Anda di halaman 1dari 40

Recife, Pernambuco -Brasil

Que tal tambm visitar a cidade-irm do Recife? Conhea primeira Capital Brasileira da Cultura! Recife
Olinda,

Recife dos navios. Era assim que chamada essa cidade plantada beira do mar e beira do rio. Era apenas um porto de Olinda, a capital de Pernambuco nos idos de 1535. E exatamente por essa condio de porto que Recife tornou-se um ponto de encontro de povos de vrias culturas, um mosaico de costumes, o que gerou a cidade de maior diversidade cultural do pas e que a todos encanta. Essa diversidade cultural vai desde a sua gastronomia. Recife tem o terceiro plo gastronmico do pas que dispe de opes para todos os gostos. Desde o amante da comida vegetariana, at os que apreciam os sabores mais picantes, como a cozinha mexicana, a cozinha baiana, entre tantas outras opes. Alm dos restaurantes com pratos tpicos locais, como o caso da Peixada Pernambucana, a Galinha a Cabidela, o Arrumadinho. Sem falar da grande variedade de frutas que so encontradas, seja em forma de sucos, seja na sua forma natural. Alm da deliciosa gua de coco, claro! E os doces, que um registro vivo do perodo do chamado Ciclo do Acar e dos Engenhos. So compotas, doces, e bolos, como o to apreciado Bolo de Rolo e o Bolo Souza Leo, que remonta ao tempo do Brasil Imprio. No podemos esquecer a famosa Cartola, uma das sobremesas mais apreciadas pelos da terra e pelos visitantes, que faz qualquer um esquecer a balana! Sem falar das comidas de milho, to comum no perodo de festas juninas.

Recife festa! Essa diversidade cultural tambm pode ser comprovada nas suas festas, que comea pelo primeiro dia do ano, o rveillon. O rveillon de Recife possui dois plos de animao, sendo uma onda de pessoas de branco beira mar da belssima Praia da Boa Viagem. O rveillon de Boa Viagem regado a champanhe, cerveja gelada ou gua de coco ouve alm das exploses de fogos de artifcios, shows de artistas locais, com muito frevo, alm de artistas nacionais convidados, numa mistura de ritmos musicais que s o Brasil possui. O rveillon do Recife tambm pode ser curtido no Marco Zero do Recife, que tambm dispe de shows de artistas nacionais e locais, alm da queima de fogos, abrindo o novo ano. E a partir de ento, comea o Recife a respirar o Carnaval. J carnaval no Recife! O carnaval multicultural do Brasil. O carnaval do Recife conhecido como o carnaval multi-cultural por reunir vrios ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o pastoril profano, o samba, o manguebeat, o afox. O carnaval do Recife comea com suas prvias em clubes, em bailes de mscaras, nos ensaios dos blocos lricos, blocos de frevo, ensaios e maracatu, ensaios de escola de samba. No carnaval do Recife o frevo disputa com o maracatu de baque virado ou maracatu nao, com o maracatu de baque solto ou maracatu rural, disputa com o caboclinho, disputa com os afoxs, mas no falta os chamados perseguidores de todos esses ritmos contagiantes. O carnaval comea oficialmente na sexta feira de carnaval com vrias naes de maracatu, seguindo com o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, constante no Guinness Book, no sbado de Z Pereira. E assim segue todos os dias de carnaval, numa folia contagiante. Um registro especial para a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece na segunda-feira de carnaval, onde todas as naes de maracatus vo prestar homenagem aos eguns (almas) no Ptio do Tero. Nessa festa, que recebe a ateno de todos os visitantes do carnaval de Recife, meia noite todos os tambores silenciam para reverenciar os seus antepassados, num espetculo de grande emoo.

Segue os demais dias no carnaval do Recife com grande animao at que chega ...oh quarta-feira ingrata chega to depressa s pra contrariar...

E Recife agora se prepara para as Paixes. Pernambuco das Paixes. o ciclo da quaresma. Nesse perodo iniciam as procisses tradicionais, procisses que existem desde o perodo do Brasil colnia. Com grande emoo Recife assiste a Procisso do Encerro e a Procisso dos Passos, que levam multido s ruas do Recife. Alm do belo espetculo da Paixo de Cristo. Do Recife pode-se visitar Nova Jerusalm e assistir ao espetculo da Paixo de Cristo de Nova Jerusalm, em Fazenda Nova. Terminado o perodo da semana santa, o Recife comea a pensar no seu ciclo junino. No Recife So Joo! E respeita as tradies. forr! So quadrilhas, coco de roda, ciranda. Com um autntico forr p-de-serra o Recife tem um grande So Joo, com vrios plos de animao espalhados pela cidade, com msica e comidas tpicas durante todo o ms de junho. Artistas como Arlindo dos 8 baixos apresentam-se em vrias casas de forr, como a Casa de Z Nabo, Sala de Reboco, Aconchego do Matuto, Cafund e no Forr do Arlindo dos 8 Baixos. Msicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baio e de seus discpulos so ouvidas por todos os plos de animao do So Joo do Recife. Alm das festas do perodo junino, um destaque para a comida tpica, a gastronomia do ciclo junino, com suas mesas fartas de comidas de milho, que herana do europeu na formao do povo nordestino. Mesas compostas de canjica, pamonha, milho cozido, milho assado, o bolo p-de-moleque, vrios tipos de tapiocas, mungunz, etc. Mas o gosto pela diversidade na cultura se estende para os festivais que acontecem em Recife.

O Festival de Cinema, o Cine-PE de Audiovisual rene o maior nmero de espectadores do Brasil, no Centro de Convenes de Pernambuco. A Fenneart Feira Nacional de Negcio de Artesanato hoje a maior feira de artesanato da Amrica, reunindo stands de quase todos os municpios do Estado de Pernambuco, quase todos os Estados do Brasil e quase todos os Pases da Amrica Latina, alm de lugares como Sria, ndia, Lbia, Lbano e Ilha de Java, e tem tambm apresentaes de shows diariamente. E o Recife de dois em dois anos recebe a Bienal do Livro que leva milhares de leitores ao Centro de Convenes de Pernambuco. Alm de vrios congressos que o Recife recebe durante todo o ano, no Centro de Convenes de Pernambuco. Com capacidade para receber mais de 6.000 pessoas, 02 teatros, 04 auditrios e 22 salas de convenes com capacidade para abrigar eventos de pequeno, mdio e grande porte com conforto, funcionalidade e dinamismo. So todos esses ritmos, cheiros, sabores e cores que rodeiam o Recife que inspiram poetas do presente e do passado. E o Recife possui o passeio turstico denominado Circuito dos Poetas, que trata-se de um passeio que leva-nos ao encontro com Manuel Bandeira, Joo Cabral de Mello Neto, Joaquim Cardoso, Solano Trindade, Capiba, Antnio Maria, Chico Science, Mrio Mota, Carlos Pena Filho, Ascenso Ferreira, Clarice Lispector e o Dom da Paz, Dom Hlder Cmara. Durante esse passeio o visitante pode conhecer as ruas histricas do Recife, como por exemplo, Rua do Bom Jesus, com seu casario que registra o perodo do Brasil Holands, que teve sua sede em Recife, sob a batuta do Conde Maurcio de Nassau. Alm de conhecer as dezenas de igrejas existentes na cidade, como as belas igrejas de So Pedro dos Clrigos, Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Capela Dourada, o Convento Franciscano, entre tantas outras. Nesse passeio o visitante poder fazer compras na Casa da Cultura de Pernambuco (antiga Casa de Deteno) ou no Mercado de So Jos, o mercado pblico mais antigo do Brasil, com suas estruturas arquitetnicas preservadas. Nesses pontos de compras o visitante poder comprar artesanatos, alm de ervas e at fazer uma visitinha loja de Dr. Raiz, alm de consultar as rezadeiras que possuem nos boxes do mercado.

E por falar em diversidade cultural, a religiosidade um captulo parte. No Recife, o visitante poder fazer o turismo religioso catlico, onde so contempladas a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o tmulo de Frei Damio, o Santurio da Me Rainha Trs Vezes Admirvel, e o santurio de Nossa Senhora no Morro da Conceio. Mas a religio de Recife tambm tem sua diversidade, e o culto afro-brasileiro tambm contemplado, com visitas a terreiros de candombl ou de xang, como comum aos da terra, como o caso do Terreiro de Pai Ado e o Terreiro Santa Brbara da Nao Xamb.

E para a preservao desse grande legado de diversidade cultural, os museus so vrios. Destaque para Museu do Homem do Nordeste, Fundao Gilberto Freyre, Instituto Ricardo Brennand, Oficina Cermica de Francisco Brennand, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular, Casa do Carnaval, Ncleo Afro Brasileiro, Mamam Museu de Arte Moderna Aluzio Magalhes, Museu da Cidade do Recife, Museu do Estado, com um destaque para a coleo do artista plstico Ccero Dias etc. Alm dos museus, ainda pode-se visitar o Forte das Cinco Pontas e o Forte do Brum, alm da Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga das Amricas, do perodo holands no Brasil. Alm dessas opes por terra, ainda podemos conhecer o Recife pelo Rio Capibaribe, em um passeio de catamar, passado por baixo de vrias pontes que cortam o centro do Recife. Ou, se voc preferir, pode conhecer o Recife pelo ar! Atravs do passeio panormico, possibilitando a viso panormica de todas as ilhas do Recife, alm de Olinda e de todo o litoral sul e norte de Pernambuco.

E pra quem quiser curtir um mergulho, ateno, voc est na capital dos naufrgios. Recife considerada a capital dos naufrgios. O Recife possui mais de vinte navios naufragados, alguns com 400 anos. Um dos mais procurados pelos veteranos o Pirapama. Para isso o Recife dispe de escolas de mergulho para os iniciantes, bem como para os veteranos, que vm em busca de guas claras e mornas. Mas quem quiser ficar em terra, vale a pena jogar golf no Caxang Golf. E nos intervalos, nada como experimentar a bela praia de Boa Viagem, com suas guas calmas e mornas, com piscinas naturais, promovidas pela ocorrncia dos arrecifes que tanto impressionaram Charles Darwin, no ano de 1836, a bordo do navio Beagle, que viajou durante cinco anos. No Bairro de Boa Viagem o visitante encontra uma excelente rede de hotis, restaurantes, lojas e supermercados, e do Shopping Center Recife, alm de clnicas e hospitais. O Bairro de Boa Viagem fica a apenas 10 minutos do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, possibilitando ao mximo sua estada na capital multicultural do Brasil. E mais, fica apenas a 20 minutos de Olinda, patrimnio da humanidade e primeira capital brasileira da cultura. Vamos at l?! Praias Vamos ver esse Recife Prateado! O Sol aqui acorda cedo, assim vamos comear esse passeio pela Praia da Boa Viagem e Praia do Pina ou se preferir podemos ir a Praia de Porto de Galinhas que fica a apenas 1 hora de Recife. Mas no deixe de conhecer a Praia dos Carneiros, Tamandar, Praia de Calhetas e Ilha de Itamarac com seu Forte Orange e o Projeto Peixe-Boi, alm de Vila Velha, a primeira capital da Ilha de Itamarac. So 187km de praias com guas mornas, sem contar com o Arquiplago de Fernando de Noronha.

Praia de Boa Viagem Famosa pelas suas piscinas naturais formadas pela ocorrncia dos arrecifes. Clique aqui e conhea mais sobre a Praia de Boa Viagem!

Naufrgios em Recife e Fernando de Noronha Quando convidamos voc a mergulhar de cabea na Histria e Cultura de Recife, pode levar ao p da letra, pois alm de toda sua Histria e Cultura, Recife atende pelo ttulo de Capital dos Mergulhos! Assim, vamos ao fundo! Considerada pelos mergulhadores como a capital brasileira dos naufrgios, Recife rene em suas guas claras doze naufrgios operveis, com profundidades que variam entre 12 e 58m. Com uma visibilidade mdia de 20m durante os meses de Setembro e Abril e com temperatura mdia anual de 27C. Os naufrgios, alm de ser decorados por lendas e histrias fabulosas, pode ser apreciada a riqussima vida marinha, com enormes cardumes que nos apresenta painis pintados por Netuno que formam verdadeiras paredes vivas, tartarugas e raias de grande porte. E com possibilidade de mergulhos noturnos, o mais faosos do Brasil. Sem dvida, para mergulhar, Recife o lugar! Os naufrgios so: Areeiro (12m); Vapor de Baixo(21m); Pirapama(25m), o mais procurado para mergulho noturno; Servimar X(25m); Comandante Alvarenga(25m); Chata de Noronha(31m); Miuano(32m); Flrida(33m); Lupus(36m); Vapor Bahia(26m): Silncio! onde dormem os tubares lixa; Vapor 48(48m) e Corveta Camaqu(58m).

Histria

Para voltar ao tempo, vamos andar a p nas ladeiras de Olinda Patrimnio Artstico e Cultural da Humanidade e pelas ruas dos bairros histricos do Recife Antigo, Bairro de Santo Antnio, So Jos e Boa Vista. Os conjuntos arquitetnicos, que nos levam ao perodo do Brasil colonial que esteve ora sob o domnio dos holandeses, ora dos portugueses, que lutaram pelo domnio dessas terras em busca do monoplio na produo e comrcio do acar, e que ainda hoje guarda essa memria em seus engenhos, situado em municpios prximos ao Recife. Alm de suas dezenas de igrejas com seus ptios rodeados de belos casarios. Ainda podemos entrar em seus fortes que protegiam as Ilhas do Recife e Santo Antnio.

Monumentos Na Praa da Repblica, projetada por Burle Marx, podemos encontrar os prdios histricos do Palcio do Campo das Princesas, o Palcio da Justia, o Teatro de Santa Izabel e o Liceu de Artes e Ofcios, alm do imenso baob que reina nessa praa que tambm cercada por deusas romanas.

Casario da Aurora

A viso da Rua da Aurora a partir da Rua do Sol um dos mais belos cartes postais do Recife, quando podemos avistar o casario preservado, que nos leva a mais um belo monumento histrico, a Casa da Cultura de Pernambuco.

Casa da Cultura A Casa da Cultura uma antiga Casa de Deteno de 1850, que funcionou at o ano de 1973 e reaberta em 1976 para visitao em suas celas, hoje transformadas em lojinhas de artesanatos, possui uma cela original para visitao. Alm de um imenso painel do artista plstico Ccero Dias, alusivo as Revoluo Republicana de 1817 e da Confederao do Equador.

Pontes O Recife conhecido como a Capital dos Rios e das Pontes. Existem hoje em Recife 40 pontes, mas nem sempre foi assim. A primeira ponte construda nas Amricas foi a ponte hoje conhecida como a Ponte Maurcio de Nassau que levou o seu nome em homenagem ao seu realizador, com um destaque para a faanha do Boi Voador que aps quase 4 sculos ainda agua a curiosidade dos visitantes da cidade. Alm dessa, so mais 07 pontes que cortam o centro do Recife, ligando as pessoas e as 03 ilhas que formam o centro do Recife: Ilha do Recife Antigo, Ilha de Santo Antnio e Ilha da Boa Vista. Igrejas

Existem mais de 20 igrejas espalhadas pelas trs ilhas que formam o centro do Recife, algumas construdas em ptios que possuem casarios ao seu redor. Algumas compondo conjuntos arquitetnicos completos, com seus conventos e capelas. Convento Franciscano e Capela Dourada No Convento Franciscano de Recife podemos conhecer a maior coleo de azulejos, da poca da presena holandesa no Pas. Capela Dourada A Capela Dourada, datada do sculo XVIII, registra o perodo que foi construdo no apogeu econmico de trs elementos tradicionais da Regio Nordeste: os senhores de engenho, os representantes da nobreza e as ricas irmandades e encanta os olhos de quem a visita pela harmoniosa distribuio de seus quadros e talhas douradas.

Igreja So Pedro dos Clrigos Em estilo barroco do sculo XVIII com um interior em formato octogonal e de uma verticalidade que impressiona os que a visitam, alm da sua bela portada com seus almofades. Ao redor da igreja encontramos um casario que data do sculo XIX, com seus bares, restaurantes e espaos culturais que transforma o local em um ambiente festivo.

Forte das Cinco Pontas

Contrudo em 1630 pelos holandeses, o Forte das Cinco Pontas o registro do perodo holands no Brasil, com sede em Recife, o Forte das Cinco Pontas pode ser visitado de 3 feira a domingo.

Forte do Brum Construdo no sculo XVI para proteo da parte norte da Ilha do Recife, pelos portugueses e depois conquistado pelos holandeses, voltando em seguida para os luso-brasileiros, aps a retomada do poder de Pernambuco.

Museus

Museu a Cu Aberto Na Rua do Bom Jesus, alm de apreciar o casario de prdios alongados e estreitos, que registra a influncia holandesa nas construes, podemos visitar o Museu a Cu Aberto que nos leva a conhecer as runas de muralhas que circundavam a cidade, ainda nos tempo que esta era fechada pelas suas portas e seus Arcos da Conceio, do Bom Jesus e de Santo Antnio. Sinagoga Kahal Zur Israel Na Rua do Bom Jesus, a antiga Rua dos Judeus, encontramos a Primeira Sinagoga das Amricas, que teve sua liberdade de culto no perodo do governo do Conde Maurcio de Nassau, podendo

assim conhecermos a histria cultural desse povo, que pouco tempo aps a expulso dos holandeses seguiram em direo a cidade hoje conhecida como Nova York e fundaram a sua sinagoga surgindo assim uma nova comunidade judaica na Amrica. Conhea
mais sobre a sinagoga Kahal Zur Israel.

Museu do Homem do Nordeste Com uma exposio permanente de 3.500 peas, o Museu do Homem do Nordeste parada obrigatria para quem quer conhecer a sntese da formao do homem do nordeste do Brasil. Faz parte do Instituto de Documentao da Fundao Joaquim Nabuco idealizado pelo socilogo Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos.

Oficina Cermica Francisco Brennand Um impressionante museu que acolhe peas de feies misteriosas e simblicas, foi fundado na dcada de 70, a partir do Engenho So Joo. Rodeada de jardins, projetado por Burle Marx, encanta pelo seu silncio cortado apenas pelos cantos dos pssaros da imensa Reserva de Mata Atlntica que a rodeia. Instituto Ricardo Brennand O Instituto Ricardo Brennand um espao cultural que abriga museu, pinacoteca, biblioteca e outros espaos. Foi criado pelo colecionador Ricardo Brennand e est situado no bairro da Vrzea. O museu possui acervos de obras de arte das mais diferentes procedncias e pocas, levando-nos a uma viagem no tempo que vai da Europa medieval do sculo XV, do Brasil Colonial das invases holandesas, sculo XVII, at o Brasil do sculo XIX. Vale a pena visitarmos. Fundao Gilberto Freyre

A Vivenda Santo Antonio de Apipucos, hoje Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, est instalada no local em que o escritor escolheu para morar, por mais de 40 anos: o buclico e tradicional bairro de Apipucos. A construo, reconhecida como casa-grande original do sculo XIX e reformada em 1881, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela famlia Freyre. A preservao do ambiente, exatamente como fora concebido por Gilberto, revela a emoo e a sensibilidade diante da formao de um acervo que enfaticamente testemunha a vida de Pernambuco, do pas e de diferentes locais do mundo. A se confundem imagens sacras catlicas com peas de origem africana, azulejos portugueses com peas da arte popular brasileira, porcelanas orientais com prataria inglesa e portuguesa, alm de um vasto acervo bibliogrfico e de uma rica pinacoteca. Memorial Luiz Gonzaga O Memorial Luiz Gonzaga um espao cultural , que acolhe um acervo formado por discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, lbuns de recortes, vdeos e arquivos de udio em formato MP3. Constitui uma coleo singular. Alm de um conjunto de documentos cedidos para replicao pelo Parque Aza Branca, construdo pelo Mestre do Araripe em seu torro natal, na cidade de Exu - fotos, partituras e lbum de recortes.

Jardim Botnico Quem pensa que o Recife apenas a Terra do Frevo, do Maracatu, do Caboclinho e So Joo e de Sol e Praia, no sabe o que est perdendo! No Recife voc pode tambm fazer visitas a parques ecolgicos, em um ambiente de Mata Atlntica. O Jardim Botnico ocupa uma rea de 10,7ha, Unidade de Conservao Municipal denominada Matas do Curado, alm de uma rea de 113,6ha pertencente, em sua maioria, ao patrimnio do Exrcito. Nesse espao poder ser contemplada a fauna e a flora ocorrente na Mata Atlntica, alm de poder apreciar abelhas

sem ferro, e conhecer um pouco mais do alto valor teraputico do mel. Para os amantes das orqudeas, o Jardim Reserva um espao s para elas com todas as informaes cientficas, alm de seu lado mais mtico, como a da Lenda da Orqudea. Visitas dirigidas pelos monitores do Jardim Botnico.

Passeio de Catamar pelo Rio Capibaribe

O passeio de catamar no Rio Capibaribe, o mais conhecido de Pernambuco, possibilita conhecer o Recife de Dentro pra Fora, passando embaixo de cinco pontes das oito pontes que cortam o centro do Recife, quando voc pode conhecer os principais pontos tursticos e culturais do centro do Recife, tais como o Casario da Rua da Aurora, Palcio do Governo, Marco Zero e Parque das esculturas de Francisco Brennand. Com durao de aproximadamente 1:15h (uma hora e quinze minutos), este passeio uma tima opo para quem quer conhecer o Recife de forma tranqila. Passeio com sadas dirias.

Compras O Recife dispe de vrias opes de compras, seja em shoppings centers, seja em mercados pblicos. Shopping Centers O Shopping Center Recife em Boa Viagem uma excelente opo para compras, lazer, servios diversos, clnicas mdicas, gastronomia, alm de uma exposio de artes permanente.

Destaque para o Shopping Center Pao Alfndega, que alm de suas opes de compras e lazer, o prdio leva-nos aos sculos XVIII e XIX com o conforto do Sculo XXI. Mercados Pblicos Vale a pena conhecer os mercados pblicos do Recife que parte da tradio local, seja no quesito lazer ou compras de produtos artesanais e tambm onde podemos encontrar as deliciosas castanhas de caju torradinhas, ervas locais e at poder consultar-se com o Dr. Raiz e as rezadeiras. Os mais procurados so: Mercado de So Jos A arquitetura tpica do sculo XIX. Com inspirao o mercado pblico de Grenelle, de Paris. Projetado por Victor Lenthier, com detalhes de Louis Vauthier. O mercado pblico mais antigo do Brasil. Mercado da Boa Vista Localizado no Bairro da Boa Vista, foi inaugurado no sculo XIX. Foi local de venda de escravos. E hoje a influncia dos negros registrada pelas rodas de sambas que acontece aos sbados, alternando com recitais de cordel. Mercado da Madalena Local onde se rene a nao forrozeira de Pernambuco. Sempre aos sbados comum encontrar artistas locais reunidos fazendo o mais autntico forr p-de-serra. Alm das opes de compras de artesanatos e frutas tpicas. Mercado de Casa Amarela Bairro onde nasceu e viveu o ilustre educador Paulo Freire, o Mercado de Casa Amarela possui uma estrutura arquitetnica em ferro que foi trazida de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Na parte interna, o Grando do Queijo ponto tradicional de venda de charque e queijo de coalho diretamente do serto. Mas a oferta de produtos no mercado diversificada: h carnes e frios, peixes e crustceos, armarinhos, ervas, flores e artesanato em palha e barro.

Diverso No Recife h opes para todos os gostos. Vai desde opes danantes a locais tranqilos para um bate papo com amigos ou um jantar romntico. Algumas opes: Galeria Joana DArc Para um pblico mais alternativo, a Galeria Joana D'Arc abriga bares e restaurantes, que atende a vrias tribos, alm de lojas especializada em moda masculina para um pblico mais arrojado. Tambm est no espao da Galeria Joana DArc, o salo Corporis Fabrica, do Hair Stylist Fernando Costa. Ele, que j fez a cabea de muitas celebridades, refugia-se em Recife e faz as cabeas mais clubbers da regio. Todos estes locais funcionam noite. Com um respeitvel estoque de vinhos, o Anjo Solto tambm referncia para os alternativos. O Revoluo Industrial segue o estilo moderno e volta e meia recebe DJs para instigar a galera. A Galeria Joana D Arc funciona de tera a domingo. Biruta Bar Para uma noite de Lua Cheia com um clima romntico, nada melhor que o Biruta Bar com sua decorao rstica. Sua companhia ir adorar. Downtown Boate para um pblico mais jovem e admirador do rock, o Downtown uma boa opo. Recife, alm de frevo e maracatu, tambm forr. E tem forr o ano inteiro. Casas de Forr: Forr do Arlindo Arlindo dos 8 Baixos Discpulo do Rei do Baio, o Arlindo dos 8 Baixos recebe em sua casa os convidados para assistir ao mais autntico forr do Brasil.

Sala de Reboco No bairro do Cordeiro, a Sala de Reboco recebe todas as semanas artistas locais conhecidos nacionalmente como Elba Ramalho, Dominguinhos, Santana, Genival Lacerda, entre tantos outros que fazem salo pipocar! Casa da Rabeca Bem pertinho de Recife, em Olinda existe a Casa da Rabeca do Brasil de Mestre Salustiano. L encontramos o Forr Rabecado. Vale a pena conhecer!

Bolos A gastronomia de Pernambuco recebeu influncias indgena, africana e portuguesa. Dessa mistura surge uma culinria saborosa, de diversos aromas e cores. Tudo aqui tem ritmo, cor, cheiro e sabor. E h tempo pra tudo! Semana Santa No pode faltar o bredo que acompnha o peixe ou camaro, alm do feijo de cco, alm do quibebe. So Joo o Rei Milho quem comanda! Ele est na pamonha, canjica, bolo, mungunz, milho assado ou cozido. Alm do bolo de macaxeira, bolo p-de-moleque e o famoso bolo de Souza Leo e de Rolo. Para estes dois, destacamos ser patrimnio de Pernambuco. Aproveite a oportunidade nessa viagem de sabores e procure saber o que o famoso socilogo Gilberto Freyre pensa desse importante item na formao do povo brasileiro em seu livro intitulado Assucar e tente fazer alguns dos quitutes que constam nas receitas desta obra. E se sobrar tempo no deixe de visitar o Casaro Gilberto Freyre. Bolo Souza Leo Esse bolo patrimnio da cultura de Pernambuco. Conta a histria que o bolo foi servido pela famlia Souza Leo dona de vastos

canaviais ao imperador dom Pedro II e sua mulher, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco. O casal real empanturrou-se. O Bolo Souza Leo j tem 140 anos e entre os seus ingredientes traz um generoso pedao da histria pernambucana. No se permitia servi-lo em qualquer utenslio. A tradio obrigava o uso de pratos de porcelana ou cristal. Bolo de Rolo Patrimnio cultural e imaterial de Pernambuco, essa delcia sem dvida uma deliciosa especiaria que compe a vasta culinria pernambucana. presena garantida em todo evento que se apresenta Pernambuco. Mais um motivo para visitar Recife!

Pernambuco das Paixes Paixo de Cristo em Nova Jerusalm em estado de paixo que o Estado de Pernambuco recebe seus visitantes de todos os outros Estados vizinhos e de outros pases no perodo da Semana Santa! Alm de Sol e Mar, de Nao Cultural, de lugar de negcios e eventos, do segundo maior plo mdico e de informtica do pas, Pernambuco hoje se consolida como o Estado das Paixes. Mas no toa! Em Pernambuco encontra-se o maior teatro ao ar livre do mundo. Que agora tambm Patrimnio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. Falamos de uma cidade cenogrfica, no municpio do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, onde encenado o espetculo da Paixo de Cristo de Nova Jerusalm. Para chegar-se a Nova Jerusalm pode-se ir pela BR 232 e aproveitar e dau uma passadinha nas cidades de Bezerros (Terra

dos Papangus) e Caruaru (Capital do Forr) e que tem a sua famosa Feira de Caruaru, hoje Patrimnio Imaterial de Pernambuco. Paixo de Cristo do Recife Em Recife tambm realizado o espetculo da Paixo de Cristo na Praa do Marco Zero. A Paixo do Recife , indiscutivelmente, emocionante! Trata-se de um mega-espetculo dirigido por Jos Pimentel (que fez o papel de Jesus Cristo durante vrios anos em Nova Jerusalm) e que leva o pblico ao pice de aplausos em sua ltima cena, quando o Cristo ressuscitado surge nos cus, de braos abertos, como smbolo da f, da vida nova, com efeitos especiais que deixa todos extasiados. Se entregue s paixes em Pernambuco!

Servios Metr Venha de onde vier... O Recife dispe de servios de transportes de metr que possui conexo com nibus que levam para as diversas reas da Regio Metropolitana do Recife, diminuindo as distncias. Alm de levar voc ao TIP Terminal Integrado de Passageiros, de onde voc poder visitar cidades interioranas como Caruaru, Bezerros, Gravat, Garanhuns, e os plos de confeco Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Caruaru. Moda e Sulanca De nome curioso, o que antes era uma pequena feira, surgiu um segmento de mercado que trouxe para o Agreste de Pernambuco a estabilidade de algumas cidades, como Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru e Taquaritinga do Norte. Mas o que Sulanca?

O termo surgiu a partir de confeces feitas com retalhos de helanca trazida do sul do pas, que encontrou na criatividade do povo do agreste de Pernambuco um novo nome para roupas que abriu novas possibilidades. Plo Mdico O Recife possui o segundo maior Plo Mdico do Brasil. Possui aproximadamente 400 hospitais, uma mdia de oito mil leitos. Com essa estrutura, aliada s clnicas mdicas, laboratrios e centros diagnsticos, Recife referncia na rea de sade no Brasil e mais importante do Nordeste. Por ser plo mdico, Pernambuco tornou um excelente local para a realizao de grandes eventos na rea de sade. Alguns hospitais: Hospital Unimed Recife; Hospital Jayme da Fonte; Hospital Santa Joana; Hospital De vila; Hospital Esperana, Hospital de Olhos de Pernambuco-HOPE; Clnica de Queimados; Albert Sabin; Hospital Portugs; Hospital de Cncer de PE; Hospital Osvaldo Cruz, Hospital da Restaurao; Hospital Getulio Vargas.

Que tal tambm visitar a cidade-irm do Recife? Conhea primeira Capital Brasileira da Cultura! Recife

Olinda,

Recife dos navios. Era assim que chamada essa cidade plantada beira do mar e beira do rio. Era apenas um porto de Olinda, a capital de Pernambuco nos idos de 1535. E exatamente por essa condio de porto que Recife tornou-se um ponto de encontro de

povos de vrias culturas, um mosaico de costumes, o que gerou a cidade de maior diversidade cultural do pas e que a todos encanta. Essa diversidade cultural vai desde a sua gastronomia. Recife tem o terceiro plo gastronmico do pas que dispe de opes para todos os gostos. Desde o amante da comida vegetariana, at os que apreciam os sabores mais picantes, como a cozinha mexicana, a cozinha baiana, entre tantas outras opes. Alm dos restaurantes com pratos tpicos locais, como o caso da Peixada Pernambucana, a Galinha a Cabidela, o Arrumadinho. Sem falar da grande variedade de frutas que so encontradas, seja em forma de sucos, seja na sua forma natural. Alm da deliciosa gua de coco, claro! E os doces, que um registro vivo do perodo do chamado Ciclo do Acar e dos Engenhos. So compotas, doces, e bolos, como o to apreciado Bolo de Rolo e o Bolo Souza Leo, que remonta ao tempo do Brasil Imprio. No podemos esquecer a famosa Cartola, uma das sobremesas mais apreciadas pelos da terra e pelos visitantes, que faz qualquer um esquecer a balana! Sem falar das comidas de milho, to comum no perodo de festas juninas. Recife festa! Essa diversidade cultural tambm pode ser comprovada nas suas festas, que comea pelo primeiro dia do ano, o rveillon. O rveillon de Recife possui dois plos de animao, sendo uma onda de pessoas de branco beira mar da belssima Praia da Boa Viagem. O rveillon de Boa Viagem regado a champanhe, cerveja gelada ou gua de coco ouve alm das exploses de fogos de artifcios, shows de artistas locais, com muito frevo, alm de artistas nacionais convidados, numa mistura de ritmos musicais que s o Brasil possui. O rveillon do Recife tambm pode ser curtido no Marco Zero do Recife, que tambm dispe de shows de artistas nacionais e locais, alm da queima de fogos, abrindo o novo ano. E a partir de ento, comea o Recife a respirar o Carnaval. J carnaval no Recife! O carnaval multicultural do Brasil. O carnaval do Recife conhecido como o carnaval multi-cultural por reunir vrios ritmos como o frevo, o maracatu, o caboclinho, a ciranda, o pastoril profano, o samba, o manguebeat, o afox.

O carnaval do Recife comea com suas prvias em clubes, em bailes de mscaras, nos ensaios dos blocos lricos, blocos de frevo, ensaios e maracatu, ensaios de escola de samba. No carnaval do Recife o frevo disputa com o maracatu de baque virado ou maracatu nao, com o maracatu de baque solto ou maracatu rural, disputa com o caboclinho, disputa com os afoxs, mas no falta os chamados perseguidores de todos esses ritmos contagiantes. O carnaval comea oficialmente na sexta feira de carnaval com vrias naes de maracatu, seguindo com o Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo, constante no Guinness Book, no sbado de Z Pereira. E assim segue todos os dias de carnaval, numa folia contagiante. Um registro especial para a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece na segunda-feira de carnaval, onde todas as naes de maracatus vo prestar homenagem aos eguns (almas) no Ptio do Tero. Nessa festa, que recebe a ateno de todos os visitantes do carnaval de Recife, meia noite todos os tambores silenciam para reverenciar os seus antepassados, num espetculo de grande emoo. Segue os demais dias no carnaval do Recife com grande animao at que chega ...oh quarta-feira ingrata chega to depressa s pra contrariar...

E Recife agora se prepara para as Paixes. Pernambuco das Paixes. o ciclo da quaresma. Nesse perodo iniciam as procisses tradicionais, procisses que existem desde o perodo do Brasil colnia. Com grande emoo Recife assiste a Procisso do Encerro e a Procisso dos Passos, que levam multido s ruas do Recife. Alm do belo espetculo da Paixo de Cristo. Do Recife pode-se visitar Nova Jerusalm e assistir ao espetculo da Paixo de Cristo de Nova Jerusalm, em Fazenda Nova.

Terminado o perodo da semana santa, o Recife comea a pensar no seu ciclo junino. No Recife So Joo! E respeita as tradies. forr! So quadrilhas, coco de roda, ciranda. Com um autntico forr p-de-serra o Recife tem um grande So Joo, com vrios plos de animao espalhados pela cidade, com msica e comidas tpicas durante todo o ms de junho. Artistas como Arlindo dos 8 baixos apresentam-se em vrias casas de forr, como a Casa de Z Nabo, Sala de Reboco, Aconchego do Matuto, Cafund e no Forr do Arlindo dos 8 Baixos. Msicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baio e de seus discpulos so ouvidas por todos os plos de animao do So Joo do Recife. Alm das festas do perodo junino, um destaque para a comida tpica, a gastronomia do ciclo junino, com suas mesas fartas de comidas de milho, que herana do europeu na formao do povo nordestino. Mesas compostas de canjica, pamonha, milho cozido, milho assado, o bolo p-de-moleque, vrios tipos de tapiocas, mungunz, etc. Mas o gosto pela diversidade na cultura se estende para os festivais que acontecem em Recife. O Festival de Cinema, o Cine-PE de Audiovisual rene o maior nmero de espectadores do Brasil, no Centro de Convenes de Pernambuco. A Fenneart Feira Nacional de Negcio de Artesanato hoje a maior feira de artesanato da Amrica, reunindo stands de quase todos os municpios do Estado de Pernambuco, quase todos os Estados do Brasil e quase todos os Pases da Amrica Latina, alm de lugares como Sria, ndia, Lbia, Lbano e Ilha de Java, e tem tambm apresentaes de shows diariamente. E o Recife de dois em dois anos recebe a Bienal do Livro que leva milhares de leitores ao Centro de Convenes de Pernambuco. Alm de vrios congressos que o Recife recebe durante todo o ano, no Centro de Convenes de Pernambuco. Com capacidade para receber mais de 6.000 pessoas, 02 teatros, 04 auditrios e 22 salas de convenes com capacidade para abrigar eventos de pequeno, mdio e grande porte com conforto, funcionalidade e dinamismo. So todos esses ritmos, cheiros, sabores e cores que rodeiam o Recife que inspiram poetas do presente e do passado.

E o Recife possui o passeio turstico denominado Circuito dos Poetas, que trata-se de um passeio que leva-nos ao encontro com Manuel Bandeira, Joo Cabral de Mello Neto, Joaquim Cardoso, Solano Trindade, Capiba, Antnio Maria, Chico Science, Mrio Mota, Carlos Pena Filho, Ascenso Ferreira, Clarice Lispector e o Dom da Paz, Dom Hlder Cmara. Durante esse passeio o visitante pode conhecer as ruas histricas do Recife, como por exemplo, Rua do Bom Jesus, com seu casario que registra o perodo do Brasil Holands, que teve sua sede em Recife, sob a batuta do Conde Maurcio de Nassau. Alm de conhecer as dezenas de igrejas existentes na cidade, como as belas igrejas de So Pedro dos Clrigos, Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Capela Dourada, o Convento Franciscano, entre tantas outras. Nesse passeio o visitante poder fazer compras na Casa da Cultura de Pernambuco (antiga Casa de Deteno) ou no Mercado de So Jos, o mercado pblico mais antigo do Brasil, com suas estruturas arquitetnicas preservadas. Nesses pontos de compras o visitante poder comprar artesanatos, alm de ervas e at fazer uma visitinha loja de Dr. Raiz, alm de consultar as rezadeiras que possuem nos boxes do mercado. E por falar em diversidade cultural, a religiosidade um captulo parte. No Recife, o visitante poder fazer o turismo religioso catlico, onde so contempladas a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o tmulo de Frei Damio, o Santurio da Me Rainha Trs Vezes Admirvel, e o santurio de Nossa Senhora no Morro da Conceio. Mas a religio de Recife tambm tem sua diversidade, e o culto afro-brasileiro tambm contemplado, com visitas a terreiros de candombl ou de xang, como comum aos da terra, como o caso do Terreiro de Pai Ado e o Terreiro Santa Brbara da Nao Xamb.

E para a preservao desse grande legado de diversidade cultural, os museus so vrios.

Destaque para Museu do Homem do Nordeste, Fundao Gilberto Freyre, Instituto Ricardo Brennand, Oficina Cermica de Francisco Brennand, Memorial Luiz Gonzaga, Museu de Arte Popular, Casa do Carnaval, Ncleo Afro Brasileiro, Mamam Museu de Arte Moderna Aluzio Magalhes, Museu da Cidade do Recife, Museu do Estado, com um destaque para a coleo do artista plstico Ccero Dias etc. Alm dos museus, ainda pode-se visitar o Forte das Cinco Pontas e o Forte do Brum, alm da Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira sinagoga das Amricas, do perodo holands no Brasil. Alm dessas opes por terra, ainda podemos conhecer o Recife pelo Rio Capibaribe, em um passeio de catamar, passado por baixo de vrias pontes que cortam o centro do Recife. Ou, se voc preferir, pode conhecer o Recife pelo ar! Atravs do passeio panormico, possibilitando a viso panormica de todas as ilhas do Recife, alm de Olinda e de todo o litoral sul e norte de Pernambuco. E pra quem quiser curtir um mergulho, ateno, voc est na capital dos naufrgios. Recife considerada a capital dos naufrgios. O Recife possui mais de vinte navios naufragados, alguns com 400 anos. Um dos mais procurados pelos veteranos o Pirapama. Para isso o Recife dispe de escolas de mergulho para os iniciantes, bem como para os veteranos, que vm em busca de guas claras e mornas. Mas quem quiser ficar em terra, vale a pena jogar golf no Caxang Golf. E nos intervalos, nada como experimentar a bela praia de Boa Viagem, com suas guas calmas e mornas, com piscinas naturais, promovidas pela ocorrncia dos arrecifes que tanto impressionaram Charles Darwin, no ano de 1836, a bordo do navio Beagle, que viajou durante cinco anos. No Bairro de Boa Viagem o visitante encontra uma excelente rede de hotis, restaurantes, lojas e supermercados, e do Shopping Center Recife, alm de clnicas e hospitais. O Bairro de Boa Viagem fica a apenas 10 minutos do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, possibilitando ao mximo sua estada na capital multicultural do Brasil.

E mais, fica apenas a 20 minutos de Olinda, patrimnio da humanidade e primeira capital brasileira da cultura. Vamos at l?! Praias Vamos ver esse Recife Prateado! O Sol aqui acorda cedo, assim vamos comear esse passeio pela Praia da Boa Viagem e Praia do Pina ou se preferir podemos ir a Praia de Porto de Galinhas que fica a apenas 1 hora de Recife. Mas no deixe de conhecer a Praia dos Carneiros, Tamandar, Praia de Calhetas e Ilha de Itamarac com seu Forte Orange e o Projeto Peixe-Boi, alm de Vila Velha, a primeira capital da Ilha de Itamarac. So 187km de praias com guas mornas, sem contar com o Arquiplago de Fernando de Noronha.

Praia de Boa Viagem Famosa pelas suas piscinas naturais formadas pela ocorrncia dos arrecifes. Naufrgios em Recife e Fernando de Noronha Quando convidamos voc a mergulhar de cabea na Histria e Cultura de Recife, pode levar ao p da letra, pois alm de toda sua Histria e Cultura, Recife atende pelo ttulo de Capital dos Mergulhos! Assim, vamos ao fundo!

Considerada pelos mergulhadores como a capital brasileira dos naufrgios, Recife rene em suas guas claras doze naufrgios operveis, com profundidades que variam entre 12 e 58m. Com uma visibilidade mdia de 20m durante os meses de Setembro e Abril e com temperatura mdia anual de 27C. Os naufrgios, alm de ser decorados por lendas e histrias fabulosas, pode ser apreciada a riqussima vida marinha, com enormes cardumes que nos apresenta painis pintados por Netuno que formam verdadeiras paredes vivas, tartarugas e raias de grande porte. E com possibilidade de mergulhos noturnos, o mais faosos do Brasil. Sem dvida, para mergulhar, Recife o lugar! Os naufrgios so: Areeiro (12m); Vapor de Baixo(21m); Pirapama(25m), o mais procurado para mergulho noturno; Servimar X(25m); Comandante Alvarenga(25m); Chata de Noronha(31m); Miuano(32m); Flrida(33m); Lupus(36m); Vapor Bahia(26m): Silncio! onde dormem os tubares lixa; Vapor 48(48m) e Corveta Camaqu(58m).

Histria

Para voltar ao tempo, vamos andar a p nas ladeiras de Olinda Patrimnio Artstico e Cultural da Humanidade e pelas ruas dos bairros histricos do Recife Antigo, Bairro de Santo Antnio, So Jos e Boa Vista. Os conjuntos arquitetnicos, que nos levam ao perodo do Brasil colonial que esteve ora sob o domnio dos holandeses, ora dos portugueses, que lutaram pelo domnio dessas terras em busca do monoplio na produo e comrcio do acar, e que ainda hoje guarda essa memria em seus engenhos, situado em municpios prximos ao Recife. Alm de suas dezenas de

igrejas com seus ptios rodeados de belos casarios. Ainda podemos entrar em seus fortes que protegiam as Ilhas do Recife e Santo Antnio.

Monumentos Na Praa da Repblica, projetada por Burle Marx, podemos encontrar os prdios histricos do Palcio do Campo das Princesas, o Palcio da Justia, o Teatro de Santa Izabel e o Liceu de Artes e Ofcios, alm do imenso baob que reina nessa praa que tambm cercada por deusas romanas.

Casario da Aurora A viso da Rua da Aurora a partir da Rua do Sol um dos mais belos cartes postais do Recife, quando podemos avistar o casario preservado, que nos leva a mais um belo monumento histrico, a Casa da Cultura de Pernambuco.

Casa da Cultura A Casa da Cultura uma antiga Casa de Deteno de 1850, que funcionou at o ano de 1973 e reaberta em 1976 para visitao em suas celas, hoje transformadas em lojinhas de artesanatos, possui uma cela original para visitao. Alm de um imenso painel do artista plstico Ccero Dias, alusivo as Revoluo Republicana de 1817 e da Confederao do Equador.

Pontes O Recife conhecido como a Capital dos Rios e das Pontes. Existem hoje em Recife 40 pontes, mas nem sempre foi assim. A primeira ponte construda nas Amricas foi a ponte hoje conhecida como a Ponte Maurcio de Nassau que levou o seu nome em homenagem ao seu realizador, com um destaque para a faanha do Boi Voador que aps quase 4 sculos ainda agua a curiosidade dos visitantes da cidade. Alm dessa, so mais 07 pontes que cortam o centro do Recife, ligando as pessoas e as 03 ilhas que formam o centro do Recife: Ilha do Recife Antigo, Ilha de Santo Antnio e Ilha da Boa Vista. Igrejas Existem mais de 20 igrejas espalhadas pelas trs ilhas que formam o centro do Recife, algumas construdas em ptios que possuem casarios ao seu redor. Algumas compondo conjuntos arquitetnicos completos, com seus conventos e capelas. Convento Franciscano e Capela Dourada No Convento Franciscano de Recife podemos conhecer a maior coleo de azulejos, da poca da presena holandesa no Pas. Capela Dourada A Capela Dourada, datada do sculo XVIII, registra o perodo que foi construdo no apogeu econmico de trs elementos tradicionais da Regio Nordeste: os senhores de engenho, os representantes da nobreza e as ricas irmandades e encanta os olhos de quem a visita pela harmoniosa distribuio de seus quadros e talhas douradas.

Igreja So Pedro dos Clrigos Em estilo barroco do sculo XVIII com um interior em formato octogonal e de uma verticalidade que impressiona os que a visitam, alm da sua bela portada com seus almofades. Ao redor da igreja encontramos um casario que data do sculo XIX, com seus bares, restaurantes e espaos culturais que transforma o local em um ambiente festivo.

Forte das Cinco Pontas Contrudo em 1630 pelos holandeses, o Forte das Cinco Pontas o registro do perodo holands no Brasil, com sede em Recife, o Forte das Cinco Pontas pode ser visitado de 3 feira a domingo.

Forte do Brum Construdo no sculo XVI para proteo da parte norte da Ilha do Recife, pelos portugueses e depois conquistado pelos holandeses, voltando em seguida para os luso-brasileiros, aps a retomada do poder de Pernambuco.

Museus

Museu a Cu Aberto Na Rua do Bom Jesus, alm de apreciar o casario de prdios alongados e estreitos, que registra a influncia holandesa nas construes, podemos visitar o Museu a Cu Aberto que nos leva a conhecer as runas de muralhas que circundavam a cidade, ainda nos tempo que esta era fechada pelas suas portas e seus Arcos da Conceio, do Bom Jesus e de Santo Antnio. Sinagoga Kahal Zur Israel Na Rua do Bom Jesus, a antiga Rua dos Judeus, encontramos a Primeira Sinagoga das Amricas, que teve sua liberdade de culto no perodo do governo do Conde Maurcio de Nassau, podendo assim conhecermos a histria cultural desse povo, que pouco tempo aps a expulso dos holandeses seguiram em direo a cidade hoje conhecida como Nova York e fundaram a sua sinagoga surgindo assim uma nova comunidade judaica na Amrica. Conhea
mais sobre a sinagoga Kahal Zur Israel.

Museu do Homem do Nordeste Com uma exposio permanente de 3.500 peas, o Museu do Homem do Nordeste parada obrigatria para quem quer conhecer a sntese da formao do homem do nordeste do Brasil. Faz parte do Instituto de Documentao da Fundao Joaquim Nabuco idealizado pelo socilogo Gilberto Freyre, autor de Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mocambos.

Oficina Cermica Francisco Brennand Um impressionante museu que acolhe peas de feies misteriosas e simblicas, foi fundado na dcada de 70, a partir do Engenho So Joo. Rodeada de jardins, projetado por Burle Marx, encanta pelo seu silncio cortado apenas pelos cantos dos pssaros da imensa Reserva de Mata Atlntica que a rodeia. Instituto Ricardo Brennand O Instituto Ricardo Brennand um espao cultural que abriga museu, pinacoteca, biblioteca e outros espaos. Foi criado pelo colecionador Ricardo Brennand e est situado no bairro da Vrzea. O museu possui acervos de obras de arte das mais diferentes procedncias e pocas, levando-nos a uma viagem no tempo que vai da Europa medieval do sculo XV, do Brasil Colonial das invases holandesas, sculo XVII, at o Brasil do sculo XIX. Vale a pena visitarmos. Fundao Gilberto Freyre A Vivenda Santo Antonio de Apipucos, hoje Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre, est instalada no local em que o escritor escolheu para morar, por mais de 40 anos: o buclico e tradicional bairro de Apipucos. A construo, reconhecida como casa-grande original do sculo XIX e reformada em 1881, abriga o conjunto de objetos colecionados, guardados e ordenados pela famlia Freyre. A preservao do ambiente, exatamente como fora concebido por Gilberto, revela a emoo e a sensibilidade diante da formao de um acervo que enfaticamente testemunha a vida de Pernambuco, do pas e de diferentes locais do mundo. A se confundem imagens sacras catlicas com peas de origem africana, azulejos portugueses com peas da arte popular brasileira, porcelanas

orientais com prataria inglesa e portuguesa, alm de um vasto acervo bibliogrfico e de uma rica pinacoteca. Memorial Luiz Gonzaga O Memorial Luiz Gonzaga um espao cultural , que acolhe um acervo formado por discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, lbuns de recortes, vdeos e arquivos de udio em formato MP3. Constitui uma coleo singular. Alm de um conjunto de documentos cedidos para replicao pelo Parque Aza Branca, construdo pelo Mestre do Araripe em seu torro natal, na cidade de Exu - fotos, partituras e lbum de recortes.

Jardim Botnico Quem pensa que o Recife apenas a Terra do Frevo, do Maracatu, do Caboclinho e So Joo e de Sol e Praia, no sabe o que est perdendo! No Recife voc pode tambm fazer visitas a parques ecolgicos, em um ambiente de Mata Atlntica. O Jardim Botnico ocupa uma rea de 10,7ha, Unidade de Conservao Municipal denominada Matas do Curado, alm de uma rea de 113,6ha pertencente, em sua maioria, ao patrimnio do Exrcito. Nesse espao poder ser contemplada a fauna e a flora ocorrente na Mata Atlntica, alm de poder apreciar abelhas sem ferro, e conhecer um pouco mais do alto valor teraputico do mel. Para os amantes das orqudeas, o Jardim Reserva um espao s para elas com todas as informaes cientficas, alm de seu lado mais mtico, como a da Lenda da Orqudea. Visitas dirigidas pelos monitores do Jardim Botnico.

Passeio de Catamar pelo Rio Capibaribe

O passeio de catamar no Rio Capibaribe, o mais conhecido de Pernambuco, possibilita conhecer o Recife de Dentro pra Fora, passando embaixo de cinco pontes das oito pontes que cortam o centro do Recife, quando voc pode conhecer os principais pontos tursticos e culturais do centro do Recife, tais como o Casario da Rua da Aurora, Palcio do Governo, Marco Zero e Parque das esculturas de Francisco Brennand. Com durao de aproximadamente 1:15h (uma hora e quinze minutos), este passeio uma tima opo para quem quer conhecer o Recife de forma tranqila. Passeio com sadas dirias.

Compras O Recife dispe de vrias opes de compras, seja em shoppings centers, seja em mercados pblicos. Shopping Centers O Shopping Center Recife em Boa Viagem uma excelente opo para compras, lazer, servios diversos, clnicas mdicas, gastronomia, alm de uma exposio de artes permanente. Destaque para o Shopping Center Pao Alfndega, que alm de suas opes de compras e lazer, o prdio leva-nos aos sculos XVIII e XIX com o conforto do Sculo XXI. Mercados Pblicos Vale a pena conhecer os mercados pblicos do Recife que parte da tradio local, seja no quesito lazer ou compras de produtos artesanais e tambm onde podemos encontrar as deliciosas castanhas de caju torradinhas, ervas locais e at poder consultar-se com o Dr. Raiz e as rezadeiras. Os mais procurados so:

Mercado de So Jos A arquitetura tpica do sculo XIX. Com inspirao o mercado pblico de Grenelle, de Paris. Projetado por Victor Lenthier, com detalhes de Louis Vauthier. O mercado pblico mais antigo do Brasil. Mercado da Boa Vista Localizado no Bairro da Boa Vista, foi inaugurado no sculo XIX. Foi local de venda de escravos. E hoje a influncia dos negros registrada pelas rodas de sambas que acontece aos sbados, alternando com recitais de cordel. Mercado da Madalena Local onde se rene a nao forrozeira de Pernambuco. Sempre aos sbados comum encontrar artistas locais reunidos fazendo o mais autntico forr p-de-serra. Alm das opes de compras de artesanatos e frutas tpicas. Mercado de Casa Amarela Bairro onde nasceu e viveu o ilustre educador Paulo Freire, o Mercado de Casa Amarela possui uma estrutura arquitetnica em ferro que foi trazida de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Na parte interna, o Grando do Queijo ponto tradicional de venda de charque e queijo de coalho diretamente do serto. Mas a oferta de produtos no mercado diversificada: h carnes e frios, peixes e crustceos, armarinhos, ervas, flores e artesanato em palha e barro.

Diverso No Recife h opes para todos os gostos. Vai desde opes danantes a locais tranqilos para um bate papo com amigos ou um jantar romntico. Algumas opes: Galeria Joana DArc Para um pblico mais alternativo, a Galeria Joana D'Arc abriga bares e restaurantes, que atende a vrias tribos, alm de lojas

especializada em moda masculina para um pblico mais arrojado. Tambm est no espao da Galeria Joana DArc, o salo Corporis Fabrica, do Hair Stylist Fernando Costa. Ele, que j fez a cabea de muitas celebridades, refugia-se em Recife e faz as cabeas mais clubbers da regio. Todos estes locais funcionam noite. Com um respeitvel estoque de vinhos, o Anjo Solto tambm referncia para os alternativos. O Revoluo Industrial segue o estilo moderno e volta e meia recebe DJs para instigar a galera. A Galeria Joana D Arc funciona de tera a domingo. Biruta Bar Para uma noite de Lua Cheia com um clima romntico, nada melhor que o Biruta Bar com sua decorao rstica. Sua companhia ir adorar. Downtown Boate para um pblico mais jovem e admirador do rock, o Downtown uma boa opo. Recife, alm de frevo e maracatu, tambm forr. E tem forr o ano inteiro. Casas de Forr: Forr do Arlindo Arlindo dos 8 Baixos Discpulo do Rei do Baio, o Arlindo dos 8 Baixos recebe em sua casa os convidados para assistir ao mais autntico forr do Brasil. Sala de Reboco No bairro do Cordeiro, a Sala de Reboco recebe todas as semanas artistas locais conhecidos nacionalmente como Elba Ramalho, Dominguinhos, Santana, Genival Lacerda, entre tantos outros que fazem salo pipocar! Casa da Rabeca Bem pertinho de Recife, em Olinda existe a Casa da Rabeca do Brasil de Mestre Salustiano. L encontramos o Forr Rabecado. Vale a pena conhecer!

Bolos A gastronomia de Pernambuco recebeu influncias indgena, africana e portuguesa. Dessa mistura surge uma culinria saborosa, de diversos aromas e cores. Tudo aqui tem ritmo, cor, cheiro e sabor. E h tempo pra tudo! Semana Santa No pode faltar o bredo que acompnha o peixe ou camaro, alm do feijo de cco, alm do quibebe. So Joo o Rei Milho quem comanda! Ele est na pamonha, canjica, bolo, mungunz, milho assado ou cozido. Alm do bolo de macaxeira, bolo p-de-moleque e o famoso bolo de Souza Leo e de Rolo. Para estes dois, destacamos ser patrimnio de Pernambuco. Aproveite a oportunidade nessa viagem de sabores e procure saber o que o famoso socilogo Gilberto Freyre pensa desse importante item na formao do povo brasileiro em seu livro intitulado Assucar e tente fazer alguns dos quitutes que constam nas receitas desta obra. E se sobrar tempo no deixe de visitar o Casaro Gilberto Freyre. Bolo Souza Leo Esse bolo patrimnio da cultura de Pernambuco. Conta a histria que o bolo foi servido pela famlia Souza Leo dona de vastos canaviais ao imperador dom Pedro II e sua mulher, Teresa Cristina, em viagem a Pernambuco. O casal real empanturrou-se. O Bolo Souza Leo j tem 140 anos e entre os seus ingredientes traz um generoso pedao da histria pernambucana. No se permitia servi-lo em qualquer utenslio. A tradio obrigava o uso de pratos de porcelana ou cristal. Bolo de Rolo Patrimnio cultural e imaterial de Pernambuco, essa delcia sem dvida uma deliciosa especiaria que compe a vasta culinria

pernambucana. presena garantida em todo evento que se apresenta Pernambuco. Mais um motivo para visitar Recife!

Pernambuco das Paixes Paixo de Cristo em Nova Jerusalm em estado de paixo que o Estado de Pernambuco recebe seus visitantes de todos os outros Estados vizinhos e de outros pases no perodo da Semana Santa! Alm de Sol e Mar, de Nao Cultural, de lugar de negcios e eventos, do segundo maior plo mdico e de informtica do pas, Pernambuco hoje se consolida como o Estado das Paixes. Mas no toa! Em Pernambuco encontra-se o maior teatro ao ar livre do mundo. Que agora tambm Patrimnio Cultural Material e Imaterial de Pernambuco. Falamos de uma cidade cenogrfica, no municpio do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, onde encenado o espetculo da Paixo de Cristo de Nova Jerusalm. Para chegar-se a Nova Jerusalm pode-se ir pela BR 232 e aproveitar e dau uma passadinha nas cidades de Bezerros (Terra dos Papangus) e Caruaru (Capital do Forr) e que tem a sua famosa Feira de Caruaru, hoje Patrimnio Imaterial de Pernambuco. Paixo de Cristo do Recife Em Recife tambm realizado o espetculo da Paixo de Cristo na Praa do Marco Zero. A Paixo do Recife , indiscutivelmente, emocionante! Trata-se de um mega-espetculo dirigido por Jos Pimentel (que fez o papel de Jesus Cristo durante vrios anos em Nova Jerusalm) e que leva o pblico ao pice de aplausos em sua ltima

cena, quando o Cristo ressuscitado surge nos cus, de braos abertos, como smbolo da f, da vida nova, com efeitos especiais que deixa todos extasiados. Se entregue s paixes em Pernambuco!

Servios Metr Venha de onde vier... O Recife dispe de servios de transportes de metr que possui conexo com nibus que levam para as diversas reas da Regio Metropolitana do Recife, diminuindo as distncias. Alm de levar voc ao TIP Terminal Integrado de Passageiros, de onde voc poder visitar cidades interioranas como Caruaru, Bezerros, Gravat, Garanhuns, e os plos de confeco Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Caruaru. Moda e Sulanca De nome curioso, o que antes era uma pequena feira, surgiu um segmento de mercado que trouxe para o Agreste de Pernambuco a estabilidade de algumas cidades, como Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Caruaru e Taquaritingado Norte. Mas o que Sulanca? O termo surgiu a partir de confeces feitas com retalhos de helanca trazida do sul do pas, que encontrou na criatividade do povo do agreste de Pernambuco um novo nome para roupas que abriu novas possibilidades. Plo Mdico O Recife possui o segundo maior Plo Mdico do Brasil. Possui aproximadamente 400 hospitais, uma mdia de oito mil leitos. Com essa estrutura, aliada s clnicas mdicas, laboratrios e centros diagnsticos, Recife referncia na rea de sade no Brasil e mais

importante do Nordeste. Por ser plo mdico, Pernambuco tornou um excelente local para a realizao de grandes eventos na rea de sade. Alguns hospitais: Hospital Unimed Recife; Hospital Jayme da Fonte; Hospital Santa Joana; Hospital De vila; Hospital Esperana, Hospital de Olhos de Pernambuco-HOPE; Clnica de Queimados; Albert Sabin; Hospital Portugs; Hospital de Cncer de PE; Hospital Osvaldo Cruz, Hospital da Restaurao; Hospital Getulio Vargas.

Anda mungkin juga menyukai