Anda di halaman 1dari 4

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAO DA LEI 10.

639 NAS AULAS DE LNGUA INGLESA

Professora: Esp. Caroline Alves dos Santos Disciplina: Lngua Inglesa Instituio: Escola Municipal Barjas Negri; Teresina-Pi

1. INTRODUO

Face sugesto de um trabalho de interveno no sentido de implementao da Lei 10.639, a maioria das aulas da disciplina de Lngua Inglesa neste ano letivo de 2012, nas turmas de 6 e 7 anos da E. M. Barjas Negri foram planejadas com a insero de atividades onde pudessem ser abordados temas da Histria e Cultura Afrodescendente. Assim, professora das turmas procurou pesquisar textos e atividades com as quais fosse possvel a execuo do trabalho. Alm disso, o livro didtico da disciplina j apresenta textos e exerccios que permitem a leitura e discusso sobre o tema em sala de aula. Aqui ser apresentado o resumo de uma das unidades didticas trabalhadas numa das turmas de 6 ano referente ao 1 bimestre letivo de 2012. Os contedos e seus respectivos objetivos abordados na unidade foram: 1.INTRODUCTIONS, que aborda perguntas e repostas em Ingls sobre

apresentaes entre pessoas, cujas aulas tiveram como objetivos gerais a compreenso e produo de dilogos de apresentaes e informaes pessoais, bem como a possibilidade de conhecer personalidades afrodescendentes, tanto brasileiras quanto de outros pases, que tm importncia relevante nas manifestaes culturais, nacional e mundialmente; e 2.HOMELAND, que aborda o tema terra natal, no qual as aulas visavam o estudo dos nomes dos pases, nacionalidades e continentes em ingls, alm de conhecer um pouco da cultura e as bandeiras de diversos pases do continente africano, bem como de pases de outros continentes.

2. DESENVOLVIMENTO

As atividades do contedo 1.INTRODUCTIONS, foram planejadas de modo que os alunos pudessem ler, escrever e comentar suas informaes pessoais, bem como sobre personalidades afrodescendentes famosas nacional e/ou mundialmente, focando em algumas informaes pessoais especificasorientadas pela professorae na discusso sobre o que fez com que tais personalidades pudessem se tornar pessoas famosas.

Os alunos foram orientados a responderem exerccios com questes que deveriam ser preenchidas com informaes pessoais de alguma personalidade afrodescendente famosa, escolha do (a) prprio (a) aluno (a) e tambm a montarem, em grupo, um report sobre algumas das personalidades escolhidas contendo um pequeno texto em Ingls apresentando as informaes pesquisadas na internet e/ou livros explicando que aes ou produes fizeram com que a personalidade escolhida se tornasse uma pessoa famosa e acrescentar suas opinies pessoais sobre a mesma. Dentre as personalidades escolhidas pela turma para produo do report foram sugeridos vrios outros nomes, incluindo: Nelson Mandela, Barack Obama, Bob Marley, Tas Arajo, Oprah Winfrey, Lzaro Ramos, Eddie Murphy, Will Smith, Gilberto Gil, Ronaldinho Gacho e Claudinho. Esta unidade teve uma avaliao qualitativa e quantitativa, observando-se a concluso do report, a organizao e correo da produo, e o desempenho na apresentao do report em classe. Um dos reports feito pelos alunos:

No desenvolvimento do contedo 2. HOMELAND, foi analisado um pster no livro de Ingls que apresenta caractersticas e informaes gerais sobre um pais do continente africano.

A professora orientou os alunos pesquisarem sobre um outro pas do continente africano e montar um poster em Ingls contendo, alm de uma imagem do mapa, o desenho manual e cores da bandeira, o nome, a nacionalidade, o continente e outros dados culturais sobre o pais em questo, seguindo o modelo apresentado no livro didtico. Os trabalhos foram expostos na parede da sala de aula. Poster apresentado no livro didtico de Lngua Ingls:

ii

Alm disso, a atividade avaliativa mensal de ingls, referente a este bimestre conteve uma questo que deveria ser respondida colorindo-se a bandeira e escrevendo-se em ingls as cores e o nome do pas Jamaica. A seguir a questo aplicada na prova:

iii

3. CONCLUSO:

Durante o desenvolvimento das aulas a maioria dos alunos mostrou-se curiosa e propensa quanto realizao das pesquisas e produo dos trabalhos de apresentao. Apenas um pequeno nmero no participou ativamente das aulas, os motivos foram variados, dentre eles: no ter acesso INTERNET ou livros suficientes e faltaram aula expositora foram os mais comuns. Ao realizar esse trabalho, a professora pde confirmar a sua opinio a respeito do papel de facilitador que deve ser exercido pelo professor, no sentido de conduzir os alunos aquisio de informaes relacionadas sua prpria cultura e histria, relevantes formao de cidados e cidads conscientes no exerccio da cidadania. Alm disso, a professora pode perceber ainda que se faz necessrio que o corpo docenteno s da escola em questo, mas de todas as escolas brasileirasassuma com urgncia o dever de estudar e analisar as leis que regem o ensino nacional, visto que, at o momento de sugesto deste trabalho de interveno e mesmo j buscando abordar esses temas em suas aulas, a prpria sabia apenas da existncia de uma lei que sugere essa abordagem, porm no tinha conhecimento da Letra da mesma. A professora acredita na possibilidade do desenvolvimento de atividades de implementao de tal Lei em todas as disciplinas do currculo escolar, sem exceo; do mesmo modo que concorda com a importncia dos docentes saberem o que precisam fazer para contribuir com esse processo de conscientizao em nossas escolas. Assim, entende-se que imprescindvel levar-se em considerao a necessidade de aplicao do contedo exigido pela Lei 10.639.

Report feito por um dos grupos de alunos, sobre o contedo Introductions Pagina do livro de Ingls do 6 ano, sobre o contedo Homeland iii Questo de uma das provas de Ingls do 6 ano, elaborada pela Prof Esp. Caroline Alves
ii

Anda mungkin juga menyukai