Anda di halaman 1dari 3

6.

Conscincia e Gratido
Se olhar para o mundo com os olhos da conscincia ir perceber a real necessidade que ela faz e da sua importncia no mundo, fazendo com que aumente a sua solidariedade, compreenso e at educao. A maior parte das pessoas, para no dizer quase todas, vivem constantemente a culpabilizar, a criticar e a lamentar-se. Como provvel que se auto-inclua nesse grupo de pessoas, considere conscientemente o seguinte: -Acordou com sade esta manh? Ento mais feliz do que um milho de pessoas que no vo sobreviver at ao final da prxima semana. -Nunca sofreu os efeitos da guerra, da solido de uma cela ou a agonia da tortura ou da fome? Ento mais feliz do que outros quinhentos milhes de pessoas no mundo. -Pode entrar numa igreja ou mesquita sem receio de ser preso ou morto? Ento mais feliz que outros trs milhes de pessoas no mundo. -Tem comida no frigorfico? Tem sapatos e roupa? Tem um tecto e uma cama? Ento na verdade mais rico do que 75% das pessoas no mundo. -Tem uma conta bancria, dinheiro na carteira e algumas moedas num mealheiro? Ento pertence ao restricto grupo de 8% de pessoas no mundo que esto bem na vida. -Tem trabalho ou est no desemprego e a receber penso do estado? Continua a ser um privilegiado comparativamente s centenas de milhes que no conseguem sustentar a famlia. -Est a ler este livro? Ento sinta-se duplamente abenoado, porque alm de no fazer parte dos duzentos milhes de pessoas que no sabem ler, ainda tem a possibilidade de escolher e comprar um livro. Feitas as contas, de que se queixa o povo ocidental? Depresses? Ansiedades? Lamentaes? Crticas? Culpabilizaes? Ser e estar consciente urge no mundo ocidental!
1

Ser feliz e viver em paz na verdade to simples. Basta amar como se nunca tivesse sido magoado, trabalhar como se no precissase de dinheiro, danar como se nngum o estivesse a observar, cantar como se nngum o escutasse. Basta viver descomprometido, desapegado do mundo, usufruindo do paraso que a terra. Basta viver a vida vendo o mundo pelos olhos de uma criana. Uma vez perguntaram ao Dalai Lama: O que mais o tinha surpreendido na humanidade? E ele respondeu: Os homens... porque perdem a sade para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a sade. E por ansiosamente pensarem no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por no viver nem o presente nem o futuro. E ainda vivem como se no fossem morrer, acabando por morrer como se nunca tivessem vivido. Esta sbia mensagem transmite o quo fundamental para a felicidade humana o ser em detrimento do ter. Quando somos, somos muito mais felizes do que quando temos. Ser, nunca acaba nem se perde, porm ter pode acabar num pice. Pode-se levar uma vida para se ser enquanto se pode ter algo num minuto. Na verdade, quando conseguir desligar-se do ter para passar a ser, a sua conscincia, a sua lucidez tomar o comando da sua nau e conseguir nessa iluminao estar grato. A gratido o farol do amor. Um complementa o outro. No h amor sem gratido, nem gratido sem amor. Assim, gratido aprender a estar mais receptivo, estar tambm aberto prosperidade e abundncia. Gratido meter em aco a lei da atraco; na verdade um modo de vida. Como em tudo o resto, a gratido pratica-se. Se a praticar

regularmente, aperceber-se- muito rapidamente que esse poder criativo atrar para si cada vez mais coincidncias felizes. Se agradecer a algum ainda antes de lhe ter feito qualquer pedido, ver que a atitude da pessoa muda quase de imediato. Ela ir entender que voc diferente das outras pessoas e sentir-se- respeitada. Voc acaba desta forma por conquistar aquela pessoa com o poder da gratido. A partir daqui ela far tudo ao seu alcane para o ajudar. Experimente! Comprove! E agradea de novo. Cultive assim a gratido e a felicidade vir ter consigo. Mas cuidado, porque se perseguir ferozmente a felicidade como se fosse a coisa mais importante a obter, ela ir evit-lo. Pratique a gratido em conscincia, sentindo a sua paz interior. Fique agradecido pelo que tem, por muito pouco que seja e a felicidade vir ter consigo.

Onde o amor impera no h desejo de poder, E onde o poder domina, h falta de amor. Um a sombra do outro! Carl Jung

Anda mungkin juga menyukai