Anda di halaman 1dari 1

CONSIDERAES SOBRE O ESTUDO DIRIO DO PIANO E SUA IMPORTNCIA NA EXECUO PIANSTICA O ESTUDO DIRIO DO PIANO - PONTOS RELEVANTES:

Neste ponto de nossas consideraes, queremos ressaltar a importncia da orientao do professor para que o aluno realize sua prtica diria de maneira eficaz.

raro encontrarmos alunos que possuem organizao ou mtodo de trabalho e sabem aproveitar com eficincia o tempo dedicado ao estudo do instrumento; geralmente, o meio mais utilizado por eles na prtica diria o da repetio. Usar somente este recurso no eficiente para compreender e interpretar a linguagem da msica, levando, conseqentemente, a uma execuo insegura e sem clareza de idias.

Alm dos princpios e das leis psicolgicas que envolvem o processo de todo e qualquer estudo, como ateno, interesse, vontade, persistncia, pacincia, destacamos pontos relevantes especficos no estudo do piano que promovem o despertar do aluno no sentido do conhecimento, da compreenso e da organizao do saber. Inicialmente, na prtica diria do instrumento, o tempo a ser dispendido deve ser dosado, porque a capacidade de concentrao tem seus limites. De nada adianta insistir em continuar o estudo quando se esgotou esta capacidade de concentrao, quando as atenes de dispersaram para outros interesses, prejudicando os resultados desejados. CARDELICCHIO (1983, P.48) afirma que o crebro assimila por conta-gotas e os msculos se cansam quando o estudo excessivo e ininterrupto, e acrescenta ainda: Quando os msculos funcionam, produzem cido ltico, que a corrente sangunea se encarrega de eliminar com maior eficcia durante o descanso. Mas quando se insiste na ao muscular em continuar tocando piano, no haver tempo para que se produza essa eliminao, dificultando tal ao muscular com os conseqentes transtornos, dores, cimbras, etc., devido, precisamente, ao acmulo de cido ltico, que o que produz fadiga muscular. Ser com um automvel como o cano de escape tampado. (CARDELICCHIO, 1983, p.48).

Por isso, indicado fazer intervalos entre as horas de estudo ou altern-lo com outras atividades bem diversificadas, para descansar a mente e os msculos. O tempo de concentrao de um aluno para outro pode variar bastante, sendo importante descobrir o "ritmo de cada um", para se estabelecer o plano de estudo dirio de acordo com este tempo de concentrao, Alguns estudantes necessitam fazer intervalos a cada vinte minutos, outros depois de meia hora; uns j conseguem se concentrar por tempo maior. O que precisa ser evitado o estudo mecnico, "datilografado", durante horas a fio, sem se concentrar, sem se ouvir, sem compreender e respeitar o contexto musical. Desde o momento em que o aluno senta-se ao piano, deve ter conscincia de sua postura e domnio de todo seu corpo. Texto por ANA MARIA MORO ZTOLA PORTES

Anda mungkin juga menyukai