Anda di halaman 1dari 4

SRIE VERMELHA

Eritrcitos ou hemcias - so as clulas mais numerosas do sangue. Possuem a forma de um disco com centro achatado, bicncavo e so altamente especializadas para o transporte de O2 e CO2. Possuem em seu interior a HEMOGLOBINA, protena responsvel por absorver o oxignio e transport-lo aos tecidos. Hemoglobina formao: uma substncia pigmentada, formada por duas partes: (1) poro que contm ferro denominada heme e (2) poro protica, denominada globina. A globina consiste de quatro cadeias polipeptdicas, cada uma das quais ligada a um grupo heme. Cada grupo heme contm um tomo de ferro que se combina reversivelmente com uma molcula de oxignio. Dessa forma, cada molcula de hemoglobina pode potencialmente associar-se com quatro molculas de oxignio. A principal funo da hemoglobina o transporte de oxignio e gs carbnico, permitindo as trocas gasosas necessrias ao metabolismo orgnico. Vitamina B12 e Ferro: A vitamina B12 e os folatos tm sua ao na fase de maturao do glbulo vermelho. A deficincia destes fatores responsvel pela eritropoiese do tipo megaloblastica, com liberao de formas de grande volume, que passam para a circulao sob a forma macrcito(hemcias grande). Ferro participa na fase em que citoplasma comea a sintetizar a hemoglobina ainda na medula ssea, completando sua formao aps 24 a 48 horas. Eritropoiese:

SRIE VERMELHA As hemcias tem uma vida til de 90 a 120 dias, as clulas mais velhas perdem a elasticidade de suas membranas e acabam sendo fagocitadas no interior do bao. A diminuio anormal do nmero de hemcias - ERITROPENIA ou de seu contedo de hemoglobina recebe o nome de ANEMIA. O aumento do nmero de hemcias no sangue-ERITROCITOSE geralmente se d por uma adaptao fisiolgica do organismo a locais de altitude elevada, onde o ar rarefeito. Quando diminui o oxignio nos tecidos, ocorre a secreo de ERITROPOETINA pelos rins, estimulando a medula ssea a produzir hemoglobina e mais glbulos vermelhos.

SRIE BRANCA
Leuccitos formam verdadeiros exrcitos contra os microorganismos causadores de doenas e qualquer partcula estranha que penetre no organismo: vrus, bacterias, parasitas ou protenas diferentes das do corpo. Eles tambm limpam o corpo destruindo clulas mortas e restos de tecidos. LEUCOCITOSE aumento anormal do nmero de leuccitos por mmde sangue.(acima do V.R).Ex: infeco, leucemia, etc... LEUCOPENIA diminuio do nmero de leuccitos por mm de sangue (abaixo do V.R) Ex: predispe o organismo a infeces. V.R 5.000 a 10.000/mm. NEUTRFILOS Neutrfilos: so conhecidos tambm como polimorfonucleares e correspondem cerca de 50 a 70% das clulas circulantes; possuem grnulos citoplasmticos pequenos corados fracamente em prpura-avermelhado. Os neutrfilos so capazes de deixar os vasos sanguneos e entrar nos tecidos, onde protegem o corpo e fagocitando bactrias e substncias estranhas ao organismo. Existe uma clula precursora do neutrfilo segmentado, o Basto.

So assim chamados porque seu ncleo no amadureceu completamente, embora seu citoplasma tenha caractersticas de clula madura. Em infeces bacterianas agudas pode-se encontrar um DESVIO A ESQUERDA, ou seja, uma elevao do nmero de bastes (clulas jovens).

Neutrfilos EOSINFILOS

Basto (Bastonetes)

Eosinfilos: possuem grnulos corados em laranja-avermelhado e fagocitam complexos antgeno -anticorpo. Seus ncleos geralmente tm dois lobos conectados por um filamento. O nmero de eosinfilos circulantes aumenta de forma muito acentuada no sangue circulante durante as reaes alrgicas, e durantes as infestaes parasitrias.

BASFILOS Basfilos: possuem grnulos relativamente grandes corados em azul-prpura; liberam histamina (contribui para as respostas alrgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguneos) e heparina (previne a coagulao do sangue). Os basfilos funcionam similarmente aos mastcitos, que so encontrados no tecido conjuntivo.

MONCITOS Moncitos: possuem um nico ncleo; so clulas grandes. So formados por monoblastos;

So capazes de entrarem no tecido conjuntivo frouxo, onde se desenvolvem em grandes clulas fagocticas denominadas macrfagos, que podem ingerir bactrias e outras substncias estranhas ao organismo.

LINFCITOS Linfcitos: so o segundo tipo mais abundante de leuccitos( aps os neutrfilos), compreendendo cerca de 30% dos glbulos brancos em circulao; a maioria se localiza no tecido linfide e so formados por linfoblastos. So leuccitos pequenos, sendo apenas um pouco maiores que os eritrcitos, e cada um deles tm um ncleo que circular ou algo recortado num dos lados. So importantes nas respostas imunes especficas do corpo, incluindo a produo de anticorpos.

Anda mungkin juga menyukai