Anda di halaman 1dari 31

DIREITO PENAL I BIBLIOGRAFIA : DAMSIO, Bittencourt. Manual de Direito Penal. Vol. 1. SO PAULO : MIRABETTI.

No primeiro perodo da histria o homem atribuiam aos Deuses os infortnios da vida. O homem adorava aos deuses e os infortnios da vida eram compensados com ofertas aos Deuses. As infraes cometidas pelo homem eram punidas as vezes com a morte de toda famlia. Os homens acreditavam que o mal cometido por um membro da famlia sobrecaia sobre todos os seus membros. Lei de Talio : O homem passou acreditar que os crimes cometidos por um homem deveriam ter punio da mesma forma que o crime cometido. A evoluo do Direito foi gradativa e lenta.

Na idade mdia, aps o Iluminismo o Direito avanou de maneira mais humana. Por

meio de Cesari Beccaria, Dos Delitos e das Penas, surgiram os principos bsicos do Direito Penal, principalmente em relao a pena. No Brasil, logo aps sua descoberta, os portugueses encontraram nos grupos indgenas o Direito costumeiro. No haviam regras pr definidas de forma geral e organizada. Cada grupo indgena adotava os seus prprios princpios. No Brasil todo o Direito iniciou com as idias importadas. Comeando pelas Ordenaes Filipinas (cdigo extremamente rgido que possua inclusive a pena de morte).

Por

volta de 1822 (Proclamao da Independncia) se estabeleceu a primeira Constituio Brasileira que exigia a criao de um Cdigo penal. Em 1830 surgiu ento o Cdigo Criminal do Imprio; tendo adotado a Pena de Morte; existia uma proteo especial para os menores de 14 anos e uma srie de atenuantes.

Em 1890 surgiu o Cdigo Penal Evolui em relao ao anterior abolindo a pena de


Morte e deu carter mais humano a Pena. Contudo, os crimes no eram bem sistematizados neste cdigo sofrendo vrias crticas.

Consolidao O

das Leis Penais Substituiu o Cdigo penal de 1890 e em 1942 foi finalmente constitudo o Cdigo penal que vigora at os dias atuais. Cdigo Penal atual necessita de um avano para alcanar uma srie de comportamentos da sociedade civil atual que no so contempladas, pois, o cdigo reflete a realidade da poca, no tendo acompanhado a evoluo da sociedade. Em 1969 aprovou-se um novo Cdigo Penal que mesmo antes de entrar em vigor ele foi revogado. Vrias tentativas foram feitas para alterar o Cdigo. Em 1984 foi aprovado a lei 7.209 que alterou substancialmente a parte especial do Cdigo. A priso preventiva compulsria foi afastada do Cdigo. Os crimes em que a pena mxima fosse igual ou inferior a um ano como exemplo, seriam transformadas em sanes diversas, tal como a prestao pecuniria e no mais a perda de liberdade. Misria, distribuio de renda, problemas sociais, so produtores de marginalidade. E o Estado ao invs de buscar solues para tais problemas procura cada vez mais criar Leis e novos mtodos para coibirem, para reprimirem a criminalidade.

Conceito de Direito Penal : A vida em sociedade que passa a exigir a criao de regras para regular a vida desta mesma sociedade. Da surge o Direito Positivo, o
1

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

Direito Penal como a reunio das normas jurdicas pelas quais o Estado probe determinadas condutas sob a ameaa de sano penal, estabelece ainda os princpios de (....) No Direito Brasileiro os loucos so considerados ininputveis, no h Lei privativa de liberdade que os possa imputar.

A finalidade

do Direito Penal a proteo do indivduo. O homicdio o crime mais grave que existe no Direito penal. A vida o patrimnio mais importante para o Direito Brasileiro. (To importante que nem mesmo com o consentimento da pessoa a morte permitida).

Fontes do Direito Penal Subdividem-se em Fontes Materiais e Fontes Formais. Fonte Material De onde se origina, onde o Direito Penal produzido. De acordo com a CF princpio que somente a Unio pode legislar em matria Penal. Fontes Formais Atravs do qual o Direito se manifesta, se exterioriza. Fontes Formais Diretas Princpio da reserva legal somente a Lei pode estabelecer penas. Fontes Formais Indiretas Os princpios gerais do direito, os costumes, a doutrina, a jurisprudncia.

O costume

no pode servir de base para incriminar o indivduo o costume no cria crime, mas pode impedir inmeras situaes delituosas. O costume pode servir para afastar as condutas que possam ser consideradas delituosas. Determinam uma srie de conceitos que variam de lugar para lugar, de regio para regio. Ex.: Leso corporal : a sociedade indgena tem o costume de furar os lbios ou a orelha, para os indgenas tal fato no tratado como leso corporal. J um pai de famlia de um centro urbano pode vir estar cometendo um delito. O conceito de honra, geralmente os costumes que determinam estes conceitos.

Direito Penal se relaciona com vrios ramos de outras cincias : Filosofia do Direito (estabelece princpios lgicos que determinam vrias institutos do Direito Penal, como por ex.: delinqencia, imputabilidade, irresponsabilidade, dolo) , Teoria Geral do Direito (Vrias regras determinadas pela Teoria Geral do Direito so aplicadas no Direito Penal.) Sociologia Jurdica (O Direito resolve comportamentos sociais e assim sendo a Sociologia est diretamente ligada ao Direito Penal), Direito Constitucional (Vrios artigos da Constituio tratam do Direito Penal, Ex.: o artigo que determina que somente a Unio pode legislar em matria penal), Direito Administrativo (Decorre de pessoas vinculadas a administrao pblica).

O Direito Processual Penal um ramo autnomo do Direito Penal, aquele que se

prev as regras de como a ao penal deve ser desenvolver, como a sentena de ser prolatada. O Direito Processual Civil aplicado subsidiariamente ao Direito Penal, naquilo que no est previsto no Direito Penal.. So atravs de suas regras que o Direito se realiza. A infrao pode imputar ao indivduo uma sano civil ou uma sano penal. Um mesmo fato pode gerar ao indivduo conseqncias civis ou criminais ou civis e criminais. Vrios conceitos aplicveis ao Direito Civil so aplicveis ao Direito Penal. Ex.: No caso de homicdio o indivduo responder criminalmente pelo crime cometido e civilmente numa ao de indenizao pelos danos causados a famlia da vtima.

Aplicao Legal do Cdigo Penal Princpio da Reserva Legal : Art. 1 : No h crime sem lei anterior que o defina, e no h pena sem prvia cominao legal. Por
2

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

esse princpio para que uma conduta seja considerada delituosa tem que existir Lei anterior que o defina. Desse princpio da reserva legal fica assegurado que uma conduta seja considerada crime, tem que estar prevista na Lei como tal, o princpio da anterioridade da Lei uma conduta s considerada como crime se estiver em Lei que o defina anteriormente, se estiver tipificada em Lei (Lei anterior ao fato). A Lei que define os crimes tem de ser clara, objetiva, para no dar sentido contraditrio ou gerar dvidas em sua interpretao, a descrio da lei com relao a conduta tem que ser a mais completa para que no dificulte sua compreenso. Toda sano penal possui parmetros mnimos e mximos para que no fique ao arbtrio do Juiz ou dos julgadores. Existem critrios para que os juizes dem a sentena, para fixe a pena, no podendo ultrapassar o mximo e nem to pouco reduzir excessivamente. Desse princpio da Reserva legal decorrem outros : 1. Interveno Mnima : O Direito Penal no pode cuidar das coisas de menor valor. A conduta s contrria a Lei quando estiver prevista na norma. Podem existir muitas situaes que ferem um sentimento moral e as vezes legal mas que no chega a constituir crime. Ex.: Dvida. Um indivduo com um carro desgovernado invade uma casa e derruba o muro; isso no ser considerado crime, mas o mesmo responder apenas pelos danos causados a propriedade. 2. Princpio da Proporcionalidade aquele em que a sano deve corresponder ao desvalor da ao. Ex.: Se um indivduo comete um crime a sano ser a priso de 6 a 20 anos, se ele pratica leso corporal a pena de 3 meses a um ano, porque a morte um fato muito mais srio que a leso. A sano deve ser proporcional ao delito cometido. Estabelece uma proporo entre o desvalor da ao e a respectiva sano penal. 3. Princpio da Humanidade A sano Penal no deve s se basear na retribuio pela agresso praticada mas tambm deve constituir numa ajuda social visando a recuperao do condenado. 4. Princpio da Culpabilidade Estabelece que ao fixar a Pena o Juiz no pode se basear unicamente no dolo ou na culpa do infrator devendo a Pena ser fixada em razo da prpria ao cometida, e no por defeito de carter do agente (mau caratismo). Pode ocorrer que um cidado, mau carter, cometer um crime em legtima defesa, e pode um cidado de bem, reconhecidamente de bom carter, cometer um homicdio com requintes de violncia. O que no est no processo no est no mundo. O juiz deve se ater aos autos do processo.

Art. 5 da CRFB Estabelece um elenco enorme de princpios que devem ser observados na aplicao do direito penal. Privao da Liberdade Ningum ser privado de sua liberdade e de seus bens sem o devido processo legal.

A Lei no excluir da apreciao do poder judicirio leso ou ameaa a direito. Aos litigantes em processo judicial ou administrativo e aos acusados de forma geral so assegurados o contraditrios e ampla defesa, todos os meios e recursos a elas inerentes. Nenhuma pessoa pode ser condenada sem a ampla defesa e o contraditrio. No ser considerado julgado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. (Presuno de inocncia). Ningum ser preso se no em flagrante delito.
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 3

A Lei s pode ser aplicada pelo juiz com jurisdio atribuio e competncia. Norma Penal uma Norma de Direito onde o estado manifesta sua vontade definindo a proibio de certas condutas sob a ameaa de sano. Estas Normas Penais podem tambm estabelecer princpios gerais do direito e dispor sobre a aplicao e limite das penas. Norma Penal a conduta proibida. A conduta de forma positiva a vontade do estado; na Lei existe a forma positiva e na norma penal a prtica proibitiva sob pena de sano. A lei descreve a conduta positiva : matar, subtrair, lesionar. A vontade do Estado exatamente o contrrio, por isso a norma penal a norma de direito atravs da qual o estado manifesta a proibio da prtica de determinadas condutas sob ameaa da sano penal. A Lei Penal no s o Cdigo Penal, existem muitas outras leis que so penais. Existem leis de ordem puramente penal e existem outras leis que as vezes so basicamente de ordem civil mas que contm regras de direito penal. Ex.: Lei de Entorpecentes : lei eminentemente penal mas com alguns princpios da lei civil. Lei de alimentos : parte do Direito Civil e com alguns dispositivos penais. Lei de Imprensa, Lei das contravenes penais. O Cdigo Penal apenas uma das leis penais, inmeros so os diplomas que contm regras de direito penal.

A Lei Penal a mais importante de um ordenamento jurdico porque protege os valores de maior importncia. Protege os bens mais importantes do indivduo e as agresses aos bens jurdicos mais importantes. A norma penal composta de duas partes : 1. Comando Principal ou preceito primrio 2. Sano ou preceito secundrio. Comando Principal a descrio da conduta criminosa feita pela Lei. A sano a pena aplicvel ao infrator do preceito primrio.

Ex.:

Art. 121 Matar algum Comando principal. Pena 6 a 20 anos Comando secundrio Sano

1. 2. 3. 4. 5.

A lei Penal apresenta algumas caractersticas : Imperativa Todos que a contrariam seus preceitos primrios so submetidos a sano nela prevista. Geral Porque destina-se a todos, mesmo aos ininputveis, que so sujeitos a medidas de segurana. Impessoal No se refere a pessoas determinadas. Exclusiva Porque somente ela pode definir crimes e as respectivas sanes. Regula fatos futuros Porque a Lei s aplica a fatos futuros. S se aplica a fatos pretritos quando beneficiar o ru. CLASSIFICAO DAS NORMAS PENAIS. Norma Penal incriminadora A norma penal incriminadora a que descreve a conduta criminosa e estabelece a pena. Esto no cdigo penal em quase todos os artigos da parte especial, a partir do artigo 121.
4

1.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

2.

Norma Penal no incriminadora A norma penal no incriminadora se subdividem em norma penal explicativa e norma penal permissiva.

Art. 23 No h crime quando o ru pratica um ato por legtima defesa, em estado

de necessidade, no cumprimento do dever, so normas permissivas. Ex.: Art. 128 Aborto no crime praticado pelo mdico quando para salvar a vida da gestante.

As normas explicativas quando fornece elementos para esclarecer o contedo das

outras normas. Ex.: Art. 150 crime de violao de domiclio : entrar ou permanecer clandestino ou astuciosamente ou contra vontade expressa ou tcita a quem de direito em casa alheia ou em suas dependncias. 4 : A expresso casa compreende qualquer compartimento habitado, aposento ocupado de habitao coletiva, compartimento no aberto ao pblico onde algum exerce profisso ou atividade . 5 : No se compreende instalao casa, hospedaria, estalagem, taverna, casa de jogo e outras do mesmo gnero. Os dois pargrafos explicam o que significa casa para efeito do art. 150. Art. 327 Considera-se funcionrio pblico para efeitos penais quem embora transitoriamente embora sem remunerao exerce cargo, emprego ou funo pblica. Art. 63 Explica o que seja reincidncia.

As normas no incriminadoras estabelecem princpios gerais e dispem sob formas e


meios de aplicao da pena, vrios dispositivos que definem como o juiz deve aplicar as penas, o que deve ser considerado, quais os agravantes, quais os atenuantes.

Existem tambm algumas normas penais classificadas como gerais ou especiais, ordinrias ou excepcionais :

Gerais vigoram em todo territrio nacional. Especiais Aquelas que se destinam a determinadas regies. Ordinrias so aquelas que vigoram em qualquer situao. Excepcionais aplicveis em situao emergencial, em tempo determinado. Extraordinrias em tempo determinado, situaes determinadas. (Ex.: estado
stio, calamidade.)

de

Norma Penal em Branco : Existem algumas normas penais que encontram-se incompletas e dependem de outra norma jurdica para completar o seu contedo. Pode estar prevista na prpria Lei ou em outro diploma legal. Ex.: Existe na Lei Penal : Deixar o mdico de comunicar as doenas de notificao compulsria. Quais so as doenas de notificao compulsria ? Existe um Decreto Federal que completa a norma penal descrevendo quais so estas doenas. Crimes previstos na lei de entorpecentes, Art. 16 substncias que causam dependncia fsica ou psquica um decreto federal determina quais so estas substncias. Art. 12 Ter em depsito ou vender substncia entorpecente que provocam dependncia qumica ou psquica. Estas normas so completadas por outras. Norma Penal em Branco Contextual : Quando completada por um prprio dispositivo da lei penal. Ex.: crime trazer consigo documento particular. Considerase documento particular todos aqueles tratados em outros artigos j previstos no prprio cdigo. Extratividade = Ultratividade e Retroatividade quando a Lei sofre modificaes diz-se que a Lei extrativa, a extratividade da Lei que ora se movimento retroagindo, ora permanecendo vlida mesmo aps ter sido revogada. A ultratividade
5

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

da Lei diz quando a Lei mesmo revogada se aplica a fatos ocorridos anteriormente. E a Retroatividade quando Lei nova surge retroagindo para alcanar o fato ocorrido anteriormente. Portanto, estas situaes ocorrem quando depois da ocorrncia de determinados fatos Leis diferentes surgem Retroatividade da Lei Benigna Ultratividade da Lei mais Benigna Novatio Legis Incriminadora Abolitio Criminis Novatio Legis in Pejus Novatio Legis in Melius Retroatividade quando a Lei retroage para beneficiar.

Ultratividade quando a Lei posterior prejudica o ru ficar prevalecendo a lei anterior. A retroatividade o fenmeno pelo qual a norma jurdica aplicvel antes do incio de sua vigncia. E a ultratividade a aplicao dela mesmo aps a sua revogao. Art. 2 - Ningum poder ser punido por fato que lei posterior deixar de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. nico A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitado em julgado. A retroatividade aplica-se mesmo que o fato j esteja julgado, mesmo com sentena condenatria. Se o re j esteja cumprindo a sua pena e surge uma lei que o favorea reduzindo sua pena, a este poder ser aplicado esta nova lei mais benfica. Extratividade a capacidade que a Lei tem de retroagir para atingir um fato ou ainda mesmo revogada continuar sendo aplicada.

Novatio Legis Incriminadora : Abolitio Criminis. Nova Lei que cria tipo penal : Excluso do crime A Lei nova descaracteriza situaes que antes era previsto como crime. A Lei nova afasta conduta que antes era previsto como crime. Novatio Legisl em Pejus : Novatio Legis In Melius. quando a nova Lei prejudicial ao agente e no pode ser aplicada. Decorre do princpio da reserva legal. Abolitio Criminilis se aplica a qualquer tempo antes de terminada a execuo da pena, atinge todos os efeitos do crime; pessoa voltar a condio de primrio, bom antecedentes, s no afasta conseqncias de ordem civil. Novatio Legis In Melius Aplica-se o princpio da irretroatividade da lei. Se vrias Leis surgirem em meio a um processo judicial ser aplicada a Lei mais benfica, a mais benvola. Quando Lei Excepcional, a de prazo determinado, esta permanece prevalecendo at mesmo aps a sua revogao. Art. 3 - C.P. A lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigncia.

Teorias do Tempo do Crime : 1. Atividade. 2. Resultado.


vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 6

3. Mista. Vrias situaes surgem e torna-se necessrio se determinar o tempo para os efeitos penais. O crime se considera onde o resultado dele se consumar. O tempo do crime vai determinar a competncia, a anistia, a prescrio, entre outros. Essas teorias so resultados da doutrina penal. A teoria Penal estuda e apresenta estas trs teorias para explicar tempo do crime. Ex.: Uma pessoa com 17 anos e 11 meses : Imputvel ou no ? Se o tempo do crime, ou o fato ocorrido foi quando ele ainda no tinha 18 anos ele ser considerado ininputvel.

Atividade Momento do crime ou da conduta. Ao ou omisso. Resultado Afirma que o tempo do crime quando ele se consumou.
ocorre o resultado. (no crime de homicdio : a morte)

Quando

Mista

Considera o tempo do crime tanto o momento da conduta quanto o

resultado. Encontra-se no artigo 4 da Lei Penal estabelecendo como a teoria da atividade : Art. 4 CP Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.

Lei Penal no Espao. 1. 2. 3. 4. 5. Territorialidade Nacionalidade Proteo Competncia Universal Representao Com relao a Lei Penal no espao destina-se a determinar os conflitos das Leis entre os pases diferentes e a sua aplicao. Em princpio a territorialidade aplicada na Lei Penal Brasileira. Aplica-se aos fatos ocorridos dentro do territrio brasileiro. Territorialidade A Lei aplicvel nos fatos ocorridos num determinado Pas, no Brasil, Lei Penal Nacional. Nacionalidade A Lei aplicada deve ser a lei de origem do autor do fato, no se considerando o local onde tenha ocorrido o fato leve em conta a nacionalidade do agente. Proteo Aplica-se a Lei do Pas ao fato que atinge um bem jurdico nacional. Sem levar em conta a nacionalidade ou o local onde foi aplicado. Ex.: Um estrangeiro falsifica a moeda nacional, este crime ser julgado pelas leis brasileiras. Competncia Universal O autor de um crime deve ser julgado e punido pela Lei do Pas onde for encontrado. Representao Aplica-se a Lei do Pas quando por deficincia legislativa ou desinteresse de outro que devia reprimir o crime este no o faz dizendo respeito aos crimes cometidos em aeronaves ou embarcaes.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

Art.

5 - CP Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzos de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional. Todo crime praticado no territrio nacional deve ser apurado e punido segundo a Lei brasileira, sem desconsiderar os tratados internacionais, convenes e princpios gerais. Basicamente a aplicao ao princpio de territorialidade.

Conceito de Territrio para aplicao da Lei Brasileira : Territrio em sentido material abrange o solo e o subsolo sem interrupo e com limites reconhecidos, as guas interiores, o mar territorial, a plataforma continental e o espao areo. Lei 8.617 Art. 2 - Estende-se ao mar territorial ao espao areo sobrejacente, e ao solo e sub - solo. Mar, toda a rea do subsolo do mar territorial e o espao areo sobrejacente. Mar territorial 12 milhas martimas a dentro do oceano considerando como territrio brasileiro. Manteve-se as 200 milhas brasileiras somente para efeitos econmicos.

Em auto mar a Lei aplicvel a bandeira, desde que no alcance tambm o mar territorial de outro pas ou espao areo. Para determinar este espao areo existem tambm trs teorias : 1. Teoria absoluta liberdade do ar : todo espao areo no deve ser de domnio de nenhum pas, devendo ser usado por todos os pases. 2. Soberania at os prdio mais elevados ou ao alcance das baterias anti areas. imaginria sobre as 12 milhas. a teoria aplicada pelo Direito Brasileiro. Excees as Teorias : Extraterritorialidade

3. Teoria sobre a soberania coluna atmosfrica sobre o pas sobrejacente : uma linha

Art.

5, 1 Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto mar.

Art.

7, caput : Ficam sujeitos lei brasileira embora cometidos no estrangeiro : extraterritorialidade incondicionada porque no prev a Lei nenhuma condio para que sejam punidos pela Lei Brasileira : I Os crimes : a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica; b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estados, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico; c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio; d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil.

O pargrafo 2 Trata-se de extraterritorialidade condicionada, porque determina


as condies para aplicao da Lei : 2 - Nos casos do Inciso II, a aplicao da lei brasileira depende do concurso das seguintes condies : a) entrar o agente em territrio nacional; b) ser fato punvel tambm no pas em que foi praticado; c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio; d) no Ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena; e) no Ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

PENA CUMPRIDA NO ESTRANGEIRO : A sentena condenatria estrangeira para efeitos reicindncia, no exigir maiores formalidades, bastando que seja apresentada ao Juiz uma certido traduzida. Para efeitos civis, esta sentena penal estrangeira ter de ser homologada pelo STF. Art. 8 - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada quando idnticas. No caso da pena : se forem da mesma espcie elas se compensam e se forem de espcies diferentes servem para amenizar. No pode haver 2 penas para o mesmo crime.

O LUGAR DO CRIME aplica-se as mesmas teorias da atividade,


da mista.

do resultado ou

Art.

6 - CP Considera-se praticado o crime lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado. Adotou a teoria mista ou da biovidade.

INTERPRETAO DA LEI PENAL a busca pelo sentido das palavras. Usa-se de vrios recursos a fim de que se encontre o verdadeiro sentido da Lei. Existem critrios para se interpretar as Leis.

Antes

do Iluminismo a interpretao das leis eram feita de acordo com o entendimento de cada um, sem critrios, sem princpios, ensejando arbtrio dos julgadores. A partir desta fase do Iluminismo foram desenvolvendo sistemas de interpretao.

Interpretao buscar o verdadeiro sentido da lei o intrprete o mediador entre o

que est escrito na Lei e a vontade dela existem cincias que cuidam da interpretao hermenutica ou exegese, cincias ou mtodos que se preocupam com a interpretao das Leis.

Hermenuta ou Exegeta Pessoas que estudam a interpretao da leis. Espcies Quanto ao sujeito : autntica, doutrinria, judicial e jurisprudencial.
Quanto ao sujeito que realiza a interpretao :

Autntica : Realizada pelo prprio rgo de elaborao da lei. A prpria Lei d a interpretao, somente a Lei ou quem a realiza pode realizar a interpretao. Ex.: quando a Lei conceitua o que funcionrio pblico, quando conceitua o que ru reincidente, quando conceitua o que casa para efeitos penais trata-se de interpretao autntica contextual conceitos textuais quando est na prpria Lei. Doutrinria : Feita pelos doutores, pelos jurisconcultos, a mais simples, so as obras que interpretam as Leis, os cdigos. Ex.: Paulo Dourado Gusmo, Paulo Nder, Damsio, Srgio Cavalieri Filho, entre outros. Judicial : a interpretao elaborada pelos juizes quando da aplicao da ao caso concreto. Jurisprudencial : a emanada dos tribunais atravs de suas decises constantes sob determinado assunto legal. Quando os tribunais apreciando um determinado tema e decidem de uma mesma forma a questo reiteradas vezes , passam a constituir as smulas. As decises do tribunais de forma constante sobre determinado tema.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

A nica interpretao que possui carter obrigatrio a autntica, a que emana do texto da Lei. As demais no possuem efeito vinculante, as posies do supremo atravs de smulas no possuem ainda carter obrigatrio. Quanto ao meio empregado :

Gramatical : feita atravs de recurso do prprio vernculo, da prpria funo gramatical, do sentido gramatical da palavra. Muitas palavras no Direito penal podem ter sentidos diferentes. Ex.: Inveno : Inventar criar alguma coisa, e em direito penal, inveno achar. , Citao : citar mencionar algum, em direito penal, tem o sentido de comunicar para responder, Ftil : Insignificante, em vo, em direito penal, motivo ftil a desproporo entre a provocao e a reao, tornando o crime muito mais grave. Interpretao Lgica : feito recorrendo-se ao sistema do cdigo, o que pretende o legislador regular com quela Lei, o conjunto da norma instituda. Ex.: Artigos que definem as formas qualificadas. necessrio se analisar todo o contedo anterior ao captulo. Art. 223 Se d violncia resulta leso corporal de natureza grave : Pena recluso, de 8 (oito) a 12 (doze) anos. O artigo lido separadamente no tem significado. Mas este artigo vai se referir a todos os demais dispositivos : Art. 224 Presume-se a violncia, se a vtima : a) no maior de 14 (catorze) anos; b) alienada ou dbil mental, e o agente conhecia esta circunstncia; c) no pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia. Teleolgica : Visa o fim pretendido pela Lei. Muitas das vezes quando no se consegue interpretar pelo meio gramatical ou lgico, torna-se necessrio identificar o que o legislador quis ao constituir uma determinada norma Vis legis : O fim. Busca-se at mesmo a exposio de motivos do legislador.

Quanto ao Resultado :

Declarativa : Ocorre quando o texto da Lei no ampliado e nem restringido buscando-se apenas o significado oculto do termo ou expresso utilizado pela Lei. Em vrias passagens o C.P. afirma que : quando o crime praticado por duas ou mais pessoas.. Duas ou mais pessoas so vrias pessoas ? Em princpio duas pessoas so vrias pessoas, mas no Direito Penal no o , quando a lei diz duas pessoas ela diz expressamente duas pessoas, portanto, entende-se que vrias pessoas sero mais de 3 pessoas. Restritiva : Ocorre quando tem que se reduzir o alcance da Lei para encontrar o seu exato sentido. Tem vrias disposies no Cdigo Penal que generalizam e outros dispositivos tratam destas normas generalizadas pelo C.P. Art. 332 : (trfico de influncia, abrangente, geral.) Art. 357, explorao de prestgio especifica alguns tipos de funcionrio pblico. Art. 28, Inciso II no diz que tipo de embriaguez (alcolatra, patalgico, fortuita) abrangente, geral. Art. 26 Define como ininputvel o doente mental. A embriaguez do Art. 28 pode-se deduzir quela que no decorre de condies patalgicas.

Ex.:

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

10

Extensiva : Ocorre quando se precisa ampliar o sentido ou o alcance da Lei. Ex.: Bigamia Poligamia : O CP condena pelo crime de bigamia, assim o sendo, deduzse que tambm o far no caso de Poligamia. Art. 235 Contrair algum, sendo casado, novo casamento. A Lei no fala em poligamia. Interpretao Progressiva As transformaes sociais, polticas, cientficas para obter o alcance da Lei. Ex.: o perigo de vida em 1940 tinha um alcance, nos dias atuais menor e mais raro. Doena mental, conceitos de honra, seduo. Interpretao Analgica : Parte de algumas situaes definidas para alcanar a generalidade, para alcanar situaes semelhantes. Ex.: Art. 121 Matar algum : Inciso I : mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; Inciso III com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum. ELEMENTOS DE INTERPRETAO Pode-se recorrer a vrios elementos para se buscar o sentido da Lei, a vontade da Lei : sistemtico, rubrica, legislao comparada, conceitos extras jurdicos, histria da Lei.

1. Sistemtico

Lgico, buscar dentro do sistema da Lei, na forma da Lei. A lei dividida em Ttulos, Captulos, Sees, pargrafos. A forma de interpretao sistemtica recorre-se a este sistema. 2. Rubrica : Nome do delito : importante a rubrica para entender o alcance do tipo penal. Ex.; Art. 152 Abusar da condio de scio ou empregado de estabelecimento comercial ou industrial para, no todo ou em parte, desviar, sonegar, subtrair ou suprimir correspondncia, ou revelar a estranhos o seu contedo. Fala em suprimir correspondncia : pela rubrica o crime s ser tipificado para correspondncia comercial. Para correspondncia particular temos o Art. 153 Divulgar algum, sem justa causa, contedo de documento particular ou de correspondncia confidencial, de que destinatrio ou detentor, e cuja divulgao possa produzir dano a outrem. 3. Legislao Comparada : Exame da legislao da Lei ptria com a de outros pases que a influenciaram possibilitando melhor interpretao do feito legal. Ex.: O cdigo civil brasileiro possui muita influncia do cdigo civil francs. O cdigo de processo Civil foi muito influenciado pelo Cdigo Civil Alemo. 4. Extras Jurdicos : Podem ser cientficos, filosficos, polticos, tcnicos e que sero utilizados para descobrir a vontade exata da Lei. Ex.: O conceito de veneno : qumica. O conceito de doente Mental : Psiquiatria. O conceito de asfixia : pela medicina. 5. Histria da Lei : Todos os elementos que foram usados no processo de elaborao da lei para levar o interprete desde o processo de sua elaborao, justificativas, emendas, material legislativo.

Toda

lei de maior alcance vem acompanhada de justificativas ou exposies de motivo. No ante projeto segue sempre com tais exposies e submetidos a votao e as alteraes do texto original. Estas servem de auxlio na interpretao da lei. CONCEITO DE CRIME No h no cdigo nenhuma conceituao de crime, ao elaborar o cdigo penal preferiu o legislador que esse encargo ficasse para a doutrina. Os doutrinadores resolveram estabelecer critrios. No h como se definir de uma nica maneira o crime e passou a ser definido pelo seu aspecto externo, ou seja, o efeito que o crime externamente apresenta, denominando-se como conceito formal e analisando a
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 11

natureza do fenmeno decorrente do crime, a natureza do bem jurdico afetado, estabeleceram um conceito que denominaram conceito material, e partindo dos elementos que se compem o crime partiram para um conceito que foi denominado analtico..

Aspecto

Formal Pode o crime ser definido como toda ao ou omisso proibida pela Lei sob ameaa de sano. Este conceito um conceito superficial

Conceito Conceito

Material aquele que busca definir o crime tendo em vista o bem protegido pela Lei. A conduta humana que lesa ou expe a perigo um bem jurdico protegido pela Lei Penal. Analtico Baseado nos elementos que se compem o crime, em princpio conceituava-se o crime como toda conduta anti jurdica, tpica, culpvel e punvel. Com evoluo do estudo do direito e tendo em vista outras teorias a respeito da ao, esse conceito foi se modificando, porque chegaram a concluso de que alguns desses elementos em princpio no eram realmente elementos, mas sim, questes que estavam ligadas ao crime mas que no chegavam a alterar a essncia do crime. Ex.: O elemento punvel : para o doutrinador no existiria crime sem punibilidade, no entanto, vrias situaes existem em que o crime ocorre e no h possibilidade de aplicar a pulnibilidade.

Punibilidade : Vrias situaes se apresentam em que o crime ocorre, contudo, no haver possibilidade de se atribuir uma sano : Ex.: Um crime de furto praticado por um filho contra o pai. Art.181 isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo : I do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Portanto, embora neste caso o crime de furto estaria tipificado, perfeito, a conduta anti jurdica, prevista no artigo 155, s que no vai se aplicar a pena porque existe uma escusa absolutria prevista no art. 181. Causas de extino da punibilidade : Existem vrias situaes alm dessas em que o crime se apresenta perfeito e a pena no aplicvel, so as causas de extino da punibilidade : Art. 107 : Extingue-se a punibilidade : I pela morte do agente; II pela anistia, graa ou indulto; III - pela retroatividade de lei que no mais considera crime o fato como criminoso; IV pela prescrio, decadncia ou perempo; V pela renncia do direito de queixa ou pelo perdo aceito, nos crimes de ao privada; VI pela retratao do agente, nos casos em que a lei admite; VII pelo casamento do agente com a vtima, nos crimes contra os costumes, definidos no captulos I, II, e III do Ttulo VI da parte especial deste cdigo; (...).

Punibilidade, portanto, no elemento do crime um pressuposto da aplicao da pena. A possibilidade de aplicar-se a pena.

Culpvel Culpabilidade A culpabilidade dizia-se tambm que era elemento do

crime, tal como, na punibilidade, em vrias situaes o crime se aperfeioa com todos os seus elementos e a culpabilidade afasta o juzo de reprovao, e portanto, no estar o autor da ao a sano penal. Ex.: So vrias as situaes previstas no Cdigo, uma delas a coao moral irresistvel, quando uma pessoa pratica uma conduta mediante uma coao moral irresistvel ela no est praticando a conduta livremente, estar com sua vontade viciada. Ela pratica a conduta com todas as suas conseqncias s que no poder ser submetida a sano penal em razo do vcio que incide sobre sua vontade.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

12

Concluso : Punibilidade e culpabilidade no podero ser tidas como elementos do crime, ficando o conceito na sua forma analtica como sendo o fato sendo o fato tpico e anti jurdico.

Definio

de culpabilidade : A culpabilidade consiste na reprovabilidade ou sensurabilidade de conduta, um juzo de reprovao. Juzo de reprovao sobre o comportamento do indivduo. CARACTERSTICAS DO CRIME Para que exista um crime necessrio que o indivduo pratique uma conduta (ao ou omisso), sendo necessrio que a conduta seja tpica, ou seja, que esteja descrita como infrao penal na lei. E por fim, tem que ser anti jurdica, que contrrio ao direito, no estando amparada por causa excludente de antijurisdicidade. Ex.: Causas de excluso de ilicitude : Art. 23 do CP : No h crime quando o agente pratica o fato : I em estado de necessidade; II em legtima defesa; III em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito. As caractersticas do crime sob o aspecto analtico so a tipicidade e a anti jurisdicidade.

Tipicidade

quando h uma adequao perfeita entre um fato concreto e a descrio contida na Lei. Ex.: Expor ou abandonar recm nascido para ocultar desonra prpria. A conduta para ser tpica ela tem que se enquadrar perfeitamente na descrio da lei.

Fato

Tpico o comportamento humano (positivo ou negativo) que em regra provoca um resultado e previsto como infrao penal. Comportamento humano, ao ou omisso que em regra provoca um resultado e que est descrito na lei. Nem sempre um crime produz resultado, por ex., um crime de tentativa de homicdio ele no produz resultado e no deixa de ser crime. Em regra o fato tpico produz resultado mas no indispensvel esse resultado para a existncia do crime.

Fato Anti Jurdico o que contraria o ordenamento jurdico. Qualquer fato que
contraria o ordenamento, a lei. A anti jurisdicidade sob o aspecto penal a contrariedade entre o fato tpico praticado e o ordenamento jurdico. O fato tpico s encontramos na Lei Penal. REQUISITOS, ELEMENTOS E CIRCUNSTNCIAS DO CRIME Requisitos Genricos do crime so a tipicidade e a anti jurisdicidade. Requisitos especficos do crime so os elementos, elementares ou circunstanciais.

Elementos Objetivos : Descrio Objetivo : A descrio objetiva do tipo. Elementos O verbo constitui o elementos principal de qualquer tipo penal, porque
ele descreve a conduta, tanto positiva, quanto negativa, o ncleo do tipo porque nele que se est a determinao do comportamento do autor.

Alm do verbo so considerados

tambm considerados elementos do tipo as partes que integram a relao jurdica, o sujeito ativo que o autor, aquele que realiza o comportamento, e sujeito passivo que o titular do bem jurdico violado pelo comportamento.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

13

Existem outros elementos que se apresentam junto ao crime que so denominados : elementos subjetivos e normativos.

Subjetivos

Consistem exatamente na motivao, podem ser o dolo, atravs do comportamento visando um fim, ou dolo eventual que quando o indivduo age embora no querendo o resultado age no sentido de obt-lo.

Normativos So elementos

que no esto diretamente declarados no tipo penal, mas quer dizer do fim que levou aquele indivduo a praticar aquele comportamento. Ex.: Quando uma pessoa rapta uma pessoa para praticar fim, atos sexual, ato libidinoso, ele comete um determinado crime, e quando o faz para obter vantagem econmica o crime j passa a ser de seqestro ou crcere privado de acordo com sua natureza. CIRCUNSTNCIAS DO CRIME So dados que esto volta do crime. Dados que circundam o crime, aqueles que esto agregados a figura tpica fundamental do crime, que tem a finalidade de aumentar ou diminuir, suas conseqncias jurdicas principalmente no que se refere a pena.

Circunstncias agravantes e atenuantes : Circunstncias agravantes so aquelas que

interferem para elevar a pena e atenuantes as que tornam a pena atenuada, reduzidas. Todo crime praticado por pessoa menor de 21 anos ou maior de 70 pode ser atenuada. A reincidncia uma circunstncia agravante do crime a quem j tenha sido condenado por outro. TIPO PENAL O Tipo Penal a descrio concreta da conduta proibida, ou seja, do contedo ou da matria da norma. Quando se fala em tipo penal a norma penal incriminadora.

Conduta Tpica : A conduta tpica aquela que se adequa, que se aperfeioa a descrio da lei, ao dispositivo contido na lei. Elementos do Fato Tpico : So elementos do Fato Tpico, a conduta, o resultado, a relao de causalidade ou nexo causal e tipicidade. Para que uma fato seja tpico tem de apresentar todos esses elementos: que d conduta advenha um resultado, e por fim a tipicidade. Para informar o que seja ao (conduta) no Direito Penal : Teoria Causalista, Finalista, Social da ao. Causalista ou Naturalista S o comportamento humano, quando a pessoa age j est tipificando o crime cometido. Nesta teoria no se questiona a motivao do crime. Ex.: O indivduo desfere um soco em outro e a pessoa cai e bate com a cabea num meio fio e vem a falecer. Por esta teoria o crime j estaria tipificado como homicdio, ao invs de ser classificado como leso corporal seguido de morte, que so diferentes no que diz respeito as sanes.

Finalista : a que questiona no comportamento do indivduo o resultado por ele pretendido. A motivao, muito mais importante o resultado pretendido pelo indivduo do que a prpria conduta. Ex.: uma arma de fogo e um pedao de pau. Pode um pessoa com um pedao de pau desejar matar uma pessoa e outra com uma arma apenas feri-la.

Teoria Social : O comportamento social da ao determinado pela reprovao social que a conduta social representa. Ex.: S ir existir um crime se aquele fato receber reprovao social.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

14

CONDUTA Segundo a teoria finalista pode-se conceituar conduta como sendo a ao ou omisso humana consciente e dirigida a determinada finalidade. S o homem pode praticar conduta criminosa. Pessoa Jurdica no pratica crimes, embora alguns preceitos atuais, consideram alguns crimes ambientais queles cometidos por pessoa jurdica, que esto sujeitos a prestao pecuniria.

conduta para que ela seja elemento do fato tpico ela tem que provocar uma conseqncia, necessrio que ela produza fatos externos. A conduta exige tambm um ato de vontade dirigida a um fim e a manifestao dessa vontade, e que constituem seus elementos.

O ato voluntrio para haver conduta preciso que o ato seja voluntrio. Basta que

o indivduo haja com voluntariedade. No configura conduta o ato involuntrio. No constitui ato voluntrio aquele de corrente de coao fsica irresistvel.

Conduta Positiva Quando o indivduo age , atua. Ao igual a comisso. Crime

Comissivo : crime praticado mediante ao, comportamento positivo. Crime Omissivo : aquele decorrente de uma conduta negativa, de uma omisso. Crime Comissivo por omisso : apresenta um resultado decorrente de uma conduta positiva, mas que se verificou em razo de absteno de comportamento. Ex.: A me que tem o dever de amamentar o filho, se o filho vier a morrer de inanio, a me estar cometendo um crime comissivo por omisso, ela tinha o dever jurdico de agir e se omitiu da responsabilidade.

Normalmente a conduta se traduz de uma conduta positiva, o ato de agir, fazer, crimes comissivos (matar, subtrair, causar prejuzos, causar leso, constranger, seduzir); e crimes omissivos so aqueles que o indivduo age abstendo-se de fazer, de um comportamento que lhe era exigido, (omisso de socorro, ocultar, deixar de fazer, deixar de comunicar, omitir um dado comportamento.

Crimes comissivos por omisso, quando o indivduo se abstm de um comportamento que lhe era exigido e dessa absteno produz um resultado que normalmente advm de um comportamento positivo, como por ex.: o funcionrio da rede ferroviria que responsvel por virar a chave que muda as linhas de trem, se por acaso ele no o fizer poder acarretar um grave acidente. Outro exemplo a mo que deixa o filho morrer por inanio, deixando de amament-lo. Nesses crimes por comissivos por omisso o dever de agir pode decorrer de vrias maneiras, vrias situaes inclusive aquelas em que o indivduo atua como agente garantidor do no resultado, aquele que embora no obrigado ou imposto pela lei, ele assume essa posio sem nenhuma determinao legal. Ex.: Grupo de escoteiros, o indivduo responsvel por um time de futebol amador. No importa em conduta voluntria atos resultantes de atos reflexos (involuntrios), e no ser considerado conduta voluntria. Outros exemplos : sono, hipnose, sob efeito de embriaguez completa. Podem ser considerados em alguns casos como casos fortuitos. OBJETO JURDICO Para que exista crime necessrio que algum bem jurdico seja atingido por ele. tudo aquilo contra o que se dirija a conduta criminosa. E o objeto do delito pode ser classificado como objeto material e objeto jurdico.

objeto jurdico consiste num bem ou interesse protegido pela lei. Bem tudo o que interessa ao homem, tudo que satisfaz a necessidade do homem e o interesse o valor que este bem tem para o homem. Esse bem no precisa ser s de natureza material, pode ser de ordem moral, espiritual. Ex.: No crime de leso corporal o objeto a
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 15

integridade fsica, no crime de homicdio a vida. No crime de furto o patrimnio, no crime de roubo o patrimnio e a integridade fsica lesada. Nosso cdigo composto de vrios ttulos, captulos, etc. e a ordem dos mesmos so determinadas em funo dos objetos jurdicos do crime, de acordo com a gravidade, a importncia. Ex. O crime que abre a parte especial justamente o crime contra a vida, que o bem maior.

Objeto

material do crime a pessoa ou a coisa sobre a qual recai a conduta criminosa. (Ex.: A coisa alheia no crime de furto, no homicdio a pessoa humana, leso corporal a pessoa. Exame de corpo e delito, tudo aquilo que est relacionado ao crime e que pode servir de prova sobre a existncia do crime. Ex.: Roupas, objetos, natureza dos ferimentos, instrumentos usados na pratica do crime. SUJEITOS DO CRIME

Sujeito Ativo do crime a pessoa que pratica a conduta descrita na lei. S pode ser o homem autor de crime; s o homem pode ser sujeito ativo de crime. Impossvel portanto, que pessoas jurdicas ou entes que no sejam humanos sejam sujeitos ativos de crime. O homem pode praticar e normalmente age desse jeito, o crime praticado por uma s pessoa. Mas nada impede que, vrias pessoas, duas ou mais pessoas se reunam para praticar crimes, inclusive existem crimes em que a pluralidade de sujeitos ativos indispensvel, elemento do tipo, como por ex.: no crime de rixa, no crime de bando ou quadrilha. Sempre quando o crime praticado por vrias pessoas, ou duas ou mais pessoas praticam um crime diz-se que so co-autores ou participes. Num crime de furto, com 3 pessoas, por ex., ingressem numa casa, estes so co-autores do crime. Se 2 deles entram na casa e 1 fica de fora vigiando, ento os 2 que invadiram so co-autores e o que no invadiu mas participa da conduta criminosa, ele participe, e sua responsabilidade igual a do co-autor.

Capacidade

geral para praticar crime existe em todos os homens, toda pessoa natural independente de sua idade, capacidade psquica. Obviamente que posterior ao crime que ir se apurar se o agente ininputvel ou no. Vrias denominaes recebem o sujeito ativo, e essa denominaes mudam de acordo com a evoluo do fato at o julgamento final ou at mesmo quando ele se encontra condenado e cumprindo pena : o sujeito ativo de um crime o agente que praticou o crime, depois que o ocorre o crime ele passa a condio de indiciado. Iniciada a ao penal com o oferecimento da denncia pelo promotor, o sujeito passa a denunciado; recebida a denncia, e comeando a ao passa a ser denominado acusado ou ru, podendo levar essa designao at ao final do processo, e aps a sentena vem as denominaes : sentenciado, condenado, e depois, caso recorra da sentena, apelante ou apelado, aps a deciso definitiva, recluso se condenado ou detento. Na linguagem jurdica no se refere ao denunciado como criminoso. Na linguagem jurdica estes termos delinqente, criminoso, assassino, no esto corretos.

Capacidade Penal do Sujeito Ativo : traduz-se num conjunto de condies que se


exige para que uma pessoa possa tornar-se titular de Direitos e Obrigaes no Direito Penal.

Incapacidade Penal : aquela de corrente por atos praticados por entes inanimados

e por animais, no existindo capacidade penal tambm por parte dos mortos, mesmo as pessoas jurdicas, ainda que existam nos crimes ambientais uma sano prevista a pessoa jurdica, mas por ser a sano de natureza pecuniria alguns doutrinadores no a
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 16

entendem como sano penal, portanto, em princpio pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo em crime. Segundo a doutrina existem alguns crimes que exigem alguma qualidade especial do sujeito ativo e podem ser denominados de crimes prprios e de mo prpria. Ento em princpio os crimes so comuns, qualquer pessoas pode pratic-los, mas alguns crimes exige uma determinada qualidade do sujeito ativo, e dependendo dessa qualidade os crimes so prprios ou de mo prpria.

Crime Prprio quando ele pode ser praticado por determinada categoria de pessoa Ex.: O crime de infanticdio, que : Art. 123 : Matar, sob a influncia do estado puerperal, o prprio filho, durante o parto ou logo aps. Notificao de doena compulsria, Deixar o mdico de comunicar, Funcionrio Pblico no crime de peculato, apropiar-se o funcionrio pblico..., somente o funcionrio pblico pode praticar este crime previsto no artigo descrito.

Crime de Mo Prpria so aqueles que somente podem ser praticados por determinada pessoa, a pessoa tem que ser determinada, ela no pode pedir que outra venha agir em seu nome. Ex.: Prestar testemunho falso, o mdico que d atestado falso, o perito que elabora um laudo pericial falso.

Sujeito Passivo o titular do bem jurdico lesado ou ameaado pela conduta criminosa. O que sofre as conseqncias do fato criminoso. O sujeito passivo no precisa ser necessariamente uma nica pessoa, podendo ser cometido contra duas ou mais pessoas. (Ex.: assalto a bancos, assalto a um estabelecimento comercial). O roubo quando resulta em morte : latrocnio, que no caso um crime s. Qualquer infrao ocorrida ofende os interesses do Estado, porque ele o principal agente garantidor da segurana e da paz pblica. O estado sujeito passivo constante dos crimes. Mas no impede que em determinados crimes no o Estado figure como Sujeito Passivo Eventual, quando um bem jurdico seu protegido pela lei violado.

Crime Vago : Porque no h determinado o sujeito passivo. Diz que o sujeito passivo a coletividade. (Ex.: Ato obsceno, crimes contra o respeito aos mortos, violar sepultura, vilipndio do cadver, o necrfilo. Existem alguns crimes tambm que exigem uma qualidade especial do sujeito passivo, como por ex., os crimes de estupro s pode ser praticado contra mulher, o crime de rapto, s pode ser praticado contra mulher, o crime contra recm nascido s pode ser praticado contra recm nascido. A pessoa jurdica no pode ser sujeito ativo do crime, mas pode ser sujeito passivo de alguns crimes. Pode a pessoa jurdica ser sujeito passivo de crime contra a honra, podese praticar crime de difamao contra pessoa jurdica. Est previsto, por ex., na lei de Imprensa a possibilidade de se praticar crime contra a pessoa jurdica. TIPO SUBJETIVO E OBJETIVO Tipos Objetivos o composto de elementos objetivos, portanto, na descrio do tipo penal : ele contm a descrio da conduta que normalmente vem atravs de um verbo, tem-se o sujeito ativo, passivo, objeto material e outros elementos que naquela hiptese so exigidos. Ex.: No existe nenhuma condio especial, ou seja, matar algum, no h descrio especial para conduta.

Tipos

Subjetivos Alguns crimes contm os elementos denominados normativos e se referem a situaes que exigem certa valorao especial do agente, porque alm dos elementos objetivos normais contm ainda elementos que exigem essa auferio, essa
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 17

valorao por parte do agente, em vrios crimes as palavras injustamente, indevidamente. Alm da conduta objetiva e necessrio que a pessoa saiba que aquela conduta indevida, injusta. Ex.: Devassar indevidamente correspondncia alheia. indispensvel para a realizao desse crime que a pessoa saiba que ela est devassando indevidamente a correspondncia do outro.

Alm

dessa carga subjetiva de elementos normativos e do dolo e da culpa que em todo crime tem que existir, ou seja, qualquer conduta tem que estar coberta do dolo ou da culpa para que ela seja considerada relevante. Alguns crimes exigem uma especial finalidade no atuar do agente, para que o crime se aperfeioe, costuma se dizer que so os elementos subjetivos do injusto. Ex.: Art. 219 do CP : Raptar mulher honesta mediante violncia, grave ameaa ou fraude, para fim libidinoso.

Alm

de elementos subjetivos normal que o dolo e culpa,. exige essas especiais finalidades elementos subjetivos do injusto. INFRAO PENAL

Direito Penal estabelece exatamente na sua parte especial, os tipos penais que descreve as infraes penais: no cdigo penal, cuida-se de um tipo de infrao penal que so exatamente os crimes, mas existem outros tipos de infrao penal : contraveno penal. (Ex.: o jogo, portar armas, dirigir sem habilitao). No se pode afirmar que contraveno penal delito, que algum est praticando crime de contraveno penal, pois, so inteiramente diferentes. Infrao Penal o gnero, e a espcie o crime ou delito e contraveno Penal. Infrao Penal : podem ser : crime ou delito e contraveno penal; no existem diferenas de conceitos entre crime e contraveno penal porque ambas as condutas constituem uma ameaa ou violao do direito a uma pessoa. A nica coisa que as difere e a sano penal, para determinados crimes as sanes penais para o crime so mais rigorosas do que para as contravenes penais. No h, portanto, conceitualmente nenhuma distino entre crime e contraveno a no quanto a gravidade dela e a natureza da sano penal. Contraveno penal so as que violam bem jurdico de menor valorao, e so apenados de maneira menos rigorosa que aos crimes.

Aos

crimes normalmente so dirigidas as sanes que consistem em pena : Recluso, deteno e multa. Sendo que a multa ser sempre cumulativa ou substitutiva. No h crime nenhum em que a sano penal consista unicamente em multa, no h nenhuma previso na lei em que o crime cuja a sano seja to somente a pena de multa, pena pecuniria. No entanto, em vrias situaes encontra-se a sano de pena de recluso e multa. Existem algumas hipteses em que o juiz pode substituir a pena de recluso. Ex. Art. 155, 2 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel : (...) 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. Todas as penas inferiores a 6 meses o juiz pode substituir a pena privativa de liberdade por multa.

Na contraveno penal : a sano poder ser priso simples e/ou multa. No h pena

de recluso ou de deteno para as contravenes penais. As contravenes penais tambm so conhecidas como crime ano, crime pequeno CRIME INSTANTNEO E CRIME PERMANENTE
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 18

Crime instantneo aquele que uma vez consumado est encerrado. (Ex.: Leso corporal, homicdio, furto, roubo). No h necessidade do resultado ter que ocorrer concomitantemente com a conduta, a instantaneidade no a de que a conduta praticada o resultado venha logo sem seguida, quando se consumar ele estar encerrado, no ir se prolongar, como por ex.: uma pessoa atira na outra, no necessrio que ela morra no momento do tiro, pode vir a morrer depois. A grande maioria dos crimes que exigem resultado so considerados crimes instantneos. Crime Permanente aquele que a consumao se alonga no tempo, a consumao se protai no tempo, se estende, continua Ex.: Extorso mediante seqestro, desde o momento em que a pessoa foi tirado de sua liberdade o crime j se consumou e vai se prolongando at o trmino do caso ou com a recuperao da liberdade ou soluo do caso; outro exemplo violao de domiclio, desde o instante que a pessoa ingressa em casa alheia e desde o instante que pedido para que ela saia, enquanto este fato no ocorrer o crime est se consumando. Esta distino entre crime permanente e instantneo importante porque ela que vai determinar quando o autor do crime est em situao de flagrante delito. CRIMES SIMPLES E COMPLEXO

Crime

Simples aquele em que o tipo penal nico e ofende apenas a um bem jurdico. A maioria dos crimes so dessa origem. (Ex.: matar algum, caluniar, difamar, injuriar)

Crimes

Complexos so aqueles que contm dois ou mais tipos numa nica figura penal, ou ento numa s figura tpica consta um tipo simples acrescido de fatos ou circunstncias que em si mesmo no so tpicos. Ex. crimes de roubo (subtrair coisa alheia, mediante violncia que leso corporal, e ameaa que constrangimento legal, o crime de estupro; constranger algum mediante violncia ou grave ameaa, para manter conjuno carnal, essa conjuno em si o fato que no constitui tipo penal, mas praticado mediante violncia ou grave ameaa um crime complexo.

CRIMES

COMISSIVOS so aqueles praticados atravs uma conduta positiva, atravs de um atuar, fazer. So a grande maioria dos crimes previsto no CP. Ex.: Homicdio, Furto, Roubo, todos os crimes que o verbo, o comando do tipo, determina uma ao positiva. CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS E IMPRPRIOS

Crimes

Omissivos Prprios ou Omissivos Puros so aqueles que tm sua descrio objetiva com uma conduta negativa. No fazendo o que a lei determina. exatamente uma absteno de comportamento que manda que o indivduo aja. Transgresso do dever de agir. Ex.: Quando o tipo penal tem um verbo : Ocultar, Deixar, Omitir.

Cremes

Omissivos Imprprios So aqueles em que a omisso consistem na transgresso do dever jurdico de impedir o resultado. Nesse tipo de crime a omisso decorre do dever jurdico de agir para impedir o resultado. O mdico tem o dever jurdico de atender, de prestar assistncia. Outro exemplo o de agente garantidor o sujeito que tem por obrigao evitar o resultado. DO RESULTADO JURDICO E NATURALSTICO
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 19

O resultado naturalstico aquele que produz uma modificao no mundo externo.


Ex.: Um furto, um roubo, um homicdio, leso corporal, o resultado produziu uma modificao.

Existem

crimes que no prescindem de resultado naturalstico, que no h necessidade dessa modificao externa para que o resultado se verifique e o crime se consuma. Como o fato tpico depende do resultado a lei deve de se adequar e a doutrina criou o resultado jurdico que consiste justamente na ameaa ao bem jurdico. Passa a Lei a satisfazer-se simplesmente com a ameaa ao bem jurdico para que o resultado se aperfeioe. 1. 2. 3. O resultado naturalstico pode ser fsico, fisiolgico e psicolgico. Fsico : Furto, Roubo, Dano. Fisiolgico : Leso, Morte. Psicolgico : o medo no crime de ameaa, o sentimento moral nos crimes contra a honra.

CLASSIFICAO DOS CRIMES QUANTO AO RESULTADO

1. 2.

3.

Materiais : Quando para a sua consumao a lei exige a verificao do resultado pretendido pelo agente, que consiste na leso do bem. Todos em que o agente visa o resultado esse resultado advm. Ex.: Homicdio, Roubo, Furto, Aborto. Formais : aquele que, embora exigindo a lei a vontade do agente se dirija a produo do resultado, que a leso do bem, no necessrio para a consumao que esse resultado se verifique. Ex.: Crime de ameaa, a pessoa ameaada de morte. Crime de corrupo passiva : Art. 317 : solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assum-la, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem Mera Conduta : aquele sem resultado, o tipo objetivo no descreve resultado e nem necessrio ocorrer. Satisfaz nesse caso a Lei com a simples conduta. Ex.: Crimes de invaso de domiclio, Prtica Obscena, Crime de

Outra forma de classificao de crime quanto o resultado o Crime de dano e de Perigo. CRIME DE DANO aquele que se consuma com a efetiva leso do bem jurdico visado. Ex.: O homicdio, a morte, Leso corporal a leso, no crime de furto a coisa subtrada. CRIME DE PERIGO Ocorre quando o crime se consuma com a simples situao de perigo criado para o bem jurdico. O bem jurdico ameaado de sofrer uma leso. Ex. : No ... Subdividem-se em individual e comum. CRIME DE PERIGO INDIVIDUAL quando essa ameaa da de leso dirigida a uma pessoa ou a um nmero de pessoas ou grupo determinadas. Ex.: Art. 130 136. CRIME DE PERIGO COMUM quando visam o interesse jurdico de pessoas indeterminadas. Ex.: A partir do Art. 250.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

20

RELAO DE CAUSALIDADE Absolutamente independente Em relao a conduta do sujeito. pr existente concomitante superveniente CAUSA : Relativamente independente Em relao a conduta do suJeito. Art. 13, caput.

Pr existente Concomitante Superveniente

Resultado imputvel, Art.13, caput Art.13, 1

Nexo

Causal o terceiro elemento do fato tpico; para compreendermos o que seja nexo causal devemos partir do comportamento humano, da conduta, decorrente dela o resultado. Nexo causal a relao que existe entre a conduta e o resultado. o liame que liga a conduta ao resultado. Quando ocorre um fato a primeira coisa que se deve saber a causa do fato, mas a causa no o motivo, mas o que provocou o resultado. Por Ex.: Se uma pessoa encontrada morta, temos de identificar o que provocou a morte e a partir dessa a identificao passa a investigao de quem produziu quela causa, o autor do crime.

Causa

a ligao que existe entre um fato numa sucesso de acontecimentos que pode ser entendida pelo homem. Vrias teorias existem a respeito para determinar-se causa :

1. 2. 3. 4.

Teoria da causalidade adequada : Por essa teoria entende-se que causa toda condio mais adequada para produzir o resultado. Teoria da Eficincia : Causa a condio mais eficaz na produo do evento. Teoria da relevncia jurdica : tudo o que concorre para o evento ajustado figura penal ou adequado ao tipo. Teoria da equivalncia das condies : Todas as condies que concorrem para o evento so causas deste. Essa teoria da equivalncia das condies a mesma da teoria da conditio sine Qua nom.

O nosso C.P. (Cdigo Penal) adotou a teoria da equivalncia das condies. Conditio

Sine Qua Nom. Art. 13 : O resultado de que depende a existncia do crime somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. Adotando-se, portanto, a teoria da conditio sine qua nom , teramos que, tudo o que contribuiu para o resultado deve ser considerado causa dele. Anlise do elemento subjetivo : Elemento subjetivo o dolo ou culpa quando esses elementos se interrompem, pode-se chamar de interrupo do nexo causal. Ex.: Um indivduo deseja matar uma pessoa, procura por um amigo que consciente da vontade do indivduo o ajuda de alguma forma a obter a arma que ser usada no crime. Nesse caso, h cumplicidade. Diferente seria se esse mesmo indivduo procurasse uma loja e nela adquire o instrumento causador do crime, neste caso, o vendedor no concorre para o evento e seu resultado. Diz-se que causa do evento quando no se pode tirar determinada situao sem prejuzo para o resultado final do fato.
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 21

Aprimorando-se a teoria da conditio sine qua nom

ficou estabelecido que as causas anteriores somente sero consideradas quando cobertas dos elementos subjetivos dolo ou culpa. O raciocnio que se faz hipottico, excluindo-se aquilo que no indispensvel para produzir o resultado, aquilo que puder ser eliminado no considerado causa de.

Causa e com causa A com causa dentro desse processo onde concorrem vrias
causas, a com causa a que preponderaria sobre as demais. No direito atual no existe causa que prepondere sobre a outra, todas que concorrem so consideradas com a mesma importncia.

Numa

primeira anlise do art. 13, o resultado que depende a existncia do crime somente imputvel a quem der a causa, disso decorre que essa relao de causalidade s existe nos crimes materiais, nos crimes que dependem de resultado. Se no existir o resultado naturalstico no ir existir uma relao entre a causa e o efeito. Nos crimes formais e de mera conduta, com a simples conduta j fica estabelecido a causalidade. Portanto, a causa o comportamento humano. Ex.: Quando uma pessoa ofende algum ou pratica um ato obsceno, basta que a pessoa atue, a causalidade o comportamento. Nos crimes omissivos prprios, ou puros, no existe relao de causalidade, porque da omisso no resulta nenhum resultado. A causa dos crimes omissivos esto exatamente, quando o indivduo tinha de agir e no o fez, uma simples absteno de comportamento do indivduo a causa j decorre. A lei exige um comportamento positivo, no momento em que o indivduo no o cumpre, a causalidade j est determinada.

O 2 do art. 13 estabelece o seguinte : A omisso penalmente relevante quando o

o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem : a) tenha por lei ou obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. Todas essas hipteses cuidam dos crimes comissivos por omisso. Ex.: A me, o pai, o tutor, o curador, pessoas que tem o dever jurdico de cuidar dos filhos, dos tutelados, etc. Bem como, nas hipteses do agente garantidor. Quando duas ou mais causas concorrem para o resultado, sendo necessrio a anlise partir de uma das causas. Ex.: Um indivduo prximo a morte por ingesto de veneno, mas em meio ao fato um outro indivduo desfere sobre ele vrios tiros. Trata-se, portanto, de uma causa absolutamente independente e pr-existente a conduta do agente. Nesse caso a situao do agente responder pelo resultado, e o que deu o veneno responder por tentativa de homicdio; a causa determinante da morte foram os tiros, o que consumou o fato. Houve nesse caso a antecipao do resultado; mudou o tempo ou a forma com que o crime ocorreu. Absolutamente independente so aqueles que esto absolutamente sem relao com a conduta do sujeito, e relativamente so aqueles que decorrem, que esto ligados a conduta do sujeito de forma relativa. Ex.: Um indivduo ferido com um golpe de faca na cabea, levado para o hospital, e atendido. Fica internado, e por um infortnio o teto desaba sobre ele e vem a morrer.

Exemplo de conduta pr existente absolutamente independente da conduta do sujeito : Joo dispara sobre Jos um tiro, e este vem a falecer posteriormente, no em conseqncia do tiro, mas em razo da ingesto de veneno que fora dado como causa morte.

Exemplo de causa concomitantemente (ao mesmo tempo) absolutamente independente : Jos fere Joo no mesmo momento em que o sujeito morrer
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 22

exclusivamente de colapso cardaco, no tendo o disparo contribudo em nada para a morte do indivduo.

Quando a causa absolutamente independente da conduta do sujeito o problema


resolvido pelo caput do art. 13 : H excluso da causalidade de corrente da conduta, nos exemplos a causa da morte no tem ligao alguma com o comportamento do agente, em face disso ele no responde pelo resultado morte, mas sim, pelos atos praticados antes de sua produo; se a causa pr existente, concomitante ou superveniente, produz por si mesmo o resultado, no se ligando de forma alguma com a conduta em relao ao evento, ela uma no causa, uma no causa do resultado.

Exemplo

de causa pr existente relativamente independente em relao a conduta do sujeito : Joo golpeia Jos que hemoflico, que vem a falecer em conseqncia dos ferimentos a par da contribuio da sua particular condio fisiolgica; o estado anterior do sujeito, pr existente, o que determinou a causa morte.

Exemplo de Causa

causa concomitante relativamente independente : Joo desfere um tiro em Jos no exato instante em que Jos sofre um colapso cardaco, ficando provado que a leso contribuiu para o xito do resultado. superveniente relativamente independente : Num trecho do percurso, um nibus acaba colidindo com um poste depois de deixar os passageiros, um deles, j fora do nibus e ileso sofre com a queda de um fio de alta tenso provocando-lhe a morte com a descarga eltrica. Aplica-se o 1 do art. 13 : A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. No caso se o motorista tivesse agido com culpa e provocado qualquer leso ao passageiro enquanto estes estivessem dentro do nibus responderia pela morte, contudo, neste caso, os passageiros j haviam deixado o nibus ilesos, portanto, no respondendo pela causa morte.

Damsio : Nos dois primeiros exemplos as causas hemofilia e colapso cardaco no excluem a linha de desdobramento fsico desenvolvido pelas aes; de modo que os agentes respondem pelo resultado morte. No para ser aplicado o caput do art. 13 uma vez que trata, a contrario senso, das causas absolutamente independentes, naqueles exemplos no se pode dizer que as causas de forma exclusiva produziram o resultado. No terceiro caso o agente no responde pela morte do passageiro, mas somente pelos atos anteriores se previstos como infrao penal; e a que se aplica o disposto no 1 do art.13, vez-se que as causas pr existentes e concomitantes quando relativamente independentes no excluem do resultado; as causas supervenientes quando absolutamente independentes faz com que a ao anterior no seja conditio sine qua nom do resultado. Por ilao do prprio art. 13, caput, quando relativamente independente, sendo que por si s produziu resultado, exclui a imputao, respondendo o agente pela prtica dos atos anteriores. Quando a causa superveniente decorre de desdobramento fsico necessrio ou no : o indivduo sofre uma leso na rua e conduzido para um hospital; l tem de submeter a uma cirurgia para reparao; sofre na cirurgia um choque anafiltico e morrer. Nesse caso o agente ir responder pelo resultado morte, porque a cirurgia era necessria para corrigir o ferimento decorrente da agresso. H uma ligao imediata ao fato. CRIME CONSUMADO E CRIME TENTADO

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

23

CONSUMAO :

O crime consumado ocorre quando todos os elementos descritos no tipo foram satisfeitos, quando nele renem todos os elementos de sua definio legal (art. 14, I, do C.P.). Ex.: No crime de homicdio ele consuma com a morte, no crime de estelionato com o prejuzo outrem, nos crimes de mera conduta com a prtica da ao proibida.

Ocorre tambm que existem alguns crimes que a conseqncia extrapola o que seria

necessrio para o crime se consumar; isto significa exaurimento do crime, ou seja, o crime produz o seus efeitos alm daquele necessrio para a sua consumao. Ex.: o crime do art. 159 do C.P. se consuma com o seqestro da vtima, a obteno eventual do resgate mero exaurimento de um crime que j estava consumado. O crime de corrupo passiva quando o funcionrio pblico solicita alguma vantagem para praticar ato no exerccio da funo quando o funcionrio faz a solicitao, o crime j est consumado; o recebimento da vantagem exaurimento do crime. So aqueles crimes acompanhados dos verbos solicitar, exigir, etc.

momento consumativo varia de crime para crime : nos crimes permanentes a consumao comea quando a pessoa tirada de sua liberdade e vai at o momento em que a pessoa posta em liberdade. Nos crimes materiais por produo do efeito naturalstico; nos crimes formais com a prtica da conduta, nos crimes culposos com o resultado, nos crimes omissivos eles se consumam quando a pessoa deixa de agir.

Crimes

Habituais Crimes habituais so os que exigem habitualidade, com reiterao seguida da conduta; como no crime de exerccio ilegal da medicina ou no crime de manuteno de casa de prostituio.

TENTATIVA : O crime percorre um caminho, as etapas ou as fases do crime so denominadas iter criminis, que se divide em duas fases : interna e externa. Fase interna : Cogitao Fase Externa : Atos preparatrios, atos de execuo e consumao.

Cogitao O autor do crime no chega a produzir nada materialmente com relao Atos Preparatrios Quando a pessoa inicia a reunio das condies e dos meios
para a prtica do crime. Tambm os atos preparatrios, em princpio, no so punveis. Os atos preparatrios so considerados equvocos, no concludentes, no claros sobre a finalidade da ao.

ao crime; cogitar imaginar, pensar. Esta fase ininputvel. Apenas a cogitao quando exteriorizada, como no caso da ameaa pode ser considerada punvel.

Atos de Execuo Os atos de execuo quando o autor inicia o ataque ao bem

jurdico protegido pela lei; esse ataque ao bem jurdico no precisa ser direto, basta ser colocado em perigo o bem jurdico para que seja considerado ato de execuo. A tentativa do crime comea com o ato de execuo. Ex.: No furto : Imagina-se que duas pessoas ingressem numa residncia com a idia de furtar; enquanto esto no interior da residncia sem tocar em nenhum objeto, caracteriza-se apenas como invaso de domiclio, no tendo executado o furto.

TENTATIVA : Realizao incompleta do tipo penal. Quando iniciada a execuo, no

se consuma por circunstncias alheias sua vontade, pois, o indivduo no age na tentativa do crime, na tentativa do homicdio, na tentativa do furto; ele age no sentido de matar, de agredir, de furtar, etc. Sendo que em meio a sua ao surge alguma interferncia que impede o autor de consumar o crime. No existe dolo tentado.
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 24

Com

relao a tipicidade No existe tipo prprio de crime tentado; salvo rarssimas situaes previstas na lei. Ex.: quando preso tenta fugir com uso de violncia (evadir ou tentar evadir). direito de todo preso buscara a liberdade, exceto se usar a fora, a violncia; a busca da liberdade um direito. No C.P. existe a definio do crime consumado. Como se faz para classificar uma tentativa de homicdio ou roubo ? Usa-se o artigo 121, referente ao crime de homicdio, combinado com o art. 14, Inciso II. Na tentativa de furto, artigo 155, na forma do artigo 14, Inciso II, e assim por diante. E a pena ? a mesma pena para o crime consumado reduzida de 1 a 2 teros, constante no pargrafo nico do art. 14. Valendo para sua definio o grau de leso provocado pelo crime; quanto mais o autor se aproxima da consumao menor ser a deduo.

Concurso de Agentes : quando h concurso de agentes, se com relao a um ficou


o crime na fase tentada e com relao ao outro o crime se consumou, mesmo aquele que no conseguiu ou desistiu de levar at o fim o crime, responder tambm pelo crime consumado.

A Tentativa pode ser Perfeita ou Imperfeita.

Tentativa Perfeita : Tambm denominada de crime falho. Ocorre quando o agente


pratica todos os atos de execuo mas o resultado no ocorre. Ex.: Um indivduo atira em outra pessoa para matar e posteriormente a vtima socorrida e salva. externa o impede de prosseguir na execuo. Ex.: O indivduo vai atirar em algum para matar e impedido por outro ou um motivo qualquer.

Tentativa Imperfeita : Quando o autor iniciado os atos de execuo, alguma situao

Crimes unissubsistentes : crimes unissubsistentes so os que, na prtica costumam ser realizados com um s ato, como a injria verbal; esses crimes no admitem tentativa. Normalmente nos crimes complexos, eles costumam se consumar quando todos os crimes de que eles se compem tambm estejam consumados.

Desistncia Voluntria (Art. 15, C.P. ) O agente que voluntariamente desiste de prosseguir na execuo s responde pelos atos j praticados. Antes de consumado o crime o agente desiste por sua prpria vontade respondendo apenas pelos atos praticados at o momento em que desistiu da execuo. Se um indivduo desiste do crime mas o co-autor ou partcipe o consuma, o que desistiu vai responder pelo crime consumado, pois, a desistncia voluntria depende de que o crime no se consuma.

Arrependimento Eficaz Quando o agente pratica todos os atos de execuo, esgotados os atos, o prprio agente toma providncias para que o resultado no se produza. Ex.: age com arrependimento eficaz quem ministra o antdoto que neutraliza em tempo o veneno dado anteriormente a vtima. O arrependimento eficaz se relaciona com a tentativa perfeita. Da mesma forma esse arrependimento tem de ser voluntrio, e o agente tambm responde pelos atos praticados at o momento do arrependimento.

Arrependimento Posterior Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros (art. 16, do C.P.). Ex.: Crime de estelionato, de furto. No arrependimento posterior o crime j est consumado.
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 25

Crime Impossvel : No se pune a tentativa quando, pr ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime (art. 17 do C.P.). Ineficcia absoluta do meio quando o meio usado para a prtica do crime ineficaz. Ex.: o indivduo usa de uma arma que no possui munio, ou com as cpsulas deflagadas. Impropriedade absoluta do objeto : atirar num cadver, pensando tratar-se de pessoa viva. Furtar dinheiro do bolso de quem no tem dinheiro.

Caso Fortuito e Fora Maior O caso fortuito a fora maior no constituem conduta voluntria, e se no constituem conduta no podem ser considerados elementos do fato tpico. Caso fortuito so todos as aes que fogem ao controle do agente. Podese entender como caso fortuito, um simples espirro, quando um veculo quebra a barra de direo, ou fura um pneu, provocando acidente. Fora maior quando uma fora maior exercida sobre o comportamento do sujeito fazendo com que ele aja ou deixe de agir. Ex.: na coao fsica irresistvel, um indivduo pode segurar uma outra e fora-la perfurar algum mediante sua fora superior, pode um indivduo amarra algum impedindo-o de agir.

TIPICIDADE quando o fato se adequa ao tipo penal, a descri o contida na lei. A tipicidade exige que o fato preencha inteiramente a descrio da lei, no basta apenas os elementos objetivos, tendo de satisfazer os elementos objetivos, subjetivos e normativos. A tipicidade pode ser direta e indireta. A tipicidade direta quando existe uma adequao tpica direta, quando fato se enquadra no tipo penal sem necessidade de recorrer a outra norma; e indireta quando que, para que ocorra esse perfeito enquadramento o tipo penal tem que ser completado, combinado com alguma outra norma geral, ocorre, como p.ex., na tentativa ou no concurso de agentes (artigo 29, C.P.). Tipo Penal a lei descrevendo a conduta proibida. O tipo penal tem 2 funes primordiais : a primeira a garantia, porque assegura o princpio da legalidade; s existir crime se a conduta se adequar a descrio do tipo; a segunda a antijuridicidade; em princpio, toda conduta tpica ser anti jurdica, pois, nem toda conduta anti jurdica so tpicas, mas em princpio todas as condutas tpicas so anti jurdicas. Ex.: Um indivduo assiste a um fato em que outro desfere vrios tiros me algum. De incio est-se diante de um homicdio previsto no art. 121; contudo, se no curso das investigaes constatar-se de que o autor dos disparos teria agido amparado por um estado de legtima defesa, ou estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal, a conduta tpica deixar de ser anti jurdica, porque so excludentes da antijuridicidade. Existem algumas espcies de tipo penal : tipos abertos, fechados, normais, anormais, em que a diferena de ls so que, nos tipos fechados, a conduta mais fcil de se determinar como tpica, p.ex., matar algum, subtrair coisa alheia ou mvel, contudo, quando o tipo passa a exigir alguma situao especial, como p.ex., definir mulher honesta, os crimes culposos tambm so tipos abertos, porque a conduta lcita, s deixando de ser se do resultado advir algum dano.

ATIPICIDADE Quando o fato no se ajusta a descrio prevista na lei; a ausncia de tipicidade, inadequao tpica. A atipicidade pode ser absoluta ou relativa, a atipicidade, ou inadequao tpica absoluta quando o fato, mesmo que imoral ou ilcito no se encontra enquadrado na lei. Ex.: Prostituio no crime, fugir ou evadir da cadeia sem violncia ou apoio de terceiros no crime, prtica da pederastia,
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 26

dano culposo. A inadequao tpica relativa quando aparentemente a conduta preenche o tipo penal; mas que falta-lhe um detalhe para que a tipicidade se torne perfeita.

Requisitos genricos do crime, so a tipicidade e a antijuridicidade, todo crime tem que ter a tipicidade e antijuridicidade, se no existirem um ou outro, obviamente a conduta ser excluda como crime.

Requisitos especficos do crime, so os elementos do crime (subjetivos, objetivos e normativos), e elementares ou circunstncias elementares. As circunstncias elementares so as que esto em torno do crime, do comportamento criminoso. Circundam o crime influindo na sano penal. Estas circunstncias podem ou no existirem. Se existirem podem influenciar para mais ou para menos na pena a ser aplicada. Se, p.ex., Art. 121 : Matar algum : Pena recluso, de 6(seis) a 20 anos. Se no existir nenhuma circunstncia elementar o crime continuar sendo o do art. 121, contudo, se o crime cometido, contra o pai, o crime ser do art. 121 de homicdio, mas surgir um agravante previsto no Art. 61 : So circunstncias que sempre agravam a pena, quando no constituem ou qualificam o crime : e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge. Existem muitas circunstncias que agravam e outras que atenuam a pena; no caso de atenuao temos, como, p.ex., o homicdio cometido por algum em decorrncia de um tumulto que ele no praticou, ou um indivduo que comete um crime por relevante valor social.

Circunstncias So dados objetivos e subjetivos que fazem parte do fato natural, agravando ou diminuindo a gravidade do crime sem modificar-lhe a essncia. As circunstncias do crime se dividem em judiciais e legais, e as legais se subdividem em genricas e especficas : As circunstncias esto previstas no art. 59, vrias situaes em que o juiz quando for aplicar a pena deve obrigatoriamente analisar tais situaes. A partir destas que o juiz ir aplicar a sano penal. As circunstncias legais genricas so as que esto previstas na parte geral do cdigo; aplicam-se a todos os crimes em que aquela situao existir, consistem em caso de aumento ou diminuio de pena, agravantes e atenuantes. Ex.: Art. 16, diminuio de pena, arrependimento posterior; a reduo prevista no art. 14, no art. 21. As agravantes e as atenuantes tambm so genricas e esto previstas no art. 61, no art. 62, nos art. 65 e 66. As circunstncias legais especficas esto na parte especial do cdigo e so aplicadas aos crimes onde esto especificadas. Podem ser qualificadoras e tambm causa de aumento ou diminuio da pena, previstas na parte especial e aplicveis a determinados crimes. O art. 155, caput. Tipo fundamental, no havendo nenhuma circunstncia que interfira o crime ser de furto simples; mas, se este furto ocorrer durante a noite, o pargrafo primeiro prev uma circunstncia que causa de aumento de pena, no pargrafo segundo de diminuio de pena; furto privilegiado, no pargrafo terceiro uma nova explicativa, e no pargrafo quarto, cuida do furto qualificado, furto com circunstncias de qualificao. A diferena de qualificadora para causa de aumento de pena : sempre que a lei falar em aumento ou diminuio de pena, ela usa a frao : A pena ser aumentada de 1/3, de 1 a 2/3, ou ser reduzida de 1 a 2/3, e para as qualificadoras usa nmeros determinados, inteiros, de 1 4 anos, de 6 12 anos.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

27

CONFLITO APARENTE DE NORMAS Existem algumas teorias que procuram resolver esta questo. O princpio da especialidade, a subsidiaridade, consuno (absoro) e alternatividade. Para que haja esse conflito necessrio que haja um s fato criando esse conflito e depois, duas ou mais normas que podero aparentemente identificar aquele fato como crime.

(1)

Princpio da Especialidade Ocorre quando a norma geral derrogada pela norma especial. Alguns crimes existem em que os elementos so especiais em relao a outro. Ex.: Matar algum, crime de homicdio; mas se se mata algum aps o parto, o crime j de infanticdio. O crime cometido previsto no art. 134 especial em relao ao do art. 133. Os crimes de calnia, art. 138; se o crime for cometido por meio da imprensa, j no ser o aplicado pelo art. 138 do C.P., mas o art. 20 da Lei n 5.250, Lei de Imprensa. (2) Princpio da Subsidiariedade Consiste na anulao da lei subsidiria pela norma principal. O crime subsidirio aquele que se situa como um fato reserva ao fato principal. Art. 132 do C.P., perigo a vida ou a sade de outrem. No crime de estupro, no se praticando o estupro, pode ocorrer de ficar caracterizado o constrangimento ilegal. (3) Princpio da Consuno ou Absoro Consiste na anulao da norma que j est integrando outra. Nesse caso a norma de menor importncia e absorvida pela de maior importncia. Uma conduta mostra-se como etapa para a realizao de outra conduta. EX.: As leses corporais so consumidas pelo homicdio, o crime consumado absorve o crime tentado, o dano absorve o perigo. (4) Princpio da Alternatividade So aqueles tipos penais que descrevem duas ou mais formas de conduta, e o indivduo responder por um s crime. Ex.: O indivduo que instiga e tambm auxilia o suicdio, come um s crime. O art. 12 da Lei 6368, Lei de Entorpecentes, descreve diversas condutas que constituem crime : importar, exportar, transportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor a venda, etc., so diversas condutas que conduzem a um s crime, trfico de entorpecentes. DOLO E CULPA

Para que ocorre um crime no basta que a conduta seja adequada a descrio contida na Lei, indispensvel que o agente atue com uma carga de subjetividade para que o crime exista; no existe em nosso direito responsabilidade objetiva, que aquela que no perquire dos motivos, da razo, no se indaga do elemento objetivo. E os elementos subjetivos do crime so o dolo e a culpa.

Um indivduo efetua disparos de arma de fogo contra algum : em princpio temos um crime. Contudo, primeiro deve ser verificado se ocorreu a antijuridicidade, se a conduta no est protegida por alguma causa excludente de antijuridicidade e depois o que levou o agente a proceder daquela maneira. Se ele agiu com conscincia, com vontade dirigida aquele ato, se agiu sem cautela para provocar os disparos, se foi um ato acidental, caso fortuito ou fora maior. Portanto, se o agente agiu com vontade direcionada ao resultado, trata-se de um crime doloso, se agiu por falta de cautela, por falta de cuidado objetivo no seu procedimento ser crime culposo, se agiu de uma forma acidental, fortuito ou de fora maior, no haver ilcito penal.

Quando se fala em culpa, a culpa lato sensu, no sentido mais amplo da palavra, abrange o dolo e a culpa estrito sensu. A culpa lato sensu aquele conceito de que a pessoa agiu com responsabilidade penal. Ela se divide em dolo e culpa estrito sensu. Art. 18 do C.P., Incisos I e II : Existem trs teorias que procuram explicar o dolo. A teoria da vontade, da representao e do consentimento. O C.P. no Brasil adotou a teoria
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 28

da vontade que significa que o crime resulta de uma ao consciente, e o agente age com vontade direcionada a um fato a um resultado. A teoria da representao afirma que o dolo a simples previso do resultado e a teoria do consentimento aquela em que o indivduo, embora no agindo com vontade ele pode agir assumindo as conseqncias que aquela conduta pode provocar.

No art. 18, I, Crime Doloso : doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. Este inciso descreve o que seja dolo direto ou eventual. Dolo Direto, quando o agente quis o resultado, e Dolo Eventual, ou assumiu as conseqncias com aquela conduta.

Dolo Direto : Diz-se que o dolo direto quando o indivduo age com conscincia e vontade dirigida a um fim. Dolo Eventual : O indivduo age, no quer o resultado, mas com sua conduta assume o risco de produzir o resultado. Embora aparentemente diferentes, mas para o C.P. possuem o mesmo peso na aplicao da pena. (Ex.: Dolo eventual, a prtica de pegas de carro, a roleta russa.)

Dolo Indireto : aquele que no definido, no preciso, nesse pode estar o dolo alternativo, que quando um indivduo age, pratica a conduta e sua vontade no est dirigida a um s fim, podem ocorrer dois ou mais resultados, mas qualquer resultado que ocorra ele se satisfaz. Tanto faz um resultado quanto outro.

Dolo de Dano ou Dolo de Perigo : O dolo de dano ocorre quando o agente age com a vontade de causar uma leso ou ameaa, e o dolo de perigo quando o indivduo age com a vontade de expor algum a uma situao de perigo. Crime Culposo : O pargrafo nico do art. 18, tem-se uma descrio do crime culposo : praticamente todos os crimes descritos na lei penal so crimes dolosos em princpio; s existir modalidade culposa desses crimes quando expressamente a norma declarar o crime culposo. Ex.: No crime de homicdio existe : pargrafo 3, diz que o crime for culposo, se o homicdio for culposo; no art. 129, pargrafo 6 - se as leses forem culposas. Art. 312 Peculato, pargrafo 2 : se o funcionrio concorre culposamente para o crime. Art. 250, pargrafo 2 : se culposo o incndio, a pena de deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Art. 180, Receptao : adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa f, a adquira, receba ou oculte. No pargrafo 3 : adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso.

O artigo 18, Inciso II : No h no C.P. uma definio do que seja culpa, no art. 18, inciso II, diz que quando o agente age com imprudncia, negligncia ou impercia. O conceito extrado da doutrina, e todos mencionam : crime culposo a conduta voluntria que produz resultado antijurdico no querido mas previsvel e excepcionalmente previstos que com a devida ateno podia ser evitado.

A primeira coisa para se determinar um crime culposo sobre o atuar do agente; a conduta no crime culposo no enseja numa manifestao ilcita; normalmente a conduta do crime culposo lcita, ela s ter alguma repercusso quando dela advir um resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. E para isso deve-se determinar como a pessoa age com negligncia, imprudncia ou impercia.

Cuidado objetivo necessrio : aquele que toda pessoa normal, coerente, deve ter em todos os atos de sua vida. Quando a pessoa falta com esse cuidado objetivo dar ensejo h uma das modalidades de culpa. Elementos do crime culposo so : a conduta, a falta do dever de cuidado objetivo ou necessrio, o resultado lesivo e involuntrio, a previsibilidade e a
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 29

tipicidade. A pessoa quando age com culpa no quer produzir resultado; a previsibilidade e o sentimento comum, todos prevem que tal fato pode vir a ocorrer e o agente no o prev. E a tipicidade que sua conduta seja adequada ao tipo penal.

No h crime de dano na forma culposa; no art. 163, no existe dano na forma culposa. MODALIDADE DE CULPA : Imprudncia, Negligncia ou Impercia.

1. Imprudncia

: A imprudncia ocorre quando o agente age sem cautela, de forma afoita, precipitada, indo alm do que devia ou necessrio, o indivduo procede mais do que o normal. Ex.: O indivduo deve dirigir de forma moderada, correndo, estar numa velocidade alm do que devia. Um indivduo pega um objeto pesado e joga pela janela atingindo algum que passa, ele responder culposamente. 2. Negligncia : Na negligncia o indivduo age com indiferena, com inrcia, e nas situaes que devia agir com cautela no o faz por displicncia ou preguia mental, faz menos do que devia, ele omite, deixa de tomar o cuidado que devia. Ex.: O indivduo que deixa uma arma ao alcance de uma criana. O dever de cuidado que tem o pai e a me, o agente garantidor. 3. Impercia : Age com impercia quem no tem capacidade, falta de conhecimentos tcnicos no exerccio de determinada arte ou profisso, no levando o agente em conta o que sabe ou deve saber. S determinadas pessoas que podem praticar esse crime. Ex.: o mdico, o engenheiro, estas categorias de profissionais podem agir com impercia. O motorista profissional que ultrapassa um sinal e atropela algum, age com imprudncia e impercia. CULPA CONCIENTE E CULPA INCONSCIENTE

A culpa inconsciente ocorre quando o agente no prev o resultado que previsvel; a culpa normal. A culpa consciente ocorre quando o agente prev o resultado, mas acredita sinceramente que no ocorrer; a culpa consciente por vezes difcil de se definir, ela e o dolo eventual esto muito prximas. No dolo eventual previu o resultado e foi a frente assumindo o risco, e na culpa consciente prev o resultado mas acredita que tem condies de agir sem que o resultado viesse acontecer. Ex.: O indivduo caando com um amigo, este se coloca entre a caa no momento em que o indivduo vai atirar, mesmo assim o indivduo atira na caa acreditando que no ir atingir a seu amigo.

A culpa pode ser grave ou lata, culpa leve e levssima. A determinao desses graus de culpa est exatamente na falta de cuidado que quanto maior for a inobservncia desse cuidado mais grave ser a culpa, e quanto mais forem previsveis os resultados tambm mais graves ser a culpa. Ex.: Um indivduo que dirige em alta velocidade numa rua movimentada e um outro que dirige da mesma forma numa pista sem movimento. Quanto um crime admite uma forma culposa }

CAUSAS DE EXCLUSO DA ANTIJURIDICIDADE : Toda conduta tpica em princpio antijurdica, contudo, ocorre alguns casos em que essa antijuridicidade afastada, so as causas excludentes da antijuridicidade. Existem tambm fatos antijurdicos que no so tpicos, possuem uma carga enorme de antijuridicidade mas no so tpicos e assim no so considerados penalmente, so indiferentes penais.

As causas que excluem a antijuridicidade podem ser legais e supralegais. As legais esto previstas na lei penal e as supra legais so as que, embora no previstas na lei, o
vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615 30

senso comum no as reprova, certos comportamentos, certas condutas, aplicando-se regras informadas pelo costume, pela analogia e pelos princpios gerais do direito.

Existem muitas situaes em que no esto contidas na Lei, no se esgotam nas que esto na lei, so permissivas, so normas que autorizam o indivduo agir. No artigo 23 existem 4 tipos de causas de excluso de antijuridicidade, encontra-se tambm em alguns crimes outras causas prprias. Os costumes, a analogia e os princpios gerais do direito, no podem influenciar no direito para criar condutas criminosas, mas podem ampliar as situaes de excludentes de antijuridicidade. Existem muitas situaes que no esto previstas na lei mas que so reconhecidas socialmente e assim so causas supralegais, alm da lei. Ex.: O pai que abre indevidamente correspondncia de um filho; furar orelha pra colocar brinco; o pai que ministra remdio para o filho sem consulta mdica. As causas excludentes de antijuridicidade podem tambm ser denominadas : excludentes de criminalidade, excludente de ilicitude, descriminantes, eximentes.

Art. 23, causas de excludentes de ilicitude gerais e legais : No h crime quando o agente pratica o fato em estado de necessidade, legtima defesa, no estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito. So 3 incisos, mas so 4 as formas de excluso de ilicitude. No ltimo inciso encontramos duas formas.

Art. 128, Legais e Especiais : No se pune o aborto praticado por mdico se no h outro meio de salvar a vida da gestante. No inciso II se a gravidez resultar de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou quando incapaz, de seu representante legal.

O Art. 146, pargrafo 3 : No se compreende na disposio desse artigo a interveno mdico ou cirrgica sem consentimento do paciente ou seu representante legal, seja justificado por eminente perigo de vida ou coao exercida para impedir o suicdio.

O Art. 181 : isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo em prejuzo : do cnjuge na constncia da sociedade conjugal, de ascendente ou descendente, seja de parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. Essa disposio do art. 181 se aplicam a todos os crimes contra o patrimnio (do art. 155 ao art. 180).

O ESTADO DE NECESSIDADE : O art. 24 Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar do perigo atual que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio nas circunstncias no era razovel exigir-se. Ocorre quando o indivduo nas circunstncias tem que sacrificar um bem alheio para proteger o seu direito. Essa circunstncia no pode ser futura, mas atual ou prestes a acontecer. Ex.: O caso do avio que caiu nos Andes; um tumulto generalizado num estdio lotado. A pessoa pode dirigir um carro em estado de necessidade. O pargrafo 1 : No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. Ex.: Policiais, bombeiros, salva vidas. O pargrafo 2 : Quando o bem sacrificado naquelas circunstncias no era necessrio, a pena poder ser reduzida de 1 2/3; na circunstncia em que a pessoa tinha o dever de enfrentar o perigo e no o fez.

vitorlourenco@brasilvision.com.br Tel. (22) 9962-8451 / (22) 2566-6615

31

Anda mungkin juga menyukai