Anda di halaman 1dari 5

ETEC PRESIDENTE VARGAS Eletrnica Industrial

SCR

Mogi das Cruzes 2012

ETEC PRESIDENTE VARGAS

SCR

Por

NOMES:

Relatrio apresentado ao Curso Tcnico em Eletrotcnica da Escola ETEC Presidente Vargas de Mogi das Cruzes, como requisito parcial para obteno de nota na matria deste curso.

Mogi das Cruzes 2012

Resumo
Neste trabalho utilizamos dos recursos dispostos pela escola, para analisar as caractersticas de disparo do SCR. O circuito a ser montado um circuito simples formado por uma chave, resistor, SRC, potencimetro e duas fontes de valores distintos. Quando a fonte ligada a placa observamos os valores de corrente e tenso que circula pelos componentes que nela se encontra e observamos a corrente de disparo do SCR.

Sumrio

1 Introduo..........................................................................................4 2 Desenvolvimento...............................................................................4 3 Anlises.............................................................................................5 4 Concluso..........................................................................................5 5 Componentes.....................................................................................5

1 - Introduo

Este trabalho tem como finalidade expor os conceitos aprendidos em sala de aula. Analisar o comportamento do SCR, assim como observar as correntes de disparo era um dos tpicos da citada disciplina, sendo a experimentao a tcnica utilizada para a abordagem do contedo. Assim sendo cada grupo de 4 alunos teve a incumbncia de realizar a experincia a partir de um roteiro pr-definido, procurando obter o mximo desempenho possvel, bem como, os melhores resultados.

2 Desenvolvimento
A primeira etapa deste projeto teve como objetivo montar e identificar o circuito como mostrado abaixo:

Aps identificado os componentes, ajustamos P1 at obter uma tenso de 0V entre B1 e o terra, nessa etapa tambm interligamos um ampermetro entre B1 e B4 sempre levando em considerao a polaridade do circuito. Entre B3 e B5 colocamos um voltmetro e registramos um valor de 12 V. Fechamos B5 com B9 e alteramos o valor de B1 vagarosamente at a tenso entre B3/B5 cair a 0,7 V. Registramos o valor da corrente entre B4/B1 e o valor obtido foi de 6,94 mA. Em conduo pela a queda de tenso entre anodo e catodo 2 V.
4

3 Anlises
Comparando este tipo de SCR com os mais comuns utilizados no mercado, podemos observar que com uma baixa corrente conseguimos controlar elevados valores de potncia. Um dos modelos de SCR disponveis no mercado para venda o MCR-06-1 que possui uma corrente de disparo de 200 uA, ou seja uma corrente bem baixa comparada com a corrente que este tipo de componente pode controlar.

4 Concluso
Conclumos que com a anlise desse trabalho fica evidenciado que o SCR um timo componente quando se quer fazer o controle de cargas muito rpido, podendo ser utilizado no vasto ramo da eletrnica como por exemplo sensores.

5 Componentes
Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado todos recursos que a escola dispunha sendo eles:

Bastidor Mdulo EA11 SCR Multmetro Digital Multmetro Analgico Cabos de Conexo

Anda mungkin juga menyukai