Anda di halaman 1dari 5

Antimicrobianos

Introduo

So substancias qumicas que provocam morte ou inibio do crescimento de microrganismo, cuja essncia a toxidade seletiva, ou seja, no devem afetar o hospedeiro. Podem ser produzidas pelos prprios microrganismos, como bactrias e fungos, essas substancias so denominadas antibiticos; podem tambm ser sintetizados total ou parcialmente em laboratrio, os quimioterpicos. Na sade e economia, so de grande importncia. Produzidos em grande quantidade, mesmo que ainda pouqussimas substancias com atividades antimicrobiana sejam conhecidas aproveitadas e utilizadas, pois muitas delas no atendem aos requisitos mnimos para emprego teraputico. Alm disso, existe o crescente surgimento de espcies bacterianas resistentes aos diferentes antimicrobianos j conhecidos, tornando mais difcil sua ao de combate. H tambm, os biofilmes comunidades biolgicas com elevado grau de organizao, onde as bactrias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais. Esses tem a capacidade de desenvolver-se em qualquer superfcie mida, seja ela bitica ou abitica. A associao dos organismos em biofilmes constitui uma forma de proteo ao seu desenvolvimento, que varia de casco de navio a pele e mucosas de animais (incluindo o homem), dentes, prteses e etc.. Somente a partir da elucidao da ecologia dos biofilmes naturais do homem, teremos maiores chances de tratar de forma adequada s varias doenas infecciosas.

Histrico

Cerca de 3000 anos atrs, mesmo sem ter o conhecimento amplo dos microrganismos o homem utilizou substancias para combater agentes infecciosos. Eles utilizavam plantas medicinais e derivadas, sais e xidos, e at mesmo bolores para tratar tumores inflamados e ferimentos infectados. Com o passar dos sculos as drogas medicinais foram sendo desenvolvidas em laboratrios e se tornando cada vez mais especifica, ate que sem inteno, houve a descoberta da penicilina, primeiro antibitico de utilidade clnica. Acidentalmente, uma colnia de bactria havia sido contaminada por fungos de gnero Penicilium e ao redor dele no havia crescido nenhuma delas. Descobriu-se que esse fungo era atxico para animais e exercia atividade antibacteriana. Aps aperfeioamentos, passou-se a utilizar a sua substancia para tratar infeces bacterianas e aos poucos, desde 1962 outros tipos de antibiticos se tornaram conhecidos. Atualmente, varias dessas substancias, a partir da engenharia bioqumica, foram melhoradas em laboratrios dando origem aos antimicrobianos semissintticos ou totalmente sintticos.

Efeitos bacteriosttico e bactericida

Agente antibacteriano corresponde ao produto natural ou sinttico que inibe o crescimento de bactrias. Quando o microrganismo sensvel droga ele pode causar dois tipos de efeito: a morte - efeito bactericida; ou a interrupo do seu crescimento e da concentrao da diviso celular efeito bacteriosttico. Assim, aumentando a concentrao da dose poderia obter efeito bactericida de qualquer antimicrobiano sensvel. Tomando cuidado para que as concentraes no sejam toxicas para o hospedeiro.

Associao de antimicrobianos

Para obteno de efeito sinrgico, combinam-se diferentes tipos de antimicrobianos para tratar doenas, o efeito combinado potencializa a ao do outro, podendo obter uma preveno ou retardo de microrganismos persistentes em infeces poli microbianas, mesmo antes de agente causador ter sido identificado.

Mecanismo de ao dos antimicrobianos

Basicamente se resume em: inibir a sntese da parede celular, inibir a sntese proteica, inibir a replicao de cidos nucleicos e da transcrio, leso da membrana citoplasmtica e inibir a sntese de metabolitos essenciais.

Inibio da sntese de parede celular

Bacitracina, beta-lactmicos, vancomicina e teicoplamina;

As eubactrias, com exceo das micoplasmas, apresentam uma parede celular ou parede de murena constituda de cadeias contendo peptideoglicanos que formam uma estrutura rgida e resistente, capaz de impedir a ruptura da clula pela elevada presso osmtica interna e permitindo bactria reter nutriente, protenas e cidos nucleicos no seu interior e manter certas molculas no seu exterior. Bactrias desprovidas de parede de murena sofrem lise osmtica. Bactrias sem parede celular podem ser obtidas em laboratrio desde que o meio seja hipertnico, sendo ento denominadas protoplastos ou esferoplastos. Micoplasmas, bactrias que no apresentam parede celular, s sobrevivem em ambientes limitados, como, no meio intracelular do hospedeiro. Antibiticos como bacitracina, os beta-

lactmicos, vancomicina e teicoplamina, agem interferindo em uma ou algumas etapas da sntese destas macromolculas de peptideoglicanos.

Inibio da sntese proteica

Pelo fato das protenas serem essenciais para o funcionamento de clulas, drogas que inibam a sntese proteica podem ser usadas para matar ou impedir o crescimento de uma populao bacteriana. Essa ao pode acontecer em uma ou mais etapa da sntese proteica.

Inibio da replicao de cidos nucleicos e da transcrio

Existem microbianos que atuam em etapas de sntese e replicao de DNA, seja diretamente sobre enzimas que participam da replicao do cido nucleico, seja interferindo na sntese de precursores dos constituintes da molcula de DNA.

Leso da membrana citoplasmtica

A membrana citoplasmtica o stio de ao de outros agentes antimicrobianos que provocam alteraes fsico-qumicas levando morte bacteriana. Neste mecanismo de ao a permeabilidade seletiva rompida, saindo elementos vitais para a clula e entrando substncias nocivas ao metabolismo. Alm disso, a morta pode ocorrer atravs de alteraes no sistema respiratrio da clula, uma funo que exercida pela membrana em clulas procariontes.

Inibio da sntese de metablitos essenciais

Metablitos so substncias essenciais para o crescimento e sobrevivncia celular. Os antimetablitos prejudicam a utilizao de metablitos e funcionam de duas maneiras: Inibem competitivamente as enzimas, e sendo erroneamente incorporadas em molculas importantes como o cido nuclico.

Sulfonamidas PABA (cido paraminobenzico)

As sulfonamidas so equivalentes ao PABA (cido paraminobenzico), um fator essencial para a sntese do cido flico, que por sua vez, essencial para a composio das bases purnicas e pirimdicas, constituintes da molcula de DNA. O bloqueio da sntese dessas bases impede a duplicao do material gentico e a diviso das clulas bacterianas. Quando este antibitico est presente, a enzima que se ligaria ao substrato PABA passa a se ligar sulfa, o que no gera molculas com atividade funcional.

Trimetoprim diidrofolato-redutase

um inibidor da enzima diidrofolato-redutase, responsvel pela converso do composto intermedirio cido diidroflico a cido tetrahidroflico.

Mecanismos genticos envolvidos na resistncia aos antimicrobianos

H trs condies que devem ser preenchidas para que um antibacteriano iniba ou mate uma bactria: a existncia de um alvo, capacidade de atingir o alvo e no ser inativo antes de atingi-lo. As bactrias podem ser classificadas como sensveis e resistentes aos antimicrobianos. So consideradas resistentes, as bactrias que crescem in vitro, em presena do antimicrobiano na concentrao que esse atinge no sangue quando administrado para uso clnico. Apesar de existir um mecanismo essencial de resistncia, conhecido como resistncia natural, a resistncia bacteriana aos antibiticos um fenmeno gentico adquirido, de genes que codificam diferentes mecanismos bioqumicos que impedem a ao destas drogas.

Resistncia intrnseca

A resistncia intrnseca compe a herana gentica cromossmica de uma determinada espcie bacteriana. Geralmente uma resistncia intrnseca ou natural quando a estrutura alvo do antibitico est ausente na clula, quando h impermeabilidade droga ou ainda quando h incapacidade de incorporar e transportar a droga via membrana citoplasmtica.

Resistncia adquirida

A resistncia adquirida consiste no surgimento da resistncia a um ou vrios antimicrobianos numa populao bacteriana originalmente sensvel a estes mesmos antimicrobianos. Trata-se, portanto de uma nova propriedade que surge em exemplares de uma espcie. Tal resistncia pode ser adquirida por mecanismos de mutao e de transferncia horizontal de genes.

Anda mungkin juga menyukai