Anda di halaman 1dari 21

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD ENGENHARIA MECATRNICA - FUNDAMENTAL ALESSANDRA ROCHA - 20082013

PORTFLIO 1

............................................................................................................................... Guarulhos 2013

ALESSANDRA ROCHA

PORTFLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrnica da Faculdade ENIAC para a disciplina Comunicao Empresarial. Prof. Clia Regina Mistro

Guarulhos 2013

Respostas .............................................................................................................
QUESTES 1.) Plato Savioli e Francisco Fiorin em sua obra Lies de Texto: Leitura e redao apresentam a definio de texto. Leia as alternativas abaixo e assinale a nica alternativa que no condiz com a definio correta de texto. a) Texto um todo organizado, histrico e independe da forma, no delimitado e o sentido solitrio. b) um todo organizado de sentido; um objeto integralmente lingstico e integralmente histrico. c) Tem como propriedade: coerncia as partes esto relacionadas entre si; h continuidade de sentido entre elas; no h qualquer contradio entre elas; d) Tem como propriedade: delimitao um espao de sentido organizado entre dois espaos de no sentido; dialogismo um texto se ope a textos que refletem idias e concepes opostas. e) Conseqncias: O sentido das partes no autnomo. O sentido no solitrio, mas solidrio. O sentido global no resultado da soma das partes, mas de suas relaes. 2.) Lixo a gente pe nos sacos de lixo, vm os lixeiros, pem os sacos de lixo nos caminhes, e o lixo desaparece da nossa vista. Desaparece da nossa vista mas no desaparece de verdade porque nada no mundo desaparece. O lixo vai para outro lugar, longe dos olhos. E a montanha vai crescendo, crescendo, crescendo sem parar at quando as montanhas de lixo podero crescer? (Rubem Alves: O Lixo in http:www.rubenalves.com.br/olixo.htm) O texto acima faz referncia a um dos maiores problemas das grandes cidades hoje em dia. Algumas administraes pblicas municipais tm procurado reduzir o acmulo de lixo, desenvolvendo, com a participao da comunidade, projetos de:

a) eliminao de gases txicos. b) incinerao em fornos domsticos. c) separao de materiais reciclveis. d) compactao de produtos orgnicos. e) pavimentao asfltica.

3.) Leia o trecho: O movimento antiglobalizao apresenta-se, na virada deste novo milnio, como uma das principais novidades na arena poltica e no cenrio da sociedade civil, dada a sua forma de articulao/atuao em redes com extenso global. Ele tem elaborado uma nova gramtica norepertrio das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pblica, e a poltica para a dimenso, tanto na forma de operar, nas ruas, como no contedo do debate que trouxe tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal). GOHN, 2003. INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalizao referido nesse trecho: a) cria uma rede de resistncia, expressa em atos de desobedincia civil e propostas alternativas forma atual da globalizao, considerada como o principal fator da excluso social existente. b) defende um outro tipo de globalizao, baseado na solidariedade e no respeito s culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatrio, com desenvolvimento econmico, mas tambm com justia e igualdade social. c) composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas polticas, acostumados com o repertrio de protestos polticos, envolvendo,

especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais. d) recusa as imposies de um mercado global, uno, voraz, alm de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerada no lucro e no consumo de mercadorias suprfluas. e) utiliza-se de mdias, tradicionais e novas, de modo relevante para suas aes com o propsito de dar visibilidade e legitimidade mundiais ao divulgar a variedade de movimentos de sua agenda.

4.) A verdade que o mundo mudou. E neste novo mundo que o desempregado precisa descobrir caminhos em meio aos novos fatores econmicos, tecnolgicos e polticos. Hoje em dia se exige um operrio [...] polivalente, existe um modelo novo a seguir. As novas relaes de trabalho pressupem no mais apenas patro e empregado, mas contratantes e fornecedores de servios. (in: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Mutaes do trabalho. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 1999) O texto acima trata das transformaes no mundo do trabalho ocorridas nas ltimas dcadas. Entre essas transformaes, pode-se citar: a) a diminuio da contratao de firmas terceirizadas. b) a exigncia de maior qualificao dos trabalhadores. c) a contratao de trabalhadores com menos escolaridade. d) o aumento da especializao das funes dentro das empresas. e) requalificao da mo de obra. 5.) Considere o seguinte pargrafo, que inicia o conto A noite em que prenderam Papai Noel, de Jos Eduardo Agualusa: O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caa em tumulto pelo peito. Estilo? No: era apenas misria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-derosa,sempre escondidos por detrs de uns enormes culos escuros. Naquela poca j nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra cdea de po descoberta nos contentores. noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina. A organizao do pargrafo contm informaes suficientes para se dizer que: a) predominam os elementos dissertativos sobre os narrativos. b) ocorrem unicamente passagens narrativas em terceira pessoa. c) esto combinados elementos tipicamente narrativos e descritivos. d) h alternncia entre as passagens narrativas e as dissertativas. e) existe uma descrio inicial e um trecho dissertativo posterior.

6.) Assinale a alternativa CORRETA, segundo o novo acordo ortogrfico: O pronunciamento do parlamentar na _____________da pea de teatro teve repercusso na impressa, de modo que o outro Deputado o desembarcar do seu _____________ rumo cidade de _____________, no estado do _____________ tambm falou sobre o assunto: Osque ________________ jornais sabero do que estou falando a) Estria vo Parnaba Piau lem b) Estreia vo Parnaiba Piaui lem c) Estreia voo Parnaba Piaui leem d) Estreia voo Parnaba Piau leem e) Estreia voo Parnaba Piau lem 7.) O serto vai a Veneza Festival de Veneza exibe Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Karim Anouz e Marcelo Gomes, feito a partir de uma longa viagem pelo serto nordestino. [...] Rodaram 13 mil quilmetros, a partir de Juazeiro do Norte, no Cear, passando por Pernambuco, Paraba, Sergipe e Alagoas, improvisando dia a dia os locais de filmagem. Estvamos procura de tudo que encetava e causava estranhamento. Queramos romper com a ideia de lugar isolado, intacto, esquecido, arraigado numa religiosidade intransponvel. Eu at evito usar a palavra serto para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim. A ideia era afastar-se da imagem histrica da regio na cultura brasileira. Encontramos um universo plural que tem desde uma feira de equipamentos eletrnicos a locais de total desolao, completa Marcelo. CRUZ, Leonardo. Folha de S. Paulo, p. E1, 05/09/2009. A partir da leitura desse trecho, INCORRETO afirmar que: a) a feira de equipamentos eletrnicos, smbolo da modernidade e da tecnologia sofisticada, representativa do contrrio do que se pensa sobre o serto nordestino. b) as expresses isolamento, esquecimento e religiosidade, utilizadas pelos cineastas, so consideradas adequadas para expressar a atual realidade sertaneja. c) o termo serto tem conotao pejorativa, por implicar atraso e pobreza; por isso, seu uso deve ser cuidadoso.

d) os entrevistados manifestam o desejo de contribuir para a desmitificao da imagem do serto nordestino, congelada no imaginrio de parte dos brasileiros. e) revela o estranhamento que comum entre pessoas mal informadas e simplificadoras, que veem o serto como uma regio homognea. 8.) Considere o seguinte pargrafo, que inicia o conto A noite em que prenderam Papai Noel, de Jos Eduardo Agualusa: O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caa em tumulto pelo peito. Estilo? No: era apenas misria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-derosa, sempre escondidos por detrs de uns enormes culos escuros. Naquela poca j nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra cdea de po descoberta nos contentores. noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina. A primeira frase do texto fala da barba do velho Pascoal e diz que ela lhe caa em tumulto pelo peito. Para introduzir essa informao, o autor empregou o pronome relativo QUE. Se o trecho fosse alterado com a inteno de se empregar, dentro das normas da lngua padro, um outro pronome relativo, o resultado poderia ser o seguinte: a) Esta a histria de um velho chamado Pascoal, no qual a sua barba caa em tumulto pelo peito. b) Vou falar de um velho chamado Pascoal, de quem a barba lhe caa em tumulto pelo peito. c) Estou falando do velho chamado Pascoal, aquele da barba caindo em tumulto pelo peito. d) Conheci um velho chamado Pascoal, cuja barba lhe caa em tumulto pelo peito. e) Ouvi contar que um velho chamado Pascoal tinha uma barba em que tumultuava pelo peito.

9.) Leia o texto para responder a questo: A vida de um desempregado horrvel, porque na nossa sociedade tudo depende do trabalho: salrios, contatos profissionais, prestgio e ( quando se catlico) at o resgate do pecado original e o bilhete de ingresso para o paraso. Portanto, se falta o trabalho, falta tudo. Mas corre-se o risco de que o problema do desemprego coloque em segundo plano o problema de quem tem um emprego. Com uma frequncia sempre maior, a vida do trabalhador transformada num inferno, porque as organizaes das empresas se preocupam em multiplicar a quantidade de produtos, mas no do a mnima para a felicidade de quem os produz. ( DE MASI, Domenico. In: O scio criativo. Rio de Janeiro: Sestante,2000.) Sobre o texto correto afirmar: a) O autor utiliza apenas de um tempo verbal, o Presente do Indicativo. b) Em momento algum, o autor distancia-se da linguagem formal. c) O texto predominantemente descritivo. d) Ao ilustrar a dependncia do homem em relao ao trabalho, no primeiro pargrafo, o autor finaliza essa ilustrao de forma irnica. e) Ao se tentar convencer o leitor, no texto, destaca-se a funo apelativa da linguagem.

10.) A questo abaixo refere-se ao texto abaixo: UM PAS QUE NO L Na ltima dcada, praticamente todas as crianas brasileiras em idade escolar foram matriculadas. A taxa nacional de analfabetismo tambm recuou. Hoje, cerca de 98% dos jovens brasileiros conseguem escrever o prprio nome ou ler um letreiro de nibus. Mas o pas ainda est alguns captulos atrs do aceitvel em termos educacionais. Dados da Cmara Brasileira do Livro (CBL) mostram que, em mdia, cada brasileiro l o equivalente a 1,8 livro por ano. Longe do que se v em pases como Frana e Estados Unidos, onde cada pessoa l de cinco a sete livros por ano. Em rankings internacionais de leitura de pases ricos ou em desenvolvimento, o Brasil lanterninha, atrs de outros latinos como Argentina e Mxico. Um tero dos alunos brasileiros de 1 a 4 srie nunca pegou espontaneamente um livro para ler.

Um dos argumentos mais usados para justificar isso o preo do livro. No uma explicao convincente. Cerca de 45 milhes de lares no pas tm TV em cores. A mais barata sai por R$ 300,00, o que equivale a um pacote de livros. Alm disso, as bibliotecas pblicas e das escolas quando existem so pouco usadas. Os motivos populares para a averso nacional ao livro so revelados por um levantamento da CBL. As justificativas mais citadas pelos entrevistados so a falta de tempo, o desinteresse e a pura preguia. O quarto motivo: eles preferem outras formas de entretenimento. A razo menos citada falta de dinheiro. Essa vergonha assumida tem origem na escola. Os brasileiros no lem simplesmente porque no sabem ler, afirma Ilona Becskehzy, diretora da Fundao Lehmann, um instituto de pesquisa educacional. Segundo o Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica, apenas 2,5% dos alunos do ensino mdio da Regio Norte tm nvel adequado de leitura. No Sudeste, os resultados tambm so ruins. Apenas 7,6% dos alunos tm nvel adequado de leitura. Um dos problemas a falta de biblioteca na escola. Segundo o Ministrio da Educao, metade dos alunos que estudam no ensino fundamental tem acesso a elas. No Nordeste, esse ndice ainda mais baixo. As bibliotecas esto disponveis para somente 35,2% das crianas e dos adolescentes. Mas no basta rechear as estantes. preciso tambm desenvolver o hbito de ler. Essa a chave de um projeto simples, criado por trs garotas de So Paulo, a Expedio Vaga-Lume. Alm de montar bibliotecas comunitrias em regies distantes da Amaznia, elas investem na formao de professores, pais e alunos, para incutir neles o prazer de ler e contar histrias. O brasileiro adora novelas. Elas nada mais so que histrias, que tambm esto contidas nos livros. isso que mostramos s pessoas e que as faz mudar de comportamento, diz Sylvia Guimares, da Vaga-Lume. (COTES, Paloma. Um pas que no l. poca, So Paulo, 3 abr. 2006, p. 46.) Assinale a alternativa que explica corretamente a frase Mas o pas ainda est alguns captulos atrs do aceitvel em termos educacionais. em sua relao com o contedo geral do texto.

a) A despeito dos avanos descritos nas frases anteriores, reconhece-se a permanncia do atraso brasileiro no que se refere educao. b) Os avanos descritos anteriormente no texto so inverdicos, portanto opostos ao contedo presente na frase em destaque. c) H uma incoerncia entre esta frase e as anteriores, pois os dados sobre o Brasil so conflitantes e anacrnicos. d) A frase em questo revela mera opinio da autora, insustentvel, alis, haja vista os dados revelados pela CBL. e) Segundo a frase em questo, o nvel educacional do Brasil precisa ser aceito pelos demais pases proficientes na leitura.

11.) Quanto Comunicao Empresarial assinale a alternativa correta: a) Tautologia uma necessidade, por isso use expresses genricas. b) O mais importante numa correspondncia a mensagem, portanto, evite o suspense indesejvel. c) A mensagem provocar reaes positivas no receptor com o uso da prolixidade. d) H sempre um verbo ou um adjetivo que transmitem com mais preciso e clareza uma idia. e) Na comunicao utilizada na empresa indispensvel o uso de palavras rebuscadas.

12.) No que se refere comunicao humana, pode-se afirmar que os rudos interferem em todo o percurso da informao e sempre reduzem a) a eficincia da comunicao. b) a fonte de comunicao. c) o canal da mensagem. d) o percurso da informao. e) o suporte material.

13.) Observe a construo abaixo: O que estraga o Brasil so os polticos. Sem eles estaramos bem melhor, cada um fazendo a sua parte. O que a torna argumentativamente frgil

a) a sua prolixidade. b) o emprego de clich. c) a linguagem rebuscada. d) o fato de ser contraditria. e) a ambiguidade de linguagem.

14.) Em O pulso ainda pulsa, os termos sublinhados so palavras O PULSO O pulso ainda pulsa O pulso ainda pulsa... Peste bubnica Cncer, pneumonia Raiva, rubola Tuberculose e anemia Rancor, cisticercose Caxumba, difteria Encefalite, faringite Gripe e leucemia. (O pulso, de Marcelo Fromer/Tony Bellotto/Arnaldo Antunes) a) antnimas, ou seja, exprimem sentido idntico. b) homnimas, ou seja, tm pronncia igual e significados diferentes. c) parnimas, ou seja, tm pronncia e grafia parecidas e significados diferentes. d) sinnimas, ou seja, exprimem ideias antagnicas (ou tm mesmo valor semntico). e) que apresentam formas variantes, ou seja, no mudam de significado e apresentam grafia idntica. 15.) Leia o texto A noite em que prenderam Papai Noel, de Jos Eduardo Agualusa e em seguida responda a questo: O velho Pascoal tinha uma barba comprida, branca, esplendorosa, que lhe caa em tumulto pelo peito. Estilo? No: era apenas misria. Mas foi por causa daquela barba que ele conseguiu trabalho. Por isso e por ter nascido albino, pele de osga e piscos olhinhos cor-derosa, sempre escondidos por detrs de

uns enormes culos escuros. Naquela poca j nem pensava mais em procurar emprego, certo de que morreria em breve numa rua qualquer da cidade, mais de tristeza que de fome, pois para se alimentar bastava-lhe a sopa que todas as noites lhe dava o General, e uma ou outra cdea de po descoberta nos contentores. noite dormia na cervejaria, na mesa de bilhar, enrolado num cobertor, outro favor do General, e sonhava com a piscina. A organizao do pargrafo contm informaes suficientes para se dizer que a) predominam os elementos dissertativos sobre os narrativos. b) ocorrem unicamente passagens narrativas em terceira pessoa. c) esto combinados elementos tipicamente narrativos e descritivos. d) h alternncia entre as passagens narrativas e as dissertativas. e) existe uma descrio inicial e um trecho dissertativo posterior.

16.) Imagine que voc est procura de um emprego e encontrou uma empresa que necessita de novos funcionrios. Mas, para concorrer a uma vaga, necessrio redigir uma carta de solicitao de emprego. Ao redigi-la, voc: a) evidenciar o registro informal. b) usar a linguagem metafrica. c) utilizar a norma padro. d) far uso apenas de termos tcnicos. e) apresentar uma linguagem mista, ou seja, com elementos verbais e no verbais.

17.) Dois membros do comit de gesto dos Jogos Olmpicos de 2016, no Rio de Janeiro, discordam quanto ao local onde devem ser realizadas as provas de remo. Pode-se afirmar que o conflito entre esses dois membros ser prejudicial para o desempenho do comit. O conflito no possvel de ser administrado, uma vez que resulta da incompatibilidade interpessoal ou de relacionamento entre dois ou mais membros de um grupo. A respeito dessas duas afirmaes, CORRETO afirmar que: a) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. b) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. c) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa.

d) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. e) as duas afirmaes so falsas. 18.) Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que eu no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moiss, que tambm contou a sua morte, no a ps no intrito, mas no cabo: diferena radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, in Memrias Pstumas de Brs Cubas) Pode-se afirmar, com base nas ideias do autor-personagem, que se trata: a) de um texto jornalstico b) de um texto religioso c) de um texto cientfico d) de um texto autobiogrfico e) de um texto teatral

19.) As aes terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em vrias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto, analise a seguinte notcia: No dia 10 de maro de 2005, o Presidente de Governo da Espanha Jos Luis Rodriguez Zapatero em conferncia sobre o terrorismo, ocorrida em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de maro de 2004, assinalou que os espanhis encheram as ruas em sinal de dor e solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o nico caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Tambm proclamou que no existe libi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que no h poltica, nem ideologia, resistncia ou luta no terror, s h o vazio da futilidade, a infmia e a barbrie. Tambm defendeu a comunidade islmica, lembrando que no se deve vincular esse fenmeno com nenhuma civilizao, cultura ou religio. Por esse motivo apostou na criao pelas Naes Unidas de uma aliana de civilizaes para que no se continue ignorando a pobreza extrema, a excluso social ou os

Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno frtil para o terrorismo. A principal razo, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror est explicitada na seguinte afirmao: a) O desejo de vingana desencadeia atos de barbrie dos terroristas. b) A democracia permite que as organizaes terroristas se desenvolvam. c) A desigualdade social existente em alguns pases alimenta o terrorismo. d) O choque de civilizaes aprofunda os abismos culturais entre os pases. e) A intolerncia gera medo e insegurana criando condies para o terrorismo.

20.) Leia trechos da carta-resposta de um cacique indgena sugesto, feita pelo Governo do Estado da Virgnia (EUA), de que uma tribo de ndios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos. (...) Ns estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o corao. Mas aqueles que so sbios reconhecem que diferentes naes tm concepes diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores no ficaro ofendidos ao saber que a vossa idia de educao no a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa cincia. Mas, quando eles voltaram para ns, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. No sabiam caar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa lngua muito mal. Eles eram, portanto, inteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora no possamos aceitla, para mostrar a nossa gratido concordamos que os nobres senhores de Virgnia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens. A relao entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educao privilegiada pelo cacique est representada por: a) sabedoria e poltica / educao difusa. b) identidade e histria / educao formal. c) ideologia e filosofia / educao superior. d) cincia e escolaridade / educao tcnica.

e) educao e cultura / educao assistemtica.

21.) Assinale a opo que identifica a variao lingstica presente nos textos abaixo. Assaltante Nordestino Ei, bichin Isso um assalto Arriba os braos e num se bula nem faa muganga Arrebola o dinheiro no mato e no faa pantim se no enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato pra fora! Perdo, meu Padim Cio, mas que eu to com uma fome da molstia Assaltante Baiano meu rei (longa pausa) Isso um assalto (longa pausa). Levanta os braos, mas no se avexe no (longa pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado Vai passando a grana, bem devagarinho (longa pausa). Num repara se o berro est sem bala, mas pra no ficar muito pesado No esquenta, meu irmozinho (longa pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada Assaltante Paulista Orra, meu Isso um assalto, meu Alevanta os braos, meu Passa a grana logo, meu Mais rpido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do Corinthians, meu P, se manda, meu a) variao social b) variao regional c) variao cultural d) variao histrica e) variao padro

22.) Leia o texto para responder a questo abaixo: Jogadores de futebol podem ser vtimas de estereotipao. Por exemplo, voc pode imaginar um jogador de futebol dizendo estereotipao? E, no entanto, por que no? A, campeo. Uma palavrinha pra galera.

Minha saudao aos aficionados do clube e os demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares. Como ? A, galera. Quais so as instrues do tcnico? Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de conteno coordenada, com energia otimizada, na zona de preparao, aumentam as probabilidades de, recuperado o esfrico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimnia de meios e extrema objetividade, valendonos da desestruturao momentnea do sistema oposto, surpreendido pela reverso inesperada do fluxo da ao. Ahn? pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. Certo. Voc quer dizer mais alguma coisa? Posso dirigir uma mensagem de carter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsvel e piegas, a uma pessoa qual sou ligado por razes, inclusive, genticas? Pode. Uma saudao para a minha progenitora. Como ? Al, mame! Estou vendo que voc um, um Um jogador que confunde o entrevistador, pois no corresponde expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expresso e assim sabota a estereotipao. Estere o qu? Um chato? Isso. Lus Fernando Verssimo (In: Cor reio Brasiliense, 13/05/1998) O texto retrata duas situaes relacionadas que, fogem expectativa do pblico: a) A saudao do jogador aos fs do clube, no incio das entrevistas e saudao final dirigida sua me.

b) A linguagem muito formal do jogador, inadequada situao da entrevista e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado. c) O uso da expresso galera por parte do entrevistador e da expresso progenitora, por parte do jogador. d) O desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra estereotipao, e a fala do jogador em pra dividir no meio e ir pra cima pra peg eles sem cala. e) O fato de os jogadores de futebol serem vtimas de estereotipao e o jogador entrevistado no corresponder ao esteretipo.

23.) Assinale a alternativa INCORRETA, segundo o novo acordo ortogrfico. a) idia b) heri c) plen d) Graja e) princpios

24) O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. Algumas iniciativas merecem consideraes, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequncias, INCORRETO afirmar que: a) a construo de obras previstas pelo PAC (Programa de Acelerao do Crescimento) tem levado reduo dos prazos necessrios aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto. b) a construo de grandes centrais hidreltricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amaznia, nos quais o volume de gua, o relevo e a baixa densidade demogrfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental. c) a explorao do petrleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil ter, ao lado dos impactos positivos na economia e na poltica, consequncias ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustveis fsseis.

d) a preocupao mais voltada para a floresta e os povos amaznicos coloca em alerta os ambientalistas, ao deixar em segundo plano as ameaas aos demais biomas. e) os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilstico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econmica, agravaro a poluio do ar e o intenso fluxo de veculos nas grandes cidades.

25.) Est em discusso, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma poltica e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento pblico de campanhas, fidelidade partidria, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados obrigatoriedade de os candidatos fazerem declarao pblica de bens e prestarem contas dos gastos devem ser aperfeioados, os rgos pblicos de fiscalizao e controle podem ser equipados e reforados.Com base no exposto, mudanas na legislao eleitoral podero representar, como principal aspecto, um reforo da a) poltica, porque garantiro a seleo de polticos experientes e idneos. b) economia, porque incentivaro gastos das empresas pblicas e privadas. c) moralidade, porque inviabilizaro candidaturas despreparadas

intelectualmente. d) tica, porque facilitaro o combate corrupo e o estmulo transparncia. e) cidadania, porque permitiro a ampliao do nmero de cidados com direito ao voto.

26.) Leia o texto para responder a questo abaixo: "Arrumar o homem" ( Dom Lucas Moreira Neves Jornal do Brasil, Jan. 1997) No boto a mo no fogo pela autenticidade da estria que estou para contar. No posso, porm, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provrbio italiano: "Se no verdadeira... muito graciosa!. Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profisso, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, sossego andar mergulhado em clculos

de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, no cessava de atorment-lo com perguntas de todo jaez,tentando conquistar um companheiro de lazer. A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deix-lo trabalhar, foi a de pr nas mos do moleque um belo quebra-cabea trazido da ltima viagem Europa. "V brincando enquanto eu termino esta conta. sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trgua. O peralta no levar menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquiplagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino j o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No cho, completinho, sem defeito, o mapa do mundo. Como fez, como no fez? Em menos de uma hora era impossvel. O prprio heri deu a chave da proeza: "Pai, voc no percebeu que, atrs do mundo, o quebra-cabea tinha um homem? Era mais fcil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!""Mas esse garoto um sbio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade to cristalina: "Basta arrumar o homem (to desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!" Arrumar o homem a tarefa das tarefas, se que se quer arrumar o mundo. Assinale o item cuja afirmativa est de acordo com o primeiro pargrafo do texto: a) embora o autor do texto no confie na veracidade da estria narrada, conta-a por seu valor moral; b) como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estria, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que no autntica; c) A despeito de ser bastante graciosa a histria narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade; d) O autor do texto nos narra uma histria de cuja autenticidade no est certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiana; e) a estria narrada possui autenticidade, veracidade e , alm disso, certa graa.

27.) Leia o trecho seguinte, associando-o com o texto anterior, do jornal Folha de S. Paulo. A letra ilegvel, que popularmente ficou conhecida como a letra

de mdico, uma tradio antiga. Essa caracterstica marcante advinha da relao de poder, no caso, do mdico, em relao ao paciente. Essa tradio foi to enraizada por esses profissionais que, mesmo aqueles que escrevem com letra legvel, adotaram esse modelo na escrita. (www.portal-

rp.com.br/bibliotecavirtual) A leitura permite afirmar que o trecho a) acrescenta ideia expressa no jornal o fato de que a letra ilegvel corresponde a uma forma de identidade profissional, apesar de pr em risco o tratamento dos pacientes. b) indica, assim como o jornal, a existncia de uma fora oculta, que impede os mdicos de escreverem de forma legvel, apesar dos esforos das pessoas envolvidas. c) apresenta a ilegibilidade com o mesmo significado do jornal, reconhecendoa como um cdigo da classe mdica para manuteno de seus valores, conforme previsto no cdigo de tica da profisso. d) contesta as informaes do jornal, pois, ao contrrio deste, defende a ilegibilidade como necessria instaurao e manuteno do poder do mdico sobre seus pacientes. e)indica a ausncia de uma fora oculta, defende a legibilidade como necessria instaurao e manuteno do poder mdico sobre seus pacientes.

28.) O acordo de 1991, que entrou em vigor em 2009, procura unificar a escrita de aproximadamente 220 milhes de pessoas que se comunicam em portugus em quatro continentes: Europa, sia, frica e Amrica. Assinale a alternativa correta, segundo o novo acordo: a) Eles vem b) Eles vem c) Eles Lem d) Eles veem e) Eles tem

29.) No entanto, quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. -

reescrito, Assinale a alternativa em que o trecho encontra-se corretamente pontuado. a) No entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980. b) Quando a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980, no entanto, o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. c) No entanto, em 1980, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso o panorama da biologia molecular havia mudado radicalmente. d) Quando, no entanto, em 1980, a Suprema Corte decidiu ouvir o apelo do caso, o panorama da biologia molecular, havia mudado radicalmente. d) No entanto o panorama, da biologia molecular havia mudado radicalmente, quando a Suprema Corte, decidiu ouvir o apelo do caso, em 1980.

30.) Analise o emprego correto da crase nas frases abaixo: a) Fomos feira. b) partir de amanh, no haver aulas. c) Andou cavalo. d) Estava cara cara com o bandido. e) Pedimos um bife a milanesa.Utilizar negrito para destaque de ttulos.

Anda mungkin juga menyukai