Anda di halaman 1dari 3

Jesus e a mulher samaritana INTRODUAO Jadson S.

S Para entendermos quem so os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomo, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um s povo, um s pas. Aps a morte de Salomo, porm, houve uma ruptura, e Israel se dividiu: 2 das 12 tribos formaram o reino do sul, tambm chamado de Jud, cuja capital instituda foi Jerusalm. As 10 tribos restantes formaram o reino do norte, tambm chamado de Israel, cuja capital instituda foi Samaria. Os samaritanos so os habitantes da regio de Samaria e descendentes dessas dez tribos. Sempre houve uma rivalidade muito grande entre esses dois reinos (Israel e Jud). Fato que fez com que as tribos que habitavam a regio de Samaria se fechassem cada vez mais e cortassem relaes com o restante do povo. O tempo foi decorrendo e as relaes no melhoraram. Os samaritanos (habitantes da regio de Samaria) criaram sua prpria religio e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua prpria. I Entre os milhares de dilogos de Jesus, Deus nos preservou apenas alguns. O fato de ter poucas conversas dele, nos leva a guard-las. Joo 4 registra um dilogo repleto de lies espirituais. Se faz muito tempo que voc no l Joo 4, leia mais uma vez . 1- Com Jesus aprendemos muito sobre alcanar as pessoas com o evangelho. 2- Com a mulher aprendemos como reagir diante do evangelho. a) Jesus se desassocia dos costumes da poca: - fala com uma mulher -teve contato com uma SAMARITANA (imundos) -ensinou uma MULHER (os farizeus querian que queimase a lei (tor) mas nao que se ensinace a uma mulher). observaao: JESUS O GANHADOR DE ALMAS: II Examine-mos pois, os mtodos didticos de Jesus.
1

* Em primeiro lugar Ele transps barreiras para ensinar. a) Ele estava cansado, com fome e sedento. 1) Abre um dialogo fazendo um pedido v.7 2) suscita CURIOSIDADE v.9 3) provoca interesse profundo v.10 AGUA VIVA -> SALVAAO "Dom de Deus" em Cristo, FONTE e AGUA = Espirito Santo. 4) transforma o interesse da mulher em convicao de PECADO v. 16-18. Havia pouca perspectiva de convert-la, uma mulher samaritana pecadora a quem jamais tinha visto e que parecia um tanto consternada dele lhe ter pedido gua para beber. * Em segundo lugar, Jesus arrumou uma oportunidade. a) Ele desviou a conversa da gua que tinha pedido para a gua viva que ele podia oferecer. * Em terceiro lugar, Jesus convenceu ELA do pecado Dela. a) Quando ela lhe pediu da gua viva, Jesus atendeu-lhe o pedido. b) Gerando nela a sede. c) Ele exps o seu pecado para que ela desejasse a salvao. III Examine a reao da mulher para com Jesus. * Em primeiro lugar, V.15 ela estava ansiosa para receber o que Jesus oferecia mesmo sem entender muito bem. * Em segundo lugar, V. 16 - 18 -> quando Jesus mostrou o seu pecado, ela no tentou se defender, ( NUNCA SE DEFENDA) nem ficou brava (OBSERVAAO CRENTES BRAVOS). a) Desmascarar o pecado uma parte dolorosa mas fundamental do encontro com o evangelho. Em terceiro lugar, ela reconheceu que Jesus era Deus. a) Ela no teve preconceito a ponto de no crer em Jesus quando ele lhe mostrou quem era.

* Em quarto lugar, quando ela percebeu que ele era profeta, fez-lhe perguntas a respeito do modo de adorar. Somente quando levamos a Jesus todas as nossas dvidas que aprendemos com ele. * Por fim ela contou a todos avidamente a respeito de Jesus, o que resultou num reavivamento em meio aos samaritanos.

Anda mungkin juga menyukai