Anda di halaman 1dari 3

http://www.endocrino.org.

br/mexa-se-no-dia-mundial-da-atividade-fisica/

Mexa-se no Dia Mundial da Atividade Fsica


Dia 6 de abril o Dia Mundial da Atividade Fsica. Sabe-se que o sedentarismo uma das principais causas de doenas cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenas crnicas no transmissveis. Pensando nisso e com base no programa Agita Mundo (realizado desde 1997, na poca somente em So Paulo), a Organizao Mundial de Sade instituiu esta data para a preveno do sedentarismo, com incentivos prtica de atividades fsicas em locais pblicos. Para 2006, o tema foi Atividade fsica e responsabilidade social. Nesta data, diversas organizaes estaro promovendo atividades fsicas em praas, praias e outros locais pblicos. No fique de fora, aproveite a data para fazer uma caminhada diferente ou iniciar a prtica de uma atividade fsica que se adapte ao seu estilo de vida. O programa Agita Mundo acredita que a prtica de exerccios, de intensidade moderada, durante meia hora por dia suficiente para que o cidado deixe de ser sedentrio. Estes trinta minutos podem ser contnuos ou divididos em trs perodos de 10 minutos cada. Pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar e danar so alguns dos exerccios fsicos sugeridos. Alm disso, o programa incentiva que algumas atividades do dia-a-dia sejam feitas com mais freqncia como: subir escadas, saltar do nibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras.

http://www.atituderimacomsaude.com.br/cmi/pagina.aspx?230,1,232

6 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FSICA


Praticar atividades fsicas muito importante para manter uma vida mais saudvel, pois contribui

para o bem-estar, aumenta a auto-estima, diminui o estresse e o risco de depresso, entre outros benefcios. As pessoas que esto fisicamente em forma desfrutam mais da vida, do trabalho, dormem melhor, adoecem menos e muito provavelmente tero uma expectativa de vida maior, envelhecendo com mais sade. A prtica de atividade fsica regular contribui para o desenvolvimento de hbitos de vida saudveis, em qualquer fase da vida. Pequenas atitudes podem contribuir para uma vida mais ativa e saudvel! Veja algumas dicas: 1. Caminhar 30 minutos por dia, ou pelo menos 3 vezes por semana; 2. Descer do nibus algumas paradas antes da habitual; 3. Formar um grupo de dana com seus amigos; 4. Andar de bicicleta (use as ciclovias de sua cidade); 5. Trocar o elevador pelas escadas; 6. Correr (aproveite as praas e parques de sua cidade); 7. Brincar (pule corda, jogue bola, brinque com os seus amigos); Desde 2002 a Organizao Mundial de Sade comemora o Dia Mundial da Atividade Fsica. Em 2011, o tema central deste dia "Juntos Para Uma Vida Ativa e Feliz", com o intuito de mobilizar a populao mundial para a adoo de um estilo de vida mais ativo, buscando uma melhor condio de sade, bem-estar e qualidade de vida. Aproveite esta data para comear uma vida mais ativa! Escolha uma atividade que voc realmente goste para que seja um momento prazeroso na sua vida. O prazer tambm fundamental para a sade. No se esquea de fazer uma avaliao mdica antes de iniciar a prtica de atividades fsicas!

http://conselho.saude.gov.br/web_diamundial/index.html O Dia Mundial da Sade foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organizao Mundial de Sade (OMS). Em 2010, Urbanizao e Sade o tema escolhido pela OMS e ter como campanha 1000 cidades 1000 vidas, cujo objetivo destacar o efeito da urbanizao sobre a sade coletiva de maneira global. O Conselho Nacional de Sade (CNS) ao longo dos anos realiza comemoraes neste dia e incentiva que os Conselhos de Sade do Brasil faam o mesmo. Neste ano a proposta realizar um Ato Solene, no primeiro dia da Reunio Ordinria do Conselho no ms de abril e a elaborao de uma Carta de Inteno, ratificando e defendendo o tema escolhido pela OMS.

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/04/no-di

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2010/04/no-dia-mundial-da-saude-adotehabitos-que-garantem-a-longevidade/

Anda mungkin juga menyukai