Anda di halaman 1dari 5

A Semana de Arte Moderna em 1922 e seus antecedentes Raul Mendes Silva INTRODUO As duas primeiras dcadas do sculo XX vinham

criando entre os intelectuais a insatisfao com os rumos da arte brasileira, amarrada na tradio acadmica. A Escola Nacional de Belas Artes, denominao que em 1890 sucedera Academia Imperial, parecia no ter resultado numa efetiva renovao do ensino das artes plsticas no Brasil, apesar das tentativas do primeiro diretor dos tempos republicanos, Rodolfo Bernardelli. Os tempos haviam mudado e uma camada mais ampla da populao tinha acesso s novidades do exterior. Em primeiro lugar, os membros das elites brasileiras viajavam muito, sobretudo para Paris, e verificavam o descompasso entre as artes (em nosso foco a pintura) europias e a atitude dos artistas nacionais. Em segundo lugar, a Repblica Velha continuava governando a partir do Rio de Janeiro, como havia acontecido durante todo o Imprio. Os rumos da economia, porm, tinham sido atrelados exportao do caf e ao desenvolvimento das exportaes de outros produtos. O eixo econmico havia-se deslocado da depauperada ex-capital do Imprio para a futura locomotiva econmica do pas, So Paulo.

Lasar Paisagem Lasar Segall, So Paulo

Segall brasileira,

(1891-

1957) Museu

A imigrao europia e asitica trazia vastos contingentes de trabalhadores politizados, muitos anarquistas e socialistas, que saam de seus pases para tentar a utopia e a sorte no Novo Continente, que lhes parecia a Terra da Promisso. No podemos esquecer que a Europa, assolada por guerras contnuas e ditaduras, tornara-se um barril de plvora pronto a explodir a qualquer momento como aconteceu na Primeira Guerra (1914- 18). ...No h condies de entender o advento do modernismo brasileiro sem se referir sua capital, So Paulo. A cidade recebe a maior riqueza do pas, o caf, cultivado sobretudo no interior do Estado e remetido ao porto mais prximo, Santos. Para dar conta do mpeto monocultor, o governo estimula a imigrao no incio do sculo. Forma-se o mosaico de povos: italianos, portugueses, espanhis, alemes, austracos, eslavos, srio-libaneses, japoneses...So Paulo desbanca definitivamente o Rio. Nesse momento, vanguarda artstica coincide com vanguarda econmica, modernizao, com modernismo. (Nelson Aguillar, As Fronteiras da Modernidade, in Arte Moderna, Fundao Bienal de So Paulo, 2000, pg. 38). ***

Anita (1889-1964) Palcio SP dos A

Malfatti ventania, Bandeirantes,

Estas transformaes sociais receberam tambm forte impacto das modificaes polticas no exterior. A Primeira Guerra Mundial (1914-18) tinha infludo em nossa economia e muito na indstria. A oligarquia de origem rural, que se mantivera no poder desde o Imprio e atravessara inclume os incios da Repblica Velha, comeava a ser questionada mais objetivamente. Os estados sulistas tinham recebido grandes contingentes de imigrantes qualificados e politizados e ali a insatisfao era maior. 1922 um ano emblemtico, precisamente o centenrio da Independncia. Os integrantes da Semana e os modernistas no afirmavam que tinham fundado uma Escola, um movimento harmnico ou integrado. Desejavam libertar-se emocionalmente, fugir dos cnones do academicismo para se expressar livremente. Tinham tambm conscincia de que no adiantaria chamar algo de modernista se com isso apenas se modificassem aspetos formais. Por exemplo, se um artista de esprito acadmico, naturalista, romntico ou simbolista, comeasse a pintar formalmente maneira expressionista, esse caminho no levaria a modificao cultural alguma. O que era necessrio era uma renovao profunda, nacional, patritica, ciosa dos valores nacionais e neste sentido o coroamento dos objetivos modernistas nos leva at Di Cavalcanti e Portinari.

Tarsila

do

Amaral

(1886-1973)

EFCB,

Museu de Arte Contempornea da USP Havia em primeiro lugar a conscincia de que algo precisava ser feito e que j tinha comeado, e nesse sentido era um movimento; propunha-se uma esttica de renovao. O Modernismo comeou em 1922, teria uma fase de maturao at o incio da dcada de 30 e ainda se prolongaria aproximadamente at 1945. Uma exposio recente, no Pao Imperial do Rio (Quando o Rio Era Moderno, 2000) mostrou que na ex-capital do Imprio tambm havia manifestaes modernistas mesmo antes da Semana de 1922 principalmente na arquitetura, pela ao do prefeito Pereira Passos mas a definio dos rumos do Modernismo foi mesmo na capital paulista.

Di Guaratinguet,

Cavalcanti, Museu

Cinco de

Moas Arte

de de

SP Assis Chateaubriand

Anda mungkin juga menyukai