Anda di halaman 1dari 3

FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRMICA E DE FLUIDOS EM 783 LABORATRIO DE CALOR E FLUIDOS I

Turma A segunda feira 14 s 18 horas Primeiro semestre de 2013


1. Apresentao A disciplina EM 783 consiste na soluo de seis problemas relativos s experincias listadas abaixo. Para este semestre sero realizadas as seguintes experincias: 1) Aquecedor de gua a gs; 2) Calormetro para gs; 3) Ciclo de resfriamento por compresso de vapor; 4) Medio de vazo de lquidos; 5) Medida de viscosidade; 6) Torre de resfriamento. Objetivos: Desenvolver no aluno a capacidade de aplicar os conceitos tericos ministrados nas disciplinas de Termodinmica I e II, Transferncia de Calor I e II, Mecnica de Fluidos I e II e Sistemas Fluidotrmicos, a partir da realizao de aulas prticas em sistemas experimentais existentes nos laboratrios didticos da rea de Trmica e Fluidos da Faculdade de Engenharia Mecnica da Unicamp. Grupos Os trabalhos sero realizados por grupos de alunos com no mximo cinco componentes. Os grupos sero formados na aula de apresentao, no sendo permitidas alteraes nos mesmos ao longo do semestre. Horrio de aula As aulas sero quinzenais, das 14 s 18 horas. As experincias s podero ser iniciadas com autorizao do professor responsvel. Ser exigida pontualidade. Faltas A presena OBRIGATRIA. Casos especiais de falta em experincias sero considerados individualmente, combinando previamente com o professor a data e o horrio da reposio. Desenvolvimento da experincia Todos os experimentos sero realizados segundo as etapas abaixo: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Anlise e discusso sobre o sistema experimental; Apresentao do problema especfico (material fornecido pelo professor); Discusso e elaborao de um roteiro que leve soluo do problema; Entrega do roteiro para a soluo do problema fornecido, contendo metodologia de clculo (prrelatrio); Inicio da realizao do roteiro no equipamento de forma a se chegar na soluo (Realizao do experimento); Entrega de uma planilha contendo os dados obtidos durante a experincia; Complementao da experincia; Clculos e anlise dos resultados; Elaborao e entrega da soluo (relatrio final).

2.

3.

4.

5.

6.

7.

Mtodo de Avaliao

A avaliao ser realizada atravs de: 1) Mdia dos relatrios (40%) 2) Desempenho no grupo durante as aulas (20%) 3) Primeira avaliao (20%) 4) Segunda avaliao (20%) 8. Mdia final e exame Os alunos que obtiverem mdia superior ou igual a 5,0 (cinco) sero aprovados nessa disciplina, os demais faro exame constitudo por uma prova escrita individual abordando conceitos envolvidos nos experimentos. Roteiro proposto para resolver o problema Como resultado da discusso do problema, os alunos devero elaborar um roteiro (pr-relatrio) da experincia, cuja finalidade situ-los frente aos conceitos relacionados ao experimento e agilizar os procedimentos operacionais e de aquisio dos dados experimentais. Do roteiro devem constar os seguintes tens: 1) Qual o problema; 2) Que soluo o grupo pretende alcanar: 3) Listagens de variveis a serem medidas; 4) Identificao e qualificao dos instrumentos utilizados; 5) Planilha com as variveis que sero medidas; 6) Identificao das variveis que sero calculadas; 7) Procedimento de clculo (Memorial de clculo);

9.

10. Relatrio final apresentando a soluo O relatrio a ser confeccionado no prprio laboratrio dever ser sucinto e conclusivo onde devero ser apresentados os clculos (planilha), anlises de resultados, soluo e concluses que explorem ao mximo os dados obtidos durante a realizao do experimento. O relatrio deve complementar o roteiro proposto, contendo basicamente: 1) Resultados dos clculos e da respectiva anlise de incerteza das medidas; 2) Comentrios e anlise crtica atravs da comparao com valores da literatura; 3) Soluo do problema (no esquecer de responder as solicitaes do problema); 4) Concluses 11. Observao No caso de no estar junto ao sistema experimental todo o material necessrio, o grupo dever requisitar ao professor ou tcnico responsvel tal material, no o retirando de outros sistemas experimentais. 12. Instrues gerais para uso e permanncia no laboratrio terminantemente PROIBIDO FUMAR dentro do laboratrio; No incio de cada experimento, registre a presso baromtrica e a temperatura ambiente (bulbo seco e mido); Quando trabalhando com gs combustvel, ao primeiro sinal de perigo, feche o registro de gs localizado junto rede de distribuio; Qualquer problema deve ser comunicado de imediato ao professor ou tcnico responsvel; Os instrumentos adicionais utilizados durante o experimento devem ser entregues ao final da aula para o professor ou tcnico responsvel; Aps a realizao do experimento, deixe o equipamento em ordem, pronto para a prxima experincia.

13. Cronograma Primeiro semestre de 2013 Turma A

As experincias 1, 2 e 3 sero realizadas no bloco GD3 e as 4, 5 e 6 no bloco JE1.


Dia 04/3 11/3 25/3 08/4 22/4 06/5 20/5 03/6 17/6 24/6 01 a 06/7 15/7 Grupo 1 1 2 3 4 5 6 Experincias Grupo 2 Grupo 3 Apresentao (EM22) 6 3 5 1 4 2 1 avaliao (EM22) 3 6 2 4 1 5 Reposio 2 avaliao (EM22) Semana de estudos exame Grupo 4 4 6 5 1 3 2 Grupo 5 2 3 1 5 6 4 Grupo 6 5 4 6 2 1 3

14. Avaliaes As avaliaes constaro de questes sobre os relatrios entregues. 15. Bibliografia Apostila de EM783: Textos de Laboratrio disponvel no ambiente TelEduc Livros texto de Mecnica dos Fluidos, Termodinmica e Transferncia de Calor. 16. Professores e Tcnicos responsveis Arai Augusta Bernrdez Pcora (arai@fem.unicamp.br) Caio Glauco Snchez (caio@fem.unicamp.br) Rogrio Gonlves dos Santos (roger7@fem.unicamp.br) PED: Zuzilene da Silva Evangelista: (zuzilene@dep.fem.unicamp.br) William Monte Verde: (williammonteverde@gmail.com) Tcnicos: GD3: JE1: Luiz Zanaga (zanaga@fem.unicamp.br) Marcos Antonio Porta Saramago (saramago@fem.unicamp.br) Alcimar da Silveira (alcimar@fem.unicamp.br)

Anda mungkin juga menyukai