Anda di halaman 1dari 12

1.

Origem / Histria da modalidade;

Contrariamente

aos

restantes

desportos coletivos, o andebol uma modalidade recente. No final do sculo XIX, o professor Konrad Kosh criou um jogo muito parecido com o andebol atual. Em 1905, surge na

Checoslovquia um jogo designado por

hazena, com caractersticas similares ao


Figura 1 Konrad Kosh

andebol moderno.

Alguns autores atribuem a origem do andebol aos alemes Maximilian Heiser e Karl Schelenz. Este ltimo, em visita ao Uruguai (1911), observou uma atividade muito popular o jogo do baln, criado por Alberto Valletta. De regresso Alemanha e com a colaborao Heiser, na do professor tinha uma

Maximilian observado

que

Dinamarca

atividade de complemento tcnico dos ginastas chamada handball

danish, resolveu criar um jogo que viria a chamar-se Este jogo handball afirmou-se
Figura 2 Karl Schelenz

(andebol).

definitivamente depois da Primeira Guerra Mundial.

Em Portugal, o andebol tem as primeiras referncias associadas ao professor Porfrio Malheiro, que o denomina de malheiro. A sua introduo em terras lusitanas acontece em 1929, na verso 11x11, por Armando Tschopp.

2. Aspetos tcnicos/tticos da modalidade;

I.

Exerccios Critrio;

i.

Passe-Receo em corrida;

Os passes mais utilizados so: passe de ombro, de pulso e picado. A receo pode ser alta, mdia ou baixa, de acordo com a trajetria da bola. Para que o passe tenha xito, deve-se cumprir os aspetos

importantes da sua execuo e enviar a bola para a frente do recetor, para que este no tenha necessidade de alterar a velocidade de deslocamento. O jogador deve procurar receber a bola preferencialmente com as duas mos, indo ao encontro desta. No momento da receo, o jogador deve fletir os membros superiores para amortecer a bola. Quando a receo da bola feita em suspenso, a receo do jogador no solo pode ser feita com o apoio simultneo dos ps ou com um s apoio estes so considerados o momento zero para a contagem dos passos.

Passe de Ombro;

Este considerado o passe fundamental do andebol.

Aspetos importantes na execuo: Colocar a bola acima do nvel da cabea; Fletir o antebrao sobre o brao (formando um ngulo de aproximadamente 100). Afastar o cotovelo do tronco, colocando-o recuado e altura do ombro;

Afastar os membros inferiores (membro inferior contrrio mo executora adiantado); Realizar o passe atravs da extenso do membro superior e rotao do tronco.

Passe de Pulso;

Aspetos importantes na execuo: Agarrar a bola com a mo bem aberta; Direcionar a palma da mo para trs e para fora; Enviar a bola pela rotao interna do membro superior e trabalho de pulso.

Passe Picado;

Aspetos importantes na execuo: Agarrar a bola de forma idntica ao passe de ombro; Estender o membro superior e fletir o pulso ao enviar a bola; Fazer ressaltar a bola prximo do recetor.

ii.

Drible;

No andebol, o drible considerado um elemento tcnico acessrio (apenas deve ser utilizado em situao de contra-ataque ou na impossibilidade de utilizar outro elemento tcnico).

Aspetos importantes na execuo: Impulsionar a bola para a frente pela flexo / extenso do antebrao e trabalho de pulso; Libertar o olhar da bola; Contactar a bola com a mo aberta e a palma orientada para o solo;

iii.

Remate;

O remate a ltima ao das aes individuais ou coletivas da equipa atacante, tendo como objetivo introduzir a bola na baliza adversria. Os remates podem ser executados em apoio ou em salto (suspenso).

Remate em Salto;

Este remate pode ser precedido de drible e de trs apoios com a bola na mo. O ltimo apoio funciona como a chamada para o salto do remate.

Aspetos importantes na execuo: Realizar a impulso na vertical, fletindo o membro inferior livre com elevao e rotao externa do joelho; Armar o membro superior executor (elevar e recuar o cotovelo, de forma a formar um ngulo de aproximadamente 100 entre o brao e o antebrao): Executar o remate no ponto mais alto do salto pela extenso total do membro superior, rotao do tronco e rpida ao do pulso; Realizar a receo em equilbrio com a parte anterior dos ps e flexo dos membros inferiores.

Remate em apoio;

Os aspetos importantes na execuo deste elemento j foram enunciados no passe de ombro. No entanto, deve-se recuar o ombro o mais possvel, imprimindo maior fora bola no momento do remate.

iv.

Fintas;

um elemento tcnico-ttico de simulao, podendo ser executado com ou sem bola. Tem como objetivo enganar o adversrio, levando-o a movimentar-se numa determinada direo, deixando um espao livre. As fintas podem ser de:

passe procurar enganar o adversrio atravs do gesto de passe;

remate procurar enganar o adversrio atravs do gesto do remate; desmarcao procurar enganar o adversrio atravs do gesto de uma trajetria.

Fintas para desenquadrar o adversrio direto;

Ao do atacante, na tentativa de enganar e ultrapassar o seu adversrio direto (com ou sem bola). Aspetos importantes na execuo: Realizar a simulao na proximidade do defensor, movimentando-se para um dos lados; Mudar rapidamente de direo para o lado contrrio; Ultrapassar o adversrio pelo lado contrrio.

v.

Defesa;
Posio Base Defensiva;

Postura que deve ser adotada pelo jogador antes de realizar a ao defensiva, permitindo-lhe uma interveno rpida.

Aspetos importantes na execuo: Afastar os membros inferiores largura dos ombros, com um p ligeiramente frente do outro; Inclinar ligeiramente o tronco frente; Manter os membros superiores semifletidos e afastados do tronco numa posio lateral; Manter a cabea levantada.

Deslocamentos Defensivos;

So deslocamentos executados pelos defensores, que visam uma melhor ao defensiva. Podem ser feitos para a frente (frontais), para o lado (laterais) e para trs (recuo/retaguarda).

Os aspetos importantes na execuo so idnticos nestes trs tipos de deslocamentos, mudando apenas a sua direo.

Aspetos importantes na execuo: Adotar a posio base defensiva; Manter os ps apoiados durante os deslocamentos (no os cruzar); Deslocar-se com pequenos passos, mantendo os ps junto ao solo; Controlar o membro superior portador da bola do atacante, avanando os membros superior e inferior do lado da bola.

Guarda-Redes;
Posio Base;

Aspetos importantes na execuo: Adotar uma posio equilibrada e de permanente ateno; Fletir ligeiramente os membros inferiores e afast-los paralelamente largura dos ombros; Colocar os membros superiores elevados lateralmente em relao ao tronco a as mos com palmas orientadas para a frente.

Aes;

Aspetos importantes na execuo: Procurar enquadrar-se com a bola sem perder a noo da sua posio em relao baliza; Seguir a bola com o olhar; Movimentar os ps sem perder o contato com solo; Movimentar apenas o membro superior do lado da bola, mantendo o outro em posio; Procurar restabelecer o equilbrio; Utilizar, sempre que possvel, a ao conjunta de ps e mos na defesa.

3. Bibliografia;

BATISTA, Paula; RGO, Lcia; AZEVEDO, Avelino Em Movimento 7/8/9. 1 Edio. Edies ASA: Lisboa, 2012. ISNB 978-989-231906-3; Andebol Portal do Desporto. [Consultado a 2 de Maro de 2013]. [Disponvel na Internet]. <URL: http://desporto.maiadigital.pt/paraos-novos/andebol>; Andebol >. Wikipdia. [Consultado a 4 de Maro de 2013]. [Disponvel na Internet]. <URL: http://pt.wikipedia.org/wiki/Andebol

Anda mungkin juga menyukai