Anda di halaman 1dari 3

2 Lista de Pilhas - 2012

Prof. Odemar

01. Um estudante mergulhou uma barra de zinco de 300,00 g em uma soluo de nitrato de prata e observou a formao de um depsito na barra. Seu peso, aps a ocorrncia da reao, foi de 321,6 g. Pergunta-se: Dados Massas atmicas: Zn = 65; Ag = 108; N = 14; O = 16. Zn + 2e- ZnE = - 0,76 V Ag + e- Ag E = + 0,80 V Zn + 2Ag(s) 2Ag + Zn(s) H = + 365 kJ a) Que material foi depositado? b) O processo absorveu ou liberou energia? Demonstre a quantidade? c) Identifique o agente oxidante, o agente redutor, o elemento que sofreu oxidao e o elemento que sofreu reduo. 02. Uma das vantagens da utilizao de reagentes oxidantes na purificao da gua, comparando com outros tipos de tratamento, que os produtos da oxidao qumica de compostos orgnicos so apenas o dixido de carbono e a gua. Na tabela a seguir so listados alguns agentes oxidantes com seus potenciais-padro de reduo.

Considerando apenas os parmetros termodinmicos apresentados, fornea o nome do agente que menos eficiente para a oxidao de material orgnico e escreva a equao que representa a semi-reao de reduo desse agente. 03. O mtodo de determinao da concentrao de gua oxigenada numa soluo baseado na reao entre a gua oxigenada e o permanganato de potssio em meio cido. Este mtodo utilizado no controle de qualidade do produto "gua oxigenada" comumente vendido em farmcias. As semi-reaes do processo, com seus respectivos potenciais padro de reduo, so as seguintes: MnO(aq) + 8 H(aq) + 5 e Mn(aq) + 4 HO() E = 1,51 V 2 H (aq) + O(g) + 2 e HO() E = 0,68 V

a) Escreva a reao global balanceada do processo. b) Indique os agentes oxidante e redutor do processo. c) Calcule o E do processo. Este processo espontneo? Justifique. d) Escreva a expresso matemtica da lei cintica ou de velocidade da reao global do processo. e) Sabendo que tal reao somente ocorre em meio cido, e supondo que a concentrao de ons H no meio reacional de 1,0 10- mol/L, calcule o pH inicial da soluo. Demonstre seu clculo. 04. Com a popularizao de equipamentos eletrnicos que utilizam baterias (celulares, cmaras fotogrficas, etc.), houve um grande aumento no consumo de baterias recarregveis. A bateria de nquel-cdmio a mais utilizada. A construo dessa bateria emprega uma pasta concentrada de KOH. As semi-reaes dessa pilha so Cd(s) + 2OH (aq) Cd(OH)(s) + 2e 2Ni(OH)(s) + 2e 2Ni(OH)(s) + 2OH(aq) Como a reao reversvel, essa bateria pode ser facilmente recarregvel. Porm, o cdmio um metal altamente txico e pode causar srios danos ao meio ambiente. Com relao s reaes que ocorrem nas baterias, responda: a) Qual a reao global que ocorre durante a descarga de uma bateria de nquel-cdmio? b) A tenso de uma bateria de nquel-cdmio constante em 1,4 V durante todo o uso. Como a tenso depende das concentraes inicas internas da bateria, por que o potencial constante? c) Para a substituio do cdmio nas baterias, emprega-se um hidreto metlico adequado (M-H) cuja semi-reao (M-H)(s) + OH (aq) M(s) + HO(l) + e-. Qual a reao global para uma bateria de metal hidreto de nquel? 05. Plataformas de petrleo, navios e outras estruturas metlicas que ficam em contato permanente com a gua do mar esto sempre sujeitas corroso. Uma das formas utilizadas para proteger estruturas de ao submersas consiste em prender uma placa de metal na estrutura, conforme ilustra a figura a seguir.

Utilizando o conceito de pilha e os potenciais de reduo dados, identifique o metal que pode ser usado na placa, representando a pilha formada. Considere que a estrutura do ao no sofre corroso.

06. Considere as seguintes semi-reaes: Al(aq) + 3e- Al(s) E = -1,66 V Cu(aq) + 2e- Cu(s) E = 0,34 V a) Qual dever ser a reao representativa da clula? b) Qual o potencial da clula galvnica que se utiliza dassemi-reaes acima? c) Qual das semi-reaes dever ser representativa do nodo? 07. Um experimento utilizado no estudo de eletroqumica consiste em empilhar uma placa de cobre e uma placa de zinco, e duas placas de feltro, uma embebida em soluo padro de sulfato de cobre, e outra em soluo padro de sulfato de zinco. Esse experimento tem o objetivo de produzir energia para acender uma lmpada de baixa voltagem. Potenciais padro de reduo Cu/Cu E= + 0,34 V Zn/Zn E= - 0,76 V Com base no esquema apresentado a seguir, responda aos seguintes itens:

I. Indique a seqncia de montagem da pilha, identificando as placas 2, 3 e 4. II. Escreva a equao da semi-reao correspondente ao eletrodo formado pela placa onde ocorre depsito metlico. III. Identifique a placa onde ser conectada a extremidade do fio correspondente ao plo positivo da pilha. IV. Identifique a placa de feltro contendo a soluo onde ocorre aumento da concentrao de ons positivos.

Anda mungkin juga menyukai