenas contribuem para o direcionamento da pesquisa e para o desenvolvimento de tcnicas a serem empregadas (KUHN, 1987, p. 77). Quando uma tradio muda, porque houve mudanas anteriores mais profundas na prpria maneira de ver e entender os problemas propostos pela tradio cientfica. Pode-se afianar que antes do agir, sempre h um sentir. Um exemplo conhecido, para se falar em esfera perceptiva, o exemplo de Coprnico, que viveu numa poca mais aberta que antes s novas transformaes surgidas naquele momento na Europa, em diversas esferas: social, poltica, econmica e cultural.
[...] sua teoria foi instrumento para a transao da sociedade medieval para a ocidental moderna, pois afetou as relaes do homem com o universo e com Deus [...] (KUHN, 1985, p. 24).

Isso ajuda a reforar a proposio do valor social para o desenvolvimento cientfico, indissocivel de seu carter cultural. Ainda que Coprnico, ao que parece, nunca ter buscado a revoluo que carrega seu nome, acabou acontecendo, pela fora das circunstncias sociais mltiplas, com a demanda de novas formas de ler e explicar o mundo naquele momento.
Coprnico inici sus investigaciones astronmicas y cosmolgicas muy cerca de donde se detuvieron Aristteles y Ptolomeo. En este sentido es el herdero directo de la tradicin cientfica de la antiguidad. (KUHN, 1985, 182-183).

Ele estava claramente mergulhado nas concepes antigas, especialmente ptolomaica. A principal obra de Coprnico, o De revolutionibus, atribuiu movimento Terra (KUHN, 1985, p. 185-186). Isso foi de relevante importncia para um posterior conjunto de proposies cientficas que contriburam para infinitizar o mundo e derrubar todo o velho aparato de concepes cientficas. De fato, Coprnico deu uma grande contribuio, no s porque imobilizou a terra, mas tambm por ter feito o contrrio com as estrelas, concepes at ento inaceitveis na Europa medieval, por vrios motivos, entre os quais inclui-se a predominncia do poder religioso da Igreja
Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

Catlica. Por isso, a prpria Fsica teve dificuldade em aceitar as novas vises do mundo, porque alterava o universo das esferas. A cincia estava amarrada a tais premissas e isso inviabilizava a busca de novos problemas para ela prpria. A maior parte das ideias copernicanas certamente no nasceu em sua poca, apenas foram retomadas, em novos formatos, dos antigos gregos. Para os atomistas, j existia a crena em outras terras e outros sis, da mesma forma que para os pitagricos [...] la tierra no era ms que um cuerpo celeste entre muchos otros, incluindo o sol [...] (KUHN, 1985, p. 73). O predomnio religioso sobre as concepes do Universo e o condicionamento cientfico s teorias aristotlicas, de maneira geral, emasculavam as tentativas e os xitos alternativos na busca de novas explicaes. Todo um aparato de percepes sociais, culturais, religiosas e polticas predominavam sobre a forma hegemnica de ver e sentir esse tempo e espao. Quando esse conjunto passou por uma flexibilizao que novas ideias foram gestadas, e uma parte das velhas crenas, rejeitada. difcil perceber essa transformao do mundo cientfico analisada por Kuhn fora de seu conjunto, que inclui elementos internos e externos. Thomas Kuhn (1985, p. 181-182) destaca que
[...] a finales del siglo XVI, um tercer aspecto del pensamiento neoplatnico se fusion con el copernicanismo, contribuendo a remodelar la estructura del universo de Coprnico. [...] El Dios de Santo Toms de Aquino se acomodaba perfectamente al cosmos finito de Aristteles, pero no era tan fcil enmmarcar dentro de limites precisos a la deidad de los neoplatnicos. Se l percepcin de Dios se mide por la extensin y multiplicidad de su procreacin, cuanto mas vasto y poblado sea un universo ms perfecta ser la divindad que lo haya creado.

Mais uma vez, nota-se a importncia de um conjunto amplo de


elementos na esfera perceptiva do intelecto para se entender a aceitabilidade de determinadas ideias. A construo de uma teoria cientfica ou de um coletivo de teorias nunca prescinde de uma atmosfera subjetiva constituda pelo social. No momento das grandes transformaes conceituais na Europa, estavam postas as condies estruturais. Afirma Thomas Kuhn (1987, p. 148): O que um homem v depende

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

conceitual prvia o ensinou a ver. Para ele, um exemplo disso o


caso do espao newtoniano, ensinado como algo plano e sem uma relao direta, de causa e efeito, com a matria. Toda perspectiva cientfica anterior a Einstein tinha como ponto de partida essas premissas, o que s levava a resultados condizentes com tal busca. Da mesma forma, pode-se mencionar o exemplo do conceito de luz, percebido como um movimento ondulatrio transversal. Para as novas teorias serem aceitas, foi necessria uma ampla mudana na definio do conceito, tanto no que se refere luz como o que se refere ao espao. Somente novas premissas capazes de conduzir a novas perspectivas de problemas estavam aptas a criar condies para a resoluo de inusitados enigmas para a cincia. Nada disso ocorreria sem a transformao do olhar e do sentir. Parece claro que Thomas Kuhn tem uma permanente preocupao em vincular o universo cientfico ao universo social como um todo, por isso cada vez que surgem abalos em uma dessas esferas, h mudanas na outra. dessa maneira que se organiza e desenvolve a cincia. Pierre Bourdieu, o outro autor analisado, estudou com profundidade vrios temas sociais, entre os quais est includo o do desenvolvimento cientfico. Assim como Kuhn, o socilogo valoriza a estrutura macrossocial para analisar a realidade (HOCHMAN apud PORTOCARRERO, 2004, p. 213). Contudo, por seu maior refinamento terico, sistematiza melhor seu edifcio conceitual, fazendo uso de duas categorias importantes, a saber, campo e habitus. Sua estrutura descrita e analisada por esses conceitos. Pierre Bourdieu (2005, p. 153) destaca: O espao social um espao multidimensional, conjunto aberto de campos relativamente autnomos. Ao tratar do campo, atribui toda a fora social ao conjunto, o que tangencia qualquer protagonismo do indivduo: O agente nunca por inteiro o sujeito de suas prticas por meio das disposies e da crena que esto na raiz do desenvolvimento do jogo. (BORDIEU., 2001, p. 169). No h dvida de que h uma inseparvel relao entre as partes e o todo. Da mesma maneira que o conjunto no funciona sem suas ligaes internas, seria difcil perceber a dinmica das partes, sem uma correlao entre si. isso que explica, em parte, o campo social apresentado por Bourdieu (2008, p. 53):

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

O peso associado a um agente, suportado pelo campo ao mesmo tempo que contribui para o estruturar, depende de todos os outros agentes, de todos os outros pontos do espao e das relaes entre todos os outros pontos, ou seja, de todo o espao.

O campo um ambiente em constante disputa interna pela conquista de espao (PORTOCARRERO, 2004, p. 19). Essa frao da sociedade o ponto de partida e de chegada, a fim de se entender a organizao dos indivduos em instituies para a conquista de seus espaos. O que conduz os indivduos o habitus, um conjunto de valores e prticas incorporadas pelos indivduos ao longo da vida. Tal incorporao condiciona sempre ao coletivo, ao macro-social. Pierre Bourdieu e Maria Andra Loyola (2002, p. 69) conceituam: O habitus um operador de racionalidade, mas de uma racionalidade prtica [...] Assim, transcende ao indivduo. Tendo isso por base, no difcil perceber como Bourdieu (1996, p. 88) enxerga a organizao cientfica e sua relao com a sociedade.
A atividade cientfica engendra-se na relao entre as disposies reguladas de um habitus cientfico que , em parte, produto da incorporao da necessidade imanente do campo cientfico e das limitaes estruturais exercidas por esse campo em um momento dado do tempo.

De maneira geral, esto dadas as semelhanas entre Kuhn e Bourdieu, no que se refere ao olhar para o mundo social, constitudo por um conjunto que transcende aos indivduos. Partindo dessa premissa, sero analisadas as amarras sociais que tentam, de todas as formas, se conservar e suas inevitveis fissuras, com transformaes ou mesmo revolues no universo da cincia. 3 CONSERVAO Depois das condies para a criao de uma macroatmosfera de percepo do mundo, o passo seguinte o estabelecimento de uma tradio cientfica. Para Thomas Kuhn (1989, p. 355), a permanncia das

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

ideias cientficas se d por meio de uma comunidade de pessoas envolvidas em torno de determinados projetos. A comunidade tem como instrumento de ao o paradigma, uma categoria sociolgica estruturante:
[...] Um paradigma o que os membros de uma comunidade cientfica, e s eles partilham. Reciprocamente, a respectiva de um paradigma comum que constitui uma comunidade cientfica [...] (KUHN, 1989, p. 355)

O objetivo da comunidade kuhniana a preservao do conjunto de preceitos estabelecidos. O sentido maior dessa organizao grupal combater as propostas de rupturas insurgidas no decorrer do tempo. Essa prtica conservadora de fundamental importncia para o xito da cincia normal, que procura resolver os problemas postos no decorrer do percurso da cincia. Com esse pano de fundo, Thomas Kuhn (1989, p. 317-318) afirma que os avanos cientficos ocorrem de um consenso para outro, ou [...] de problema resolvido para problema resolvido. Isso ocorre porque os cientistas se voltam para a resoluo de problemas estabelecidos pelo paradigma, o que significa falar de concepes e mtodos predeterminados para problemas previstos. Os cientistas quase nunca buscam a inovao, pois esto constantemente absorvidos pela busca de desvendar enigmas. O conceito de enigmas est circunscrito na definio de problemas previamente demandados por um paradigma. Portanto, eles [...] so justamente aqueles que ele [o cientista] julga ser possvel constatar e responder no interior da tradio cientfica existente (KUHN, 1989, p. 285). Esse um ponto-chave para a tradio cientfica se estabelecer duradouramente. O paradigma delimita os caminhos, a comunidade executa o conjunto de prticas necessrias ao eficiente funcionamento conservador das crenas cientficas apresentadas no decorrer do tempo e os enigmas so justamente os problemas resolvveis para a comunidade dos cientistas.
A cincia normal no tem como objetivo trazer tona novas espcies de fenmenos; na verdade aqueles que no se ajustam aos limites do paradigma frequentemente nem so vistos. Os cientistas tambm no esto constantemente procurando inventar novas teorias; frequentemente mostram-se intolerantes com aquelas in-

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos ventadas por outros. Em vez disso, a pesquisa cientfica normal est dirigida para a articulao daqueles fenmenos e teorias j fornecidos pelo paradigma. (KUHN, 1987, p. 45).

Constata-se que o sentido maior da cincia normal reparar as possveis anomalias surgidas no interior das operaes cientficas. Esses reparos constantes, no sentido de ajustar a teoria com as prticas, contribuem para edificar uma imagem de poucas rasuras cincia, enquanto corpo institucional. Numa impresso primeira, as aes cientficas formam um conjunto harmonioso de conquistas e progressos constantes, pois as contradies que surgem nesse campo so, na maioria das vezes, suprimidas para dar lugar a uma imagem coesa e eficiente. De fato, h eficincia no empreendimento prova disso sua durabilidade. Tal situao ocorre pelo alto nvel de organizao da comunidade, sendo capaz de apresentar resultados positivos constantes. Para uma comunidade funcionar, de maneira eficiente, no basta que os cientistas trabalhem em seus laboratrios em prol dos projetos estabelecidos, necessrio que haja organizao coletiva extralaboratorial. Kuhn afirma ser necessria a criao de sociedades cientficas que dialoguem entre si, por meio de revistas especializadas ou outros mecanismos, por exemplo (KUHN, 1987, p. 39). Todo trabalho visa estabelecer e fortificar ou mesmo eternizar um paradigma. Depois da fase de aceitao, o objetivo a ampla divulgao entre estudantes e cientistas, para a definitiva consolidao dos preceitos cientficos.
O estudo dos paradigmas... o que prepara basicamente o estudante para ser membro da comunidade cientfica [...] homens cuja pesquisa est baseada em paradigmas compartilhados esto comprometidos com as mesmas regras e padres para a prtica cientfica. (KUHN, 1987, p. 30).

Postos esses elementos, entende-se que a tradio cientfica, ou cincia normal, se estabelece com fora e, muitas vezes, por muito tempo, justamente porque h um esforo no apenas individual como tambm coletivo, no interior de um paradigma. O equivalente bourdiesiano do paradigma o campo, que uma macroestrutura social que comporta as percepes dos grupos. O habitus,
Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

expresso do campo no indivduo, somar na compreenso de como a tradio cientfica se estabelece. Percebe-se que essas duas categorias explicam tanto a estrutura como sua conservao. Mas antes h que se ressaltar como Gilberto Hochman (apud PORTOCARRERO, 2004, p. 2089), a diferena com a noo de comunidade kuhniana, em que o conflito interno pouco aparece. No lugar desse, ocorre a colaborao mtua, que na verdade [...] esconde, mais do que elucida, a dinmica das prticas cientficas na sociedade moderna [...]. De fato, no h como negar tal diferena de perspectiva, diante do mundo social. Enquanto a colaborao caracteriza a comunidade cientfica, o campo de Bourdieu marcado pelo intenso e constante conflito entre os agentes em busca da conquista de espao. Todo sentido da explicao bourdiesiana acerca dos grupos cientficos passar por uma relao de cooperao, mas, em sua maior parte, pelo conflito. Pierre Bourdieu e Renato Ortiz (1983, p. 21) esclarecem:
O campo se particulariza, pois, como um espao em que se manifestam relaes de poder, o que implica afirmar que ele se estrutura a partir da distribuio desigual de quantum social que determina a posio que um agente especfico ocupa em seu seio. Bourdieu denomina esse quantum de capital social.

O capital social ou simblico uma espcie de crdito que determinados indivduos ou instituies possuem diante de outros integrantes do mesmo campo. No caso do capital cientfico, assim com as outras espcies, Pierre Bourdieu (2008, p. 80) afirma que [...] funciona como um capital simblico de reconhecimento que vale, antes de mais, e por vezes exclusivamente, nos limites do campo. Por se tratar de um espao intensamente conflitante, tambm um locus de desigualdade entre os agentes envolvidos na luta interna do campo. Os agentes possuem capital de forma desigual (BOURDIEU, 2008. p. 55), h os que dominam e os que so dominados. Nessa perspectiva, para Bourdieu os agentes que esto em condies desfavorveis buscam a reverso do quadro, enquanto os que esto na outra extremidade fazem o contrrio, mantm a ordem estabelecida, e isso garante a conservao social, pelo menos por determinado tempo. Segundo Pierre Bourdieu e Renato Ortiz (1983, p. 128):
Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos Os dominantes so aqueles que conseguem impor uma definio de cincia segundo a qual a realizao mais perfeita consiste em ter, ser e fazer aquilo que eles tm, so e fazem.

As desigualdades no interior dos campos so um reflexo das desigualdades no interior da sociedade. Renato Ortiz, ao analisar alguns aspectos do pensamento bourdiesiano, no aspecto social e poltico, conclui que a reproduo das desigualdades no um monoplio das instituies diretamente relacionadas ao aparelho estatal, pois [...] se inscreve em nveis mais profundos (ORTIZ, 1983, p. 26). Bourdieu afirma ainda que as tomadas de posio no mundo cientfico so, em dada medida, posicionamentos polticas. o habitus cientifico que permite os agentes individuais entrarem no jogo pela conquista de espao. ainda elo habitus que se adquire a illusio, crena no jogo e a busca dos meios para a subverso ou manuteno do campo. A noo de comunidade, intensamente conflituosa, aparece em Bourdieu. Mais repressora que a comunidade kuhniana, tambm mais heterognea.
[...] a comunidade cientifica com suas instituies de controle, e presso e formao, autoridades universitrias [...] que determinam as normas de competncia profissional e tendem a inculcar os valores que expressam (BOURDIEU, 1988, 106-7).

Ao fazer um esforo imaginativo, possvel aproximar a comunidade kuhniana da bourdiesiana, no no aspecto de seu funcionamento interno, pois Kuhn enxerga mais a harmonia, e Bourdieu, o conflito. Enquanto a hegemonia se d, na viso do primeiro, mais pelo convencimento, para o segundo se d mais pela fora. No necessrio reafirmar que essas duas concepes de comunidade cientfica so, em muitos aspectos, at opostas, entretanto o que as relaciona so dois aspectos comuns. Ambas funcionam no sentido de explicarem uma tradio ou hegemonia; o outro elemento que as duas tm durao limitada, mesmo em Bourdieu em que a fora simblica predomina sobre os indivduos. Uma das mais significativas diferenas encontra-se no fato de que para o socilogo as rupturas so mais previsveis, uma vez que as tenses

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

esto na essncia do campo cientfico. Mesmo numa luta desigual entre

dominantes e dominados, o conflito abre um precedente para a insero do novo que surge nesse conflito.
Em Thomas Kuhn, observa-se uma quase ausncia do conflito no interior de sua comunidade. Nesse sentido, a ruptura aparece de maneira inesperada. No seio de uma relativa harmonia no interior da comunidade, surge a anomalia que gesta a transformao. Apesar de o paradigma ser uma espcie de ditadura conceitual, sua aceitao mais voluntria que impositiva. Entretanto, isso no significa afirmar que esse fator seja a nica caracterstica do paradigma, assim como a represso no a nica caracterstica do campo. Os dois elementos existem, com pesos diferentes, nos dois autores. 4 RUPTURA O ponto de partida para o movimento em Kuhn a contingncia. Com base nessa perspectiva do acaso, ele tenta elaborar um roteiro explicativo para o desenrolar das aes no interior da comunidade cientfica. Thomas Kuhn (1989, p. 324), ao se referir ao carter da mudana em si mesmo e em Poper, afirma:
Ambos salientamos com profundidade o papel desempenhado nesse processo pelo fracasso ocasional da teoria mais antiga em responder a desafios postos pela lgica, experimentao e observao.

O desfecho desses processos de mudana resulta no que comumente se denomina por revolues cientficas, episdios de desenvolvimento no cumulativos, nos quais h a substituio de um paradigma estabelecido por outro, ainda por se estabelecer (KUHN, 1987, p. 125). Por um breve momento a cincia normal deixa de existir, de forma hegemnica, enquanto a cincia extraordinria se vai estabelecendo, at que se torne normal. Segundo Thomas Kuhn, o princpio da mudana se d no interior de pequenos grupos de cientistas, que compartilham um sentimento que vai na contramo dos parmetros estabelecidos pelo paradigma. As peas no se encaixam como antes, preciso buscar novas solues. O
Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

incmodo, a rasura na percepo comum, cria e alimenta sentimentos que impulsionam a novos problemas, com suas possveis solues. O historiador da cincia faz uma analogia entre o desenvolvimento cientifico e poltico, ao afirmar que o [...] sentimento de funcionamento defeituoso, que pode levar crise, um pr-requisito para a revoluo. (KUHN, 1987, p. 126). No primeiro momento, a comunidade em geral e os grupos de cientistas procuram, de vrias maneiras, suprimir tais sentimentos e tentativas de plasticidade com relao s teorias estabelecidas. Quando todos os esforos so frustrados que surge a crise, que cria as condies bsicas para o advento de uma revoluo. Em Thomas Kuhn (1987, p. 95):
A emergncia de novas teorias igualmente precedida por um perodo de insegurana profissional pronunciada, pois exige a destruio em larga escala de paradigmas e grandes alteraes nos problemas tcnicos da cincia normal [...] essa insegurana gerada pelo fracasso constante dos quebra-cabeas da cincia normal em produzir os resultados esperados. O fracasso das regras o preldio para uma busca de novas regras.

Kuhn toma por referncia o sculo XVI, ao explicar, por esse princpio da anomalia, que o paradigma copernicano substituiu o ptolomaico, porque este no mais respondia s perspectivas daquela nova gerao de astrnomos europeus. Os problemas de tal momento histrico necessitavam de novas aplicaes tericas e prticas, e isso foi percebido nas inquietaes e novas tentativas, que culminaram na substituio do paradigma (KUHN, 1987, p. 97). Os abalos que surgiram no interior da comunidade cientfica provocaram a busca de novos olhares para a cincia. A experincia imaginria de alguns cientistas contribuiu para isso. Ela muito comum em pocas de incertezas (KUHN, 1989, p. 319). A experincia imaginria no uma criao radicalmente nova; pelo contrrio, sempre retoma elementos convencionais. Apesar disso, contribui para a apresentao de novas ferramentas intelectuais para resolver problemas, at torn-los normais. Em sntese,

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

[...] a experincia imaginria um dos instrumentos analticos essenciais que se empregam durante as crises e que depois ajudam a promover a reforma conceitual bsica [...] (KUHN, 1989, p. 319).

Thomas Kuhn (1989, p. 350) afirma ainda que essa crise s termina quando um grupo ou indivduo estrutura uma nova plataforma de conceitos, mais adequada s novas necessidades intelectuais. Esse momento significa no apenas um ganho para a cincia em si, como tambm a conquista de crdito pessoal para os prprios cientistas do paradigma vencedor. De certa maneira, quando o sucesso pessoal entra em questo, pode-se tentar enxergar a um fator motivador para os grupos encontrarem solues para os problemas da cincia. No por acaso, as escolas entram numa fase de competio entre si, para ver quem consegue hegemonizar o campo (HOCHMAN apud PORTOCARRERO, 2004, p. 206). Se isso no o principal fator para explicar a mudana, sem dvida no deixa de ser relevante um grupo conseguir impor suas teorias e estabelecer um novo paradigma para a cincia. Para Bourdieu, o aspecto da mudana se d claramente de maneira divergente, como se o socilogo francs comeasse seu percurso explicativo no ponto em que o historiador da cincia parasse. Enquanto a competio tida como tangencial em um, para o outro ela protagoniza as relaes e seus resultados, que refletem nas transformaes do campo cientfico. Pode-se ainda afirmar que as anomalias, os sentimentos de incmodo e a necessidade de novas explicaes so em Bourdieu no a causa, mas o efeito do conflito de interesses. O habitus, assim como a categoria campo, que utilizada por Bourdieu para explicar a estrutura e a conservao, serve para operar com a ideia de ruptura. Ele afirma que essa primeira categoria um sistema de posies aberto, e isso permite que se perceba a dinamicidade que o conceito carrega. Nas palavras do socilogo ele durvel, mas no imutvel (BOURDIEU; LOYOLA, 2002, p. 83). A percepo de campo, diferente de comunidade, tem a participao dos indivduos, no corroborando um paradigma estabelecido, mas a constante busca dos interesses pessoas no interior do prprio campo. Por meio desse caminho, de busca de interesses no interior dos campos, que os mais fortes conservam as estruturas; por outro lado, justamente
Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

por isso que ele sofre fraturas eventuais. Contudo, bom lembrar que a relao das instituies com o mundo, na viso de Bourdieu, no se d por meio de uma relao simples e causal. D-se mais pelo que ele considera cumplicidade (BOURDIEU, 2005, p. 81). Os agentes buscam adquirir mais capital simblico ou cientfico e, medida que adquirem, reforam as posies conquistadas ou mudam de posio, provocando a transformao no campo, diante dos outros membros da comunidade cientfica. Nos fim das contas, Pierre Bourdieu (2008, p. 52) afirma que o principal prmio dessa constante busca por capital a tentativa, nem sempre com sucesso, de monoplio da autoridade cientfica:
Propus a ideia de que o campo cientfico, tal como outros campos, um campo de foras dotado de uma estrutura e tambm um espao de conflitos pela manuteno ou transformao desse campo de foras.

5 CONSIDERAES FINAIS mais fcil aceitar a proposta de mudana de Bourdieu como mais eficiente, do ponto de vista metodolgico, do que a de Kuhn, uma vez que o primeiro identifica com maior profundidade as causas e os efeitos da dinmica no interior do campo cientfico. Thomas Kuhn se atm mais a informar que coisas estranhas ocorrem e que por isso surge a mudana, enquanto Bourdieu enfatiza o sentido de uma luta pela conquista de espao como um dos principais causadores de mudana na cincia. Em relao aos outros dois tpicos apresentados neste texto, estrutura e conservao, a mesma concluso pode ser proposta. Por outro lado, bom que sejam considerados alguns elementos importantes. O primeiro deles o fato de Kuhn ser um dos precursores dessa abordagem de histria da cincia no positivista. comum as pessoas de vanguarda tenderem a deixar mais pontos em aberto do que os que vm depois. Alm disso, parece que o interesse de Thomas Kuhn no era o mesmo de Bourdieu: o de penetrar a fundo na compreenso da teia social e seus efeitos. Somado a isso, apesar do enorme esforo de Bourdieu, no quer dizer que tenha alcanado plenamente os objetivos almejados,

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Percepo da mudana em Kuhn Bourdieu: aproximaes e...

REFERNCIAS

BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da cincia. Lisboa: Edies 70, 2008. ______. O poder simblico. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. ______. Economia das trocas simblicas. 5. ed. So Paulo: Perspectiva, 2004. ______; LOYOLA, Maria, Maria Andra. Pierre Bourdieu. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2002. BOURDIEU, Pierre. Meditaes pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. ______. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas: Papirus, 1996. FERREIRA, L. & BRITO, N. Os intelectuais no mundo e o mundo dos intelectuais: uma leitura comparada de Karl Mannheim e Pierre Bourdieu, In: PORTOCARRERO, V. (org.). Filosofia, histria e sociologia das cincias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. HOCHMAN, G. A Cincia entre a Comunidade e o Mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Knnor-Cetina e Latour, In: PORTOCARRERO, V. (org). Filosofia, Histria e Sociologia das Cincias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.
KOYR, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006.

KUHN, Thomas S. Revolucin copernicana: la astronomia


Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Raimundo Lima dos Santos

planetaria en el desarrollo del pensamiento occidental/ traduccion Domenec Bergada; Barcelona : Ariel, 1985. ______. A estrutura das revolues cientficas. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1987. ______. A tenso essencial. Lisboa: Edies 70, 1989. OLIVA, A. Kuhn: o normal e o revolucionrio na reproduo da racionalidade cientfica In: PORTOCARRERO, V. (org.). Filosofia, histria e sociologia das cincias. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. So Paulo: tica, 1983. PORTOCARRERO, Vera. Filosofia, histria e sociologia das cincias: abordagens contemporneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004. v. 1.

Relaes Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 11, p. 105-125, 2010-1.

Anda mungkin juga menyukai