Anda di halaman 1dari 8

DCTF Normas para Apresentao

SUMRIO: 1. TRIBUTOS E CONTRIBUIES DECLARADOS NA DCTF - 2. PESSOAS JURDICAS OBRIGADAS - 3. DISPENSA DE APRESENTAO - 4. PERIODICIDADE DE APRESENTAO - 5. MEIO DE APRESENTAO - 6. PRAZO DE ENTREGA - 7. PENALIDADES - 8. TRATAMENTO DOS DADOS INFORMADOS - 9. RETIFICAO DE DECLARAES

Confira as novas regras para apresentao da DCTF a partir de 2010

Com o objetivo de agilizar os procedimentos de cobrana de tributos e os sistemas de controle do crdito tributrio, a Receita Federal, a partir de 2010, passou a exigir que a DCTF Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais seja apresentada mensalmente por todas as pessoas jurdicas, extinguindo-se a obrigao semestral. Na Orientao a seguir, examinamos os principais aspectos a serem observados na apresentao da DCTF, conforme as normas consolidadas pela Instruo Normativa 974 RFB/2009.

1. TRIBUTOS E CONTRIBUIES DECLARADOS NA DCTF A DCTF conter informaes relativas aos seguintes impostos e contribuies federais: a) IRPJ; b) IR/Fonte; c) IPI; d) IOF; e) CSLL; f) PIS/PASEP; g) COFINS; h) CIDE Combustvel; e i) CIDE Remessa. No sero informados na DCTF, os valores dos impostos e contribuies exigidos em lanamento de ofcio.

1.1. IPI E CIDE Os valores referentes ao IPI e CIDE Combustvel devero ser informados, por estabelecimento, na DCTF apresentada pela matriz.

1.2. IR/FONTE Os valores relativos ao IR/Fonte incidente sobre rendimentos pagos a qualquer ttulo pelos Estados, Distrito Federal, Municpios, bem como Autarquias e Fundaes por eles institudas ou mantidas, no devem ser informados na DCTF. Os valores referentes ao IR retido pelos fundos de investimento imobilirio mencionados na letra f do subitem 3.1 a seguir devero ser informados na DCTF apresentada pelo administrador.

2. PESSOAS JURDICAS OBRIGADAS Esto obrigadas apresentao da DCTF: a) as pessoas jurdicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas; b) as imunes e as isentas; c) as autarquias e fundaes da administrao pblica dos Estados, Distrito Federal e Municpios e os rgos pblicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio dos Estados e do Distrito Federal e dos Poderes Executivo e Legislativo dos Municpios, desde que se constituam em unidades gestoras de oramento. Considera-se unidade gestora de oramento aquela autorizada a executar parcela do oramento dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; d) os rgos pblicos da administrao direta da Unio, as autarquias e as fundaes pblicas federais, em relao aos fatos geradores que ocorrerem a partir de 1-7-2010.

3. DISPENSA DE APRESENTAO Esto dispensadas de apresentar a DCTF: a) as microempresas e as empresas de pequeno porte enquadradas no Simples Nacional, institudo pela Lei Complementar 123/2006, relativamente aos perodos abrangidos por esse sistema; b) as pessoas jurdicas que se mantiverem inativas durante todo o ano-calendrio ou durante todo o perodo compreendido entre a data de incio de atividades e 31 de dezembro do ano-calendrio a que se referirem as DCTF; c) os rgos pblicos da administrao direta da Unio, referente aos fatos geradores ocorridos at 30-6-2010; d) as autarquias e as fundaes pblicas federais, referente aos fatos geradores ocorridos at 30-6-2010; e) as pessoas jurdicas que no tenham dbito a declarar, devendo, no entanto, indicar os meses em que no tiveram dbitos na Declarao de dezembro.

3.1. OUTRAS HIPTESES DE DISPENSA DA DCTF Conforme Instruo Normativa 974 RFB/2009, tambm esto dispensadas de apresentar a DCTF, ainda que se encontrem inscritas no CNPJ ou que tenham seus atos constitutivos registrados em Cartrio ou Juntas Comerciais: a) os consrcios e os grupos de sociedades constitudos na forma dos artigos 265, 278 e 279 da Lei 6.404/76 Lei das Sociedades por Aes; b) os condomnios edilcios; c) os consrcios de empregadores;

d) os clubes de investimento registrados em Bolsa de Valores, segundo as normas fixadas pela CVM Comisso de Valores Mobilirios ou pelo BACEN Banco Central do Brasil; e) os fundos mtuos de investimento mobilirio, sujeitos s normas do BACEN ou da CVM; f) os fundos de investimento imobilirio. Esta dispensa no se aplica ao fundo de investimento imobilirio sem personalidade jurdica, caracterizado pela comunho de recursos captados por meio do Sistema de Distribuio de Valores Mobilirios, de que trata a Lei 8.668, de 25-6-93 (Informativo 26/93), que aplicar recursos em empreendimento imobilirio que tenha como incorporador, construtor ou scio, quotista que possua, isoladamente ou em conjunto com pessoa a ele ligada, mais de 25% das quotas do fundo; g) as embaixadas, misses, delegaes permanentes, consulados-gerais, consulados, vice-consulados, consulados honorrios e as unidades especficas do governo brasileiro no exterior; h) as representaes permanentes de organizaes internacionais; i) os servios notariais e registrais (cartrios), de que trata a Lei 6.015/73; j) os fundos especiais de natureza contbil ou financeira, no dotados de personalidade jurdica, criados no mbito de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como dos Ministrios Pblicos e dos Tribunais de Contas; k) os candidatos a cargos polticos eletivos e os comits financeiros dos partidos polticos nos termos da legislao especfica; l) as incorporaes imobilirias objeto de opo pelo RET Regime Especial de Tributao, de que trata a Lei 10.931/2004; m) as empresas, fundaes ou associaes domiciliadas no exterior que possuam bens e direitos sujeitos a registro de propriedade ou posse perante rgos pblicos, localizados ou utilizados no Brasil; n) as comisses, sem personalidade jurdica, criadas por ato internacional celebrado pela Repblica Federativa do Brasil e um ou mais pases, para fins diversos; e o) as comisses de conciliao prvia de que trata o artigo 1 da Lei 9.958/2000.

3.2. PERDA DA DISPENSA Perde a dispensa de apresentao da DCTF, a pessoa jurdica: a) excluda do Simples Nacional, quanto s Declaraes relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos; b) inativa, a partir do perodo, inclusive, em que praticar qualquer atividade operacional, no operacional, financeira ou patrimonial.

3.3. EMPRESA DO SIMPLES NACIONAL O enquadramento da pessoa jurdica no Simples Nacional no a desobriga da apresentao de DCTF referentes a perodos anteriores, ainda no apresentadas. As empresas excludas do Simples Nacional no devero informar na DCTF os valores apurados pelos referidos regimes.

3.4. EMPRESA INATIVA A pessoa jurdica que passar condio de inativa no curso do ano-calendrio somente estar dispensada da apresentao da DCTF a partir do 1 perodo do ano-calendrio subsequente. Considera-se inativa a pessoa jurdica que no realizar qualquer atividade operacional, no operacional, financeira ou patrimonial, inclusive aplicao no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendrio. Vale observar que a inatividade no se descaracteriza pelo pagamento de tributo relativo a anos-calendrios anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigao acessria.

4. PERIODICIDADE DE APRESENTAO A DCTF, que deve ser apresentada de forma centralizada pela matriz da pessoa jurdica, em relao aos fatos geradores ocorridos partir de 1-1-2010 passa ter periodicidade, apenas, mensal.

5. MEIO DE APRESENTAO A DCTF ser elaborada mediante a utilizao de programa gerador de declarao, disponvel na pgina da RFB Secretaria da Receita Federal do Brasil na internet, no endereo http://www.receita.fazenda.gov.br. O envio ser feito pela internet, inclusive, nos casos de extino, incorporao, fuso e ciso, mediante transmisso pelo programa Receitanet, tambm disponvel no endereo eletrnico referido anteriormente.

5.1. ASSINATURA DIGITAL Para a transmisso da DCTF, obrigatria a assinatura digital da declarao mediante utilizao de certificado digital vlido.

6. PRAZO DE ENTREGA As pessoas jurdicas devem apresentar a DCTF at o 15 dia til do 2 ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores. Sendo assim, os prazos para entrega das declaraes relativas aos fatos geradores ocorridos no ano-calendrio de 2010 so:

MS DE REFERNCIA EM 2010

DATA DE ENTREGA

Janeiro

19-3-2010

Fevereiro

23-4-2010

Maro

21-5-2010

Abril

22-6-2010

Maio

21-7-2010

junho

20-8-2010

Julho

22-9-2010

Agosto

22-10-2010

Setembro

23-11-2010

Outubro

21-12-2010

Novembro

21-1-2011

Dezembro

21-2-2011

6.1. EXTINO, INCORPORAO, FUSO OU CISO No caso de extino, incorporao, fuso e ciso total ou parcial, a DCTF deve ser apresentada pela pessoa jurdica extinta, incorporada, incorporadora, fusionada ou cindida, na mesma data citada na tabela anterior, ou seja, at o 15 dia til do 2 ms subsequente ao da realizao do evento. A obrigatoriedade de entrega na forma prevista neste item no se aplica, para a incorporadora, nos casos em que as pessoas jurdicas, incorporadora e incorporada, estejam sob o mesmo controle societrio desde o ano-calendrio anterior ao do evento.

7. PENALIDADES A pessoa jurdica que deixar de apresentar a DCTF nos prazos fixados ou que a apresentar com incorrees ou omisses ser intimada a apresentar declarao original, no caso de no apresentao, ou a prestar esclarecimentos, nos demais casos, no prazo estipulado pela RFB. Alm disso, a pessoa jurdica ficar sujeita s seguintes multas, exigidas de ofcio: a) de 2% ao ms-calendrio ou frao, incidente sobre o montante dos impostos e contribuies informados na DCTF, ainda que integralmente pago, no caso de falta de entrega dessa declarao ou entrega aps o prazo, limitada a 20%, observado o disposto no subitem 7.1; b) de R$ 20,00 para cada grupo de dez informaes incorretas ou omitidas. Para efeito de aplicao da multa prevista na letra a, ser considerado como termo inicial o dia seguinte ao trmino do prazo fixado para a entrega da declarao e como termo final a data da efetiva entrega ou, no caso de no apresentao, a data da lavratura do auto de infrao.

7.1. MULTA MNIMA A multa mnima pelo atraso ou falta de entrega da DCTF a ser aplicada ser de R$ 500,00. No caso de pessoa jurdica inativa, o valor ser de R$ 200,00.

7.2. REDUO DE MULTA Observado o disposto no subitem 7.1, as multas sero reduzidas: a) metade, quando a declarao for apresentada aps o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofcio; b) em 25%, se houver a apresentao da declarao no prazo fixado em intimao.

8. TRATAMENTO DOS DADOS INFORMADOS Todos os valores informados na DCTF sero objeto de procedimento de auditoria interna. Os saldos a pagar relativos a cada imposto ou contribuio, bem assim os valores das diferenas apuradas em procedimentos de auditoria interna, relativos s informaes indevidas ou no comprovadas sobre pagamento, parcelamento, compensao ou suspenso de exigibilidade, sero objeto de cobrana administrativa e, caso no sejam

regularizados, sero enviados PGFN Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para inscrio em DAU Dvida Ativa da Unio, com os acrscimos moratrios devidos.

8.1. AVISOS DE COBRANA Os avisos referentes cobrana administrativa, mencionada no item 8, devero ser consultados por meio da Caixa Postal eletrnica da pessoa jurdica, disponvel no eCAC Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, no endereo eletrnico http://www.receita.fazenda.gov.br.

9. RETIFICAO DE DECLARAES A alterao das informaes prestadas em DCTF, nas hipteses em que admitida, ser efetuada mediante apresentao de DCTF retificadora, elaborada com observncia das mesmas normas estabelecidas para a declarao retificada. A DCTF retificadora ter a mesma natureza da declarao originalmente apresentada, substituindo-a integralmente, e servir para declarar novos dbitos, aumentar ou reduzir os valores de dbitos j informados ou efetivar qualquer alterao nos crditos vinculados.

9.1. IMPOSSIBILIDADE DE RETIFICAO A retificao no produzir efeitos quando tiver por objeto: a) reduzir os dbitos relativos a impostos e contribuies: cujos saldos a pagar j tenham sido enviados PGFN para inscrio em DAU, nos casos em que importe alterao desses saldos; cujos valores apurados em procedimentos de auditoria interna, relativos s informaes indevidas ou no comprovadas prestada na DCTF, sobre pagamento, parcelamento, compensao ou suspenso de exigibilidade, j tenham sido enviados PGFN para inscrio em DAU; ou que tenham sido objeto de exame em procedimento de fiscalizao. b) alterar os dbitos de impostos e contribuies em relao aos quais a pessoa jurdica tenha sido intimada de incio de procedimento fiscal. Neste caso, havendo recolhimento anterior ao incio do procedimento fiscal, em valor superior ao declarado, a pessoa jurdica poder apresentar declarao retificadora, em atendimento a intimao fiscal e nos termos desta, para sanar erro de fato, sem prejuzo das penalidades calculadas na forma do item 7.

9.2. RETIFICAO DE DIPJ E DACON A pessoa jurdica que apresentar DCTF retificadora, alterando valores que tenham sido informados na DIPJ e no DACON, dever apresentar, tambm, DIPJ retificadora e DACON retificador.

FUNDAMENTAO LEGAL: Lei 10.426, de 24-2-2002 artigo 7 (Informativo 17/2002); Instruo Normativa 974 RFB, de 27-11-2009 (Fascculo 49/2009).

Anda mungkin juga menyukai