Anda di halaman 1dari 24

Combates de Memrias.

Detrao e resgate dos veteranos do Vietn Ana Paula Spini

Resumo O artigo analisa o combate de memrias entre os veteranos do Vietn nas dcadas de 1980 e 1990. Se na dcada de 1980 as memrias vitoriosas foram as que denunciaram as atrocidades dos soldados norte-americanos no Vietn, na dcada seguinte emergiram memrias que procuraram resgatar positivamente a imagem do veterano. A emergncia, na dcada de 1990, de memrias at ento silenciadas, possvel em funo do espetculo bem sucedido da guerra do Golfo, deu-se em disputa com as memrias consagradas por filmes testemunhais sobre a guerra do Vietn produzidos em Hollywood na dcada de 1980. Palavras-chave: memria; veteranos do Vietn; Hollywood.

Abstract The article analyses the battle of memories among the Vietnam veterans in 1980s and 1990s. In the 1980s the triumphant memories denounced the atrocities committed by the American soldiers in Vietnam, whereas the ones emerged in the following decade attempted to retrieve the image of the veteran positively. The memories so far silenced in the 1990s, whose display was possible due to the successful spectacle of the Golf war, were uncovered in competition with the memories sanctioned by films witnessing the Vietnam War produced in Hollywood in the 1980s. Keywords: memory; Vietnam veterans; Hollywood.

1. Memrias vitoriosas na dcada de 1980 no cinema de Hollywood. Os filmes sobre o Vietn da dcada de 80 engrossaram as fileiras das denncias de atrocidades cometidas por soldados norte-americanos na Guerra do Vietn, vindas a pblico desde final da dcada de 60. As representaes dos veteranos como baby killers, usuais nas dcadas de 70 e 80, de comportamento desviante com o uso de drogas, apesar de terem se tornado emblemticas, no so as nicas encenadas, nem foram encenadas sempre da mesma maneira, tendo assumido significados diferentes e contrastantes.

Doutora em Histria pela Universidade Federal Fluminense; professora de Histria da Amrica na UNIABEU/RJ; anapaula.spini@gmail.com.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

Platoon e Nascido para Matar so dois exemplos de filmes que representaram negativamente aquilo que em Rambo foi celebrado o corpo viril e violento da America. Platoon 1 a histria de um jovem voluntrio de classe mdia norte-americana que v na guerra a possibilidade de encontrar uma opo de vida diferente da que os pais traaram para ele: a reproduo do prprio estilo de vida tpico da pacata classe mdia sintetizado em trs palavras casa, famlia e trabalho. A guerra significa para ele oportunidade, empreendimento e, neste sentido, ele traz para o Vietn local onde se passa a trama um trao cultural muito forte: a guerra significando tanto empresa para uma nao democrtica e seus cidados quanto rito. Stone romantiza esta busca empreendedora ao traar o perfil do protagonista Taylor como o jovem que chega inocente ao Vietn. A imagem do avio militar, abrindo a grande porta para despejar os recrutas no incio do filme, pode ser lida como uma alegoria do parto. Taylor chega inocente e o que lhe revelado a vida na sua crueza: veteranos decrpitos, corpos embalados em sacos pretos. Inicia-se o seu rito de passagem, de jovem esperanoso e inocente para homem sobrevivente, preparado para ensinar a lio da guerra. Taylor, Barnes e Elias formam o elenco de personagens principais. Taylor jovem, inocente, idealista e inexperiente. Barnes e Elias so sargentos e lderes do peloto e tm como caractersticas comuns a determinao e a experincia. So, contudo, os dois personagens, antagnicos. Enquanto Barnes aparece endurecido pelos horrores da guerra, Elias conserva grande sensibilidade no trato com os soldados do peloto. Esta oposio reforada pelo tipo fsico dos dois personagens e seu perfil psicolgico. Barnes msculo, duro, possui uma cicatriz enorme no rosto, enquanto Elias magro, sensvel e sua homossexualidade sugerida. Os personagens passam por transformaes diferentes, em tempos diferentes. Taylor deixa de ser, ao longo do filme, um jovem inocente, para se tornar um homem capaz de ensinar a lio da guerra. A dureza de Barnes, esculpida pelos horrores da guerra, torna-o um assassino. J a mudana de Elias se d fora da evoluo da trama. Ele deixa de acreditar na guerra e nos seus motivos e ainda assim permanece ali,
1

Orion Pictures, 1986. Direo: Oliver Stone. Roteiro: Oliver Stone. Produo:Arnold Kopelson. Produo executiva: Pierre David. Co-produtor: A. Kitman Ho. Fotografia: Robert Richardson. Msica original: Georges Delerue. Consultor tcnico militar: Capito Dale Dye (United States Marine Corp. (Ret.). Editor: Claire Simpson. Durao: 120 min. 4 oscar: melhor filme, melhor diretor, melhor montagem e melhor som.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

realizando as misses de maneira corajosa e determinada. Assim, os crticos da guerra so positivamente representados no filme. Como Barnes se torna o vilo ao assassinar vietnamitas civis e o companheiro de peloto Elias, fica implcito o juzo de valor de Oliver Stone a respeito de como deve agir um lder. O lder correto para Stone morre como um mrtir, defendendo com herosmo sua nao. Contudo, Stone no constri a personagem Barnes de maneira absolutamente negativa. D a ele caractersticas necessrias a um bom lder: determinao e fidelidade a uma causa. Isto confirmado pela fala, em off, de Taylor ao final do filme, quando este se reconhece como filho desses dois pais. O heri de Stone fruto do que h de melhor em Elias seu humanismo com o que h de melhor em Barnes sua determinao. Apenas Taylor sobrevive ao final da epopia, como aquele que est apto a realizar uma misso: ensinar a lio da guerra e reunificar a nao dividida. O espectador solicitado a identificar-se com Taylor, a emocionar-se com a morte de Elias, a rejeitar Barnes e a refletir sobre a lio da guerra. ONeill, o tenente, e Jnior formam o conjunto de personagens secundrios que compem o ncleo antagonista. Suas caractersticas levam o espectador a rejeitlos. ONeill o prottipo do adulador: acende os cigarros de Barnes, concorda com todas as idias dele, faz tudo que este manda sem pestanejar e tem, ao mesmo tempo, postura de superioridade na frente dos recrutas. O tenente no tem a liderana do peloto por ser incompetente. Quando toma a dianteira nos combates, provoca a morte de seus homens pelo fogo amigo. inseguro, sem poder de deciso e acata as ordens de Barnes, alm de se preocupar em manter as aparncias quanto a quem cabe dar as ordens. J Jnior mentiroso, covarde e usa de subterfgios para fugir do combate. o nico personagem totalmente desengajado da guerra e da nao. Ele negro e isso significativo. Nenhum outro personagem negro tem a fala de revolta contra o racismo como tem Jnior. Os outros negros enfocados positivamente tm a fala de crtica contra as desigualdades sociais como, por exemplo, King, quando ri ao saber que Taylor voluntrio, dizendo que s os ricos pretendem ser heris e contra os privilgios dentro do peloto de certos grupos quando Francis critica a poltica existente de favorecimento. Stone d a fala de revolta contra o racismo a um negro de carter duvidoso. Os crticos de cinema que escreveram sobre Platoon so unnimes em ressaltar o realismo do filme e a sensao dos veteranos de reviverem a guerra tal como

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

ela ocorreu. 2 Adotando a tcnica do cinema documentrio, Stone deu ao filme verossimilhana, legitimidade histrica, autenticidade, reconhecidos pelos norteamericanos e desejados pelo pblico sobre a Guerra do Vietn. Sendo precedido por filmes emblemticos como Apocalipse Now (Francis Ford Coppola, 1979) e O Franco Atirador (Michael Cimino, 1978), Platoon marcou no s o imaginrio norteamericano sobre a guerra, como tambm a cinematografia sobre filmes de guerra dos perodos posteriores. 3 Ganhador de quatro Oscar 4 , Platoon encenou a Guerra do Vietn do ponto de vista do veterano. A legitimidade do tratamento dado por Stone foi, em grande parte, determinada pela sua experincia na guerra, contada em tom autobiogrfico, e pelo reconhecimento da veracidade da histria por parte dos veteranos. Ao resgatar a sanidade e a lucidez do veterano, Platoon resgata a sanidade da prpria nao, sem deixar de fazer crtica desumanidade contida na guerra. O resgate da sanidade no foi possvel sem que vidas fossem perdidas, sem que atrocidades fossem cometidas. Stone critica claramente a instituio Exrcito e, principalmente, a justia militar. O heri do filme Taylor sendo um justiceiro, aquele que faz justia pelas prprias mos, o faz no somente porque est endurecido pelos horrores da guerra, mas porque o meio de garantir que a justia seja feita. O indivduo se sobrepe instituio, incapaz de cumprir sua funo na sociedade. Realizado em 1986, durante a administrao Reagan, e no contexto do revisionismo oficial sobre a Guerra do Vietn, Platoon no pode ser identificado como um filme que siga as orientaes ideolgicas conservadoras adotadas pelo governo norte-americano, mas ajuda a compor um quadro de elementos que, destinado a falar do Vietn, contribui para o resgate da guerra perdida e para a transformao da perda em lio. Esta lio tem um cunho religioso que vai do humanismo contrrio guerra e, portanto, pacifista, passando pela idia da positividade da guerra e o que ela pode ensinar nao.

Roger Ebert. Platoon. Chicago Suntimes. 30/12/1986. www.suntimes.com/ebert/ebert_reviews/1986/12/125248.html ; Acesso em: fev. 2004 Paul Attanasio. Platoon. Washington Post. 16/01/1986. www.washingtonpost.com/wpsrv/style/longterm/movie.../platoonrattanasio_a0ad90.ht. Acesso em: fev. 2004; Vincent Canby. Film: The Vietnam War in Stones Platoon. The New York Times.; Pauline Kael, Little shocks, Big Shocks. The New Yorker. 12/01/1987. www.newyorker.com/printable/?arquive/020311fr_archive01 ; 3 James Berardinelli. Platoon; top 100 all time. www.moviereviews.colossus.net/movies/p/platoon.html . Acesso em: fev. 2004 4 melhor filme, melhor diretor, melhor edio e msica.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

Nascido para Matar 5 conta a histria do engajamento militar de Joker, um jovem branco intelectual, desde o treinamento que o transformaria em um marine at o combate no Vietn. Joker irnico como irnico o olhar de Kubrick sobre os militares e sobre a Guerra do Vietn. Caracterizado como um intelectual, ctico religioso, que se alista como jornalista, Joker tem uma atitude ambgua em relao guerra: em seu capacete esto os dizeres nascido para matar e em seu uniforme est a insgnia da paz. Ao ser indagado por um superior sobre a contradio, responde que a ambigidade humana, tal como a define Jung. O sargento Hartman, representando o exrcito, um homem duro, cujo mtodo de treinamento submeter os recrutas a constantes humilhaes. Como exemplos de marines, cita Lee Oswald e Charles Whitman, dois assassinos. morto no final da primeira parte por Pyle, recruta constantemente humilhado por ele e, por isto, transformado ao longo do treinamento em mquina de matar. Nascido para Matar foge da frmula filme sobre o Vietn. O tom do filme a ironia, o combate no travado na selva, mas em uma cidade destruda, o que o faz parecer mais um filme sobre a Segunda Guerra Mundial do que um filme sobre o Vietn. O protagonista possui atitude de ativista antiguerra e no final no h lio a ser ensinada. O filme acaba aps a execuo do atirador, que uma mulher, e da volta do peloto ao combate. Nascido para Matar e Platoon podem ser considerados filmes testemunhais sobre a Guerra do Vietn. O primeiro foi feito a partir de uma adaptao da obra de Gustav Hasford Short-Timers inspirada na prpria experincia durante a guerra, como marine e correspondente de guerra; e o segundo, a partir da experincia de Oliver Stone como combatente. Considerando as datas de edio do livro de Gustav Hasford e realizao do filme, pode-se afirmar que so contemporneos. O livro foi editado em

Ttulo Original: Full Metal Jacket; Gnero: Guerra; Tempo de Durao: 117 minutos; Ano de Lanamento (EUA): 1987; Estdio: Warner Bros;. Distribuio: Warner Bros.; Direo: Stanley Kubrick; Roteiro: Michael Herr e Stanley Kubrick, baseado em livro de Gustav Hasford; Produo: Stanley Kubrick; Msica: Vivian Kubrick; Direo de Fotografia: Douglas Milsome; Desenho de Produo: Anton Furst; Direo de Arte: Keith Pain, Nigel Phelps, Rod Stratfold e Leslie Tomkins; Figurino: Keith Denny; Edio: Martin Hunter. Elenco: Matthew Modine (Recruta Joker / Narrador); Adam Baldwin (Animal Mother); Vincent D'Onofrio (Recruta Gomer Pyle); R. Lee Ermey (Sargento Hartman); Dorian Harewood (Recruta Eightball); Arliss Howard (Recruta Cowboy); Kevyn Major Howard (Recruta Rafterman); Ed O'Ross (Tenente Walter J. "Touchdown" Tinoshky); John Terry (Tenente Lockhart); Kieron Kecchinis (Crazy Earl); Kirk Taylor (Recruta Payback); Jon Stafford (Doc Jay); Ian Tyler (Tenente Cleves); Papillon Soo; Bruce Boa.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

1983 e o filme, exibido em 1987. Quatro anos separam as duas produes. So, portanto, ambos, produtos dos anos 1980. As dcadas de 70 e 80 do sculo XX assistiram a uma enxurrada de obras testemunhais de veteranos do Vietn, normalmente em forma de livros e posteriormente transformadas em filmes, que acabaram por criar um gnero de filme dentro do gnero guerra: o gnero Vietn. Era grande o volume de depoimentos de veteranos e o espao que tinham na mdia. Segundo Jerry Lee Lembke, veterano-ativista, em uma sondagem feita a partir do Freedom Information Act por B.G. Burkett, empresrio texano, foi encontrado que 75% das histrias de veteranos por ele acompanhadas eram parcial ou totalmente fraudulentas (LEMBKE, 1997). Na filmografia da Guerra do Vietn da dcada de 80, dois filmes podem ser considerados emblemticos: Rambo e Platoon. Com bilheteria espetacular para a poca 6 , tornaram-se referncia para os filmes de guerra dos perodos subseqentes. Colocar tais filmes, ideologicamente dspares, como emblemticos, tem implicaes sobre o significado de Hollywood para a cultura norte-americana. Se para o senso comum Hollywood tida como representante da ideologia hegemnica norteamericana, para o pesquisador, tal obviedade deve ser olhada com dvida e ceticismo. Neste sentido, torna-se pertinente investigar em que medida Hollywood atua tanto como um agente de controle social como de mudana. (SLOCUM, 2000). A imagem de uma indstria do cinema em sintonia com o establishment no fantasiosa. Hollywood foi, durante a Primeira Guerra Mundial, componente importante da propaganda governamental dos Estados Unidos, da campanha pela formao de uma opinio pblica favorvel aos esforos de guerra. Foi criado, para tanto, em abril de 1917, o Commitee on Public Information (CPI). Durante a Segunda Guerra Mundial, novamente Hollywood foi convocada para fazer a propaganda governamental da guerra, reafirmando sua importncia como veculo de formao de valores atinados com os interesses governamentais. O Departamento de Guerra trouxe diretores de Hollywood, notadamente Frank Capra, para injetar drama em documentrios, com formato de filmes, que transmitiam o sentido de misso inspirada na retrica governamental sobre a guerra. Os filmes de propaganda da Segunda Guerra Mundial tinham uma narrao autoritria acompanhada
6

Rambo teve uma bilheteria de $150.415.432 nos Estados Unidos enquanto Platoon alcanou $137.963.328, uma receita equivalente se considerarmos os nmeros dspares com relao aos outros filmes de guerra do perodo. Fonte: The Numbers box office data, movie stars, idle speculation. Disponvel em:< http:// www.the-numbers.com> Acesso em maio 2005.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

de fatos excitantes. Os filmes adotavam o estilo confidente pressupondo espectadores que partilhavam seus valores, objetivos e interpretao dos eventos em torno da oposio entre solidariedade nacional e o fascismo. Embora o isolacionismo tenha sido difundido durante a dcada de 30 e nos anos 1940-41, depois do ataque japons sobre Pearl Harbor, deu lugar a um forte apoio para o envolvimento norte-americano na guerra. (SPRINGER, 1991, p. 95) preciso, contudo, lembrar de dois outros momentos histricos em que Hollywood foi alvo da censura dos grupos mais conservadores da sociedade: o primeiro na dcada de 20, quando a direita crist se levantou contra Hollywood em um processo que culminou no Cdigo Hays na dcada de 30, e o segundo aps a Segunda Guerra Mundial, em que personalidades de Hollywood foram perseguidas pelo macartismo. No possvel afirmar que, a partir de 2001, com os atentados, Hollywood tenha seguido uma tendncia de apoiar incondicionalmente as polticas de George W. Bush. possvel vislumbrar crticas ao governo federal no universo cinematogrfico, tanto nos textos flmicos quanto nas manifestaes de artistas identificados a Hollywood: as manifestaes contrrias guerra do Iraque na entrega do Oscar, em 2003, em que artistas se apresentaram munidos de um smbolo da paz; a prevalncia de filmes deprimentes na entrega do Oscar em 2005; a crtica de Bush aproximao entre Kerry e Hollywood durante a campanha para presidente em 2004:

Kerry apareceu no palco logo depois que vrios artistas bem populares debocharam do presidente, inclusive com vrios ataques pessoais cruis e piadas vulgares, como as feitas pela comediante Whoopi Goldberg. ...Cada um dos artistas aqui presentes, disse Kerry multido, traz para vocs o corao e a alma de nosso pas.... ... Se voc diz que o corao e a alma dos Estados Unidos se encontram em Hollywood, eu temo que voc no seja o candidato dos valores conservadores (Bush apud WEBER, Bruce). 7

WEBER, Bruce. Bush critica proximidade entre Kerry e Hollywood; presidente diz que cinema no representa valores dos americanos, in The New York Times 04/09/2004. Para matrias indicativas dos outros aspectos tratados: BREZNICAN, Anthony. Filmes com temas deprimentes ameaam Oscar. Baixo astral e baixa bilheteria devem tirar o interesse na premiao, in The New York Times, 26/02/2005.; Astros de Hollywood se unem em campanha contra reeleio de Bush. Washington, 04/07/2004, 13h25. Uol Diverso & Arte. 04/07/2004.; DVILA, Srgio. Cruzada faz apologia velada da era Bush. Folha de So Paulo, Folha Ilustrada, Quarta-feira, 04 de maio de 2005; Entrevista com Ridley Scott: O filme no sobre a guerra ao terror! Folha de So Paulo, Folha Ilustrada, Quarta-feira, 04 de maio de 2005.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

Como indstria, Hollywood um rtulo de qualidade que se caracteriza pelo estabelecimento de padres para a realizao de filmes. So criadas frmulas de produo possveis de serem reconhecidas em funo da sua diviso em gneros cinematogrficos. Para cada gnero existem frmulas especficas, que orientam o espectador/consumidor na escolha do produto. Contudo, com isto no se quer dizer que em Hollywood no so feitos filmes que rompam com os padres estabelecidos. Ao contrrio, quando isto ocorre, e ocorre quando a recepo positiva, o filme passa a ser referncia para aqueles realizados posteriormente, que transformam novos recursos, novas linguagens, em um novo padro. Segundo Carlos Augusto Calil

Hollywood demonstrou ao longo de sua histria um deslumbramento com os escritores e dramaturgos famosos. Cada estdio disputava a primazia de ter sob contrato os melhores dentre eles[...] Emprestaram quela comunidade vulgar, onde imperavam homens de negcio ignorantes, um atestado de idoneidade intelectual. (CALIL in XAVIER, 1996).

Hollywood um chavo para se designar a indstria de filmes norte-americana sendo uma palavra que, na imprensa, abarca de realizadores a atores e atrizes, significando ento o mundo artstico no se constituindo em um totum monoltico ideologicamente, mesmo que tenha sido predominantemente veculo de valores conservadores da sociedade norte-americana. Sendo uma indstria de filmes, mais pertinente pens-la inserida em uma sociedade multifacetada, com contradies culturais, ambigidades e que volta e meia mergulha em crises identitrias que estaro representadas nas produes hollywoodianas. Parece, enfim, mais pertinente pensar a relao entre Hollywood, governo e sociedade como uma relao calcada na negociao que, dependendo do contexto histrico, pode fazer de Hollywood mais progressista ou mais conservadora e nacionalista. Tanto em um caso, como em outro, possvel identificar dissenses internas definidas pela viso de mundo dos diretores e atores. Em Nascido para Matar, traa-se a criao, dentro da instituio militar, do assassino na sociedade norte-americana. Na primeira parte do filme, a personagem que se destaca, apesar de no ser a personagem principal, o instrutor Hartman, representada pelo tambm ex-marine e instrutor R. Lee Ermey. Seu papel o do vilo, cujo perfil de duro lhe rende o apelido de John Wayne. A aluso a John Wayne no elogiosa, soando como crtica e deboche. Com isto, o filme realiza a crtica a um

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

10

importante representante do mito da fronteira na cinematografia hollywoodiana, ator consagrado pelos filmes de Western e de guerra das dcadas de 1940 e 1950. Gustav Hasford, Michael Herr e Stanley Kubrick 8 criticam mtodos militares de disciplinarizao do corpo e da mente do soldado. Os mtodos representados ao longo da primeira parte do filme so o achincalhe, o treino pesado, a punio ao grupo pelas infraes individuais, o batismo do rifle com nome de mulher, a orao ao rifle, a analogia entre potncia sexual e potncia militar, entre rifle e vagina, e entre uso do rifle e do pnis. 9 Os mtodos so: doutrinao, condicionamento fsico e punio. A crtica se estende idia de virilidade nacional atrelada ao cigarro Marlboro. (KELLNER, 2001, p.318). Na cena em que reclama da falta de ao da sua atividade de fotgrafo na base militar, Raftsman carrega embaixo do brao um pacote de Marlboro, cigarro smbolo de masculinidade cujo uso foi associado ao desejo de ser um homem de verdade maneira de um cowboy. Em Platoon, um mao de Marlboro no capacete do vilo Barnes revela sua identidade. Marlboro foi um acessrio escolhido por Stone para compor a personagem assassina da histria: msculo sim, e tambm truculento e rude. A forma como utilizada a marca do cigarro que desde a dcada de 1950 teve cowboys como garotos propaganda e que passou a simbolizar o tipo de homem ideal em Platoon e Nascido para Matar, revela a crtica desses dois filmes imagem do homem viril. A composio personagem/acessrio faz a inverso da imagem

publicitria, que associava o uso do cigarro a um mito norte-americano, a um heri. Em Nascido para Matar, a associao entre Raftsman e Malboro inverte as qualidades associadas ao cowboy: o personagem sensvel, inexperiente, imaturo. feita com certa ironia, revelando a falcia publicitria consuma e seja algum. Em Platoon, a associao entre Barnes e Marlboro inverte a imagem original do usurio como heri: no lugar do heri, o vilo. A iconoclastia de Hasford dirige-se aos mitos viris da cultura norte-americana: a Rambo, a John Wayne, instituio militar. A tosa dos cabelos dos soldados no incio do filme encena o incio da disciplinarizao dos jovens pela instituio militar. Pode ser lida, ainda, como a reao militarista da dcada de 80 propalada feminizao da

8 9

Autor do livro, roteirista e diretor, respectivamente. No dormitrio os soldados marcham e cantam a msica liderados por Hartman. No ombro direito seguram o rifle e na mo esquerda seguram o pnis: This is my rifle! This is my gun! This is for figthing! This is for fun!

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

11

cultura norte-americana, levada a cabo durante a Guerra do Vietn. Jovens estudantes, homens, de posse do direito de se obstar ao alistamento (objeo consciente), criaram um smbolo de protesto contra o militarismo na dcada de 60: deixaram seus cabelos crescerem. A importncia poltica dos cabelos longos para os ativistas antiguerra pode ser atestada na seguinte fala de um estudante da Columbia University em 1969:

[...]A cincia mdica tem descoberto alguma correlao positiva entre comprimento do cabelo e qualquer coisa inteligncia, virilidade, moralidade, cries, cncer . Homens de cabelos compridos, contudo, tm sido conhecidos por deixarem algumas pessoas doentes. Meu pai, por exemplo[...] Meu pai fala sobre a pssima impresso que as pessoas tm quando vem algum cabeludo. Eu retruco com a pssima impresso que as pessoas tm quando vem algum cheio de si com seu novo Cadilac brilhante, com um motorista uniformizado esttico ao lado. Mas pelas pssimas vibraes emanadas dos meus folculos, eu digo: timo. Eu quero zombar da polcia, blasfemar para as senhoras e deixar os homens de negcio preocupados. Quero que todos olhem para mim e digam: L vai um inimigo do estado, porque o que sou, como ns dizemos na atividade da Revoluo. Tambm, eu gostaria que as pessoas de paz me fizessem o sinal da vitria e eu gostaria de retribuir, para que assim pudssemos ser capazes de nos reconhecer uns aos outros. E cabelo um smbolo apropriado. Cabelos longos podem ser associados paz, porque o primeiro momento em que homens americanos tiveram que cortar o cabelo foi depois da Primeira Guerra Mundial, o primeiro momento que um grande nmero de homens americanos tornou-se militares... 10

Revolta, feminizao da sociedade, antimilitarismo e romantismo so os ingredientes da fala de protesto do estudante. 11 So ingredientes da Revoluo Cultural iniciada nos anos 60, dentre outros pases, nos Estados Unidos. Denncia, reao ao ressurgimento da nao masculinizada da era Reagan, antimilitarismo e cinismo so os ingredientes da narrativa do filme de Kubrick. Muito em comum, mas algo fundamental difere as duas narrativas: o tom da fala. Se no primeiro possvel visualizar a paixo,

A Protester at Columbia University Speaks on Long Hair and Revolution, 1969 .In: Hoffman, Elizabeth Cobbs and Gjerde, Jon. Major Problems in American History. Volume II: Since 1865. Boston, New York, Houghton Mifflin Company, 2002, p. 382-383. 11 [...]o romantismo representa uma crtica da modernidade, isto , da civilizao capitalista moderna, em nome de valores e ideais do passado (pr-capitalista, pr-moderno). Podemos dizer que, desde sua origem, o romantismo iluminado pela dupla luz da estrela da revolta e do sol negro da melancolia (Nerval) (grifos dos autores). Lwy, Michael e Sayre, Robert. Revolta e melancolia; o romantismo na contramo da modernidade. Petrpolis, Vozes, 1995, p.34.

10

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

12

a causa, no segundo, o cinismo revela ao mesmo tempo a falta de paixo e a incredulidade na causa. Hollywood no foi refratria ao embate entre interesses governamentais e interesses coletivos da populao norte-americana, inclusive nos filmes de guerra. O antimilitarismo de Kubrick, o apelo de Stone pela unidade nacional, bem como o militarismo do diretor de Rambo, Ted Kotcheff, esto inseridos neste contexto de preparao militar empreendida pela administrao Reagan, de reformulao da cultura do engajamento pelas instituies militares e de resistncia popular corrida nuclear. As verdades de Kubrick e Stone sobre o Vietn engrossam e ratificam as denncias de veteranos vindas a pblico, a partir de 1969, dos crimes cometidos por soldados norte-americanos no Vietn contra civis, incluindo mulheres e crianas. A fico que permite ao espectador viver as emoes provocadas pela ao da guerra, bem como de todos os sentimentos acompanhados como medo, dio, dor, pena e vergonha, permite que tais verses da guerra sejam consolidadas no imaginrio norteamericano. Tais verses, j presentes na cinematografia de Hollywood desde a dcada de 1970 (BEATTIE, 1998, p.63), contam agora com um fato novo: so filmes testemunhais, feitos a partir da memria de veteranos do Vietn, o que implica, por um lado, no resgate dos veteranos at ento fadados ao mito do veterano desajustado, perturbado, mas, por outro, na detrao de outros veteranos, encenados como violentos, assassinos, contra os quais era preciso lutar. Verses de veteranos que durante a dcada de 1970 denunciavam atrocidades, levadas s telas a partir da dcada de 1980, eram garantia de que eles, os que denunciavam, no seriam confundidos com os baby killers. Era a forma de redeno atravs da construo de uma linha divisria entre o veterano bom e o mau. A sua narrativa de denncia era o passaporte para a sua absolvio perante a sociedade e forma de reconhecimento e insero social. Sua verso produzia ou reforava uma ambigidade: veteranos eram viles, mas tambm podiam ser heris. A produo da ambigidade amenizou, de certa forma, na dcada de 1980, a rejeio da sociedade aos veteranos do Vietn, ainda que a imagem do veterano vilo tenha se tornado marcante no imaginrio norte-americano.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

13

2. Memrias subterrneas, memrias emergentes na dcada de 1990.

A seguir so reproduzidos relatos sobre a experincia de veteranos do Vietn, que constituem o material a partir do qual foram analisadas as memrias emergentes na dcada de 1990.

Lewis Puller Jr. por Joseph Galloway:

Ele cresceu sombra de seu pai, o mais condecorado marine da histria, e uma tradio familiar de servio militar que remonta Guerra Civil. Antes de tirar sua vida na semana passada, o ganhador do Pulitzer Prize, Lewis Puller Jr. resistiu o bastante dor e demonstrou coragem suficiente para satisfazer seus ancestrais. O pai, general Lew Chesty Puller, ganhou cinco prmios do Navy Cross, na carreira que incluiu combate no Haiti na dcada de 1920, na Nicargua da dcada de 1930, no Pacfico na dcada de 40 e na Coria na dcada de 50. O filho, segundo tenente, liderou um peloto Marine no Vietn por menos de trs meses, em 1968, quando pisou em uma mina com morteiro de 105 mm. A exploso arrancou sua perna direita at o tronco e sua perna esquerda a dez polegadas abaixo do tronco, retalhou as duas mos e abriu um ferimento no seu lado direito. Ele retornou com uma Silver Star e dois Purple Hearts para um pas que odiou sua guerra e virou as costas para aqueles que a lutaram. Quando sua famlia o viu, ele pesava menos do que vinte e sete quilos, e sua irm gmea rezava para que ele pudesse ter uma morte repentina e misericordiosa. Seu pai, que havia lhe ensinado que um verdadeiro homem no chora, chorou. Mas o homem que poderia ter morrido agarrou-se vida, suportando dois anos de cirurgias reparadoras e extenuantes terapias fsicas. Em toda aquela provao e uma dcada de depresso, alcoolismo, analgsicos e uma tentativa de suicdio, ele foi amparado pelo amor e fora da mulher com quem tinha se casado algumas semanas antes de partir para o Vietn, Linda Toody Puller. Mas, muitas pessoas, desconfortveis na presena de um sobrevivente, no conversavam com ele sobre as verdades da Guerra do Vietn. Ele retirou-se e medicou-se com usque escocs at que, em 1981, parou de beber e se juntou aos Alcolicos Annimos. Para se livrar dos demnios da guerra, comeou a escrever. Se eu pudesse, agora, reunir coragem para perdoar meu governo, para perdoar todos que tiveram opinies e atitudes com relao guerra diferentes das minhas e para me perdoar, ele disse, eu poderia, talvez.... encontrar a razo pela qual tenho lutado, primeiro no Vietn, e desde ento, contra uma morte alcolica. Seu livro, Fortunate Son, foi publicado em 1991 e aclamado pela crtica, ganhou o Pulitzer. Seu prximo projeto seria um livro sobre seu velho companheiro de hospital, Bob Kerrey de Nebraska, que perdeu a perna no Vietn, obteve uma Medalha de Honra e ganhou um lugar no senado dos Estados Unidos. Mas os demnios voltaram, amigos disseram, e Puller comeou a beber depois de 12 anos de sobriedade. Neste momento, ele no tinha Toddy; seu casamento acabou e ela se foi. Sua depresso aprofundou-se, e na ltima semana

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

14

disse a amigos que temia ter perdido a batalha. Dias depois, aos 48 anos, deu fim batalha com um nico tiro. Em uma entrevista na televiso em 1992, ao ser perguntado sobre o que diria a Deus quando chegasse ao cu, respondeu: Tenente Lewis B. Puller Jr. apresentando-se para o dever, senhor! Pronto para servir no inferno. 12 (GALLOWAY, 1994) Crane e Martinez por Susan Katz Keating Calvin Crane, veterano do Vietn e cineasta, realizou um documentrio sobre os veteranos da guerra, cujo objetivo era atravessar o mito e a fantasia, e contar a verdade depois de todos estes anos. (KEATING, 2003) Apesar de terem ganhado um prmio internacional com o documentrio em 2002, Crane e seus dois scios, a mulher Christel e Robert Martinez, tiveram seu filme rejeitado por produtores de televiso norteamericanos. Martinez e Crane, que serviram no Vietn, voltaram da guerra para um pas que difamou seu servio. A mulher de Crane, Christel, contou que o pai, tambm um veterano, sofreu a mesma difamao. Os anos se passaram, e Martinez e Crane se inquietaram com a consolidao dos esteretipos negativos sobre os veteranos do Vietn. Aos olhos da sociedade, o veterano do Vietn tornou-se um desajustado sem lar, profundamente marcado pela sua experincia de guerra que o impossibilitava de levar uma vida feliz e produtiva. Equivocada, a sociedade imaginou o veterano do Vietn como um violento psictico nos moldes de Rambo, a caracterizao de Sylvester Stallone de um veterano do Vietn, desajustado, que volta sua raiva explosiva contra a sociedade. Veteranos do Vietn tem h muito tempo se queixado das ofensivas representaes equivocadas. Isto um insulto s pessoas boas, disse Brad Bradshaw, juiz municipal que serviu no Vietn como tripulante a bordo de um bombardeiro. Nos mostrar como animais loucos isto uma injustia.[...] Para Jan Scruggs, fundador do Memorial dos Veteranos do Vietn em Washington D.C., veteranos do Vietn esto entre os mais bem sucedidos membros da sociedade. Dentre os quais, o diretor do FBI Robert Mueller, o fundador da AOL James Kimsey, e o E*Trade CEO Christos Cotsakos. [...]Crane e seus companheiros compilaram seu substancial arquivo de imagens em uma srie de quatro episdios.[...] O primeiro episdio, Homem versus Mito, trata das concepes erradas sobre os homens que serviram no Vietn. A segunda parte, Como Ns Vencemos a Guerra, mostra as batalhas vitoriosas que so geralmente retratadas como derrotas. Como Ns Perdemos a Guerra retrata a esquerda na poca da guerra e sua traio Amrica. O quarto episdio, A Nova Dispora, mostra a fora do povo vietnamita aps a derrota de seu pas pelas foras comunistas.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

15

A srie mereceu altos elogios de historiadores e veteranos. O primeiro comandante da Guerra do Golfo, o reservista General H. Norman Schwarzkopf, concordou em aparecer no incio do episdio. Em sua introduo, Schwarzkopf disse: O projeto Longo Caminho de Casa oferecer a todos os espectadores uma perspectiva nova e poderosa sobre os eventos que formaram aquela guerra e os homens que nela lutaram. Mas os homens de negcio da mdia no concordaram. Eles queriam a perspectiva dos norte-vietnamitas e dos ativistas americanos antiguerra uma perspectiva que os cineastas disseram ser bem conhecida. [...]Houve uma oposio bem marcada ao episdio Homem versus Mito. As maiores distribuidoras de TV a cabo PBS, CNN, The History Channel, Discovery, Quastar and MSNBC foram procuradas e o resultado foi o mesmo. Os termos parcialidade e tom freqentemente apareceram. Um produtor rejeitou o projeto, porque o vdeo era muito ufanista. [...] (KEATING, 2003) Jerry Lee Lembke por ele mesmo

Meu interesse inicial neste assunto [o mito do veterano do Vietn execrado] surgiu durante a Guerra do Golfo quando a administrao Bush invocou a imagem do veterano do Vietn ofendido pela sociedade para desencorajar a oposio Guerra do Iraque. Como veterano do Vietn, eu tinha sido um ativista antiguerra no incio da dcada de 70 e sabia que a idia dos ativistas cuspindo sobre os veteranos do Vietn era falsa. Meu interesse em pesquisar o assunto era entender porque tantas pessoas acreditam que esta imagem falsa verdadeira. O que encontrei que as histrias de violncia contra os veteranos forneceram uma desculpa para o pas, uma forma de a Amrica explicar porque tinha perdido a guerra. A larga narrativa urdida por estas histrias que a Amrica perdeu, no porque foi abatida por uma nao subdesenvolvida de asiticos, mas porque nossa misso foi trada em casa. Ns fomos derrotados pelo inimigo interno, no pelo inimigo externo. Ns fomos apunhalados pelas costas. Em relao aos soldados, a funo das histrias era reabilitar a identidade guerreira dos machos americanos da gerao Vietn: no fosse pelo lado feminino da cultura americana (manifestado no movimento das mulheres, nos longos cabelos masculinos, no movimento pelos direitos dos gays) ns teramos vencido. O problema desta desculpa que inconsistente de registro histrico. A verdade que G.I.s [soldado raso] e veteranos eram uma parte essencial do movimento antiguerra. Inclusive, no final da guerra, veteranos tiveram um papel de condutores e militantes na oposio guerra.[...] A imagem dos veteranos como militantes antiguerra, autorizada por suas experincias nos tempos da guerra, tem sido substituda pela imagem do veterano-vtima atacado e enlameado. (LEMBKE, 1997) Analisando e interpretando

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

16

Trs relatos, cinco veteranos. Um jornalista (Galloway), um suicida (Puller), dois cineastas (Crane e Martinez) e um socilogo (Jerry Lee Lambke). Em comum, alm do fato de serem norte-americanos, o fato de serem veteranos do Vietn. Cinco homens que viveram a experincia da guerra, experincia esta que interferiu no seu futuro profissional, ou, no caso extremo, na falta de futuro, mas tambm e, fundamentalmente, que legitimou a elaborao, por cada um deles, da verdade sobre o Vietn. Contudo, dos cinco, quatro possuem fala articulada, sendo que um deles sucumbiu ao silncio e matou-se. Tais verdades sero aqui tratadas como memrias, processo elaborado no tempo histrico, em uma anlise que no se preocupa em averiguar a credibilidade do que dito, mas investigar a estrutura e o significado de sua construo narrativa dos acontecimentos (PORTELLI, 2001, p.107) e das prprias interpretaes dos veteranos. Tais relatos apontam, em primeiro lugar, para o fato de que se possvel falar em memria coletiva dos veteranos da guerra do Vietn, essa memria dividida. O texto solene e sentimental de Joseph Galloway uma homenagem a um veterano do Vietn, fsico e psicologicamente marcado pela guerra. Galloway assume o papel de porta-voz do veterano que, segundo ele, foi silenciado pela sociedade. Sua fala opera resgatando Puller do silncio. estabelecida a relao entre dever individual e tradio familiar. A homenagem a Puller iniciada com a evocao da tradio guerreira familiar que remonta poca da Guerra Civil, com destaque ao pai, que esteve engajado nas guerras americanas entre 1930 e 1950, quando na dcada de 60 deu lugar ao filho. Neste sentido, Puller pertenceria a uma linhagem de combatentes cuja antigidade respaldada pela referncia a uma guerra mtica do sculo XIX. Mas se a histria de Puller merece ateno, a narrativa de Galloway sobre essa histria o foco da anlise. Assim, a questo central que se levanta com relao a essa matria a seguinte: por que transformar em espetculo o martrio desse veterano, em 1994, com a exibio do seu corpo estraalhado e flagelado e do suplcio fsico e psicolgico a que foi submetido por 27 anos? A exibio do corpo supliciado do criminoso em praa pblica nas sociedades europias e em algumas provncias norte-americanas at o sculo XVIII era sustentada pela poltica do medo, que tornava sensvel a todos, sobre o corpo do criminoso, a presena encolerizada do soberano, significando no a demonstrao da perda do controle da justia, mas a manuteno do controle atravs dos excessos dos suplcios. (FOUCAULT, 1986, p.35)

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

17

possvel realizar a aproximao entre o supliciado de Foucault e o de Galloway? Talvez seja possvel a partir daquilo que os distancia inexoravelmente. O primeiro criminoso, o segundo vtima; o primeiro foi supliciado pela justia, o segundo pela guerra; o suplcio do primeiro produzido no momento da exposio, o do segundo dura 27 anos a contar do flagelo fsico, o que permite uma narrativa memorialista. Contudo, ambos tm uma funo simblica, o primeiro de reativar o poder do soberano, o segundo de reativar a unidade nacional a partir do martrio do veterano. As duas funes simblicas so funes de poder. O lugar de Galloway o autoriza a expor o suplcio: como veterano, como jornalista que registrou os horrores da guerra e como membro da sociedade em nome da qual o veterano foi supliciado. Se a primeira sustentada pela poltica do medo, a segunda sustentada pela poltica da culpa, cuja exemplaridade do martrio coloca a sociedade como co-autora. Esta fala de Galloway, ao expor o flagelo do veterano, luta contra a imagem do veterano violento veiculada nas dcadas de 1970 e 1980 no cinema e na televiso. Ainda que a exposio de Puller mostre um homem desajustado imagem condizente com a memria coletiva prevalecente sobre o veterano do Vietn seu desajuste explicado em termos de excluso social, uma vez que mostra Puller como guerreiro contra o seu prprio flagelo. Sua fala opera no sentido de mostrar uma vtima da guerra e da sociedade norte-americana. Contra o veterano violento, o veterano vtima. Crane, Martinez e Lembke no se enquadram na tentativa de construir uma imagem de veterano supliciado e desajustado socialmente. Ao contrrio, tm como objetivo no trabalho veicular uma imagem diferente. Os dois primeiros pretendem mostrar no seu vdeo uma imagem de veteranos bem-sucedidos, estveis, importantes para a sociedade. Lembke toma outra direo, apresentando uma interpretao acadmica da consolidao da imagem, nos Estados Unidos, do veterano execrado pela sociedade em geral e pelos ativistas antiguerra em particular. Para Lembke, o socilogo, o mito do veterano-vtima foi usado tanto pelo governo de George Bush para desencorajar o movimento antiguerra excluso social. quanto pelos veteranos para explicar a sua

O mito do veterano do Vietn execrado e a larga narrativa de traio ajudaram a construir um providencial e convincente subterfgio. Se o pas no podia reagir dor dos desabrigados e drogados causada pelas demisses em massa, talvez pudesse fazer melhor se a causa fosse a

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

18

guerra e seus efeitos lentos. Na ausncia de um movimento social com base na conscincia de classe para articular e dirigir sua raiva, milhares de veteranos do Vietn verdadeiramente vitimados pela luta de classes travada sobre os trabalhadores americanos durante as dcadas de 1970 e 1980 encontraram o facilitador para atribuir a guerra seus comportamentos desviantes deslocando do fator econmico. Os asilos de desabrigados foram destinados aos veteranos e no aos desempregados da U.S. Steel. Talvez as memrias falsas no sejam mais comuns para os veteranos do que para qualquer outro segmento da populao. Mas parece que, nos dois casos, elas no so incomuns. (LEMBKE, 1997)

Lembke explica a vitimizao dos veteranos atravs da sua condio de classe e no por sua condio de grupo identificado guerra. Contudo, o que aqui importa o seu julgamento sobre as memrias dos veteranos at ento prevalecentes. um

acadmico cujo tema de interesse tem relaes com sua experincia de veterano e ativista antiguerra. Ainda que a relao entre experincia e tema estudado seja usual entre pesquisadores acadmicos, certas concluses e nomenclaturas podem ser em grande parte derivadas de questes levantadas a partir de uma experincia de ressentimento, como se nota no caso de Lembke. A impossibilidade de distanciamento afetivo do tema leva a concluses nas quais perpassam um juzo de valor. Lembke considera a existncia e a vitria das memrias falsas. Isto , tanto um resultado de um procedimento de investigao quanto o ponto de partida para uma ao militante: preciso restituir a verdade memria dos veteranos do Vietn. Aquilo que ele revela de grande valor o apagamento do veterano ativista da memria coletiva deve ser investigado no como falseamento da memria, mas como um processo de enquadramento da mesma, processo este que pressupe uma disputa entre veteranos ativistas e discurso oficial seja ele vindo do presidente da repblica, do comandante em chefe do Exrcito na poca da guerra, ou de qualquer outro. O que parece ser fundamental investigar o processo que apagou o veterano ativista da memria coletiva: se de fato ocorreu, sob que bases se deram a luta entre a memria oficial e a memria dos veteranos ativistas? Que fatores contriburam para este esquecimento? 13 . Tal proposta, contudo, extrapola os objetivos deste artigo. Segundo Susan Katz, os Crane coletaram dados a partir dos critrios de estabilidade no casamento, existncia de filhos, grau de escolaridade e nvel de
Para uma anlise dos grupos de veteranos antiguerra durante a guerra e nas dcadas subseqentes ver BEATTIE, Keith. The Scar That Binds; american culture and the Vietnam war. New York University Press, 1998, pp.37-38 e 96. Um filme importante pra esse tipo de anlise Nascido em 4 de Julho, de Oliver Stone, baseado na histria do veterano Ron Kovic.
13

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

19

desemprego para medir o grau de estabilidade da vida dos veteranos do Vietn. A concluso a que chegaram que os veteranos do Vietn so estveis, valiosos membros da sociedade.

Os Cranes encontraram que em 1985, por exemplo, oito entre dez veteranos do Vietn eram casados com a primeira esposa. Deste nmero, 90% tinham filhos. Tambm em 1985, 30% dos veteranos do Vietn tinham freqentado a universidade, se comparado a 24 % de seus pares no-militares. Em 1994, o desemprego entre os homens de 18 anos era de 6%; para os veteranos do Vietn, o ndice era de 3,9%. (KEATING, 2003)

Outra pesquisa que, como a de Crane, procura reabilitar a imagem do veterano do Vietn foi realizada pelo Vietnam Veterans Memorial Fund (VVMF) em 2002, e concluiu que algumas idias dos adultos sobre os veteranos do Vietn no so baseadas em fatos.
Dos entrevistados entre 18 e 35 anos de idade, apenas 11% viam os veteranos do Vietn como pessoas geralmente bem sucedidas que tm dado contribuies positivas em suas vidas ps-guerra. 71% os vem como pessoas emocional ou psicologicamente perturbadas, e 51% responderam que os filmes ou televiso tm influenciado suas idias sobre o que estes veteranos so. (HANSON, 2003)

Estes dados foram apresentados pelo VVMF como uma justificativa para um programa de ensino a partir da formao de um quadro de professores veteranos da guerra do Vietn uma vez que
[...] imperativo que os estudantes compreendam inteiramente a Guerra do Vietn e seu impacto em nossa nao. Estamos comprometidos em preparar professores com recursos teis e formas criativas de educar seus alunos sobre a Guerra do Vietn e sobre os homens e mulheres que serviram e se sacrificaram durante este longo conflito. 14

Identificar a ideologia veiculada por cada perspectiva no suficiente para compreender a fala de cada agente da memria. A memria construda a partir da prpria experincia na guerra, do contexto histrico que permite ou restringe a veiculao de determinadas verses, do lugar social instruo, profisso, renda, dentre outros de onde se fala, dos dilogos e disputas estabelecidos com outras memrias e

Jan Scruggs, VVMF presidente, veterano do Vietn e membro do VFW (Veteran Foreign Wars). Apud. HANSON, Shannon. Op.cit. O programa consiste em formao de um currculo voltado para a Guerra do Vietn, distribudo gratuitamente em aproximadamente 40.000 escolas dos Estados Unidos middle e high schools.

14

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

20

representaes. Tudo isso leva a atitudes que podem ser pensadas em termos de viso de mundo dos agentes de memria. Tanto Crane quanto Lembke falam de um lugar so veteranos que os autoriza a falar a verdade. Neste sentido, sua fala opera em disputa com outras. Crane disputa com uma fala que legitima, como imagem do veterano, a do perturbado e desajustado. Essa fala estaria sendo promovida pelos homens de negcio da grande mdia norte-americana. Crane assume a posio de reivindicador da fala autorizada, reforada pelo prmio internacional cuja nacionalidade omitida na matria contra a mdia poderosa, que recusou um vdeo, por ela considerada ufanista, sobre a Guerra do Vietn, em pleno 2003, no auge da campanha de guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. Isto inverte posies definidas por adeses ideolgicas: quem reivindica, o faz em nome de um revisionismo conservador e moralista na medida em que aponta a esquerda como traidora quem recusa o revisionismo conservador a mdia historicamente apontada pela esquerda como conservadora, instrumento do poder e reprodutora do discurso oficial. 15 E mais. Ao se queixar da rejeio de seu vdeo pela mdia, Crane lana mo do mito do veterano execrado, apontado por Lembke, e se coloca na condio de veterano vtima. Lembke disputa com a memria oficial que na dcada de 1970 culpou os ativistas antiguerra pela derrota na guerra, e na dcada de 1990 se apropriou da imagem do veterano vtima para desencorajar os movimentos antiguerra durante a Guerra do Golfo. O que Lembke enfatiza a vigncia do que ele chama de falsa memria, a memria do veterano execrado pelos ativistas. Durante a dcada de 1970 houve um investimento governamental em explicar a derrota na guerra do Vietn em termos de derrota definida em casa. Segundo Keith Beattie

preciso investigar os pontos de aproximao e distanciamento da mdia em relao ao discurso oficial para questionar a reduo da explicao sobre os posicionamentos da mdia ao mbito do ideolgico. preciso considerar outros fatores como confiabilidade, tica e a opinio pblica. Recentemente a Warner Bros. rejeitou um documentrio do diretor de Trs Reis por consider-lo poltico: o filme faria a crtica guerra do Iraque. A alegao da Warner foi que o filme poderia ser considerado campanha indireta presidncia da repblica, favorvel ao candidato democrata John Kerry. O presidente da Warner Brothers, Alan Horn, um democrata militante e por isto [...]quis evitar a sensao de que ele poderia estar utilizando os estdios para apoiar suas prprias convices polticas. Waxman, Sharon. Distribuio de filme sobre o Iraque cancelada; Warner Bros. afirma que a deciso baseada em motivos polticos. The New York Times, Los Angeles, 02/09/2004. Disponvel na internet no site www.uol.com.br uol mdia global. Tal posicionamento do presidente do estdio aponta para o fato que o engajamento ideolgico nem sempre assume fator determinante na mdia para veicular ou no certas imagens. No caso, a imagem da empresa na sociedade foi preponderante adeso poltica do seu presidente.

15

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

21

A lenda da punhalada nas costas nutre a idia de que certos grupos domsticos foram responsveis pela derrota militar dos Estados Unidos no Vietn. De fato, o mito sustenta que grupos internos traram a America e transformaram o pas em um gigante compassivo, desamparado, como sugeriu Richard Nixon. Norman Podhoretz ressaltou a referncia da falta de poder implcito no mito quando, em 1985, afirmou que o resultado da traio foi a impotncia dos Estados Unidos. [...] O movimento antiguerra foi denegrido atravs da propagao da tese da punhalada nas costas, o que pode ser exemplificado na idia de William Westmoreland que uma minoria de oposio, mal dirigida... magistralmente manipulada por Hanoi e Moscou levou derrota da Amrica no Vietn.
(BEATTIE, 1998, p.21)

Esse investimento governamental ressaltou e acirrou a diviso interna prevalecente desde o final da dcada de 1960, quadro que comeou a se transformar com a administrao Reagan. Recusando-se a apontar diretamente os culpados da derrota, Reagan passou a contrapor ns a eles. 16
A operao de definio de ns e eles nas representaes da guerra e seu impacto nos Estados Unidos demonstra que a cura ocorreu entre o povo veteranos e no veteranos, ativistas antiguerra e aqueles que apoiavam a guerra silenciosamente, brancos e negros. De fato, a caracterstica da construo da unidade dentro de tais representaes a demonizao dos burocratas do governo como culpados pela derrota na guerra enquanto o povo representado como unificado contra eles. 17 (BEATTIE, 1998, p.25)

Essa construo da unidade em detrimento da diferena que se expunha sem ataduras, na dcada de 1970, pretendia o esquecimento da diviso interna. Esquecimento que Lembke identifica atingindo os veteranos ativistas, representao do veterano vencida pela representao do veterano-vtima. Em outro trecho do artigo ele afirma:

Hoje, possvel falar para uma turma de faculdade e dentro de minutos criar um debate animado com jovens de vinte anos sobre PTSD[post-traumatic stress disorder] e veteranos do Vietn. Os estudantes tm imagens suficientes do veterano perturbado, sem lar, violento e descontrolado para manter o debate. Eles tambm sabem
Entende-se, assim, a importncia da eleio de um inimigo externo para realizar a cura da ferida da diviso interna. Neste caso o inimigo externo foi identificado como o imprio do mal. Hoje, sob a administrao de George W. Bush, o inimigo identificado como o eixo do mal. Identificar o inimigo com o mal faz com que a prerrogativa do bem esteja sempre com os Estados Unidos, cuja luta assume uma dimenso religiosa. 17 Ibid. p.25.
16

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

22

sobre os ativistas chamando os veteranos de baby killers e cuspindo neles. Mas tente falar para eles sobre o Vietnam Veterans Against the War (VVAW), as casas de caf dos soldados antiguerra e voc atrair olhares perplexos. A histria real da resistncia guerra de soldados e veteranos foi esquecida, a imagem de uma gerao de jovens homens habilitados pelas suas experincias na guerra desapareceu nas imagens deles como vtimas. (LEMBKE, 1994)

O que Lembke reclama o apagamento na memria coletiva da imagem do veterano como ativista antiguerra. Sua fala revela o recurso presente no mito da punhalada nas costas de atrelar o ativista ao civil para desqualificar a fala do ativista no esteve na guerra, por isto no autorizado a falar, recurso discursivo recorrente nas falas governamentais que demonizaram a esquerda como traidora da America. (SPINI, 2005, p.63) Galloway, por sua vez, disputa com a fala prevalecente nas dcadas de 1970 e 1980 que construiu uma imagem de veterano violento, como soldado baby killer. Para isto, Galloway lana mo do mito do veterano execrado pela sociedade. O mesmo feito por Crane. O primeiro carrega nos tons do vermelho sangue para promover a histria esquecida de um veterano cuja imagem tornou-se um clich em se tratando de veterano do Vietn, enquanto o segundo usa do mito para se autopromover, j que a histria que conta no de veteranos vitimizados, mas bem-sucedidos. Lembke pretende algo diferente: resgatar o ativista antiguerra do esquecimento. Se Lembke reivindica a emergncia de memrias esquecidas, e Crane, a emergncia de memrias silenciadas, Galloway reivindica o reconhecimento de um homem no de uma memria que foi esquecido e silenciado pela sociedade. Temos os seguintes agentes de memria: Galloway, Lembke, Crane e Martinez e Susan Katz como articulista da VFW (Veterans of Foreign Wars); os seguintes agenciadores de memria: a mdia que decide as verses que sero veiculadas e o governo que se apropria da fala dos veteranos para capitaliz-la em prol de novas guerras. Galloway conseguiu uma projeo considervel em termos de penetrao na mdia: escreveu um livro com Hal Moore sobre a experincia de ambos na batalha de Ia Drang em 1965, livro que seria adaptado para o cinema em 2001(SPINI, 2005, p. 85131). Aqui, Galloway se distancia de Crane que, ao falar do sucesso dos veteranos do Vietn, no foi bem-sucedido na venda de um produto by veterano entre a mdia norteamericana. Puller seria, aos olhos de Lembke, Crane e Martinez, o veterano-modelo da

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

23

memria oficial e da mdia. Os veteranos que reivindicam a verdade so agentes de memrias silenciadas nas dcadas de 1970 e 1980. Tais memrias emergem, a partir da dcada de 1990, em disputa com as memrias de veterano violento, baby killer, desajustado e desequilibrado, consagradas pelo cinema de Hollywood. Atravs de um mecanismo discursivo, Galloway capta os sentimentos contraditrios da sociedade em relao aos veteranos do Vietn comiserao e repulsa para capitaliz-los a favor da reviso desta contradio e consolidao da imagem positiva. Torna-se possvel, pois, compreender que, em tal dispositivo discursivo, a denncia arma da esquerda antiguerra durante e aps a guerra apropriada pelo discurso revisionista de Galloway.

* * *

Foi realmente como nos filmes? a pergunta dos alunos de Jim Bowman, professor que, dentro do programa do VVMF, tem dado nfase especial Guerra do Vietn desde 2003. Segundo Bowman, as questes mais comuns so sobre os assassinatos, sendo que uma das concepes mais equivocadas de alguns estudantes considerar os G.I.s como assassinos de crianas. O filme que Bowman considera mais prximo da verdade sobre a Guerra Fomos Heris. 18 Crane rebate os esteretipos de alguns filmes da dcada de 1980: Platoon e Rambo. Nesses filmes estariam os maiores mitos, aos olhos de Crane, sobre a imagem do veterano do Vietn: do seu prazer em assassinar e do mau comportamento no uso de drogas, em Platoon, e do criminoso, em Rambo. Crane refuta as imagens com mais dados: aproximadamente 90% cumpriram o servio com integridade, sendo que atualmente 90% dos engajados em combates pesados disseram ter orgulho de terem servido, e considera que estatisticamente insignificante o nmero de veteranos do Vietn presos aps voltarem para casa. 19

Ano 2002, diretor: Randall Wallace; adaptao da obra de Hal Moore We Were Soldiers and Yang. O filme trata da primeira batalha da guerra do Vietn, com a vitria dos Estados Unidos, a partir da perspectiva do tenente-coronel Hal Moore. 19 Na matria de Susan Katz no esto indicadas as fontes usadas, o que fragiliza a confiabilidade dos dados. Contudo, tais estatsticas elucidam os aspectos atravs dos quais Crane pretende reabilitar a imagem do veterano: estabilidade atravs da estrutura familiar, do emprego e da escolaridade. Esclarecem tambm sobre a importncia do cinema na formao do juzo de valor do pblico sobre os veteranos.

18

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

24

O que merece considerao que os filmes de Hollywood so referncias para a fala dos que pretendem uma reviso sobre a imagem dos veteranos do Vietn e para a formao do juzo de valor dos estudantes sobre a guerra e sobre os veteranos. Isto faz com que os diretores de Hollywood tambm ocupem um lugar de destaque como agentes de memria sobre o Vietn, especificamente, e das guerras americanas de maneira geral.

BIBLIOGRAFIA
BEATTIE, Keith. The Scar that Binds; American culture and the Vietnam War. New York: New York University Press, 1998. BERNSTEIN, Matthew. Ed. Controlling Hollywood: Censorship and Regulation in the Studio Era. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press, 1999

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir; histria da violncia nas prises. Petrpolis, Vozes, 1986. GAINES, Jane. Ed Classic Hollywood Cinema: the Paradigm Wars. Durham, NC; Duke University Press, 1992. GALLOWAY, Joseph L. Last week, the Vietnam war killed this man. In: US news & World Report. May 23, 1994. Disponvel em www.findarticles.com/p/articles/mi_m1218/is_n20_v116/ai_n12435166. Acesso em: Abril 2005. HANSON, Shannon. Vietnam vets bring their experience to the classroom: with help from the Teaching Vietnam Teachers Network, both experienced and novice veteranteachers are educating their students about the truth of the Vietnam War. IN: VFW Magazine. Feb.2003. KEATING, Susan Katz. A long way home for the truth about Vietnam veterans: for two Vietnam veteran film producers, the quest to convey the facts about vets of that war has become their personal crusade. But those in the mainstream media are determined to perpetuate the negative stereotypes award-winning documentary television series deals with the Vietnam War. In: VFW Magazine, March, 2003. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mdia, Bauru, SP: EDUSC, 2001. LEMBKE, Jerry Lee. Myth, spit, and Vietnam vets: more on the politics of memory. In: Tikkun, Maro-Abril, 1997. POLAN, Dana. Power and paranoia; History, Narrative and America Cinema 19401950. New York, Columbia University Press, 1986.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

25

PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito e poltica, luto e senso comum. In: FERREIRA, Marieta de Moraes e AMADO, Janana.(orgs.) Usos & Abusos da Histria Oral.Rio de Janeiro, FGV, 2001. SLOCUM, J.David. Film violence and the institucionalization of the cinema. Social Research, Fall, 2000. Disponvel em <http://www.findarticles.com/p/articles/mi_m2267/is_3_67/ai_66888954> . Acesso em: nov. 2007 SPINI, Ana Paula. Ritos de Sangue em Hollywood; mito da guerra e identidade nacional norte-americana. Tese de Doutorado; Universidade Federal Fluminense, Niteri, 2005. SPRINGER, Claudia. Military Propaganda: Defense Department Films from World War II and Vietnam. IN. ROWE, Jonh Carlos and BERG, Rick. The Vietnam War and American Culture. New York: Columbia University Press, 1991. XAVIER, Ismael (org.) O Cinema no Sculo. Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1996.

ISSN 1679-1061

Revista Eletrnica da Anphlac - nmero 7

26

Anda mungkin juga menyukai