Anda di halaman 1dari 8

EXERCCIOS SOBRE VERBO Nas questes de 01 e 02, marque a opo em que h forma verbal incorreta.

01) (FUMARC-TRT/92) a) Se nos convirem as respostas, no o processaremos. b) Para que eles reouvessem o que perderam, era necessrio calma. c) Os policiais que intervieram na proposta, sero afastados. d) Quando propusermos medidas eficazes, seremos contratados. e) Para preverem as falhas, devero estudar muito mais. 02) (FUMARC-TRT/92) a) S previram as questes referentes ao oramento dos novos estados. b) Os cidados que supuseram tal medida, abandonaro a cidade. c) Se requisssemos a documentao necessria, haveria desordem. d) Talvez ns nomeemos pessoas mais interessadas no projeto. e ) No magoem aqueles amigos que sempre estiveram com vocs. 03) (FUMARC) Marque a opo cujo verbo apresenta correta flexo. a) "Se eu reavesse meu dinheiro retido, emprestar-te-ia uma parte". b) "Toda dvida que sobrevir dever ser imediatamente esclarecida. Isso, sim, transparncia." c) "A impunidade s ter fim quando se desfazer da cobertura poltica e todos forem iguais perante a lei..." d) "Se algum se deter em olhar na tev, detalhadamente, o rosto do presidente, vai verificar que esto aparecendo alguns fios de cabelos brancos em sua cabea". e) Chefonildo interveio imediatamente, pois esses servidores no parecia serem culpados. Quando reouveram o material perdido, desavieram-se na sua distribuio. 04) (FUMARC/92) 0 verbo destacado, na frase abaixo, est no pretrito perfeito do indicativo, que um dos tempos primitivos do verbo. "Os torcedores viram a atuao brilhante do juiz na partida." 0 verbo destacado, quanto sua formao, est num tempo derivado do pretrito perfeito do indicativo em: a) Se ele me visse, talvez desse o recado. b) Seus superiores o viam como incapaz. c) Somente o verei na semana que vem. d) Eles me vem sempre que precisam de mim. e) Eu o vejo rapidamente nas reunies. 05) (FUMARC/92) No foi usada a voz passiva em: a) "o escndalo do deputado que troca cocaina por carro roubado pe mostra as fortunas e a guerra de traficantes na terra da bancada do p." b) "Pelas investigaes realizadas pela comisso, chegou-se concluso de que se acumulou um patrimnio milionrio." c) "Existem cidades inteiras, em Rondnia, que so controladas pelos traficantes de Cal e outras pelos de Medellin. d) "Outra coisa que o acusado queria saber era a qualidade da droga que foi entregue em outros pontos do territrio." e) "Nesse lugar, sabe-se que ningum completamente inocente em matria de drogas, o que dificulta em muito a ao da polcia."

06) Leia com ateno as frases a seguir, tendo em vista o verbo destacado. I. Manteram-me todos os compromissos assumidos pelo presidente. II. Sero aceitas sugestes se o funcionrio expor toda a verdade. III. 0 candidato que ver o relatrio divulgado desistir da eleio. IV. Os laboratrios certamente adequam suas planilhas de preos s necessidades do consumidor. V. Com muito esforo reouvemos o que foi perdido na rua. A forma verbal est corretamente empregada em: a) I. b) II. C) III. d) IV. e) V. 07) "Ficam desde j excludos os sonhadores,os que amem o mistrio e procurem justamente esta ocasio de comprar um bilhete na loteria da vida." Se a primeira orao fosse volitiva,e o segundo e terceiro verbos conotassem ao no plano da realidade,teramos, respectivamente, as seguintes formas verbais: a) fiquem, amassem, procurassem b) ficavam,tenham amado, tenham procurado c) ficariam, amariam, procurariam d) fiquem,amam,procuram e) ficariam, tivessem amado, tivessem procurado 08) Em todas as alternativas, a lacuna pode ser preenchida com o verbo indicado entre parnteses, no subjuntivo, exceto em: a) Olhou para o co, enquanto esperava que lhe--------a porta. (abrir) b) Por que foi que aquela criatura, no-------- com franqueza? (proceder) c) preciso que uma pessoa se--------para encurtar a despesa. (trancar) d) Deixa de luxo, minha filha, ser o que Deus---------(querer) e) Se isso me--------possvel, procuraria a roupa. (ser) Nas questes 09 e 10, marque a opo que completa corretamente as lacunas. 09) Mesmo que voc lhe---------um acordo amigvel, ele no---------. a) proponha-aceitar b) propor - aceitava c) proporia - aceitaria d) propor - aceitares e) props - aceitava 10) Pode ser que eu----------levar as provas, se voc--------tudo para que eu--------onde esto. a) consiga - far - descobriria b) consiga - fizer - descubra c) consigo - fizer - descobrir d) consigo - fizer - descubro e) consigo - far descobrirei

11) Assinale a alternativa cujas formas verbais esto corretamente empregadas. a) 0 delegado o intimou para que viesse s pressas e deposse sobre o acidente que ouve na rua. b) Quando os jogadores se dispuseram a aceitar as mudanas na cobrana do pnalti, o tcnico interveio para que se mantivessem as regras. c) Ns antevimos o desenlace do casal, quando vimos passar o Natal com eles no ano passado. d) Quando deteram o caminho, porque o motorista abalroou um carro, o trnsito ficou interditado. e) Se voc refazer este trecho e trouxer o trabalho pronto at amanh, a sua nota ser revista. 12) No trecho "Agora vire a pgina e olhe o anjo que ele possuiu, veja esta mantilha sobre este ombro puro(...)",alterando o sujeito dos verbos destacados para tu e depois ns, teramos a seguinte modificao das formas verbais. a) vira olhe v viremos olhamos vemos b) vire olhe veja viremos olhemos vejamos c) vira olha vs viramos olhamos vemos d) viras olhas vs viramos olhamos vemos e) vira olha v viremos olhemos vejamos 13) A frase negativa que corresponde a "Pe nela todo o incndio das auroras" : a) No pe nela todo o incndio das auroras. b) No ponhas nela todo o incndio das auroras. c) No pem nela todo o incndio das auroras. d) No ponha nela todo o incndio das auroras. e) No pondes nela todo o incndio das auroras. 14) (FUMARC-94) Indique o trecho em que a transposio para a primeira pessoa do singular no provoca erro gramatical Nosso tempo o da comunicao instantnea, da tecnologia galopante... a)... apertamos um boto e colorimos nossa viso com fatos que ocorrem do outro lado do mundo. b)... mas no nos precavemos contra as ameaas que cercam nosso cotidiano nem... c) ...hoje, redimimos valores morais e estticos de dcadas passadas... d) ...demolimos solenemente o "stress" no qual o triunfo tecnolgico envolveu nossa civilizao. e) ...na mesma celeridade com que abolimos as verdades e os saberes da cincia do homem.

Leia o perodo abaixo, em negrito, e, a seguir, a definio de verbo proposta por Cegalla, em Novssima Gramtica da Lngua Portuguesa: Muito nervosa, presenciou a fuga dos presidirios, enquanto a chuva caa, torrencialmente. Verbo uma palavra que exprime ao, estado ou fenmeno. 15) Tendo em conta a definio de verbo apresentada por Cegalla e os conhecimentos lingsticos que voc possui, assinale a alternativa correta a respeito do perodo em negrito: a) No perodo, apenas uma palavra est ajustada definio do gramtico. b) Usando-se a definio proposta por Cegalla, no se consegue encontrar nenhum verbo no perodo. c) No perodo, cinco palavras se encaixam na definio de verbo do autor, embora apenas duas o sejam. d) H apenas dois verbos no perodo, embora apenas um seja contemplado pela definio de Cegalla. e) A definio de Cegalla permite a clara compreenso do que seja verbo no perodo. 16) (FUMARC-TC-94) A forma verbal destacada indica um fato completamente realizado em: a) 0 setor automobilstico, por exemplo, fazia presses sobre o governo. b) Enquanto comemoravam o plano, o povo passava fome nas ruas. c) Os candidatos vinham s festas, para conseguir votos nas prximas eleies. d) 0 debatedor combate a perda do poder de compra do dinheiro. e) Os visitantes iam sala da diretoria, acompanhados de um segurana. 17)--------cedo para tua casa e no------que tenham pena de A opo que completa corretamente as lacunas est em: a) Venha / queiras / voc b) Venha / queira ti c) Vem / queiras voc, d) Vem / queira,/ ti e) Vem / queiras / ti -----.

18) (FUMARC-TJ-95) Observe atentamente as seguintes formas verbais sublinhadas: I-Os alunos que ns vermos fora do colgio sero encaminhados ao diretor. II -Decididamente no intervi no seu parecer. III -Usarei a jia que me convier. A forma verbal est corretamente flexionada em: a) I, II e III b) I e II apenas c) I e III apenas d) II e III apenas e) III apenas 19) (FUMARC-TRT/98) Leia atentamente os itens a seguir: I-Recusou qualquer das denominaes e guardou a mercadoria. (ativa) II - Inventou-se uma nova fantasia para as crianas do bairro. (passiva analgica) III - Logo que se ouviu o barulho, os operrios abandonaram a obra. (passiva pronominal)

IV - A aluna vestiu-se rapidamente, to logo soube das novidades. (reflexiva) Segundo Domingos Paschoal Cegalla, a voz do verbo destacado est incorretamente indicada nos parnteses em: a) I apenas b) II apenas. c) III apenas 1 d) IV apenas e) apenas dois itens. Tendo em vista o emprego dos verbos destacados, responda s questes de 20 a 22 assinalando para cada questo: a) se os itens I, II e III estiverem corretos. b) se apenas os itens I e II estiverem corretos. c) se apenas os itens I e III estiverem corretos. d) se apenas os itens II e III estiverem corretos. e) se apenas um item estiver correto. 20) (FUMARC-TRT/98) I - A chuva caa forte, e os policiais nos deteram receosos de acidentes. II - A mulher que previr um mau acontecimento ser ignorada por todos. III - Disse a todos que intervim no caso para evitar maiores aborrecimentos. 21) (FLTMARC-TRT/98) I - Por termos trazido as provas necessrias, os eleitores ficaram mais tranqilos antes da eleio. II - Se reouver seus pertences, certamente ser convidado para a prxima reunio. III - Para que passeiemos no final de semana, necessrio concluir agora nossas tarefas. 22) (FUMARC-TRT/98) I - preciso que eles anseiem por dias melhores para a felicidade se"-~-m r-e~idade. II - Assim que proporem solues srias, no sero mais ridicularizados. III- As pessoas que vem como importante nossa presena na empresa sero as primeiras a receber o nosso convite. Assinale o conjunto de palavras que preenche com plena correo os espaos em branco dos textos das questes 23 e 24. 23) (FUMARC) "No---------da carne de porco nem dos ovos, nem das frituras, nem das massas.----------se mais de cinqenta anos, uma dieta relativa durante a semana a fim de que------------esbaldar nos domingos." a) abusem - Mantenham - tenham - possam b) abusem - Mantenham - tiverem - vocs possam c) abusais - Mantenham - tiverdes - vos possais d) abuse - mantm - tiveres - tu possas e) abuseis - Mantende - tiverdes - vos possais 24) (FUMARC) Se cada novo tcnico de futebol---------da seleo brasileira como bem lhe----------------recomendaremos CBF que---------e-------com determinao e rigor.

a) dispor - aprazer - interveja - haja b) dispe - apraz - intervm - aja c) dispuser - aprouver - intervenha - haja d) dispuser - aprouver - intervenha - aja e) dispor - apraz - interveja - aja 25) (FUMARC) As formas verbais destacadas no trecho abaixo foram substitudas por outras. Assinale a alternativa em que essa permuta no compromete a coeso e a correta correlao de tempos e modos. "Na melhor das hipteses quem recebeu obrigado a dar um (no mnimo) telefonema a quem mandou a correspondncia." a) recebia- foi - mandaria b) recebesse - fosse - mandasse c) recebia - era - mandava d) recebe - ser - mandaria e) receber- seria - manda. 26) (FUMARC) 'Um dia ele chegou to diferente do seu jeito de sempre chegar Olhou-a dum jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar E no maldisse a vida quanto era o seu jeito de sempre falar" (trecho de Valsinha, de Chico Buarque de Holanda e Vincius de Moraes) Quanto ao tempo verbal, maldisse est para maldizer assim como a) interveio est para intervir. b) proviu est para prover. c) previsse est para prever. d) reouvesse est para reaver. e) precavesse est para precaver. 27) A frase que apresenta verbo na voz passiva : a) A gente fica se lembrando daquele "demnio" de uma novela. b) A gente se pe a pensar que deve haver mesmo uma interferncia do demo nas relaes humanas. c) E um relacionamento pode se tornar uma briga. d) No se pode idolificar ningum. e) Pessoas que se estimam e se amam verdadeiramente, se magoam, se machucam, se contrariam, se ferem, se maltratam. 28) Indique a alternativa em que a forma destacada expressa ordem: a) Ouve a tua sombra, o que, longe, digo? b) Juliana de Mascarenhas desposa o antigo Ouvidor. c) Deita-se consigo aos ps do seu dono. d) Deus me perdoe, mas o Conde vem c por outros assuntos. e) Ah, volta, volta, Marlia, tira-te desse cuidado.

29) Em todas as alternativas, a forma destacada expressa a idia de ordem ou pedido, exceto em: a) "Bebamos, pois, ao futuro!" - exclamara na pousada. b) "Levai bem plvora e chumbo!' disse a voz aos da boiada. c) Ai, lnguas, que sem fadiga arquitetais coisas falsas! d) Virgem do Rosrio, deixai-nos descansar em paz. e) Escondei jias e alfaias! (Que tropa que vai chegar?) 30) " ... os gritos dos perseguidores estavam cada vez mais prximos." A forma verbal que no se encontra no mesmo tempo da forma destacada est em: a) " ... mes abraavam os filhos pequenos..." b) "Frederico, o pai de Edgar, dizia:..." c) "A inteno daquele homem no era boa ..." d) "0 ar sombrio de Flvia denotava preocupao." e) " ...no qual fora levada..." 31) A lacuna ser preenchida, corretamente, pelo verbo indicado nos parnteses, em: a) "Este o mandamento que vos dou: --------- vossos inimigos". (ameis) b) "Compra a tua passagem e-------imediatamente". (parta) C) No quero que tu------ o que ganhaste". (vendas) d) "E preciso que ns -------------mais cedo ao trabalho". (chegamos) e) "Ontem eles disseram que-----------hoje ao meio dia". (chegarem) 32) Complete as lacunas apresentadas, flexionando os verbos entre parnteses no final de cada frase. I---------------com teu irmo que nao poderei ir festa. (Falar) II - Menino, no--------a porta, saia em silncio. (bater) III- Moo, no---------o que ganhastes de presente. (vender) IV - Criana,----------- que erraste. (admitir) A seqncia correta encontrada : a) Fala - bata - vendais - admite b) Fala - bate - vendais - admite c) Fale - bata - vendeis - admita d) Fala - bata - vendeis - admita e) Fale - bate - vendeis - admite

GABARITO
01) 10) 19) 28) A B B E 02) 11) 20) 29) C B D C 03) 12) 21) 30) E E B E 04) 13) 22) 31) A B C C 05) 14) 23) 32) A 06) E 07) D 08) B 09) A C 15) C 16) D 17) E 18) E B 24) D 25) B 26) A 27) D A

Comentrios 01-A 02-C 03-E 06-E convierem requerssemos a: reouvesse b: sobrevier c: desfizer d: detiver

I- Mantiveram-se II- expuser III- vir IV- adequar defectivo; no presente do indicativo s possui as formas adequamos e adequais 07-D volitiva: exprime desejo (subjuntivo)

08-B a forma verbal a ser usada completando a lacuna ficar no pret. perfeito do indicativo: procedeu 11-B a: depusesse c: viemos d: detiveram e: refzer

14-C Os verbos das opes a, b, d, e so defectivos, falta-lhes a primeira pessoa do presente do indicativo. J, na opo c, o verbo redimir conjugado em todos as pessoas, tempos e modos: ... hoje, redimo valores morais e estticos de dcadas passadas..." 15-C As palavras abaixo enumeradas encaixam-se perfeitamente na definio "Verbo a palavra que exprime, estado, ao ou fenmeno": -a palavra nervosa exprime estado; - a palavra fuga exprime ao; - a palavra presenciou exprime ao; - a palavra caa exprime ao; - a palavra chuva exprime fenmeno. Das cinco palavras, apenas duas so verbos: presenciou e caa. Nervosa adjetivo, fuga substantivo abstrato e chuva, substantivo concreto. A opo C atesta que a definio em questo , no mnimo, incompleta. 16-D Fato totalmente realizado: pretrito perfeito do indicativo a, b, c, e: pretrito imperfeito do indicativo (ao inacabada) 18-E 19-B 26-A I: ns virmos II: no intervim passiva sinttica ou passiva pronominal maldisse/interveio: mesmo tempo verbal: pretrito perfeito do indicativo

Anda mungkin juga menyukai