Anda di halaman 1dari 5

Neuropsicologia, uma mudana de paradigma A Neuropsicologia e o papel do neuropsiclogo Desde a antiguidade que se reconhece o interesse pela natureza da atividade

mental e sua localizao. Plato (420-347 a.C.) sustentava que a atividade racional estava situada no crebro. Galeno (129-199 d.C.) situou a atividade mental no lquido cefalorraquidiano contido nos ventrculos cerebrais. Gall (1758-1828), atravs da frenologia, desenvolveu um mapeamento das funes cerebrais a partir das protuberncias cranianas. Estas perspetivas carentes de cientificidade permitiram o despertar para estudo das reas cerebrais especializadas em determinadas funes cognitivas (Portellano, 2005). As Neurocincias apresentam uma abordagem multidisciplinar do estudo do sistema nervoso com objetivo de unificar o conhecimento dos processos neurobiolgicos e psicobiolgicos. Desta forma, a Neuropsicologia est inserida no mbito das Neurocincias orientadas para o estudo da relao entre o sistema nervoso e os processos cognitivos, assim como, determinados aspetos da conduta de uma pessoa saudvel ou com dano cerebral (Portellano, 2005). Lria (1981), indiscutivelmente uma das pedras angulares da Neuropsicologia contempornea, definiu a Neuropsicologia como uma rea da Psicologia cujo objetivo principal prende-se com estudo sobre os sistemas e processos cerebrais individuais em formas complexas de atividade mental. No seu entender, cada funo no era especfica de uma determinada rea, mas sim produto de um sistema funcional. Desta forma, uma zona do crebro pode estar implicada no desenvolvimento de diferentes funes cerebrais.

Outros autores como Mello (1996) e Gil (2002) defendem que a Neuropsicologia visa o estudo dos distrbios cognitivos, emocionais e comportamentais, bem como, o estudo dos distrbios de personalidade provocados por leses do crebro. Assim, a Neuropsicologia enquadra-se como campo integrador de diversas reas, constituindo um mtodo cientfico de investigao/avaliao/interveno muito mais apurado, atuando desde o diagnstico at estimulao/reabilitao de competncias e diversos distrbios cognitivos. Neste sentido, recorre a uma diversidade de provas ou procedimentos normalizados e programas empricos que permitem o estudo aprofundado de vrias funes cognitivas, emocionais e comportamentais (Gil, 2002). Atualmente, a Neuropsicologia tem uma margem de progresso assinalvel. As tcnicas de neuroimagem (funcional e estrutural) permitem novas descobertas e abrem caminho a novas investigaes. Somos seres sociais mas no estaremos ns presos a um mundo interior onde os neurotransmissores e sinapses imperam? O campo de atuao dos neuropsiclogos muito amplo, com interveno em diferentes contextos da sade, educao, social, ou relacionados com a investigao bsica e clnica do crebro. O neuropsiclogo dotado de um conjunto de aptides relacionadas com neurologia, fisiologia, anatomia, patologia do Sistema Nervoso Central (SNC) e comportamentalismo. Atravs da observao clnica e aplicao de provas especficas avalia as diferentes funes cognitivas e investiga os processos intelectuais com o objetivo de traar um perfil cognitivo e estudar a expresso das disfunes cerebrais sobre o comportamento. Portellano (2005) salienta que as competncias do neuropsiclogo podem resumir-se a: avaliao, interveno, preveno, investigao e orientao nas relaes de conduta-

crebro, tanto em indivduos sos como em indivduos que sofreram algum tipo de leso cerebral ou dfices associados a alteraes do desenvolvimento. Em qualquer contexto do mbito da Sade, o trabalho de equipas multidisciplinares permite um diagnstico e interveno mais ajustada real situao dos pacientes/utentes. Desta forma, o papel do neuropsiclogo j no negligenciado. O desempenho das suas funes permite obter dados sensveis e complementares aos exames de neuroimagem imprescindveis para a compreenso global do paciente, diagnstico diferencial, assim como, desenvolver programas de estimulao e reabilitao cognitiva. Por outro lado, tambm da sua competncia a orientao adequada do paciente/utente e familiares. Deve orientar a famlia e cuidadores na busca de solues para os problemas derivados do dano cerebral e determinar o grau de incapacidade produzido por leses no sistema nervoso central. Assim, torna-se evidente que a Neuropsicologia um campo de conhecimento para avaliao e interveno emergente, tanto para a Psicologia, quanto para as Neurocincias. Contribui de forma mpar para a compreenso do modo como entendemos e interagimos num mundo, interna e externamente, condicionado.

Estgio no mbito do Mestrado em Neuropsicologia Clnica Ao percorrer, pela primeira, vez os corredores desta entidade, Santa Casa da Misericrdia de Santo Tirso, vrias expetativas estavam geradas num processo criativo do desempenho de um papel enquanto neuropsiclogo estagirio. Todavia, o ser enquanto neuropsiclogo construiu-se com bases solidificadas nas necessidades de compreenso da situao pessoal, de entendimento sobre os dfices e transtornos existentes e, no receio da perda de qualidade de vida em cada utente.

O manancial de potencialidades trazidas por um profissional de Neuropsicologia permitiu a partilha de saberes de extrema relevncia para um correto conhecimento do historial, diagnstico e interveno nos utentes. Desta forma, a avaliao neuropsicolgica a utentes recm-admitidos, a utentes com suspeita de dfice cognitivo ou processo demencial, assim como, a execuo de um programa de estimulao efetuado a 22 utentes revelaram as competncias de investigao e interveno da Neuropsicologia. O nosso contributo proporcionou uma nova viso sobre como? e a quem? aplicar determinadas prticas ou tarefas. Hoje, os atelis de estimulao na Santa Casa da Misericrdia de Santo Tirso esto programados com mtodos e objetivos especficos. A diferenciao, entre perturbao psicolgica de ndole psiquitrica e dfices cognitivos ou processos demenciais de ndole neurolgica, ficou mais clara para os profissionais e tcnicos de sade. Na interao e acompanhamento neuropsicolgico dirio aos utentes permitiram, acima de tudo, entender que no podemos centrar o campo de ao na avaliao e interveno de dfices cognitivos. de extrema importncia no negligenciar as emoes e o humor, as relaes interpessoais e, em particular nos ambientes geritricos, os processos de luto e desejo passivo ou ativo de morte. O conhecimento holstico deve ser sempre um ponto de partida e chegada. Contudo, no que aos contedos tericos da Neuropsicologia diz respeito, ficou claro que qualquer diagnstico requer muita ponderao e reflexo. Qualquer comportamento est dependente de um emaranho de circuitos neuronais. Perceber a fonte de uma inpcia, disfuno ou alterao requer uma percia e conhecimentos tericos abrangentes.

Assim sendo, a Neuropsicologia apresenta-se como um instrumento das neurocincias que permite ajudar o indivduo a viver a vida como sinfonia in crescendo.

Referencias Bibliogrficas Gil, R. (2002). Neuropsicologia (2. ed.). So Paulo: Santos. Lria, A. (1981). Fundamentos de Neuropsicologia. So Paulo: EDUSP. Maia, L.; Correia, C.; Leite, R.(2009). Avaliao e Interveno NeuropsicolgicaEstudos de caso e instrumentos. Lisboa: Lidel. MELLO, C. (2006) . Neuropsicologia do Desenvolvimento: Conceitos e Abordagens. So Paulo: Menmon Edies Cientficas. Pea-Casanova, J., Fombuena, N. G. & Full, J.G. (2005). Tests Neuropsicologicos: Fundamentos para una neuropsicologia clnica basada en evidencias. Barcelona: Masson. Portellano, J. (2005). Introduccin a la Neuropsicologia. Madrid: McGRAW-HILL.

Anda mungkin juga menyukai