Anda di halaman 1dari 13

Candombl

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Candombl uma religio derivada do animismo africano[1] onde se cultuam os orixs, Voduns, Nkisis dependendo da nao. Sendo de origem totmica e familiar, uma das religies afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas tambm em outros pases como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colmbia, Panam, Mxico, Alemanha, Itlia, Portugal eEspa nha. Cada nao africana tem como base o culto a um nico orix. A juno dos cultos um fenmeno brasileiro em decorrncia daimportao de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo tambm conhecido como babalorix no caso dos homens e iyalorix no caso das mulheres. A religio que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anmica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da frica, juntamente com seus Orixs/Nkisis/Voduns, suacultura, e seus idiomas, entre 1549 e 1888. Diz Clarival do Prado Valladares em seu artigo A Iconologia Africana no Brasil, na Revista Brasileira de Cultura (MEC e Conselho Federal de Cultura), ano I, Julho-Setembro 1999, p. 37, que o surgimento dos candombls com posse de terra na periferia das cidades e com agremiao de crentes e prtica de calendrio verifica-se incidentalmente em documentos e crnicas a partir do sculo XVIII. O autor considera difcil para qualquer historiador descobrir documentos do perodo anterior diretamente relacionados prtica permitida, ou subreptcia, de rituais africanos. O documento mais remoto, segundo ele, seria de autoria de D. Frei Antnio de Guadalupe, Bispo visitador de Minas Gerais em 1726, divulgado nos Mandamentos ou Captulos da visita.

Candombl

Il Ax Iy Nass Ok - Terreiro da Casa Branca - casa mais antiga de Salvador Bahia

Religies afro-brasileiras

Embora confinado originalmente populao de negros


Princpios Bsicos

escravizados, inicialmente nassenzalas, quilombos e terreiros, proibido pela igreja catlica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candombl prosperou nos quatro sculos, e expandiu
Jeje | Mawu | Vodun Deus Ketu | Olorum | Orixs

consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. Estabeleceu-se com seguidores de vrias classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhes de brasileiros (1,5% da populao total) declararam o candombl como sua religio. Na cidade de Salvador existem
Candombl | Culto de If
[2]

Bantu | Nzambi | Nkisi

Templos afro-brasileiros Babau | Batuque | Cabula

2.230 terreiros registrados na Federao Baiana de Cultos Afro-brasileiros e catalogados pelo Centro de Estudos AfroOrientais da UFBA, (Universidade Federal da Bahia)Mapeamento dos Terreiros de Candombl de
Tambor-de-Mina | Terec | Umbanda Culto aos Egungun | Quimbanda Macumba | Omoloko

Salvador.
Xamb | Xang do Nordeste

Entretanto, na cultura brasileira as religies no so vistas como mutuamente exclusivas, e muitas pessoas de outras crenas religiosas at 70 milhes, de acordo com algumas organizaes culturais Afro-Brasileiras participam em rituais do candombl, regularmente ou ocasionalmente.[3] Orixs do Candombl, os rituais, e as festas so agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro. O Candombl no deve ser confundido com Umbanda, Macumba e/ou Omoloko, outrasreligies afro-brasileiras com similar origem; e com religies afroamericanas similares em outros pases do Novo Mundo, como o Vodou haitiano, a Santeria cubana, e o Obeah, emTrinidade e Tobago, os Shangos (similar ao Tchamba[4][5] africano, Xamb e ao Xang do Nordeste do Brasil) o Ourisha, de origem yoruba, os quais foram desenvolvidas independentemente do Candombl e so virtualmente desconhecidos no Brasil.
ndice
[esconder]
Religies semelhantes Religies Africanas Santeria Palo ArarLukum Regla de Ocha Abaku Obeah Sacerdotes Hierarquia Literatura afro-brasileira Terminologia Sincretismo | Confraria

1 Naes

2 Crenas 3 Sincretismo 4 Templos 5 Hierarquia 6 Sacerdcio 7 Livros 8 Temas polmicos

8.1 Mudana de hbitos e costumes

9 Referncias 10 Ver tambm 11 Ligaes externas

[editar]Naes

Barraco de Candombl em Pernambuco - Foto Clodomir Oshagyian - Recife - Pernambuco.

Os negros escravizados no Brasil pertenciam a diversos grupos tnicos, incluindo os yoruba, os ewe, os fon, e os bantu. Como a religio se tornou semi-independente em regies diferentes do pas, entre grupos tnicos diferentes evoluram diversas "divises" ou naes, que se distinguem entre si principalmente pelo conjunto de divindades veneradas, o atabaque (msica) e a lngua sagrada usada nos rituais. A lista seguinte uma classificao pouco rigorosa das principais naes e sub-naes, de suas regies de origem, e de suas lnguas sagradas:

Nag ou Yoruba

Ketu ou Queto (Bahia) e quase todos os estados - Lngua yoruba(Iorub ou Nag em Portugus)

Efan na Bahia, Rio de Janeiro e So Paulo

Ijex principalmente na Bahia Nag Egb ou Xang do Nordeste no Pernambuco, Paraba, Alagoas,Rio de Janeiro e So Paulo

Mina-nag ou Tambor de Mina no Maranho Xamb em Alagoas e Pernambuco (quase extinto).

Bantu, Angola e Congo (Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Esprito Santo, Minas Gerais, So Paulo, Gois, Rio Grande do Sul), mistura de lnguas Bantu, Kikongo e Kimbundo.

Candombl de Caboclo (entidades nativas ndios)

Jeje A palavra Jeje vem do yoruba adjeje que significa estrangeiro, forasteiro. Nunca existiu nenhuma nao Jeje na frica. O que chamado de nao Jeje o candombl formado pelos povos fons vindo da regio de Dahomey e pelos povos Mahis ou Mahins. Jeje era o nome dado de forma pejorativa pelos yorubas para as pessoas que habitavam o leste, porque os mahis eram uma tribo do lado leste e Saluv ou povos Savalu do lado sul. O termo Saluv ou Savalu, na verdade, vem de "Sav" que era o lugar onde se cultuava Nan. Nan, uma das origens das quais seria Bariba, uma antiga dinastia originria de um filho de Odudu, que o fundador de Sav (tendo neste caso a ver com os povos fons). O Abomey ficava no oeste, enquanto Ashantis era a tribo do norte. Todas essas tribos eram de povos Jeje,[6](Bahia, Rio de Janeiro e So Paulo) - lngua ewe e lngua fon (Jeje)

Jeje Mina lngua mina So Luiz do Maranho Babau[7], Belm, Par

[editar]Crenas

Adeptos do Candombl (foto: Elza Fiza/ABr).

Candombl uma religio "monotesta",[8][9] embora alguns defendam a ideia que so cultuados vrios deuses, o deus nico para a Nao Ketu[10] Olorum, para a NaoBantu[11] Nzambi e para a Nao Jeje Mawu, so naes independentes na prtica diria e em virtude do sincretismo existente no Brasil a maioria dos participantes consideram como sendo o mesmo Deus da Igreja Catlica.

Os Orixs/Inquices/Voduns recebem homenagens regulares, com oferendas de animais,vegetais e minerais, cnticos, danas e roupas especiais. Mesmo quando h na mitologia referncia a uma divindade criadora, essa divindade tem muita importncia no dia-a-dia dos membros do terreiro, mas no so cultuados em templo exclusivo, louvado em todos os preceitos e muitas vezes confundido com o Deus cristo.

os Orixs da Mitologia Yoruba[12] foram criados por um deus supremo, Olorun (Olorum) dos Yoruba;

os Voduns da Mitologia Fon[13] foram criados por Mawu, o deus supremo dos Fon; os Nkisis da Mitologia Bantu,[14] foram criados por Zambi, Zambiapongo, deus supremo e criador.

O Candombl cultua, entre todas as naes, umas cinquenta das centenas deidades ainda cultuadas na frica. Mas, na maioria dos terreiros das grandes cidades, so doze as mais cultuadas. O que acontece que algumas divindades tm "qualidades", que podem ser cultuadas como um diferente Orix/Inquice/Vodun em um ou outro terreiro. Ento, a lista de divindades das diferentes naes grande, e muitos Orixs do Ketu podem ser "identificados" com os Voduns do Jej e Inquices dos Bantu em suas caractersticas, mas na realidade no so os mesmos; seus cultos, rituais e toques so totalmente diferentes. Orixs tm individuais personalidades, habilidades e preferncias rituais, e so conectados ao fenmeno natural especfico (um conceito no muito diferente do Kami do japons Xintosmo). Toda pessoa escolhida no nascimento por um ou vrios "patronos" Orixs, que um babalorix identificar. Alguns Orixs so "incorporados" por pessoas iniciadas durante o ritual do candombl, outros Orixs no, apenas so cultuados em rvores pela coletividade. Alguns Orixs chamados Funfun (branco), que fizeram parte da criao do mundo, tambm no so incorporados. Acreditam na vida aps a morte, e que os espritos dos babalorixs falecidos possam materializar-se em roupas especficas, so chamados de bab Egum ou Egungun e so cultuados em roas dirigidas s por homens no Culto aos Egungun, os espritos dasiyalorixs falecidas so cultuados coletivamente Iyami-Aj nas sociedades secretas Gelede, ambos cultos so feitos em casas independentes das de candombl que tambm se cultuam os eguns em casas separadas dos Orixs. Acreditam que algumas crianas nascem com a predestinao de morrer cedo so os chamados abikus (nascidos para morrer) que podem ser de dois tipos, os que morrem logo ao nascer ou ainda criana e os que morrem antes dos pais em datas comemorativas, como aniversrio, casamento, e outras.

[editar]Sincretismo

No tempo das senzalas os negros para poderem cultuar seus orixs, nkisis e voduns usaram como camuflagem um altar com imagens de santos catlicos e por baixo os assentamentos escondidos, segundo alguns pesquisadores este sincretismo j havia comeado na frica, induzida pelos prprios missionrios para facilitar a converso. Depois da libertao dos escravos comearam a surgir as primeiras casas de candombl, e fato que o candombl de sculos tenha incorporado muitos elementos do cristianismo. Imagens e crucifixos eram exibidos nos templos, orixs eram frequentemente identificados com santos catlicos, algumas casas de candombl tambm incorporam entidades caboclos, que eram consideradas pags como os orixs. Mesmo usando imagens e crucifixos inspiravam perseguies por autoridades e pela Igreja, que viam o candombl como paganismo ebruxaria, muitos mesmo no sabendo o que era isso. Nos ltimos anos, tem aumentado um movimento em algumas casas de candombl que rejeitam o sincretismo aos elementos cristos e procuram recriar um candombl "mais puro" baseado exclusivamente nos elementos africanos.[15]

[editar]Templos

Il Ax Op Afonj.

Os Templos de candombl so chamados de casas, roas ou Terreiros. As casas podem ser de linhagem matriarcal, patriarcal ou mista:

Casas pequenas, que so independentes, possudas e administradas pelo babalorix ouiyalorix dono da casa e pelo Orix principal respectivamente. Em caso de falecimento do dono, a sucesso na maioria das vezes feita por parentes consanguineos, caso no tenha um sucessor interessado em continuar a casa desativada. No h nenhuma administrao central.

Casas grandes, que so organizadas tem uma hierarquia rgida, no de propriedade do sacerdote, nem toda casa grande tradicional, uma Sociedade Civil ou Beneficente.

Casas de linhagem matriarcal: (s mulheres) assumem a liderana da casa como Iyalorix.

Il Ax Iy Nass Ok - Casa Branca-Engenho Velho - considerada a primeira casa a ser aberta em Salvador, Bahia

Il Maroi Lji - Me Olga de Alaketu - Fundada em 1636 no Matatu de Brotas por Otamp Ojar

Il Iy Omi Ax Iymase do Gantois - Terreiro do Gantois - Salvador, Bahia Il Ax Op Afonj - Op Afonj - Salvador, Bahia e Coelho da Rocha, Rio de Janeiro Zoogod Bogum Mal Rond - Terreiro do Bogum - Salvador, Bahia Querebentan de Zomadnu - Casa das Minas - fundada +/- 1796 - So Luiz, Maranho

Kwe Kpodaba - As Podaba - fundado em 1851 - Rio de Janeiro Ile Ax y Atara Magb - Santa Cruz da Serra - RJ. Fundada e dirigida at hoje por Omindarewa de Yemanja

Il Omo Oy Legi - Mesquita, Rio de Janeiro

Casas de linhagem patriarcal: (s homens) assumem a liderana da casa como Babalorix no Culto aos Orix ou Babaoj no Culto aos Egungun.

Il Agboul - Ilha de Itaparica Sociedade Cultural e Religiosa Il Axip - Il Axip - Salvador, Bahia

Casas de linhagem mista: tanto homens como mulheres podem/podero assumir a liderana da casa.

Il Ax Oxumar - Casa de Oxumare - Salvador, Bahia Il Ax Od Og - Terreiro Pilo de Prata - Salvador, Bahia Ob Ogunt - Terreiro Ob Ogunt - Recife, Pernambuco Kw Ceja Hound - Roa do Ventura - Cachoeira e So Felix, Bahia Il Ax Iy Ogunt - Casa de Iemanj[16] - Macei, Alagoas Terreiro Viva Deus - Asepo Eran Op Oluw - Cachoeira - Bahia. Fundada por Jos Domingos de Santana- Z do Vaporde Ogum, que teve como babalax Luiz Sergio Barbosa de Oxaluf, j falecido.

Il s Igba Onin Od Akueran - Casa Pai Francisco - Curitiba - Paran. Fundada por Jos Francisco - Od Otaioci. Dirigido hoje pela Iyls Tutty.

Kunzo Nkisi Caxut Teempu Mavula - Terreiro Caxut - Valena, Bahia

A lei federal n. 6.292 de 15 de dezembro de 1975 protege os terreiros de candombl no Brasil, contra qualquer tipo de alterao de sua formao material ou imaterial. O Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN) e o Instituto Patrimnio Artstico e Cultural da Bahia (IPAC) so os responsveis pelo tombamento das casas. A progresso na hierarquia condicionada ao aprendizado e ao desempenho dos rituais longos da iniciao. Em caso de morte de uma iyalorix, a sucessora escolhida, geralmente entre suas filhas, na maioria das vezes por meio de um jogo divinatrio Opele-Ifa oujogo de bzios. Entretanto a sucesso pode ser disputada ou pode no encontrar um sucessor, e conduz frequentemente a

rachar ou ao fechamento da casa. H somente trs ou quatro casas em Brasil que viram seu 100 aniversrio.

[editar]Hierarquia
Ver pgina anexa: Hierarquia do candombl No Brasil, existe uma diviso nos cultos: If, Egungun, Orix, Vodun e Nkisi, so separados por tipo de iniciao ao sacerdcio.

Culto de If participam tanto homens quanto mulheres, sendo um Culto patriarcal conduzido pelos Babalawos.

Culto aos Egungun participam tanto homens quanto mulheres, sendo Culto patriarcal que lida diretamente com a ancestralidade, conduzidos pelos Ojs.

Candombl Ketu participam tanto homens quanto mulheres, sendo conduzido tanto por homens (Babalorixs) quanto por mulheres (Iyalorixs), entram em transe com Orix.

Candombl Jeje participam tanto homens quanto mulheres, sendo conduzido tanto por homens quanto por mulheres Vodunsis, entram em transe com Vodun.

Candombl Bantu participam tanto homens quanto mulheres, sendo conduzido tanto por homens quanto por mulheres iniciaMuzenzas, entram em transe com Nkisi.

[editar]Sacerdcio
Nas religies Afro-brasileiras o sacerdcio dividido em:

Axogun - O cargo mais importante do Candombl. Em grau de importncia, est acima at mesmo dos Babalorixs. Todos esto disposio deste sacerdote, porm, como no rodante, no pode iniciar ningum sem a participao de um babalorix ou iyalorix.

Babalawo - Sacerdote de Orunmila-Ifa do Culto de If Bokonon - Sacerdote do Vodun Fa Babalorix ou Iyalorix - Sacerdotes de Orixs Dot ou Don - Sacerdotes de Voduns Tateto e Mameto - Sacerdotes de Inkices Oj - Sacerdote do Culto aos Egungun Babalosaim - Sacerdote de Ossaim Anexo:Lista de sacerdotes do candombl

[editar]Livros

Dieux D'Afrique, Pierre Fatumbi Verger - Paul Hartmann, Paris (1st edition, 1954; 2nd edition, 1995). 400pp, 160 fotos em preto e branco, ISBN 2-909571-13-0.

Notas Sobre o Culto aos Orixs e Voduns. 624pp, fotos em preto e branco de Pierre Verger. Traduo: Carlos Eugnio Marcondes de Moura EDUSP 1999 ISBN 85-314-0475-4

Pierre Fatumbi Verger. Do olhar livre ao conhecimento inicitico, Jrme Souty, Terceiro Nome, So Paulo, 2011 (ed. francesa, Maisonneuve & Larose, Paris, 2007).

O Candombl na Bahia: rito nag, Roger Bastide - (Ttulo original: Le candombl de Bahia: rite nag). So Paulo; Companhia das Letras, 2001.

Os Candombls de So Paulo, Reginaldo Prandi - Editora Hicitec, USP, So Paulo, 1991 ISBN 85-271-0150-0 ISBN 85-314-0034-1 (EDUSP)

O que Candombl (Coleo Primeiros Passos), autor: Joo Carmo - Brasiliense, So Paulo Xir! O modo de crer e de viver do candombl, Rita Amaral, Pallas, Rio de Janeiro, 2002. Cantar para subir - um estudo antropolgico da msica ritual no candombl paulista, Rita Amaral, Vagner Gonalves da Silva

As guas de Oxal - won omi sl, Jos Beniste - Bertrand, 2002 ISBN 85-286-0965-0 Ancestralidade Africana no Brasil, Mestre Didi - SECNEB, Salvador, 1997 Le double et la mtamorphose, Monique Augras, Mridiens klincksieck, Paris, 1992. Anexo:Lista de livros com tema afro-brasileiro

[editar]Temas

polmicos

Luta contra o preconceito[17], racismo e discriminao religiosa. Manuel Raimundo Querino foi um abolicionista ferrenho, lutou contra s perseguies existentes aos praticantes das religies afro-brasileiras que eram rotuladas de religies brbaras e pags. Procpio de Ogum teve o seu reconhecimento por ter participado da legitimao da religio do candombl, durante a perseguio sreligies afro-brasileiras promovida pelas autoridades do Estado Novo. Nesse perodo, o Il Ogunj foi invadido pela polcia baiana, sob a superviso do famoso delegado Pedrito Gordo. Procpio foi preso e espancado. O jornalista Antnio Monteiro foi uma das pessoas que ajudou na libertao de Procpio. Tal acontecimento - caso Pedrito - registrou o nome de Procpio na histria popular baiana, chegando mesmo a fazer parte de uma letra de samba-de-roda:

No gosto de candombl que festa de feiticeiro quando a cabea me de serei um dos primeiros Procpio tava na sala esperando santo cheg quando chegou seu Pedrito Procpio passa pra c Galinha tem fora naza o galo no esporo Procpio no candombl Pedrito no faco. Acabe com este santo Pedrito vem a l vem cantando ca cabieci O Jornal da Bahia, de 3 de maio de 1855, faz aluso a uma reunio na casa Il Iy nass: "Foram presos e colocados disposio da polcia Cristvo Francisco Tavares, africano emancipado, Maria Salom, Joana Francisca, Leopoldina Maria da Conceio, Escolstica Maria da Conceio, crioulos livres; os escravos Rodolfo Arajo S Barreto, mulato; Melnio, crioulo, e as africanas Maria

(Alvarenga,
1946, p. 200).

Pierre Verger.

Tereza, Benedita, Silvana que estavam no local chamado Engenho Velho, numa reunio que chamavam de candombl".

Braslia - Ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial para Polticas de Promoo da Igualdade Racial, com a Baiana Me de Santo Raida, naConferncia Regional das Amricas.

A intolerncia e a perseguio s religies afro-brasileiras continua at os dias atuais, aLiberdade religiosa constante da Constituio Brasileira nem sempre respeitada.

Cultura yoruba Palestra de Juarez Tadeu de Paula Xavier[18]

Abdias do Nascimento conta em uma entrevista concedida ao Portal Afro: "Os cultos afrobrasileiros eram uma questo de polcia. Dava cadeia. At hoje, nos museus da polcia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. So peas que provavam a suposta deliquncia ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabea por ter sua prpria crena, seus prprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles no podiam aceitar isso." Homossexualidade A homossexualidade est presente na maioria das religies, porm oculta, indiscutivelmente abafada e muitas vezes negada pelos ditos ex-homossexuais. No Candombl a homossexualidade amplamente aceita e discutida nos dias atuais, mas j teve um perodo que homens e homossexuais no podiam ser iniciados como rodantes (termo usado para pessoas que entram em transe), no era permitido em festas que um homem danasse na roda de candombl mesmo que estivesse em transe.

O mais famoso e revolucionrio homossexual do candombl foi sem dvida Joozinho da Gomia, que afrontou as matriarcas e ocupou seu espao tornando-se conhecido internacionalmente. Tiveram muitos outros, mas nenhum conseguiu suplant-lo em ousadia epopularidade. Interrupo da gravidez Nas religies afro-brasileiras que na maioria so religies derivadas das religies tribais africanas, so contra o aborto e um dos motivos o religioso, o africano v o filho como a continuao da prpria vida, filho o bem mais precioso que o homem africano possa ter, em consequncia disso, foram trazidos para o Brasil alguns conceitos.

No conceito social: Amparam e orientam adolescentes e mulheres grvidas. No conceito religioso: Oxum quem rege o processo de fecundidade, cuida do embrio, evita o aborto espontneo, no aprova o aborto provocado, mantm a criana viva e sadia na barriga da me at o nascimento. Uma mulher quando no consegueengravidar, recorre Oxum.

No conceito jurdico: S aprova a interrupo da gravidez, nos casos previstos em lei.

Mas como em toda religio, quando acontece uma gravidez indesejada, muitas mulheres procuram solues alternativas fora dosTerreiros, como: chs, remdios e at mesmo clnicas de aborto. Em virtude do grande nmero de abortos clandestinos que so feitos e as inmeras mortes ocorridas, algumas pessoas esto lutando por essas causas relacionadas s mulheres.

Leila Linhares Barsted, (advogada) atua na Comisso Estadual de Segurana da Mulher, que monitora e pressiona o governo em aes como manuteno de abrigos para vtimas de violncia e delegacias especializadas.

Maria Jos de Oliveira Arajo (mdica) comandou o setor de sade da mulher da Prefeitura de So Paulo e implementou, pela primeira vez no pas, o servio de aborto em hospitais pblicos para os casos previstos em Lei.

Silvia Pimentel, (advogada) em janeiro de 2005, assumiu o cargo de vicepresidente da mais alta instncia de defesa dos direitos da mulher, o Comit Cedaw da ONU.

Sacrifcio no candombl

Projeto de lei acende debate sobre direito animal - para comparao ver discusso:Abatedouro.

[editar]Mudana

de hbitos e costumes

As casas de candombl so frequentadas e habitadas por um nmero varivel de pessoas, pode variar de 20 a 300 pessoas dependendo do tamanho da casa e da ocasio ou do evento. Fora do perodo de festas na casa s ficam as pessoas residentes, mas nas obrigaes e festas alm dos residentes viro os outros filhos-de-santo da casa, os visitantes e convidados. Quanto maior o nmero de pessoas, maior ser a preocupao com a higiene e alimentao. Os animais so abatidos pelo Axogum e limpos, ascomidas so preparadas sempre sob a vigilncia da Iyabass encarregada da cozinha e responsvel pela qualidade dos alimentos tanto para os Orixs como para as pessoas. A maior preocupao nas casas de candombl e das outras religies afrobrasileiras sempre foi com as doenas infecciosasprincipalmente a tuberculose e hepatite, por serem transmissveis atravs de copos e talheres, por esse motivo cada filho da casa deve ter seu prato e caneca identificados, iyawos durante o perodo de recolhimento no usam talheres s passam a us-los depois da cada de quel. A higiene com pratos, talheres e copos sempre foi constante. Nos tempos modernos quando j existem os materiais descartveis ficou um pouco mais fcil de lidar com o problema. Com o surgimento de novas doenas como HIV ou Aids[19] muitos hbitos e costumes do candombl tiveram que ser mudados.[20] Nainiciao os Iyawos tinham suas cabeas raspadas e curas feitas por uma nica navalha que a Iyalorix recebia de sua me-de-santoquando da posse do cargo, isso passou a ser feito com mais cuidado, adotando-se navalhas individuais ou descartveis. Um dos maiores problemas enfrentados nas casas de candombl tem sido com a dengue, principalmente nas regies onde os focos do mosquito esto sendo combatidos. Os potes de ab (infuso de folhas sagradas) foram esvaziados para evitar possvel proliferao do mosquito, os banhos so preparados com gua e folhas frescas e usados imediatamente. A presena de crianas durante as festas de candombl tem sido foco de discusses nos terreiros da Bahia, aps a proibio feita pela Federao Baiana do Culto Afro-Brasileiro.[21]

Referncias
1. 2. L'animisme au Bnin Identidade tambm nas religies

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Candombl e Umbanda no mercado religioso Prof.Reginaldo Prandi Mama Tchamba Mami Wata A origem da palavra Jeje As duas africanidades estabelecidas no Par Festivais da Mitologia e Religio Yoruba Religies africanas so monotesta

10. Negritude e Experincia de Deus por Josuel dos Santos Boaventura *Teocomunicao, Porto Alegre, v. 37, n. 156, p. 203-222, jun. 2007 11. Bantus no Brasil 12. O Culto de If e UNESCO 13. Vodoun 14. Mitologia Bantu 15. Me Stella: "Candombl no brincadeira" por Claudio Leal 16. Casa de Iemanj 17. Preconceito ainda marca religies afro 18. Cultura yoruba 19. AIDS: O que e como evit-la 20. Pais-de-santo querem evitar Aids em candombl da Bahia 21. Crianas no candombl

[editar]Ver

tambm

Anda mungkin juga menyukai