Anda di halaman 1dari 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 3 No o de Homeostse. Feedbck noo es

Homeostase O que ?
A Homeostase, de um modo geral, refere-se estabilidade ou equilbrio. A manuteno de um ambiente estvel interno exige constante monitoramento e ajustes medida que as condies mudam. Este ajuste de sistemas fisiolgicos no organismo denominado regulao homeosttica. A regulao homeosttica envolve trs partes ou mecanismos: 1) o receptor, 2), o centro de controlo e 3) o efector. 1. O receptor recebe a informao de que algo no ambiente est a mudar; 2. O centro de controlo ou centro de integrao recebe e processa as informaes do receptor; 3. Por fim, o efetor responde aos comandos do centro de controlo, atravs de um aumento ou diminuio do estmulo.

Uma vez que o ambiente interno e externo do corpo esto constantemente a mudar e devem ser feitas adaptaes de forma contnua para permanecer no ou perto do ponto de equilbrio, a homeostase pode ser vista como um equilbrio dinmico.

Feedback
Para controlar a resposta do corpo a estmulos, existem dois tipos principais de feedback: o positivo e o negativo. Feedback negativo: Neste tipo de feedback quando sentida uma alterao, a informao dessa alterao segue at ao controlador e o efector atua, contrariando essa variao. Exemplo: inibio de um enzima pelo respetivo produto.

Pgina 1 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Feedforward: este tipo de regulao antecipa a mudana de uma dada varivel (como por exemplo a temperatura corporal interna), aumenta a velocidade da resposta homeosttica e impede que a variao ocorrida varie muito do ponto de equilbrio. Normalmente, este mecanismo, acompanha o feedback negativo. Feedback positivo: neste tipo de feedback, uma alterao sentida e a reao reforar essa alterao. O feedback positivo no leva manuteno do estado de equilbrio, alterao, mas apenas progressiva num sentido.

Exemplo: Ao potencial no nervo e no msculo.

Alguns Conceitos e Definies


Definio alterao detectvel no ambiente interno ou externo, tal como uma mudana na temperatura, concentrao de potssio no plasma ou presso arterial

Conceito Estmulo

Receptor

detecta a alterao no ambiente. O estimulo actua sobre o receptor de forma a produzir um sinal que transmitido para um centro integrativo, onde processado

Via aferente Efector

caminho percorrido pelo sinal entre o receptor e o centro integrativo onde o sinal processado o ultimo componente do sistema, onde a alterao da actividade corresponde resposta global do sistema

Via eferente

caminho percorrido pelo sinal entre o centro integrativo e o efector

Pgina 2 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Estado Estacionrio diferente de Equlibrio


Estado estacionrio: uma dada condio mantm-se constante ao longo

do tempo, ou seja, a concentrao de uma substncia ao longo do tempo num dado compartimento constante

Equilbrio:

Dois

compartimentos

esto em equilbrio quando duas foras esto equilibradas e no existe a

transferncia de uma substncia particular de um compartimento para o outro.

Aula 4 Comunic o. Conceitos de Trnsdu o e de Amplific o. Introduo


Cada sistema do corpo contribui para a homeostase de outros sistemas e de todo o organismo. Nenhum sistema do corpo funciona de forma isolada: o bem-estar de uma pessoa depende do bem-estar de todos os sistemas do corpo em interao. Uma interrupo dentro de um sistema geralmente tem consequncias adicionais para os vrios sistemas do corpo. De seguida mostram-se algumas breves explicaes de como vrios sistemas do corpo contribuem para a manuteno da homeostase: Sistemas: Nervoso: coordena os movimentos dos membros e do corpo; estimula os msculos a contrair e os sentidos da tenso muscular e posio dos membros. Cardiovascular: fornece sangue para os msculos; fornece nutrio e remoo de resduos metablicos e de calor; Respiratrio: fornece oxignio e remove o dixido de carbono;

Pgina 3 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Renal: mantm a composio tima do sangue. Gastrointestinal: fornece metabolitos Endcrino: ajusta o fluxo sanguneo e fornece diversos substratos para o trabalho muscular. Tem de haver coordenao entre os sistemas!

Mecanismos de comunicao entre clulas


a) Atravs de junes: as junes so canais

proteicos que permitem o fluxo de ies e pequenas molculas entre o citosol de clulas vizinhas; quando uma clula foi comprometida, a juno fecha-se de forma a prevenir que a clula vizinha tambm o fique. b) Atravs de sinais autcrinos: a clula liberta um sinal para o liquido intersticial que vai afetar a sua prpria atividade, uma vez que o sinal se liga superfcie da prpria clula;

c) Atravs de sinais parcrinos: a clula liberta um sinal que se difunde para o liquido intersticial e actua nas clulas que se encontram prximas. Estes sinais ligam-se clula alvo com elevada especificidade. Para prevenir a difuso em demasia, estes sinais so rapidamente destrudos por enzimas extracelulares. d) Atravs de sinais endcrinos: o sistema endcrino produz hormonas como

resposta a uma variedade de estmulos. A resposta atravs de hormonas mais lenta, mas o seu efeito mais duradouro. As hormonas so transportadas pela corrente sangunea e s se ligam a clulas que possuam o seu respetivo recetor. O sistema nervoso atua sob o sistema endcrino.

Pgina 4 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Transduo do sinal
Um sinal tem uma origem e um destino definido. A descodificao do sinal

envolve a formao de um sinal intracelular que inicia a resposta celular (transduo de sinal). Quando os sinais iniciais so pequenos, levam a respostas celulares amplificadas

Amplificao do sinal
Para as hormonas nos serem eficazes processos

reguladores

biologicos, a amplificao tem de ser uma parte do mecanismo de ao destas. A amplificao ativao de resulta, uma geralmente, srie na de da

passos da

enzimticos

envolvidos

ao

hormona. Em cada passo, h um aumento das molculas de sinal, levando a uma cascata de amplificao.

Aula 5 Energi/Inform o. Entropi. Fronteirs. Introduo


Pode-se dividir o mundo em dois semi-mundos permeveis, o mundo da energia (mundo termodinmico, qualitativo, local, metablico) e o mundo da informao. Estes dois mundos, apesar de serem permeveis, so dois mundos diferentes. No entanto, esto relacionados entre si. Assim, necessrio gastar-se energia para gerar cdigos informativos (informao). So esses cdigos que, por sua vez, permitem controlar a energia gasta.

Pgina 5 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Entropia
Para fenmenos espontneos que evoluem no tempo, teoricamente podese ter: 1. Fenmenos que no mudam (A); 2. Espontneos (B); 3. Monotnicos decrescente (com declive negativo) (C); 4. Monotnicos crescentes (com declive positivo) (D).

Na prtica, os fenmenos imutveis e espontneos no so possveis.

Qualquer que seja a natureza da fronteira, pode haver fronteiras mais ou menos transponveis, se se tiver um gradiente, espera-se sempre que haja uma dissipao. A dissipao ocorre devido existncia de um gradiente.

Pgina 6 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Exemplo: O corpo humano tem muita gua, a qual est distribuda pelos vrios compartimentos diferentes. Na clula, no h impermeabilidades absolutas. H assimetrias entre os vrios ies da clula. Espera-se sempre que haja uma dissipao dos gradientes. No entanto, a gua est em equilbrio termodinmico, havendo a mesma presso osmtica dentro e fora da clula.

Aula 6 Trnsporte Pssivo / Trnsporte Ativo Introduo

Membrana Plasmtica
A mantm a membrana integridade plasmtica celular e

delimita a fronteira entre os meios intracelular e extracelular, constituindo uma barreira selectiva, atravs da qual se processam trocas de

substncias e energia entre a clula e o meio exterior.

A membrana celular funciona tambm como um sensor, permitindo clula modificar-se em resposta a diversos estmulos ambientais. A passagem de substncias atravs da membrana pode ocorrer atravs de vrios mecanismos e est dependente, entre outros factores, da configurao molecular dessas substncias.

Pgina 7 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica O transporte atravs da membrana celular, tanto directamente (atravs da bicamada lipdica) como por meio de protenas ocorre por um de dois processos bsicos: transporte passivo ou transporte ativo.

Transporte Passivo
Transporte passivo o nome dado a passagem natural de pequenas molculas atravs da membrana plasmtica. Isso ocorre em virtude da diferena de presso de difuso entre os lquidos que esto nos dois lados da membrana. o que justifica a absoro e a eliminao de gua pela clula. um fenmeno que ocorre espontaneamente, sem qualquer dispndio de energia (ATP) pela clula. Existem 3 tipos de transporte passivo: A difuso simples a difuso facilitada e a osmose.

1.Difuso Simples: significa que o movimento cintico das molculas ou dos ies ocorre atravs de uma abertura na membrana ou atravs dos espaos intermoleculares, sem que ocorra qualquer interaco com as protenas transportadoras da membrana. Na difuso simples, a velocidade de difuso aumente proporcionalmente quantidade de substncia difusora. A difuso simples pode ocorrer atravs da membrana celular por duas vias: a. Pelos gaps da bicamada lipdica, no caso de a substncia que se difunde ser lipossolvel, e b. Pelos canais aquosos que penetram por toda a espessura da membrana, por meio de alguma das grandes protenas transportadoras.

Pgina 8 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica 2.Difuso Facilitada: tambm conhecida como difuso mediada por transportador, porque a substncia que transportada por este processo difundese atravs da membrana usando uma protena transportadora especfica para auxiliar. Na difuso facilitada, a velocidade de difuso tende para um mximo, medida que a quantidade da substncia difusora aumenta.

Difuso Facilitada

Velocidade de difuso para a Difuso Simples e Difuso Facilitada

Pgina 9 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica 3.Osmose: pode ser definida como a movimentao da gua por difuso, atravs de uma membrana semipermevel. O fluxo de gua faz-se sempre do meio com menor concentrao em soluto (hipotnico), para o meio com maior concentrao em soluto (hipertnico). Quando a concentrao do soluto igual nos dois meios, o fluxo de gua igual nos dois sentidos, e os meios dizem-se isotnicos. O fenmeno de osmose pode ocorrer em clulas animais ou vegetais. Se uma clula que est normalmente em equilbrio osmtico transferida para uma soluo mais diluda, a gua ir entrar na clula, o volume da clula aumenta, e a concentrao do soluto do citoplasma ser reduzida (turgescncia). Se a clula for transferida para uma soluo mais concentrada, a gua ir sair da clula, o volume da clula diminui e a concentrao do soluto no citoplasma aumenta (plasmlise).

Transporte Activo
s vezes necessria uma grande concentrao de uma substncia no lquido intracelular, embora o lquido extracelular s contenha baixa concentrao. Isso vlido, por exemplo, para os ies potssio. De modo contrrio, importante manter baixas concentraes de outros ies dentro das clulas, mesmo que a sua concentrao no lquido extracelular seja alta. Isto especialmente vlido para os ies sdio.

Pgina 10 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Nenhum desses dois efeitos pode ocorrer por difuso simples, porque esta, com o passar do tempo, equilibra a concentrao dos dois lados da membrana. Assim, uma fonte de energia (ATP) deve causar maior deslocamento dos ies potssio para o interior da clula e o deslocamento mais intenso de ies sdio para fora das clulas. Como a membrana celular transporta molculas ou ies contra um gradiente de concentrao e requer ATP, este processo denominado por transporte activo. As diversas substncias que so transportadas activamente atravs da membrana de pelo menos algumas clulas incluem muitos ies (Na+, K+,Ca2+, H+, Cl-), vrios glcidos e a maioria dos aminocidos.

O transporte activo dividido em dois tipos de acordo com a fonte de energia usada para causar o transporte: transporte activo primrio e transporte activo secundrio.

1.Transporte Activo Primrio: a energia derivada directamente da degradao do ATP ou de qualquer outro composto de fosfato com alta energia;

2.Transporte

Activo

Secundrio:

energia

derivada

secundariamente da energia armazenada na forma de diferentes concentraes inicas de substncias moleculares secundrias ou inicas, entre os dois lados da membrana da clula, gerada originariamente por transporte activo primrio. Em ambos os casos, o transporte depende de protenas transportadoras, que penetram por toda a membrana. No caso do transporte activo, as protenas transportadoras so capazes de transferir energia para a substncia transportada de modo a mov-la contra o gradiente eletroqumico.

Pgina 11 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Exemplos: a) Transporte activo primrio Bomba de Sdio-Potssio A concentrao do sdio maior no meio extracelular enquanto a de potssio maior no meio intercelular. A manuteno dessas concentraes realizada pelas protenas transportadoras que capturam ies sdio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da clula. No meio extracelular, capturam os ies potssio (K+) e bombeiam-nos para o meio interno. Se no houvesse um transporte ativo eficiente, a concentrao destes ies iria igualarar-se. Esta bomba a responsvel pela manuteno das diferenas de concentrao entre o sdio e o potssio, bem como pelo estabelecimento da voltagem elctrica negativa dentro das clulas.
Quando 2 ies potssio se ligam parte externa da protena transportadora e 3 ies sdio se ligam parte interna, a funo de ATPase da protena torna-se activada. assim clivada uma molcula de ATP em ADP. A energia libertada causar alteraes qumicas e conformacionais na protena transportadora que forar a passagem de 3 ies sdio para fora e de 2 ies potssio para dentro.

Bombas de clcio os ies de clcio so, nas condies normais, mantidos em concentraes extremamente baixas no citosol de, praticamente, todas as clulas. Esta situao resulta, em grande parte, do transporte ativo primrio por duas bombas de clcio. Uma est na membrana celular, transportando clcio para o exterior. A outra bombeia ies clcio para dentro de um ou mais organelos celulares, como o retculo endoplasmtico ou os mitocndrios. Em cada um destes casos a protena transportadora atravessa a membrana e actua como enzima ATPase, tendo a mesma capacidade de clivar o ATP, como o ATPase da protena transportadora do sdio. A diferena que esta protena contm um local de ligao extremamente especfico para o clcio, em vez de para o sdio.

Pgina 12 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica b) Transporte activo secundrio Co-transporte uma substncia transportada contra um gradiente eletroqumico, aproveitando a "boleia energtica" de uma outra substncia que transportada a favor de seu gradiente eletroqumico, ambas sendo transportadas no mesmo sentido. Exemplo: O transporte da glucose ocorre contra o seu gradiente de concentrao, graas ao transporte simultneo do sdio a favor do seu gradiente eletroqumico. Por sua vez, o gradiente eletroqumico do sdio mantido pela bomba Na +-K+ (a qual realiza transporte ativo primrio), logo, o transporte de glucose ativo secundrio.

Contratransporte uma substncia transportada contra um gradiente eletroqumico, aproveitando a "boleia energtica" de uma outra substncia que transportada a favor de seu gradiente eletroqumico, sendo as duas substncias transportadas em sentidos opostos. Exemplo: O transporte do io H+ ocorre contra o seu gradiente eletroqumico, graas ao transporte simultneo do on sdio a favor do seu gradiente eletroqumico. Por sua vez, o gradiente eletroqumico do sdio mantido pela bomba Na +-K+ (a qual realiza transporte ativo primrio), logo, o transporte de hidrognio ativo secundrio.

Pgina 13 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Potenciais de Membrana e Potenciais de Ao Potencial de Nernst


O nvel do potencial de difuso em toda a membrana que se ope exactamente ao da difuso efectiva de um io em particular, atravs da membrana, conhecido como potencial de Nernst. A grandeza deste potencial determinada pela proporo entre as concentraes desse determinado io nos dois lados da membrana. Quanto maior for essa proporo, maior ser a tendncia de o io se difundir numa determinada direco e, consequentemente, maior potencial de Nernst ser preciso.

EMF a fora electromotriz. No geral, quando se usa esta frmula, assume-se que o potencial do lado de fora da membrana zero e que o potencial de Nernst o potencial do lado interno da membrana. O sinal do potencial ser positivo (+) se o io a difundir-se de dentro para fora da membrana for um io negativo (anio), e negativo (-) se o io for positivo (catio). Quando a membrana permevel a vrios ies diferentes, o potencial de difuso que se desenvolve depende de 3 fatores: a polaridade das cargas elctricas de cada io; a permeabilidade (P) da membrana para cada io e as concentraes dos respectivos ies no lado interno (i) e externo (e) da membrana. Assim, a seguinte frmula, referida como equao de Goldman-HodgkinKatz, d o potencial calculado do lado interno da membrana quando dois ies positivos univalentes, sdio (Na+) e potssio (K+) e um io univalente negativo, cloreto (Cl-) esto envolvidos.

Pgina 14 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Importncia desta equao: Os ies sdio, potssio e cloreto so os ies mais importantes envolvidos no desenvolvimento dos potenciais de membrana nas fibras musculares e nervosas, bem como nas clulas neuronais do sistema nervoso. O gradiente de concentrao de cada um destes ies, atravs da membrana, ajuda a determinar a voltagem do potencial de membrana; O grau de importncia de cada um destes ies na determinao da voltagem proporcional permeabilidade da membrana para cada io em particular se a membrana tiver permeabilidade zero para os ies potssio e cloreto, o potencial de membrana passa a ser totalmente dominado pelo gradiente de concentrao dos ies sdio, e o potencial resultante ser igual ao potencial de Nernst para o sdio; Um gradiente positivo de concentrao inica de dentro para fora da membrana causa electronegatividade no lado de dentro da membrana (o excesso de ies positivos difunde-se para fora quando a sua concentrao maior dentro do que fora cargas positivas para fora, cargas negativas ficam dentro). Um gradiente negativo de concentrao inica de fora para dentro da membrana causa electronegatividade do lado de dentro da membrana (cargas negativas difundem-se para dentro, cargas positivas ficam fora); A permeabilidade dos canais de sdio e potssio passa por rpidas alteraes durante a transmisso dos impulsos nervosos, enquanto a permeabilidade dos canais de cloreto no tm grandes alteraes durante este processo. Assim, rpidas alteraes na permeabilidade dos ies sdio e potssio so primariamente responsveis pela transmisso de sinais nos neurnios.

Permeabilidade da Membrana:

Pgina 15 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 7 Epite lios. Trnsporte ssime trico. Tecnic de corrente de curto-circuito (SCC).

Movimento de solutos atravs camadas de clulas epiteliais


As clulas epiteliais esto presentes em camadas ou folhas que permitem o movimento direccional de solutos no s atravs da membrana plasmtica, mas tambm a partir de um lado para o outro de uma camada de clulas. Este movimento regulado conseguido porque as membranas plasmticas das clulas epiteliais tm duas regies distintas com morfologias e sistemas de transporte diferentes. Estas regies so a membrana apical, de frente para o lmen (mucosa), e a membrana basolateral, de frente para o

suplemento de sangue (serosa).

A organizao especializada ou polarizada das clulas mantida pela presena de junes apertadas (tight junctions) nas zonas de contacto entre as clulas adjacentes. Estas junes impedem as protenas na membrana apical de migrar para a membrana basolateral e aqueles da membrana basolateral de migrar para a membrana apical. Assim, os passos de entrada e sada para solutos podem ser localizados em lados opostos da clula. Esta a chave para o transporte transcelular (transmembranar) atravs das clulas epiteliais.

Pgina 16 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Estudo do Transporte Activo Inico em Epitlios


Este estudo foi realizo por Ussing e Zerahn no epitlio de pele de r, usando a cmara de Ussing.

A cmara de Ussing uma ferramenta cientfica que mede a corrente de curto-circuito, como um indicador do transporte de ies atravs de um epitlio. Esta cmara consiste em duas metades, que so fixas em conjunto com o epitlio. As duas cmaras so cheias com uma quantidade igual de soluo de Ringer, a fim de remover quaisquer mecnicas, qumicas ou elctricas foras motrizes. O transporte de ies atravs do epitlio produz uma diferena de potencial que medida utilizando dois elctrodos que so colocados mais prximo do tecido. Esta voltagem neutralizada por injeco de corrente utilizando mais dois elctrodos de corrente que so colocadas fora do epitlio. Esta quantidade de corrente injectada chamada de corrente de curto-circuito (S.C.C) e a medida exacta do transporte de ies que est a ocorrer em todo o epitlio.

Pgina 17 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 8 Utilizo de iso topos rdiotivos no estudo de trnsporte tivo io nico em epite lios. Estequiometri d bomb de so dio e pot ssio. Istopos Radioativos e Transporte Ativo
Os istopos radioactivos podem interferir no mecanismo de transporte ativo, na medida em que podem inibir os ATPases do clcio, sdio e potssio, afectando o transporte membranar.

Estequiometria da bomba de sdio e potssio


um mecanismo que se localiza na membrana plasmtica de quase todas as clulas do corpo humano e tambm comum em todos os seres vivos.

FUNO:
Para manter o potencial elctrico da clula, esta precisa de uma baixa concentrao de ies de sdio e de uma elevada concentrao de ies de potssio, dentro da clula. Fora das clulas existe uma alta concentrao de sdio e uma baixa concentrao de potssio, pois existe difuso destes componentes atravs de canais inicos existentes na membrana celular. Para manter as concentraes ideais dos dois ies, a bomba de sdio bombeia sdio para fora da clula e potssio para dentro dela, por transporte activo.

MECANISMO:

A bomba, ligada ao ATP, liga-se a 3 ies de Na+ intracelulares; O ATP hidrolisado, levando fosforilao da bomba e

libertao de ADP.

Essa fosforilao leva a uma mudana conformacional da

bomba, expondo os ies de Na+ ao exterior da membrana. A forma fosforilada da bomba, por ter uma afinidade baixa aos ies de sdio, liberta-os para o exterior da clula.

bomba ligam-se 2 ies de K+ extracelulares, levando

desfosforilao da bomba.

Pgina 18 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

O ATP liga-se e a bomba reorienta-se para libertar os ies de

potssio para o interior da clula: a bomba est pronta para um novo ciclo.

bombeamento

no

equitativo: para cada trs ies sdio bombeados para o lquido extracelular, apenas dois ies de potssio so bombeados para o lquido intracelular.

FISIOLOGIA:
Como a membrana celular muito menos permevel ao sdio que ao potssio, desenvolve-se um potencial elctrico (positivo, como ponto de referncia o interior celular) na clula. O gradiente de concentrao e elctrico estabelecido pela bomba de sdio suporta no s o potencial elctrico de repouso da clula, mas tambm os potenciais de aco em clulas nervosas e musculares. A exportao de sdio da clula proporciona a fora motriz para que certos transportadores faam o importe de glicose, aminocidos e outros nutrientes importantes para a clula. A translocao de sdio de um lado do epitlio para o outro cria um gradiente osmtico que suporta a absoro de gua.

Pgina 19 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 9 Contribui o dos trnsportes tivos pr o potencil de membrn. Rel o entre trnsportes de ele tro litos e n o-eletro litos. O trnsportdor N +-glucose. Trblhos de Scultz e Zlusky.

Transporte activo e potencial de membrana


O potencial de membrana a diferena de potencial eltrico medido entre o interior e o exterior da membrana plasmtica de uma clula. Este potencial de membrana pode ser medido atravs de um microeltrodo. Este microeltrodo introduzido no interior da clula

enquanto um eltrodo de referncia colocado no lquido extracelular a diferena de potencial entre as partes interna e externa da membrana medida usando o voltmetro apropriado.
Medida do potencial de membrana da fibra nervosa usando um microeltrodo.

Todas as clulas tm potencial de membrana. Para um neurnio em repouso (isto , quando no est a ser transmitido um potencial nervoso), o valor de aproximadamente -90mV. O sinal negativo indica que o potencial eltrico do meio intracelular menor do que o do meio extracelular.

Para criar um potencial negativo dentro da membrana, devem ser transportados para o exterior somente ies positivos suficientes para desenvolver a camada do dipolo eltrico na prpria membrana. Todos os ies que

permanecem dentro da fibra nervosa podem ser positivos ou negativos.


Distribuio dos ies com cargas positivas e negativas no lquido extracelular, em volta da fibra nervosa, e no lquido dentro da fibra. A imagem inferior mostra as alteraes abruptas no potencial de membrana que ocorrem nas membranas nos dois lados da fibra.

Pgina 20 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Por essa razo, para estabelecer o potencial de repouso normal de -90 mV, apenas necessrio que sejam transferidas pequenas quantidades de ies. Os potenciais a nvel da membrana devem-se principalmente distribuio assimtrica de ies, especialmente de Na+, K+ e Cl-. O potencial de membrana existe sob duas formas principais: o potencial de repouso e o potencial de ao. Potencial de repouso ocorre quando o potencial de membrana no alterado. Na maioria das clulas o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por conveno significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior. O potencial de repouso determinado pela concentrao de ies nos fludos dos dois lados da membrana celular ou pela existncia de protenas transportadoras de ies existentes na prpria membrana celular. Existem 3 factores importantes para o estabelecimento do potencial de repouso: 1. Contribuio do potencial de difuso do potssio: Admite-se que

o nico movimento inico atravs da membrana o de difuso dos ies K +, como demosntrado pelos canais abertos dentro e fora da membrana. Devido ao facto de haver mais ies K+ do lado de dentro da membrana, o potencial de Nernst gerado de -94 mV se os ies potssio fossem os nicos responsveis pelo potencial de repouso este seria de -94 mV.

2.

Contribuio da difuso do sdio atravs da membrana nervosa:

Aumento pouco significativo da permeabilidade da membrana nervosa aos ies sdio causada pela difuso

diminuta dos ies sdio pelos canais de sada (extravasamento) de Na+-K+.

Pgina 21 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Como h mais ies sdio do lado de fora da membrana, o potencial de Nernst de +61 mV (no lado de dentro). No total, o potencial de membrana ser de -86mV, uma vez que tambm h difuso de ies potssio. Contribuio da bomba Na+-K+ (transporte ativo): Esta bomba

3.

contribui adicionalmente para o potencial de repouso. Com esta bomba ocorre continuamente bombeamento de 3 ies Na+ para o exterior por cada 2 ies K+ bombeados para o interior da membrana. O facto de mais ies sdio serem bombeados para fora do que ies potssio serem bombeados para dentro produz uma perda contnua de cargas negativas pelo lado interno da membrana isto cria um grau adicional de negatividade (~ -4 mV) no lado interno, alm da produzida pela difuso. Por esta razo, o potencial de membrana efectivo, com todos os factores anteriores tambm tidos em conta (e que acontecem ao mesmo tempo), de -90 mV.

Potencial de ao onda de descarga eltrica que percorre a membrana de uma clula. Os potenciais de aco so essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informaes entre e dentro dos tecidos. O potencial de aco pode ser gerado por muitos tipos de clulas, mas so utilizados mais intensamente pelo sistema nervoso, para a comunicao entre neurnios e para transmitir informao dos neurnios para outro tecido do organismo, como os msculos ou as glndulas.

Pgina 22 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Relao entre transportes de eletrlitos e no-eletrlitos


Um eletrlito qualquer substncia que, dissociada ou ionizada, origina ies positivos (caties) e ies negativos (anies) pela adio de um solvente ou atravs de aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade. Um no-eletrlito um soluto que no liberta ies em soluo (ex: sacarose, gua) no tem capacidade de se tornar num condutor de eletricidade. Logo no influenciam a condutividade do solvente. O mecanismo fsico mais simples de trfego molecular atravs da membrana, a difuso. A maior ou menor facilidade com que as molculas passam atravs da membrana traduz-se pelo coeficiente de permeabilidade. O coeficiente de permeabilidade funo essencialmente de trs factores: 1. A dimenso da molcula (existindo uma correspondncia,

ainda que grosseira, entre dimenso e peso molecular, habitualmente a este ltimo que nos referimos); 2. 3. O seu estado de ionizao; A afinidade para com os lpidos.

Permeabilidade diferenciada de diferentes categorias de molculas

Assim, a maior ou menor permeabilidade que caracteriza uma determinada molcula ser funo destas suas caractersticas, sendo expectvel, por exemplo, que uma molcula de maior peso molecular, mas francamente lipfila, apresente

Pgina 23 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica um coeficiente de permeabilidade superior a uma molcula de menor dimenso, mas lipfoba. Tratando-se de ies, a permeabilidade reduz-se drasticamente, ao ponto de ser praticamente nula a probabilidade de difuso dos caties e anies habituais (Na+, K+, Ca2+, Mg2+, Cl-, etc.) atravs da camada de fosfolpidos. Assim sendo, devero coexistir, na membrana, a par da simples difuso, outros mecanismos que proporcionem o abastecimento da clula em molculas necessrias ao metabolismo mas que, pelas suas caractersticas fsicas, apresentam uma permeabilidade fraca ou mesmo nula. Aos sistemas, mais ou menos complexos, atravs dos quais as molculas conseguem atravessar a barreira membranar, atribui-se a designao genrica de transportes. Uns, no consomem energia; so designados por transportes passivos. Outros, pelo contrrio, consomem energia; so por isso designados por transportes activos.

Transportes passivos
Designam-se genericamente por transportes passivos, todos aqueles que no impliquem, por parte da clula, dispndio de energia. Englobam-se nesta categoria, os transportes de electrlitos ou de no electrlitos que se efectuam, respectivamente, a favor do gradiente de potenciais electroqumicos ou de concentraes. No entanto h que distinguir duas situaes distintas, decorrentes da natureza das molculas e das suas permeabilidades: ou se trata de entidades que podem atravessar a membrana por difuso simples ou, pelo contrrio, de molculas que o no podem e, para as quais, a clula dispe de mecanismos que facilitam o respectivo trfego.

Transporte de gua
A molcula da gua possui um elevado coeficiente de permeabilidade. A sua difuso atravs da membrana designa-se por osmose. A osmose justifica a variao do volume das clulas quando estas entram em contacto com meios Pgina 24 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica quer hipertnicos (de concentrao menor concentrao). Duas situaes ilustram as consequncias da osmose. A primeira relativa aos glbulos vermelhos (hemcias); a outra, tem a ver com o comportamento da clula vegetal em confronto com meios no isotnicos. mais elevada), quer hipotnicos (de

Transporte de outras molculas (no-eletrlitos)


No sendo a membrana plasmtica, no plano real, uma membrana semipermevel ideal, outras molculas, para alm das do solvente (gua), difundem atravs dela. O fluxo de difuso funo da diferena de

concentraes entre os dois lados da membrana. Consideremos o caso de duas solues, A e B, de concentraes diferentes, separadas por uma membrana. Num dado instante, a probabilidade de uma molcula da soluo A possa chocar com a membrana sendo portadora de energia cintica suficiente para a transpor, idntica a probabilidade que assiste s molculas da soluo B, em sentido inverso.

Difuso, em funo dos gradientes de concentrao: conceito de equilbrio dinmico.

Todavia, se a concentrao de A for superior concentrao de B, o nmero de molculas que transita de A para B ser superior ao nmero das molculas que efectuam a difuso em sentido inverso. Dito de outro modo, as intensidades dos fluxos so diferentes, mas tendem a igualar-se quando as

Pgina 25 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica concentraes de ambos os lados da membrana tambm o forem. Quando tal se verifica, atinge-se o equilbrio. Em termos cinticos, a velocidade com que se opera a difuso proporcional diferena de concentraes.

Transporte de eletrlitos

Para uma substncia no eletroltica, a condio de equilbrio aquela em que h igualdade das concentraes. No caso dos electrlitos, intervm um factor suplementar e a condio anloga a ausncia de diferena de potenciais electroqumicos ( 1 e 2). Este define-se relativamente a um potencial padro m0 de acordo com a equao: = 0 + RT ln C + z EF onde: z a carga do io considerado; F, a constante de Faraday; E, o potencial elctrico; R e T, respectivamente, a constante dos gases perfeitos e a temperatura absoluta. No equilbrio, os potenciais electroqumicos dos dois lados da membrana (1 e 2) atingem a igualdade: Ento: 1 = 2 RT ln C1 + z E1F = RT ln C2 + z E2F

de onde se extrai a expresso do potencial de membrana no equilbrio Em: Em = E1 - E2 = RT/ zF . ln C2/C1 (Equao de Nerst) Assim, compreende-se que as condies de equilbrio estabelecidas para um electrlito podem compreender uma desigualdade de concentraes, desde que seja contrabalanada por uma diferena de potencial elctrico entre os dois compartimentos.

Pgina 26 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Nos casos em que z=1 e admitindo-se uma temperatura de 20 C, ento: Em (V) = 0,058 log C2/C1 Ainda que a barreira fosfolipdica seja praticamente impermevel aos ies, estes atravessam a membrana graas a canais inicos. Os canais inicos so constitudos por protenas intrnsecas, que estabelecem entre si uma passagem, a qual poder ser atravessada por diversos ies, com graus de especificidade variveis. Alguns desses canais, tirando partido das propriedades alostricas das protenas, podem assumir configuraes alternativas de aberto ou fechado. Essas alternativas alostricas so determinadas por factores externos, como a ligao de uma das protenas constitutivas do canal a uma outra molcula ou a existncia de um determinado potencial de membrana.

Transportes facilitados
Para as circunstncias em que a permeabilidade de uma determinada molcula essencial vida da clula, no permite a sua captao com a destreza requerida pelo metabolismo, a clula dispe de mecanismos membranares especficos. Se tais mecanismos no despenderem energia, designam-se por transportes facilitados e enquadram-se, portanto, na classe dos transportes passivos. So objecto de transporte facilitado, entre outras molculas, os monossacridos, como a glucose, e os aminocidos. Mas tambm, em certas circunstncias, os ies so beneficirios destes sistemas de transporte

a) No electrlitos
O exemplo clssico que ilustra as caractersticas deste tipo de transporte o da glucose. Reconhecendo as caractersticas que lhe esto associadas, concebe-se um modelo baseado na existncia de protenas membranares transportadoras, susceptveis de assumirem duas configuraes tridimensionais.

Pgina 27 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Modelo de transporte facilitado da glucose

O transportador de membrana pode assumir duas configuraes alostricas consoante se encontre ligado ou no a uma molcula de glucose. O sentido global do transporte obedece ao gradiente de concentraes. Tal sistema no oferece qualquer preferncia de sentido, podendo promover tanto a sada como a entrada de molculas de glucose. O sentido do fluxo apenas determinado pelo gradiente de concentrao, tal como da difuso simples. Com a diferena, porm, de que permite o trnsito de molculas que, de outra forma, no transporiam a barreira membranar.

b) Eletrlitos
Certas substncias podem tornar as membranas permeveis aos ies designam-se por ionforos e podem apresentar estruturas muito diversas. Apresentam em comum a caracterstica de serem pequenas edificaes moleculares hidrfobas, que se dissolvem facilmente na bicamada lipdica da membrana plasmtica. Distinguem-se essencialmente duas

categorias de ionforos: (i) aqueles que

Pgina 28 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica determinam a formao transitria de um canal e (ii) os que, sendo mveis, se comportam como veculos, assegurando o transporte os ies entre as duas faces da membrana. Enquanto o fluxo inico proporcionado pelos primeiros no afectado por uma diminuio da temperatura, o fluxo assegurado pelos ionforos mveis, diminui em idnticas circunstncias. Em ambos os casos, o transporte respeita o gradiente electroqumico que, como se sabe, em condies naturais, bastante acentuado, e garantido pelas bombas de transporte activo de ies.

Transporte activo
Em alternativa aos diferentes tipos de transporte que se referiram e que tm entre si a caracterstica comum de promoverem o trfego molecular a favor dos gradientes, quer de concentraes, quer electroqumicos, sem consumo energtico, h outros que actuam contra os gradientes transportes activos.

a) Eletrlitos
Os transportes activos melhor

conhecidos so os dos ies, cujos sistemas membranares so designados habitualmente por bombas inicas. Existem bombas para transportarem protes, caties de clcio, caties de sdio e de potssio, etc. Um exemplo de uma bomba inica a bomba de

sdio/potssio, que a mais abundante e existe em todas (ou quase todas) as clulas.

b) No eletrlitos
Os no electrlitos podem ser activamente transportados graas energia potencial subjacente a gradientes inicos, em lugar do dispndio directo de ATP.

Pgina 29 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Nestes casos o transporte de uma molcula associado ao transporte de um io, quer no mesmo sentido (simporte) ou em sentidos contrrios (antiporte).

O transportador Na+/Glucose Trabalhos de Scultz e Zalusky


Antes de a glucose poder ser utilizada pelas clulas dos tecidos do corpo, ela deve ser transportada atravs da membrana para o citoplasma celular. A difuso da glucose atravs dos poros das membranas celulares feita por difuso facilitada atravs de protenas transportadores que se ligam glucose e a ajudam a atravessar. Se a concentrao de glucose for maior de um lado da membrana do que do outro, mais glucose vai ser transportada: do lado de maior concentrao para o de menor concentrao. No entanto, o transporte de glucose atravs da membrana gastrointestinal ou atravs de epitlios dos tbulos renais feito de maneira diferente trabalhos de Scultz e Zalusky. Nestes dois casos, a glucose transportada pelo mecanismo de co-transporte ativo de sdio e glucose (transporte ativo secundrio), onde o transporte ativo do sdio fornece energia para absorver a glucose contra uma diferena de concentrao. Este mecanismo de co-transporte (simporte) de sdio (Na+) s funciona em algumas clulas epiteliais especiais que so especificamente adaptadas para a absoro ativa de glucose. Noutras membranas celulares, a glucose s transportada de uma concentrao mais elevada para uma mais baixa atravs de difuso facilitada. Os sistemas de simporte permitem uma eficiente absoro de nutrientes, mesmo quando os nutrientes esto presentes em concentraes muito baixas. O co-transportador Na-glucose denominado SGLT (sodium-dependent glucose transporter).

Pgina 30 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Modelo da estrutura secundria do SGLT no intestino humano.

A glucose entra do lado apical da membrana atravs do transportador SGLT e sai do lado basolateral atravs do transportador GLUT 2 enquanto o Na+ que entra via simporte do lado apical bombeado para fora atravs da bomba de sdio-potssio no lado basolateral da membrana. O resultado um movimento de solutos do lado do lmen para o lado basolateral da clula, assegurando a absoro eficiente de glucose, aminocidos e Na+ a partir do lmen intestinal.
Localizao dos sistemas de transporte em diferentes regies da membrana plasmtica nas clulas epiteliais do intestino delgado.

Pgina 31 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Este mecanismo um tipo de transporte ativo secundrio como j foi dito, pois embora no dependa diretamente de ATP e obedea ao gradiente de concentrao do Na+, depende do funcionamento da bomba de Na+/K+, um transportador ativo. Este mecanismo impede que as clulas intestinais percam glucose em direo ao lmen intestinal nos perodos de jejum.

A existncia de dois transportadores diferentes para a glucose no epitlio intestinal tanto impede a concentrao excessiva de glucose nessas clulas durante a fase de absoro da luz intestinal quanto a perda de glucose para o lmen intestinal nos perodos de jejum. Nesta fase, a clula estar a receber glucose pelos transportadores uniporte do domnio basolateral. Assim, a concentrao citoplasmtica de glucose nessas clulas ser sempre superior do meio extracelular, como indica o sombreado da seta direita.

Aula 10 Trnsporte em epitelios. Epite lios de bsor o e de secre o. Introdu o s gl nduls. Hipo tese de secre o em dus etps. Gl nduls simples (lcriml e sudor pr) e slivres.

Transporte em epitlios
Muitas vezes as substncias devem atravessar uma clula em toda a sua extenso e por mecanismos distintos em ambas as faces. O mecanismo mais comum baseia-se no transporte activo atravs de um dos lados da membrana e depois uma difuso simples ou facilitada na outra face. Um exemplo deste tipo de transporte o transporte da glucose no epitlio intestinal, como j foi discutido na aula 9. Pgina 32 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Regulao do transporte epitelial


1. H regulao da permeabilidade paracelular afectando o gradiente electroqumico do Na+ afecta-se tambm o gradiente electroqumico de outras molculas, que esto dependentes do gradiente de Na +; 2. Existe uma variao de gradiente electroqumico; 3. H sinalizao intracelular recrutamento de transportadores necessrios para a sntese de novo tecido epitelial.

Epitlios de absoro e de secreo Epitlio


Epitlio um termo derivado do grego que significa tecido que cresce (theleo) sobre outro (epi). Os epitlios revestem as superfcies livres do corpo tanto externa como internamente, com exceo das superfcies articulares. Assim, tudo que entra ou sai do organismo, atravessa necessariamente um segmento epitelial. tambm o tecido responsvel pela produo, armazenamento e secreo das mais variadas substncias, atravs de unidades secretoras. Caracteriza-se pela alta densidade celular, relao ntima com o tecido conjuntivo e pela polarizao das clulas. Por no possuir suprimento sanguneo direto (exceto em vasos sanguneos), est sempre associado ao tecido conjuntivo, dependendo assim dos nutrientes e do oxignio vindos deste tecido. Para que esse influxo de nutrientes e oxignio seja possvel, o epitlio conta com lminas e membranas basais que o conectam ao tecido conjuntivo ao qual se encontra apoiado (subjacente). Desta forma, um dos lados do epitlio (o plo basal) est sempre aderido ao tecido conjuntivo, enquanto o seu pice (o plo apical) encontra-se continuadamente exposto ao espao livre.

Pgina 33 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Epitlio de absoro
O tecido que reveste internamente o intestino delgado um bom exemplo de epitlio (de absoro) especializado em absorver nutrientes e permitir que eles passem da cavidade intestinal para o sangue. A alta capacidade de absoro do epitlio intestinal deve-se ao facto das suas clulas possurem microvilosidades na membrana do lmen.

Epitlio de secreo (ou glandular)


O tecido epitelial glandular ou secretor constitudo por vrias clulas epiteliais glandulares que possuem como principal funo produzir e libertar secrees tanto para o meio interno como para o meio externo. Estas secrees podem ser viscosas e escorregadias (mucosas), aquosas e lmpidas (serosas), como tambm podem ser a mistura de secrees mucosas e serosas (mista).

Introduo s Glndulas
Quando agrupadas em grande nmero, as clulas epiteliais glandulares formam estruturas denominadas glndulas. Alojadas no interior das glndulas, as clulas epiteliais glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar vrias substncias tais como protenas (pncreas), lipdios (adrenal e glndulas sebceas) ou complexos de glcidos e protenas (glndulas salivares). As glndulas podem ser classificadas em glndulas excrinas e glndulas endcrinas. A principal diferena entre estes dois tipos de glndulas que as glndulas endcrinas no possuem ductos (tubos), ao contrrio das glndulas excrinas, que os tm, e os utilizam para transportar suas secrees para locais especficos.

Pgina 34 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Glndulas Endcrinas
Uma glndula endcrina secreta substncias que so lanadas directamente na corrente sangunea, ao contrrio das glndulas excrinas. Um exemplo de glndula endcrina a tiride. As hormonas so o produto de secreo destas glndulas. Tm como caracterstica

principal estarem presentes em toda a circulao, desta maneira banhando todas as clulas, e exercerem as suas aces distantes da sua origem.

Glndulas Excrinas
As glndulas excrinas so rgos que produzem secrees ou substncias que elaboram para um sistema de canais excretores que se abrem em superfcie externa ou interna. As secrees no so despejadas na corrente sangunea (como nas glndulas endcrinas), mas sim em outros rgos, ou para o exterior do corpo, atravs de canais. Alm disso, glndulas excrinas no se associam a vasos sanguneos e apresentam ductos. As glndulas excrinas que vo ser estudadas so as lacrimais, sudorparas e salivares.

a) Glndulas Lacrimais
A glndula lacrimal, parte do sistema lacrimal, est localizada na parte anterior e lateral do teto da rbita ocular. A glndula lacrimal est alojada na fossa da glndula lacrimal, no osso frontal, recebendo do inervao SNA simptica e

parassimptica

(Sistema

Nervoso

Autnomo ou Visceral).

Pgina 35 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A sua funo produzir o fluido lacrimal (lgrima) para a lubrificao e limpeza do globo ocular. A sua taxa de secreo pode ser modulada tem uma taxa basal de produo e h vias sensoriais, aferentes, que transmitem a informao necessria ao crebro acerca do olho. H tambm vias motoras, as quais interagem com o sistema simptico e parassimptico.

b) Glndulas Sudorparas
As glndulas sudorparas dos mamferos so glndulas que produzem o suor funo importante para regular a temperatura do corpo e eliminar substncias txicas. So glndulas tubulares enroladas derivadas das camadas exteriores da pele mas estendem-se at camada interna. Estas glndulas tm transportadores que fazem o transporte de 2 ies de Na+ para dentro da clula por 1 io de K+ para fora. Os canais cloreto so modulados pela quantidade de cAMP. O suor hipotnico a presso osmtica do suor mais baixa do que a do sangue. Em situaes normais, a taxa de secreo aumenta quando os nveis de K+ diminuem.

Curiosidade: Nas pessoas com fibrose qustica, os nveis de Na+ e Cl- so bastante elevados porque no possuem o canal CFTR que regulador do cAMP, o que afecta o transporte destes ies.

c) Glndulas Salivares
As glndulas salivares localizam-se no interior e tambm em torno da cavidade bucal tendo como objectivo principal a produo e secreo da saliva. A saliva fundamental para falar, ter paladar, humedecer as mucosas, entre outras funcionalidades. A produo de saliva pode ser afectada por vrios nveis, tanto pelo sistema simptico como pelo parassimptico.

Pgina 36 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 11 Orgniz o gerl do Sistem Nervoso. O neuro nio. Sinpse qu mic e sinpse ele tric.

Organizao do Sistema Nervoso

input (do exterior)

Estmulo

Filtrao

Captao de sinais (informao)

dos sistemas integrados


Actividade do neurnio Processamento

de vias aferentes e eferentes

Sistema Nervoso

Central (SNC)

Perifrico (SNP)

Autnomo

Somtico

Simptico

Parassimptico

Pgina 37 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Sistema Nervoso Central


Chama-se sistema nervoso central (SNC) ao conjunto do encfalo e da espinal medula dos vertebrados. no SNC que chegam as informaes

relacionadas aos sentidos (audio, viso, olfato, paladar e tato) e dele que partem ordens destinadas aos msculos e glndulas.

Sistema Nervoso Perifrico


O sistema nervoso perifrico a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). constitudo por fibras (nervos), gnglios nervosos e rgos terminais. Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso perifrico no se encontra protegido pela barreira hematoenceflica. graas a este sistema que o crebro e a espinal medula recebem e enviam as informaes permitindo-nos reagir s diferentes situaes que tm origem no meio externo ou interno.

O Neurnio
O neurnio a clula do sistema nervoso responsvel pela conduo do impulso nervoso. O neurnio constitudo por: corpo celular, o ncleo celular, dendrites

(prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens) e axnio (prolongamento que transmite o impulso

nervoso vindo do corpo celular). A membrana exterior de um neurnio toma a forma de vrios ramos extensos chamados dendrites, que recebem sinais

Pgina 38 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica eltricos de outros neurnios, e de uma estrutura a que se chama um axnio que envia sinais eltricos a outros neurnios. O espao entre a dendrite de um neurnio e as dendrites de outro o que se chama uma fenda sinptica: os sinais so transportados atravs das sinapses por uma variedade de substncias qumicas chamadas neurotransmissores. O crtex cerebral um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurnios densamente interligados. Os neurnios recebem continuamente impulsos nas sinapses das suas dendrites vindos de milhares de outras clulas. Os impulsos geram ondas de corrente eltrica (excitatria ou inibitria, cada uma num sentido diferente) atravs do corpo celular at a uma zona chamada a zona de disparo, no comeo do axnio. a que as correntes atravessam a membrana celular para o espao extracelular e que a diferena de voltagem que se forma na membrana determina se o neurnio dispara ou no.

Funcionamento do Neurnio
O neurnio uma clula altamente especializada na transmisso de informaes, na forma de impulsos nervosos. Os impulsos nervosos so fenmenos electroqumicos que utilizam certas propriedades e substncias da membrana plasmtica, que permitem que seja criado e transmitido um impulso elctrico. Um neurnio em repouso uma clula que possui uma diferena de voltagem entre o seu citoplasma e o lquido extracelular. Esta diferena de voltagem criada graas ao acumular selectivo de ies potssio (K+) e sdio (Na+), que ocorre pela aco de bombas que criam uma diferena de concentrao. Esta diferena por de concentrao

controlada

canais

sdio/potssio

gerando uma tenso negativa.

Pgina 39 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Este estado de equilbrio (ou estado de polarizao do neurnio) dura at o momento em que um potencial de aco abre os canais de K+ e de Na+, alterando a concentrao destes ies. Esta modificao gera um potencial positivo dentro do neurnio. Este desequilbrio gera um efeito cascata, que o potencial de aco. Usualmente o potencial de ao inicia no comeo no axnio (zona de disparo) e propaga-se at s vesculas sinpticas, gerando a descarga de neurotransmissores. Aps ter ocorrido o potencial de aco, os canais de K+ e de Na+ comeam imediatamente a restabelecer o equilbrio anterior, com uma tenso negativa no interior do neurnio e positiva fora dele.

Sinapses
As sinapses nervosas so os pontos onde as extremidades de neurnios vizinhos se encontram e o estmulo passa de um neurnio para o seguinte por meio de mediadores qumicos, os neurotransmissores. A sinapse considerada uma estrutura formada por: membrana prsinptica, fenda sinptica e membrana ps sinptica. As sinapses determinam as direces em que os sinais nervosos se vo distribuir atravs do sistema nervoso. A transmisso sinptica pode ser influenciada por sinais excitatrios ou inibitrios que vem de diferentes reas do sistema nervoso, sendo que algumas vezes pode abrir as sinapses e outras vezes fech-las. Existem dois tipos de sinapses neuronais: as sinapses qumicas e as sinapses eltricas. Ambos os tipos de sinapses transmitem o potencial de aco para outros neurnios, diferindo apenas no mecanismo de comunicao (qumico ou eltrico).

Pgina 40 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Sinapse Qumica
Quase todas as sinapses utilizadas para

transmisso do sinal no sistema nervoso central da espcie humana so sinapses qumicas. Nestas estruturas, o primeiro neurnio secreta, no seu terminal, uma substncia qumica chamada de neurotransmissor (ou apenas substncia transmissora), e este

neurotransmissor, por sua vez, ir actuar em protenas receptoras presentes na membrana do neurnio

seguinte, para promover excitao, inibio ou, ainda, modificar, de outra maneira, a sensibilidade desta clula. Algumas dos neurotransmissores mais importantes so: acetilcolina, serotonina, glutamato e epinefrina.

Juno Neuromuscular: a juno entre a parte terminal de um axnio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que a regio da membrana plasmtica de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se d o encontro entre o nervo e o msculo permitindo desencadear a contrao muscular. Na juno neuromuscular o neurotransmissor utilizado sempre a acetilcolina.

Pgina 41 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Sinapse Eltrica
As sinapses eltricas, so caracterizadas por canais que conduzem eletricidade de uma clula para a prxima. A maior parte destas sinapses consiste em pequenas estruturas tubulares proteicas chamadas de junes comunicantes (gap junctions), que permitem o movimento livre de ies do interior de uma clula para o interior de outra. atravs destas junes e de outras semelhantes transmitidos. Este tipo de sinapse reduz muito o tempo de transmisso do impulso eltrico entre os neurnios, sendo a ideal para comportamentos que exigem rapidez de resposta. que os potenciais de aco so

Aula 12 Ce luls d Gli. Sistem Nervoso Perife rico: sistem nervoso som tico e sistem nervoso uto nomo (simp tico e prssimp tico). Orgniz o e funcionmento. Neurotrnsmissores mis frequentemente utilizdos.

Clulas da Glia
As clulas da Glia so clulas no neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrio aos neurnios. Geralmente arredondadas, no crebro humano as clulas da glia so, aproximadamente, 10 vezes mais frequentes que os neurnios. Ao contrrio do neurnio, que amittico, nas clulas gliais ocorre a mitose.

Funes
As principais funes das clulas da glia so cercar os neurnios, e mant-los no seu lugar, fornecer nutrientes e oxignio para os neurnios, isolar

Pgina 42 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica um neurnio do outro, destruir microrganismos patgeneos e remover neurnios mortos. Mantm a homeostase, formam mielina e participam na transmisso de sinais no sistema nervoso. As clulas de glia tm a importante funo de produzir molculas que modificam o crescimento de dendritos e axnios. Descobertas recentes indicam que tambm participam ativamente nas transmisses sinpticas, regulando a libertao de neurotransmissores ou libertando-os elas mesmas e libertando ATP que modela funes pr-sinpticas. As clulas da glia podem ser: oligodendrcitos, astrcitos e micrglia. a) Oligodendrcitos: so as clulas responsveis pela formao, e manuteno das bainhas de mielina dos axnios, no SNC. Sem os oligodendrcitos, os neurnios no sobrevivem em meio de cultura. b) Astrcitos: so as clulas da glia que possuem as maiores dimenses. Os astrcitos, desempenham funes muito importantes, como a sustentao e a nutrio dos neurnios o preenchimento dos espaos entre os neurnios, na regulao da concentrao de diversas substncias com potencial para interferir nas funes neuronais normais (ex.: concentraes extracelulares de potssio) e na regulao dos neurotransmissores. c) Clulas da micrglia: so as menores clulas da glia. Possuem

elevado poder fagocitrio e representam uma variedade dos macrfagos que atuam na defesa do sistema nervoso. Estas clulas so capazes de reconhecer e fagocitar antignios, aderindo citoplasmtica. protenas do mesmo na sua membrana

Sistema Nervoso Perifrico (Somtico e Autnomo) Sistema Nervoso Somtico


O sistema nervoso somtico composto por neurnios que esto submetidos ao controle consciente para gerar aces motoras voluntrias, resultantes da contraco de um msculo esqueltico. A sua principal funo

Pgina 43 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica inervar a musculatura esqueltica, responsvel pelas aces voluntrias, como a movimentao de um brao ou perna.

Sistema Nervoso Autnomo (SNA)


Sistema nervoso autnomo (tambm chamado sistema neurovegetativo ou sistema nervoso visceral) a parte do sistema nervoso perifrico que est relacionada com o controlo da vida vegetativa, ou seja, controla funes como a respirao, circulao do sangue, controlo de temperatura e digesto. tambm o principal responsvel pelo controlo automtico do corpo frente s modificaes do ambiente. Dessa maneira, pode-se perceber que o organismo possui um mecanismo que permite ajustes corporais, mantendo assim o equilbrio do corpo: a homeostase. O SNA dividido em duas partes: Sistema nervoso simptico: as fibras nervosas simpticas originam-se na espinal medula juntamento com os nervos espinais, projectando-se primeiro para a cadeia simptica e da para os tecidos e rgos que so estimulados pelos nervos simpticos.

Sistema nervoso parassimptico: o responsvel por estimular aces que

permitem ao organismo responder a situaes de calma, como fazer yoga ou dormir. Essas aces so: a desacelerao dos batimentos cardacos, diminuio da presso arterial, a diminuio da adrenalina e a diminuio do acar no sangue. As fibras parassimpticas deixam o SNC atravs dos nervos cranianos III, VII, IX e X. Pgina 44 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 13 Potencil de o. Tecnic de voltge clmp.

Potencial de Ao dos Nervos (=Conjunto de Neurnios)


Os sinais nervosos so transmitidos por potenciais de ao, que so rpidas alteraes do potencial de membrana que se propagam com grande velocidade por toda a membrana da fibra nervosa o potencial de ao deslocase ao longo da fibra nervosa at sua extremidade. Cada potencial de ao comea com uma alterao sbita do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo, terminando, ento, com o retorno quase to rpido para o potencial negativo. No grfico pode-se ver as sucessivas alteraes do potencial de membrana que ilustra o incio explosivo do potencial de ao e a sua quase idntica recuperao.

Existem 3 estgios sucessivos do potencial de ao, que so os seguintes: 1. Estgio de Repouso: corresponde ao potencial de membrana, antes do incio do potencial de ao. Diz-se que a membrana est polarizada durante este estgio, em razo do potencial de membrana da -90 mV existente. 2. Estgio de Despolarizao: Durante este estgio a membrana fica subitamente permevel a ies sdio, permitindo que um grande nmero destes ies (carregados positivamente) se difunda para o interior do axnio. Assim, o

Pgina 45 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica estado normal de polarizao de -90 mV , de imediato, neutralizado pelo influxo de ies sdio. O potencial assim aumentado para um valor positivo despolarizao. O grande excesso de ies sdio faz com que o potencial de membrana ultrapasse (overshoot) rapidamente o nvel zero e se torne positivo. 3. Estgio de Repolarizao: Aps a membrana ter ficado permevel aos ies sdio, os canais de sdio comeam a fechar-se e os canais de potssio (K+) comeam a abrir (mais do que o normal). Assim, a rpida difuso dos ies potssio para o exterior reestabelece o potencial de repouso negativo da membrana repolarizao da membrana.

Tcnica de Voltage Clamp


um mtodo utilizado para medir o efeito da voltagem sobre a abertura e o fecho de canais

controlados pela voltagem. Foi a tcnica utilizada pelos

pesquisadores Alan Lloyd Hodgkin e Andrew Huxley quando estudaram as propriedades da membrana do axnio.
Mtodo de voltage clamp para estudar o fluxo dos ies atravs de um canal especfico

Nesta tcnica so utilizados pulsos de voltagem em vez de pulsos de correntes para controlar o mecanismo envolvido na gerao do potencial de ao nos neurnios. Para se usar esta montagem, so inseridos na fibra nervosa, dois eltrodos um deles para medir a voltagem do potencial e o outro para conduzir corrente eltrica para dentro ou para fora da fibra nervosa. Esta montagem utilizada da seguinte maneira: o pesquisador (operador) decide qual a voltagem que ele deseja estabelecer dentro da fibra nervosa. O componente eletrnico da montagem ento ajustado para essa voltagem desejada, injetando automaticamente eletricidade positiva ou negativa, por meio

Pgina 46 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica do eltrodo de corrente. O componente tambm ajustado na intensidade que seja necessria para fixar a voltagem, medida pelo eltrodo de voltagem. Quando o potencial de membrana repentinamente alterado por esta tcnica (pelo gancho de voltagem), de -90 mV para 0, os canais de potssio e sdio regulados pela voltagem abrem-se, e os ies potssio (K+) e sdio (Na+) comeam a fluir (sair) por esses canais. Para contrabalanar os efeitos desses fluxos inicos sobre os valores fixados da voltagem intracelular, injetada corrente eltrica automaticamente por meio dos eltrodos, para manter a voltagem intracelular no nvel 0 constante que necessrio. Para isso, a corrente injetada deve ser igual mas com polaridade oposta ao fluxo efetivo de corrente que flui pelos canais. Para se medir a intensidade de fluxo que est a ocorrer a cada instante, o eltrodo de corrente conectado a um osciloscpio que regista o fluxo de corrente. Por fim, o pesquisador altera as concentraes inicas intra e extracelulares para valores diferentes dos normais e repete a medida feito de modo fcil quando se usam fibras nervosas bastante calibrosas (como as do axnio gigante da lula). Quando o sdio o nico io permevel nas solues intra e extracelular do axnio da lula, o gancho de voltagem s mede o fluxo corrente pelos canais de sdio. Quando o potssio o nico io permevel, s o fluxo corrente pelos canais de potssio medido. Outra maneira de se estudar o fluxo inico por meio de um tipo individual de canal pelo bloqueio de um tipo de canal de cada vez. Por exemplo: os canais de sdio podem ser bloqueados pela toxina chamada tetrodotoxina, aplicando-a na parte externa da membrana celular, onde o canal de sdio est situado. Os canais de potssio so bloqueados pelo io tetraetilamnio, quando aplicado no interior da fibra nervosa.

Pgina 47 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Nesta imagem podem-se ver as variaes tpicas da condutncia dos canais de sdio e potssio regulados pela

voltagem, quando o potencial de membrana repentinamente alterado pela tcnica de voltage clamp, de 90 mV para +10 mV e, 2 milisegundos depois, de volta para os 90 mV. Pode-se observar uma abertura abrupta dos canais de sdio (estgio de ativao) numa pequena frao de milisegundos, aps o potencial de membrana ser elevado para um valor positivo. Durante os prximos milisegundos, os canais de sdio fecham-se (estgio de inativao). de notar tambm a abertura dos canais de potssio estes abrem-se lentamente, atingindo o seu estado de abertura total s depois dos canais de sdio se terem fechado quase complementamente. Alm disso, uma vez abertos, os canais de potssio, estes permanecem assim durante todo o potencial positivo de membrana e s se fecham quando o potencial de membrana retorna a um valor negativo.

Canais de Sdio e de Potssio Regulados pela Voltagem


O agente necessrio para provocar a despolarizao e a repolarizao das membranas nervosas durante o potencial de ao o canal de sdio regulado pela voltagem. O canal de potssio regulado pela voltagem tambm tem a sua importncia por aumentar a rapidez da repolarizao da membrana.

Pgina 48 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Canal de Sdio Regulado pela Voltagem


O canal de sdio regulado pela voltagem em 3 estados distintos.Este

canal tem dois portes um perto da abertura externa do canal, referida como porto de ativao, e a outro perto da abertura interna do canal, denominado como porto de inativao. Esta imagem mostra o estado

desses dois portes na membrana normal em repouso, quando o potencial de memrana de 90 mV.

a) Ativao do Canal de Sdio


Quando o potencial de membrana se torna menos negativo que durante o estado de repouso, aumentando de 90 mV at zero (0) ela atinge a voltagem em geral cerca de 70 a 50 mV o que provoca uma alterao conformacional abrupta/inesperada do porto de

ativao, fazendo com que o canal fique completamente aberto. Esta condio referida como estado ativado durante este estado, os ies sdio podem passar atravs do canal, aumentando a permeabilidade da membrana de sdio.

b) Inativao do Canal de Sdio


O mesmo aumento de voltagem que faz com que o porto seja ativado tambm faz com que este seja fechado (desativado). O porto desativado em poucos milsimos de segundo aps ter sido ativada. Isto , a alterao conformacional que provoca o fecho do porto de ativao um processo mais lento que a alterao conformacional que a abre o porto de ativao.

Pgina 49 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Assim, aps o canal de sdio ter permanecido aberto por algum tempo ele inativado e fecha-se, sendo que, assim, os ies Na+ no podem atravessar a membrana neste momento, o potencial de membrana comea a retomar ou a aproximar-se do seu estado normal de repouso (processo de repolarizao). Outra caracterstica importante do processo de inativao do canal de sdio que o porto inativado s vai reabrir quando o potencial de membrana retomar ou se aproximar do potencial de repouso na condio original por esta razo, usualmente, no possvel, para o canal de sdio, voltar a abir sem que a fibra nervosa seja primeiro repolarizada.

Aula 15 Cnis Io nicos. Te cnic de Patch Clamp. Correntes unit ris e mcrosco pics.

Canais Inicos (Ver Aula 6)


Canais inicos so formados por protenas integrais da membrana plasmtica das clulas. Por possurem uma estrutura tridimensional, formam tneis de passagem a determinados ies atravs da bicamada lipdica, que compe a membrana das clulas. Se no existissem os canais inicos, os ies no conseguiriam entrar nem sair das clulas devido sua carga eltrica. Estes canais podem assumir diferentes estados conformacionais, abertos e fechados. Estas transies dependem das barreiras de energias potenciais que separam esses estados e, que podem ser controladas por campo eltrico, ies, substncias qumicas e outros agentes. Todos os canais apresentam um poro aquoso central com comunicao intracelular e extracelular.

Pgina 50 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Existem tambm canais inicos dependentes de voltagem (Aula 13). Estes so uma classe de canais inicos transmembranares que so activados por alteraes de diferena de potencial elctrico perto do canal; a presena deste tipo de canais inicos especialmente crtica nos neurnios, mas so comuns em muitos tipos de clulas. Ao longo de todo o axnio e na sinapse, os canais dependentes de voltagem propagam os sinais elctricos. Alguns exemplos incluem: canais de sdio e os canais de potssio dependentes de voltagem (localizados nos nervos e msculos) e o canal de clcio dependente de voltagem (desempenha um papel na libertao de

neurotransmissores na terminao pr-sinptica). Os canais de sdio e potssio dependentes de voltagem j foram falados na aula 13. De seguida fala-se do canal de clcio dependente de voltagem.

Canal de Clcio dependente de voltagem


Os canais de clcio dependentes de voltagem so ligeiramente permeveis aos ies sdio (Na+), assim como aos ies clcio (Ca2+) quando estes canais se abrem estes ies fluem para interior fibra nervosa. Estes canais so conhecidos como canais de Ca2+-Na+. Os canais de clcio so de lenta ativao so denominados, por isso, de canais lentos, enquanto os canais de sdio so canais rpidos (de rpida ativao). Os canais de clcio so muito numerosos no msculo cardaco e no msculo liso. Na verdade, em alguns tipos de msculo liso os canais de sdio (rpidos) so bastante raros, de forma que o potencial de ao ocorre, quase exclusivamente, pela ativao dos canais (lentos) de clcio.

Pgina 51 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Tcnica de Patch Clamp


uma tcnica de fixao de membranas utilizada para registar a

corrente inica que flui atravs de cada canal inico.

Registo do fluxo de corrente por um canal de sdio, ligado voltagem isolada, demonstrando o princpio tudo ou nada da abertura e do fecho do canal.

Nesta tcnica, de forma muito simplificada, uma micropipeta com dimetro de apenas 1 ou 2 m colocada sobre a parte externa da membrana celular. Em seguida, feita suco por uma pipeta, para aspirar a membrana contra a ponta da pipeta e a membrana isto cria uma selagem entre a ponta da pipeta e a membrana celular. O resultado um patch diminuto de membrana que se fixa na ponta da pipeta, por onde o fluxo de corrente eltrica pode ser registado. Alternativamente, a pequena placa de

membrana celular na ponta da pipeta pode ser removida da clula. A pipeta com a placa selada ento colocada em soluo livre isto permite que as concentraes inicas dentro da micropipeta na soluo externa possam ser modificadas vontade (a voltagem est fixa clamped em determinado valor. J foi possvel a obteno de patches (placas) suficientemente pequenas para conter apenas um canal proteico na membrana a ser estudada. Por meio da variao da concentrao de diferentes ies, bem como da voltagem

Pgina 52 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica atravs da membrana, podem-se determinar as caractersticas do transporte de um canal isolado e tambm as propriedades dos seus portes (receptores).

Correntes Unitrias e Macroscpicas


A tcnica de voltage clamp que permite fixar a voltagem, quando aplicado ao axnio, permitiu medir as correntes inicas atravs da membrana da clula excitvel (corrente macroscpica). A corrente macroscpica resulta da passagem de ies atravs de uma populao de canais inicos. Actualmente, a tcnica do patch clamp permite medir a passagem de ies atravs de um nico canal inico, que so as correntes microscpicas ou unitrias.

Aula 16 Proprieddes Pssivs d Membrn. Som o EspcioTemporl.

Propriedades Passivas da Membrana


A velocidade de conduo do potencial de ao depende de vrios factores: 1. Capacitncia da membrana: Quanto maior a capacitncia, menor a velocidade de conduo, j que necessrio maior tempo para descarregar a membrana. 2. Resistncia interna da membrana: Quanto maior a resistncia, menor a velocidade de conduo. No entanto, os potenciais (sinais) prolongamse at uma distncia maior. 3. Dimetro da fibra nervosa: Quanto maior o dimetro da fibra, maior a velocidade, pois se por exemplo houver a duplicao do raio da fibra nervosa, haver aumento da capacitncia da membrana por um factor de 2, uma reduo da resistncia da membrana por um factor 2 e uma reduo da

Pgina 53 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica resistncia interna por um factor 4. Como a reduo da resistncia supera o aumento da capacitncia, o resultado o aumento da velocidade de conduo. 4. Mielina: Fibras mielinizadas conduzem muito mais rapidamente que fibras no mielinizadas, visto que as fibras mielinizadas tm menor capacitncia, portanto descarregam mais rapidamente, alm do mais a resistncia interna no se modifica. Somente a resistncia da membrana aumenta. Alm disto, os potenciais de ao, so gerados somente em locais de alta condutncia, os chamados ndulos de Ranvier, que so espaos que aparecem a cada 1 a 2 mm, permitindo a chamada conduo saltatria. 5. Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior a agitao molecular, aumentando consequentemente o fluxo inico e a velocidade de conduo do potencial eltrico. As duas propriedades passivas das membranas do axnio, diretamente relacionadas com a velocidade com que o axnio pode transmitir os potenciais de ao so: somao espacial e somao temporal. Dizem-se propriedades passivas pois no dependem diretamente do metabolismo.

Somao Espacial
A excitao de um nico terminal pr-sinptico sobre a superfcie de um neurnio quase nunca excita a clula. Isto deve-se ao facto de a quantidade de neurotransmissores libertada por um nico terminal apenas suficiente para provocar um PEPS (Potencial Excitatrio Ps-Sinptico), normalmente de valor no superior a um intervalo de 0,5 a 1 mV, em vez do potencial de 10 a 20 mV geralmente necessrio para atingir o limiar de excitao. Entretanto, diversos terminais pr-sinpticos so normalmente

estimulados ao mesmo tempo. Embora estes terminais estejam distribudos por reas amplas e distantes presentes no neurnio, os seus efeitos podem ainda ser somados, ou seja, os potenciais podem somar-se a outros at que a excitao neuronal ocorra. A razo para que isto ocorra a seguinte: uma alterao do potencial em qualquer ponto isolado do corpo celular (ou soma) mudar o potencial em qualquer local do mesmo quase exactamente do mesmo modo. Isto

Pgina 54 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica ocorre porque a condutividade eltrica dentro do grande corpo celular neuronal muito alta. Portanto, para cada sinapse excitatria que dispara simultaneamente, o potencial de membrana total torna-se mais positivo em 0,5 a 1 mV.

Quando o PEPS se torna grande suficiente ser alcanado o limiar de disparo e o potencial de aco vai ser gerado espontaneamente, a partir do segmento inicial do axnio. No caso do disparo de 16 sinapses, pode-se ver pela figura anterior, que o limiar de disparo foi alcanado e foi ento gerado, no axnio, o potencial de aco. Este efeito de somao dos potenciais ps-sinpticos simultneos pela activao de mltiplos terminais em reas amplamente espaadas na membrana neuronal chamado de somao espacial.

Somao Temporal
Todas as vezes que um terminal pr-sinptico dispara os

neurotransmissores libertados, promove a abertura dos canais de membrana por milisegundo. Porm, o potencial ps-sinptico modificado pode durar 15 milisegundos depois dos canais j se terem fechado. Portanto, uma segunda abertura dos mesmos canais pode aumentar o potencial ps-sinptico para um nvel ainda maior. Alm disso, quanto mais rpida a velocidade de estimulao, maior se torna o potencial ps-sinptico.

Pgina 55 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Assim, descargas sucessivas de um nico terminal pr-sinptico, se ocorrerem rpido o suficiente, podem ser adicionadas umas s outras, ou seja, podem-se somar. A este tipo de somao, diz-se somao temporal.

Aula 17 Sinpse. Modul o. Fcilit o. Depress o e Potenci o.

Anatomia Fisiolgica da Sinapse


Esta imagem um esquema de um neurnio motor anterior tpico. Este neurnio composto por 3 partes principais: o corpo celular ou soma, que constitui a maior parte do neurnio; um axnio nico, que se estende a partir do corpo celular at espinal medula; e os dendrites, que so numerosas projeces ramificadas do corpo celular. Nas superfcies das dendrites (cerca de 80 a 95%) e do corpo celular (cerca de 5 a 20%) existem os chamados terminais pr-sinpticos. Estes terminais so tambm as pores terminais de ramificaes de axnios de diversos outros neurnios. Muitos destes terminais pr-sinpticos so excitatrios secretam neurotransmissores que estimulam o neurnio pssinptico. No entanto tambm existem terminais pr-sinpticos inibitrios secretam neurotransmissores que inibem o neurnio ps-sinptico. Os neurnios podem diferir no tamanho do corpo celular; no tamanho, comprimento e nmero de dendrites; no comprimento e tamanho do axnio e no nmero de terminais pr-sinpticos. Estas diferenas fazem com que os neurnios de diferentes partes do sistema nervoso reajam de maneira diversa a sinais sinpticos aferentes e, sendo assim, executarem muitas funes distintas.

Pgina 56 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Terminais Pr-Sinpticos
Estes terminais possuem

uma forma arredondada como se pode ver pela figura. Na figura est representada a estrutura bsica de uma sinapse, que mostra um terminal pr-

sinptico nico na superfcie da membrana de um neurnio pssinptico. Este terminal separado do corpo celular do neurnio pssinptico por uma fenda sinptica. O terminal possui dois tipos de estruturas internas importantes para a funo excitatria ou inibitria da sinapse: as vesculas transmissoras que contm os neurotransmissores, e que estes, quando libertados na fenda sinptica excitam ou inibem o neurnio ps-sinptico (excita se a membrana neuronal contm receptores excitatrios e inibe se esses receptores forem inibitrios) e os mitocndrios, que fornecem ATP que por sua vez fornece a energia necessria para sintetizar novas molculas de neurotransmissores. Quando um potencial de aco chega a um terminal pr-sinptico, a despolarizao da sua membrana faz com que um pequeno nmero de vesculas transmissoras liberte neurotransmissores na fenda sinptica. Esta libertao, por sua vez, provoca uma mudana imediata nas caractersticas da permeabilidade da membrana neuronal ps-sinptica, o que leva excitao ou inibio do neurnio ps-sinptico, dependendo das caractersticas do receptor neuronal.

Pgina 57 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Papel dos Ies Clcio (Ca2+)


A membrana do terminal pr-sinptico (membrana pr-sinptica) possui um grande nmero de canais de clcio dependentes de voltagem. Quando um potencial de aco despolariza a membrana pr-sinptica, estes canais de clcio abrem-se e permitem, ento, a passagem de inmeros ies clcio para dentro do terminal pr-sinptico. A quantidade de neurotransmissores que se liberta ser directamente proporcional ao nmero de ies clcio que entram. O mecanismo pelo qual os ies clcio provocam a libertao dos neurotransmissores ainda no conhecido na sua totalidade, mas acredita-se que se processe mais ou menos da seguinte maneira: 1. Entrada dos ies clcio no terminal pr-sinptico; 2. Ligao dos ies Ca2+ a molculas de protenas especiais presentes na superfcie interna da membrana pr-sinptica locais de libertao; 3. Abertura dos locais de libertao atravs da membrana; 4. Libertao de alguns neurotransmissores das vesculas para a fenda sinptica.

Funo das Protenas Receptoras


A membrana do neurnio ps-sinptico contm um grande nmero de protenas receptoras. As molculas destes receptores possuem dois

componentes importantes: 1. Componente de ligao, que se exterioriza, a partir da membrana, na fenda sinptica onde se ir ligar o neurotransmissor que vem do terminal pr-sinptico; 2. Componente ionforo, que atravessa toda a membrana pssinptica at alcanar o interior do neurnio ps-sinptico. Este componente pode ser um de dois tipos:

Pgina 58 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica a. Canal inico, que permite a passagem de tipos especficos de ies atravs da membrana; b. Activador de segundo mensageiro, que no um canal inico mas sim uma molcula que, projectando-se para o citoplasma da clula, ativa uma ou mais substncias localizadas no interior do neurnio ps-sinptico estas substncias funcionam como

segundos mensageiros que promovem ou aumento ou a diminuio de funes celulares especficas.

Canais inicos
Os canais inicos na membrana neuronal ps-sinptica so geralmente de dois tipos: catinicos (permitem a passagem maioritariamente de sdio e de outros caties como o potssio ou o clcio) e os aninicos (permitem a passagem principalmente de ies cloreto e tambm outros anies). Os canais catinicos so revestidos por cargas negativas estas atraem os caties que conseguem atravessar o canal e impedem a passagem dos anies. Os canais aninicos so revestidos por cargas positivas que permitem a passagem de anies (carga negativa) mas no de caties (carga positiva). A substncia transmissora (neurotransmissor) que abre canais catinicos chamada de transmissor excitatrio, por outro lado, uma que abra canais aninicos denominada de transmissor inibitrio. Quando uma substncia transmissora activa um canal inico este abre-se, quando a substncia deixa de estar presente ele fecha-se.

Sistema de Segundos Mensageiros


Muitas funes do sistema nervoso requerem mudanas prolongadas nos neurnios, mesmo depois de a substncia transmissora j se ter dissipado. Os canais inicos no so capazes de provocar mudanas prolongadas no neurnio

Pgina 59 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica ps-sinptico, porque estes canais fecham-se muito rapidamente assim que o neurotransmissor deixa de estar presente. No entanto, em muitos casos, a excitao ou inibio neuronal pssinptica prolongada alcanada pela activao de um sistema de segundos mensageiros no neurnio ps-sinptico, sendo este segundo mensageiro o responsvel por provocar o efeito prolongado.

A figura mostra uma protena receptora de membrana. Ligada a esta protena receptora est uma protena G ligada poro do receptor do lado de dentro da clula. A protena G formada por trs subunidades: subunidades (alfa), (beta) e (gama). As subunidades e esto ligadas tanto subunidade , como parte interna da membrana celular adjacente protena receptora. Durante a activao por um impulso nervoso, a subunidade separa-se das restantes subunidades, ficando livre para se mover pelo citoplasma da clula e executar uma ou mais de mltiplas funes, dependendo da caracterstica especfica de cada neurnio.

Pgina 60 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Na figura acima esto representadas 4 das possibilidades que podem ocorrer. So elas: 1. Abertura de canais inicos especficos na membrana da

clula ps-sinptica: na figura abre-se um canal de potssio (K+) em resposta protena este canal geralmente permanece aberto por um tempo prolongado, ao contrrio do fecho rpido dos canais inicos activados directamente, que no usam o sistema de segundos mensageiros 2. Activao de cAMP ou cGMP: tanto o AMP cclico como o GMP

cclico podem activar a maquinaria metablica altamente especfica no neurnio e, sendo assim, podem iniciar qualquer um dos muitos resultados qumicos, incluindo as mudanas a longo prazo na estrutura da clula que, por sua vez, alteram a excitabilidade do neurnio por longo tempo. 3. Activao de um ou mais enzimas intracelulares: a protena G

pode activar directamente um ou mais enzimas intracelulares. Por sua vez, estes enzimas podem induzir uma das muitas funes qumicas especficas da clula. 4. Activao da transcrio gnica: um dos efeitos mais

importantes na medida em que a transcrio gnica pode provocar a formao de novas protenas dentro do neurnio, modificando, desta forma, a sua maquinaria metablica.

Modulao
Ionotrpicos Receptores (neurotransmissores ps-sinpticos) Metabotrpicos

Pgina 61 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Tanto os receptores ionotrpicos como os metabotrpicos fazem parte das sinapses excitatrias. Um receptor metabotrpico no contm um canal inico, mas, em vez disso, est acoplado a uma protena G que inicia cascatas de mensageiros secundrios que, em ltima anlise, afectam os canais de ies. Um receptor ionotrpico contm o canal de ies, como parte integrante do prprio. Os receptores ionotrpicos so de transmisso sinptica rpida enquanto os receptores metabotrpicos so de transmisso sinptica lenta.

Facilitao. Depresso e Potenciao.


A resposta de um neurnio ps-sinptico depende da que frequncia e da durao com que ele foi estimulado pelo neurnio pr-sinptico. Quando o neurnio ps-sinptico recebe estmulos repetidos, havendo um aumento da resposta ps-sinptica chamamos a este fenmeno facilitao. Facilitao, potenciao ps-tetnica e potenciao a longo prazo so exemplos do aumento da eficcia da transmisso sinptica em resposta a estmulos anteriores de uma sinapse. Depresso a longo prazo um exemplo da eficcia reduzida resultante da activao prvia da sinapse. Pgina 62 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Os fenmenos de potenciao e depresso so tipos de plasticidade sinptica. A plasticidade sinptica tem papel fundamental em ocasies de danos ao crebro. Mesmo em casos de acidentes que causam a morte de certos neurnios existe uma certa recuperao, gerada por neurnios que se adaptam e podem assim exercer funes similares s daqueles que foram perdidos. Este processo de aprendizagem mostra a capacidade do crebro de recuperar ou adaptar-se a ocasies

Aula 18 Regulo neuro-endo crin.

Sistema Neuro-Endcrino
O sistema neuro-endcrino constitudo pelo sistema nervoso e um conjunto de glndulas endcrinas

(sistema endcrino) que se integram, formando uma unidade funcional; O sistema endcrino (produo de hormonas) de e tal nervoso forma esto que se

associados

denominam por vezes de sistema neuroendcrino. Clulas nervosas

especializadas do crebro (hipotlamo) controlam as glndulas endcrinas. O hipotlamo secreta hormonas que estimulam glndulas endcrinas a secretar outras hormonas. A sistemas funo dos dois e tipos regular de as

coordenar

Locais anatmicos das principais glndulas endcrinas e tecidos do corpo.

Pgina 63 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica atividades de todos os outros sistemas do organismo. O sistema nervoso pode receber estmulos da parte interna do organismo, como a produo de hormonas pelas glndulas endcrinas (estimulantes).

Hipfise
considerada a glndula mais importante do nosso organismo. A hipfise produz uma grande quantidade de hormonas, sendo algumas delas responsveis pela regulao da actividade de outras glndulas endcrinas. Essa regulao feita por um mecanismo de feedback (negativo ou positivo). A hipfise dividida em: adeno-hipfise (produo de hormonas) e neuro-hipfise (relacionada com o hipotlamo, armazena dois tipos de hormnios, a ocitocina e ADH ou vasopressina).

O Sistema de Relgio Circadiano (Circadian Cycle)


O ciclo circadiano designa o perodo de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biolgico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicolgicos do corpo humano, com influncia sobre, por exemplo, a digesto ou o estado de viglia (alerta), passando pelo crescimento e pela renovao das clulas, assim como a subida ou descida da temperatura. O "relgio" que processa e monitora todos estes processos encontra-se localizado numa rea cerebral denominada ncleo supraquiasmtico, localizado no hipotlamo na base do crebro e acima das glndulas pituitrias.

Pesquisas recentes expandiram o sentido do termo, demonstrando que os


ritmos circadianos esto tambm relacionados s mars, ao ciclo lunar e tambm dinmica climtica da Terra atravs das correntes elicas e martimas, em Pgina 64 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica especial se observado com relao aos animais migratrios. Dessa forma, a dinmica circadiana no se reduz a uma questo fisiolgica, mas tambm a uma conjuntura astronmica, geolgica e ecolgica.

Distrbios no ciclo circadiano


Um dos distrbios do ciclo circadiano mais notvel so as insnias (sleep-disorders). A melatonina consiste no principal sincronizador interno do ritmo biolgico e sintetizada pela glndula pineal, tendo sua origem a partir do triptofano. A glndula pineal participa na organizao temporal dos ritmos biolgicos, actuando
Melatonina

como mediadora entre o ciclo claro/escuro ambiental e os processos regulatrios fisiolgicos, incluindo a regulao endcrina da reproduo, a regulao dos ciclos de actividade-repouso e sono/viglia assim como a regulao do sistema imunolgico, entre outros. No entanto, em humanos, a melatonina tem sua principal funo em regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os nveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono. A serotonina uma molcula

envolvida na comunicao entre neurnios. Esta comunicao fundamental para a percepo e avaliao do meio e para a capacidade de resposta aos estmulos
Serotonina

ambientais. A serotonina parece ter funes diversas, como o controlo da liberao de

algumas hormonas e a regulao do ciclo circadiano, do sono e do apetite.

Pgina 65 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 19 e 20 Musculo esquele tico; mu sculo crd co e mu sculo liso (crcter stics geris). Filmentos citoplsm ticos. Orgniz o nto mic. Plc motor. Jun o neuromusculr. Fisiologi d contrc o. Movimento. Tipos de fibrs. For e precis o.

Sistema Muscular
O sistema muscular o sistema biolgico dos seres

humanos que lhes permite mover. O sistema muscular, em vertebrados, controlado pelo sistema nervoso, apesar de alguns msculos, como o msculo cardaco, pode ser

completamente autnomo. O msculo tecido contrctil e a sua funo produzir fora e causar o movimento movimento de locomoo ou nos rgos internos. Grande parte da contraco muscular ocorre sem pensamento consciente e necessria para a sobrevivncia, como a contraco do corao e peristaltismo (que empurra alimento atravs do sistema digestivo). A contraco muscular voluntria usada para mover o corpo e pode ser controlado minuciosamente, como os movimentos dos dedos. O msculo composto por fibras musculares. Dentro das clulas so miofibrilas estas contm filamentos de actina e miosina. Pode-se dizer que, no geral, existem 3 tipos de msculo: msculo esqueltico, msculo liso e msculo cardaco. O msculo esqueltico pode ser definido como msculo estriado voluntrio que geralmente ligado a um ou mais ossos. Este msculo diz-se voluntrio, pois geralmente sujeito a um controlo voluntrio (podemos decidir quando contrair um msculo esqueltico) e diz-se estriado porque exibe um

Pgina 66 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica padro microscpico de bandas alternadas claras e escuras. Devido ao seu comprimento extraordinrio, as clulas do msculo esqueltico so geralmente chamadas fibras musculares ou miofibrilhas. Estas miofibras so constitudas por filamentos de actina e miosina.

Msculo esqueltico.

O msculo cardaco tambm estriado, mas involuntrio (no est normalmente sob controlo consciente). As suas clulas no so fibrosas em forma, pelo que so chamados cardicitos ou micitos, em vez de fibras.

Msculo cardaco.

O msculo liso tambm involuntrio, e, ao contrrio do msculo esqueltico e cardaco, carece de estrias, da a descrio de liso. As suas clulas tambm so chamadas de micitos, mas so fusiforme em forma - grossa no meio e delgada nas extremidades.

Msculo liso.

Pgina 67 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Organizao Anatmica Msculo Esqueltico

Pgina 68 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Msculo Liso

Msculo Cardaco

Pgina 69 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Excitao do Msculo Esqueltico Juno neuromuscular


Cada terminao nervosa faz uma juno, chamada juno

neuromuscular, com a fibra muscular prxima desta. O potencial de aco, iniciado na fibra muscular pelo sinal nervoso, viaja em ambas as direces, at s extremidades da fibra muscular. Esta figura mostra a juno neuromuscular de uma grande fibra nervosa

mielinizadas com uma fibra muscular esqueltica. A fibra nervosa forma um complexo de terminais nervosos ramificados que se invaginam na superfcie extracelular da fibra muscular. Toda a estrutura denominada placa motora. Esta recoberta por uma ou mais clulas de Shawn que a isolam dos lquidos circundantes.

Pgina 70 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Esta figura um

esquema que mostra a juno neuromuscular entre um

terminal de um axnio e a membrana da fibra muscular. No terminal axonal

existem muitos mitocndrios que fornecem ATP para a sntese de um neurotransmissor excitatrio a acetilcolina. A acetilcolina, por sua vez, excita a membrana da fibra muscular. A acetilcolina sintetizada no citoplasma do terminal, mas absorvida rapidamente por vesculas sinpticas, as quais se encontram normalmente nos terminais de uma nica placa motora. Na fenda sinptica h grandes quantidades do enzima acetilcolinesterase, que destri a acetilcolina pouco tempo aps (na ordem dos milisegundos) esta ter sido libertada das vesculas sinpticas.

Fisiologia da Contrao
A a fisiologia da contrao muscular ocorre por vrias etapas: 1. Um potencial de ao viaja ao longo de um nervo motor at s suas terminaes nas fibras musculares; 2. Em cada terminao, o nervo secreta uma pequena quantidade de substncia neurotransmissora, a acetilcolina; 3. Essa acetilcolina actua sobre uma rea localizada na membrana da fibra muscular, abrindo numerosos canais acetilcolina-dependentes dentro de molculas proteicas na membrana da fibra muscular; 4. A abertura destes canais permite que uma grande quantidade de ies sdio passe para dentro da membrana da fibra muscular no ponto terminal neural. Isso desencadeia um potencial de ao na fibra muscular;

Pgina 71 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica 5. O potencial de ao prolonga-se ao longo da membrana da fibra muscular da mesma forma como o potencial de ao se prolonga pelas membranas neurais; 6. O potencial de ao despolariza a membrana da fibra muscular e o retculo sarcoplasmtico liberta para as miofibrilhas uma grande quantidade de ies clcio, que estavam armazenados no interior do retculo sarcoplasmtico; 7. Os ies clcio provocam grandes foras atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem entre si, o que constitui o processo contrtil; 8. Aps uma pequena fraco de segundos, os ies clcio so bombeados de volta para o retculo sarcoplasmtico, onde permanecem armazenados at que um novo potencial de ao chegue; essa remoo dos ies clcio da vizinhana das miofibrilhaspe fim contrao.

O mecanismo da contrao muscular demonstrado pela teoria dos filamentos deslizantes. Uma srie de hipteses admitida para explicar como que os filamentos deslizantes desenvolvem uma tenso e se encurtam. Uma delas a seguinte: 1. Com o stio de ligao de ATP livre, a miosina liga-se fortemente actina; 2. Quando uma molcula de ATP se liga miosina, a conformao da miosina e o stio de ligao se tornam instveis libertando a actina; 3. Quando a miosina liberta a actina, o ATP parcialmente hidrolizado (transformando-se em ADP); 4. A religao com a actina provoca a libertao do ADP e a miosina altera-se novamente voltando a posio de incio, pronta para mais um ciclo.

Existem 3 tipos de contraco: a) Isomtrica: contrao em que o comprimento externo do msculo no se altera, pois a fora gerada pelo msculo insuficiente para mover a carga qual est fixado;

Pgina 72 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica b) Lenghtening (ou alongamento): o msculo aumenta conforme

aumenta a tenso nos msculos, como quando se diminui lentamente o peso. As fibras musculares deslizam paralelamente uma outra resultando na total alongamento do msculo. c) Shortening (ou encurtamento): o msculo encurta medida que a tenso no msculo aumenta, como quando se levanta um peso.

Msculo Esqueltico
A contrao muscular esqueltica acontece quando h uma interao das protenas contrteis de actina e miosina, que ocorre na presena de ies de clcio intracelulares e energia (ATP). A disponibilidade de energia para a contrao vem por meio da hidrlise de ATP, e o clcio libertado pelo retculo sarcoplasmtico (RS) quando estimulado pela despolarizao. A ligao de um impulso neural gerado no sistema nervoso central a uma contrao muscular esqueltica distante denominada acoplamento excitaocontrao.

A figura mostra o acoplamento excitao-contrao, mostrande em primeiro lugar um potencial de aco que causa a libertao de ies clcio do retculo sarcoplasmtico e, em seguida, a recaptao destes ies por uma bomba de clcio.

Pgina 73 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Msculo Liso
Base Qumica para a Contrao do Msculo Liso O msculo liso constitudo tanto por filamentos de actina como filamentos de miosina, com caractersticas qumicas semelhantes s dos mesmos filamentos mas no msculo esqueltico. No entanto, o msculo liso no contm o complexo de troponina normal que necessrio no controlo da contrao do msculo esqueltico. Por isso o mecanismo de controlo da contrao diferente no msculo liso. Mesmo assim, em ambos os tipos de msculos, o processo contrctil activado por ies clcio, e o ATP degradado a ADP que ir fornecer energia para a contrao. No entanto, existem diferenas importantes na organizao fsica do msculo liso e do msculo esqueltico.

Base Fsica para a Contrao do Msculo Liso O msculo liso no tem o mesmo arranjo estriado dos filamentos de actina e de miosina que so encontrados no msculo esqueltico. Em vez disso, a organizao fsica do msculo liso a que se segue na figura. Alguns dos corpos densos na membrana de clulas adjacentes esto conectados por pontes intercelulares de protenas. principalmente

atravs destas conexes que a fora da contraco transmitida de uma clula para outra.

Pgina 74 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Msculo Cardaco
Como ocorre com os msculos esquelticos, ao propagar-se pela membrana do msculo cardaco, o potencial de ao tambm se dissemina para o interior da fibra muscular cardaca, pelas membranas dos tbulos T. Os potenciais de ao dos tbulos T, por sua vez, actuam sobre as membranas dos tbulos sarcoplasmticos, causando a libertao instantnea de quantidades muito elevadas de ies clcio do retculo sarcoplasmtico para o sarcoplasma muscular. Esses ies clcio difundem-se at as miofibrilhas e catalisam as reaes qumicas que promovem o deslizamento dos filamentos de actina e miosina uns pelos outros produzindo a contrao muscular. At aqui, este mecanismo de acoplamento excitao-contrao como o que ocorre no msculo esqueltico, mas h um segundo efeito que bem diferente. Alm dos ies clcio libertados no sarcoplasma, grande quantidade destes ies (extra) tambm se difunde dos tbulos T para o sarcoplasma por meio do potencial de ao. Na verdade, sem esse clcio extra dos tbulos T, a fora de contrao do msculo cardaco seria consideravelmente reduzida, porque o retculo

sarcoplasmtico do msculo cardaco no to desenvolvido quanto o dos msculos esquelticos e no armazena clcio suficiente para proporcionar contrao completa. Por outro lado, os tbulos T do msculo cardaco tm maior dimetro que o dos tbulos dos msculos esquelticos e da mesma forma, h no interior dos tbulos T grande quantidade de mucopolissacardeos eletronegativamente carregados que servem de reserva de ies clcio, mantendo-os sempre disponveis para a difuso para dentro da fibra muscular cardaca ao ocorrer o potencial de ao dos tbulos T.

Pgina 75 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A fora de contrao do msculo cardaco depende, em grande parte, da concentrao de ies clcio nos lquidos extracelulares. Ao final do plat do potencial de ao, o influxo de ies clcio para o interior das fibras musculares interrompido subitamente e os ies clcio presentes no sarcoplasma so rapidamente bombeados de volta tanto para o retculo sarcoplasmtico como para os tbulos T. Em consequncia, a contrao cessa at que ocorra novo potencial de ao.

Papel dos ies clcio na contrao muscular


Os ies Ca2+ so importantes para o acoplamento electro-mecnico (acoplamento de excitao-contrao): 1. Conduo do potencial de aco pelo sarcolema; 2. Despolarizao dos tbulos T; 3. Abertura dos canais de Ca2+ do retculo sarcoplasmtico; 4. Difuso dos ies Ca2+; 5. Aumento da concentrao dos ies Ca2+ no micoplasma; 6. Incio da contraco muscular.

Aps a chegada do potencial de aco, h a libertao de acetilcolina que se traduz em potencial de placa ocorrendo a despolarizao da membrana, permitindo a abertura dos canais de Na+. Como a quantidade de ies Ca2+ muito elevada sarcoplasmtico, todos os gradientes de ies Ca
2+

dentro do retculo

favorecem a sada destes ies

para o citoplasma (de dentro do retculo sarcoplasmtico para o citoplasma). Como as cisternas do retculo sarcoplasmtico esto prximas, os ies Ca 2+ ligam-se troponina C e os filamentos de actina e miosina interagem, permitindo a contraco.

Pgina 76 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Deste modo, a presena ou a ausncia destes ies permite a despolarizao da membrana plasmtica. Aps a contraco, necessrio que estes ies desapaream do citoplasma para que possa haver nova contraco. Assim, na membrana h sistemas para a troca de ies Na + e Ca2+, bombas de Ca2+ e tambm h a possibilidade destes ies serem ligados no retculo sarcoplasmtico pela calreticulina e calsequestrina que sequestram os ies para dentro do retculo sarcoplasmtico, diminuindo a quantidade de ies Ca 2+ livre. O potencial de aco propaga-se pela membrana. Assim, na presena de ies clcio, o clcio liga-se aos locais de ligao da troponina C. H uma alterao conformacional, permitindo a ligao da miosina. A miosina tambm tem locais para a ligao do ATP. Na presena de ATP, a miosina desliga-se da actina e o ATP hidrolisado, havendo a libertao de ADP e fosfato inorgnico. Esta a energia que se traduz em movimento. Aps a libertao do fosfato inorgnico, quando o ADP se desliga, h uma contraco/movimento.

Aula 21 Sistem crdiovsculr: Cor o e Ciclo crd co. Eletrocrdiogrm. Regul o nervos do btimento crdco.

Sistema Cardiovascular
Trata-se de um sistema fechado e distributivo. Este sistema constitudo por duas partes: Menor fraco de sangue existente; Maior fraco de sangue existente. O sangue est na maior parte do tempo em reservatrios. As "cmaras" de recepo de sangue so as aurculas e as "cmaras" de ejeco de sangue so os ventrculos. O volume de distribuio de sangue nos diferentes compartimentos depende da actividade. Pgina 77 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A circulao sistmica ("grande circulao") diferentes da circulao pulmonar ("pequena circulao"). A circulao sistmica a que envolve a circulao sangunea por todo o corpo. Neste circuito, o sangue arterial sai do corao e dirige-se para todos os rgos, regressando como sangue venoso ao corao. O circuito sistmico inicia-se no ventrculo esquerdo, cujo contrac-o faz sair o sangue arterial do corao pela artria aorta, dirigindo-se para todo o corpo. Ao nvel dos tecidos, o sangue arterial transforma-se em sangue venoso e regressa ao corao, para a aurcula direita, atravs das veias cavas. A circulao pulmonar ("pequena circulao") ocorre a baixas presses. Esta circulao ocorre entre o corao e os pulmes. Neste circuito, o sangue venoso sai do corao para os pulmes, oxigenado e regressa ao corao como sangue arterial. Esta circulao inicia-se no ventrculo direito. Quando o ventrculo direito contrai, o sangue venoso sai do corao atravs da artria pulmonar e dirige-se aos pulmes. Uma vez nos pulmes, o sangue venoso oxigenado, transformando-se em sangue arterial e regressa, atravs das veias pulmonares, ao corao entrando pela aurcula esquerda.

Corao
O corao composto por 3 tipos principais atrial, de o

msculo:

msculo

msculo ventricular e as fibras especializadas excitatrias e condutoras. msculo Os e tipos de

atrial

ventricular

contraem-se quase como os msculos esquelticos, mas

com uma maior durao da contrao. Por outro lado, as fibras excitatrias e as de conduo contraem-se fracamente por possuirem poucas fibras contrcteis. No entanto, elas apresentam descargas eltricas ritmicas automticas, na forma Pgina 78 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica de potencial de ao, ou fazem a conduo desse potencial pelo corao, representando o sistema excitatrio que controla os batimentos cardacos (ritmicos).

Ciclo Cardaco
Chama-se ciclo cardaco ao conjunto de eventos cardacos que ocorrem entre o inicio de um batimento e o inicio do proximo, sendo que cada ciclo iniciado pela gerao espontnea de um potencial de ao. O ciclo cardaco consiste num perodo de relaxamento distole durante o qual o corao se enche de sangue, seguindo-se um perodo de contrao sstole que provoca a sada do sangue da aurcula para o ventrculo ou da cavidade para as artrias.

Eventos do ciclo cardaco para o funcionamento do ventrculo esquerdo, mostrando as variaes de presso na aurcula esquerda, na presso do ventrculo esquerdo, na presso da aorta, no volume ventricular, no eletrocardiograma e no fonocardiograma.

Pgina 79 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Electrocardiograma O electrocardiograma da figura anterior mostra as ondas P, Q, R, S e T. Estas ondas so voltagens eltricas geradas pelo corao e que so registadas pelo electrocardigrafo na superfcie do corpo. A onda P corresponde despolarizao atrial, sendo a sua primeira componente relativa aurcula direita e a segunda relativa aurcula esquerda ( a sua sobreposio gera uma morfologia tipicamente arredondada). O complexo QRS corresponde a despolarizao ventricular. maior que a onda P pois a massa muscular dos ventrculos maior que a das aurculas, sendo os sinais gerados pela despolarizao ventricular mais fortes do que os sinais gerados pela repolarizao atrial. A onda T corresponde repolarizao dos ventrculos quando as suas fibras musculares comeam a relaxar. Output Cardaco

Regulao Nervosa do Batimento Cardaco


Quando uma pessoa se encontra em repouso, o corao bombeia apenas 4 a 6 litros de sangue por minuto. No entanto, durantte exerccio fsico intenso pode ser necessrio que o corao bombeio 4 a 7 vezes mais essa quantidade.

Pgina 80 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Os meios bsicos da regulao do volume bombeado so: (1) regulao cardaca intrinseca e (2) controlo da frequncia cardaca e fora do bombeamento pelo sistema nervoso autnomo (simptico e parassimptico).

Regulao Intrnseca do Batimento Cardaco (Mecanismo de Frank-Starling)


Cada tecido perifrico do corpo controla o seu fluxo local de sangue, e todos os fluxos locais se combinam e retornam, pelas veias, para a aurcula diretita compondo o retorno venoso. O corao, por sua vez, bombeia automaticamente esse sangue que chegou at ele para as artrias, para que volte a circular. Esta capacidade intrnseca do corao se adaptar a volumes crescentes de afluxo sanguneo conhecida como mecanismo de Frank-Starling. Basicamente, este mecanismo afirma que quanto mais o miocrdio for distendido durante o enchimento, maior ser a fora da contrao e maior a quantidade de sangue bombeada para a aorta. Por outras palavras, pode dizer-se que, dentro dos limites fisiolgicos, o corao bombeia todo o sangue que a ele retorna pelas veias. Uma das melhores maneiras de expressar a capacidade funcional dos ventrculos para bombear o sangue por meio de curvas de funo ventricular. Na curva de trabalho sistlico, medida que a presso atrial aumenta em qualquer dos lados do corao, o trabalho sistlico desse mesmo lado tambm aumenta, at alcanar o seu limite de capacidade de bombeamento ventricular.
Curva de trabalho sistlico.

Pgina 81 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica As duas curvas presentes na figura da curva de volume ventricular representam a funo de ambos os ventrculos do corao humano. Pode-se ver que quando se elevam as presses atriais da esquerda e da direita, o volume ventricular por minuto respectivo tambm aumenta.
Curva de volume ventricular.

Pode-se dizer que as curvas de funo ventricular so outra forma de representar o mecanismo de Frank-Starling, isto , enquanto os ventrculos se enchem em resposta a maiores presses atrais, o volume de cada ventrculo e a fora da contrao cardaca tambm se elevam, levando o corao a bombear maiores quantidades de sangue para as artrias.

Controlo do Corao pelo Sistema Autnomo


A cardaco nervos (vagos), eficcia tambm e do bombeamento pelos

controlada

simpticos que

parassimpticos de forma

inervam,

abundante, o corao como se pode ver na figura ao lado. Para determinados nveis de

presso de afluxo atrial, a quantidade de sangue bombeado a cada minuto (output cardaco), com uma dada frequncia, pode ser aumentada pelo estmulo simptico ou diminuida pelo estimulo parassimptico.

Pgina 82 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Os estmulos simpticos aumentam a fora de contrao cardaca at ao dobro da normal, aumentando, deste modo, o volume bombeado de sangue assim como a sua presso de ejeco. A forte estimulao das fibras nervosas parassimpticas dos nervos vagos do corao pode chegar a parar os batimentos por alguns segundos, mas o corao recupera, mesmo se o estmulo parassimptico continuar. Efeito destes estmulos na curva da funo cardaca Esta figura mostra 4 curvas de funo cardaca que representam o

funcionamento do corao como um todo e no de um ventrculo isolado. Estas curvas mostram tambm a relao entre a presso da aurcula direita e o output cardaco. Estas curvas demonstram que, para qualquer presso atrial inicial, o output cardaco sobe durante os maiores estmulos simpticos, e cai durante estmulos

parassimpticos intensos.

Pgina 83 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 22 Vsos sngu neos. Trocs cpilres. Sistem linf tico.

Vasos Sanguneos e Trocas Capilares


Os ou vasos capilares capilares, sanguneos, so vasos

sanguneos do sistema circulatrio com forma de tubos e constituem a rede de distribuio e recolhimento

do sangue nas clulas. Estes vasos esto em comunicao, por um lado, com ramificaes originrias das artrias e, por outro, com as veias de menor dimenso. Os capilares existem em grande quantidade no nosso corpo mas podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glbulos vermelhos. A parede dos capilares constituda por uma nica camada de clulas endotoliais.. nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas gasosas (trocas capilares).

Trocas capilares
Quando o sangue chega ao vaso capilar, do ponto de vista qumico, os gradientes so de difuso. As diferenas de presso hidrosttica so as foras que permitem a sada de sangue. Somando as foras de entrada e de sada, no terminal arterial favorecida a sada e no terminal venoso favorecida a entrada. Vasodilatao: presso hidrosttica maior - favorece a sada de sangue.

Pgina 84 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Vasoconstrio: presso hidrosttica menor - favorece a entrada de sangue.

Sistema Linftico
Devido ao retorno

sanguneo o sistema linftico outro dos sistemas

importantes que acompanha o sistema cardiovascular (ao

transportar de novo a linfa). Trata-se de um sistema de baixas presses que tem

vlvulas que fazem com que o fluxo siga num determinado

sentido. Quando h um aumento da presso estas vlvulas

abrem. O sistema linftico uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de ndulos linfticos que transportam o fluido linftico (linfa) dos tecidos de volta para o sistema circulatrio.

Pgina 85 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Aula 23 e 24 Sistem respirto rio. Mecnismo respirto rio e su regul o. Trocs gsoss no pulm o. Composi o gsos rteril e venos do sngue. Hemoglobin. Controlo respirto rio.

Sistema Respiratrio
O sistema respiratrio o conjunto de rgos trocas

responsveis

pelas

gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando celular. Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratrio fundamentalmente formado por dois pulmes. Mas nos animais aquticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nos brnquios, enquanto nos artrpodes terrestres, a respirao assegurada por um sistema de traqueias. O sistema respirattio, juntamente com o sistema cardiovascular, fornece oxignio a todas as clulas do corpo; remove o CO2 produzido; est envolvido na manuteno do pH do sangue e do fluido extracelular e ajuda o sistema linftico na eliminao de patognicos. O nariz e a cavidade nasal so as duas cavidades por onde o ar entra e so tambm denominadas de fossas nasais. So separadas por uma cartilagem chamada cartilagem do septo, formando o septo nasal. Os plos (clios no epitlio nasal) no interior do nariz retm as partculas que entram juntamente com o ar. composto de clulas ciliadas e produtoras de muco. O teto da cavidade nasal possui clulas com funo olfativa. Nesta regio, a mucosa bem irrigada e aquece o ar inalado. A faringe pertence tanto ao sistema respiratrio como ao sistema digestrio. Antes de ir para a laringe, o ar inspirado pelo nariz passa pela faringe. Pgina 86 de 110 a respirao

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A laringe um tubo cartilaginoso (epiglote) de forma irregular que conecta a faringe com a traquia. A epiglote desvia os alimentos das vias respiratrias para o esfago. Na laringe encontramos tambm as cordas vocais. A traqueia um tubo no rgido que no colapsa devido aos anis cartilagneos. Trata-se de um epitlio com clulas ciliadas embebidas num lquido secretado pelo epitlio. H dois pulmes o pulmo direito maior que o pulmo esquerdo, porque o pulmo esquerdo acomoda o corao. A estrutura alveolar dos pulmes fica cheia de ar. Entre o ar nos alvolos e o oxignio e o CO 2 est uma membrana com uma espessura muito fina. A presso parcial do oxignio maior nos pulmes para que seja possvel que este gs passe para os capilares que contm glbulos vermelhos, onde a presso parcial de oxignio menor.

A pleura uma membrana com dupla camada que contm um lquido e est a presses negativas. As camadas da pleura so: Camada visceral: separa os alvolos pulmonares; Camada parietal: reveste a parte interna (muscular) da caixa torxica.

Pgina 87 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Mecanismo Respiratrio e sua Regulao


O estudo da respirao pode dividir-se em 4 partes: 1. Ventilao pulmonar/respirao: consiste numa renovao contnua do ar presente no interior dos alvolos, produzida pelos movimentos respiratrios (inspiratrios e expiratrios) 2. Trocas Gasosas: difuso do oxignio e do dixido de carbono entre sangue e alvolos e transporte do oxignio e do dixido de carbono. 3. Regulao da respirao.

Mecanismo Respiratrio Ventilao pulmonar


1. O ar filtrado e aquecido ao entrar pelas fossas nasais, sendo que as partculas poluentes so retidas pelos clios; 2. O ar desce pela faringe e pela laringe e segue at traqueia; 3. O ar puxado para dentro e para baixo com a contraco do diafragma caixa torxica abre (inspirao); 4. Os bronquolos conduzem o ar aos alvolos atravs dos capilares sanguneos; 5. O diafragma relaxa e o pulmo contrai (expirao) fazendo com que o ar saia.

A capacidade pulmonar o volume total de ar que cabe no sistema respiratrio e corresponde, num adulto, a mais ou menos 6 litros. Apesar desse volume, a cada movimento respiratrio normal de uma pessoa em repouso, os pulmes trocam com o meio exterior apenas 0,5 litro de ar, que chamado de volume ou ar corrente. Na realidade, s cerca de 70% desse volume chega aos alvolos, ficando o restante nas vias areas (traquia, brnquios), o chamado espao morto, pois a no h trocas gasosas.

Pgina 88 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Ao realizar uma inspirao forada e em seguida uma expirao tambm forada, mxima, o volume de ar que expelimos pode chegar a cerca de 4,5 ou 5 litros. Esse volume a capacidade vital. No entanto, mesmo uma expirao forada, por mais intensa que seja, no permite um esvaziamento completo dos pulmes, sobrando sempre neles um certo volume de ar residual, cerca de 1,2, a 1,5 litros.

Trocas Gasosas
As trocas gasosas realizam-se nos alvolos pulmonares. Estes esto rodeados pelos capilares da circulao pulmonar. A sua ansa aferente contm sangue pobre em oxignio (O2) e rico em dixido de carbono (CO2) transportados pelas artrias pulmonares, provenientes do ventrculo direito. Durante a sua passagem pelos capilares pulmonares, o sangue carregarse- de oxignio num perodo de tempo muito curto. Ao mesmo tempo, o CO 2 difunde -se no sentido inverso sendo eliminado pela expirao. s trocas de CO2 e O2 chama-se trocas gasosas. Aps as trocas, a ansa eferente dos capilares conter um sangue rico em O 2 e pobre em CO2 que ser transportado para a aurcula esquerda pelas veias pulmonares e seguidamente pela aorta para distribuir oxignio aos rgos e tecidos. Uma das funes do sistema circulatrio transportar, atravs do sangue, oxignio para todas as clulas do organismo. Assim, o sangue que deixa o corao pelas artrias rico em oxignio, chamado de arterial. medida que o oxignio vai sendo consumido, o sangue adquire dixido de carbono, sendo chamado, nesse estado, de sangue venoso. O sangue venoso retorna ao corao e enviado aos pulmes para que, no processo de respirao, troque o dixido de carbono pelo oxignio. Nas trocas gasosas os alvolos esto abertos. No entanto, devido a estes serem revestidos internamente por uma delgada camada de lquidos, mant-los abertos uma tarefa difcil, pois as foras atractivas entre as molculas

Pgina 89 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica adjacentes do lquido so mais fortes que as foras atractivas entre molculas do lquido de gs nos alvolos, o que cria tenso superficial.

Tenso superficial

Sendo T = tenso superficial e P = Presso. Quando o raio muito pequeno, necessrio aumentar a presso dentro dos alvolos para que estes no colapsem. Em situaes normais a presso na circulao pulmonar mais baixa do que na circulao sistmica.

Tendo em conta as trocas gasosas, os alvolos devem ser o mais pequenos possvel, para aumentar sua rea total de superfcie. Esse conflito resolvido por uma substncia chamada surfactante (mistura de fosfolpidos que recobre a superfcie interna dos alvolos, diminuindo a tenso superficial).

O oxignio transportado depende de quantidade de hemoglobina existente.

Hemoglobina
Metaloprotena que contm ferro e que se encontra presente nos glbulos vermelhos (eritrcitos) e que permite o transporte de oxignio pelo sistema circulatrio.

Pgina 90 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

a) Efeito de Bohr
Este efeito tem a ver com a afinidade da hemoglobina para o oxignio, dependendo do pH e CO2. O aumento da presso parcial de CO2 e/ou a diminuio do pH favorecem a libertao do oxignio da hemoglobina. O aumento do pH provoca a reteno do oxignio na hemoglobina.

b) Efeito de Haldane
Este efeito tem a ver com o papel do oxignio na afinidade da hemoglobina para o CO2. Quando a presso parcial de oxignio aumenta, a quantidade de CO 2 ligado hemoglobina diminui e aumenta a quantidade de oxignio ligado hemoglobina. O CO2 nos tecidos passa para o glbulo vermelho. Uma vez dentro do glbulo vermelho, dissolve-se e se estiver presente o enzima anidrase carbnico, forma-se o io bicarbonato (o processo rpido). Se a quantidade deste io aumentar, a protena faz a troca entre o io bicarbonato (que vai para o citoplasma) e o io cloreto. Assim, ocorre o que se designa por shift de cloreto. Consequentemente, h um aumento do volume do glbulo vermelho (pois o io cloreto um io com um grande raio atmico) e h um aumento da presso osmtica.

Regulao da Respirao
Normalmente o Sistema Nervoso ajusta de modo exacto a ventilao s necessidades do organismo de modo que as presses parciais de O2 e CO2 no sangue arterial se alteram muito pouco, mesmo durante exerccio intenso e nas situaes em que a capacidade do sistema respiratrio exigida ao mximo.

Pgina 91 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica O centro respiratrio (CR) composto por vrios neurnios localizados bilateralmente no bolbo e no tronco cerebral e subdivididos em trs grupos: 1. Grupo respiratrio dorsal responsvel principalmente pelas inspiraes; 2. Grupo respiratrio ventral pode causar tanto inspiraes como expiraes, dependendo dos neurnios estimulados; 3. Centro pneumotxico que auxilia no controle da frequncia respiratria e do padro da ventilao.

O CR altamente sensvel s variaes das presses parciais de O 2 e CO2. Inmeros quimiorreceptores distribudos pelo organismo e receptores localizados no prprio CR, so responsveis por captar essas informaes e encaminh-las at o sistema nervoso. Alm disso, o CR sensvel s variaes nas concentraes de ies H+ e HCO3-. Os receptores localizados no prprio CR (rea quimiossensvel) detectam variaes principalmente nas concentraes de ies H+ e na pCO2. Assim, quando a [H+] ou a pCO2 aumenta o CR estimulado directamente e causa um aumento da ventilao, com o intuito de aumentar a eliminao de CO2 e normalizar a sua presso parcial e indirectamente, o pH sanguneo.

Alm do estmulo directo do CR existe outro modo de se controlar a actividade respiratria sistema de quimioreceptores perifricos distribudos principalmente em diversas reas fora do SNC sendo especialmente sensveis s variaes da pO2.

Pgina 92 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Quando h pO2 e pCO2 e [H+] (como no incio do exerccio) os quimioreceptores detectam essa diminuio da pO2 e causam uma estimulao da respirao, para atender s novas demandas do organismo. Quando a pO2 diminui mas as pCO2 e [H+] permanecem normais (como ocorre quando o indivduo respira ar rarefeito) as alteraes da ventilao so menores do que se esperaria. Isto ocorre porque ao estimular a respirao eleva-se a pO2, mas por outro lado, a pCO2 e a [H+] diminuem podendo levar a uma alterao do pH sanguneo. Portanto, a estimulao feita pelo O2 sofre uma oposio pelo CO2 que se encontra normal, reduzindo os efeitos do O 2 sobre a respirao. Quando a troca gasosa est comprometida (pneumonia, por exemplo) a quantidade de O2 que se difunde para o sangue pequena, porm, as quantidades de CO2 e H+ permanecem prximas dos seus valores normais. Nesses casos, a estimulao da respirao desencadeada pela baixa pO 2 no sofre oposio da pCO2 j que tambm a eliminao desse gs fica comprometida devido s alteraes da barreira alvolo-capilar.

Aula 25 Rim: ntomi do nefro nio. Fluxo sngu neo renl e filtrgem glomerulr. Mecnismos de uto-regul o. No o de "clernce".

Rim
O rim o principal rgo do sistema excretor e osmorregulador dos vertebrados. Os rins filtram produtos do metabolismo de aminocidos

(especialmente ureia) do sangue, e excretam-nos, com gua, na urina; a urina sai dos rins atravs dos ureteres, para a bexiga. Para alm de excretar substncias txicas, os rins tambm desempenham muitas outras funes, como por exemplo: 1. Eliminar substncias txicas oriundas do metabolismo, como a ureia;

Pgina 93 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica 2. Manter o equilbrio de eletrlitos no corpo humano, tais como: sdio, potssio, clcio, hidrognio, cloro e outros; 3. Regular o equilbrio cido-base, mantendo constante o pH sanguneo; 4. Regular a osmolaridade e volume de lquido corporal eliminando o excesso de gua do organismo; 5. Excreo de substncias exgenas como por exemplo medicaes e antibiticos; 6. Produo de hormonas: eritropoietina (estimula a produo de hemcias), aldosterona (eleva a presso arterial), cianinas e prostaglandinas; 7. Produo de urina para exercer as suas funes excretrias.

Anatomia do nefrnio
Nos rins, a estrutura mais importante o nefrnio. Este capaz de eliminar resduos do metabolismo do sangue, manter o equilbrio de eletrlitos e cido-base do corpo humano, controlar a quantidade de lquidos no organismo, regular a presso arterial e secretar hormonas, alm de produzir a urina. Por esse motivo dizemos que o nefrnio a unidade funcional do rim, pois apenas um nefrnio capaz de realizar todas as funes renais. Cada rim contm milhares de nefrnios. Cada nefrnio contm um grupo de capilares glomerulares chamado de glomrulo (onde ocorre a filtrao) e um longo tbulo, no qual o lquido filtrado convertido em urina. O glomrulo contm uma rede de capilares glomerulares que se unificam. Estes capilares so cobertos por clulas epiteliais e todo o glomrulo est

envolvido pela cpsula de Bowman. O lquido filtrado dos capilares glomerulares flui para o interior da cpsula de Bowman e da para o interior do tbulo proximal, que se situa na zona cortical renal.

Pgina 94 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A partir do tbulo proximal, o lquido flui para o interior da ansa de Henle, a qual mergulha no interior da medula renal. Cada ansa de Henle contm um ramo ascendente (com uma poro mais grossa e outra mais fina) e um ramo descendente. No final da poro espessa do ramo ascendente da ansa de Henle encontra-se a mcula densa (importante no controlo da funo do nefrnio). Depois da mcula densa, o lquido entra no tbulo distal que, como o tbulo proximal, se situa no crtex renal. Este seguido pelo tbulo conector e colector cortical que levam ao ducto colector medular.

Fluxo Sanguneo Renal e Filtrao Glomerular Filtrao Glomerular


A filtrao glomerular o primeiro passo da formao da urina. O sangue arterial conduzido sob alta presso nos capilares do glomrulo. Essa presso, que normalmente de 70-80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cpsula de Bowman, onde as substncias pequenas - gua, sais, vitaminas, acares, aminocidos - saem do glomrulo e entram na cpsula de Bowman. Somente as clulas sanguneas (no possvel filtrar) e as protenas (devido ao seu tamanho que grande) no vo ser filtradas. Deste processo resulta um lquido que recebe o nome de filtrado glomerular. Esta filtrao glomerular um processo passivo que depende da interaco de dois tipos de foras antagnicas: a) Presso hidrosttica: a presso do lquido em cada

compartimento (nos capilares glomerulares e no espao urinrio); b) Presso coloidosmtica: o poder de absoro de gua das protenas presentes no plasma e cujo tamanho no lhes permite atravessar as Pgina 95 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica paredes dos capilares do glomrulo por isso tm tendncia para reter lquidos no sangue.

Taxa de Filtrao Glomerular (TFG)


As foras que determinam a taxa de filtrao glomerular so as mesmas que determinam a troca de fluidos entre os capilares sistmicos e o fluido intersticial: 1. Presso hidrosttica do sangue nos capilares glomerulares; 2. Presso coleidosmtica do sangue nos capilares glomerulares; 3. Presso hidrosttica do filtrado glomerular na cpsula de Bowman; 4. Presso coleidosmtica do filtrado glomerular na cpsula de Bowman.

A interaco destas foras provoca uma determinada presso de filtrao, que se traduz na passagem de gua e de mltiplas substncias de minsculo tamanho dissolvidas no plasma sanguneo para o interior do espao urinrio. Todavia, as substncias de maior dimenso, como as protenas e as clulas sanguneas, no conseguem atravessar a membrana dos capilares e, por conseguinte, permanecem sempre no sangue. A passagem do fluido plasmtico faz-se atravs da Barreira de filtrao que separa o sangue no lmen dos capilares glomerulares do espao urinrio da cpsula de Bowman.

Fluxo Sanguneo Renal


O fluxo sanguneo renal (FSR) refere-se ao ritmo em que o sangue flui para os rins. Num homem de 70 Kg, o fluxo sanguneo para ambos os rins de 1100 mL/min, ou seja, aproximadamente 22% do output cardaco. O fluxo sanguneo supre os rins com nutrientes e remove produtos indesejveis. No entanto, o fluxo Pgina 96 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica alto para os rins excede, em muito, esta necessidade. O propsito deste fluxo adicional suprir plasma suficiente para se ter altas taxas de filtrao glomerular que so necessrias para a regulao precisa dos volumes de lquidos corporais e concentraes de solutos. Os mecanismos que regulam o fluxo sanguneo renal esto intimamente ligados ao controlo da taxa de filtrao glomerular e s funes excretoras dos rins.

Mecanismos de Auto-regulao
Os mecanismos intrnsecos ao rim normalmente mantm constantes o fluxo sanguneo renal e a taxa de filtrao glomerular, independentemente das oscilaes de presso arterial. Estes mecanismos ainda funcionam em rins profundidos com sangue, aps serem retirados do corpo, ou seja, actuam independentemente de interferncias sistmicas. A esta constncia interna que se denomina autoregulao. Os mecanismos de auto-regulao actuam no sentido de preservar a taxa de filtrao glomerular e o fluxo sanguneo renal em valores constantes, para que se possa realizar com preciso a excreo renal de gua e solutos. Os mecanismos de auto-regulao podem ser: Mecanismos miognicos: consiste na capacidade dos vasos sanguneos resistirem ao estiramento provocado por um aumento de presso, desencadeando uma contraco do msculo liso, ajudando a manter constantes tanto o fluxo sanguneo renal como a taxa de filtrao glomerular. O estiramento das paredes vasculares promove uma maior entrada de ies clcio para o interior das fibras musculares lisas das paredes dos vasos, induzindo a sua contraco;

Pgina 97 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Feedback tubuloglomerular: mecanismo de auto-regulao que estabelece uma ligao entre as concentraes de cloreto de sdio, na mcula densa, e o controlo da resistncia arteriolar renal. O feedback tubuloglomerular conta com dois mecanismos de controlo sobre a taxa de filtrao glomerular: o O mecanismo de feedback arteriolar aferente; o O mecanismo de feedback arteriolar eferente. Estes mecanismos dependem de disposies anatmicas especiais do complexo justaglomerular. O complexo justaglomerular composto por clulas da mcula densa, localizadas na poro inicial do tbulo distal e pelas clulas justaglomerulares, que se encontram nas paredes das arterolas aferentes e eferentes. As clulas justaglomerulares libertam renina.

Resumo do Feedback tubuloglomerular

Pgina 98 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Noo de Clearence
O clearence ou a depurao renal a avaliao da capacidade renal em remover substncias do plasma. As medidas de clearance so usadas no apenas para determinar elementos da funo renal (como a taxa de filtrao glomerular), mas tambm para: 1. Entender como que as substncias so manejadas pelos tbulos renais (reabsorvidas ou secretadas); 2. Determinar a fraco da substncia que reabsorvida; 3. Estimar a excreo de soluto e a concentrao de urina; 4. Comparar valores da funo renal com o propsito de diagnstico.

Aula 26 Mecnismos b sicos n bsor o e secre o tubuloglomerulr. Processos renis b sicos n form o de urin. Osmoregul o. Sistem renin/ngiotensin. Regul o n produ o de ldosteron e de ADH os seus mecnismos de c o.

Formao de Urina
A formao da urina envolve trs processos bsicos: filtrao do plasma nos glomrulos, absoro de gua e solutos do filtrado e secreo de solutos seleccionados para o fluido tubular. Embora cerca de 180 litros de lquido essencialmente livre de protenas sejam filtrados pelos glomrulos humanos por dia, somente 1 a 2% da gua, menos de 1% de sdio filtrado e quantidades variveis de outros solutos so excretados na urina. Pelos processos de absoro e secreo, os tbulos renais modulam o volume e a composio da urina. A absoro tubular est relacionada com a remoo de gua e solutos do lquido tubular. Aps o filtrado ter passado pela cpsula de Bowman, chega ao sistema tubular, passando primeiramente pelo tbulo proximal, seguindo pelo ramo descendente e ascendente da Ansa de Henle, chegando ao tbulo distal e finalmente ao tbulo colector. Ao longo do sistema tubular a gua e os solutos

Pgina 99 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica passam do lmen tubular para os capilares peritubulares, em quantidades variadas. A secreo tubular consiste na passagem de substncias dos capilares peritubulares para o lmen tubular, ou seja, so adicionadas ao filtrado que passa pelo sistema tubular. Poucas substncias so activamente secretadas do sangue para o lmen tubular, pelo epitlio tubular, entre as quais podemos citar ies potssio e hidrognio. Os mecanismos bsicos de transporte atravs da membrana tubular so transporte activo primrio e secundrio e difuso.

Transporte pelo Tbulo Proximal


Ao passar pelo interior deste segmento, cerca de 100% da glucose reabsorvida atravs da parede tubular e retornando, portanto, ao sangue que circula no interior dos capilares peritubulares. Ocorre tambm, neste segmento, reabsoro de 100% dos

aminocidos e das protenas (que porventura tenham passado atravs da parede dos capilares glomerulares). Neste mesmo segmento ainda so reabsorvidos aproximadamente 70% de NaCl. A reabsoro de NaCl faz com que um considervel volume de gua, por mecanismo de osmose, seja tambm reabsorvido. Podem ser secretados ies hidrognio e reabsorvidas quantidades variveis de potssio, clcio, magnsio, fosfatos, ureia e cido rico. Desta forma, num volume j bastante reduzido, o filtrado deixa o tbulo contornado proximal e atinge o segmento seguinte: a Ansa de Henle.

Pgina 100 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Transporte pela Ansa de Henle


Esta divide-se em dois ramos: um descendente e um ascendente. No ramo descendente a membrana bastante permevel gua e, ocorre, portanto, reabsoro de gua. Por outro lado, a membrana do ramo ascendente, impermevel gua, porm promove um bombeamento constante de ies sdio do interior para o exterior da ansa, carregando consigo ies cloreto, ou seja, reabsorve NaCl. A ansa de Henle reabsorve, aproximadamente, 20% da gua filtrada. Essa reabsoro, contudo, ocorre exclusivamente no ramo fino descendente. medida que o filtrado for passando pelo ramo descendente da ansa de Henle vai-se tornando mais concentrado (devido a reabsoro de gua) e, quando que retorna pelo ramo ascendente, torna-se novamente diludo (devido a reabsoro de solutos). Na medula, o gradiente de presso osmtica cerca de 300 a 1200, o que faz com que a gua que est no ramo descendente saia para o interstcio. Neste ramo o sal no sai e, havendo a sada de gua, a concentrao de sal maior neste ramo.

Pgina 101 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

Transporte pela Tbulo Distal


Neste segmento so feitos os ajustes finais na composio e volume da urina e tambm realizada a maior parte da regulao por hormonas. Neste segmento continua a reabsoro dos ies sdio e cloreto. O segmento inicial do tbulo distal relativamente impermevel gua. A sua poro final responde hormona antidiurtica (ADH produzido no hipotlamo e liberado pela hipfise posterior), exibindo permeabilidade na presena desta hormona e impermeabilidade na sua ausncia. Na presena de ADH, a membrana do tbulo distal torna-se bastante permevel gua, possibilitando sua reabsoro. A quantidade de ies sdio (consequentemente de gua) no tbulo distal depende bastante do nvel plasmtico da hormona aldosterona, secretada pelas glndulas supra-renais. Quanto maior for o nvel de aldosterona, maior ser a reabsoro de ies sdio, cloreto e gua e, maior tambm ser a excreo de potssio, pois a aldosterona estimula a secreo renal de potssio. Neste segmento tambm so encontrados receptores para a hormona PTH, a qual estimula a reabsoro renal do io clcio.

Transporte pelo Ducto Colector


Neste segmento ocorre tambm reabsoro de ies Na+ e Cl-, acompanhados de gua, como ocorre no tbulo distal. A reabsoro de sdio depende muito do nvel da hormona aldosterona e a reabsoro de gua depende do nvel do ADH. H reabsoro de ureia e pode haver secreo de ies hidrognio.

Pgina 102 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Neste segmento existem: Clula principal: Bomba Na+-K+ responsvel pelo transporte de sal (NaCl) Clulas intercaladas A e B: responsveis pela regulao do pH, sendo que na clula intercalada A h o aumento do pH da urina e na clula intercalada B h a diminuio do pH da urina.

Sistema renina/angiotensina
A presena de renina: Aumenta a actividade simptica, permitindo a vasoconstrio; Diminui a tenso das paredes nas arterolas aferentes, consequentemente, h o aumento da libertao de renina. (Vias aferentes: as que esto a chegar; vias eferentes: as que esto a sair); Concentra os ies sdio na mcula densa; Provoca hipovolmia estado de diminuio do volume

sanguneo, mais especificamente do volume de plasma sanguneo. A renina estimula a reabsoro de gua e de sal. O rim produz angiotensinognio. Posteriormente, a renina parte o angiotensinognio formando-se angiotensina I. Atravs do enzima ACE, a

Pgina 103 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica angiotensina I transformada em angiotensina II. Na zona do hipotlamo, estimulada a libertao da hormona antidiurtica (ADH), necessitando de se ingerir mais gua. Por outro lado, h a estimulao da adrenal para a libertao de aldosterona para o rim, estimulando a reteno de ies sdio e a ADH estimula a reteno de gua ao nvel do rim. Com a libertao de renina, h a consequente formao de angiotensina II, que actua como um potente vasoconstritor das arterolas eferentes. Desta forma, haver o aumento da presso hidrosttica glomerular, normalizando a taxa de filtrao glomerular. Com o aumento da presso osmtica, necessrio que entre gua, diluindo a soluo. O hipotlamo detecta maiores ou menores presses osmticas. Se houver um aumento da presso osmtica, a clula perde volume e a libertao de ADH estimulada. Se houver uma diminuio da presso osmtica, a clula aumenta de volume e h a diminuio da libertao de ADH. O aumento da angiotensina II provoca uma vasoconstrio maior e estimulada a actividade simptica do sistema nervoso. No tbulo distal, h a reteno de gua.

Regulao na produo de Aldosterona e ADH


As hormonas ADH e aldosterona participam na regulao da produo de urina pelos rins. A ADH uma hormona produzida no hipotlamo e libertada pela hipfise que estimula a reabsoro de gua pelos rins, diminuindo assim a diurese. Esta hormona chega aos rins, transportada pelo sangue, e age no sistema tubular dos nefrnios, aumentando a permeabilidade dos tbulos distal e colector gua. Isto causar maior reabsoro tubular de gua e

Pgina 104 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica consequentemente, conservao de gua no organismo e diminuio da excreo de gua. A aldosterona por sua vez estimula a reabsoro de sdio e a secreo renal de potssio nos rins, o que faz aumentar a presso osmtica sangunea e consequentemente a libertao de ADH. A produo de aldosterona estimulada pela presena de angiotensina I. Estas aces da aldosterona permitem ao organismo conservar sdio e eliminar o excesso de potssio. A concentrao sangunea de sdio aumenta e a de potssio diminui.

Aula 27 Regulo de pH. Compens o respirto ri e renl.

Regulao de pH
O pH interno est muito regulado, pois interfere com muitos factores e permite a regulao adequada desses factores. A protonao e a desprotonao de radicais proteicos provocam uma variao da carga total da molcula. Com o aumento do pH, ocorre a desprotonao, aumentando o nmero de partculas desprotonadas por unidade de volume e o lquido celular torna-se hipertnico. Consequentemente h a entrada de gua e um aumento do volume da clula. Com a diminuio, ocorre a protonao, aumentando o nmero de partculas protonadas por unidade de volume e o lquido celular torna-se hipotnico. Consequentemente, h a sada de gua e uma diminuio do volume da clula. Com o aumento do pH, h acidmia, pois houve um aumento do fluxo de protes para dentro da clula. Devido entrada de protes, saem ies

Pgina 105 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica potssio e a concentrao de ies potssio extracelular aumenta e h a diminuio da concentrao de protes extracelular. Com a diminuio do pH, h alcalmia, pois houve uma diminuio do fluxo de protes para dentro da clula. Devido a essa diminuio, no saem ies potssio e a concentrao de ies potssio extracelular diminui e h o aumento da concentrao de protes extracelular. As membranas celulares separam gradientes electroqumicos para os ies. Um gradiente electroqumico para um io facilmente separvel. pH intracelular = 7,00 7,10 pH extracelular = 7,35 - 7,45 So vrios os mecanismos que permitem que o pH se mantenha. Todos os dias produzimos uma quantidade enorme de cido, por exemplo, atravs do metabolismo da glucose, havendo a produo de dixido de carbono e de cido lctico.

Pgina 106 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Mesmo ao nvel da clula, para os diferentes tipos de pH, h uma diferente estimulao ao nvel da troca, por exemplo, a troca de sdio por protes. Sistema tampo tamponamento qumico (rpido); Pulmo Respostas respiratrias (lento); Rim Respostas renais (mais lento).

pH sangue arterial = 7,45 pH sangue venoso = 7,35 Valores de pH menor que 6,9 e maior que 7,7 = MORTE!!

Pgina 107 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica

No tbulo proximal, sempre que um H+ secretado para o lmen, h um HCO3- que transportado para o sangue. Este proto pode ligar-se a bases com carga elctrica. A concentrao de anidrase carbnica diferente na membrana apical e na membrana celular. Muitas vezes, este H+ que secretado, liga-se a outras substncias secretados fazendo com que estas j no voltem para dentro da clula. Por outro lado, tambm til pois o sistema diminui a acidez. O NH3 muitas vezes vem da glutamina. A excreo de H+ acompanhada pela excreo na urina de NH4+ e/ou fosfato profuzidos no tbulo distal. Assim, se um H+ secretado reagir com outro tampo tubular, passa para o plasma HCO3-.

Pgina 108 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica A acidose ocorre quando o pH <7,35 (pH do sangue venoso). A alcalose ocorre quando o pH > 7,45 (pH do sangue arterial).

Compensao Respiratria e Renal Acidose respiratria


Com acidose respiratria, o pH fica mais baixo que 7,35. No havendo resposta do rim, a presso parcial de CO2 aumenta, o pH diminui e a quantidade de HCO3- mantm-se constante. Podem ocorrer problemas respiratrios, devido reteno de CO2 (hipoventilao), aumentando a presso parcial de CO2, porque a capacidade de libertao deste gs menor. Havendo resposta renal, o rim retm os ies HCO3-, fazendo com que a variao do pH no seja to grave do que ocorria sem resposta renal.

Alcalose respiratria
Sem resposta renal, havendo alcalose respiratria, a presso parcial de CO2 diminui, o pH aumenta e a quantidade de HCO3- mantm-se constante.

Pgina 109 de 110

Apontamentos de Fisiologia, Licenciatura em Bioqumica Podem ocorrer problemas respiratrios, devido hiperventilao, devido diminuio da presso parcial de CO2. Havendo resposta renal, o rim retm menos os ies HCO 3-, fazendo com que a variao do pH no seja to alta, havendo a libertao destes ies pelo rim.

Acidose metablica
Sem compensao respiratria, a presso parcial CO2 no varia e h uma diminuio do pH e da concentrao de ies HCO3-. Havendo compensao respiratria, diminui a presso parcial de CO2 por hiperventilao. Consequentemente, a diminuio do pH no to pronunciado quanto seria sem a compensao.

Alcalose metablica
Sem compensao respiratria, a presso parcial CO2 no varia e h um aumento do pH e da concentrao de ies HCO3-. Havendo compensao respiratria, aumenta a presso parcial de CO 2 por hipoventilao. Consequentemente, o aumento do pH no to pronunciado quanto seria sem a compensao. No tbulo proximal, h antiporte Na+/H+ que secreta H+ para o lmen. O H+ no filtrado combina-se com os ies HCO3- do filtrado formando CO2, o qual se difunde para dentro da clula e combina-se com as molculas de gua formando H+ e HCO3-. Este H+ secretado novamente excretado.

Pgina 110 de 110

Anda mungkin juga menyukai