Anda di halaman 1dari 5

Fashioning Technology1, de Syuzzi Pakhchyan um livro com informaes muito completas acerca dos materiais necessrios para a realizao

o de projectos relacionados com a wearable technology. Alm disso, possui tutoriais que permitem ao leitor concretizar pequenos projectos de forma a ganhar conhecimento sobre esta matria, s possvel atravs da experimentao. Sendo assim, a maioria das informaes aqui disponibilizadas provem desse livro, salvo indicao em contrrio.

Componentes electrnicos
Aqui esto listados e definidos brevemente os principais componentes electrnicos usados na construo de projectos de Wearable Technology.

Resistncias de Valor Fixo Servem para limitar a corrente elctrica e dividir a voltagem. So constitudas por um ncleo cilndrico e dois contactos no polarizados (sem lado positivo e negativo). H que ter em conta o valor da resistncia
Figura 1 Resistncias de valor fixo.

e o da potncia. O valor da resistncia definido em ohms ( ), e apresentado simbolicamente por quatro bandas de cor impressas no ncleo, como vemos na Figura 2. O valor da potncia medido em watts (W) e indica a potncia mxima que pode ser aplicada no componente sem o estragar.

1 Valor 2 Valor

Tolerncia Multiplicador

Valor 0 1 2 3 4 5 6 7
1

Multiplicador 1 10 100 1K 10K 100K 1M 10M

Tolerncia 1% 2% 0.5% 0.25% 0.1%

PAKHCHYAN, Syuzzi Fashioning Technology. Italy: OReilly Craft: Projects, 2008

8 9 -

100M 1000M 1/10 1/100 -

0.05% 5% 10% 20%

Figura 2 Cdigo de Cores das Resistncias.

No caso da Figura 2, o primeiro valor 2, o segundo 6 e o multiplicador 10, pelo que a resistncia de 260 ohms (26 x 10 = 260), com uma tolerncia de 5%.

Resistncias variveis Semelhantes s resistncias de valor fixo, diferem por terem uma amplitude predefinida de resistncia que pode ser ajustada manual ou

automaticamente. Alm da resistncia mxima e da potncia, h ainda que notar a voltagem diferentes em volts tipos (V). de
Figura 3 Resistncias Variveis.

Existem

resistncias variveis, os sensores

Flexveis (A), as foto-clulas (B), os potencimetros (C) e os termstores (D). Os primeiros aumentam a resistncia quando dobrados e os segundos, costumam diminuir a resistncia quando a luz aumenta, mas tambm h os que aumentem a resistncia com o aumento da luz. Os potencimetros tm trs terminais. Os dois exteriores tm uma resistncia fixa entre os dois, de 0 ao mximo predefinido pela resistncia. O terminal do meio est ligado a um contacto elctrico movvel (wiper), que varia com a resistncia. Por fim, os termstores variam a resistncia de acordo com a variao da temperatura. Uns aumentam a resistncia com o aumento da temperatura, outros fazem o inverso.

Condensadores Funcionam como uma pequena bateria, capaz de guardar carga elctrica. Trata-se de um dispositivo com placas condutivas separadas por um material isolador, chamado dielctrico. Os tipos mais comuns desse material so a Figura 4 Condensadores. mica, cermica, pelcula de plstico, electrlitos. Os condensadores de electrlitos parecem pequenos barris e so polarizados, possuindo um contacto positivo e outro negativo. Tal como a resistncia, preciso ter em conta o valor da potncia. Alm disso, tem um valor de capacitncia medido em farads, que est impresso no dispositivo e l-se como se v na Figura 5.

104
1. Valor 2. Valor Multiplicador

Figura 5 Cdigo de leitura do valor de capacitncia de um condensador.

Interruptores Servem para fechar ou abrir circuitos elctricos. Podem controlar um ou dois circuitos ao mesmo tempo, conforme tenham um ou dois braos movveis que abrem e fecham os circuitos. E podem ter uma ou duas posies em que esto fechados. Alm disso, existem interruptores que esto normalmente fechados e outros que esto normalmente abertos, ou seja, que essa a sua posio inicial. Existem vrios tipos de interruptores, sendo eles magnticos, botes, de inclinao, reed switches, toggle switches e whisker ou trip switches.

Figura 6 Interruptor magntico.

Os magnticos abrem ou fecham o circuito quando as duas partes que os constituem so atradas uma para a outra.

Figura 7 Interruptores de boto e de inclinao.

Os botes, abrem ou fecham o circuito ao serem pressionados, enquanto os interruptores de inclinao o fazem quando inclinados em certo ngulo.

Figura 8 Reed Switch.

Quanto aos reed switches, estes possuem duas hastes magnticas que so atradas uma para a outra na presena de um man, fechando o circuito.

Figura 9 Toggle switch.

J os toggle switches tm uma pega saliente, que permite abrir e fechar circuitos mecanicamente, ao mov-la.

Figura 10 Trip switch.

Por ltimo, os trip switches so constitudos por um cabo muito fino que sai do componente e, ao ser tocado levemente, abre ou fecha o circuito.

Dodos Semicondutor que apenas deixa a corrente passar Figura 11 Dodo. num sentido, para proteger dos picos de corrente. Por vezes so tambm usados como interruptores sensveis voltagem. So polarizados e existem vrios tipos, sendo mais comuns os de silicone. H que considerar a voltagem e a corrente mximas. Os LEDs so dodos emissores de luz.

Circuitos integrados Existe uma variedade muito grande de circuitos integrados, capazes de executar diversas funes. So dispositivos feitos de material semicondutor, que contm transstores e outros componentes electrnicos. Geralmente, existem vrios contactos que devem ser ligados a outros componentes num circuito.
Figura 12 Circuitos Integrados.

Transstores Semicondutor com trs contactos, o emissor, a base e o receptor. Tem como funo permitir ou restringir o fluxo da corrente, como um interruptor. A diferena est no facto da deciso de abrir ou fechar o circuito est na corrente elctrica e no no movimento manual. Tambm costumam
Figura 13 Transstores.

ser usados para amplificar a corrente. Existem transstores bipolares e FETs (field-effect transistors). Estes so tambm conhecidos como porto, fonte ou dreno. Os bipolares podem ser naturalmente abertos ou fechados, como os interruptores.

Anda mungkin juga menyukai