Anda di halaman 1dari 4

o R.

Vila

Electromagnetismo

Introdu c ao

1.2

Campos e operadores diferenciais

Os fen omenos electromagn eticos s ao adequadamente descritos atrav es de equa c oes diferenciais que relacionam as varia c oes no espa co e no tempo dos campos el ectrico e magn etico com as cargas e correntes el ectricas presentes. E pois conveniente recordar os principais operadores diferenciais e as suas propriedades.

1.2.1

Gradiente

O gradiente e um operador que actua num campo escalar (r) e que determina a varia c ao espacial deste campo, sendo denido de forma a que a varia ca o d do campo correspondente a um deslocamento ds e: d = grad ds (1.10)

Daqui segue-se imediatamente d = |grad ||ds| cos , em que e o angulo entre o vector grad e o vector deslocamento ds. A taxa de varia c ao de e pois m axima quando o deslocamento e paralelo a grad . A direc c ao do vector gradiente num dado ponto corresponde assim a ` direc c ao em que e m axima a taxa de varia ca o do campo nesse ponto, correspondendo o seu m odulo ao valor dessa taxa m axima. A componente do vector gradiente correspondente ` a varia c ao dqi da coordenada i, (grad )i pode ser obtida imediatamente: (grad )i = lim (q i + dqi ) (qi ) dsi 0 dsi (1.11)

Em coordenadas cartesianas, resulta ent ao que: grad = ex + ey + ez x y z (1.12)

Costuma tamb em usar-se a seguinte nota c ao: = ex + ey + ez x y z (1.13)

em que se dene o operador nabla (): = ex + ey + ez x y z 5 (1.14)

o R. Vila

Electromagnetismo

Introdu c ao

1.2.2

Diverg encia

A diverg encia de num campo vectorial V num ponto r dene-se como o seguinte limite: 1 0

divV(r) = lim

V(r) d

(1.15)

em que V(r) d e o uxo do campo V atrav es da superf cie fechada que delimita o volume . A diverg encia corresponde assim ao uxo do campo vectorial atrav es de uma superf cie innitesimal, por unidade de volume. A partir desta deni c ao segue-se de forma (quase) imediata o teorema de Gauss, integrando a diverg encia num volume nito :

divV(r)d =

V(r) d

(1.16)

Express ao da diverg encia A express ao da diverg encia em coordenadas cartesianas e: Vx Vy Vz + + x y z

div V = V =

(1.17)

A lei de conserva ca o da carga: a equa c ao de continuidade Consideremos um volume delimitado por uma superf cie , onde se encontra uma densidade de carga (r) = dq/d . Consideremos ainda que as cargas se encontram em movimento, originando uma densidade de corrente j(r) = dq/(dt d ). A carga total no volume e:

(1.18)

e a sua varia c ao com o tempo e: t

(1.19)

o R. Vila

Electromagnetismo

Introdu c ao

A carga que sai do volume por unidade de tempo, atravessando a superf cie , e:

j d =

divjd

(1.20)

onde se utilizou o teorema de Gauss. A lei da conserva c ao da carga el ectrica exige que a taxa a que a carga sai do volume corresponda ` a taxa de varia c ao da carga no volume, isto e:

divjd =

(1.21)

ou, atendendo a que o volume e arbitr ario,

divj =

(1.22)

Esta equa c ao designa-se equa c ao de continuidade ou lei de conserva c ao da carga el ectrica. 7

o R. Vila

Electromagnetismo

Introdu c ao

1.2.3

Rotacional

O rotacional de um campo vectorial V num ponto r e um vector cujas componentes se denem a partir do seguinte limite: 1 0

(rotV(r)) n = lim

V(r) d

(1.23)

em que V(r) d e a circula c ao do campo V ao longo do percurso fechado que delimita a superf cie . (rotV(r)) n e a componente do rotational na direc c ao n perpendicular ` a superf cie . A partir desta deni c ao segue-se de forma (quase) imediata o teorema de Stokes, integrando o rotacional numa area nita :

rotV(r) d =

V(r) d

(1.24)

Express ao do rotacional em coordenadas cartesianas O rotacional pode ser calculado a partir do seguinte determinante formal: ex ey ez rotV = V =
x y z

(1.25)

Vx Vy Vz Signicado f sico Para ilustrar o signicado do rotacional, consideremos uma massa de agua que roda com velocidade angular constante em torno de um eixo central vertical ez . A velocidade das part culas de agua ` a dist ancia r do eixo e (em coordenadas cil ndricas) v = r e . O rotacional de v, calculado a partir da deni c ao, e: 1 0 1 r0 r 2 r r0 r 2

(rotV(r)) ez = lim

v(r) d = lim

r e d e = lim

d = 2

(1.26) A componente do rotacional na direc c ao de ez corresponde assim ao dobro da velocidade angular. 8

Anda mungkin juga menyukai