Anda di halaman 1dari 12

Direito Processual Civil I: IV BIMESTRE INTERVENO DE TERCEIROS:

1. Conceitos: 1.1. Parte: Partes, na tcnica processual, so os sujeitos do contraditrio institudo perante o Juiz, ou seja, os sujeitos interessados na relao processual. So aqueles que propuseram uma demanda, foram citados, sucederam a parte primitiva, ingressaram em auxlio da parte, enfim, aqueles que atuam como titulares das diversas situaes jurdicas inseridas na dinmica da relao processual seja no polo passivo ou ativo.

1.2.Terceiro: Trata-se de terceiro quem no seja parte, quer nunca tenha sido, ou, haja deixado de s-lo.

1.3. Interveno de terceiro: O art. 472 do CPC traz de forma rgida a limitao absoluta aos efeitos da coisa julgada apenas no que se refere s partes do processo, entretanto as mltiplas situaes de relaes jurdicas que se entrelaam entre as pessoas revelam a existncia dos terceiros no processo. fundamental perceber, portanto, que a correta compreenso de intervenes de terceiro passa pela constatao da existncia de um vnculo entre o terceiro, o objeto litigioso do processo e a relao jurdica material travada.
A relao processual se estabelece entre as partes que figuram em seus polos, sendo normal que os efeitos dela emergentes restrinjam-se s esferas jurdicas dos ocupantes desses polos. O atingimento de outras esferas jurdicas pode ser ainda consequncia normal da prestao jurisdicional como pode resultar de ultra-eficcia insatisfatria a ser coibida pelo sistema jurdico (DIDDIER, 2012, p. 358).

2. Espcies de Interveno: 2.1.ASSISTNCIA: Conforme preceito do art. 50, CPC, a assistncia trata-se de modalidade de interveno de terceiro voluntria pela qual um terceiro ingressa em processo alheio para auxiliar uma das partes assistidos - em litgio. Ocorre a qualquer tempo e grau, o terceiro assumir o processo no estado em que se encontre.

A assistncia pode ser litisconsorcial quando o terceiro sofre prejuzos diretos/ imediatos com a prolao da sentena; bem como pode ser simples quando o terceiro sofre prejuzos reflexos/ mediatos. Cabe ao assistente, de certo modo, influenciar no julgamento da causa.

2.1.1. Procedimento: O terceiro peticiona ao Juiz indicando as razes pelas quais entende ter interesse jurdico na demanda. Intimam-se as partes para se manifestarem (art. 51). No havendo impugnao, em 5 dias, defere-se o pedido do assistente, se o juiz vislumbrar a sua legitimidade. Caso houver impugnao, processa-se o incidente em apenso (art. 51).

2.1.2. Classificao: a. Assistncia simples ou adesiva: Conceito:O assistente simples visa vitria do assistido, tendo em vista o reflexo que a deciso possa ter na relao jurdica existente entre eles. Alguns autores consideram que o assistente parte, mas com menos poderes, no sendo parte do litgio, mas parte do processo. Outros consideram o assistente apenas coadjuvante da parte. Limites de atuao do assistente: O assistente fica vinculado s escolhas do assistido realizadas no processo, bem como no tem nenhuma relao com o adversrio do assistido. O assistente exerce os mesmos poderes e se sujeita aos mesmos nus (art. 52), assim, poder requerer provas, por exemplo, mas tambm arcar com as custas processuais (art. 32). A assistncia no obsta a que a parte reconhea a procedncia do pedido e tome demais atitudes processuais, conforme art. 53, CPC. que o assistente tem carter secundrio, pois o direito do litgio pertence ao assistido. Dessa forma, entende-se, por exemplo, que no se deve conhecer recurso do assistente simples quando o assistido expressa desinteresse em recorrer.

Eficcia da interveno: O efeito de interveno figura semelhante coisa julgada, pois tambm impede que se rediscuta a deciso, tornando-a imutvel. O art. 55, CPC, por sua vez, permite ao assistente desconstituir a eficcia da interveno, alegando no poder se vincular justia da deciso, pois o processo foi mal conduzido pelo assistido.

Art. 55. Transitada em julgado a sentena, na causa em que interveio o assistente, este no poder, em processo posterior, discutir a justia da deciso, salvo se alegar e provar que: I - pelo estado em que recebera o processo, ou pelas declaraes e atos do assistido, fora impedido de produzir provas suscetveis de influir na sentena; II - desconhecia a existncia de alegaes ou de provas, de que o assistido, por dolo ou culpa, no se valeu.

Exemplos: Sublocatrio em demanda de despejo contra o locatrio: Para proteger seu patrimnio ajuda na defesa do alheio; Scios: A preservar seus bens que podem ser executados por dvidas da sociedade; Ibama em aes ambientais propostas pelo MPF: Dependendo da plenitude do dano ambiental perpetrado, pode ocorrer assistncia do Ibama, ONG`s, etc.

Assistncia simples como legitimidade extraordinria coletiva: Em fevereiro de 2008, o STF permitiu a interveno de um sindicato (Sindicato da Indstria do Fumo de SP), na qualidade de assistente simples, em processo que envolvia indstria de cigarros a dar conta da constitucionalidade doDecreto-Lei 1.593/77. Assim, considerando a fora vinculativa do precedente judicial oriundo do STF, a Corte permitiu a ampliao do debate antes de formar o precedente jurisprudencial. Dessa forma, considerou que, em vez de exigir que o assistente simples tenha com o assistido relao jurdica vinculada discutida, admitiu-se a assistncia em razo do direito coletivo envolvido. O assistente simples deve ser, nesse caso, legitimado extraordinrio coletivo: ente legtimo para a ao referente aos direitos individuais homogneos relacionados ao objeto do processo litigioso individual em que houve a interveno. Assim, a

interveno do legitimado proteo jurisdicional do direito coletivo buscou preservar o interesse desse enorme nmero de terceiros interessados na lide.

b. Assistncia litisconsorcial: Conceito: H esse tipo de interveno quando a deciso puder afetar relao jurdica de que seja o terceiro, tambm ou s ele, titular de forma imediata e direta. O terceiro mantm relao jurdica com o adversrio do assistido. A assistncia litisconsorcial abrange os casos de litisconsrcio facultativo ulterior, pois em se tratando de litisconsrcio necessrio, acaso no haja citao de todos, pode-se acarretar nulidade do processo, art. 47, CPC. Assim, na assistncia litisconsorcial, o terceiro passa a ocupar posio de litisconsorte do assistido atuando ambos com a mesma densidade processual: assistente se sujeita coisa julgada; recorre mesmo sem aquiescncia do assistido, etc.

Exemplos: Scio que adere pretenso do outro na dissoluo da sociedade; Acionista que ingressa na ao em que um grupo pede a anulao da assembleia geral ordinria.

2.2.OPOSIO: Trata-se de interveno facultativa realizada por terceiro que pretende a coisa/direito que est sendo disputada por duas ou mais pessoas. A pretenso do terceiro incompatvel com a pretenso dos litigantes originrios. Assim, o terceiro agrega ao processo novo pedido ampliando a relao objetiva.

2.2.1. Procedimento: Ofertada a oposio, os opostos autor e ru sero citados na pessoa de seus advogados, art. 57, note-se que a oposio gera litisconsrcio passivo necessrio (fora da lei) ulterior simples. Trata-se de litisconsrcio simples, pois a pretenso direcionada ao autor originrio ser meramente declaratria da inexistncia de seu direito e ao ru originrio ser pretenso condenatria: obrigao de fazer, pagar. A oposio pode ser ofertada at a prolao da sentena, art. 56 (alguns consideram at o trnsito em julgado da sentena) e deve ser julgada junto com a demanda originria e apreciada em primeiro lugar, pois demanda prejudicial. O juiz da causa principal competente (competncia absoluta = funcional).

2.2.2. Classificao: a. Oposio interventiva: a forma natural de interveno de terceiro. Trata-se de incidente processual. Ofertada antes da audincia, art. 59. b. Oposio autnoma: Processo incidente proposto por terceiro. Aps a audincia. Gera-se processo novo, por isso muitos no a consideram verdadeira forma de interveno de terceiros, art. 60. Itens que diferenciam a oposio autnoma de ao autnoma comum proposta por terceiro: Competncia funcional do juiz da causa principal/ possvel suspenso do processo principal/ possvel julgamento na mesma sentena da causa principal. Exemplo: Maria ajuza ao em face do INSS a fim de obter penso por conta da morte de contribuinte alegando que com ele vivenciou unio estvel. Joana oferta oposio alegando ser a viva do contribuinte e requerendo o benefcio previdencirio. Assim: Maria x INSS na da demanda originria / Joana x Maria e INSS na oposio.

2.3.NOMEAO AUTORIA: a forma de interveno pela qual se convoca, coativamente, o sujeito oculto das relaes de dependncia, corrigindo-se o polo passivo da relao jurdica processual. Normalmente, o caso seria o da extino do processo por carncia de ao, mas, por questes de economia processual, aproveita-se o processo corrigindo o erro. Trata-se ainda de um dever processual do ru nomear o legtimo demandando visto que se deixar de faz-lo poder responder por perdas e danos, art. 69, CPC.

2.3.1. Procedimento: A nomeao h de ser feita no prazo para oferta da defesa, art. 64, mediante incidente processual. Deferido o pedido, o Juiz toma duas providncias: suspende o processo e ouve o autor a quem surgem duas possibilidades:

a. Aceitar tcita ou expressamente a nomeao, caso em que dever promover a citao do nomeado e ocorre a extromisso do ru originrio- nomeante. (arts. 65 e 68 CPC). b. Recusar expressamente a nomeao, art. 65, caso em que ficar sem efeito a nomeao.

Ao nomeado abrem-se duas possibilidades: a. Reconhece a qualidade que lhe atribuda de forma tcita ou expressa, arts. 66 e 68, CPC. b. Recusa expressamente, arts. 66 e 67, CPC, segue-se processo contra nomeante que ter novo prazo para contestar. Esta ltima possibilidade bastante criticada pela doutrina, j que retira a utilidade do instituto acaso o nomeado possa simplesmente recusar a qualidade de ru que lhe imposta. Por conta disso, para alguns autores, acaso se vislumbre ao final do processo que a legitimao passiva cabia ao nomeado, que recusou a nomeao, este poder sofrer os efeitos da coisa julgada.

2.3.2. Modalidades: a. Nomeao autoria feita pelo detentor (art. 62, CPC). O detentor um mero instrumento da posse para o verdadeiro possuidor, assim, uma vez demandado dever nome-lo autoria, exemplo de detentores: mandatrio; motorista particular.
Art. 1.198 Cdigo Civil: Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas.

b. Nomeao autoria feita pelo preposto (art. 63, CPC). Prtica de ato por ordem ou em cumprimento das instrues de terceiro, exemplo de preposto: gerente/ administrador de determinada empresa, o qual, acaso demandado dever nomear autoria o preponente.
Art. 1.172 Cdigo Civil. Considera-se gerente o preposto permanente no exerccio da empresa, na sede desta, ou em sucursal, filial ou agncia.

Exemplos: Caseiro de determinada chcara: Em sendo demando em ao possessriareferente coisa chcara - dever nomear autoria o proprietrio do imvel, pois figura como mero detentor. Assim, o caseiro nomeante- ser excludo do polo passivo da demanda em que dever figurar o nomeado proprietrio. Motorista: Caso demandado em ao indenizatria por acidente de trnsito causado, poder nomear autoria o proprietrio do veculo se no momento do fato estivesse a cumprir ordens suas (ressalvam-se os casos de responsabilidade solidria).

2.4.DENUNCIAO DA LIDE: A denunciao da lide uma interveno de terceiro provocada: o terceiro chamado a integrar no processo, pois uma demanda lhe dirigida. Com efeito, o denunciante agregar ao processo pedido novo, assim, o processo ter duas demandas: a principal e a incidental. A sentena, por sua vez, dever abarcar a situao jurdica travada entre a parte e o denunciante (demanda originria que ser analisada preliminarmente) e entre o denunciante e o denunciado (incidente que ser analisado na eventualidade de derrota do denunciante). Assim, pode-se dizer que: A denunciao da lide consiste em verdadeira propositura de uma ao de regresso antecipada, para a eventualidade de sucumbncia do denunciante (DIDDIER, 2012, p. 381). . 2.4.1. Obrigatoriedade da denunciao: O artigo 70 do CPC estabelece ser obrigatria a denunciao da lide nos casos dispostos em seus incisos. Entretanto, para boa parte da doutrina, apenas a denunciao da lide por fora da evico (art. 70, I CPC) que dever ser obrigatria por fora do que dispe o art. 456 do CC, o qual j possui proposta de alterao, pois acaba por gerar enriquecimento ilcito do alienante. Assim, para a maioria da doutrina, considerando ser a denunciao da lide um exerccio do direito de ao, no poder ser um dever, mas direito que, acaso no exercido, acarreta indiscutivelmente o prejuzo de no se aproveitar o mesmo processo para propor a ao regressiva, mas no importa a perda do direito de regresso.

Ressalta-se que se trata de posio doutrinria, pois a redao do art. 70, CPC, ainda permanece no sentido da obrigatoriedade da denunciao.

2.4.2. Procedimento: a. Pelo autor (art. 74, CPC): O autor deve requerer a denunciao na petio inicial. Ordenada a citao do denunciado, o juiz suspender o processo, cabe ao denunciado: Abster-se, ocasio em que a ao continua apenas entre autor e ru; Defender-se negando sua qualidade, ocasio em que o autor seguir sozinho na demanda em face do ru; Comparecer e assumir a posio de litisconsorte ativo podendo at mesmo aditar a pea inicial.

b. Pelo ru (art. 75, CPC): O ru dever requerer a denunciao no mesmo prazo da oferta da contestao (15 dias). Ordenada a citao, suspende-se o processo, cabe ao denunciado: Aceita e contesta, (em havendo suspenso, reabre-se prazo para amos contestarem); Revel ou nega a qualidade que lhe atribuda, permanece apenas o denunciante; Confessa: a confisso de um no prejudica a do outro (art.350). Para alguns, o denunciado ocupar posio de assistente do denunciante, para outros de efetivo litisconsorte.

2.4.3. Modalidades: a. Denunciao da lide em caso de evico (art. 70, I do CPC): D-se a evico quando o adquirente vem a perder, total ou parcialmente, a coisa por sentena fundada em motivo jurdico anterior. Devido ao princpio da garantia, cabe ao alienante proteger o adquirente contra pretenses de terceiro (defeitos do direito transmitido).

Exemplo: Fraude contra credores: Mrcia - r em processo de execuo de ttulo extrajudicial movido por Jos - aliena determinado bem (uma casa)para Joo, que desconhecia sobre o embarao do imvel, a fim de fraudar a execuo, livrando-se dos bens de que era proprietria. Jos, por sua vez, toma conhecimento da fraude e ajuza demanda em face de Joo a fim de obter a penhora do bem que pertencia Mrcia. Joo (adquirente evicto), por sua vez, ir denunciar Mrcia (alienante- evictora) lide a fim de exercer sua garantia de evico, pois Mrcia dever ser responsabilizada por alienar imvel irregular a Joo.

b. Denunciao da lide nos casos do art. 70, II, CPC: So os casos em que o ru exerce a posse direta da coisa demanda. Trata-se de inciso ocioso considerando o inc.III, que j o abrange ao tratar do direito de regresso. Note-se aqui a diferena entre nomeao autoria e denunciao. Na primeira, o ru diz No sou parte, fulano sim, parte, como ocorre nos casos de mero detentor do bem; j na denunciao, o ru alega: Sou parte sim, mas tambm fulano o , como ocorre em caso de inquilino, visto que o locatrio exerce a posse em seu nome. Exemplo: Locatrio: Acaso demandado em ao que diga respeito ao imvel alugado, dever denunciar lide o locador proprietrio.

c. Denunciao da lide nos casos do art. 70, III, CPC: O inc. III abarca os casso de direito de regresso, excluindo-se os casos de fiana e responsabilidade solidria cujo regresso exercitado mediante chamamento ao processo. H duas correntes que tratam do conceito de direito de regresso a possibilitar a denunciao da lide. Corrente restritiva: O direito de regresso pretenso conferida por lei ou contrato a quem adimplindo uma obrigao que era sua, pode voltar-se contra terceiro para receber no todo ou em parte o valor prestado. Visa diminuir a possibilidade de denunciaes a fim de se evitar o comprometimento da razovel durao do processo; Corrente ampliativa:H direito regressivo toda vez que por fora da sucumbncia em juzo, ter-se- o direito de haver de algum o ressarcimento

do prejuzo sofrido. Sob o vis prtico: simplificam-se as coisas, evitam-se discusses tericas e prestigia-se o exerccio da funo jurisdicional. Ambas as correntes possuem seguidores tanto na doutrina quanto nos Tribunais.

Exemplo: Ato ilcito cometido por agente pblico (art. 37, 6, CF/88): Felipe Secretrio Municipal durante fiscalizao administrativa agride fisicamente determinado cidado. Luis (agredido) ajuizar demanda indenizatria em face do Municpio de Rio Grande (denunciante) e este denunciar Felipe (denunciado) lide a fim de obter o direito de regresso pelos prejuzos causados. Mrio causa acidente de trnsito: Jos (vtima do acidente) ajuza indenizao civil em face de Mrio (denunciante) o qual denuncia lide a sua seguradora (denunciada). A sentena, se procedente, condenar Mrio na ao principal, bem como a seguradora, no incidente, a arcar com a indenizao. (obs. h entendimentos de que a Seguradora pode ser condenada diretamente na demanda, pois responde solidariamente junto com o segurado).

2.5.CHAMAMENTO AO PROCESSO: Trata-se de interveno de terceiro provocada pelo ru que se funda na existncia de um vnculo de solidariedade entre o chamante e o chamado. Os chamados devem ao credor/autor e no ao chamante, h uma formao de litisconsrcio passivo ulterior e facultativo, ser unitrio ou simples a depender da dvida. H que se atentar para a diferena entre a denunciao lide e o chamamento ao processo. Na primeira, h relao apenas entre o denunciante e denunciado; j no chamamento h relao direta entre os chamados e o autor da demanda originria.

2.5.1. Procedimento: O ru requerer a citao dos chamados no prazo da contestao. Ordenada acitao, o processo ser suspenso, aplica-se analogicamente os dispositivos da denunciao lide (art. 79). A sentena que julgar procedente a lide valer como ttulo executivo em favor do que adimplir a dvida (art. 80).

2.5.2. Modalidades: a. Art. 77, I e II: Ambos os incisos abarcam o contrato de fiana: Exemplo: Fiador demandado em dvida oriunda de contrato: Poder chamar ao processo o devedor originrio da dvida, o qual responder perante o autor da demanda e como litisconsorte do chamante. (ressalta-se o benefcio de ordem que ampara o fiador, art. 827, CC).

ATENO! Contrato de fiana no origina denunciao da lide, mas sim chamamento ao processo. Segue a ementa de jurisprudncia do TJRS:
Ementa: AGRAVO DE INSTRUMENTO. LOCAO. PROCURAO. IMOBILIRIA. DENUNCIAO DA LIDE. Nada impede que a empresa administradora de imveis outorgue a advogado os poderes recebidos do locador do imvel, desde que o instrumento autorize. Precedentes desta Corte e do STJ. No cabe denunciar a

lide ao fiador, porquanto o devedor principal no possui ao de regresso contra aquele. DERAM PARCIAL PROVIMENTO AO AGRAVO DE INSTRUMENTO.
UNNIME. (Agravo de Instrumento N 70045336187, Dcima Quinta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Ana Beatriz Iser, Julgado em 16/05/2012).

b. Art. 77, III: Abrange os casos de responsabilidade solidria cujo melhor exemplo vem tratado no art. 18 do Cdigo de Defesa do Consumidor, assim, todos os participantes do da cadeia produtiva respondem em igual patamar e intensidade ante a demanda do consumidor:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo durveis ou no durveis respondem solidariamente pelos vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor (...) Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.

Exemplo: Mrcio adquiriu produto da marca Nestl no qual continha espcie de larva. Assim, Mrcio poder ajuizar a demanda em desfavor do Supermercardo que comercializou o produto. O Supermercado ru, por sua vez, poder chamar ao processo a empresa fabricante do produto Nestl para figurar como litisconsorte passivo. Na sentena, se procedente, a condenao recair sobre ambos que participaram da cadeia produtiva e que so responsveis perante o consumidor.

QUADRO SINTICO: Espcie Assistncia Oposio Palavra-chave Interesse Jurdico Pretenso autnoma Momento A qualquer tempo e At prolao Obrigatoriedade No da No

incompatvel Nomeao autoria

sentena. Sim, sob pena de perdas e danos.

Corrigir legitimidade ad Prazo da contestao causum.

Denunciao da Direito de regresso ou Petio inicial, se autor Sim, para obter a lide garantia requerer; pretenso regressiva

Prazo para contestao, na ao originria. se ru requerer. Chamamento ao Solidariedade passiva processo Prazo da contestao. No.

Anda mungkin juga menyukai