Anda di halaman 1dari 5

1.

Na ruptura, as tenses cisalhantes ao longo da superficie de ruptura alcanam a resistncia ao cisalhamento do solo. Os gros de solo escorregam e rolam uns por cima de outros ao longo da superfcie de ruptura. Na ruptura, as tenses de cisalhamento (t) ao longo da superfcie de ruptura igualam a resistncia ao cisalhamento (tf). Quando uma parte da massa de solo se desloca sobre a outra segundo uma superfcie que as separa, temos um processo de ruptura por cisalhamento. 2. Areias - As foras transmitidas so suficientemente grandes para expulsar a gua da superfcie, de tal forma que os contatos ocorrem realmente entre os dois minerais. Argilas - As partculas so envolvidas por molculas de gua de maneira que as foras de contato no so suficientes para remover estas molculas, e so elas as responsveis pela transmisso das foras. Caracterstica que provoca dependncia da resistncia velocidade de carregamento. 3. O ensaio de cisalhamento direto executado em uma caixa metlica bipartida, deslizando-se a metade superior do corpo de prova em relao inferior. O corpo de prova inicialmente comprimido pela forca normal N, seguindo-se a aplicao da forca cisalhante T.

4.

5.

6.

7. 8.

Esta fora impe um deslocamento horizontal (l) amostra at a ruptura do corpo de prova (que ocorre ao longo do plano XX). Para cada tenso normal aplicada ( = N/A), obtm-se um valor de tenso cisalhante de ruptura (= Tcis/A), permitindo o traado da envoltria de resistncia. Passos: i) Desatarraxam-se os parafusos da parte superior da caixa ii) Escolhe-se uma velocidade ideal para o ensaio, e liga-se a mquina iii) O corpo de prova comprimido por uma fora normal (N) ao plano de cisalhamento iv) No quadro metlico que suporta a pedra porosa superior e a parte superior da amostra, aplicada uma fora (T) que cisalha a amostra ao longo da superfcie horizontal. As tenses normal e cisalhante no plano de ruptura so: = N/a e = T/a , onde a rea da seo transversal da amostra. Grficos gerados: a) Tenso cisalhante (t) x Deslocamento horizontal (DH) b) Deslocamento vertical (DV) x Deslocamento horizontal (DH) c) Envoltria de resistncia de pico (tenso cisalhante x tenso normal) Grandezas calculadas a partir do ensaio a) Deslocamento horizontal (mm) b) Deslocamento vertical (mm) c) Fora cisalhante (kN) d) rea do plano de cisalhamento (cm2) e) Tenso cisalhante (kPa) A envoltria de resistncia obtida a partir de, no mnimo, 3 ensaios. Para cada ensaio toma-se os valores de tenso cisalhante mxima e tenso normal. Graficados esses ensaios, ajusta-se uma reta aos pontos. O coeficiente linear desta reta corresponde ao intercepto coesivo (c) e sua inclinao ao ngulo de atrito interno de pico (p). Vantagens: As principais vantagens do ensaio so a simplicidade de operao, facilidade de moldagem das amostras e o baixo custo. Desvantagens: O principal problema a ser apontado neste ensaio a imposio de uma superfcie de ruptura, principalmente em solos homogneos. O solo no rompe segundo o plano de maior fraqueza, mas ao longo do plano horizontal XX. Para solos arenosos permevel a curto prazo o ensaio CD e UU a longo prazo. Para solos argilosos saturados a curto prazo o ensaio UU e a longo prazo o ensaio CD. Aumentando os valores de do ngulo de atrito e valores da coeso aumentar resistncia pois aumentar o espao do envoltrio at a origem.

9.

10. 1) O crculo de tenses efetivas se situa deslocado, em relao ao crculo de tenses totais, de uma valor igual a u. 2) As tenses de cisalhamento em qualquer plano so independentes da u.

11. Em areias fofas o volume vais diminuir do fato agir compresso no momento em que atuam as tenses porque os gros tendem se aproximarem. No caso de areias compactas vai ocorrer inicialmente uma diminuio de volume logo ir ocorrer dilatncia atravs do atrito mais entrosamento entre os gros causando um aumento de volume. 12. CID ou CD Consolidated Drained Ensaio Adensado Drenado: tambm conhecidos como ensaios lentos (S slow), so ensaios que h permanente drenagem do c.p. Aplica-se a presso confinante e espera-se

que o c.p, adense (dissipao da poro-presso). Aumenta-se a tenso axial lentamente para que a gua sob presso saia (presso neutra durante todo ensaio nula). (drained consolidated; drenado, adensado). So ensaios em que o corpo de prova adensado previamente e depois levado ruptura drenada. Nestes ensaios o caminho de tenses totais e efetivas so idnticos, j que no h poropresses geradas. A velocidade de ensaio dever ser suficiente lenta para garantir a drenagem. CIU ou CU Consolidated Undrained Ensaio Adensado No Drenado: tambm conhecido como ensaio rpidos pr-adensado (R) onde primeiro aplicasse a presso confinante e deixa-se dissipar a presso neutra correspondente. O c.p. adensa sob a presso confinante. A seguir, carrega-se axialmente sem drenagem. O ensaio indica a resistncia no drenada em funo da tenso de adensamento. Se as presses neutras foram medidas, a resistncia em termos de tenses efetivas tambm determinada. Ensaio muito empregado pois permite determinar a envoltria de resistncia em termos de tenses efetivas num prazo menor que o ensaio CD (Ensaio Adensado Drenado). UU Unconsolidated Undrained Ensaio No Adensado No Drenado: tambm conhecido por ensaio rpido (Q quick), onde o c.p. submetido presso confinante e ao carregamento axial sem que permita qualquer drenagem. O teor de umidade permanece constante e se o c.p. estiver saturado, no haver variao de volume. A velocidade de carregamento pode ter influencia muito grande no resultado. 13. ndice de vazios no qual o c.p. no apresenta nem diminuio e nem aumento de volume por ocasio da ruptura areia ao ser carregada no e crt apresenta inicialmente ligeira diminuio de volume seguida de um aumento de volume; a variao de volume no momento da ruptura nula. o ndice de vazios em que a areia sofre deformao sem variao de volume, que o estgio para o qual a areia tende a ser rompida, independente do ndice de vazios inicial. e crit no uma caracterstica do material, mas depende da presso confinante a que ela est submetida. 14. Resistncia no drenada (Su) a resistncia que a argila apresenta quando a carga aplicada antes que ocorra o adensamento. Em laboratrio este parmetro obtido atravs do ensaio triaxial UU, com drenagem fechada na fase da tenso de confinamento e fechada na fase de aplicao da tenso desviadora. Em campo mede-se com ensaio de palheta. 15. N 16. A dilatncia ocorre com aumento de volume atravs do atrito e do entrosamento entre os gros de areia. Ocorrendo um desencaixe dos gros. 17. Entrosamento das partculas.

18. Coeso aparente: uma parcela da resistncia ao cisalhamento de solos midos, no saturados, devida tenso entre as partculas resultante da presso capilar da gua. Saturando-se o solo, esta parcela da resistncia desaparece. Exemplo do castelo de areia. Coeso real: provoca uma resistncia independente da tenso normal (cola entre as partculas). 19. possvel construir um castelo de areia com taludes de inclinaes verticais quando esta for adicionada agua de modo se atingir a coeso aparente. 20. Observa-se que o comportamento drenado das argilas NA semelhante ao das areias fofas, enquanto as argilas PA se assemelham as areias densas, no que tange ao seu comportamento tenso deformao. Do mesmo modo que se identifica um ndice de vazios critico em areias, pode se identificar o OCR com o qual no se observa variao de volume na ruptura. A principal diferena entre os dois materiais a compressibilidade, a qual muito superior em argilas NA. Adicionalmente, em areias a envoltria de resistncia sempre apresenta intercepto de coeso nulo. 21. O ensaio de palheta (Van Test) tradicionalmente empregado na determinao da resistncia cisalhamento no-drenada, Su, de depsitos de argilas moles. Este ensaio, sendo passvel de interpretao analtica, assumindo-se a hiptese de ruptura cilndrica, serve de referncia a outras tcnicas e metodologias, cuja interpretao requer a adoo de correlaes semi-empricas. Complementarmente, busca-se obter informaes quanto histria de tenses do solo indicada pelo perfil da razo de pr-adensamento (OCR). A palheta constituda de quatro aletas, fabricadas com alta resistncia, com dimetro de 65mm e altura de 150mm (para argilas rijas dimetro de 50mm e altura de 100mm). A haste, fabricada com ao capaz de suportar os torques aplicados, concduz a palheta at a profundidade de ensaio. O tubo preenchido com graxa para evitar a entrada de solo e eventuais atritos mecnicos. A aplicao do torque de 6/min -Ensaio com perfurao prvia -Ensaio sem perfurao prvia Algumas hipteses devem ser feitas, a fim de que o valor medido possa representar a resistncia ao cisalhamento rpida no drenada do solo (Su): Hipteses: a) Nenhuma drenagem durante o ensaio b) Isotropia e homogeneidade c) Superfcie de ruptura cilndrica d) Dimetro de cisalhamento: D e) Inexistncia de ruptura progressiva 22.

Anda mungkin juga menyukai