Anda di halaman 1dari 11

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

1. (Puc-rio 2005) Cinco resistores idnticos, de resistncia R=100, esto colocados como na figura, ligados por condutores aos pontos A, B, C e D. Uma tenso de 120 V aplicada nos terminais A e B.

a) Calcule a diferena de tenso entre os pontos C e D. b) Calcule a diferena de tenso entre os pontos A e C. Calcule a corrente no resistor que conecta A e C. c) Calcule a corrente total que passa entre A e B. 2. (Uerj 2006) Para a iluminao do navio so utilizadas 4.000 lmpadas de 60 W e 600 lmpadas de 200 W, todas submetidas a uma tenso eficaz de 120 V, que ficam acesas, em mdia, 12 horas por dia. Considerando esses dados, determine: a) a corrente eltrica total necessria para mant-las acesas; b) o custo aproximado, em reais, da energia por elas consumida em uma viagem de 10 dias, sabendo-se que o custo do kWh R$ 0,40. 3. (Uff 2005) As extremidades de dois cilindros condutores idnticos, de resistncia R e comprimento L = 5,0 cm, esto ligadas, por fios de resistncia desprezvel, aos terminais de uma fonte de fora eletromotriz = 12 V e resistncia interna r = 0,50 , conforme mostra o esquema a seguir. Em um dos ramos est ligado um ampermetro ideal A.

Sabendo que o ampermetro fornece uma leitura igual a 2,0 A, determine: a) a diferena de potencial eltrico entre os pontos P e Q, identificados na figura b) a resistncia eltrica R do cilindro c) o campo eltrico E, suposto constante, no interior de um dos cilindros, em N/C

pag.1

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

4. (Ufpe 2007) No circuito a seguir, determine a leitura do ampermetro A, em amperes, considerando que a bateria fornece 120 V e tem resistncia interna desprezvel.

5. (Ufrj 2004) Dispem-se de n resistores idnticos, todos de mesma resistncia R, e de uma fonte de tenso capaz de manter em seus terminais uma diferena de potencial constante e igual a 120V, sob quaisquer condies. Quando os resistores so ligados em srie com a fonte de tenso, a potncia total por eles consumida de144W; quando so ligados em paralelo com a fonte de tenso, a potncia total por eles consumida de 3600W. Calcule o nmero n de resistores utilizados e a resistncia R de cada resistor. 6. (Ufrj 2004) No circuito esquematizado na figura, o ampermetro, A, considerado ideal, indica 3A.

Calcule a potncia total consumida pelos resistores. 7. (Ufrj 2005) O fornecimento de energia eltrica, em corrente contnua, a um conjunto de 4 lmpadas iguais, de 100W-100V, feito por intermdio de trs linhas, como ilustra o esquema a seguir:

A linha 1 tem potencial de +100V; a linha 2, o neutro, tem potencial nulo, por estar ligada Terra; a linha 3 tem potencial de -100V. Calcule a intensidade da corrente que circula em cada uma das linhas, quando todas as lmpadas esto ligadas e funcionando.

pag.2

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

8. (Ufrj 2005) Voc dispe de uma bateria que fornece uma ddp constante de 12 volts, dois resistores de resistncias R = 2,0 ohms e R = 4,0 ohms, e fios de ligao supostamente ideais. a) Faa um esquema do circuito que far funcionar os dois resistores em srie, alimentados pela bateria. Utilize no esquema do circuito somente os seguintes smbolos usuais:

b) Calcule a intensidade de corrente que percorre cada um dos resistores. 9. (Ufrj 2006) Um circuito formado por uma bateria ideal, que mantm em seus terminais uma diferena de potencial V, um ampermetro ideal A, uma chave e trs resistores idnticos, de resistncia R cada um, dispostos como indica a figura. Com a chave fechada, o ampermetro registra a corrente I. Com a chave aberta, o ampermetro registra a corrente I':

a) Calcule a razo I'/ I. b) Se esses trs resistores fossem usados para aquecimento da gua de um chuveiro eltrico, indique se teramos gua mais quente com a chave aberta ou fechada. Justifique sua resposta. 10. (Ufrrj 2005) Um conjunto de 3 resistores, uma lmpada e uma bateria. Veja a figura destes elementos:

a) Represente o circuito que produz a maior corrente possvel com o uso de todos os elementos citados. b) Com o mesmo circuito, calcule a potncia dissipada na lmpada durante 5 minutos de uso.

pag.3

Lista de Exerccios Circuitos Prof. Emerson Santos 11. (Ufrj 2007) Duas lmpadas esto ligadas em paralelo a uma bateria ideal de 10 volts, como indica a figura. A primeira lmpada tem 2,0 ohms de resistncia e a segunda, 3,0 ohms.

Calcule a razo P / P entre a potncia P dissipada pela primeira lmpada e a potncia P dissipada pela segunda lmpada. TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Uff 2004) O Brasil abriga algumas das maiores e mais belas cavernas conhecidas em todo o mundo. Mais de duas mil dessas formaes geolgicas j foram cadastradas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia. Esses ambientes subterrneos, geralmente, so caracterizados pela umidade e ausncia de luz. Para iluminar uma dessas cavernas e estud-la, um espeleologista dispe de uma pilha, duas lmpadas idnticas e fios condutores eltricos de resistncia desprezvel. Ele considera as seguintes possibilidades de conexo: 12.

Comparando as luminosidades L, L e L, produzidas, respectivamente, pelas configuraes (1), (2) e (3), ele verificar que: a) L > L > L b) L = L < L c) L < L < L d) L > L > L e) L = L > L

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO (Uerj 2005) Um procedimento comum em engenharia gentica consiste em cortar uma molcula de DNA com

pag.4

Lista de Exerccios Circuitos Prof. Emerson Santos enzimas de restrio. Os fragmentos assim formados podem ser separados por eletroforese em suporte de gel com poros apropriados, embebido em soluo salina de pH igual a 8,6. Nessa tcnica, uma corrente eltrica passa atravs do gel, fazendo com que os fragmentos de DNA migrem, atravs desses poros, para o plo positivo. Considere trs fragmentos de DNA, F, F e F, cujas velocidades de migrao so identificadas como VF, VF e VF e cujos pesos moleculares so respectivamente iguais a 2 10, 1 10 e 1 10. Observe os grficos, que indicam as variaes da velocidade de migrao dos fragmentos em funo da intensidade da corrente e do tamanho das molculas. 13.

O esquema mostrado representa o circuito eltrico de corrente contnua a ser utilizado para a separao dos fragmentos de DNA. A tabela relaciona as caractersticas fsicas de quatro condutores cilndricos, em ordem decrescente de resistividade, que podem ser empregados como resistores nesse circuito eltrico. O condutor que deve ser colocado na posio R para proporcionar as maiores velocidades de migrao desses fragmentos de DNA o de nmero: a) 1 b) 2 c) 3 d) 4

14. (Puc-rio 2006) Trs tipos de circuitos eltricos diferentes podem ser montados com uma bateria e trs lmpadas idnticas. Em uma primeira montagem, ao se queimar uma das lmpadas, as outras duas permanecero acesas. Em uma segunda montagem, ao se queimar uma das lmpadas, as outras duas apagaro. Em uma terceira montagem, ao se queimarem duas lmpadas, a terceira permanecer acesa. Qual das hipteses abaixo verdadeira? a) Todas as lmpadas da primeira montagem esto em srie e todas as da terceira montagem esto em paralelo com a bateria. b) Todas as lmpadas da segunda montagem esto em paralelo e todas as da terceira montagem esto em srie com a bateria. c) Todas as lmpadas da primeira montagem esto em srie e todas as da segunda montagem esto em paralelo com a bateria.

pag.5

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

d) Todas as lmpadas da segunda montagem esto em srie e todas as da terceira montagem esto em paralelo com a bateria. e) Todas as lmpadas da primeira montagem esto em paralelo e todas as da terceira montagem esto em srie com a bateria. 15. (Puc-rio 2007) Quando as resistncias R e R so colocadas em srie, elas possuem uma resistncia equivalente de 6 . Quando R e R so colocadas em paralelo, a resistncia equivalente cai para 4/3 . Os valores das resistncias R e R , respectivamente, so: a) 5 e 1 b) 3 e 3 c) 4 e 2 d) 6 e 0 e) 0 e 6

16. (Pucpr 2005) Considere o circuito eltrico:

O valor da corrente do circuito de: a) 6,0 A b) 12 A c) 10 A d) 1,0 A e) 1,2 A

17. (Pucsp 2006) No lustre da sala de uma residncia, cuja tenso de entrada de 110 V, esto colocadas duas lmpadas "queimadas" de potncia nominal igual a 200 W cada, fabricadas para funcionarem ligadas rede de 220 V. Para substituir as "queimadas" por uma nica, que ilumine o ambiente da mesma forma que as duas lmpadas anteriores iluminavam, ser preciso que a especificao desta nova lmpada seja de a) 400 W - 110 V e) 100 W - 220 V b) 200 W - 110 V c) 200 W - 220 V d) 100 W - 110 V

18. (Uerj 2004) Quatro plantas jovens idnticas, numeradas de 1 a 4, desenvolveram-se em ambientes ideais, nos quais apenas a intensidade da iluminao foi diferenciada: a fonte de luz branca provm de quatro circuitos eltricos diferentes - W, X, Y e Z - todos contendo um mesmo tipo de lmpada de filamento para 127 V, conforme indicam os esquemas adiante. O grfico a seguir mostra a taxa de crescimento de cada planta aps algum tempo.

pag.6

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

Os circuitos utilizados para a iluminao das plantas 1 ,2, 3 e 4 foram, respectivamente: a) W, Z, X e Y b) X, Y, Z e W c) Y, Z, W e X d) Z, X, W e Y 19. (Uerj 2006) O grfico a seguir apresenta os valores das tenses e das correntes eltricas estabelecidas em um circuito constitudo por um gerador de tenso contnua e trs resistores - R, R e R.

Quando os trs resistores so ligados em srie, e essa associao submetida a uma tenso constante de 350 V, a potncia dissipada pelos resistores, em watts, igual a: a) 700 b) 525 c) 350 d) 175

20. (Uerj 2007) Considere a associao de trs resistores: A, B, e C. Suas respectivas resistncias so R, R, e R, e R > R > R. O esquema que apresenta a maior resistncia entre os pontos P e M est indicado em:

pag.7

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

21. (Uff 2005) Os aparelhos eltricos possuem, normalmente, um fusvel de proteo que queima, impedindo a passagem de correntes eltricas superiores quela permitida. Deseja-se ligar uma lmpada a uma bateria e, ao mesmo tempo, monitorar a corrente no circuito por meio de um ampermetro A, verificar a ddp fornecida pela bateria por meio de um voltmetro V e colocar um fusvel F de proteo. A opo que apresenta a maneira correta de se ligarem todos os componentes do circuito, de modo que a lmpada acenda, :

22. (Uff 2005) A figura a seguir mostra o esquema eltrico de um dos circuitos da cozinha de uma casa, no qual est ligada uma geladeira, de potncia especificada na prpria figura. Em cada uma das tomadas I e II pode ser ligado apenas um eletrodomstico de cada vez. Os eletrodomsticos que podem ser usados so: um microondas (120 V - 900 W), um liqidificador (120 V - 200 W), uma cafeteira (120 V - 600 W) e uma torradeira (120 V - 850 W).

pag.8

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

Quanto maior a corrente eltrica suportada por um fio, maior seu preo. O fio, que representa a escolha mais econmica possvel para este circuito, dever suportar, dentre as opes a seguir, uma corrente de: a) 5 A b) 10 A c) 15 A d) 20 A e) 25 A

23. (Ufpe 2007) No circuito da figura, a corrente atravs do ampermetro igual a 3,5 A, quando a chave S est aberta. Desprezando as resistncias internas do ampermetro e da bateria, calcule a corrente no ampermetro, em amperes, quando a chave estiver fechada.

a) 3,5

b) 4,0

c) 6,0

d) 7,5

e) 8,0

24. (Ufrrj 2005) A figura a seguir mostra um circuito simples que alimenta um chuveiro eltrico C. Dentre os sistemas de resistncias a seguir, o que aquecer mais rapidamente a gua :

pag.9

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

GABARITO

1. a) A figura representa uma ponte de Wheatstone em equilbrio e desta forma a diferena de tenso entre os terminais C e D deve ser nula. b) A ddp entre A e C deve ser a metade daquela entre A e B, na medida em que a ddp entre C e B deve ser a mesma que entre A e C. Assim ambas so metade da ddp entre A e B. Ou seja, a ddp entre A e C de 60V. Como V = R i i = V/R = 60/100 = 0,60 A. c) A corrente pelo percurso ACB deve ser de mesma intensidade da do percurso ADB. Portanto a corrente total deve ser 2 0,60 = 1,20 A. 2. a) i = 3.000 A b) R$17.280,00 3. a) 10 V. b) 5,0 . c) 2,0 10 N/C. 4. A corrente no ampermetro ser 1/3 da corrente I, ou seja I = 36/3 = 12A 5. n = 5 e R = 20 6. 160W 7. l = 0.

8. a) Observe o esquema a seguir:

b) i = 2,0 A 9. a) Se a chave estiver fechada os trs resistores equivalem a 1,5R. Pela 1.a lei de Ohm tem-se que V = 1,5.R.I. No outro circuito pelo mesmo raciocnio tem-se V = 2.R.I'. Igualando as duas expresses 2.R.I' = 1,5.R.I, de onde vem que I'/I = 1,5/2 = 0,75 b) Para uma tenso constante a potncia dissipada por uma resistncia inversamente proporcional resistncia, ou seja, P = U/R. Como na chave fechada a resistncia do circuito menor ser a situao na qual a potncia dissipada ser maior. 10. a) Observe a figura a

pag.10

Lista de Exerccios Circuitos

Prof. Emerson Santos

b) 10 W 5 60 s = 3000 J 11. Considerando que a potncia P pode ser expressa pela razo entre o quadrado da ddp e a resistncia, ou seja, P = U/R, podemos estabelecer a relao das potncias como sendo inversamente proporcionais s resistncias, pois, por estarem em paralelo a ddp U constante. Assim P/P = R/R = 3/2 = 1,5 12. [A] 22. [D] 13. [D] 23. [C] 14. [D] 24. [B] 15. [C] 16. [E] 17. [D] 18. [A] 19. [D] 20. [D] 21. [E]

pag.11

Anda mungkin juga menyukai