Anda di halaman 1dari 17

NEGROS ISLMICOS NO BRASIL ESCRAVOCRATA

Lidice Meyer Pinto Ribeiro*


Resumo: A implantao do Isl no Brasil seguiu trs fases: islamismo de escravido, islamismo de imigrao e islamismo de converso. Este artigo pretende abordar a primeira dessas fases, trazendo, para isso, alm das contribuies de diversos pesquisadores, o relato ainda pouco conhecido do Im rabe AlBaghdadi, que permaneceu no Brasil de 1866 a 1869, encontrando aqui comunidades islmicas bem organizadas no Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Pretende-se, assim, compreender melhor as influncias polticas, religiosas e sociais, bem como as sobrevivncias desse islamismo nos dias atuais. Palavras-chave: Isl, Escravido. Muulmanos no Brasil. Black Muslim communities in Brazil during the slavery Abstract: The implementation of Islam in Brazil happened in three phases: slavery, immigration and conversion. This article addresses the first phase, bringing together the contributions of several researchers and the still little-known narrative of the Arab Iman Al-Baghdadi, who was in Brazil from 1866 to 1869, finding well-organized Muslim communities in Rio de Janeiro, Recife and Salvador. The aim is thus to better understand the political, religious and social influences as well as the survival of this modality of Islam today. Keywords: Islam. Slavery. Muslims in Brazil.

O Isl est presente em todo o mundo; em parte devido migrao e em parte ao trabalho missionrio realizado, sem muito alarde, com base em aes sociais, distribuio de literatura e pela Internet, por meio de diversas web-pages. Apesar da divulgao conflitante a seu respeito na mdia secular, onde figuram converses como a do msico Cat Stevens, hoje, Yusuf Islam, e do boxeador Cassius Clay, renomeado como Muhamad Ali, juntamente com aluses ao terrorismo e ao fundamentalismo, o Isl cresce e espanta, pois, apesar de quase um bilho de adeptos espalhados pelo mundo ou cerca de 25% da populao mundial, pouco se sabe realmente sobre ele. Hoje o Isl j considerado a segunda maior comunidade religiosa em pases como Estados Unidos (cerca de 6 milhes de muulmanos), Frana,
*

Doutora em Antropologia pela USP, professora nos programas de ps-graduao em Cincias da Religio e da graduao da Universidade Presbiteriana Mackenzie, So Paulo. Autora do livro: Os mansos herdaro a terra estudo etnobotnico de uma comunidade rural protestante (Ed Mackenzie) e co-autora do livro: Novas perspectivas do protestantismo brasileiro (Paulinas / Fonte Editorial)

288

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

(5 milhes), Alemanha (2,5 milhes) e Holanda (500.000). (PINTO, 2005, p.229). E, entre ns, de acordo com o IBGE, no Censo Demogrfico de 2000, verificou-se a presena de 27.239 brasileiros que se declararam seguidores do Isl. Destes, a maior concentrao se encontra nas regies Sudeste (13.953), com destaque para So Paulo, com 12.062 muulmanos, e na regio Sul (9.590), com destaque para o Paran com 6025 muulmanos.
A INTRODUO DO ISLAMISMO NO BRASIL

De forma semelhante distino utilizada pelo socilogo Mendona (2002, p.25) ao classificar os tipos de insero do protestantismo no Brasil, o islamismo passou por trs fases de implantao nas terras brasileiras:
Islamismo de escravido oriundo do trfico negreiro de escravos islamizados desde o sc XVIII, que se instalou primeiramente na Bahia, progressivamente se espalhando por outras regies do pas; Islamismo de imigrao oriundo da imigrao de povos rabes no perodo psprimeira guerra, iniciando uma comunidade islmica reconhecida no pas; Islamismo de converso fenmeno do final do sculo XX, que se inicia com a crescente converso de brasileiros ao islamismo. Neste estudo foi abordada a primeira fase, iniciada com a vinda de escravos islamizados.

Essa presena dos primeiros muulmanos no Brasil foi documentada por diversos historiadores e folcloristas, como Nina Rodrigues, Etinne Brasil, Arthur Ramos, Gilberto Freyre, Joo do Rio, Abelardo Duarte e Waldemar Valente. A esses registros somam-se os achados histricos de fragmentos de escritos rabes em porta-amuletos e o relato de Francis de Castelnau, do sculo XIX. A participao poltica e ideolgica dos nossos, por assim dizer, primeiros muulmanos nas diversas revoltas do Recncavo Baiano tambm foi minuciosamente relatada nos ltimos tempos por Jos Joo dos Reis. Recentemente, a descoberta de um registro em rabe do sculo XIX trouxe uma nova viso sobre os fatos, visto se tratar de um relato feito por um lder muulmano em visita ao Brasil entre os anos de 1866 e 1869. O relato em questo refere-se ao precioso dirio de viagem do Im Abdurrahman alBaghdadi, ao qual deu o nome de Deleite do Estrangeiro em tudo o que espantoso e maravilhoso, guardado pela Biblioteca de Istambul e traduzido para o portugus por Paulo Daniel Farah.1 Esse texto constitui uma importante fonte de informao histrica, antropolgica e religiosa sobre o Isl no Brasil do sculo XIX.

Esse texto foi publicado pela BIBLIASPA internamente e espera por financiamento para ser publicado em larga escala, para venda.

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

289

Com base nesses materiais, foi feita uma anlise sobre o tema, dentro de uma perspectiva cronolgica, buscando compreender a implantao do islamismo em terras brasileiras, sua influncia poltica, social e religiosa, bem como a sobrevivncia desse islamismo de escravido nos dias atuais.
O PONTO DE PARTIDA DO ISL NEGRO NO BRASIL

O Isl foi trazido ao Brasil no final do sculo XVIII pelos escravos oriundos das regies islamizadas da frica. A influncia do Isl na frica comeou no sculo VII com a invaso pelos povos rabes do Norte do continente. A resistncia foi pequena e a regio passou a ser governada por califas, que introduziram a religio islmica nas terras conquistadas, juntamente com prticas culturais rabes. O islamismo at hoje a religio dominante nessa regio, existindo, porm, um amlgama com prticas animistas e fetichistas ancestrais em diversas tribos.2 O islamismo de escravido tem, portanto, seu incio com a chegada ao Brasil, principalmente na Bahia, de milhares de prisioneiros advindos de guerras poltico-religiosas na regio do Sudo Central, que hoje equivaleria ao Norte da Nigria. O califa Hauss do grupo tnico Fulani, Usuman du Fodio, em 1804, declarou uma guerra santa, jihad, contra outros reinos Hausss, acusados por no praticarem a religio do Profeta de modo digno, misturando-a com prticas animistas3 (REIS, 2003, p.73). Do longo conflito resultou a tomada de prisioneiros de ambos os lados da batalha, que eram vendidos aos traficantes de escravos, embarcados nos navios negreiros para o Brasil, sendo a grande maioria do sexo masculino, pois raramente mulheres eram feitas prisioneiras de guerra. Esses prisioneiros tinham em comum, alm da pele negra, a crena islmica, apesar de algumas diferenas nas prticas e dogmas. Em solo brasileiro, porm, o destino trgico compartilhado no tardou por unir os antes inimigos em uma forte identidade comum. Os primeiros mulumanos a chegarem ao Brasil trazidos fora eram Hausss na sua maioria, seguidos de cativos dos reinos Gurma, Borgu, Borno, Nupe e outros reinos vizinhos dos Hausss, localizados no Sudo Central (REIS, 2003, p.159-163). Sendo a rea ricamente influenciada pela cultura rabe, esses naturalmente trouxeram consigo a religio muulmana e aqui ficaram conhecidos pelo nome de mals, que vem do termo iorub4 imali, signifi2

Arthur Ramos, ao fazer o estudo antropolgico dos povos africanos que contriburam para a formao do povo brasileiro, registra com preciso essas crenas diferenciadas por tribos (RAMOS, 1951, p.316-328). Dentre essas prticas, pode-se citar o uso de amuletos e a participao em batuques. Interessante reparar que o nome mal dado aos negros muulmanos por outro grupo de africanos trazido em grande nmero para o Brasil, os iorubas, o que denota a estranheza dos outros grupos africanos em relao a esse grupo diferenciado pela religio. Apoiando essa ideia, Castenau (1851, p.12) faz a seguinte observao: ... on designe sous le nom de Malais tous les infidles, cest--dire, tous ceux qui ne sont pas mahomtans.

3 4

290

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

cando renegado que adotou o islamismo. (RAMOS, 1951, p.317). Apesar de esses negros mals terem um grande desenvolvimento cultural sabiam ler e escrever em rabe, foram obrigados a despir suas tnicas brancas e a viajar trajados sumariamente em pores escuros dos navios negreiros.
... o africano foi muitas vezes obrigado a despir sua camisola de mal para vir de tanga, nos negreiros imundos, da frica para o Brasil. A escravido desenraizou o negro do seu meio social e da famlia, soltando-o entre gente estranha e muitas vezes hostil. (FREYRE, 1980, p.315).

Mesmo com a hostilidade devida relao entre senhor e escravo, em virtude da sua habilidade em ler e escrever, muitos mals foram destinados a atividades ligadas ao comrcio, tornando-se negros de ganho (escravos que faziam servios urbanos e recebiam um salrio). Devido a essa peculiaridade, muitos dos mals chegaram, mesmo que com dificuldade, a comprar sua alforria5 e at alguns desses alforriados conseguiram acumular patrimnio financeiro maior que certos brancos. Mas essa caracterstica no os livrava do domnio do colonizador, pois, para realizar negcios, esses negros livres precisavam estabelecer alianas sociais que exigiam no s subservincia social, como, tambm, religiosa, sob a pena de revogao das cartas de alforria. Sobre a diferenciao intelectual desses primeiros muulmanos no Brasil, Gilberto Freyre escreveu, comparando sua habilidade com a escrita com a dos colonizadores brancos:
A verdade que importaram-se para o Brasil, da rea mais penetrada pelo Islamismo, negros maometanos de cultura superior no s dos indgenas como grande maioria dos colonos brancos portugueses e filhos de portugueses quase sem instruo nenhuma, analfabetos uns, semi-analfabetos na maior parte. (FREYRE, 1980, 299).

Esse diferencial trazido pelos negros mals lhes foi deveras proveitoso, pois lhes permitiu acesso a ambientes onde os demais escravos iletrados no podiam penetrar. Foram, aos poucos, conquistando no s espaos na economia, tornando-se pequenos comerciantes, quando livres, mas tambm espaos para desenvolver sua crena, embora perante os brancos aparentassem ter aceitado a religiosidade catlica, assumindo para isso at mesmo um novo nome de batismo. Semelhantes escravos no podiam conformar-se ao
5

As estatsticas divergem, como se pode ver nos nmeros destes trs relatos: Na cidade de Salvador no ano de 1775 encontrou 3630 negros livres, 4207 mulatos livres e 14696 escravos negros e mulatos. Em 1808, em um censo realizado em Salvador e 13 freguesias rurais da Bahia constatou a presena de 104.285 negros e mulatos livres ou alforriados e 93.115 escravos negros e mulatos. (Reis, 2003, p.22) J segundo a estatstica da Populao escrava e libertos arrolados do Ministrio dos Negcios, da Agricultura, Comrcio e Obras Pblicas, realizada em 1888, existiriam na Bahia, 1.001 negros livres e 76.838 negros escravos (apud Ramos, 1951, p.249).

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

291

papel de mans-gostosos dos portugueses; nem seria a gua benta do batismo cristo que, de repente, neles apagaria o fogo maometano. (FREYRE, 1980, p. 310) Em seu dirio de viagem, em 1866, corroborando as afirmaes acima, o Im AlBaghdadi registrou: Vinte anos atrs, uma parte deles j era livre porque alguns compravam a si prprios e livravam o corao dos grilhes da escravido. A esse relato, o im rabe acrescenta: Depois disso, todos os que conseguiam a liberdade por direito, lembravam-se da religio dos seus antepassados, qual eles se voltavam aps a libertao. Ests registro precioso revela a fora da crena islmica que sobreviveu no corao desses alforriados, apesar do julgo catolicizante a que foram submetidos. Para manter a crena viva em solo brasileiro, esses muulmanos livres criaram escolas e casas de orao (FREYRE, 1980, 306). O Im AlBaghdadi, em visita ao Brasil no sculo XIX, observou a existncia de salas de reunies a que os muulmanos davam o nome de majlis. Devido perseguio religiosa, ainda que velada, essas casas de orao se localizavam afastadas da populao, prximas s plancies. A falta de registro da existncia de mesquitas nesse perodo se deve, provavelmente, proibio instituda pelo artigo 276 do Cdigo Penal de 1830 de celebrar em casa ou edifcio que tenha alguma forma exterior de Templo, ou publicamente em qualquer lugar, o culto de outra Religio que no seja a do Estado. Assim, os males, alm de se reunirem em lugares afastados das cidades, evitavam a aparncia de templo mantendo a integridade do culto. Algumas runas dessas casas, ainda hoje, mostram em suas paredes internas inscries do Coro em rabe, coisa que comum de ser vista hoje em mesquitas. Na incumbncia de preservadores da religio islmica, estavam sacerdotes versados em rabe e conhecedores do Coro, que recebiam o nome de Alufs. Desses sacerdotes islmicos, Reis cita o registro de um mal livre de nome Manuel Calafate, em cuja residncia eram realizados estudos do Coro (REIS, 2003, p.146). Outros lderes livres seriam conhecidos por AlBaghdadi alguns anos mais tarde. Com o estudo do Coro, ainda que escondido das autoridades pblicas, o islamismo foi criando um grupo coeso, unificado pela crena em comum, mas tambm pelas mazelas sofridas longe de sua ptria natal. Esse grupo de negros muulmanos se comunicava entre si em rabe, dominando a lngua escrita e falada. Pode-se perceber, desse modo, que o Isl foi um fator de coeso grupal e de formao de identidade entre os negros. Gilberto Freyre viria a ressaltar que
Os escravos vindos das reas de cultura negra mais adiantada foram um elemento ativo, criador, e quase que se pode acrescentar nobre na colonizao do Brasil; degradados apenas pela suja condio de escravos. Longe de terem sido apenas animais de trao e operrios de enxada, a servio da agricultura, desempenharam uma funo civilizadora. (FREYRE, 1980, 307).

292

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

O fervor religioso desse grupo islmico era tanto que, apesar do Cdigo Penal de 1830, Art. 277 declarar como crime abusar ou zombar de qualquer culto estabelecido no Imprio, o que ocorreu foi o inverso. Escravos livres conhecedores do Coro eram vistos pregando a religio do Profeta na cidade de Salvador, em locais como o Beco da Mata-Porcos, na Ladeira da Praa, no Cruzeiro de So Francisco, perto de igrejas e mosteiros catlicos. Nessas pregaes faziam propaganda contra a missa catlica, dizendo que a venerao de santos era o mesmo que adorar um pedao de pau, e opondo seus rosrios aos rosrios catlicos (FREYRE, 1980 p.310-311).
O ISL E AS REVOLTAS DE NEGROS LIVRES E ESCRAVOS

Nina Rodrigues confere proeminncia intelectual e social aos negros trazidos da regio do Sudo, atribuindo-lhes a organizao de revoltas de senzala e movimentos contestatrios de escravos. Para esse pesquisador, os Fulas e Haussa mulumanos exerceram uma grande influencia sobre os Nags e sobre os Gege. Os Hauss muulmanos teriam sido uns aristocratas das senzalas, pois, alm de possurem literatura religiosa j definida havendo obras indgenas escritas em caracteres arbicos, vinham de reinos com organizao poltica j adiantada, sendo, portanto, estrategistas natos. (RODRIGUES, Nina apud FREYRE, 1980, p.310). Os negros muulmanos eram conhecidos como os mais inclinados aventura da fuga, ao movimento, rebeldia contra os senhores brancos. (FREYRE, 1967, 131-132). Comprovando estas palavras, os Hausss comandaram diversas insurreies na Bahia, nos anos de 1807, 1809, 1814, 1815 e 1816, seguidas de um intevalo, aps o qual se iniciaram diversas rebelies que ficaram conhecidas como nags: 1826, 1827, 1828, 1830, 1835. Os registros oficiais dessas rebelies deixam perceber a presena de muulmanos com forte influncia na liderana dos levantes. Alguns fatos em comum chamam a ateno: a escolha de datas religiosas para os levantes, a presena de negros livres e escravos, vestidos com roupas tipicamente muulmanas e utilizando amuletos contendo textos do Coro em rabe, alm de terem sido encontrados bilhetes em rabe com informaes sobre os levantes, servindo essa lngua de cdigo para passagem de informaes entre quilombos, senzalas e negros livres. A escolha de dias de festa para os levantes tem a sua explicao no fato de esses dias serem dias faustos, quando os senhores tinham sua ateno voltada para os festejos catlicos, podendo ento os levantes acontecer com mais eficcia. Destaca-se, porm, a revolta de 1835, realizada ao final do Ramad, mostrando com isto uma forte conotao islmica no levante em questo. As revoltas com participao de mals foram bem estudadas por Joo Jos Reis (2003). Aqui s se ressaltam algumas dessas, devido a certos as-

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

293

pectos que as ligam ao islamismo. A primeira de todas as rebelies, em 1807, foi planejada para acontecer durante as celebraes de Corpus Christi. A inteno era incendiar a casa da Alfndega e uma igreja do bairro de Nazar, tomar a cidade e instalar no governo um lder Hauss. A revolta seguiria para Pernambuco, libertando os Hausss escravos nesse estado e formando um grande reino Hauss no Brasil (REIS, 2003, p.72-76). Na revolta de 1814, outros grupos tnicos, na maioria Nags, se uniram sob o comando dos Hausss. Dos que escaparam da derrota dessa revolta, uns teriam fugido para Alagoas e outros se escondido nas matas dos arredores de Salvador. O lder dessa revolta aparentemente era um negro de nome Joo, a quem era atribudo o ttulo de malomi6(REIS, 2003, p.82-83). Abelardo Duarte (1958) confirma essa hiptese, relatando em seu livro Negros Muulmanos em Alagoas: os Mals, sobre um grupo de muulmanos estabelecido em Alagoas, que teriam planejado uma revolta em 1815, no dia de Natal. Os demais revoltosos da insurreio de 1814, que haviam se aquilombado nos arredores de Salvador tinham entre eles o malomi, agora chamado de sacerdote Malamim, e realizaram ainda mais uma revolta no ano de 1816, depois da qual os Hausss deixam a liderana das rebelies, at que em 1826 as mesmas recomeam, ento sob a liderana dos Nags convertidos ao Isl. Dessas revoltas se destaca o levante de 1835. Com a priso de dois mestres muulmanos, o lder Ahuma e o Aluf Pacifico Licutan, criou-se um clima de revolta em meio aos grupos de negros islmicos (livres7 e escravos). Essas prises foram o estopim necessrio para que cerca de 600 a 1500 mals, livres e escravos, vestidos de abads brancos e usando amuletos protetores, atacassem a cadeia municipal onde os lderes islmicos estavam presos, enfrentando a tropa policial, lutando por quatro horas nas ruas de Salvador. A maior parte dos envolvidos era Nag,8 vindo depois os Hausss, Tapas e Bornos. O dia escolhido para o levante simblico: o fim do Ramad (ms sagrado muulmano) e das festas de Nossa Senhora da Guia. Provavelmente esse dia coincidia com o final da festa de Lailat al-Qadr, que celebra a revelao do Coro ao Profeta. Os mals tentariam revogar a sua sorte nas terras brasileiras, enfrentando o poder constitudo pelos infiis catlicos. Mas, devido superioridade dos armamentos dos brancos, a revolta foi vencida.
6

O termo malomi uma corruptela do termo hauss malm ou malami (de muallim, em rabe), que significa mestre religioso. Nos anos seguintes do sculo XIX, o termo malm seria o mais utilizado, sendo substitudo posteriormente pelo termo ioruba aluf. O historiador Joo Jos Reis estima que em 1835 houvesse em Salvador 17.325 africanos escravos para 4.615 africanos libertos, o que representaria um tero da populao de Salvador. (Reis, 2003, p.24). Ressalta-se que, dentre os 21.940 negros em Salvador, 21% eram livres, o que uma parcela bem significante. O levante prece ter acontecido em meio a um forte movimento de converso aos islamismo sobretudo entre os nags. (Reis in Farah, 2007 p. 28).

294

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

O papel da religio nas revoltas do Recncavo Bahiano e reas prximas evidenciado pela presena de diversos amuletos muulmanos confiscados pela polcia. Esses amuletos consistiam de pequenas caixas ou bolsas que guardavam em seu interior fragmentos de textos do Coro. A esses pequenos amuletos os negros davam o nome de mandingas. Um dos textos encontrados consistia da sura cornica Noite de Glria. O ataque frequente a locais de culto catlico e a queima de imagens tambm demonstram a conotao religiosa por detrs das revoltas. O que se pode perceber de tamanhas empreitadas que os levantes no eram sem direo ou propsito. Tinham a inteno de tomar o poder poltico e religioso. Caso o levante de 1835 tivesse alcanado sucesso, a Bahia se transformaria em um pas islmico, com pequena tolerncia para os cultos afro-brasileiros.
O ISL SE DISSEMINA NO PAS

Aps a revolta de 1835, um certo nmero de escravos presos foi devolvido a seus senhores e, posteriormente, vendidos para o Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Comeou uma grande perseguio aos mals, com priso e confisco sucessivo de textos em rabe, o que fez com que um nmero significativo de mals livres se dirigisse para o Rio de Janeiro e ali fixasse residncia. Cessou o perodo de revoltas conduzidas pelos adeptos do islamismo na Bahia e em Alagoas, mas, apesar disso, o Isl continuou presente no Brasil, registrado por Mello Moraes Filho (1901) por meio da descrio da Festa dos Mortos, celebrada duas vezes ao ano at 1888, em Alagoas; a cerimnia, que inclua o sacrifcio de animais, foi considerada por Arthur Ramos como um rito funerrio de origem mal. (RAMOS, 1951, p.332). Alguns anos aps, em 1909, o abade Etienne escreveria a respeito da presena e crescimento do isl em terras brasileiras:
O islamismo ramificou-se no Brasil em seita poderosa, florescendo no escuro das senzalas. Que da frica vieram mestres e pregadores a fim de ensinarem a ler no rabe os livros do Alcoro. Que aqui funcionaram escolas e casas de orao maometanas. (ETIENNE, 1909 apud FREYRE, 1980, p. 310).

Quem eram esses mestres e pregadores continuaria um mistrio, no houvesse sido descoberto o relato do Im Al`Baghdadi, provavelmente um dos mestres africanos referidos pelo abade, que encontrou aqui em 1866 ummas, ou comunidades muulmanas estruturadas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, permanecendo entre eles para ensin-los. Esse relato tem a importncia de ser o nico at o momento de que se tem notcia, escrito sob a perspectiva de um muulmano. Tendo por base os relatos de que se dis-

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

295

pe, pode-se assumir a presena de grupos de negros islmicos em Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro. Apesar da indicao de que alguns mals presos na revolta de 1835 tenham sido vendidos para o Rio Grande do Sul, no h evidncias bibliogrficas de que esse grupo tenha constitudo uma comunidade islmica organizada. Aps essas consideraes, resta relatar sinteticamente as informaes fornecidas pelo Im AlBaghdadi no texto, ainda indito ao pblico geral: Deleite do Estrangeiro. Abdurrahman alBaghdadi, nascido em Bagd, era sdito do Imprio Otomano, que controlava o Oriente Mdio. Embarcou como im, responsvel pelo cuidado espiritual da tripulao, em uma viagem de Istambul a Barsa, mas uma tempestade fez com que a embarcao viesse costa brasileira, aportando no cais do Rio de Janeiro em setembro de 1866, apenas trinta anos aps o ltimo levante mal na Bahia. Ao desembarcar, AlBaghdadi foi abordado por diversos negros que o saudaram As-salmu `alaykum, fazendo distino entre ele e os demais membros da tripulao, devido a suas vestes formais e turbante. interessante notar que esees negros, ao entrarem no navio, fizeram questo de afirmar eu, muulmano e no, eu, mal, reforando a ideia de que essa denominao era rejeitada pelos negros islamizados. Ainda confirmando o fato de realmente existir um grupo islmico organizado no Rio de Janeiro, AlBaghdadi relata o fato de que todos, juntamente com ele, praticavam os rituais de orao: Dessa forma, ns reconhecemos que eles eram muulmanos e acreditavam na unicidade do Criador da existncia. H tambm a referncia ao fato de esses muulmanos terem o cuidado de manter partes do Coro no idioma rabe guardados dentro de pequenos cofres. Esses fragmentos do Coro so, portanto, do mesmo tipo dos que foram confiscados pelas autoridades da Bahia aps o levante de 1835, o que leva a afirmar que esses negros do Rio de Janeiro seriam os que fugiram depois daquela derrota e/ou seus descendentes. Confirmando os registros dos pesquisadores anteriormente citados, AlBaghdadi percebeu que esses cofres com fragmentos do Coro eram considerados mais como amuletos protetores do que como formas de manuteno do ensino religioso. AlBaghdadi observou que esses muulmanos do Rio de Janeiro praticavam costumes que diferiam dos pregados pelo Isl e atribuiu isso influncia de um tradutor rabe-portugus que, por ser judeu, intencionalmente passava os ensinamentos de forma incorreta. Esse tradutor, por ser conhecedor do rabe, foi tido pelos mals como rabe tendo lhe sido solicitado que lhes ensinasse sobre o Coro, tarefa que aceitou, mas com ms intenes, chegando a cobrar financeiramente daqueles que quisessem aprender sobre a religio islmica. AlBaghdadi foi insistentemente convidado pelos muulmanos do Rio de Janeiro para permanecer com eles e lhes ensinar sobre o Coro, como se pode ver neste trecho do dirio:

296

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

mestre resoluto, ns no queremos bens passageiros nem pedimos proteo ou preveno, apenas queremos aulas nesta correta religio. Ns acreditvamos que ramos os nicos muulmanos no mundo, que estvamos na via clara e que todos os brancos pertenciam s comunidades crists at que, por ddiva de Deus, o sublime, ns o vimos e soubemos que o reino do Criador vasto e que o mundo no uma terra desolada, mas repleta de muulmanos. No nos prive da instruo nessa religio.

Inicialmente, o comandante do navio o abenoou, enviando-o a terra para ensinar aos muulmanos, considerando a solicitao destes como uma prova de real f islmica: Acompanhe-os e rogue boas preces em prol deles. Em verdade, se o isl no estivesse firme no peito deles, no teriam pedido que voc se encarregasse dessas questes. Al`Baghdadi permaneceu junto comunidade muulmana do Rio por treze dias, ensinando-os: Todo dia, quando o sol comea a se pr, a maioria deles comparece a uma reunio geral de reflexo acerca dos fundamentos do Isl e do hadit. Voltando ao navio, recebeu de seu comandante a recusa a permitir uma nova estada de AlBaghdadi, mas posteriormente isso lhe foi concedido, com a recomendao de que no revelasse s autoridades brasileiras a sua real inteno:
Depois que eu permiti que voc fosse com eles arrependi-me porque eu temi que o governo constatasse sua presena, tirasse a minha estabilidade e dissesse As embarcaes otomanas chegaram a nosso pas e corromperam a religio que ns herdamos de nossos pais e dos nossos avs.

Para acobertar, ento, sua misso no Brasil, AlBaghdadi registrou, em seu dirio de viagem, alm de suas experincias com os mals, tambm aspectos da fauna e flora brasileira e ainda curiosidades scio-culturais. Outra observao realizada sobre a existncia de certa animosidade entre cristos e muulmanos no sculo XIX relatada por um dos mals quando AlBaghdadi manifesta seu desejo de usar seus trajes rituais pela cidade: Se voc usar seus trajes, ns no poderemos mais ir a sua casa, e sua utilidade se esvair, pois se o cristos souberem que voc muulmano ho de imaginar o mesmo de ns. Ao questionar a origem desse medo dos cristos, lhe narrada a histria da rebelio de 1835, com o enfoque de que fora uma guerra entre muulmanos e cristos, com a qual os negros pretendiam tomar conta da regio, mas foram vencidos pelos cristos. Em decorrncia desse evento, os muulmanos renegaram sua religio por temer retaliaes, sendo essa a provvel causa, no s da crena ser praticada s escondidas como, tambm, da sua aculturao com prticas catlicas: Todos os muulmanos nestas terras submergem seus filhos na pia batismal e enterram seus mortos sem lavar o corpo e sem volt-lo para Meca. AlBaghdadi chega a dizer que se os cristos identificam que algum muulmano pode ser que o matem, que o exilem ou que o enviem a priso perptua. . Ele tambm

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

297

afirma que os muulmanos residentes no Rio de Janeiro precisam esconder sua religio sem opo. Devido a todas essas questes, AlBaghdadi passou a se reunir ocultamente com um grupo de cerca de 500 homens para o estudo do Coro. Para isso, aps aprender o portugus, redigiu um tratado bilnge rabe-portugus com as principais recomendaes do Isl:
Eu compilei um tratado em escrita rabe e no idioma portugus no qual recordei tudo o que eu pude traduzir dos elevados atributos de Deus, o Altssimo, dos atributos de seus nobres profetas,..., e das obrigaes da abluo ritual, da orao, do jejum, da peregrinao e da caridade; e listei algumas tradies profticas, palavras benfazejas e prdicas recomendveis.

Na cidade encontrou em um livreiro francs um exemplar do Coro, que adquiriu e ainda encomendou mais exemplares adquiridos pelos mals. Apenas trs anos depois, em 1869, o conde Joseph-Arthur de Gobineau, representante diplomtico da Frana no Brasil, escreveria que os franceses Fauchon e Dupont vendiam anualmente a escravos e ex-escravos cerca de 100 exemplares do Coro, alm de gramticas rabes (GOBINEAU apud FARAH, 2007, p.5) Ao chegar ao Rio de Janeiro, AlBaghdadi recebeu a informao de que no Brasil havia aproximadamente 5 mil muulmanos, nmero que subiria para 19 mil ao final de sua estadia. verdade que tais nmeros parecem exagerados, mas o que importa aqui o relato presencial que atesta a existncia de grupos muulmanos organizados no final do sc. XIX. Essa mesma nfase no grande crescimento numrico observada nas palavras de um dos negros islmicos, dirigindo-se a AlBaghdadi aps aprender que no havia necessidade de pagamento em dinheiro para receber o ensino e muito menos para assumir a f :
Aluf, cujas palavras so ouvidas, se ns soubssemos que as coisas eram assim como voc mencionou e se tivssemos caminhado na mesma senda que voc trilhou, ns seramos milhares neste pas e a cada dia cresceramos porque muita gente gostaria de aderir nossa religio, mas o pagamento de dinheiro as impedia.

Mas quando trata das converses, o termo usado algumas pessoas e no milhares: ... em seguida me dirigi at algumas pessoas que queriam integrar a religio muulmana. Ocupei-me delas generosamente e dediqueime a instru-las e ensin-las. Quanto ao que motivava as converses de outros grupos de negros, Al`Baghdadi deixa entender que seria a forte identificao entre os membros da comunidade: Quando observam a comunidade muulmana entre eles e o intenso amor que seus integrantes nutrem uns pelos outros, sentem cime intenso desses cidados. E eles aderem a religio muulmana com almas vidas. O prprio AlBaghdadi demonstra seu inte-

298

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

resse missionrio quando se dispe a ir evangelizar os indgenas brasileiros, sendo, porm, desmotivado pela barreira da lngua. Aps uma longa estada no Rio de Janeiro, AlBaghdadi, a pedido dos grupos mals que l se reuniam, se dirigiu a Salvador. Chegando l, percebeu claramente que esses negros apresentavam ainda mais prticas alteradas que os do Rio de Janeiro. Preocupou-se, portanto, em ensinar o islamismo corretamente para resgat-lo em sua pureza: Eu permaneci nesta cidade aproximadamente um ano e no tinha outra ocupao alm de ensinar aos muulmanos e ratificar sua conduta. Constatou tristemente, porm, que os mals baianos dificilmente largariam essas prticas diferenciadas, devido ao fato de serem aceitos entre os brancos justamente por pratic-las. interessante ressaltar o registro da existncia de mais muulmanos em Salvador que no Rio de Janeiro, embora no conste o nmero destes, o que condiz com o que se sabe sobre a histria do trfico negreiro de tribos islamizadas para a Bahia. H tambm a observao de que muitos filhos de muulmanos estavam se convertendo ao cristianismo atrados pelas festas, msicas e, sobretudo pelo fato de esta ser a religio mais aceita socialmente. AlBaghdadi fez, ento, a recomendao de que os pais aprisionem seus filhos at atingirem a maturidade plena e que os instrussem, mostrando nfase na necessidade da preservao familiar da crena islmica. Da Bahia, AlBaghdadi se deslocou para Pernambuco,9 convidado por outra comunidade islmica, a qual tambm passou a ensinar por seis meses. Nesta comunidade, encontrou dois lderes, fato a que atribui manuteno do Isl nessa cidade. Haviam ainda outros diferenciais: uma maior tranqilidade em assumir o credo islmico e uma forte inclinao magia, numerologia e geomancia. AlBaghdadi relata que os cristos (brancos) buscavam junto aos mals orientaes advinhatrias, pagando-lhes por uma consulta. Esse fato traria uma relao mais amigvel entre as duas culturas. Ao fim de trs anos no Brasil, AlBaghdadi decidiu voltar Arbia e se despediu dos irmos muulmanos prometendo voltar, caso o governante otomano assim permitisse. Na sua despedida, no h referncia ao nmero de muulmanos, mas apenas ao fato de que muita gente esteve presente. O relato de Al Baghdadi tem, portanto, uma grande importncia como uma prova da permanncia da crena islmica at quase o fim sculo XIX no Brasil dentre os descendentes de escravos mals. Aps a abolio da escravatura em 1888, e a proclamao da Repblica em 1889, houve uma reduo nas limitaes s religies no catlicas, mas, apesar disso, esse Isl, aparentemente to organizado e forte, no deixou registros. Foi apenas aps o fim da Primeira Guerra Mundial que, com a chegada dos imigrantes rabes-srio-libaneses ao Brasil e com a garantia para suas prticas religiosas
9

No texto aparece Marnpukua, traduzido por Paulo Farah como Pernambuco.

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

299

assegurada pela Constituio de 1949, que se estabeleceu a comunidade islmica, tal como conhecida hoje. Fica, portanto, um vcuo no tempo sem informaes sobre o destino que esses grupos mal possam ter tido.
O ISL SOBREVIVE: O LEGADO MAL

At bem pouco tempo, as referncias continuidade da crena islmica em terras brasileiras eram bem escassas, se limitando a poucas citaes na literatura, apontando para algumas sobrevivncias do culto islmico, bem como de certos costumes e prticas apontando para a dissoluo desse primeiro islamismo brasileiro atravs de um processo de assimilao para garantir a prpria sobrevivncia. Algumas pistas foram legadas por Joo do Rio, Arthur Ramos, Gilberto Freyre, Pierre Verger, Abelardo Duarte e Waldemar Valente. Esses autores encontraram um isl aculturado, transformado pelo catolicismo, de um lado, e pelo candombl, de outro. H, inclusive, a possibilidade, levantada por Gilberto Freyre, de que alguns negros muulmanos tenham se convertido ao protestantismo, como forma de reao contra o catolicismo oficial brasileiro (FREYRE, 1980, p.312). Abelardo Duarte10 (1958, p.41) defende terem os muulmanos de Alagoas mantido as tradies islmicas misturadas ao catolicismo. o caso do assumy ou jejum anual (um dos cinco pilares do Isl), que coincide com a Festa do Esprito Santo. Os muulmanos procuravam, assim, dentro do catolicismo, encontrar brechas para praticar sua religiosidade com todo o rigor que a mesma exige. Abelardo Duarte no s descreve a revolta de 1815 em Alagoas, mas tambm fala da continuao da comunidade islmica no local, incluindo em seu livro uma foto de um grupo muulmano, datada de 1887.11 A foto traz em seu verso a inscrio: Candombl brinquedo dos africanos de Penedo, e na frente a imagem de cinco homens e quinze mulheres. Um dos homens traz na mo um machado. Ao seu lado est um carneiro que ser sacrificado no buraco aberto no cho logo frente. Os trajes dos homens so tipicamente muulmanos. Entre as mulheres apenas uma cobre a cabea com um vu enquanto as demais usam turbantes. Como o trafico dos negros islmicos foi fortemente influenciado por guerras internas, a presena de um nmero menor de mulheres pode ser devido ao fato de as prisioneiras serem destinadas para outros fins na prpria frica.
10

Apesar de a data do livro de Abelardo Duarte ser posterior s publicaes de Joo do Rio, Gilberto Freyre e Arthur Ramos, aqui citado primeiro devido data que apresenta na referida foto em sua publicao. Foto de autoria do Dr. Carvalho Sobrinho, que chegou s mos de Abelardo Duarte por meio do Dr. Alosio Freitas Melro. Duarte tambm registra ter recebido informaes sobre a comunidade islmica de um jornalista, Jurandir Gomes, redator principal do jornal A gazeta de Alagoas, publicada em seu livro (1949). A foto original encontra-se no Instituto Histrico e Geogrfico de Alagoas.

11

300

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

Joo do Rio encontrou em 1904, no Rio de Janeiro, um Isl misturado com o candombl, em que Alufs vestidos com abads com a cabea coberta por um gorro vermelho, o fil, e sentados sobre tapetes de pele de tigre ou de carneiro, liam o Alcoro, faziam suas preces (kissium), rezavam o rosrio (tessub),12 no comiam carne de porco e guardavam o Ramad. Joo do Rio ainda chegou a observar ablues, poligamia, o smbolo do crescente lunar, o hbito de escrever oraes com tinta de arroz queimado em tbuas (ats) e a saudao Al selam aleikum.13 (JOO DO RIO, 2006,p.25-26) A comunidade muulmana observada por Joo do Rio inclua sacerdotes (lemanos), auxiliares dos sacerdotes (ladanos) que cuidavam da parte religiosa e lcalis, juizes, sagabano, imediatos de juizes, assivaji, que cuidavam da parte jurdica da comunidade. (JOO DO RIO, 2006, p.26) Para se tornar um Aluf era necessrio conhecer o rabe, a suma e realizar a circunciso (kola), e passar por um exame. Aps o exame, os demais muulmanos danavam o opa-suma e conduziam o iniciado sobre um cavalo pelas ruas vestido de roupas brancas e gorro vermelho. O informante de Joo do Rio, Antonio, explica que essas cerimnias sempre se realizam em lugares afastados, nos subrbios cariocas. Joo do Rio registrou que, apesar de os praticantes do candombl carioca e os muulmanos que encontrou terem hbitos exteriores semelhantes e praticarem feitiariasda mesma forma, no havia uma total absoro de uma religiosidade pela outra, pois observa que a reao entre negros islamizados e os provenientes das tribos iorub permanecia: Os Alufs no gostam da gente de santo a quem chamam de auauadchum; a gente de santo despreza os bichos que no comem porco, chamando-os de mals. (JOO DO RIO, 2006, p.27). Gilberto Freyre, em 1933, encontraria elementos de sobrevivncia de prticas muulmanas na Bahia, Rio de Janeiro, Recife e Minas Gerais e defenderia a hiptese de que o islamismo, por um lado, haveria impregnado o catolicismo rural:
Forosamente o Catolicismo no Brasil haveria de impregnar-se dessa influncia maometana como se impregnou da animista e fetichista, dos indgenas e dos negros menos cultos. Encontramos traos de influncia maometana nos papis com orao para livrar o corpo da morte e a cs dos ladres e dos malfeitores; papeis que ainda se costumam atar ao pescoo das pessoas ou grudar nas portas e janelas das casas, no interior do Brasil. (FREYRE, 1980, p. 311-312).

E, por outro lado, havia dado as suas contribuies para as religies afro-brasileiras do Rio de Janeiro e Recife, apresentando seu relato muitas semelhanas ao de Joo do Rio:
12 13

A mesma roupagem descrita por Arthur Ramos em 1934, na Bahia. Corruptela da saudao: As-salmu alaykum significando: Que a paz esteja com voc!

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

301

temos vrias vezes notado o fato dos devotos tirarem as botinas ou os chinelos antes de participarem das cerimnias; em num terreiro que visitamos no Rio de Janeiro notamos a importncia atribuda ao fato do individuo estar ou no pisando sobre velha esteira estendida no meio da sala. No centro da esteira, de pernas muulmanamente cruzadas, o negro velho, pai de terreiro. ... Nas festas das seitas africanas que conhecemos no Recife... Manuel Querino fala tambm de uma tinta azul, importada da frica, de que se serviam os mals para seus feitios ou mandingas; escreviam com esta tinta sinais cabalsticos sobre uma tbua preta. Depois lavavam a tbua, e davam a beber a gua a quem quisesse fechar o corpo; ou atiravam-na no caminho da pessoa que se pretendia enfeitiar. (FREYRE, 1980, p.312).

Em outro estudo menos conhecido, Gilberto Freyre, juntamente com Pierre Verger, procura analisar as influncias brasileiras entre os negros islamizados na frica ocidental, buscando as sobrevivncias deixadas pelos que foram deportados aps a revolta de 1835. (FREYRE, 1959, p.263-313). Arthur Ramos, em 1934, teria identificado duas seitas poderosas que disputavam a primazia religiosa em Alagoas: a de xang e a de mal. Ramos argumenta que havia uma diferena fundamental no culto praticado pelos negros muulmanos do Penedo (Alagoas) em relao aos da Bahia e Rio de Janeiro, sendo os primeiros menos ortodoxos que os demais. Tambm teria registrado um cntico de Ogun de mal em Macei no ano de 1934, e presenciado terreiros, onde o lder teria o nome de Aluf, com rituais mesclados de nag e elementos mals. Tambm registrou expresses de origem rabe em jornais de 1906 a 1912 e o recebimento de um livro manuscrito com oraes e partes do Coro, em rabe.14 (RAMOS, 1951, p.328329). Para Arthur Ramos o islamismo dos negros mals do Brasil sempre esteve eivado das prticas religiosas africanas, fenmeno que havia se iniciado na prpria frica. Adoravam Al, Olorun-ulu (sincretismo de Olorum dos Yorub e Al) e Mariana (me de Deus). Ramos acredita, portanto, que as sobrevivncias mals se acham diludas nas prticas e cultos gegenags ou bantus, das macumbas e candombls do Rio, Bahia e outros pontos do Brasil, tendo a cultura mal se amalgamado s outras culturas africanas, criando sincretismos, podendo hoje s serem detectadas por meio de alguns termos, roupas e prticas (RAMOS, 1951, p. 332-333). Segundo Roger Bastide (1971), em 1937, o candombl baiano tinha ainda conotao mal, demonstrada por algumas palavras, expresses e oraes com semelhana na aplicao dos rituais mal. Pierre Verger, bem depois, estudando as religies africanas no Brasil (1968, p.520), sugere a possibilidade de existirem muulmanos pertencentes a uma das irmandades negras dedicadas a Nossa Senhora do Rosrio em Salvador, Bahia. Waldemar Valente (1976) realizou diversos estudos buscando as sobrevivncias do Isl
14

Arthur Ramos teria recebido esse livro de dison Carneiro (1912-1972), estudioso de assuntos afro-brasileiros da Bahia.

302

R IBEIRO , Lidice Meyer Pinto. Negros Islmicos no Brasil escravocrata

negro, com base nas marcas muulmanas nos Xangs de Pernambuco e demais cultos afro-brasileiros. Beatriz Dantas (1988, p.117-118), em seu estudo sobre a religiosidade africana, faz uma breve meno presena de muulmanos em Laranjeiras, Sergipe, com formas de organizao separada dos l denominados nag e tor. Corroborando essa hiptese de que o isl dos mals teria se aculturado, misturando-se ao candombl, Mariza Soares encontrou alguns artefatos da coleo Perseverana, organizada por Theo Brando e Abelardo Duarte com objetos dos antigos terreiros Xang15 de Macei hoje extintos, que apresentam o smbolo da meia lua e a aparncia de bolsas de mandinga.
CONCLUSO

Pode-se perceber por essas pesquisas que realmente houve uma primeira tentativa de implantao do Isl no Brasil por meio dos escravos islamizados aqui trazidos desde o sculo XVIII. Essa ao no foi passiva como se poderia pensar e, por isso, poderia ter a tendncia de se dissolver, quase se fundindo s crenas animistas e fetichistas africanas dos demais escravos. Pelo contrrio, por diversas vezes se percebe uma inteno clara de inicialmente se formar at um reino islmico nas terras brasileiras por meio de uma revolta com subjugo ou mesmo morte dos brancos e mulatos. H tambm, paralelamente, um proselitismo ora aberto, ora velado, gerando diversas converses entre negros no islamizados. Tambm se destaca a preocupao constante com a preservao da crena, constituindo-se, para isso, escolas, casas de orao e formas de carregar consigo partes dos textos sagrados, guardados junto ao corao, em pequenas caixas-amuletos. O relato do Im rabe Al Baghdadi no deixa dvidas de que, por diversos anos aps a revolta de 1835, houve comunidades islmicas organizadas com liderana prpria, casas de estudo e literatura religiosa e secular em rabe. Mas tambm fato que esse Isl negro desapareceu no tempo e no espao numa fase de grande intolerncia religiosa no pas. Ainda h muito o que ser pesquisado sobre o assunto antes de se assumir, com firmeza, sua lenta transformao at o total desaparecimento no candombl brasileiro. Por ora ficam os relatos, os artefatos e as sobrevivncias desse passado de influncia islmica, to bem relatados por Gilberto Freyre (1951) como as janelas com rtulas ou gelousias ou xadrez mourisco, as pontas de telhado arrebitadas em cornos de luas, os azulejos de influncia rabe, o uso de vus pesados durante a missa, o uso de patus e amuletos protetivos e os trajes das baianas.
15

Os Xangs eram grupos de culto fetichistas que vinham da segunda metade do sculo XIX, dirigidos na sua maioria por africanos puros, legtimos e descendentes destes. (DUARTE, Abelardo, 1974, p.15).

CADERNOS CERU, srie 2, v. 22, n. 1, junho de 2011

303

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BASTIDE, Roger. As religies africanas no Brasil. So Paulo: Pioneira/USP, 1971. v. 1 e 2. BRANDO, Theo. Folguedo natalinos. Macei: Museu Theo Brando/UFAL, 2003. CASTELNAU, Francis de. Renseignement sur lAfrique Central et sur une nation dhommes qui jeu qui sy trouverait. Daprs le rapport de ngres du Soudan, esclaves Bahia. Paris : P.Bertrand, 1851. DANTAS, Beatriz Gis. Vov, nag e papai branco. Usos e abusos da frica no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988. DUARTE, Abelardo. Catlogo ilustrado da Coleo Perseverana. Macei: IHGAL, 1974. DUARTE, Abelardo. Negros muulmanos nas Alagoas: os Mals. Macei: Caets, 1958. ETIENNE, Ignace Brazil. La Secte Musulmane des mals du Brsil et leur rvolte en 1835 , Anthropos, Viena, p 409-412, jan,/mars 1909. FARAH, Paulo Daniel Elias. Deleite do estrangeiro em tudo o que espantoso e maravilhoso Estudo de um relato de viagem Baghdali. (traduo, notas, prefcio, texto analtico e transposio do manuscrito). Rio de Janeiro: Fundao Biblioteca Nacional, 2007. FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. 20. ed. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1980. _____. Nordeste. 4 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1967. _____. Problemas brasileiros de Antropologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1959. JOO DO RIO. As religies do Rio. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2006. MENDONA, Antonio Gouva e Prcoro Velasques Filho. Introduo ao protestantismo no Brasil. So Paulo: Loyola, 2002. MORAES FILHO, Mello. Festas e tradies populares no Brasil. Rio de Janeiro: F. Briguiete, 1901. PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Ritual, Etnicidade e Identidade Religiosa nas Comunidades Muulmanas no Brasil. Revista USP, Sao Paulo, n. 67, p.228-250, set/nov. 2005, RAMOS, Arthur. Introduo Antropologia brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil, 1951. 1 v. REIS, Joo Jos. Rebelio escrava no Brasil: a histria do levante dos mals em 1835. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. SOARES, Marisa de Carvalho; MELLO, Priscilla Leal. O resto perdeu-se? Histria e folklore: o caso dos muulmanos em Alagoas. In: BARROS, Rachel Rocha de A.; CAVALCANTI, Bruno Csar; FERNANDES, Clara Suassuna (Orgs.). Kul Kul visibilidades negras. Macei: Edufal, 2006, p.14-25. VALENTE, Waldemar. Influncias Islmicas nos grupos de culto afro-brasileiro de Pernambuco. Recife: Boletim do Instituto de Pesquisas Sociais Joaquim Nabuco, s/d. _____. Sincretismo religioso afro-brasileiro. Braslia: Grfica Brasiliana, 1976. Coleo Brasiliana, v. 280. VERGER, Pierre. Flux et reflux de la traite des ngres entre le golfe de Bnin et Bahia de todos os Santos. Paris: Mouton, 1968.

Anda mungkin juga menyukai