Anda di halaman 1dari 11

Por: Jnio Santos de Oliveira Presbtero e professor de teologia da Igreja Assembleia de Deus no Estcio

Rua Hadok Lobo, n 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira

Os oito Passos para se adquirir a Salvao

Ao criar o ser humano o Senhor Deus o fez perfeito e completo e f-lo Coroa de Sua criao.

Imagem e semelhana Sua. E, desta forma, Sua obra no estaria completa acaso o ser humano fosse incapaz de tomar decises por si prprio, de executar as aes decorrentes destas decises, bem como de entender as conseqncias de seus atos. Neste contexto disse Deus ao homem:

"... De toda a rvore do jardim comers livremente, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal, dela no comers; porque no dia em que dela comeres, certamente morrers" (Gn 2.16-17 ) Mas, a serpente disse:

"... Certamente no morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal" (Gn 3:4-5 )

E preferiu o ser humano crer na serpente a crer em Deus. Faltou-lhe f em Deus. Faltou-lhe obedincia a Deus. E por este pecado, o maior de todos, a falta de f no Deus Verdadeiro, foi o ser humano expulso do paraso e fez-se separao entre Deus e os homens:

"Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua" (Is 59.2 )

E o pecado e todo o mal entraram para a natureza humana e isto lhe causou, por condenao divina, a morte. Pois, mesmo tendo Deus, desde o incio, advertido o homem do resultado da desobedincia: "Se comeres, certamente morrers...", ainda assim o homem, dando ouvidos serpente, ignorou o aviso e, portanto, merecendo foi condenado por suas aes.

Mas, apesar do pecado e da maldade e da escurido do corao humano, Deus em Sua infinita misericrdia nos amou a ponto de, mesmo estando ns mortos em nossos pecados, providenciar o meio para que pudssemos nos salvar da condenao eterna causada por nossos pecados. E esta salvao exige que ns venhamos a nascer novamente:

"Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus" (Jo 3.3 )

Mas, que tipo de nascimento este?

Certamente no um nascimento fsico, pois se nasce apenas uma vez, mas sim, um nascimento espiritual, um milagre de Deus, um segundo nascimento durante a vida: "... Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer da gua e do Esprito, no pode entrar no reino de Deus" (Jo 3.5 )

E de que forma podemos passar por este novo nascimento e ter acesso ao reino dos cus?

Existem alguns passos a serem dados de modo a que cheguemos a este novo nascimento, e Deus em sua infinita sabedoria os fez bastante simples, de modo que qualquer pessoa independentemente de seu grau de instruo possa segui-los e vir a se salvar da condenao eterna:

1. Reconhecimento

"Pois todos pecaram e carecem da glria de Deus." " Deus, s propcio a mim, pecador!" (Rm 3.23; Lc 18.13)

2. Arrependimento O arrependimento algo que exige reconhecimento de um fato e disposio para mudar. O homem necessita arrepender-se de seus pecados cometidos por palavras, por pensamentos ou por feitos.

''disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados. E recebereis o Dom do Esprito Santo''( At 2.38).

Arrependimento o componente para o completo perdo dos pecados. A Bblia ensina com grande nfase que o Senhor Deus est pronto a perdoar o homem. Desde de que haja arrependimento verdadeiro. (Lc 13.3; At 3.19)

3. Confisso

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustia." "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvo." (I Jo 1.9; Rm 10.9)

4. Renncia

"Deixe o perverso o seu caminho, o inquo, os seus pensamentos... e volte-se para o nosso Deus, porque GRANDIOSO em perdoar." (Is 55.7)

5. Crena (F)

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna."

Quem crer e for batizado ser salvo; quem, porm, no crer ser condenado. " (Jo 3.16; Mc 16.16)

6. Recebimento "Veio para o que era seu, e os seus no o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crem no seu nome." (Jo 1.11,12)

7. Firmeza

"Por esta razo, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, s verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos." (Hb 2.1)

8 . Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Jesus foi batizado para nos dar o exemplo. Naqueles dias, veio Jesus de Nazar da Galilia e por Joo foi batizado no rio Jordo (Mc 1.9).

O prprio Jesus ordenou o batismo: Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

E eis que estou convosco todos os dias at consumao do sculo (Mt 28.19-20). Ento, se Jesus ordenou, todo aquele que nele cr deve ser batizado. A Bblia diz: ... muitos dos corntios, ouvindo, criam e eram batizados (At 18.8).

A evidncia de que algum conhece ao Senhor, obedecer aos seus mandamentos (1Jo 2.3).

O batismo ilustra o fato de Jesus ter morrido e ressuscitado. ... Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1Co 15.3-4).

Ento, quando o cristo batizado, isso ilustra que ele tambm morreu e ressuscitou com Cristo; tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a f no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos (Cl 2.12).

Assim, por se tornar uma nova criatura em Cristo, o batismo faz sentido para o que cr em Jesus (2Co 5.17). Desde o novo nascimento passamos a andar em novidade de vida (Rm 6.4).

O batismo no faz voc ser um crente, mas mostra que voc j tem crido. O batismo no salva voc. Somente pela sua f em Jesus que voc salvo. Batismo como aliana de casamento, o smbolo exterior do compromisso que voc j fez em seu corao.

Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus; no de obras, para que ningum se glorie (Ef 2.8-9).

Qualquer pessoa que tenha crido em Cristo como Senhor e Salvador deve ser batizada. Isso pode acontecer to logo ela aceite Jesus pela f. Ento, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acrscimo naquele dia de quase trs mil pessoas (At 2.41).

No h razo para longa espera. Se voc esperar at ser perfeito, voc nunca vai se sentir bom o suficiente para o batismo.

O Apstolo Pedro explica sua necessidade: para remisso dos pecados e recebereis o Dom do Esprito Santo.( At 2.38)

Portanto, os oito Passos para se adquirir a Salvao so:

1 Reconhecimento

2 Arrependimento

3 Confisso

4 Renncia

5 Crena

6 Recebimento

7 Firmeza

8. Batismo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Prezado Leitor, quem sabe a insegurana quanto a vida depois da morte tem tomado o lugar que pertence f na Palavra de Deus. Quem sabe o leitor deseja com sinceridade saber realmente como herdar a vida eterna e obter perdo completo de pecados. Digo amigo a graa de Deus estendida hoje a voc.

A salvao est perto de sua alma agora. Hoje. Neste mesmo momento voc poder mediante a f em Cristo, ver iniciar-se uma vida absolutamente nova. Sua alma poder ser inundada de uma paz que voc nunca experimentou anteriormente.

Se voc deseja agora mesmo receber a grandiosa Salvao de Deus e iniciar um relacionamento vivo com o Deus vivo, faa a orao a seguir.

Senhor Deus, aqui estou. Sei que Tu ests me tocando agora.

Reconheo que sou pecador e que cometo pecados contra Ti. Mas desejo profundamente mudar a minha vida. Eu lhe peo perdo. Perdoa-me por completo.

Lava-me por inteiro e faz entrar a Tua paz em meu corao muitas vezes confuso e angustiado.

Neste momento eu entrego a minha vida a Teu Filho Jesus Cristo e o aceito como meu nico Salvador.

Eu recebo Jesus em meu corao.

D-me Senhor, pela Tua graa, a Salvao de minha alma.

Eu te agradeo em nome do Senhor Jesus Cristo.

Sim, se voc fez esta orao crendo de todo o corao, voc acabou de ser salvo pela graa Divina. Parabenizo-o louvando a Deus por sua deciso. Quero lembr-lo do que diz a Bblia para os que crem como voc.

''... A palavra est perto de ti; est na tua boca e no teu corao, isto , a palavra da f que pregamos. ''Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu corao creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, sers salvos. Pois com o corao se cr para a justia, e com a boca se faz confisso para a Salvao.

Pois a escritura diz: Todo aquele que nele crer no ser confundido''( Rm 10.8-11)

Fique com Deus na Paz do Senhor Jesus, amm!

Anda mungkin juga menyukai