Anda di halaman 1dari 9

2012

O ESSENCIAL PARA GERIR A SUA EMPRESA

A ideia passo a passo |

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

O essencial para gerir a sua empresa 2. O essencial para gerir a sua empresa 2.1 Concretizar a ideia 2.2 Analisar oportunidades 2.3 Avaliar a ideia

Pgina 2 2 4 5, 6 e 7

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

A criao de uma empresa surge sempre de uma ideia, mais ou menos clara e quantificada, acerca de um produto ou servio novo ou de uma nova forma de o produzir ou disponibilizar ao mercado. Neste mdulo vamos identificar como dever identificar boas oportunidades de negcio e de que forma podemos avaliar a viabilidade de uma ideia que nos surge sobre a criao de uma nova empresa.

2.1 Concretizar a ideia As ideias que conduzem a novos negcios no so propriamente grandes revolues tcnicas mas por norma resultam do olhar atento sobre as mudanas e necessidades que surgem na economia e na sociedade que nos rodeia. extremamente importante estar atento ao que se passa em nosso redor e na nossa vida profissional. A diversidade de pontos de partida para a percepo de um bom novo negcio enorme e por vezes est mesmo junto a ns sem que nos apercebamos disso. Arthur kuriloff e Peter Drucker, de origem americana, estudiosos da rea de inovao e fontes de ideias identificaram ao longo do seu trabalho cinco grande grupos de fontes de ideias para novos negcios.

So os que a seguir descrevemos:


1. Capacidade inventiva do empreendedor: este geralmente apercebe-se da existncia de uma necessidade ou estabelece mesmo uma procura continua de novidades a criar ou desenvolver;

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

2. Interesse pessoal e hobbies do empreendedor: Nestes campos podem ter origem boas ideias: culinria, penteado, carros e mecnica, jardinagem, fotografia 3. Observao das tendncias de evoluo da sociedade: os novos hbitos de consumo e novas necessidades que surgem proporcionam oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos ou servios; 4. Novos usos para coisas triviais: a anlise das coisas correntes pode conduzir a novas utilizaes. 5. Vontade de mudar a situao profissional: a certa altura da sua vida as pessoas tm necessidade ou vontade de deixar o seu emprego actual e dedicar-se a uma nova actividade, como por ex. novo produto ou melhoria de um que conhea bem. Peter Drucker defende ainda a existncia de sete possveis origens para as ideias inovadoras, sendo que estas resultam da experincia pessoal dos empreendedores, nas empresas ou em determinados sectores de actividade, constituindo no fundo objectivos de carcter social e econmico. Associa-se por ordem decrescente de apresentao o grau de previsibilidade de xito. a. Situao inesperada. A primeira fonte de ideias que este autor desenvolve resultado de xitos ou fracassos, ou situaes externas que so causa de novas ideias que pretendem no fundo resolver e corrigir deficincias que surgem. b. Situaes ou ocorrncias incongruentes: a existncia de discrepncias entre o que deveria ser e aquilo que na realidade.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

c. Necessidade de alterao de projectos: ao observarmos a prestao de um servio ou a produo de um produto podermos dar-nos conta de formas alternativas melhores para o fazer. d. Ocorrncia de mudanas estruturais na sociedade ou num sector: observar mudanas estruturais num sector da sociedade numa altura em que a oferta e a procura se alteram com tanta frequncia pode ser igualmente uma boa fonte de ideias. e. Alteraes demogrficas: a populao, sua dimenso e mudana nas caractersticas (por ex.: envelhecimento), alteraes educacionais e econmicas implicam necessidades que podem ser supridas atravs d e novas ideias. f. Alteraes do nvel de percepo da procura: aquilo que as coisas representam e o seu significado muda para ns ao longo do tempo. Estar atento a estas mudanas e a oportunidades que com elas surgem gera lugar a novas ideias. g. Novos nveis de conhecimento: Maior formao, informao e dotao de conhecimentos das populaes torna-as diferentes nas suas escolhas havendo lugar a novas ideias. 2.2 Analisar oportunidades Independentemente do prazo que temos na nossa mira devemos olhar para o mercado com especial ateno e ver as oportunidades que podem ser identificadas, avali-las e aproveit-las em benefcio prprio uma vez que podero impulsionar o sucesso do nosso projecto empresarial. Numa sociedade onde o consumidor est cada vez mais inf ormado e conhecedor, mais exigente, procura mais funcionalidades nos produtos, padres de qualidade e bem-estar superiores, utiliza novos recursos, etc.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

desenvolvem-se

novas

oportunidades

de

negcio

que

podero

ser

enquadrveis e impulsionar a empresa a criar. Se houver percepo destas oportunidades atempadamente, podem ser exploradas. Para isto necessrio que a empresa detenha meios e recursos disponveis. Da a importncia subjacente ao momento da percepo das necessidades e oportunidades. A vantagem que uma empresa apresenta relativamente aos seus concorrentes pode ser sustentada numa ou na combinao de mais de uma estratgia das quatro que vamos agora descrever: o Estar um passo frente dos outros. o Estar onde os outros, que ainda no identificaram as necessidades no vo estar presentes. o Identificar e situar-se em nichos de mercado. o Influenciar, alterando regras, o mercado ou rea de actividade onde a empresa se inserir.

2.3 Avaliar a ideia Uma vez que j completou a ideia para a criao da sua empresa deve desde j proceder a uma avaliao rpida em termos de execuo, viabilidade e consistncia. Uma vez feito, este primeiro teste, permite-lhe desde j corrigir erros que possam surgir e avanar. Esta no uma anlise de fundo sua ideia, caso contrrio estaramos desde j a elaborar o plano de negcios.

A) Erros mais frequentes que dever evitar:

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

- Fraco conhecimento do mercado: desconhecimento da procura, da dimenso, da evoluo do segmento e da quota que poder atingir; - Desajustamento do produto: as caractersticas do produto ou servio prestado no vo de encontro s necessidades existentes no mercado; - Ineficcia do esforo de vendas e de marketing: por vezes no h resultados visveis porque a promoo foi errada, insuficiente, inadequada ou mal orientada; - Julgamento errado da concorrncia: entrada de uma nova empresa a concorrncia reage das mais diversas formas, reduzindo preo, melhorando a qualidade, alterando caractersticas. No se podem negligenciar estes efeitos porque o produto ou servio da concorrncia no estanque. - Produtos obsoletos: com frequncia os produtos, essencialmente os de forte componente tecnolgica, tornam-se obsoletos; - Momento de entrada no mercado errado: o lanamento de um novo produto ou servio no mercado deve ser feito antes de surgir a necessidade do mesmo; - Inadequao da estrutura de capital: as empresas de capital intensivo implicam investimentos avultados em activo fixo que tem geralmente um impacto negativo fortssimo sobre a gesto financeira da mesma.

B) Deve desde o inicio assegurar que:

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

- Definiu bem o seu objectivo e de que este traduz ideias capazes de criar um produto ou servio; - O seu conhecimento acerca do mercado ou segmento onde pretende actuar profundo; - Domina conhecimentos tcnicos do produto ou processo produtivo; - As estimativas financeiras de previso de vendas no pecam por excesso e que a previso dos custos de instalao, de equipamentos e de formao dos recursos humanos no insuficiente; - Conhecimento das disposies legais para esse produto ou servio ou licenciamento especial para o sector em questo; - Existncia de vantagens que o distingue da concorrncia; - Proteco legal do seu produto; - Diferenciao do seu produto nas suas mais diversas formas.

C) Oriente-se para o mercado: Independentemente da paixo que sinta pelo produto ou servio que pretende desenvolver tem de assegurar que existe para o mesmo um mercado efectivo. fundamental a orientao para o mercado. Em primeiro lugar veja o exterior (a envolvente) e depois trabalhe o interior da sua empresa. Quais so em boa verdade as necessidades dos consumidores? Ento satisfaa-as.

D) Adeque o produto ou servio dimenso da empresa que vai criar Tenha ateno s suas limitaes de produo, de dotao de capital quando escolher criar a sua empresa. Escolha tambm um segmento de mercado de dimenso adequada. No condene a sua empresa partida.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Organizao e Gesto de Pequenas Empresas

Outras formas de comear: comprar empresas j instaladas, spin -off; franchising.

Setembro 2012

Ana Slvia Cordeiro

Anda mungkin juga menyukai