Anda di halaman 1dari 4

Tutorial sobre a manuteno dos TVs LCD LG 32LG30R e afins!

Fernando Jos Amigos, vou iniciar nesta edio uma srie de artigos que fazem parte de um TUTORIAL que estou desenvolvendo sobre uma determinada linha de TVs LCD da marca LG. Esta linha de TVs tem apresentado uma srie de problemas relacionados a falhas de funcionamento, na maioria associados a sua fonte de alimentao e espero que o assunto que hora inicio possa ajudar a vocs colegas na soluo de alguns problemas que possam surgir em suas oficinas! Tutorial sobre falhas nas fontes dos TVs LG de modelos 26, 32 e 37LG30 50 ou 80, 42 e 47LG30 e LG 42LG3000: As PSU (placa da fonte) desses equipamentos apresentam verses diferentes entre os vrios modelos e, assim sendo, devemos ter em mente que a soluo apresentada para uma determinada fonte pode no ser a mesma para outro, pois de um modelo para outro, teremos diversas verses diferentes: Abaixo temos uma relao dos cdigos encontrados nas PSU dependendo da verso utilizada: EAX40157601/17 = EAY40505202 REV 2.0 = EAY40505302 = EAY40505303 para 42LG30 50 e 70 e para as 47LG70. EAY5155150 para 32LG30 50 e 80R Na sequncia podemos ver alguns exemplos das placas encontradas em alguns dos modelos citados acima:

O maior problema para entender estas fontes justamente o problema de muitos dos TVs LCD, LCD LED e PLASMA, a falta do diagrama esquemtico da fonte. Os equipamentos da marca LG esto entre os de maior dificuldade na localizao de diagramas das fontes utilizadas em seus TVs. Como justamente, as citadas aqui no tm o seu diagrama disponvel, vamos fazer as anlises a partir de informaes tcnicas obtidas por mim mesmo em trabalhos de bancada, e por colegas de bancada ou dos fruns de debates tcnicos da internet. Encontramos duas falhas das mais comuns nestes modelos de TV: 1 O TV liga de forma aleatria. 2 O TV liga normal quando frio, mas se for desligado, s volta a ligar se for desligado da tomada e aguardarmos algum tempo para relig-lo. 3 O TV no liga. Os dois primeiros problemas tem origem na mesma regio da fonte, a PROTEO OVP! Embora tenhamos alguns relatos de colegas que dizem que o defeito destes TVs relativo alterao do valor hmico da malha de realimentao da tenso de referncia para o controle das tenses de sada da fonte, no encontrei nenhum relato confirmado de que estes equipamentos tenham sido encontrados com as tenses de sada da fonte alteradas. Pelo menos as que eu consertei no apresentavam alteraes nessas tenses e colegas como o Jayme Gonalves, tambm no, tendo ele inclusive, alguns modelos desses citados, consertados h mais de um ano, sem apresentarem nenhum tipo de problema. No quero dizer com isso, que este problema de alterao de tenses de sada no possa ocorrer, mas as estatsticas no comprovam isto!

Vamos comear pelo sintoma mais fcil de ser visto que quando o equipamento no liga em nenhuma circunstncia: Vamos tomar como base o modelo 42LG30R: No caso do TV no ligar, o primeiro passo ser checar a existncia ou no da tenso de 5VDC que a tenso gerada na fonte STAND BY e que deve existir a partir do momento em que o TV for ligado rede eltrica. bvio que caso no exista a tenso de 5VDC, temos um problema na fonte de STABD BY, que pode ser relativo ao seu START, gerador de PWM, chaveador ou ao FEEDBACK feito pelos FOTO ACOPLADORES. Neste equipamento recomendvel checar e se possvel substituir os FOTO ACOPLADORES, pois os mesmos podem apresentar falhas apenas quando alimentados e passarem em todos os testes estticos. Ser imperativo que independentemente do problema encontrado, sejam aplicadas as modificaes no R128 que deve ser alterado para 12K, o R110 para 220K e o C108 que deve ser mudado para 22nf. O valor do R128 pode ser alterado at os 15K para obtermos o melhor desempenho do TV sem que o mesmo venha a se desligar sem motivo aparente. Devemos verificar tambm se est presente tenso de 3,4VDC que a tenso responsvel pelo START geral da fonte, vinda da MAIN UNIT e a possvel existncia de RIPPLE no pino 12 do IC U102. Devem ser verificados tambm os capacitores C504 e 508 e substitudos C202, 206, 217 e 221.

Para simular a tenso de referncia vinda da MAIN UNIT para acionar a fonte em seu todo, utilize um resistor de 100 entre o 5VDC e o pino correspondente ao POWER ON no conector que interliga fonte MAIN UNIT. Este procedimento deve ser realizado com a MAIN UNIT desconectada da fonte e com a entrada de rede do TV, conectada a um sistema de lmpada srie, a fim de evitarmos possveis sustos ao acionar a fonte.

Observe que, mesmo no se tendo notcias confirmadas sobre a alterao nas tenses de sada da fonte, recomenda-se medir com um multmetro digital de boa preciso, os resistores da malha resistiva composta pelos R110 at 114 e, nesta linha, verifica-se tambm os capacitores C124 e 210. Na prxima edio, a segunda parte deste artigo! Encerro aqui agradecendo a todos que estiveram presentes no treinamento do ms de Agosto quando abordamos o tema INVERTER dos TVs LCD e LCD LED! Tivemos a expressiva presena de 72 alunos neste evento e naquela oportunidade tivemos a visita de um dos responsveis pela tradicional e famosa revenda de ferramentas e instrumentos de medio, a loja TRIDUAR que se localiza no final da Rua Repblica do Lbano no centro do Rio de Janeiro

Anda mungkin juga menyukai