Anda di halaman 1dari 4

REVISO DO ROGRIO SANCHES NO FACEBOOK 1 - No incio da colonizao vigoravam as Ordenaes Afonsinas, o mesmo regime jurdico vigente em Portugal 2 Ficava

a claro seu carter religioso, pois eram influenciadas tambm pelo direito romano. 3- Em 1514 foram revogadas pelas Ordenaes Manuelinas. 4 - Mantendo a base das Ordenaes anteriores, as Manuelinas no definiram tipo ou quantidade de pena, ato discricionrio do juiz (taxatividade? Que isso? Ningum sabe ningum viu...rsrsrs) 5 - Foram substitudas pela compilao de D. Duarte Nunes Leo (tambm denominada Cdigo de D. Sebastio ou Cdigo Sebastinico). 6 - Reuniu leis at ento separadas e de difcil interpretao e conhecimento por parte dos cidados. 7 - A compilao deu lugar s Ordenaes Filipinas, vigorando por mais de duzentos anos, sendo seu marco inicial o sculo XVII. 8 - O Cdigo Filipino fundamentava-se nos preceitos religiosos. 9 - O Direito era confundido com moral e religio, punindo-se com rigor os hereges, apstatas, feiticeiros e benzedores. 10 - As penas eram cruis e desumanas, tendo como fim principal infundir o temor pelo castigo. 11 - Aps a proclamao da independncia e a promulgao da Constituio de 1824, foi elaborado o Cdigo Criminal do Imprio. 12 Esse Cdigo incentivou um direito penal protetivo e humanitrio. 13 - Permitiu a individualizao da pena, criando agravantes e atenuantes. 14 - Estabeleceu julgamento especial para menores de 14 anos. 15 - A pena de morte, ainda presente, ficou praticamente limitada para coibir crimes praticados pelos escravos. 16 - Misturando Direito com Religio, tipificou como crime ofensas crena oficial do Estado.

17 - Em seguida proclamao da Repblica (1890), sancionou-se o Cdigo Criminal da Repblica. 18 - Atento s restries impostas pela Constituio de 1891 (proibio da pena de morte e priso de carter perptuo), o Cdigo Republicano permitia as penas de priso, banimento (de natureza temporria, evitando sano de carter perptuo) e suspenso de direitos. 19 - Instala o regime penitencirio de carter correcional. 20 - Diante do aparecimento de inmeras leis modificadores e extravagantes, surge a necessidade de compilar as normas penais, tarefa assumida pelo Desembargador Vicente Piragibe, resultando, em 1932, na Consolidao das Leis Penais (Consolidao de Piragibe). 21 - Finalmente, em 1942, entra em vigor o Cdigo Penal, que permanece como o sistema bsico de normas penais e que teve sua parte geral reformulada pela Lei n. 7.209/84.

1 Vc sabe o que vem a ser direito penal subjetivo positivo e subjetivo negativo? 2 - direito penal subjetivo positivo retrata a capacidade conferida ao Estado de criar e executar normas penais; direito penal subjetivo negativo, caracteriza a faculdade de derrogar preceitos penais ou restringir o alcance das figuras delitivas, atividade que cabe ao STF, por meio da declarao de inconstitucionalidade de normas penais. 3 Vc j ouviu falar em privatizao do Direito Penal? 4 - a privatizao do direito penal a expresso utilizada por parte da doutrina para destacar o (atual e crescente) papel da vtima no mbito criminal. 5 - Depois de anos relegada ao segundo (ou terceiro) plano, inmeros institutos penais e processuais penais foram criados sob o enfoque da vtima, preponderando seu interesse sobre o punitivo do Estado. 6 - O dano causado pelo crime finalmente encontra-se na linha de ao do juzo criminal. O divisor de guas veio com a criao da Lei 9.099/95, prevendo uma etapa de composio civil entre os envolvidos no crime. 7 - A Lei 9.714/98 criou como pena alternativa priso a prestao pecuniria (art. 45, 1, CP), anunciando como possvel destinatrio a vtima ou seus dependentes.

8 - A Lei 11.719/08 autorizou o juiz criminal, no momento da sentena condenatria, fixar o quantum mnimo indenizatrio para reparar os danos causados pela prtica da infrao penal (art. 387, IV, CPP). 9 Trata-se de campo frtil no cenrio jurdico-penal para a Justia Restaurativa, caracterizada como uma nova perspectiva na soluo do conflito instaurado pela violao da norma penal. 10 Vc sabe quais as caractersticas da Lei Penal? 11 - Exclusividade: somente ela (lei) define infraes (crimes e contravenes) e comina sanes penais (penas e medidas de segurana); 12 - Imperatividade: imposta a todos, independente da vontade de cada um; 13 - Generalidade: todos devem acatamento lei penal, mesmo os inimputveis, vez que passveis de medida de segurana; e 14 - Impessoalidade: dirige-se abstratamente a fatos (futuros) e no a pessoas, alm de ser produzida para ser imposta a todos os cidados, indistintamente. 15 Vc conhece a classificao doutrinria das Leis Penais? 16 - Lei penal incriminadora: define as infraes penais e cominam as sanes que lhes so inerentes. Em sua estrutura, a lei incriminadora dotada de um preceito primrio (onde est contida a definio da conduta criminosa) e de um preceito secundrio (que prev a sano penal aplicvel). 17 - Lei penal no incriminadora: tambm denominada lei penal em sentido amplo, no tem a finalidade criar condutas punveis nem de cominar sanes a elas relativas, subdividindo-se em: a) permissiva (justificante ou exculpante); b) explicativa ou interpretativa; c) complementar d) e leis de extenso ou integrativas. 18 - Ser permissiva justificante a lei penal no incriminadora que torna lcita determinadas condutas que, normalmente, estariam sujeitas reprimenda estatal, como ocorre, por exemplo, com a legtima defesa (art. 25, CP). 19 - A norma permissiva exculpante, por sua vez, se verifica quando elimina a culpabilidade, como o caso da embriaguez acidental completa (art. 28, 1, CP). 20 - A lei penal no incriminadora explicativa ou interpretativa se destina a esclarecer o contedo da norma, como o artigo 327 do Cdigo Penal, que trata do conceito de funcionrio pblico para fins penais. 21 - Ser complementar a lei penal no incriminadora que tem a funo de delimitar a aplicao das leis incriminadoras, como ocorre com o artigo 5 do Cdigo Penal, que

dispe sobre a aplicao da lei penal no territrio brasileiro; 22 - Por fim, a lei penal de extenso ou integrativa aquela utilizada para viabilizar a tipicidade de alguns fatos, como fazem os artigos 14, II e o artigo 29 do Cdigo Penal a tentativa e a participao (em sentido estrito) seriam condutas atpicas no fossem tais normas. 23 Vc j ouviu falar em interpretao exofrica e endofrica? 24 - A interpretao sui generis se subdivide em exofrica e endofrica, dependendo do contedo que complementar o sentido da norma interpretada. 25 - Exofrica ocorre quando o significado da norma interpretada no est no ordenamento normativo. A palavra tipo, por exemplo, presente no art. 20 do CP, tem seu significado extrado da doutrina (e no da lei). 26 - Ser endofrica quando o texto normativo interpretado toma de emprstimo o sentido de outros textos do prprio ordenamento, ainda que no sejam da mesma Lei. Esta espcie est presente na norma penal em branco.

Anda mungkin juga menyukai