Anda di halaman 1dari 20

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

47

4 Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

4.1. Normalizao Tcnica no Brasil No Brasil, a normalizao voluntria compete Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Fundada em 1940, por iniciativa particular de um grupo de tcnicos e engenheiros, foi a primeira entidade a disseminar normas tcnicas no Brasil. Em 1962, a ABNT foi reconhecida como entidade de utilidade pblica, pela Lei Federal n 4050.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

De acordo com a ABNT, A normalizao uma atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva, com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto. 4.2. Objetivos da Normalizao Parece existir consenso quanto aos objetivos da normalizao de produtos. No mbito da presente pesquisa, entende-se como um objetivo da normalizao aqueles preconizados pela ABNT: economia: proporciona a reduo da crescente variedade de produtos e procedimentos; comunicao: proporciona meios mais eficientes na troca de informao entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relaes comerciais e de servios; segurana: protege a vida humana e a sade; proteo do Consumidor: prov sociedade os meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos; eliminao de Barreiras Tcnicas e Comerciais: evita a existncia de regulamentos conflitantes sobre produtos e servios em diferentes pases, facilitando assim, o intercmbio comercial.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

48

4.2.1. Comits tcnicos de normalizao (ABNT/CB) Existem trs tipos de rgos tcnicos para normalizao ABNT/CB, ONS e a ABNT/CEE, a saber: ABNT/CB: O Comit Brasileiro (ABNT/CB) um rgo da estrutura da ABNT coordenado por um superintendente eleito pelos scios da ABNT nele inscritos, com mandato de dois anos, permitidas duas reeleies. ONS: O Organismo de Normalizao Setorial (ABNT/ONS) um organismo pblico, privado ou misto, sem fins lucrativos, que, entre outras, tem atividades reconhecidas no campo da Normalizao em um dado domnio setorial, credenciado pela ABNT segundo critrios aprovados pelo CONMETRO; ABNT/CEET: Comisses especiais de estudo temporrio, criada somente na ausncia de um CB ou ONS, extinta aps desempenhar o seu papel. 4.2.2. Comits Brasileiros de normalizao
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Atualmente a ABNT possui 55 Comits Tcnicos e 3 Organismos de Normalizao Setorial, a saber:


ABNT/CB-01 - Minerao e Metalurgia ABNT/CB-02 - Construo Civil ABNT/CB-03 - Eletricidade ABNT/CB-04 - Mquinas e Equipamentos Mecnicos ABNT/CB-05 - Automotivo ABNT/CB-06 - Metro-Ferrovirio ABNT/CB-07 - Navios, Embarcaes e Tecnologia Martima ABNT/CB-08 - Aeronutica e Espao ABNT/CB-09 - Gases Combustveis ABNT/CB-10 Qumica ABNT/CB-11 Couro e Calados ABNT/CB-12 Agricultura e Pecuria ABNT/CB-13 Bebidas ABNT/CB-14 Finanas, Bancos, Seguros, Administrao e Documentao ABNT/CB-15 Mobilirio ABNT/CB-16 Transporte e Trfego ABNT/CB-17 Txteis e do Vesturio ABNT/CB-18 Cimento, Concreto e Agregados ABNT/CB-19 Refratrios ABNT/CB-20 Energia Nuclear ABNT/CB-21 Computadores e Processamento de Dados ABNT/CB-22 Isolao Trmica e Impermeabilizao ABNT/CB-23 Embalagem e Acondicionamento ABNT/CB-24 Segurana contra incndio ABNT/CB-25 Qualidade ABNT/CB-26 Odonto Mdico Hospitalar ABNT/CB-28 Siderurgia ABNT/CB-29 Celulose e Papel ABNT/CB-30 Tecnologia Alimentar ABNT/CB-31 Madeiras ABNT/CB-32 Equipamentos de Proteo Individual ABNT/CB-33 Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijuteria ABNT/CB-35 Alumnio ABNT/CB-36 Anlises Clnicas e Diagnstico In Vitro ABNT/CB-37 Vidros Planos ABNT/CB-38 Gesto Ambiental ABNT/CB-39 Implementos Rodovirios ABNT/CB-40 Acessibilidade ABNT/CB-41 Minrios de Ferro ABNT/CB-42 Soldagem ABNT/CB-43 Corroso ABNT/CB-44 Cobre ABNT/CB-45 Pneus e Aros ABNT/CB-46 reas Limpas e Controladas ABNT/CB-47 Amianto Crisotila ABNT/CB-48 Mquinas Rodovirias ABNT/CB-49 ptica e Instrumentos pticos ABNT/CB-50 Materiais, Equipamentos e Estruturas Petrleo e Gs Natural ABNT/CB-52 Caf ABNT/CB-53 Normalizao em Metrologia ABNT/CB-54 Turismo ABNT/CB-55 Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento ABNT/CB-56 Carne e do Leite

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

49

4.2.3. Organismos de normalizao setorial Na estrutura orgnica da ABNT, trs so os Organismos de Normalizao Setorial (ONS), a saber: ONS-27 Tecnologia Grfica ONS-34 Petrleo ONS-51 Embalagens e Acondicionamentos Plsticos 4.2.4. Evoluo do sistema brasileiro de normalizao Para contextualizar a importante ao da ANBT ao longo dos seus 63 anos a servio da produo de normas no Pas, reproduziu-se, a seguir, um extrato do recente trabalho de Silva (2003), que pesquisou o indito tema metrologia nas
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

normas, normas na metrologia. A figura 5 ilustra um subconjunto do acervo de normas produzidas pela ABNT que incorporam no seu ttulo ou no seu escopo o que foi denominado insumo metrolgico. J nas figuras 6 e 7 (continuao da figura 6) so apresentados os quantitativos da produo brasileira de normas tcnicas, explicitando-se os ABNT/CB que as desenvolveram.

Figura 5 - Acervo de NBR que incorporam em seu ttulo e/ou escopo denominaes afetas ao tema metrologia, elaboradas por ABNT/CB, ONS e ABNT/CEET. Fonte: SILVA, 2003.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

50

PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Figura 6 - Acervo de normas brasileiras (NBR) em vigor (ABNT, de 1940 a janeiro de 2003), produzidas pelos rgos tcnicos da ABNT (CB, ONS e CEET, 1 ao 25).Fonte: SILVA, 2003.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

51

PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Figura 7 - Acervo de normas brasileiras (NBR) em vigor (ABNT, de 1940 a janeiro de 2003), produzidas pelos rgos tcnicos da ABNT (CB, ONS e CEET, 25 ao 54). Fonte: SILVA, 2003.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

52

4.3. Normalizao e comrcio internacional Esta essencialmente a reao dos fabricantes de brinquedos, fornos de microondas, mquinas de cortar grama e capacetes para ciclistas, em resposta a um estudo realizado em 1995 pelo Comit de Normas e Avaliao da Conformidade da CBN/CBAC. As normas de segurana dos produtos e a avaliao da conformidade esto adquirindo cada vez mais importncia, na medida em que se intensifica a concorrncia em nvel mundial em decorrncia da inevitvel globalizao do comrcio. As normas internacionais so muito teis para facilitar o comrcio, pois reduzem de forma considervel as ineficincias nas operaes comerciais internacionais. A utilizao de ordenadores nas transaes entre particulares e entre particulares e empresas - o que se conhece com o nome de comrcio
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

eletrnico tem permitido, em grande escala, facilitar o comrcio internacional mediante a reduo do volume de documentos escritos que so empregados em uma operao comercial.
A participao em um mercado mundial est restrita por uma grande quantidade de normas nacionais, de exigncias de certificaes e de ensaios dos produtos de consumo que apresentam diferenas notveis e que se convertem em obstculos ao comrcio em muitos casos (SCHWAMM, 1997).

Os organismos nacionais de normalizao desempenharam um importante papel durante muitos anos. Deve-se dar resposta s necessidades do mercado. Embora possa parecer bvio que h um lugar em que se deva chegar, no trivial comprovar se a ao realizada est correta? Esta uma questo fundamental proposta por (REPUSSARD JACQUES, 1998). Nessa viso, propem-se as seguintes questes a serem resolvidas: Devem ser ouvidas as multinacionais? Ou, quem sabe, a poderosa Comisso Europia? Ou deveram ser atendidas as alianas comerciais ou os consumidores. E que critrios deveriam ser utilizados? Como possvel verificar se ainda existem questes determinantes e se so relevante tanto o comrcio e/ou a normalizao internacional? Embora se constituam preocupaes legitimas, essas no so questes para serem respondidas pelo presente trabalho.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

53

4.3.1. Norma tcnica Uma norma tcnica um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou caractersticas para atividades ou para seus resultados, visando obteno de um grau timo de ordenao em um dado contexto. Esta a definio internacional de norma. Deve ser realado o aspecto de que as normas tcnicas so estabelecidas por consenso entre os interessados e aprovadas por um organismo reconhecido. Acrescente-se, ainda, que so desenvolvidas, com a cooperao de todos os interessados, para o benefcio e, em particular, para a promoo da economia global tima, levando-se em conta as condies funcionais e os requisitos de segurana.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

4.3.2. Importncia das normas internacionais O Acordo de Barreiras Tcnicas ao Comrcio (Technical Barries to Trade Agreement TBT) da Organizao Mundial de Comrcio (OMC) estabelece uma srie de princpios com o objetivo de eliminar entraves desnecessrios ao comrcio, em particular s barreiras tcnicas relacionadas a normas tcnicas, regulamentos tcnicos e a procedimentos de avaliao da conformidade que podem dificultar o acesso de produtos aos mercados. As dificuldades em no haver normas de acordo com a Confederao Nacional de Indstria (CNI) so:
Dificuldade no avano da tecnologia. Dificuldade na execuo de algumas atividades. Dificuldade na comercializao entre pases. De acordo com o ponto de vista do MERCOSUL, os objetivos so os seguintes:

Desenvolvimento de normas tcnicas voluntrias. Promoo da cooperao entre seus membros para simplificar o processo de harmonizao das normas. Harmonizar as posies tcnicas e polticas de seus membros com respeito normalizao internacional (ISO, IEC, outros) e atividades relacionadas, alm de fomentar o treinamento em normalizao e qualidade.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

54

4.4. Organismos internacionais e normalizao A Organizao Internacional de Normalizao, a International Organization for Standarization, ISO, tenha sido constituda como uma federao de organismos nacionais de normalizao reunindo representantes de 130 pases, foi criada em 1947 como uma organizao no governamental, com a misso de fomentar, em mbito mundial, o desenvolvimento das atividades da normalizao tcnica de carter voluntrio entre todas as reas, com vistas a favorecer os intercmbios internacionais de bens e servios e uma estreita cooperao nos campos intelectual, cientfico, tecnolgico e econmico. As normas internacionais so normas tcnicas estabelecidas por um organismo internacional de normalizao para aplicao em mbito mundial. Existem diversos organismos internacionais de normalizao, em campos
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

especficos, como a ISO (a maioria dos setores), a IEC (rea eltrica e eletrnica) e a ITU (telecomunicaes). As normas internacionais so reconhecidas pela Organizao Mundial do Comrcio (OMC) como a base para o comrcio internacional e o seu atendimento significa contar com as melhores condies para superar eventuais barreiras tcnicas. 4.5. Normas no mbito de barreiras comerciais Na concepo de David Ricardo (1973), o livre comrcio constitui-se no fato que ilumina o progresso, afirmando que em um sistema de comrcio absolutamente livre, cada pas dever inverter, naturalmente, seu capital e seu trabalho em empregos capazes de gerar benefcios. Est percepo do proveito individual esta admiravelmente relacionada com o bem-estar universal. Distribui o trabalho de forma efetiva e econmica ao estimular a indstria; recompensa a inovao pelo uso eficaz das atitudes e peculiaridades da natureza; incrementa a massa geral da produo; difunde o benefcio geral e une a sociedade universal das naes em todo o mundo civilizado, como elo do interesse e intercmbio comum a todas elas. Ou seja, desde finais do sculo XVIII Ricardo j havia formulado o conceito de livre mercado, tomando-se por base o fato de que para uma mesma quantidade de trabalho, um pas deveria obter um maior volume de

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

55

mercadorias, produtos do comrcio e da especializao, conduzindo com isto ao bem-estar comum e a um uso mais eficiente dos recursos naturais. No contexto atual do comrcio exterior, existe uma luta dos pases por manter positiva sua balana comercial, proteger seus setores estratgicos agrcolas e industriais. Essa foi a viso de Ricardo no sculo XVIII quando j havia denominado as barreiras tcnicas, como mecanismos de proteo de mercados, j praticado pelos pases desenvolvidos com a finalidade de dificultar o acesso de produtos importados. Foi mas o menos nesta poca de Ricardo que a diplomacia foi utilizada para substituir o ento ortodoxo conceito de barreiras tcnicas (protegidas por fora das armas de fogo, tal qual ocorria nos reinados que controlavam suas fronteiras) pelo novo conceito de barreiras comerciais, a seguir caracterizadas.
As Barreiras Comerciais se dividem em dois tipos bsicos:
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Tarifrias impostos de importao e sobretaxas; No-tarifrias normas e regulamentos tcnicos (barreiras tcnicas), quotas de importao, controle de preos, controles cambiais, medidas de salvaguarda, medidas antidumping etc.

Devemos mencionar que o tema das barreiras tcnicas no novo no mbito multilateral: desde 1969, o impacto das barreiras derivadas de exigncias tcnicas sobre o comrcio internacional j vinha sendo discutido no GATT (General Agreement on Tariffs and Trade). Naquele ano, o Secretariado do GATT decidiu estabelecer um grupo de trabalho para examinar a aplicao no razovel de exigncias em relao a normas, embalagem, rotulagem e marcao. Com a participao da OMC, que substituiu o GATT nas negociaes sobre barreiras tarifarias em 1995, as barreiras vm reduzidas, com expectativa de que sejam reduzidas ainda mais. No contexto dessa complexa problemtica de se atribuir maior dinmica ao comrcio internacional, de forma inevitvel, nasceu a OMC5, como agente catalisador do processo de cooperao econmica responsvel pelo estabelecimento das chamadas regras do comrcio internacional. Ao longo de um perodo de 48 anos, o fluxo anual de capital resultante do comrcio
Resultante da Segunda Guerra Mundial foram criadas o Fundo Monetrio Internacional (FMI), o Banco Internacional de Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD, Banco Mundial). Em 1994, o Brasil passou formalmente a fazer parte da OMC.
5

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

56

internacional evoluiu do patamar de US$ 10 bilhes (1946) para cerca de US$ 3,7 trilhes (1994), conforme registro da conhecida Rodada do Uruguai6, da qual participaram 123 pases enquanto, nesse mesmo perodo, a comercializao de bens e produtos ter sido reduzida de 40% (1947) para 5% (1994). Assim, no obstante o aumento do fluxo comercial e a reduo das mencionadas tarifas, existem evidncias de que tambm cresceram de forma progressiva as barreiras tcnicas ao longo desse mesmo perodo. Paralelamente, pela complexidade das economias, as barreiras no-tarifrias vm ganhando importncia como nova forma de proteo aos mercados nacionais. Tem crescido o estabelecimento de restries e requerimentos para o comrcio de bens e servios. As barreiras no tarifrias podem, por um lado, proporcionar exigncias legtimas de segurana e de proteo sade. Por outro lado, tambm podem apresentar novas formas de protecionismo disfarado por demandas legtimas das sociedades.
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

De acordo com a OMC, barreira tcnica exportao assim conceituada:


Barreiras tcnicas s exportaes so barreiras comerciais derivadas da utilizao de normas ou regulamentos tcnicos no transparentes ou que no se baseiam em normas internacionalmente aceitas ou, ainda, decorrentes da adoo de procedimentos de avaliao da conformidade no transparentes e/ou demasiadamente dispendiosos, bem como de inspees excessivamente rigorosas.

No tocante s barreiras relativas ao comrcio de bens, so apresentadas as principais barreiras relativas aos trs grupos mais comuns: Barreiras Tarifrias Tarifas de importao Outras taxas e impostos Procedimentos de valorao aduaneira.
Barreiras No-Tarifrias

Restries quantitativas Licenciamento de importaes Procedimentos alfandegrios Medidas antidumping e compensatrias.


Barreiras Tcnicas

Uma sntese de resultados encontra-se bem documentada em Thorstensen, 1999.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

57

Normas e regulamentos tcnicos Regulamentos sanitrios e fito sanitrio, de vigilncia animal e vegetal. Pelo fato de o Brasil participar desta economia globalizada, ao abrir suas fronteiras ao comrcio mundial e tornar-se signatrio deste acordo da OMC, assumiu compromissos internacionais como, por exemplo, o de assegurar que todos os regulamentos tcnicos fossem colocados disposio dos pases que aderiram ao referido acordo. De forma a atender aos compromissos internacionais assumidos e as necessidades diagnosticadas no mbito interno, o INMETRO apresentou ao CONMETRO a proposta de implantao do "Programa de Modernizao da Regulamentao Tcnica Federal", aprovada por fora da Resoluo CONMETRO n 01/95, de 19/05/95. Como resultado do lanamento deste programa, foi aprovada a Resoluo CONMETRO n 05/95, de 04/09/95, que
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

define as "Diretrizes para a Elaborao, Reviso e Revogao da Regulamentao Tcnica Federal". 4.6. A experincia brasileira na certificao de produtos Os processos de certificao resultam das necessidades surgidas durante a segunda guerra mundial, idealizado com fins militares, introduzindo inicialmente, o controle estatstico levou os americanos a estabelecer o primeiro sistema da garantia da qualidade vigente no mundo. Objetivando lograr elevada qualidade, criaram as primeiras normas da qualidade (sistema poca denominado Z1) que, posteriormente, proveu as bases de um estruturado sistema de certificao da qualidade no exrcito dos EUA. Com o tempo, seu uso evoluiu at que se convertesse numa arma da competitividade da indstria, no mais restrita aos propsitos militares mas para todo o setor industrial americano (Ramirez7, 2000). Num mundo cada vez mais competitivo, torna-se necessrio consolidar sistemas de certificao bem estruturados e funcionais, com a finalidade de garantir a qualidade e permitir, assim, que as indstrias possam garantir o ingresso de seus produtos nos mercados globalizados cada vez mais competitivos. Para

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

58

ilustrar a lgica desse processo, descreve-se, a seguir, o sistema de certificao da qualidade praticado no Brasil. 4.6.1. O sistema brasileiro de certificao De forma sucinta, e objetivando prover a base conceitual sobre o conceito associado ao processo de certificao, necessrio ao embasamento do presente trabalho, descreve-se o sistema brasileiro de certificao (SBC). A Certificao de Conformidade um eficaz instrumento para o desenvolvimento industrial e para a proteo do consumidor, sendo reconhecido pela sociedade como indispensvel para elevar e manter o nvel de qualidade dos produtos, servios, e empresas de um pas. No Brasil, a certificao feita e gerenciada por Organismos de
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Certificao Credenciados (OCC), que emitem os certificados de conformidade e/ou concedem a licena para uso da Marca de Conformidade do Sistema Brasileiro de Certificao (SBC). Existe um tipo de OCC para cada tipo de Certificao: Produto, Sistema e Pessoal. O INMETRO, no contexto do SBC, responsvel por credenciar e supervisionar os OCC, alm de coordenar os laboratrios de ensaio, inspetores e auditores para atividades de certificao. A Normalizao uma atividade fundamental para a certificao, pois a base de um processo de certificao a verificao de que um produto, servio, sistema ou pessoa est em conformidade com requisitos e caractersticas determinadas em normas e regulamentos tcnicos. Em mbito nacional, o esquema brasileiro de certificao est inserido no contexto de uma estrutura sistemtica mais ampla que a do SINMETRO, o Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao, e Qualidade Industrial, ilustrado pelo esquema apresentado na figura 8, que enfatiza a importncia do INMETRO como rgo operacional do sistema e os diferentes comits tcnicos assessores que mobilizam os diferentes segmentos da sociedade na importante tarefa de

Citao Cruz Ramrez (2000), Jos, Historia de la calidad en EXCELLENTIA, pp. 8-14, disponibilizado na Internet (http://www.tecnologiaycalidad.galeon.com/calidad/6.htm).

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

59

subsidiar o trabalho de formulao de polticas pblicas e de diretrizes, conforme ser sucintamente descrito a seguir.

SINMETRO

CONMETRO

INMETRO

CBN

CBAC

CBM

CCAB

CBTC

Figura 8 - Estrutura organizacional do Sistema Nacional de Metrologia Normalizao e Qualidade Industrial (SINMETRO).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

4.6.2. A certificao de produto no contexto do SINMETRO Para caracterizar as interconectividades de certificao com as demais funes da tecnologia industrial bsica, resumem-se, a seguir, alguns elementos chave do SINMETRO. O Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (SINMETRO), constitudo por entidades pblicas e privadas, exerce atividades relacionadas com metrologia, normalizao, qualidade industrial e certificao de conformidade. Foi institudo pela Lei n 5.966, de 11 de dezembro de 1973, para prover o pas de uma infra-estrutura de servios tecnolgicos, capaz inclusive de avaliar e certificar a qualidade de produtos, processos e servios, por meio de organismos de certificao, redes de laboratrios de ensaio e de calibrao, organismos de treinamento, organismos de ensaios de proficincia e organismos de inspeo, todos credenciados pelo INMETRO, reconhecido como organismo credenciador nico do pas, operando com a chancela do governo brasileiro. CONMETRO O Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (CONMETRO) o rgo normativo do sistema, o ncleo poltico central do SINMETRO, dele participando representaes de nove ministrios do governo brasileiro, que o preside, adicionalmente participao da

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

60

Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Confederao Nacional da Indstria (CNI). Mais especificamente presidido pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC) e secretariado pelo INMETRO. INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), autarquia federal vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, o rgo executivo do SINMETRO. No campo da Metrologia, compete ao INMETRO a padronizao e disseminao das unidades do sistema internacional (SI) e o desenvolvimento das atividades de pesquisa e desenvolvimento, como estratgia para facilitar e promover a competitividade brasileira e atender s demandas da sociedade em metrologia. CBN O Comit Brasileiro de Normalizao (CBN) um colegiado
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (CONMETRO) e tem por objetivo empreender aes relacionadas ao planejamento, formulao e avaliao das diretrizes bsicas relacionadas poltica brasileira de Metrologia. CBAC O Comit Brasileiro de Avaliao da Conformidade (CBAC) um subsistema do SINMETRO, que visa ao desenvolvimento e coordenao das atividades de avaliao da conformidade. No seu mbito de atuao, sua misso assessorar o CONMETRO na formulao de princpios e polticas do sistema brasileiro de avaliao da conformidade, harmonizado internacionalmente, capaz de facilitar o fluxo comercial e facilitar o acesso de produtos servios a mercados competitivos. CBM O Comit Brasileiro de Metrologia (CBM) um colegiado assessor do Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (CONMETRO) que tem por objetivo empreender aes relacionadas ao planejamento, formulao e avaliao das diretrizes bsicas relacionadas poltica brasileira de Metrologia. No contexto de sua estrutura orgnica, o CBM constitudo paritariamente por instituies governamentais e outros representantes da sociedade civil, conforme formalizado pela Portaria n 294, de 25 de julho de 1995, do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Dentre

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

61

os trabalhos relevantes produzido pelo CBM, desenvolveu e aprovou junto ao CONMETRO o Plano Nacional de Metrologia (PNM). CODEX O Comit Codex Alimentarius do Brasil (CCAB) o comit assessor do CONMETRO para as questes relacionadas ao Codex Alimentarius, que um Programa Conjunto da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao (FAO) e da Organizao Mundial da Sade (OMS). Trata-se de um frum internacional de normalizao sobre alimentos, criado em 1962, e suas normas tm como finalidade proteger a sade da populao, assegurando prticas eqitativas no comrcio regional e internacional de alimentos, criando mecanismos internacionais dirigidos remoo de barreiras tarifrias, fomentando e coordenando todos os trabalhos que se realizam em normalizao. CBTC O Comit de Coordenao de Barreiras Tcnicas ao Comrcio (CBTC) o comit assessor do CONMETRO para as questes relacionadas s
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

barreiras tcnicas ao comrcio e trata de mltiplas atividades, que variam de acordo com a restrio de mercados. Seu objetivo primordial coordenar as aes do Governo e do setor privado relacionado com a participao do Brasil no Acordo sobre Barreiras Tcnicas ao Comrcio da atual Organizao Mundial do Comrcio (OMC).

Conselho

CONMETRO, CBAC, CBM, CCAB, CBN,

Credenciament

INMETRO

Credenciado

Organismos de Certificao Credenciados, Organismos de Inspeo Credenciados, e Laboratrios de Calibrao e de Ensaios

Produo

Certificao, Etiquetagem,

Inspeo, declarao do

Mercad

Fiscalizao, Educao para o Consumo, Verificao de

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

62

Figura 9 - Estrutura Funcional do SINMETRO, livre adaptao de avaliao da conformidade (INMETRO 2001).

4.6.3 Estrutura Funcional do SINMETRO A Figura 9, acima, de forma esquemtica, caracteriza a estrutura funcional do SINMETRO. Pelos fluxos presentes, pode-se perceber a interconectividade entre as funes bsicas da tecnologia industrial, que prprio de qualquer sistema de garantia de qualidade. 4.7. Benefcios da certificao de produtos No contexto da estrutura e funo do SINMETRO, descreve-se a forma pela qual um sistema de certificao da qualidade pode impactar positivamente um determinado setor, optando-se pelos argumentos consensados pela Confederao Nacional de Industria (CNI).
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

grau elevado de aceitao dos produtos no mercado; uso da certificao como meio de controle da produo; influncia da certificao no aumento da produtividade e do nvel da qualidade de toda uma indstria, quando aplicada em nvel nacional; influncia junto a determinadas camadas de fornecedores; defesa de aes legais relacionadas com seus produtos; melhoria da relao cliente-fornecedor (confiana); diminuio dos controles e avaliao por parte de seus clientes (tarefa, s vezes, difcil e cara); combate concorrncia desleal. 4.7.1. Classificao da importncia da certificao Existem inmeros benefcios obtidos com a implantao de um sistema de certificao, mas, para maior clareza, pode-se agrup-los em dois grupos importantes: Para as empresas A certificao resulta, alm do aumento do nvel de qualidade de seus produtos e servios, em um aumento da sua competitividade, pela diferenciao em relao aos seus concorrentes. A certificao, alm de ser um excelente instrumento de marketing, permite s empresas exportadoras superar barreiras tcnicas em mercados internacionais.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

63

Para os consumidores A certificao oferece, alm da reduo do preo, um novo parmetro de deciso de compra: a melhoria da QUALIDADE. A certificao um forte aliado do Cdigo de Defesa do Consumidor, pois atravs dela que se garante a conformidade de um produto ou servio com o que foi prestabelecido em um contrato ou foi especificado em uma embalagem, alm de garantir caractersticas essenciais como segurana e sade. Para a nao O processo acelerado de globalizao atual, embora necessrio e imprescindvel, para as relaes de comrcio internacional, traz aspectos estratgicos que devem ser permanentemente avaliados. Em termos industriais o processo de globalizao atingido pelos grandes conglomerados industriais, sediados quase sempre nas maiores potncias industriais do planeta. Ao perceberem a possibilidade de esgotarem seus mercados tradicionais voltam-se para outros mercados desenvolvendo estratgias que objetivam fundamentalmente, o aumento das escalas de produo e o acesso a
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

recursos, particularmente matrias primas e mo de obra a baixos custos, procurando assim, garantir uma constante melhoria da competitividade e presena crescente no mercado. 4.8. Modelos de certificao Existem diversas maneiras de se proceder para avaliar a conformidade dos produtos com o objetivo da certificao. A International Organization for Standarization (ISO), por intermdio de seu Comit de Avaliao da Conformidade (ISO CASCO), pesquisou as principais formas utilizadas em vrios pases e as classificou em modelos, os quais so: Modelo 1 Ensaio de tipo: o mais simples dos modelos de certificao. Fornece uma comprovao de conformidade de um item, em um dado momento. uma operao de ensaio, nica no seu gnero, efetuada de uma s vez, limitando a os seus efeitos. Modelo 2 Ensaio de tipo seguido de verificao: realizada com base tcnica respaldada por ensaio de amostras retiradas do comrcio: modelo baseado no ensaio de tipo, mas combinado com aes posteriores para verificar se a

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

64

produo continua sendo conforme. Essas aes compreendem ensaios em amostras retiradas de forma aleatria do comrcio. Modelo 3 Ensaio de tipo seguido de verificao atravs de ensaio em amostras retiradas do fabricante: tambm baseado no ensaio de tipo, porm combinado com intervenes posteriores para verificar se a produo continua sendo conforme. Compreende ensaios em amostras tomadas na prpria fbrica. Modelo 4 Ensaio de tipo seguido de verificao atravs de ensaio em amostras retiradas do comrcio e no fabricante: combina os modelos 2 e 3, tomando amostras para ensaios tanto no comrcio quanto na prpria fbrica. Modelo 5 Ensaio de tipo, avaliao e aprovao do sistema da qualidade do fabricante e ensaio em amostras retiradas do comrcio e do fabricante: um modelo baseado, como os anteriores, no ensaio de tipo, mas acompanhado de avaliao das medidas tomadas pelo fabricante para o Sistema de Gesto da
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Qualidade de sua produo, seguido de um acompanhamento regular, por meio de auditorias, do controle da qualidade da fbrica e de ensaios de verificao em amostras tomadas no comrcio e na fbrica. Modelo 6 Avaliao e aprovao do sistema de qualidade do fabricante: por ser especfico de Sistemas e no da certificao de produtos, no foi tecnicamente caracterizado. Modelo 7 Ensaio de Lote: nesse modelo, submete-se a ensaios amostras tomadas de um lote do produto, emitindo-se, a partir dos resultados, uma avaliao sobre a conformidade a uma dada especificao. Modelo 8 Ensaio 100%: um modelo no qual cada um dos itens submetido a um ensaio para verificar sua conformidade com uma dada especificao. 4.9. Tipos de certificao compulsria e voluntria no Brasil Existem no Brasil dois tipos de certificao, a saber: Certificao compulsria Existe determinados produtos, processos e servios, cujo uso, distribuio, fabricao ou descarte final podem apresentar riscos para a segurana de pessoas e bens, ou para a sade, para o meio ambiente, para os animais e vegetais ou outros aspectos afins, inclusive a possibilidade de

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

65

concorrncia desleal, que suscitam preocupaes e ateno por parte do Estado. Neste caso, o Estado pode considerar no ser suficiente, em virtude dos riscos envolvidos, exigir que esses produtos atendam a determinadas normas ou regulamentos tcnicos e, assim, exigir a demonstrao prvia da conformidade a esses requisitos especficos para serem oferecidos ao mercado. No caso da certificao compulsria, ela obrigada e o no-cumprimento representa uma ilegalidade. A certificao compulsria deve ser efetuada por organismos credenciados de certificao, assim legitimando ao Estado aceitar o certificado que atesta em conformidade dos produtos objeto da compulsoriedade. Em paralelo, o governo estabelece mecanismos de fiscalizao no mercado nacional e para os produtos importados, de modo a poder garantir o seu efetivo cumprimento. A certificao compulsria deve ser, por tanto via de regra, executada com base no regulamento tcnico (e no em norma voluntria) indicado no documento legal que a criou (que pode ser uma lei, uma portaria ou outro ato
PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

legal emitido por uma autoridade) e complementada por regra especfica de certificao. Por conter regras obrigatrias, o regulamento tcnico tipicamente restrito ao que essencialmente constitui-se em papel do Estado, assim impondo garantias para assegurar os aspectos relacionados com a sade, segurana, proteo do consumidor e do meio ambiente, e da justa e leal concorrncia que deveria ser prpria dos mercados abertos. Certificao voluntria A certificao voluntria tem como objetivo garantir a conformidade de processos ou servios s normas e deciso exclusiva da empresa que fabrica produtos e/ou fornece servios. Assim, quando a certificao voluntria, podem coexistir no mercado produtos e servios certificados e no certificados. Nestes casos, a certificao torna-se um diferencial de mercado, passando a ser um valor agregado ao produto, o que altamente significativo em favor das empresas que adotam a certificao. A certificao voluntria, no mbito do sistema brasileiro de certificao, deve ser executada com base nas normas brasileiras, regionais ou internacionais, mas tambm pode se basear em outras normas, desde que seu campo de ao no esteja coberto por aquelas. No mbito internacional, o organismo de referncia a ISO e, no Brasil, compete ABNT a gesto do sistema brasileiro de normalizao voluntria.

Fundamentos da Normalizao e a Experincia Brasileira na Certificao de Produtos

66

4.10. Garantia da qualidade de um produto A rotulagem constitui-se em instrumento, a titulo de exemplo, ilustram-se algumas marcas (selos) de rotulagem utilizados no Brasil.

Certificado de Registro de Empresa ABNT o documento que atesta a conformidade do Sistema de Garantia da Qualidade de uma empresa (fabricante de produtos ou prestadora de servios) em relao aos requisitos de uma das Normas da srie NBR ISO 9000. Certificado de Sistemas de Gesto Ambiental ABNT Toda empresa que possua um Sistema de Gesto Ambiental implantado segundo a norma NBR ISO 14001 pode solicitar ABNT o Certificado de Registro de Sistema de Gesto Ambiental de Empresa, que atesta a conformidade de seu sistema em relao aos requisitos da norma em referncia. Certificado de Marca de Conformidade ABNT o documento que atesta a qualidade e aptido ao uso do produto de acordo com as Normas Brasileiras respectivas ou, na ausncia delas, com Normas Internacionais ou Estrangeiras aceitas. Materializa-se mediante a impresso da Marca de Conformidade ABNT no produto, pela aplicao de selos, etiquetas ou outro meio equivalente. Certificado de Marca de Segurana ABNT o documento que atesta a que um produto atende as caractersticas de segurana especificadas nas Normas Brasileiras respectivas ou, na ausncia delas, nas Normas Internacionais ou Estrangeiras aceitas. Materializa-se mediante a impresso da Marca de Segurana ABNT no produto, pela aplicao de selos, etiquetas ou outro meio equivalente. Certificado de Conformidade ABNT A ABNT emite os Certificados de Conformidade quando as empresas necessitam demonstrar que seus produtos e servios cumprem com especificaes tcnicas ou Normas Brasileiras, Internacionais ou Estrangeiras. Estes Certificados tm finalidades especficas, como, por exemplo, quando as peculiaridades do produto no permitem a aposio da Marca de Conformidade ABNT.

PUC-Rio - Certificao Digital N 0116456/CA

Anda mungkin juga menyukai