Anda di halaman 1dari 15

Concurso da ANA: prova de Tcnico Administrativo questes da Legislao Aplicada comentadas

Boa tarde, prezados concurseiros da Agncia Nacional de guas. Venho at aqui comentar as questes da prova realizada ontem, 11/11/12, acerca da Legislao Aplicada ANA.

Tive a satisfao de constatar que nosso curso e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA englobou 100% das questes da prova. Fomos certeiros com a metodologia e desenvolvimento do curso. No poderia ter sido melhor. Maravilha!

As questes comentadas a seguir refletem o meu pensamento, no necessariamente coincidem com a interpretao da banca CETRO.

Sugiro recurso para a questo n 33, pois, a meu ver, a banca utilizou dispositivo revogado de lei na questo. As demais no vi problema algum.

Bem, vamos s questes?

31. Sobre a criao, natureza jurdica e competncias da Agncia Nacional de guas (ANA), analise as assertivas abaixo. I. A ANA autarquia sob regime especial com autonomia administrativa e financeira subordinada ao Ministrio do Abastecimento. II. A ANA ter sede e foro no Distrito Federal, no podendo instalar unidades administrativas regionais.

III. competncia da ANA, entre outras, organizar, implantar e gerir o Sistema Nacional de Informaes sobre Segurana de Barragens. IV. Os pedidos de outorga de direito de uso de recursos hdricos de domnio da Unio so sigilosos, sendo penalmente responsvel qualquer servidor da ANA que determine sua publicidade por imprensa oficial.

correto o que se afirma em: (A) I e III, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) II, apenas. (D) III, apenas. (E) I, II, III e IV.

Gabarito CETRO: letra D. CONCORDO COM O GABARITO.

I. ERRADA. Art. 3, Lei 9.984/00: Fica criada a Agncia Nacional de guas - ANA, autarquia sob regime especial, com autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. No precisaria nem da letra da lei, pois, da teoria do direito administrativo, sabemos que uma entidade da administrao indireta no guarda subordinao com o ente da administrao direta, apenas vinculao, sem laos de poder hierrquico.

Questo n 3, aula 00, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

II. ERRADA. Art. 3, pargrafo nico, Lei n 9.984/00: A ANA ter sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais.

Questo n 4, aula 00, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

III. CERTA. Art. 4, XX, Lei n 9.984/00: Art. 4o A atuao da ANA obedecer aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Poltica Nacional de Recursos Hdricos e ser desenvolvida em articulao com rgos e entidades pblicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, cabendo-lhe: XX - organizar, implantar e gerir o Sistema Nacional de Informaes sobre Segurana de Barragens (SNISB).

Questo n 59, aula 01, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

IV. ERRADA. Art. 8, Lei n 9.984/00: A ANA dar publicidade aos pedidos de outorga de direito de uso de recursos hdricos de domnio da Unio, bem como aos atos administrativos que deles resultarem, por meio de publicao na imprensa oficial e em pelo menos um jornal de grande circulao na respectiva regio.

Questo n 81, aula 01, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

32. Segundo o Regimento Interno da ANA, Superintendncia de Administrao, Finanas e Gesto de Pessoas no compete

(A) controlar, orientar e executar as atividades relativas nomeao, exonerao, lotao, remoo, movimentao interna e externa, cesso, requisio e redistribuio de servidores, cadastrando e mantendo atualizados os registros funcionais e de frequncia.

(B) promover licitao para aquisio de bens e para a execuo de servios e obras. (C) planejar, coordenar e supervisionar, no mbito da ANA, a execuo das atividades relacionadas aos sistemas federais de oramento, de administrao financeira, de contabilidade, de servios gerais, de administrao dos recursos de informao e informtica e de pessoal, bem como as atividades de organizao e modernizao administrativa. (D) promover a arrecadao e o controle de recebimento de multas aplicadas pela fiscalizao em decorrncia do uso irregular e da cobrana pelo uso dos recursos hdricos em corpos dgua de domnio da Unio, no mbito da ANA. (E) prestar informaes sistemticas Diretoria Colegiada sobre a execuo oramentria, financeira e contbil, de forma a lhe permitir o adequado gerenciamento de recursos.

Gabarito CETRO: letra A. CONCORDO COM O GABARITO.

Vamos diretamente ao texto do Regimento Interno da ANA.

Art. 28. Superintendncia de Administrao, Finanas e Gesto de Pessoas SAF compete: III - promover licitao para a aquisio de bens e para a execuo de servios e obras. (B)

Questo n 626, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

IV - planejar, coordenar e supervisionar, no mbito da ANA, a execuo das

atividades relacionadas aos sistemas federais de oramento, de administrao financeira, de contabilidade, de servios gerais, de administrao dos recursos de informao e informtica, e de pessoal, bem como as atividades de organizao e modernizao administrativa. (C)

VII - promover a arrecadao e o controle de recebimento de multas aplicadas pela fiscalizao em decorrncia do uso irregular e da cobrana pelo uso dos recursos hdricos em corpos d'gua de domnio da Unio, no mbito da ANA. (D)

V - prestar informaes sistemticas Diretoria Colegiada sobre a execuo oramentria, financeira e contbil, de forma a lhe permitir o adequado gerenciamento dos recursos. (E) Questo n 627, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

Art. 29. Gerncia de Gesto de Pessoas - GEGEP compete:

II - controlar, orientar e executar as atividades relativas a nomeao, exonerao, lotao, remoo, movimentao interna e externa, cesso, requisio e redistribuio de servidores, cadastrando e mantendo atualizados os registros funcionais e de freqncia. (A)

Como a atividade descrita na letra A compete Gerncia de Gesto de Pessoas GEGEP, ela a assertiva que se torna errada. Portanto, o Gabarito da questo.

33. Conforme a Lei n 9.986/00, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das Agncias Reguladoras, assinale a alternativa incorreta.

(A) O mandato dos Conselheiros e dos Diretores ter o prazo fixado na lei de criao de cada agncia, que tambm dispor sobre a forma de no coincidncia de mandato. (B) O ex-dirigente da agncia reguladora fica impedido para o exerccio de atividades ou prestao de qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de 4 (quatro) meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. Durante o impedimento, o ex-dirigente ficar vinculado agncia, fazendo jus remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes. (C) Processo administrativo disciplinar pode dar causa perda de mandato dos conselheiros e diretores da Agncia Reguladora. (D) vedada a progresso do ocupante de emprego pblico das Agncias Reguladoras antes de completado 1 (um) ano de efetivo exerccio no emprego. (E) A aquisio de bens e a contratao de servios pelas Agncias Reguladoras poder se dar nas modalidades de consulta e prego, inclusive nas contrataes referentes a obras e servios de engenharia.

Gabarito CETRO: letra E. NO CONCORDO COM O GABARITO.

Os comentrios se daro em cima de trechos da Lei n 9.986/00.

(A) CERTA. Art. 6o O mandato dos Conselheiros e dos Diretores ter o prazo fixado na lei de criao de cada Agncia. Art. 7o A lei de criao de cada Agncia dispor sobre a forma da no-coincidncia de mandato.

Questes n 144 e 146, aula 02, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(B) CERTA. Art. 8o O ex-dirigente fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. 2o Durante o impedimento, o ex-dirigente ficar vinculado agncia, fazendo jus a remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exerceu e aos benefcios a ele inerentes.

Questes n 148 e 150, aula 02, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(C) CERTA. Art. 9o Os Conselheiros e os Diretores somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar.

Questo n 156, aula 02, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(D) SEM GABARITO. Art. 21. As Agncias Reguladoras implementaro, no prazo mximo de dois anos, contado de sua instituio. 2o vedada a progresso do ocupante de emprego pblico das Agncias antes de completado um ano de efetivo exerccio no emprego. Apesar de constar no texto da Lei n 9.986/00, o art. 21 foi revogado pela Lei n 10.871/04, pelo texto de seu art. 37, in verbis: Art. 37. Ficam revogados o art. 13 da Medida Provisria no 2.228-1, de 6 de setembro de 2001, os arts. 1o, 12 e 13, o pargrafo nico do art. 14, os arts. 15, 20, 21, 24, 27, 30, 33 e 34 da Lei no 9.986, de 18 de julho de 2000, o 2o do art. 34 da Lei no 9.427, de 26 de dezembro de 1996, o pargrafo nico do art. 76 da Lei no 9.478, de 6 de agosto de 1997, o art. 36 da Lei no 9.782, de 26 de janeiro de 1999, o art. 28 da Lei no 9.961, de 28 de janeiro de 2000, os 1o e 2o do art. 16 da Lei no 9.984, de 17 de julho de 2000, e o art. 69, o

art. 70, incisos I e II e 2o, os arts. 71, 76 e 93, o caput e 1o e 2o do art. 94, o art. 121 e as Tabelas I e III do Anexo II da Lei no 10.233, de 5 de junho de 2001.

O artigo 37, da Lei n 10.871/04 revogou o art. 21, da Lei n 9.986/00. Como o dispositivo em questo no determinou especificamente o que foi revogado do art. 21, da Lei n 9.986/00, entendo que todo o artigo foi revogado. Caso contrrio, o texto do art. 37, Lei n 10.871/04 deveria ter dito qual o inciso, pargrafo ou alnea a ser revogado do art. 21.

Portanto, a questo ficou prejudicada por conter assertiva que no pode ser julgada de acordo com a Lei n 9.986/00, tendo em vista ter se utilizado de dispositivo revogado da lei.

(E) ERRADA. Art. 37. A aquisio de bens e a contratao de servios pelas Agncias Reguladoras poder se dar nas modalidades de consulta e prego, observado o disposto nos arts. 55 a 58 da Lei no 9.472, de 1997, e nos termos de regulamento prprio. Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s contrataes referentes a obras e servios de engenharia, cujos procedimentos devero observar as normas gerais de licitao e contratao para a Administrao Pblica.

Questes n 185 e 186, aula 02, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

34. De acordo com o Regimento Interno da ANA, so atribuies comuns aos Diretores da ANA: (A) praticar os atos de gesto de recursos humanos, aprovar edital e homologar resultado de concurso pblico, nomear, exonerar, demitir e promover servidores do Quadro de Pessoal da ANA.

(B)

requisitar,

nomear

exonerar

servidores,

provendo

os

Cargos

Comissionados de Gerncia Executiva, de Assessoria, de Assistncia e os Cargos Comissionados Tcnicos, aps a aprovao da Diretoria Colegiada. (C) cumprir e fazer cumprir as disposies regulamentares no mbito das competncias da ANA. (D) ordenar despesas no mbito de suas atribuies e praticar os demais atos de gesto de recursos oramentrios e financeiros, nos termos das normas vigentes. (E) coordenar as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos dos Procuradores em exerccio na ANA, aprovando os respectivos pareceres.

Gabarito CETRO: letra C. CONCORDO COM O GABARITO.

Os comentrios se referem aos dispositivos do Regimento Interno da ANA.

(A) ERRADA. Art. 63. So atribuies do Diretor-Presidente: VI - praticar os atos de gesto de recursos humanos, aprovar edital e homologar resultado de concurso pblico, nomear, exonerar, demitir e promover servidores do Quadro de Pessoal da ANA.

Questo n 705, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(B) ERRADA. Art. 63. So atribuies do Diretor-Presidente: VII - requisitar, nomear e exonerar servidores, provendo os Cargos Comissionados de Gerncia Executiva, de Assessoria, de Assistncia e os Cargos Comissionados Tcnicos, aps a aprovao da Diretoria Colegiada.

Questo n 699, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(C) CERTA. Art. 62. So atribuies comuns aos Diretores da ANA: II - cumprir e fazer cumprir as disposies regulamentares no mbito das competncias da ANA.

(D) ERRADA. Art. 63. So atribuies do Diretor-Presidente: XI - ordenar despesas no mbito de suas atribuies e praticar os demais atos de gesto de recursos oramentrios e financeiros, nos termos das normas vigentes.

Questo n 700, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(E) ERRADA. Art. 66. So atribuies do Procurador-Geral: III - coordenar as atividades de consultoria e assessoramento jurdicos dos Procuradores em exerccio na ANA, aprovando os respectivos pareceres.

Questo n 709, aula 05, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

35. Conforme o Decreto n 3.692/00, que dispe sobre a instalao, aprova a estrutura e quadro de cargos comissionados e d outras providncias acerca da Agncia Nacional de guas, assinale a alternativa incorreta. (A) A ANA integra o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos.

(B) A ANA possui como principal finalidade implementar, em sua esfera de atribuies, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos. (C) O Regimento Interno da ANA exige aprovao de Diretoria Colegiada e publicao no Dirio Oficial da Unio. (D) Os 6 (seis) membros componentes da Diretoria Colegiada sero nomeados pelo Presidente da Repblica aps aprovao pelo Senado Federal, com mandatos coincidentes de 4 (quatro) anos, vedada a reconduo consecutiva. (E) A exonerao imotivada de dirigente s pode ocorrer nos 4 (quatro) meses iniciais dos respectivos mandatos.

Gabarito CETRO: letra D. CONCORDO COM O GABARITO.

Os dispositivos inseridos nos comentrios referem-se ao Decreto n 3.692/00.

(A) CERTA. Art. 1, Anexo I: Fica instalada a Agncia Nacional de guas ANA, autarquia sob regime especial, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, criada pela Lei n 9.984, de 17 de julho de 2000, com a finalidade de implementar, em sua esfera de atribuies, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

Questo n 308, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(B) CERTA. Art. 1, Anexo I: Fica instalada a Agncia Nacional de guas - ANA, autarquia sob regime especial, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, criada pela Lei n 9.984, de 17 de julho de 2000, com a finalidade de implementar, em sua esfera de atribuies, a Poltica Nacional de Recursos Hdricos.

Questo n 316, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(C) CERTA. Art. 3o O regimento interno da ANA ser aprovado pela Diretoria Colegiada e publicado no Dirio Oficial da Unio, no prazo de at cento e vinte dias, contado da data de publicao deste Decreto.

Questo n 311, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(D) ERRADA. Art. 3, Anexo I: A ANA ser dirigida por uma Diretoria Colegiada, composta por cinco membros, nomeados pelo Presidente da Repblica, aps aprovao pelo Senado Federal, com mandatos no coincidentes de quatro anos, admitida uma nica reconduo consecutiva, por indicao do Ministro de Estado do Meio Ambiente.

Questes n 345 a 349, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

(E) CERTA. Art. 3o, 3, Anexo I: A exonerao imotivada de dirigente s poder ocorrer nos quatro meses iniciais dos respectivos mandatos.

Questo n 351, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

36. Sobre o Decreto n 3.692/00, analise as assertivas abaixo. I. A atividade fiscalizadora da ANA primar pela orientao dos agentes usurios de recursos hdricos, a fim de prevenir condutas ilcitas e indesejveis. Em vista disso, a primazia pela orientao dos agentes usurios impede e

condiciona a aplicao de penalidades quando caracterizada a ocorrncia de infraes. II. A ANA poder celebrar convnios de cooperao tcnica com rgos ou entidades pblicas dos Estados e do Distrito Federal. Esses convnios buscaro o entendimento entre as partes sobre critrios equivalentes de cobrana pelo uso de recursos hdricos numa mesma bacia hidrogrfica, independentemente da dominialidade dos cursos de gua que a compem. III. As receitas provenientes da cobrana pelo uso de recursos hdricos da Unio no sofrero limites nos seus valores para movimentao financeira e empenho. IV. vedado aos Diretores da ANA o exerccio de qualquer outra atividade profissional, empresarial, sindical ou de direo poltico-partidria, sendo esta vedao aplicvel aos casos de atividades profissionais decorrentes de vnculos contratuais mantidos com entidades pblicas ou privadas de ensino e pesquisa.

correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I e III, apenas. II, III e IV, apenas. II e III, apenas. II, apenas. I, II, III e IV.

Gabarito CETRO: letra C. CONCORDO COM O GABARITO.

Os dispositivos inseridos nos comentrios referem-se ao Decreto n 3.692/00.

I. ERRADA. Art. 19, Anexo I: A atividade fiscalizadora da ANA primar pela orientao dos agentes usurios de recursos hdricos, a fim de prevenir condutas ilcitas e indesejveis. 3 A primazia pela orientao dos agentes usurios no impede ou condiciona a imediata aplicao de penalidades, quando caracterizada a ocorrncia de infraes.

Questes n 442 e 445, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

II. CERTA. Art. 21, Anexo I: A ANA poder celebrar convnios de cooperao tcnica com rgos ou entidades pblicos dos Estados e do Distrito Federal, nos termos do art. 4o da Lei no 9.433, de 1997. Pargrafo nico. Os convnios de cooperao de que trata o caput deste artigo buscaro o entendimento entre as partes sobre critrios equivalentes de cobrana pelo uso de recursos hdricos numa mesma bacia hidrogrfica, independentemente da dominialidade dos cursos de gua que a compem.

Questes n 448 e 449, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

III. CERTA. Art. 15, 2, Anexo I: As receitas provenientes da cobrana pelo uso de recursos hdricos de domnio da Unio no sofrero limites nos seus valores, para movimentao financeira e empenho.

Questo n 435, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

IV. ERRADA. Art. 5, Anexo I: vedado aos Diretores da ANA o exerccio de qualquer outra atividade profissional, empresarial, sindical ou de direo poltico-partidria. 2o A vedao de que trata o caput deste artigo no

se aplica aos casos de atividades profissionais decorrentes de vnculos contratuais mantidos com entidades pblicas ou privadas de ensino e pesquisa.

Questes n 355 e 357, aula 04, e-book - Questes de Legislao Aplicada p/ Tec Adm ANA.

Gostaram dos comentrios das questes? o que penso a respeito delas. Como foram? Em breve postarei uma minuta para recurso da questo n 33.

Gostei da abrangncia que a banca CETRO deu legislao. No deram moleza, pois cobraram bastante. Selecionou aquele concurseiro que estudou toda a disciplina. A quantidade de questes poderia ser maior, mas fiquei satisfeito com a importncia dada ao tema, no que se refere abrangncia.

Grande abrao a todos!

F NA MISSO.

Davi Sales. davisales@estrategiaconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai