Anda di halaman 1dari 3

1. H duas naturezas separadas ou misturadas na pessoa de Jesus Cristo?

Esta uma questo de sua importncia para a compreenso do ministrio de Cristo na terra. Afirmar que Cristo, ao se encarnar passou a ter duas naturezas separadas (divino/humana), ou ento afirmar que o divino e o humano foram misturados na encarnao, estamos negando a divindade de Cristo ou ento a Sua humanidade. A questo que necessita ser entendida, que Cristo totalmente humano, bem como totalmente divino. Cristo ps de lado Suas vestes reais, Sua real coroa, Seu alto comando, e revestiu de humanidade a Sua divindade... (I ME., p. 243). Cristo foi um homem real. (I ME, p. 244). Sob hiptese alguma podemos afirmar que Cristo no foi um homem. Ele tomou sobre Si a natureza humana, natureza inferior Sua natureza celestial... Cristo no fingiu assumir a natureza humana; Ele de fato a tomou sobre Si. Em realidade possui a natureza humana. (I ME, 246-247). Antes que o mundo fosse feito, estava combinado que a divindade de Cristo fosse envolta na humanidade. Corpo Me preparaste, diz Cristo. Hebreus 10:5. (I ME. p. 250). Dessa forma, Cristo era tanto divino como humano. Assumindo a humanidade, Cristo tomou a parte de todo ser humano. Era Ele a Cabaa da humanidade. Ser divino e humano, com Seu longo brao humano podia enlaar a humanidade, enquanto com Seu brao divino podia alcanar o trono do Infinito. (I ME, p. 252). A humanidade de Cristo estava unida Sua divindade. (DNT, p. 123).

2. Jesus no pecou devido Sua divindade, Sua natureza pr-adnica ou Sua perseverante comunho com o Pai?
Com os mesmos recursos que o homem pode alcanar, resistiu s tentaes de Satans, como o homem tem de a elas resistir.. (I ME., p. 252). Tomando sobre Si a natureza humana em seu estado decado, Cristo no participou, no mnimo que fosse, do seu pecado. (I ME., p. 256). Cristo, no ermo deserto, no Se achava em posio to favorvel para resistir s tentaes de Satans, como Ado quando foi tentado no den. O Filho de Deus humilhou-se e tomou a natureza humana, depois de haver a raa vagueado quatro mil anos fora do den e de seu estado original de pureza e retido. (I ME., p. 267). Cristo, no deserto da tentao, ficou no lugar de Ado para suportar a prova a que ele deixou de resistir. (I ME. p. 267). Ado achava-se rodeado de tudo que seu corao pudesse desejar. Supridas estavam todas as suas necessidades. No havia no glorioso den pecado nem sinais de degenerescncia. ... Em contraste se acha o segundo Ado, ao adentrar o sombrio deserto para, sozinho, lutar com Satans! Desde a queda o gnero humano estivera a decrescer em tamanho e fora fsica, baixando mais e mais na escala do valor moral, at o advento de Cristo terra. (I ME. 268). Com a finalidade de fazer Cristo utilizar-se de Sua divindade para vencer o pecado e as tentaes, Satans tentou induzir a Cristo a realizar um milagre em Seu

favor, tranformando as pedras em pes, mas Cristo s operou milagres em benefcio da humanidade sofredora. (I ME. 274-275). O homem caido, quando levado a apuros, no teria o poder de operar milagres em seu benefcio, a fim de poupar-se dor ou angstia, ou para alcanar a vitria sobre os inimigos. Jesus foi tentado em tudo. Poderia, se o desejasse, utilizar-se de sua divindade para afastar de Si o tentador. Para cada tentao, porm, tinha uma nica resposta: Est Escrito. ... O temor do Senhor a sabedoria, e o apartar-se do mal a inteligncia. J 28:28. (DNT., p. 88,89). Unicamente pela palavra de Deus pde resistir a tentao. ... Toda promessa da Palavra de Deus nos pertence. De tudo que sai da boca de Deus havemos de vivier... Escondi a Tua Palavra no meu corao, diz o Salmista, para eu no pecar contra Ti. Pela Palavra dos Teus lbios me guardei das veredas do destruidor. (Sal. 119:11; 17:4). Num estudo do Esprito de Profecia, podemos destacar 4 segredos da vitria de Cristo em face da tentao: 1. Jesus venceu pela Palavra - Ver citao acima; 2. Cristo venceu pela Orao - Como uma pessoa identificado conosco, participante de nossas necessidades e fraquezas, dependia inteiramente de Deus e no lugar de Orao, buscava fora divina, a fim de poder sair escudado para o dever e aprovao. (DTN, p. 269). 3. Cristo venceu por Sua confiana em Seu Pai - Confiava no poder de Seu Pai. Foi pela f, f no amor e cuidado de Deus que Jesus repousou, e o poder que imps silncio tempestade, foi o poder de Deus. (DTN., p. 249). ... pela f saiu Cristo vitorioso. (DTN., p. 563, 564). 4. Cristo venceu pela presena interior e graa do Esprito Santo - A humanidade de Cristo estava unida divindade, estava habilitado para o conflito, mediante a presena interior do Esprito Santo... Deus nos toma a mo da f e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeio de carter. (DTN., p. 87).

3. A Divindade de Jesus interfere ou anula a Sua Humanidade?


Esta uma pergunta que gira em torno de grande polmica. Quando passamos a indagar que a Divindade interferiu ou anulou a Sua Humanidade, caimos na heresia do Apolinarianismo, que nega a existncia de um mente humana em Cristo, a qual teria sido substituda pela ao da Divindade do Verbo. Quando Jesus tomou a natureza humana e se tornou semelhante ao homem, possua todo o organismo humano. Suas necessidades eram as necessidades de um homem. (SDABC, v. 5, p. 1130). Enquanto Ele trabalhava, na infncia e na mocidade, iam-se-lhe desenvolvendo a mente e o corpo. (L.A. p. 290). Podemos notar esse aspecto humano, claramente nas palavras de S. Lucas: E crescia Jesus em sabedoria, em estatura em graa para com Deus e os homens. (Lc. 2:52). No existia nenhuma discrepncia entre as duas naturezas. ... a divindade e a humanidade achavam-se misteriosamente combinadas, e o homem e Deus

tornaram-se um. (F pela qual Eu Vivo, p. 48). O Ato de Jesus Cristo em assumir a natureza humana, foi um ato de amor. Por quatro mil anos estivera a raa a decrescer em foras fsicas, vigor mental e valor moral; e Cristo tomou sobre si as fraquezas da humanidade degenerada, mas nosso Salvador revestiu-se da humanidade com todas as contingncias da mesma... (DTN. p. 82) Tomando sobre si a natureza humana em seu estgio decado, Cristo... era sujeito as debilidades, fraquezas que atribulam o homem. (I ME., p. 256). Portanto, a divindade de Cristo no interferiu, nem anulou a sua humanidade, pois como homem Ele: 1. 2. 3. 4. Sentiu fome (Mat. 4:2) Teve sede (Jo. 19:28) Medo (Mat. 26:39) Passou pela morte (Luc. 23:46)

Admitir de alguma forma que a divindade interferiu na natureza humana de Cristo, seria dizer de alguma maneira que a divindade ajudou a humanidade, ou interferiu, pois como homem o sacrifcio no seria completo. Com Deus, Ele velou Sua divindade e provou desta maneira, em envlucro humano, que o homem capaz de vencer mediante sua comunho com o Pai.

4. A Humanidade de Jesus anula ou interfere a Sua Divindade?


A humanidade de Jesus nem anula nem interfere em Sua divindade, pois foi o plano da Trindade que a divindade fosse envolta na humanidade. Cristo foi designado para o cargo de mediador da criao de Deus, destinado desde a eternidade a ser nosso substituto e penhor. Antes que o mundo fosse feito, estava combinado que a divindade de Cristo fosse envolta na humanidade Hebreus 10:5.. (I. ME., p. 250). Cristo no fingiu assumir a natureza humana. Ele de fato a tomou sobre Si. (I. ME., p. 247). - Hebreus 2:14; 3:3. Mais ao mesmo tempo que a palavra de Deus fala da humanidade de Cristo fala ela positivamente de Sua divindade e pr-existncia. (I. ME., p. 247). Cristo era Deus essencialmente e no mais alto sentido. (I ME. p. 247). Assumindo a humanidade, Cristo tomou a parte de todo o ser humano... ser divino e humano. Com Seu longo brao humamo, podia enlaar a humanidade, enquanto com o Seu brao divino podia alcanar o trono do Infinito. (I ME. p. 252). Estas qualificaes s se encontram em Cristo revestido de humanidade a Sua divindade. Veio Ele terra para ser chamado Filho do Homem e Filho de Deus. (I ME. p. 257). Sendo assim no somos, nem apoiamos o eutiquianismo, nestorianismo, e consubstancialidade, ou seja, Cristo completamente homem e completamente Deus. O Verbo se fez carne e habitou no meio de ns... (Jo. 1:1).

Anda mungkin juga menyukai