Anda di halaman 1dari 2

Direito Autoral e a Internet

Com as alteraes ocorridas ps-invaso da informtica, a partir dos anos 80, verifica-se a explorao tecnolgica, consequentemente, inveno de produtos ou melhorias das verses j existentes, e desenvolvimento das comunicaes. Relativo s comunicaes, o ambiente de transferncia de informaes passa a ser rpido e barato, abrindo um leque de possibilidades para todas as reas. E neste contexto ocorre um cenrio de consumo de forma globalizada, ampliando a competitividade, como relata Castelo (2002, p. 10 apud GARZON, 2006, p. 15), [...] descobriu-se que terra, capital e trabalho, fundamentos da Revoluo Industrial, foram substitudos por conhecimento, inovao e competitividade, fundamentos da nova economia. Consequentemente, ocorre a valorizao do conhecimento e as regras para sua proteo e simultaneamente um impulso pela busca da exclusividade objetivando o controle do uso dos bens materiais economicamente rentveis. Tem-se assim a propriedade intelectual que pode ser definida como conjunto de princpios e fundamentos que tratam tanto da propriedade industrial (patentes, marcas, desenho industrial etc.) quanto da propriedade artstica e literria (direitos autorais). Em se tratando da Internet, esse mundo de vrias tribos, essa escola sem paredes, onde se aprende o que quer e quando quer, bastando o acesso, onde no existe [...] um proprietrio definido, um autor; livre, qualquer um que tenha o devido equipamento pode acess-la (MARTINS FILHO, 1998, p. 187). Resta a pergunta: Como fica a propriedade intelectual? Gandelman (1997, p. 152) apud Martins Filho (1998, p. 187), responde que; S a experincia e o tempo que indicaro os caminhos a seguir e fornecero as molduras jurdicas atualizadas pela nova cultura, no que se refere proteo justa dos direitos autorais Entretanto, nesses 15 anos, podemos repetir a mesma pergunta, e j no cabe a justificativa de que A Internet seria muito nova, e coisas novas mais levantam problemas que solues. Erroneamente, pensa-se que tudo que esta disponvel online passa a pertencer ao domino pblico. Como relaciona Oliveira (2009) a lei 9.610 de 19/12/98 j trazia algumas sanes dispondo sobre os direitos do autor e do registro. O direito autoral a propriedade do autor sobre sua obra, e o autor a pessoa fsica criadora da obra literria, artstica ou cientfica. A legislao d ao autor as garantias necessrias para a preservao dos seus direitos. O direito protege a criao humana, garante a explorao comercial da obra, consequentemente, incentiva o homem a produzir, uma vez que o artista poder sobreviver de sua criao. (OLIVEIRA, 2009). Por outro lado, a mesma autora mostra que o objetivo do autor, ao expor seu trabalho em rede, v-lo publicado e referenciado por outros autores, e s ento depois de

conhecidotem meios para negociar sua obra, sendo remunerado por meio de palestras exposies, etc. e no caso de trabalhos, os quais os autores esto ou foram, vinculados a universidades j foi remunerado pelo trabalho. Recentemente o deputado Walter Feldman (PSBD-SP) apresentou o Projeto de Lei 3336/2012 alegando proteo da propriedade intelectual e aos direitos do autor, que foi recebido com justificveis polmicas, j que alegava ser [...] necessrio a retirada de um site do ar por compartilhar contedo no autorizado e defini-lo como Stio de Internet Infrator, medida incondizente com a realidade da internet e do Brasil. Como no bastasse a precria e cara internet brasileira, tirar o acesso da populao com a justificativa de um projeto criado, ou melhor, copiado de leis americanas como o Stop Online Piracy Act (SOPA), Protect iP Act (PIPA) e o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (ACTA) que j so criticados e polmicos mundialmente, no levam a resoluo de como garantir os direitos autorais na internet. (VIEIRA, 2012) No caso de textos, melhor so as medidas adotadas, como as do Creative Commons que possibilitam aos autores optarem pela CC-BY, a CC-BY-NC-ND e a CC-BY-NC-AS, dando a ele a escolha de licenas.

Referncias CREATIVE COMMONS. Nature publishing group introduz a opo cc em 19 publicaes. Disponvel em: http://creativecommons.org.br/blog/nature-publishing-groupintroduz-a-opcao-cc-em-19-publicacoes/. Acesso em: 11 dez. 2012. GARZON, Ana Rosa Lemos da Cunha. Direitos autorais: busca do equilbrio. 2006. 114 f. Dissertao (Mestre em Artes Visuais)- Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, 2006. Disponvel em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/ dspace/bitstream/handle/1843/EBAD-6VXGB9/mestrado_disserta__o.versaocompleta.pdf? sequence=1 >. Acesso em 11 dez. 2012. MARTINS FILHO, Plnio. Direitos autorais na Internet. Ci. Inf., Braslia, v. 27, n. 2, p. 1838, maio/ago. 1998. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0100-19651998000200011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 dez. 2012. OLIVEIRA, Jane Resina Fernandes de. Direito autoral na Internet. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XII, n. 67, ago 2009. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6320>. Acesso em dez 2012. VIEIRA, Vincius. Brasil copia lei SOPA e o pai do AI-5 digital vira presidente da comisso de tecnologia. 12 mar. 2012. Disponvel em: < http://sejalivre.org/brasil-copia-leisopa-e-o-pai-do-ai-5-digital-vira-presidente-da-comissao-de-tecnologia/>. Acesso em: 11 dez. 2012.

Anda mungkin juga menyukai