Anda di halaman 1dari 7

O PODER DE UMA VISO

META DE ENSINO
Que o aluno compreenda o conceito de Viso, suas caractersticas e sua importncia fundamental dentro do ministrio.

INDICADORES
1. Que o aluno defina o que Viso. 2. Que o aluno explique as caractersticas de uma Viso. 3. Que o aluno explique qual a Viso de uma Igreja em Grupos Pequenos.

FUNDAMENTAO BBLICA BSICA


Gnesis 12:2 - de ti farei uma grande nao, e te abenoarei, e te engrandecerei o nome. S tu uma bno!

FUNDAMENTAO BBLICA COMPLEMENTAR


Filipenses 4:8 Finalmente, irmos, tudo o que verdadeiro, tudo o que respeitvel, tudo o que justo, tudo o que puro, tudo o que amvel, tudo o que de boa fama, se alguma virtude h e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Ezequiel 37:1-9 1 Veio sobre mim a mo do SENHOR; ele me levou pelo Esprito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfcie do vale e estavam sequssimos. 3 Ento, me perguntou: Filho do homem, acaso, podero reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes. 4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o esprito em vs, e vivereis. 6 Porei tendes sobre vs, farei crescer carne sobre vs, sobre vs estenderei pele e porei em vs o esprito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR. 7 Ento, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um rudo, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. 8 Olhei, e eis que havia tendes sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas no havia neles o esprito.

9 Ento, ele me disse: Profetiza ao esprito, profetiza, filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, esprito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Mateus 28:18-20 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo. Joo 15:16-17 16 No fostes vs que me escolhestes a mim; pelo contrrio, eu vos escolhi a vs outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Grandes multides o acompanhavam, e ele,

Lucas 14:25-33 25 voltando-se, lhes disse:

26 Se algum vem a mim e no aborrece {aborrece; isto , ama menos, Mt-} a seu pai, e me, e mulher, e filhos, e irmos, e irms e ainda a sua prpria vida, no pode ser meu discpulo. 27 E qualquer que no tomar a sua cruz e vier aps mim no pode ser meu discpulo. 28 Pois qual de vs, pretendendo construir uma torre, no se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para no suceder que, tendo lanado os alicerces e no a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem comeou a construir e no pde acabar.

31 Ou qual o rei que, indo para combater outro rei, no se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poder enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrrio, estando o outro embaixada, pedindo condies de paz. ainda longe, envia-lhe uma

33 Assim, pois, todo aquele que dentre vs no renuncia a tudo quanto tem no pode ser meu discpulo. Mateus 9:38 - Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. INTRODUO Assim que voc comea a caminhar pela senda da vida crist, convertido em um discpulo de Jesus Cristo e, consequentemente em um seguidor e praticante de Seus ensinos, um vu removido de sua mente, de seu

corao e de seus olhos. O panorama da vida muda diante de voc porque Deus o converte em um visionrio. Quando Ele criou o mundo e o homem, o fez guiado por Sua incomparvel e inimitvel capacidade criativa. Ele teve primeiramente uma viso do que anelava estabelecer na criao, e esta viso serviu-lhe como roteiro para executar o propsito de seu corao. Somos a obra-prima de Deus (Efsios 2:10 - Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemo preparou para que andssemos nelas.). Do mesmo modo, ao fazer-nos Sua imagem e semelhana, o Senhor nos dotou de uma capacidade criativa, a qual somente se tornar algo efetivo para nossa vida e nossa obra dentro da igreja, na medida em que nos atrevermos a ser visionrios. A viso determina tudo. No caminho at o sucesso, e atravs da histria bblica, vemos que Deus, para levar a termo Seus propsitos, escolhe um homem ao qual revela Sua vontade, d-lhe Seus planos e depois o cerca de pessoas que ao identificarem-se com ele, decidem apoi-lo em tudo quanto empreende, convertendo-se na fora que impulsiona a viso. Esta lio tem como propsito, fornecer orientaes claras a respeito do conceito de viso, a importncia de sonhar e empreender grandes coisas para Deus, guiados pelo propsito que Ele tem definido para sua vida. Ao mesmo tempo, permitir conhecer em detalhe os aspectos mais importantes da viso que guia a igreja em que voc est envolvido para servir ao Senhor.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA
1. O QUE A VISO?
a idia de Deus revelada na mente do homem para que este a execute. Tudo quanto existe origina-se na viso que Deus teve da criao. Ao transferir para o homem esta capacidade, o Senhor espera que este lute por alcanar uma viso, executando Sua idia criativa. A viso o roteiro que impulsiona lderes destacados e que forja o destino de toda uma nao, sobrepondo-se a todo tipo de adversidades. O conceito de viso foi empregado desde o incio da criao, sendo a prpria idia de Deus que impulsionou a execuo de todas as coisas, incluindo sua obra-prima: o homem. E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem, conforme a nossa semelhana... (Gnesis 1:26). Consiste em ter uma imagem clara do que Deus quer que eu faa e o que espera que eu seja. Mas atravs da f que entramos no plano espiritual e conseguimos receber essa idia criativa de Deus, a viso, e a trazemos ao plano natural com a ajuda do Esprito Santo.

2. CARACTERSTICAS DE UMA VISO DADA POR DEUS


Em termos gerais, uma viso dada por Deus tem vrios aspectos: Uma motivao sadia no inveja, orgulho, vaidade Pureza Contribui para o bem-estar social e espiritual da comunidade NO APENAS O PESSOAL! No gera louvor pessoal, e sim para Deus

Leva-nos a glorificar a Jesus Cristo As seguintes caractersticas de uma viso que vem de Deus, ajudar-nos-o a envolver-nos mais no cumprimento de Seus propsitos:

A. A FORA MOTIVADORA DOS GRANDES LDERES


a viso de Deus que nos faz vencedores. O lder de sucesso preocupa-se em saber qual o propsito do Senhor para sua vida, e dispe todas as suas capacitaes para desenvolv-lo. O triunfo obtido quando o homem se dispe a cuidar de seus pensamentos e esfora-se por ter a mente de Cristo (Filipenses 4:8).

B. PODER QUE VIVIFICA


Entrar na viso implica permanecer no plano espiritual para, a partir dali, observar o que desejamos que acontea no plano natural. Somente assim poderemos ver as coisas com os olhos de Deus e chamar o que no como se j fosse. Como aconteceu com o profeta Ezequiel, quando teve a viso do vale de ossos secos, todos devemos compreender que a nica maneira de alcanar uma mudana especial em nossa vida e no que empreendemos, com a interveno divina (Ezequiel 37:1-9).

C. PODE SER REPRODUZIDA POR UM LDER DE SUCESSO


A viso que o Senhor Jesus Cristo teve foi de redimir a humanidade de uma condenao certa. Alm dEle no existia e nem existe outra esperana para o homem, mas Jesus teve a viso de salvar-nos, pagando um preo elevado, derramando Seu sangue e morrendo na cruz do Calvrio. Nosso trabalho deve ser tomar esta viso de Jesus e reproduzi-la em outros, compartilhando a mensagem da salvao (Provrbios 24:11- Livra os que esto sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos.; Habacuque 2:2-3).

3. DEFINIO E IDENTIFICAO DE NOSSA VISO


At agora voc compreendeu o que uma viso e as qualidades que a identificam como proveniente de Deus. importante que saiba que a viso de Deus est associada a uma liderana/servio e a um ministrio e que, portanto, voc est envolvido numa viso especfica: O processo no interior da viso A viso alcanada mediante a aplicao de um processo denominado a ESCADA DO SUCESSO, o qual est constitudo pelos seguintes passos: Ganhar, consolidar, discipular (treinar) e enviar.

A.GANHAR
a etapa do evangelismo que se realiza, seja pelo contato pessoal ou de forma macia, aproveitando as reunies congregacionais. Ganhar os perdidos para Cristo um trabalho que no depende de nossa deciso, porm uma exigncia feita pelo Senhor na Grande Comisso (Mateus 28:18-19).

Graas aos discpulos de Cristo que comearam a cumprir este mandamento, a mensagem de salvao chegou at nossos dias e fomos resgatados, agora nosso trabalho continuar esta tarefa (Joo 17:3; Provrbios 11:30b). Ganhar almas como uma arte na qual se combinam: o tempo de Deus, a uno divina e a sensibilidade ao Esprito Santo.

B. CONSOLIDAR
Consiste em conservar o fruto alcanado na etapa de ganhar. o cuidado que se deve dar ao recm-convertido e constitui um processo eficaz para formar discpulos, cumprindo de modo integral com a Grande Comisso (Mateus 28:18-20; Joo 15:16-17). Na consolidao, o novo convertido reafirma sua deciso pessoal por Jesus Cristo, o que se alcana atravs da ateno que se d a cada pessoa desde o exato instante da entrega. um trabalho que exige dedicao, entrega e esforo em ver os novos crentes solidificarem sua f (Glatas 4:19). Portanto, toda viso implica em SERVIO, TRABALHO Exemplos: Abro, teve que sair da sua zona de conforto e Moiss, teve que ir at o Egito pra retirar o povo!!!!! Se voc no se acha preparado, saiba que deus te capacitar SE voc estiver disposto!!! Se voc no estiver disposto a trabalhar e trabalhar muito, nem adianta tentar!

C.DISCIPULAR (TREINAR)
No desenvolvimento da viso, um dos principais objetivos fazer de cada crente um lder (servo), algum capaz de influenciar positivamente e reproduzir o carter de Cristo, que j est nele, em outras pessoas. Esta inteno exige uma etapa de formao que denominamos discipulado. Este equivale a um treinamento que prepara a pessoa para ganhar os perdidos e exercer uma influncia positiva. Esta etapa tambm sugerida na Grande Comisso: ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos (Mateus 28:20).

D. ENVIAR
Toda pessoa que se torna nova criatura, que recebe capacitao nos aspectos teolgicos e doutrinrios, e que capta o carter de Cristo durante a etapa do discipulado, estar preparada para reproduzir-se em outros, cumprindo uma misso evangelstica (Mateus 9:38 - Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.). Durante este processo, o crente formado compreende que deve pr a funcionar os talentos que Deus lhe entregou e que foram aperfeioados durante a capacitao (Atos 6:3 - Mas, irmos, escolhei dentre vs sete homens de boa reputao, cheios do Esprito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste servio). FRASE TENDENCIOSA: Deus no escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos! FRASE CORRETA: Deus escolhe os parcialmente capacitados e esforados e termina a capacitao!

CONCLUSO

A viso a idia criativa de Deus revelada na mente do homem a fim de que este a execute. A mesma serve como roteiro para obter os mais nobres propsitos na vida. Nossa viso hoje ganhar outros para Cristo, aplicando estratgias como os grupos pequenos e a liderana, cumprindo assim com a Grande Comisso. Todos ns somos chamados a ser visionrios, tornando realidade o propsito de Deus em nossas vidas. APLICAO 1. Disponha-se a ser uma pessoa de sonhos guiados pelo Esprito Santo. Defina uma meta tanto na rea espiritual, quanto pessoal, familiar, ministerial e secular. Trabalhe para alcan-las. 2. Proponha-se a conhecer e aplicar a viso na qual est envolvido de maneira disciplinada, visualizando que ser enviado a cumprir com o propsito de Deus no mundo perdido.

AVALIAO
Verificar se o aluno compreendeu o que significa a viso dentro de seu ministrio, mediante o estabelecimento de metas e estratgias para alcan-la.

RECOMENDAES
Bblicas Deus fez com que Abrao sonhasse. Ele um bom exemplo que serve para complementar a aula.

TAREFA
Descreva brevemente o processo que voc vive dentro da viso e o ponto onde se encontra na Escada de Sucesso.

QUESTIONRIO
1. Defina o significado de VISO com suas palavras: 2. O que voc cr que seja a viso que Deus tem para sua vida e ministrio? 3. Quais so as caractersticas de uma Viso dada por Deus?

4. Segundo Filipenses 4:8, por que se deve ter a mente de Cristo para desenvolver a Viso?

5. Qual a nossa obra como cristos, de acordo com Provrbios 24:11?

6. Qual a viso em que estamos envolvidos dentro de uma Igreja em Grupos Pequenos? 7. Quais so os passos da Escada de Sucesso? 8. TAREFA 1 - Em Mateus 28:19,20 h exigncias feitas por Jesus para cada um de ns. Quais so? 9. Nossa tarefa como cristos continuar a obra que Jesus comeou h 2000 anos. Segundo Joo 17:3, como podemos faz-la? 10. Que consolidar? 11. Como se consegue que o novo convertido reafirme sua deciso pessoal por Jesus Cristo? 12. Leia Mateus 28:20 e diga com suas prprias palavras o que ser LDER. 13. Que aspectos em seu carter, Deus tem formado para que voc seja um lder de sucesso?

Anda mungkin juga menyukai