Anda di halaman 1dari 65

Sobre Canteiros de Obras

Ivan King

Canteiros de Obras

O canteiro de obras pode ser definido como o local destinado execuo dos trabalhos do ambiente da obra e instalao dos equipamentos e ferramentas necessrias para a execuo destes trabalhos. Projetar o canteiro , basicamente, definir a posio de cada elemento considerando a fase da obra, periculosidade e prioridades para que exista um melhor aproveitamento do tempo e do espao no canteiro. Entretanto, existem diversos fatores intervenientes que tornam o processo extremamente complexo e dinmico.

Canteiros de Obras

O canteiro de obras pode ser entendido como: Norma Regulamentadora 18 (NR-18): a rea de trabalho fixa e temporria, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo de uma obra (BRASIL, 1997); Norma Brasileira NB-1367: conjunto de reas destinadas execuo e apoio dos trabalhos da indstria da construo, dividindo-se em reas operacionais e reas de vivncia (ABNT, 1991).

Canteiros de Obras

O canteiro de obras uma estrutura mutvel com o desenvolver da obra. Enquanto a obra vai sendo executada, o mesmo assume caractersticas e formas especiais. Desta forma, o canteiro de obras pode ser classificado em funo dos momentos de execuo como:
Inicial; Risco mximo de operrios no canteiro; Encerramento da obra.

Canteiros de Obras

A fase Inicial aquela da execuo da infraestrutura e estrutura at a desforma da laje do trreo. Esta fase envolve as dificuldades da locao das instalaes provisrias e o estabelecimento de reas para carga e descarga dos materiais; Risco mximo: conforme o avano na execuo da obra, haver um momento em que as instalaes do layout inicial no atendero s necessidades dos trabalhadores do canteiro, precisando, por isso, a transferncia de local ou a ampliao da rea de vivncia;

Canteiros de Obras

Como o trmino da obra necessita do trabalho do engenheiro em tempo integral, importante definir antecipadamente as solues que sero adotadas nesta fase. As instalaes provisrias devero ser transferidas para reas j finalizadas do edifcio para que se processe os servios de acabamento. As fases de organizao do canteiro tambm podem variar em funo da estratgia de execuo adotada.

Canteiros de Obras Tome-se como exemplo, o caso da execuo da torre de um edifcio, seguida pela execuo pela periferia (subsolo e trreo). Normalmente, as instalaes e centrais de produo localizam-se na periferia quando est em execuo a torre do edifcio. Quando da execuo da periferia, so depois transferidas para reas de subsolo e trreo sob a projeo da torre. Outra informao importante diz respeito contratao de empresas subempreiteiras. Dependendo do tipo de servio, poder ser necessria a destinao de um almoxarifado especfico.

Canteiros de Obras Tambm as informaes sobre fluxos e armazenagem de materiais, bem como fluxo e instalao de equipamentos, deve ser antecipadamente conhecida para que sejam minimizadas as interferncias e melhorada a produtividade e segurana no canteiro. Devem ser identificados os diversos tipos de instalaes que precisam ser construdas para que o canteiro de obras seja um local de trabalho adequado e que proporcione condies para a execuo da obra. Dessa forma, verifica-se que so necessrias diversas informaes tcnicas, gerenciais, prescries legais, entre outras, para a correta concepo do projeto do canteiro de obras.

Canteiros de Obras

O planejamento do canteiro de obras que aqui apresentaremos considera o sistema construtivo, a trajetria de execuo da obra e as instalaes operacionais para o projeto do canteiro. Busca ainda ter conhecimento sobre os fornecedores, programando e controlando a contratao de servios e equipamentos, assim como o tempo de resposta das empresas a serem contratadas.

Canteiros de Obras Quando as obras so de grande porte, deve-se atentar disponibilidade de reas para centrais de produo. J em obras menores ou com espaos limitados, no possvel a disponibilizao de reas para centrais, fazendo com que seja preferencialmente utilizada a tcnica de Just In Time e que sejam programadas reas para recebimento e estocagem de materiais. No incio do planejamento necessrio definir o cronograma da obra, destacando as principais atividades e definindo quais os equipamentos de transporte vertical a serem utilizados assim como o seu posicionamento. O ponto de partida a definio dos pontos de entrada e sada da obra.

Canteiros de Obras

A seguir deve-se identificar as reas que devero existir no layout (almoxarifado, sala de engenharia, sanitrios, stand de vendas, entre outros). Devem ser estimadas as reas em metros quadrados para a implantao dos ambientes: o almoxarifado, de acordo com a programao de entrega prevista dos materiais; o escritrio de empreiteiros, de acordo com o incio das atividades; o refeitrio, vestirio e sanitrios, de acordo com o nmero mdio de pessoal previsto na obra.

Canteiros de Obras

A prxima etapa identificar as diferentes situaes em que haver condies distintas das instalaes provisrias da obra. As trs etapas identificadas so: o incio da obra; estrutura e vedaes internas; fachadas e acabamentos. Cada uma dessas fases pode ser descrita da seguinte forma:

Canteiros de Obras Primeiro cenrio da obra: o incio da obra e engloba os servios de escavaes, parede diafragma, conteno de perfis, entre outros. Aqui so definidas as instalaes de administrao, refeitrio, almoxarifado e sanitrio. A locao de tais reas deve ser feita observando-se as interfaces com movimentao de equipamentos, terra, entre outros. Pode ser estudada a possibilidade de instalaes suspensas (sobre estrutura metlica ou de madeira). A opo mais usual o uso de contineres metlicos.

Canteiros de Obras Segundo cenrio da obra: engloba todos os servios de estrutura e de vedaes internas. Nesta fase necessrio compatibilizar o posicionamento de centrais de frma e armao com os equipamentos de transporte e acesso da obra. Alguns cuidados especiais devem ser tomados e, entre eles, pode-se citar: a organizao do canteiro no deve obstruir a montagem de nenhum pavimento a ser executado; deve-se prever cobertura na rea de armao e produo de frmas; permitir a descarga de materiais com a grua; reposicionamento de reas de armazenamento e centrais assim que possvel sob a regio da estrutura; utilizao de reforos estruturais.

Canteiros de Obras

As opes de reas de vivncia (administrao, refeitrio, entre outros) podem ser redefinidas, conforme a necessidade. As opes usualmente utilizadas para esta etapa so um misto de contineres metlicos e instalaes pr-fabricadas. Terceiro cenrio da obra: composto pelo restante da obra (obra fina e finalizaes) e ocorre internamente estrutura. As instalaes de administrao da obra podem ser feitas nas reas definitivas do empreendimento.

Canteiros de Obras Para o almoxarifado/escritrio de fornecedores, dever ser estudado o fluxo de reas conforme o incio das principais atividades, devendo ser mantido espao suficiente para as acomodaes de todos os materiais. O almoxarifado pode ser tambm flexvel na composio das reas durante o transcorrer da obra. Tendo-se estes trs cenrios desenvolvidos, deve-se equalizar e ajustar os itens necessrios de forma a se tirar as interferncias com base predominante nos seguintes itens: posicionamento de acessos; posicionamento de equipamentos de carga; posicionamento de reas diversas.

Canteiros de Obras

Apesar de toda a sistematizao e orientao aos engenheiros de obra, ainda so encontrados diversos problemas de segurana em canteiros de obra, tais como: falta de participao no projeto, implantao e planejamento da obra; falta de qualificao da mo-de-obra; prazos de construo reduzidos; alta rotatividade da mo-de-obra; solues improvisadas e falta de sistemas completos de construo.

Canteiros de Obras

Observa-se que grande parte dessas dificuldades causada por problemas gerenciais e contingncias histricas do setor da construo civil. Dever-se- sempre buscar a colocao das diretrizes de projeto do canteiro como uma filosofia gerencial de organizao do espao de trabalho.

Canteiros de Obras

Instalaes Provisrias: As obras mostradas apresentam diferentes tipos de instalaes provisrias, indo desde a utilizao de contineres utilizao de alvenaria. A obra que denominamos 5 optou pelo uso das instalaes em contineres contratados de uma empresa especializada e a utilizao de determinados cmodos da obra em construo. A obra 2, por sua vez, utiliza barraco construdo em madeira.

Canteiros de Obras

Neste caso ocorreu a fixao dos painis utilizando-se pregos, mas segundo informaes da obra os painis ainda poderiam ser reutilizados. Na obra 3 ocorreu um misto entre a utilizao de continer, construo de madeira (almoxarifado), uma rea simplesmente coberta com telhas de fibrocimento e utilizao do 2 subsolo.

Canteiros de Obras

Obra 5:

Canteiros de Obras

Barraco da obra 2:

Canteiros de Obras

Obra 3:

Canteiros de Obras

O Almoxarifado deve ficar bem posicionado na obra e bem organizado.

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

O escritrio da obra deve ser bem localizado, limpo, com os documentos organizados em arquivos e contando ainda um microcomputador.

Canteiros de Obras

De acordo com a definio da NR-18 (SEGURANA..., 2003), as reas de vivncia (refeitrio, vestirio, rea de lazer, alojamentos e banheiros) so reas destinadas a suprir as necessidades bsicas humanas de alimentao, higiene, descanso, lazer e convivncia, devendo ficar fisicamente separadas das reas laborais. Esta norma tambm exige, tendo em vista as condies de higiene e salubridade, que estas reas no sejam localizadas em subsolos ou pores de edificaes.

Canteiros de Obras

J as reas de apoio (almoxarifado, escritrio, guarita ou portaria e planto de vendas) compreendem aquelas instalaes que desempenham funes de apoio produo, abrigando funcionrio(s) durante a maior parte ou durante todo o perodo da jornada diria de trabalho, ao contrrio do que ocorre nas reas de vivncia, as quais s so ocupadas em horrios especficos. Vamos apresentar algumas diretrizes para o planejamento do layout e da logstica de cada uma das instalaes que compem as reas de vivncia e de apoio de um canteiro.

Canteiros de Obras

Considerando a inexistncia de norma que estabelea um critrio para dimensionamento de refeitrio, sugere-se o uso do parmetro 0,8 m2/pessoa. Este valor tem por base a experincia de diferentes empresas, considerando que os refeitrios dimensionados atravs dele demonstraram possuir rea suficiente para abrigar todos os funcionrios previstos, no se detectando reclamaes.

Canteiros de Obras Existem duas exigncias bsicas para definir a localizao do refeitrio. A primeira, comum as demais reas de vivncia, a proibio de sua localizao em subsolos ou pores (NR-18). A segunda exigncia a inexistncia de ligao direta com as instalaes sanitrias, ou seja, no possuir portas ou janelas em comum com tais instalaes. A segunda exigncia no implica necessariamente em posicionar o refeitrio afastado dos banheiros, visto que a proximidade desejvel para facilitar a utilizao dos lavatrios destes.

Canteiros de Obras

O refeitrio da obra tambm deve ter uma boa organizao e um bom nmero de assentos, alm de melhor infraestrutura em termos de qualidade dos assentos e limpeza. Em geral, na grande maioria dos canteiros de obras no se observa tal organizao. Vejam os exemplos seguintes:

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras Instalaes Sanitrias so normalmente e indevidamente desconsideradas, o que uma ao totalmente incorreta, pois as ms condies sanitrias, alm de se apresentarem de forma desagradvel, podem ser focos de doenas. J existem instalaes sanitrias em contineres metlicos, que devem se apresentar sempre em boas condies, contendo as peas sanitrias em quantidade adequada imprescindvel que em canteiros de obras (e em demais locais de aglomerao provisria de pessoas, como festas populares, formaturas, carnaval, etc.) os sanitrios e banheiros no se apresentem em ms condies de higiene, com muita sujeira e poucas peas sanitrias, e com a quantidade adequada de lavatrios.

Canteiros de Obras A NR-18 apresenta critrios para o dimensionamento das instalaes hidrossanitrias, estabelecendo as seguintes propores e dimenses mnimas: (a) 1 lavatrio, 1 vaso sanitrio e 1 mictrio para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao; (b) 1 chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores ou frao; (c) o local destinado ao vaso sanitrio deve ter rea mnima de 1,0 m2; (d) a rea mnima destinada aos chuveiros deve ter 0,80 m2; (e) nos mictrios tipo calha, cada segmento de 0,60 m deve corresponder a um mictrio tipo cuba.

Canteiros de Obras reas de Lazer Em obras geralmente no destinado local exclusivo e adequado para a recreao e/ou descanso dos funcionrios. Mas a rea de lazer pode ser implementada de vrias formas, sendo recomendvel uma consulta prvia aos trabalhadores acerca de suas preferncias. Contudo, as caractersticas do canteiro podem restringir ou ampliar a gama de opes. Em caso de um canteiro amplo, por exemplo, possvel ter-se um campo de futebol ou mesmo uma situao pouco comum, tal como um espao para cultivo de uma horta.

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Vestirio O vestirio tambm deve ser muito limpo e organizado, podendo ser utilizado um continer metlico com a ventilao / refrigerao (quando for o caso) adequada. Normalmente os vestirios so construdos em madeira. A NR-24 (SEGURANA..., 2003), que apresenta requisitos referentes as condies sanitrias e de conforto nos locais de trabalho, estabelece um parmetro de 1,5 m2/pessoa para dimensionamento de vestirios.

Canteiros de Obras

O vestirio deve estar localizado ao lado dos banheiros e o mais prximo possvel do porto de entrada e sada dos trabalhadores no canteiro. O requisito de proximidade com o porto de acesso de pessoal parte do pressuposto de que os EPI bsicos, comuns a todos os trabalhadores (capacetes e botinas), sejam guardados no vestirio.

Canteiros de Obras

Visto que esta instalao o primeiro local no qual os operrios dirigem-se ao chegar na obra e o ltimo local ocupado antes que os mesmos deixem a obra no final do expediente, desta forma assegura-se que apenas o percurso vestirio-porto seja realizado sem o uso de capacete e botina. Tendo em vista a segurana, tambm recomendvel criar-se uma ligao coberta entre o vestirio e o porto.

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Para a organizao de um canteiro de obras , deveremos seguir certas diretrizes que iro facilitar o nosso trabalho. Poderemos utilizar tabelas similares s que apresentamos a seguir, para facilitar nessa tarefa, que obviamente dever ser planejada com antecedncia ao incio da obra. Tcnicas tipo 5W1H(1) e 5S no podem nem devem ser deixadas de lado.

(1):(o que?, quem?, quando?, onde?, por que?, como?, quanto custa?)

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Um exemplo de cronograma de layout:

Canteiros de Obras

comum que exista entre os profissionais da construo civil a percepo de que canteiros de obra so locais destinados a serem sujos e desorganizados, caractersticas determinadas pela natureza do processo produtivo e pela baixa qualificao da mo-de-obra. Os diagnsticos realizados junto a canteiros de obra, confirmaram que, na maior parte destas obras, a desorganizao dos canteiros realmente confirma esta percepo.

Canteiros de Obras

Entretanto, algumas obras mostraram-se significativamente superiores s demais em termos de limpeza e organizao. A causa identificada para essa melhor situao foi a existncia, nestas empresas, de programas de envolvimento dos funcionrios gesto do canteiro. Tais programas, atravs de treinamento, colocao de metas, avaliao de desempenho e premiaes, conscientizavam e estimulavam os trabalhadores a manter a obra limpa e organizada.

Canteiros de Obras Estes programas tm como base os princpios dos programas 5S, os quais visam a criar nas organizaes um ambiente propcio a implantao de programas de qualidade, atravs do desenvolvimento de cinco prticas ou sensos nos indivduos: descarte (seiri), ordem (seiton), limpeza (seiso), asseio (seiketsu) e disciplina (shitsuke). A primeira prtica, o descarte, tem como princpio identificar materiais ou objetos que so desnecessrios no local de trabalho e encaminh-los ao descarte, retirando-os do canteiro de obras. Alm de liberar reas do canteiro, o descarte pode resultar em benefcios financeiros atravs da venda dos materiais.

Canteiros de Obras

A segunda prtica, a organizao, visa a estabelecer lugares certos para todos os objetos, diminuindo o tempo de busca pelos mesmos. A implementao da prtica pode se dar atravs de comunicao visual e padronizao. A definio de lugares certos para cada documento no escritrio, o etiquetamento de prateleiras de materiais no almoxarifado ou o uso de uma cor diferente nos capacetes dos visitantes, so exemplos de prticas adotadas.

Canteiros de Obras A terceira prtica, a limpeza, visa a, alm de tornar mais agradvel o ambiente de trabalho, melhorar a imagem da empresa perante clientes e funcionrios e facilitar a manuteno dos equipamentos e ferramentas. Um local mais limpo mais transparente, permitindo a identificao visual de problemas e facilitando o acesso aos equipamentos. A quarta prtica, o asseio, tem como objetivos conscientizar os trabalhadores acerca da importncia de manter a higiene individual, assim como de manter condies ambientais satisfatrias de trabalho, tais como os nveis de rudo, iluminao e de temperatura.

Canteiros de Obras A ltima prtica, a da disciplina, visa a desenvolver a responsabilidade individual e a iniciativa dos trabalhadores, podendo ser desenvolvida atravs do treinamento. Esta prtica pode ser medida, por exemplo, atravs dos nveis de utilizao dos equipamentos de proteo individual (EPI). Diversas empresas de construo tm implantado programas de manuteno da organizao dos canteiros com base nestes princpios, porm em muitos casos sem a utilizao do termo 5S ( comum o programa SOL - segurana, organizao e limpeza) e sem um estudo mais aprofundado de suas recomendaes de implantao, o que tem limitado sua eficincia.

Canteiros de Obras Tratando especificamente da aplicao do programa 5S organizao dos canteiros, sugerem-se as seguintes diretrizes para implantao: Definir critrios objetivos de avaliao: devem ser listados os itens do canteiro a serem avaliados e estabelecidos os critrios de avaliao para cada item. Na avaliao da limpeza do canteiro, por exemplo, poderia ser utilizado um checklist semelhante ao apresentado na figura a seguir. Deve ser observado que os critrios de avaliao devem ser alterados na medida em que j estiverem incorporados rotina do canteiro, sendo substitudos por critrios novos ou mais exigentes.

Canteiros de Obras

Canteiros de Obras

Considerando que os resultados da avaliao de diferentes itens devem ser expressos sob uma unidade comum de medida, a nota atribuda ao item limpeza com base na aplicao do checklist pode ser enquadrada em faixas de desempenho, representadas por cores, conforme o exemplo abaixo:
nota de 0 5 = faixa vermelha nota de 5,1 8,0 = faixa amarela nota de 8,1 10,0 = faixa verde

Canteiros de Obras

Estabelecer avaliadores e periodicidade de avaliao: A avaliao no deve ser feita unicamente por algum diretamente interessado no seu resultado, tal como o mestre, os operrios ou o engenheiro da obra. Assim, recomendvel que alm da participao de membros internos obra, exista tambm um avaliador externo, representado, por exemplo, por outro engenheiro da empresa ou um consultor. Quanto periodicidade de avaliao, a prtica mais comum a avaliao semanal, podendo ou no ter dia e horrio prfixados. O fato de no haver um dia preestabelecido normalmente vantajoso, uma vez que evita a organizao circunstancial do canteiro.

Canteiros de Obras

Estabelecer sistema de premiao: Devem ser tomados alguns cuidados na definio da premiao, uma vez que a mesma constitui importante fator de motivao dos funcionrios envolvidos no programa. Inicialmente, deve-se estabelecer se a premiao (e no a avaliao) ser individual ou coletiva. Recomenda-se que a definio da premiao seja feita em conjunto com os trabalhadores, podendo ser alterada no decorrer do tempo.

Canteiros de Obras

Outro assunto importante o estabelecimento do patamar de desempenho necessrio para receber a premiao. Nesse sentido, sugere-se a definio de um limite mnimo de desempenho, acima do qual todas as obras da empresa sero premiadas, mesmo que alguma obra se sobressaia sobre as demais. Um sistema de concorrncia entre obras poderia ser utilizado paralelamente a este, dando um prmio adicional para a melhor obra.

Canteiros de Obras

Contudo, o uso exclusivo do sistema de concorrncia no recomendvel, j que poderia ocorrer favorecimento de obras com determinadas caractersticas ou fases de execuo mais fceis de serem gerenciadas. Forma de expressar os resultados: Os itens e critrios de avaliao, assim como os resultados da mesma, devem ser expressos no canteiro da forma mais transparente e objetiva possvel, de modo que todos os trabalhadores possam compreender seu significado.

Canteiros de Obras

As figuras a seguir apresentam dois exemplos de quadros com resultados de avaliao de canteiros. O quadro a apresenta os resultados atravs de notas e grficos de barras, enquanto que o quadro b, de mais fcil compreenso, apresenta os resultados atravs de faixas de desempenhos, representadas por cartes coloridos.

Canteiros de Obras

Quadro a:

Canteiros de Obras

Quadro b

Canteiros de Obras

Referncias:

PLANEJAMENTO DE CANTEIROS DE OBRA E GESTO DE PROCESSOS, Tarcisio Abreu Saurin e Carlos Torres Formoso, Porto Alegre 2006 ANLISE DA ORGANIZAO DE CANTEIROS DE OBRAS, Igor L. Oliveira e Sheyla M. B. Serra, no XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construdo ENTAC, 2006.

Fim da parte 4. Muito Obrigado!

Anda mungkin juga menyukai