Anda di halaman 1dari 3

LISTA DE EXERCICIOS com as respostas - CAPTULO 8 o Livro Texto Cap. 8 Introduo a Macroeconomia Prof.

f. MsC Danilo Biasi I Parte Mltiplas Escolhas (0,5 pts)


1. Assinale a alternativa errada: a) A poltica de rendas corresponde basicamente aos controles de preos e salrios. b) A poltica monetria tem aplicao mais imediata que a poltica fiscal. c) A poltica tributria um tipo de poltica fiscal. d) A poltica cambial, no setor externo, refere-se a alteraes na taxa de cmbio. e) Todas as alternativas anteriores esto erradas. RESPOSTA: alternativa e. Soluo: A alternativa e incorreta, porque todas as alternativas anteriores esto exatas. A poltica de rendas controla preos e salrios da economia, isto , as rendas da economia. A poltica monetria aplica-se mais rapidamente que a fiscal, pois esta depende de votaes e sua aplicao mais demorada aps a deciso de efetu-la ter sido tomada. Polticas tributrias e de gastos do governo so os tipos de poltica fiscal. A poltica cambial refere-se atuao do governo em relao ao setor externo via taxa de cmbio. 2. A poltica fiscal de um governo pode ser definida como sua poltica relativa (ao)(aos): a) Relao entre o total de suas compras de bens e servios e o total de seus pagamentos de penses. b) Regulamentao de atividades bancrias e de crdito. c) Total e aos tipos de despesas e maneira de financiar essas despesas (tributao, levantamento de emprstimos etc.). d) Servios de educao, sade e segurana nacional. e) Regulamentao de impostos. RESPOSTA: alternativa c. Soluo: Deve-se falar tanto em gastos, como no financiamento de tais gastos. Assim, a poltica fiscal refere-se s despesas do governo e ao financiamento dessas despesas. As alternativas a e d referem-se somente a gastos, a alternativa e cita somente financiamento e a alternativa b refere-se poltica monetria. 3. A poltica monetria e a poltica fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato: a) A poltica monetria trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo, enquanto a poltica fiscal trata das taxas de juros. b) A poltica fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crdito, enquanto a poltica monetria funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributao e dos gastos pblicos. c) A poltica monetria procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crdito, enquanto a poltica fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributao e os gastos pblicos. d) No h, essencialmente, diferena entre as duas, uma vez que os objetivos e as tcnicas de operaes so os mesmos. e) N.r.a.

RESPOSTA: alternativa c. Soluo: A poltica monetria e a poltica fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato: a poltica monetria procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crdito, enquanto a poltica fiscal atua diretamente sobre as rendas por meio da tributao e dos gastos pblicos. A resposta poderia ser complementada com o fato de que a poltica monetria mais imediata (bastando uma resoluo das autoridades monetrias), enquanto a poltica fiscal mais lenta, pois, alm de ser necessria sua votao no Congresso Nacional, s pode ser implementada no exerccio seguinte (princpio da anterioridade). 4. No mercado de trabalho, so determinadas quais das seguintes variveis macroeconmicas? a) Nvel de emprego e salrio real. b) Nvel de emprego e salrio monetrio. c) Nvel geral de preos e salrio real. d) Salrio real e salrio monetrio. e) Nvel de emprego e nvel geral de preos. RESPOSTA: alternativa b. Soluo: No mercado de trabalho, mediante o equilbrio entre a oferta de mo-de-obra por parte dos trabalhadores e da demanda de mo-deobra por parte das empresas, determinam-se o nvel de emprego e o salrio monetrio (nominal, corrente). A determinao do nvel de salrio real depende do nvel geral de preos, que se forma no mercado de bens e servios. 5. Uma medida de poltica fiscal pura, anti-recessiva, materializa-se por meio de: a) Aumento de gastos do governo e/ou reduo da carga tributria acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. b) Reduo de gastos do governo e/ou aumento da carga tributria acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. c) Aumento de gastos do governo e/ou reduo da carga tributria com meios de pagamento constantes. d) Reduo dos gastos do governo e/ou aumento da carga tributria com meios de pagamentos constantes. e) Aumento dos meios de pagamento com gastos do governo e carga tributria constantes. RESPOSTA: alternativa c. Soluo: Uma medida de poltica fiscal pura, anti-recessiva, materializase por meio de aumento do governo e/ou reduo da carga tributria com meios de pagamento constantes. Uma poltica fiscal pura sempre financiada pela arrecadao, e no por polticas monetrias. 6. A poltica monetria via oramento monetrio tem por objetivos principais a perfeita coordenao das seguintes variveis: a) Nvel de atividade econmica; taxa de inflao; taxa de juros e nvel de liquidez em patamares desejados.

b) Concesso de subsdios ao setor produtivo; fazer baixar a taxa de inflao; aumentar os meios de pagamentos. c) Zerar o dficit oramentrio do governo; combater a inflao; controlar a taxa de juros. d) Compatibilizar a arrecadao de impostos com as despesas do governo; gerar supervits oramentrios e aumentar a liquidez do sistema financeiro. e) Taxa de cmbio, taxa de juros e emprego. RESPOSTA: alternativa a. Soluo: A poltica monetria via oramento monetrio tem por objetivos principais a perfeita coordenao das seguintes variveis: nvel de atividade econmica, taxa de inflao, taxa de juros e nvel de liquidez em patamares desejados. II Parte discursivas (0,5 pontos)

8) Porque os objetivos de polticas macroeconmicas so conflitantes? Explique. Porque para atingir um determinado objetivo, por exemplo combater a inflao, os instrumentos de polticas econmicas utilizados, tem um efeito inverso em outro objetivo, por exemplo, no crescimento econmico e na manuteno do alto nvel de emprego. Deste modo o governo dever estabelecer as prioridades de sua poltica econmica, visando atender o benefcio maior para a populao. 9) Se o objetivo do governo promover o crescimento econmico, que instrumentos de polticas macroeconmicas ele pode utilizar? Explique. Dever utilizar polticas fiscais tais como; aumento dos gastos pblicos e reduo dos tributos. Ou utilizar polticas monetrias tais como: aumentar as emisses de moeda, diminuir a taxa de deposito compulsrio dos bancos, recomprar ttulos pblicos, aumentar o credito e diminuir os juros entre outros. Tambm poder aumentar as exportaes e diminuir as importaes desvalorizando o cambio e adotando polticas comerciais compatveis com estes objetivos. 10) Se o objetivo do governo melhorar a distribuio de renda dos brasileiros, quais polticas ele pode utilizar? Explique. Dever controlar os preos dos produtos da cesta bsica, aumentar o salrio mnimo acima da inflao, bem como aumentar as polticas de rendas, tais como; imposto progressivo, bolsa famlia, seguro desemprego, e outros incentivos que visam aumentar o poder de compra das classes menos favorecida. 11) Quais so os impactos de uma desvalorizao cambial no crescimento econmico, na inflao, nas contas externas e na distribuio de renda? Os impactos so: Favorece o crescimento econmico; Aumenta a taxa de inflao; Melhora as contas externas, ou seja favorece o saldo na balana comercial; Tem pouco efeito na distribuio de renda. 12) Qual poltica econmica mais eficiente. A Fiscal ou a Monetria? Explique. A poltica monetria mais rpida a sua implantao pois no depende de aprovao do congresso. J a poltica fiscal a preferida se o objetivo for a obteno de uma poltica duradoura, ou seja ela mais adequada quando se pretende obter um desenvolvimento da economia como um todo, porm ela mais demorada a sua implantao pois depende da aprovao do congresso e s poder ser implementada no ano seguinte( principio da anterioridade).

Anda mungkin juga menyukai