Anda di halaman 1dari 15

Moda

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC


por Iclia Silveira; Lucas da Rosa; Maria Izabel Costa, Luciana Dornbusch Lopes RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, que teve como objetivo identificar a formao dos profissionais do setor de modelagem que atuam nas empresas do vesturio da Regio do Vale do Itaja de Santa Catarina. A identificao das empresas para a pesquisa foi obtida atravs do Guia Web SC (total: 932 empresas). A anlise dos dados comprovam que 53% dos profissionais do setor de modelagem possuem curso de nvel tcnico, 34% so formados pelas universidades e 13% so antigas costureiras que aprenderam o oficio no trabalho do dia a dia. Palavras-chave modelagem; vesturio; conhecimento; formao

552

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Introduo
As universidades e as instituies de ensino de nvel tcnico so importantes parceiras para que as empresas do vesturio saiam da viso de produo e de processos tradicionais, voltando-se a pesquisas, processos de design, novas tecnologias e inovao. Neste contexto, a formao profissional do modelista do vesturio influencia diretamente na qualidade do produto, pois ele, que idealiza os modelos criados pelos designers de moda. Essa pesquisa aborda os conhecimentos necessrios formao profissional do modelista, suas funes bsicas e habilidades necessrias qualidade da modelagem. Neste sentido, se prope identificar a formao e o perfil dos profissionais que atuam nas empresas do vesturio da Regio do Vale do Itaja, Santa Catarina, no setor de modelagem. A etapa da modelagem faz parte do desenvolvimento do produto de moda do vesturio, exigindo o trabalho de profissionais capacitados, com conhecimentos de todas as etapas deste processo, desde pesquisas de mercado, tendncias de moda, processos criativos, produtivos e de comercializao. Isto reflete na qualidade dos produtos, fator fundamental para o sucesso das vendas, e neste processo, a modelagem das peas do vesturio ganha ainda mais valor se aliada ao desejo do consumidor em adquirir produtos que tenham, ao mesmo tempo, perfeito caimento sobre as linhas estruturais do corpo humano, alm dos padres estticos e tendncias de moda, envolvidos no processo criativo. Por isso, o modelista deve buscar conhecimentos mais especficos da ergonomia fsica, aqueles que se ocupam das caractersticas humanas como a antropometria, fisiologia e biomecnica, relacionadas com a forma e os movimentos do corpo humano, alm das atividades realizadas pelo indivduo e a funo do vesturio, a fim de adaptar o produto ao usurio. So tambm, indispensveis, os conhecimentos sobre os tecidos, pois do a noo de como vo assumir a forma ou o estilo do modelo. Quando no usado o tecido adequado ao modelo, por suas caractersticas tcnicas ou sua estrutura, o visual idealizado fica comprometido, tornando invivel a produo. No se trata s de uma questo esttica, mas tambm, de peso e caimento do vesturio sobre o corpo humano. O conhecimento das mquinas e equipamentos, bem como das etapas da montagem do vesturio, influenciam nas competncias do modelista, porque permitem a compreenso sobre a viabilidade tcnica do produto, dando mais segurana a este profissional e mais qualidade ao traado da modelagem.

A Modelagem Industrial
No processo de desenvolvimento do produto do vesturio, a etapa de grande responsabilidade pela adaptao do produto ao usurio a modelagem industrial.

553

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

A realizao dos procedimentos tcnicos, parte do princpio da representao do corpo humano, por meio de um plano. Esse se d pelo posicionamento das linhas verticais e horizontais em ngulos, que se relacionam com o plano de equilbrio do corpo, simetria, alturas, comprimentos e relaes de propores entre as partes. A modelagem plana industrial pode ser realizada manualmente e por meio de sistemas computadorizados, utilizando os princpios da geometria para traar os diagramas bidimensionais, as formas do modelo e os moldes, sempre observando as formas do corpo do usurio. A modelagem consiste numa atividade voltada planificao da roupa, a fim de viabilizar sua produo em escala industrial. Trata-se da tcnica responsvel pela interpretao do modelo do vesturio sobre o diagrama bsico do corpo humano, que reproduzem suas formas, representando as partes do vesturio, que so os moldes. Os moldes, uma vez colocados sobre o tecido, cortados e unidas por costuras, resultaro nas peas do vesturio (SILVEIRA, 2003). A interpretao do modelo executada a partir de uma anlise do desenho tcnico e das demais especificaes do produto. O processo de elaborao da modelagem consiste numa fase que envolve os estudos dos fatores ergonmicos, da antropometria e o conhecimento do pblico alvo. Assim, o processo de modelagem industrial determina por meio de suas caractersticas, as formas, volumes, caimento e conforto do vesturio. A modelagem trabalhada com padres determinados, sendo necessrio, portanto, utilizar-se de tabelas de medidas que se assemelham ao padro mdio do corpo, dentro de uma numerao pr-estabelecida. O padro mdio brasileiro para o corpo feminino o manequim no42, enquanto que para o corpo masculino o no3, sendo ambos correspondentes ao tamanho mdio. Para executar a modelagem do prottipo, adotam-se estes dois tamanhos principalmente pela facilidade de poder testar em pessoas que possuam as medidas aproximadas, favorecendo posteriormente a graduao dos moldes. Os moldes industriais exigem cuidados, como as marcaes das larguras das costuras, indicaes nos moldes das posies dos bolsos, botes, casas, pences, zperes, etc., indicao da direo do fio do tecido e outros detalhes necessrios para a realizao do corte. No caso da indstria do vesturio que j tenha implantado o sistema CAD (Desenho Assistido por Computador) a modelagem poder ser realizada diretamente no computador atravs do sistema. O primeiro passo criar as bases e sobre elas, trabalhar os modelos desejados. Pode-se, tambm, transferir moldes prontos para o computador, atravs de softwares e equipamentos especficos. A partir do momento que a modelagem estiver pronta, cria-se um arquivo para salv-la. Assim, quando precisar criar um novo modelo, pode-se fazer uso dos traados bsicos j existentes e arquivados, bastando apenas, import-los para a tela, abri-los num arquivo novo e manipul-los para fazer as devidas alteraes at se chegar ao

554

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

modelo desejado. Depois de aprovado o prottipo feita a graduao (ampliao e reduo dos moldes) e o encaixe (posicionamento dos moldes de vrios tamanhos a fim de obter o melhor aproveitamento do tecido, de maneira manual ou com o uso do sistema informatizado). Para executar a modelagem do vesturio, necessita-se de um profissional altamente qualificado, que valorizado pelas empresas, pela responsabilidade da funo. Descrevem-se, abaixo, as caractersticas deste profissional.

O Modelista Industrial
O modelista o profissional que dentro da indstria do vesturio, interpreta os modelos criados pelo designer de moda e os transforma em objeto concreto. A partir destes modelos (pea piloto), sero confeccionados outros, de acordo com os pedidos. indispensvel para todos os profissionais deste ramo, estar atualizado com a moda, os lanamentos, as tendncias, os novos materiais e processos tecnolgicos, pois estes conhecimentos daro ao profissional a possibilidade de intervir na qualidade dos processos industriais. Como j destacado, o trabalho do modelista vai refletir na produo, pois o sucesso de uma coleo depende dos seus conhecimentos, experincias e habilidades. Destaca-se as unidades de conhecimentos necessrias formao dos modelistas, no Quadro 1.

UNIDADES DE CONHECIMENTO PARA A FORMAO DO MODELISTA Interpretar a representao grfica de modelos do vesturio proposto pelo setor de criao. Entender a linguagem de moda para se relacionar com a equipe de criao; Identificar os tecidos e os aviamentos, suas aplicaes, incluindo as propriedades fsicas e mecnicas dos mesmos, como caimento e maquinrio apropriado para a sua confeco; Aplicar nos diagramas bsicos do corpo humano os fatores tcnicos e funcionais qualidades ergonmicas e antropomtricas, com vistas usabilidade do produto; Desenvolver a modelagem do vesturio com tcnicas bidimensionais ou tridimensionais. Executar a graduao dos moldes; Saber operar com sistemas computadorizados Ferramentas CAD/CAM; Conhecer todas as etapas da produo do vesturio; Complementar a base de dados da Ficha Tcnica do Produto, quanto definio dos materiais, fornecedores, consumo, detalhes de qualidade e de montagem; Identificar tipos de mquinas de costura e aparelhos; Ser um prototipista das peas que modela saber cortar e costurar; Saber trabalhar e compartilhar conhecimentos em equipe, e ter autonomia de criao e soluo de problemas. Quadro 1. Conhecimentos para a Formao do Modelista

555

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Diante do que foi descrito, sobre os conhecimentos necessrios formao do modelista, fica evidente, que este profissional, deve comunicar-se com os demais setores da empresa, para tomar conhecimento de todos os processos, que envolve o desenvolvimento do produto. importante para a empresa que os setores de criao, modelagem, corte e confeces realizem entre si a disseminao dos conhecimentos usados nos processos produtivos. As experincias de trabalho e habilidades dos profissionais destes setores, sendo compartilhadas para solues de problemas, levam necessariamente criao de novos conhecimentos, que sero aplicados nos processos e nos produtos. Destacam-se na sequncia os procedimentos metodolgicos aplicados na pesquisa de campo.

Procedimentos Metodolgicos
Os procedimentos metodolgicos da pesquisa aliceram-se na proposta do mtodo quantitativo, com abordagem exploratria e descritiva, realizada atravs de uma pesquisa de campo. A amostra da Pesquisa No banco de dados da CIESC (Centro Das Indstrias Do Vesturio de Estado de Santa Catarina) obteve-se a identificao de 488 empresas do vesturio, do segmento de roupas feminina, masculina e infantil, separadas por regies, municpios, ramo de atividades, nmero de funcionrios e por porte: 288 microempresas, 143 pequenas empresas, 47 mdias empresas e 10 grandes empresas. A limitao da pesquisa considerou s caractersticas da amostra, que envolveu somente as empresas do vesturio da Regio do vale do itaja e neste contexto, o setor de modelagem. Optou-se em enviar o questiorio a todas as 488 empresas desta regio, na tentativa de obter a maior participao possvel. Responderam ao questionrio 248 empresas. Os procedimentos metodolgicos apresentou as seguintes etapas: a. As empresas foram relacionadas pelo endereo eletrnico, mantendo-se a diviso por porte; b. A pesquisa de campo foi iniciada no ms de maio de 2010, com o envio das correspondncias (documento com o questionrio) por e-mail para cada empresa; c. As respostas foram sendo organizadas e os e-mails respondidos arquivados; d. Todas as semanas, os e-mails no respondidos eram reenviados, retornando-se ao processo anterior; e. Aps se esgotarem as possibilidades da realizao da pesquisa via e-mail, a mesma passou a ser realizada por telefone; f. A pesquisa de campo foi concluda em 30 de novembro de 2011; g. Os dados obtidos foram organizados, processados, tabulados e analisados.

556

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Contexto da Regio do vale do Itaja


importante evidenciar que o Estado de Santa Catarina o segundo polo produtor txtil e de vesturio do Brasil. Neste contexto, destaca-se o complexo txtil/vesturio do Vale do Itaja, que movimenta a economia desta regio num processo dinmico que iniciou com a tradio industrial do vesturio, trazida pelos imigrantes alemes que se fixaram nesta regio.
O setor txtil vestuarista catarinense grande gerador de empregos e tem como caracterstica o predomnio de empresas de micro e pequeno porte, ao lado de grandes empresas lderes.

As primeiras unidades fabris txteis em Santa Catarina localizaram-se no Vale do Itaja, em fins do sculo XIX, criadas por iniciativas de arteses e operrios de origem que emigraram, em grande quantidade da Alemanha, em consequncia das crises econmicas e transformaes polticas institucionais. Estes imigrantes eram de origem urbana e com formao operria, comercial, industrial e intelectual, o que contribuiu para a criao das empresas nesta regio (BOSSLE,1988). Neste contexto histrico, foi-se multiplicando o surgimento de empresas txteis, nas localidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial, Timb e Jaragu do Sul, cuja trajetria de crescimento conduziu para a constituio do maior aglomerado industrial txtil-vesturio do sul do pas. Sendo que, atrelado a este movimento, na regio do Vale do Itaja criaram-se inmeras pequenas e mdias empresas que se beneficiavam das sinergias existentes colocadas em termos de um contingente de trabalhadores com conhecimentos txteis, baixo volume de capital requerido entrada na indstria para pequenos empreendimentos, tecnologia conhecida e difundida, etc. Alm disso, a regio favorecida pela existncia de dois portos para transporte de produtos, o Porto de So Francisco do Sul que fica localizado prximo regio do Vale do Itaja, movimentando produtos como granis, madeiras, papel, txteis, etc e o Porto de Itaja que se localiza na regio do Vale do Itaja, movimentando tambm, produtos txteis, contineres frigorficos, madeira, mquinas, motores etc (LINS, 2003). As empresas produtivas desta regio caracterizam-se quase que exclusivamente do ramo txtil e vesturio, com fornecimento externo da principal matria prima o algodo, da uma parte dos equipamentos, das fibras e tecidos sintticos e da maior parte dos insumos qumicos. Formam o conjunto dos segmentos mais especficos da cadeia txtil-vesturio, base de algodo, ou seja, fiao, tecelagem, tinturaria, acabamento e confeco. Os principais produtos so artigos de vesturio (camisetas de malha, agasalhos de moletom, pijamas, camisas plo, bermudas, blusas, linha ntima masculina e feminina etc.), tecidos planos e de malha, artigos felpudos (toalhas e roupes), artigos de cama e mesa (lenis, travesseiros, colchas, edredons, toalhas de mesa, cortinados etc.), fios (linhas de algodo para croch e bordado, cadaros etc.) produtos txteis hospitalares (compressas e ataduras de gaze, fraldas de tecido, esparadrapo etc.), fitas elsticas e etiquetas tecidas. A renda per capita mdia desta regio quase o dobro da mdia nacional (IEMI, 2007).

557

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Resultado e Anlise da Pesquisa


A primeira pergunta do questionrio (A empresa possui modelista no seu quadro de profissionais) teve como objetivo identificar o percentual de empresas que possuem este profissional em seus quadros de funcionrios. Destaca-se, atravs da anlise dos dados referente Regio do Vale do Itaja, a grande insero dos profissionais da modelagem atuando nas empresas do vesturio. Este fato vem de encontra a valorizao do trabalho deste profissional por parte das empresas. Estas sabem que a qualidade do produto depende da qualidade da modelagem, e esta por sua vez da formao acadmica do modelista. A capacitao e insero destes profissionais no mercado de trabalho esto sendo influenciadas pelas instituies de ensino de moda, em grande nmero no estado, e tambm pela qualidade dos cursos de nvel tcnico oferecidos principalmente pelo SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Servio Nacional do Comrcio). A segunda pergunta do questionrio investiga a origem da formao dos modelistas que atuam nas empresas do vesturio da Regio do Vale do Itaja. Observa-se no Grfico 01, que pequena a representao (13%) das antigas costureiras da empresa que com o passar do tempo adquiriram conhecimentos e habilidades prticas do saber fazer e hoje so responsveis pela modelagem do vesturio. Nesta regio a presena dos profissionais com curso tcnico 53% representam a valorizao e segurana por parte das empresas na contratao destes profissionais, que dominam conhecimentos prticos e vivenciam seus estgios no cho de fabrica. A presena de modelistas formados em curso superior vem se destacando, representam 34% do total. Nesta regio o curso de moda mais antigo data de 1997 (Blumenau), os demais foram criados recentemente, porm os cursos tcnicos so muito atuantes e especializados na produo do vesturio.
Formao do modelista
Antiga Constureira 13%
c

Universitria 34%

Curso Tcnico 53%


Universitria Curso Tcnico Antiga Constureira

Grfico 1. Formao do Modelista da Regio do Vale do Itaja Fonte: Dados primrios, 2011

A regio do vale do Itaja, apesar de possuir os maiores nmeros de empresas do vesturio em Santa Catarina, tem mais profissionais formados em cursos tcnicos

558

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

do que nos cursos superiores de moda. Acredita-se que a contratao de profissionais de nvel superior ainda vista com um pouco de desconfiana. Os empresrios receosos apostam mais nos profissionais formados nos cursos tcnicos. Claro que no uma regra, mas um espao que precisa ser conquistado por qualquer profissional atravs da qualidade do seu trabalho.

Resultados da pesquisa por porte da empresa Micro Empresas do Vale do Itaja de SC


No Vale do Itaja predominam as micro empresas, e pelas caractersticas inerentes ao seu porte surpreendente o resultado (GRFICO 2), por apontar que 61% destas empresas possuem modelista no seu quadro de funcionrios. Os 39% das empresas que afirmaram no ter na sua empresa este profissional, porque terceirizam esta etapa da produo ou compram um conjunto bsico de moldes que podem ser manipulados pelo prprio proprietrio, para desenvolver a modelagem de peas bsicas, como camisetas, jaquetas, bluses de moletom, calas de agasalho, entre outros.

A empresa do vesturio possui modelista no seu quadro de profissionais?

no 39%

sim no

sim 61%

Grfico 2. Modelista nas Micro Empresas do Vale do Itaja de SC

comum no contexto das micro empresas as costureiras desenvolverem todas as etapas da montagem do produto e serem aproveitadas para exercerem outras funes, entre elas a modelagem do vesturio. Por este motivo, no Grfico 03, observa-se que 38% dos modelistas so antigas costureiras que adquiriram os conhecimentos das tcnicas de modelagem na prtica do trabalho dirio, atravs dos erros e dos acertos. Como no contexto geral desta regio predominam, tambm, os profissionais formados nos cursos de nvel tcnico 46%. A representao dos profissionais formados em cursos superiores bem modesta, apenas 16%.

559

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

O modelista tem formao?


Universitria 16%

Antiga Constureira 38%

Curso Tcnico 46%


Universitria Curso Tcnico Antiga Constureira

Grfico 3. Formao dos Modelistas das Micro Empresas do Vale do Itaja

Resultados da pesquisa por porte da empresa Pequenas Empresas do Vale do Itaja


medida que aumenta o porte das empresas, aumenta tambm a insero dos profissionais especializados nas tcnicas de modelagem do vesturio, atuando nestas empresas, como pode ser visto no Grfico 4. Pode-se constatar que 81% das pequenas empresas do Vale do Itaja possuem modelistas no seu quadro de trabalho, o que significa uma maior compreenso por parte dos empresrios da importncia deste profissional para a qualidade final do produto e para a competitividade no mercado.

A empresa do vesturio possui modelista no seu quadro de profissionais?


no 19%
sim no

sim 81%
Grfico 4. Modelistas nas Pequenas Empresas do Vale do Itaja

Nas pequenas empresas, como mostra o Grfico 05, diminuiu a porcentagem de antigas costureiras 15% foi o percentual obtido. Muitas destas costureiras podem ter sido incentivas a se capacitarem em cursos tcnicos e hoje ocupam apenas a funo de modelista, so 49% dos profissionais com curso tcnico atuando nestas empresas. Os empresrios diante do novo contexto do mercado globalizado inves-

560

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

tem na contratao de profissionais especficos para cada setor, tendo em vistas a qualidade do produto e o aumento da competitividade. Isto pode ter influenciado no aumento do nmero de profissionais formados nas universidades que corresponde a 36% do total.

O modelista tem formao?


Antiga Constureira 15%
c

Universitria 36%

Curso Tcnico 49%


Universitria Curso Tcnico Antiga Constureira

Grfico 5. Formao dos Modelistas das Pequenas Empresas do Vale do Itaja

Resultados da pesquisa por porte da empresa Mdias Empresas do Vale do Itaja de SC


Como observado no Grfico 6 (97%,) quase totalidade das empresas do vesturio de mdio porte possuem modelistas, o que j era esperado diante dos resultados das empresas de pequeno porte que totalizaram 81%. Os 3% das empresas de mdio porte no possuem profissionais responsveis pela modelagem dentro da empresa, porque este servio terceirizado. Algumas empresas fazem esta opo, preferem terceirizar algumas etapas dos processos ou todos os processos de montagem do produto.
A empresa do vesturio possui modelista no seu quadro de profissionais?
no 3%
sim no

sim 97%
Figura 6. Presena do Modelista nas Empresas de Mdio Porte da Regio do Vale do Itaja

561

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Os dados obtidos nas empresas de mdio porte so surpreendentes pelos resultados apresentados (GRFICO, 7), totalizando 66% dos modelistas formados em cursos tcnicos, sendo que apenas 10% das empresas ainda mantm costureiras trabalhando com a modelagem. Isto ocorre porque os empresrios facilitam a capacitao de seus profissionais em cursos tcnicos, ou contratam recm formados por estes cursos, dando at oportunidade a efetivao de alguns estagirios.
O modelista tem formao?
Antiga Constureira 10%

Universitria 30%

Curso Tcnico 60%


Universitria Curso Tcnico Antiga Constureira

Grfico 7. A Formao do Modelista das Empresas de Mdio Porte da Regio do Vale do Itaja

Resultados da pesquisa por porte da empresa Grande Empresas do Vale do Itaja de SC


Todas as grandes empresas do vesturio da Regio do Vale do Itaja possuem o setor de modelam bem estruturado e uma equipe de profissionais especializados. Claro, que este fato, era de se esperar, porque se trata das grandes e tradicionais empresas do estado de Santa Catarina. Conforme dados da pesquisa, apresentados no Grfico 8, 17% das modelistas so as antigas costureiras que aprenderam este conhecimento com outros profissionais, observando e fazendo o trabalho prtico. Estas empresas so muito antigas e tradicionais, embora contratem pessoas formadas em cursos superiores e tcnicos, continuam mantendo a antiga costureira, que possuem grande conhecimento tcito e habilidades do saber como fazer, no seu quadro de funcionrios. Os dados relacionados contratao de universitrios pelas grandes empresas so de 25%, as mdias 30% e as pequenas 36%, com se pode perceber as mdias e as pequenas empresas contratam mais profissionais formados pelas universidades. Como as pequenas empresas abrem e fecham com muita frequncia, o contrato de profissionais so recentes, onde se destacam mais os profissionais formados em cursos especializados. Nas grandes empresas destacam-se tambm os profissionais do setor de modelagem, formados em cursos de nvel tcnico 58%, com j foi destacado anteriormente esta regio tem grandes instituies de ensino atuando nesta rea.

562

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

O modelista tem formao?


Antiga Constureira 17% Universitria 25%

Curso Tcnico 58%


Universitria Curso Tcnico Antiga Constureira

Figura 8. A formao do Modelista na Grandes Empresas do Vale do Itaja

Os resultados apresentados indicam que as empresas catarinenses, independentemente do seu porte, posicionaram-se rapidamente para enfrentar os novos desafios que vieram com os avanos tecnolgicos e com as novas estratgias, a fim de enfrentarem os mercados globalizados e altamente competitivos. Isto pode ser constatado, pelo nmero de profissional especializado contratado no setor de modelagem. Os empresrios sabem que a formao profissional promove aos indivduos, conhecimentos mais amplos para as atividades tecnicamente mais complexas, de maneira a proporcionar a capacidade de aprender, avaliar, criticar, propor e tomar decises. O resultado mais surpreendente da pesquisa foi o que mostra a expressiva presena dos profissionais formados em cursos tcnicos na Regio do vale do Itaja. Isto comprova que as empresas esto dando prioridade contratao de profissionais com formao na produo do vesturio, e/ou encaminham os seus funcionrios para a capacitao na rea de atuao especfica. Nesta regio, instituies profissionalizantes esto sempre atentas aos novos perfis do mercado de trabalho, visto que seu foco principal a formao de mo de obra qualificada para a indstria do vesturio.

Concluso
As empresas txteis e do vesturio da Regio do Vale do Itaja movimentam a economia desta regio, porque onde se encontra o maior nmero de empresas do setor, principalmente micro e pequenas empresas e se constitui no grande potencial de gerao de empregos. Esses empregos so oferecidos mo de obra especializada na produo do vesturio: estilistas, modelista, pilotistas, gerentes de produo e demais funes. Os dados obtidos da pesquisa de campo, referentes formao dos modelistas mostram com destaque o predomnio da formao profissional de nvel tcnico,

563

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

em todas as empresas do vesturio, independentemente de seu porte. Portanto, o grande mrito das instituies de ensino de nvel tcnico e tecnolgico. A capacitao e insero destes profissionais no mercado de trabalho esto sendo influenciadas pela qualidade destes cursos, oferecidos principalmente pelo SENAI (Servio Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Servio Nacional do Comrcio). Destacam-se tambm os Cursos Tecnlogos na rea da moda, implantados recentemente pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Os cursos tcnicos e os tecnolgicos so mais rpidos, tem aproximadamente a durao de quatro semestres, com a previso de um semestre de estgio supervisionado, o que facilita a absoro dos recm-formados pelas empresas do vesturio. A formao destes profissionais fundamental para a qualidade do produto e o aumento da produtividade. Os estgios por sua vez, colocam os alunos em contato direto com o cho de fbrica, o que facilita vivenciar os processos produtivos, problemas e suas solues in loco. importante que existam parcerias entre as instituies de ensino e as empresas, que incentivem os alunos a interaes mais prximas, com intercmbio de informaes, conhecimentos, troca de experincias, estgios profissionalizantes e outras formas de participao e capacitao profissional. Os profissionais mais disputados pelas empresas do vesturio so os modelistas, por isso a formao, os conhecimentos e as habilidades destes profissionais so imprescindveis s empresas do vesturio. Estas enfrentam o mercado da moda que altamente competitivo e para permanecerem no mercado precisam ter agilidade, trabalhar com a diversificao e a diferenciao dos produtos, acompanhando as tendncias de consumo e inovando a cada lanamento de coleo. a modelagem que transforma a criao do designer de moda em um produto real, sendo a etapa que define a qualidade tcnica do produto e a viabilidade de sua confeco. O setor de modelagem trabalha com tcnicas para o desenvolvimento de modelos do vesturio, de onde so obtidos os moldes usados para o corte do tecido. Pode-se afirmar que os conhecimentos que os profissionais da modelagem devem deter so amplos e abrangentes, envolvem os setores de criao e desenvolvimento do produto, modelagem, corte, pilotagem e confeco. Como se constatou, pelos dados da pesquisa de campo, a formao dos modelistas que atuam nas empresas do vesturio da Regio do Vale de Itaja do Estado de Santa Catarina, formados em curso superior ainda modesta, mas acredita-se ser significativa. Os cursos superiores na rea da Moda voltados para a produo do Vesturio so recentes no Brasil, e Santa Catarina o segundo estado com maior numero de cursos. O primeiro curso foi oferecido pela UDESC em 1996, no campus I em Florianpolis, so apenas 16 anos, mas a contribuio para a preparao profissional se faz presente e se reflete na qualidade dos produtos catarinenses.

564

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Vale a pena salientar que os cursos de moda do Estado de Santa Catarina no oferecem habilitao em modelagem, so geralmente voltados para o design de moda. As disciplinas de modelagem fazem parte da grade curricular destes cursos, no sendo, contudo, seu foco principal, mesmo sabendo que estes profissionais so os mais procurados pelas empresas do vesturio. Muitos alunos se tornam modelistas pelas oportunidades de trabalho que o mercado oferece. importante destacar que, as novas tecnologias contribuem na diversificao e na agilidade da produo e no lanamento das colees, mas a busca por maiores ndices de produtividade e competitividade demandam da formao profissional e do processo de capacitao e aprendizagem que tm de ser constantes, como uma nova estratgia de atuao. A preparao profissional, diante da nova realidade do perfil do mercado, no deve somente se voltar etapa especfica do trabalho, mas, tambm, concepo evolutiva que permita a melhoria constante, combinando a base de conhecimento especfico do indivduo com as exigncias da prtica do trabalho, o desenvolvimento de atitudes, tomada de decises, facilidade de trabalhar em grupo e a criatividade. A formao profissional deve promover, aos indivduos, conhecimentos mais amplos para as atividades tecnicamente mais complexas, de maneira a proporcionar a capacidade de aprender, avaliar, criticar, propor e tomar decises.

565

A Formao dos Profissionais do Setor de Modelagem do Vesturio da Regio do Vale do ItajaSC

Bibliografia
> BOSSLE, O.P. Histria da industrializao catarinense: das origens integrao no desenvolvimento brasileiro. Florianpolis: FIESC, 1988. > IEMI para o ano de 2007 IEMI Instituto de Estudos e Marketing Industrial S/C. Ltda. Brasil Txtil Relatrio Setorial da Ind. Txtil Brasileira 2007 site www. iemi.com.br/ > LINS, Hoydo Nunes. Reestruturao industrial em Santa Catarina: pequenas e mdias empresas txteis e vestuaristas catarinenses perante os desafios dos anos 90. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2000. 304p. > SILVEIRA, Iclia. Anlise da Implantao do Sistema CAD na Indstria do Vesturio. In: Modapalavra. Florianpolis: ed. Insular, 2003.

Icleia Silveira, doutora UDESC icleiasilveira@gmail.com Lucas da Rosa, doutor UDESC lucasdarosa@yahoo.com.br Maria Izabel Costa, doutora Luciana Dornbusch Costa, mestre

566

Anda mungkin juga menyukai