Anda di halaman 1dari 3

Diminua as dores musculares aps o treino. Saiba como!

Boa tarde galera! Quem a aps o treino fica com aquelas dores musculares? Confira algumas dicas de amenizar essas dores sem cauzar catabolismo e ficar mais #pracima!

Tratamento com gelo e massagem aps os treinos pode ajudar diminuir incmodos musculares

Por Prof. Dr. Newton Nunes www.areadetreino.com.br


A rea de treinamento fsico para corrida vem crescendo muito nos ltimos anos e, certamente, os avanos nos mtodos de recuperao aps o treinamento fsico so de fundamental importncia para o corredor. Neste sentido, o benefcio mais perseguido da crioetrapia o efeito analgsico (redutor da dor) que ela propicia, de forma localizada, sem a utilizao de agentes farmacolgicos. As modificaes extremas de temperatura afetam a conduo nervosa que emite o estmulo de dor. Para resultados timos, a crioterapia deve ser feita imediatamente aps o treinamento ou em at 2 horas depois do encerramento das atividades, por um perodo de 15 a 20 minutos, dependendo da profundidade do tecido a ser alcanado. No caso de um microtrauma, a utilizao de banhos de contraste (alternncia entre o calor e o frio) para facilitar a resposta recomendada. A exposio inicial, porm, deve ser com a utilizao do frio, posteriormente, voc pode empregar os banhos de contraste por uma ou duas horas aps o tratamento inicial com gelo. As melhores reas para a crioterapia so as que requerem maior tempo para sua recuperao, como os msculos mais fracos, msculos com predominncia de fibras de contrao rpida e as unidades tendinosas. muito importante tomar cuidado com a utilizao direta do gelo na pele. O tempo necessrio para alcanar o efeito desejado , geralmente, a metade em relao a

outras tcnicas crioterpicas. A profundidade de penetrao, no entanto, limitada pela tolerncia da pele ao frio. As tcnicas para aplicao do gelo incluem massagens utilizando copos com gelo, pacotes com substncias geladas, sacos com gelo picado colocados ao redor do membro lesionado e a utilizao de banheiras com redemoinho de gua gelada.

Massagem pr e ps-treino
Saiba como esta tcnica pode ser til tanto antes quanto depois da prtica esportiva.

Os efeitos mecnicos da massagem na corrente sangunea promovem a remoo dos subprodutos metablicos e a entrada de sangue renovado na rea em que a massagem foi aplicada. Em sntese, a massagem pode ser utilizada como uma tcnica no auxlio da preparao ao treinamento e tambm na promoo da recuperao.Massagem a manipulao sistemtica dos tecidos moles do corpo. Auxilia a remoo de resduos metablicos txicos produzidos na liberao de energia e fluidos resultantes de danos estruturais no tecido musucular. A massagem tem sido utilizada h sculos muito antes do advento da medicina utilizando manobras especficas (manuais, mecnicas ou eltricas) com fins teraputicos. Pode ser localizada, visando uma determinada rea, ou teraputica, em que o relaxamento o objetivo principal. A massagem pode ser de dois tipos: superficial ou profunda, dependendo da proximidade dos msculos em relao pele ou aos ossos. Um atleta pode receber massagem por 15 a 20 minutos antes do treinamento fsico, por 8 a 10 minutos aps tomar banho e no final da sesso de treinamento, por 20 a 30 minutos. O papel da massagem para a preparao ou a recuperao de um exerccio tem sido muito bem documentado. Ela pode afetar positivamente o humor do atleta pela reduo da tenso, raiva, fadiga, depresso, ansiedade e da confuso.

Se os msculos esto relaxados, pressionar o ventre dos msculos com presso mecnica simples auxilia a esvaziar as veias na direo da aplicao da presso. Isso resulta em abertura superior a 35% dos pequenos capilares (vasos) em repouso, 4% dos capilares esto abertos. O resultado a elevao da disponibilidade de sangue renovado na rea massageada, tornando possvel um maior intercmbio de substncias entre os capilares e o tecido celular.

Anda mungkin juga menyukai