Anda di halaman 1dari 4

CITAES Citaes so referncias feitas no texto a idias, pensamentos e demais expresses, proferidas em lugar diverso (monografia, tese, acrdo,

palestra etc.) por outros estudiosos ou pelo prprio autor, servindo para dar sustentao quilo que se defende ou para estabelecer a crtica a posies antagnicas. As citaes sempre devem vir acompanhadas das referncias bibliogrficas, indicando a fonte de onde foram extradas. 1. Localizao das citaes Quanto localizao no trabalho, as citaes podem ser feitas no texto principal (no corpo de um pargrafo normal ou em pargrafo especial) ou em notas de rodap. Recomenda-se o emprego das citaes no prprio corpo do texto quando a citao for essencial ao estudo e compreenso do assunto tratado e a sua localizao neste lugar no desviar a ateno do leitor em relao ao tema principal. A citao no texto principal, de acordo com a sua extenso, pode ser feita no corpo de um pargrafo normal ou em pargrafo especial (recuo de 4cm). 2. Literalidade das citaes De acordo com o grau de literalidade, as citaes podem ser assim classificadas em:

citao direta ou literal, quando se tratar de transcrio literal de um texto, sem modificaes no seu texto e pontuao, ou, no mximo, contendo supresses de partes desnecessrias. citao indireta ou ideal, quando a citao no for literal, mas apenas traduzir a idia do autor citado. Neste caso, se a citao tiver aproximadamente o mesmo tamanho e contedo do texto original, receber o nome de parfrase; se tratar de mera sntese das idias, ser chamada condensao. citao de citao ou de segunda mo aquela em que o autor no teve acesso fonte (trabalho) da qual foi extrada, tomando contato com ela por intermdio de trabalho de terceiro. Por questes de confiabilidade, as citaes de segunda mo devem ser evitadas ao mximo, justificando seu emprego somente quando a fonte original for inacessvel ou a citao no for essencial. citao traduzida aquela em que o autor ou terceira pessoa traduz texto originalmente escrito em lngua estrangeira. Para facilitar a conferncia da traduo, o texto original pode ser transcrito em nota de rodap, empregando-se logo aps a seguinte expresso: traduo livre do autor. No recomendvel a citao de texto estrangeiro sem traduo.

importante alternar o desenvolvimento ou comentrio com palavras prprias daquilo que foi lido e interpretado com a citao direta. REFERNCIAS EM CITAES As referncias bibliogrficas de citaes podem ser apresentadas, facultativamente, no corpo do texto principal (sistema autor/data) ou em notas numeradas (de rodap ou em lista anotada no final da monografia, captulo ou seo). Entretanto, feita a opo por um dos referidos sistemas, deve ser mantido o mesmo em todo o trabalho. 1. No corpo do texto (sistema autor/data)

recomendvel a apresentao das referncias bibliogrficas logo aps as citaes, entre parnteses, quando a fonte citada o objeto principal do estudo e, por isso, vai ser constantemente mencionada, como quando se elabora crtica sobre o pensamento de renomado autor em determinada monografia. Neste caso, os elementos referenciais sero mnimos, contendo apenas o nome principal do autor, o ano da publicao e o nmero da pgina; assim: Tambm o sociologismo de Erlich no escapa crtica: Mas isto, justamente, que o positivismo sociolgico de Ehrlich no consegue valorizar, porque lhe falta o acesso ao domnio do ser espiritual das idias e da sua realizao nas objetivaes do esprito (LARENZ, 1991, p. 86). Segundo Russel (1994, p. 44), atualmente, a maior parte do mundo cientfico emprega a verso chamada unidades SI. A citao direta pode ser breve ou longa. Citao direta breve: quando o fragmento citado tem at 3 linhas. Deve ser inserida no corpo do texto, entre aspas duplas, em letras normais: O objetivo final do planejamento, segundo Sandhusen (2003, p. 124), traar um plano de marketing que adota os objetivos e recursos de empresa para suas oportunidades mutveis. Citao direta breve com dois autores: Ex.1: Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000, p. 59) afirmam que: a argumentao uma ao que tende sempre a modificar um estado de coisas preexistente. Ex. 2: A argumentao uma ao que tende sempre a modificar um estado de coisas preexistente (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2000, p. 59). Citao direta longa: quando o fragmento citado tem mais de 3 linhas. Deve ser destacada do corpo do texto com um recuo de 4 cm (alm da margem esquerda), com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10), sem itlico e sem aspas. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo. Ex. 1: Segundo Perelman e Olbrechts-Tyteca (2000, p. 18), para argumentar
preciso ter apreo pela adeso do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participao mental [...]. Quem no se incomoda com um contato assim com os outros ser julgado arrogante, pouco simptico, ao contrrio daqueles que, seja qual for a importncia de suas funes, no hesitam em assinalar por seus discursos ao pblico o valor que do sua apreciao.

Ex.2: Para argumentar


preciso ter apreo pela adeso do interlocutor, pelo seu consentimento, pela sua participao mental [...]. Quem no se incomoda com um contato assim com os outros ser julgado arrogante, pouco simptico, ao contrrio daqueles que, seja qual for a importncia de suas funes, no hesitam em assinalar por seus discursos ao pblico o valor que do sua apreciao (PERELMAN; OLBRECHSTTYTECA, 2000, p. 18).

Citao indireta baseada nas idias de um autor. Texto baseado na obra do autor consultado (parfrase). A citao deve ser acompanhada do sobrenome do autor, ano da publicao e, opcionalmente, do nmero das pginas parafraseadas. Ex.1: De acordo com Eco (1989, p. 57), rigorosamente, um livro deveria ser citado sempre a partir do original. Ex.2: De acordo com Eco (1989), rigorosamente, um livro deveria ser citado sempre a partir do original. Citao de citao: Citao direta ou indireta de um autor a cuja obra no se teve acesso direto. a citao de segunda mo. Utiliza-se a expresso apud, que significa citado por. Deve ser empregada apenas quando o acesso obra original for impossvel, pois esse tipo de citao compromete a credibilidade do trabalho. Ex.1: Um ensino gramaticalista abafa justamente os talentos naturais, incute insegurana na linguagem, gera averso ao estudo do idioma (LUFT, 1994, p. 23-25 apud BAGNO, 2004, p. 63). Ex. 2: Segundo Blalock (1966, p. 15 apud SALOMON, 1974, p. 159), o leigo e o estatstico profissional tm idias muito diferentes sobre pesquisas baseadas em dados numricos. Se no documento consultado no constarem o ano e a pgina da obra original citada, pode-se fazer a citao da citao suprimindo tais elementos. Ex 3: Segundo Luft (apud BAGNO, 2004, p. 63): Um ensino gramaticalista abafa justamente os talentos naturais, incute insegurana na linguagem, gera averso ao estudo do idioma. Citao com coincidncia de nomes: Quando houver coincidncia de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. Ex: (CASTRO, C., 1958, p. 13) (CASTRO, O., 1958, p. 23) Citao com diversos documentos ou diversos autores: As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, se publicados num mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas, em ordem alfabtica, aps a data e sem espacejamento. O mesmo procedimento deve ser adotado na lista de referncias. Ex: De acordo com Eco (1989a) (ECO, 1989b) As citaes indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tm as suas datas separadas por vrgula. Ex: (SILVA, 1989, p.9, 1991, p. 13) (PASSOS; BORGES, 1998, p. 2, 1999, p. 14)

As citaes indiretas de diversos documentos de vrios autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vrgula, em ordem alfabtica. Ex: Ela polariza e encaminha, sob forma de demanda coletiva, as necessidades de todos (FONSECA, 1997, p. 2; PAIVA, 1997, p. 90).

Anda mungkin juga menyukai