Anda di halaman 1dari 9

O ARQUTIPO DE UM MAGO: A FICCIONAL HISTRIA DE SO CIPRIANO

Elisngela Aparecida Zaboroski de Paula* RESUMO Nossa abordagem acerca da vida de So Cipriano est baseada na literatura oral popular aliada a erudita, uma vez que grandes escritores se debruaram sobre a temtica religiosa da vida do mesmo. Vale lembrar que estamos tratando neste trabalho de histrias ficcionais e que em nenhum momento temos a inteno de provar sua real existncia. Temos como intuito nesta pesquisa um resgate do folclore, da cultura popular do povo ibrico, temos ainda a inteno de demonstrar como, atravs da difundida literatura oral popular, histrias, narrativas, lendas, mitos, como essa, so contadas e recontadas ao longo dos tempos, de gerao em gerao, ganhando com isso cunho universal, pois hoje as vrias lendas existentes acerca da vida de Cipriano fazem parte do folclore mundial. Palavras-chave: Cipriano. Encantamentos. Magia. Introduo O que apresentamos neste artigo so relatos folclricos acerca da vida de um santo que teria feito um pacto com o diabo e as principais lendas contadas acerca de sua vida, a qual um amalgama do bem e mitologicamente do mal. A importncia de estudar sua histria est diretamente relacionada com a difuso da literatura oral popular e do folclore espanhol. As lendas sobre Cipriano Afinal, quem foi So Cipriano? Que mistrios envolvem sua vida? E qual o motivo de sua associao com a cova de Salamanca, conhecida por se acreditar ser um lugar de prtica de magias. Seu nome est intimamente ligado fama da cova salmantina. Conta-se que quando jovem Cipriano foi um mago de grande prestgio, e com isso ganhou fama ao redor do mundo e que, aps deixar o paganismo e converter-se a religio de Cristo recebeu, como um presente dos cus, um verdadeiro smbolo da bondade divina, o dom de fazer milagres.

* Graduada em Letras Portugus/ Ingls pela Faculdade Estadual de Filosofia, Cincias e Letras de Unio da Vitria FAFIUV Atualmente cursa mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. E-mail: elisdpaula@gmail.com. Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

29

Seus nobres e ricos pais, mergulhados em todas as supersties do gentil, o educaram e instruram nas cincias dos encantamentos e da magia, na astrologia judiciria e na arte dos sacrifcios: faculdades para as quais mostrou uma disposio incomum desde seus primeiros ensinamentos. [] Iniciado em todos os mistrios que ambicionada conhecer, chegou a ser o mago mais hbil que haviam conhecido em todos os sculos, recaindo sobre ele a tarefa do ensinamento soberano da arte dos demnios. Mas desesperava-se ao perceber que par os cristos seus encantos eram inteis (GRANADA, 1947, p. 89, traduo nossa).

Sua converso ocorreu devido ao fato de um dia ele, o senhor dos encantamentos, segundo as lendas, ter permanecido diante da Cruz Bendita dos cristos para realizar uma de suas magias, no obtendo resultado satisfatrio em um trabalho seu, o qual consistia em fazer uma bela jovem crist apaixonar-se por ele, uma vez que ele a amava, ento Cipriano foi ao encontro de seu antigo mestre, o prprio Demnio, com o qual tinha feito um pacto, para saber a razo pela qual seus encantamentos no estavam surtindo o efeito desejado. Segundo conta a histria, diz-se que o Demnio respondeu a ele dizendo que: diante da Cruz de Cristo ele nada poderia fazer. Foi a que o mago decidiu servir a um senhor que a tudo pode e para isso se converteu ao Cristianismo. Porm, com um destino cruel, foi preso, tendo uma morte trgica. Ele teria sido desmembrado ou despedaado, como nos diz Daniel Granada em sua Resea Historico-Descriptiva de Antiguas y Modernas Supersticiones del Rio de la Plata de 1947. Ele e a moa, Justina, sobre a qual seu encantamento no obteve efeito algum, so hoje considerados mrtires da igreja catlica, sendo que ela tambm foi condenada, em sua poca, por eminente santidade, todos a temiam, por acreditarem que ela tambm teria aprendido as artes das magias, por isso deveria ser morta. Cipriano teve uma vida conturbada e dividida entre o paganismo, as artes mgicas, os encantamentos, as bruxarias, a feitiaria e a sua converso ao Cristianismo, ao catolicismo, a uma vida de dedicao ao prximo. Seu dom divino de fazer milagres geraram e continuam gerando at os dias de hoje muitos questionamentos a respeito de sua vida e dos mistrios que a envolvem. Hoje ele um mrtir, mas sua figura inevitavelmente sempre estar ligada lembrana das artes mgicas. A sacristia subterrnea da igreja que leva o seu nome, So Cipriano, conhecida tambm como a famosa cova de Salamanca, ou ainda chamada de cova cipriana, at os dias de hoje, depois de sculos passados destes acontecimentos. Os fatos, porm, so muito mais complexos do que realmente parecem, gerando com isso certa confuso com o nome de Cipriano. Seu nome est associado a um lugar mgico encantado, as criaturas das trevas, ao culto ao Demnio. Mas, o fato que existiram dois So Ciprianos, portanto, duas histrias diferentes, duas lendas divergentes.
Sempre h existido uma circunstncia tentadora que a igreja paroquial, na qual se encontrava a Cova de Salamanca, fora Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

30

dedicada a So Cipriano, sabendo que este santo representava, no mbito da cultura mediterrnea, a cristianizao da antiga magia e que a devoo por ele estava estendida por toda a Pennsula Ibrica, sobretudo na parte norte e ocidental, muito antes do sculo XII, nos tempos do repovoamento das margens do Tormes, quando aparecem os primeiros testemunhos sobre a existncia da igreja dedicada a seu culto em Salamanca, que provavelmente formaria parte dos restos da cidade visigtica e rabe, que estavam em p, quando, no incio do sculo, chegaram os repovoadores de Don Raimundo de Borgoa e tomaram posse daquele territrio destrudo para repartirem as terras (EGIDO, 1994, p. 125, traduo nossa).

O santo, cujo culto data, na Espanha pelo menos, do sculo VII e cuja fama havia chegado Pennsula Ibrica durante sua vida mortal no sculo III, um curioso santo que adquire uma importncia especial, devido sua ligao com a magia existente e praticada na cova de Salamanca, com os tradicionais cultos aos seres fantsticos e as tradies necromnticas da cidade. Ele pode nos ajudar a conhecer o passado mtico de Salamanca, entre os fracassos do mundo antigo e os primeiros sculos medievais. O impasse existente acerca desse fato que houve dois santos com o mesmo nome e ambos sempre foram associados aos cultos das magias. Para complicar mais as coisas havia dois santos com o mesmo nome e os dois tambm eram praticantes das artes das magias (EGIDO, 1994, p. 126, traduo nossa). Existiu um So Cipriano de Cartago (frica), ao qual rendido culto, na Espanha, desde muito cedo, bem como houve o So Cipriano de Antioquia (Turquia), que com uma biografia espetacular, entre santo e pecador, chamou a ateno de todos. Sua fama levaria, inevitavelmente, sua histria a converter-se em lenda, a qual ganhou espao, alm de ser muito popular entre o povo da poca, no cenrio teatral. Suas aventuras de mago ertico e mrtir enamorado fizeram muito sucesso dentre o povo da regio, a ponto de ser ele tambm cultuado e, muitas vezes, confundido com So Cipriano de Cartago. A evidente confuso entre ambos deve-se ao fato, conforme j mencionado, de que ambos foram magos, apesar da atribuio ao santo de origem oriental, maior dedicao profissional prtica da magia. Sabe-se que So Cipriano de Antioquia desfrutava de uma fama universal, atravs da cultura do cristianismo. Sua popularidade foi beneficiada pelas vrias lendas contadas sobre sua vida misteriosa, pois corria a histria, na Espanha, de que So Cipriano de Antioquia era um mago apaixonado e que, por esse seu amor santa Justina, converteu-se ao cristianismo, tornando-se assim ele o protagonista de uma histria entre o bem e o mal. Portanto, a histria acima descrita sobre um mago apaixonado, convertido religio de Cristo devido seu amor por outra santa nos remete ao santo do oriente e no ao outro So Cipriano de Cartago, ao qual tambm era rendido culto, muito anterior ao culto ao santo de Antioquia. Sobre o santo oriental Pedro Caldern de la Barca, comps seu El mgico
Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

31

prodigioso (1637), onde o autor ir discorrer sobre toda a histria de Cipriano, sobre sua vida relacionada com a magia, sobre sua converso religio crist, ainda sobre seu amor por Justina. Caldern de la Barca:
[...] Aumentam-se as suspeitas sobre a existncia de um esconderijo salmantino dedicado a prtica da magia, sobre tudo, se pensarmos que este So Cipriano era professor de retrica e havia sido estudante da Universidade de Salamanca, o que parece uma prova, fabricada <<a posteriori>>, para justificar sua implantao em Salamanca, mesmo que seja sob a sombra do outro Cipriano (EGIDO, 1994, p. 126, traduo nossa).

Teria sido o Cipriano da Antioquia um estudante da cova de Salamanca, ou ainda um professor de retrica da famosa Universidade salmantina? Ou, como nos sugere Luciano Gonzalz Egido (1928) seriam apenas provas meramente figurativas, apresentadas como forma de introduzi-lo no meio social da vida cotidiana da cidade espanhola, na qual outro culto a um santo homnimo j era realizado? O que o teatro de Caldern de la Barca nos apresenta uma pea na qual ele conta a histria do santo oriental. O autor espanhol se apodera dessas narraes difundidas pela cultura popular e pela literatura oral e produz a saga de seu mgico prodigioso. importante citar que o ttulo da pea de Caldern, El mgico prodigioso, ambivalente, pois em um primeiro momento o mesmo faz aluso figura do diabo, ao poder sobrenatural dele, mas, o desenlace da trama nos mostra que esse mgico prodigioso por antonomsia, Deus, que tem poder supremo e por isso derrota o Demnio. Deus vence batalha entre cu e inferno atravs do amor, da serenidade, como j esperado, pois no momento em que a magia demonaca utilizada para encantar a jovem crist Justina, ela resiste a tudo, aqueles encantamentos no surtem efeito algum sobre aquela mulher que adora a Cristo. Sua f e sua crena a protegem, e com isso Deus triunfa. Desse modo ressaltamos que o dramaturgo espanhol coloca Deus na figura do prodigioso, Ele seu personagem principal, seu ator de destaque, Ele quem governa tudo e todos, incluindo o prprio maligno. A pea espanhola traz inmeros trechos onde Cipriano e o Demnio dialogam sobre as cincias ocultas, sobre as magias, bem como toda a trama desenrola-se a partir do momento em que Cipriano depara-se com o livro Historia Natural de Plnio, no qual ele encontra uma definio acerca do Criador, que acaba com a viso do mesmo sobre um Deus nico. Aliado a isso est sua paixo por Justina, uma crist que rechaa a todos os seus pretendentes incluindo Cipriano. Ele ento faz um pacto com o Demnio para poder conseguir o amor da bela jovem. Cipriano, ento transformado em mago pelo diabo, aps estudar durante um ano inteiro sobre o poder das artes das cincias ocultas, vai ao encontro de Justina para, atravs de seus recursos mgicos, fazer que ela se apaixone por ele, o que de fato no ocorre. O diabo ao invs de enviar Justina em pessoa forado a contentar-se a enviar um fantasma, um esqueleto com a aparncia da mesma, e quando Cipriano, finalmente tem em seus braos sua amada, ela apenas um esqueleto ilusrio que desaparece. Cipriano
Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

32

ento percebe que somente Deus teria o poder sobre tudo, e graas ao amor que sentia por Justina ele converte-se aos ps de Cristo.
Cipriano. Apenas sobre a terra/ ofensas, pronuncio,/ quando na ao em que la estava/ Justina, divino assunto/ do meu amor e do meu desejo.../ Mas para qu procuro/ contarte o que j sabes?/ Vim, abraei-a ao ponto/ que a descobri (ai de mim!),/na sua beleza descubro/ um esqueleto, uma estatua,/ uma imagem/ da morte, que em distintas vozes me disse:/ << Assim Cipriano, so todas as glrias do mundo>> (DE LA BARCA, 1961, p. 8687, traduo nossa, grifo do autor).

Podemos dizer que essa pea se encaixa no gnero da comdia sobre santos, as chamadas comdias religiosas, mesmo com a morte dos dois protagonistas, Cipriano e Justina ao final da histria. No podemos classificar a mesma como uma tragdia, pois ambos encontram seu fim com extrema felicidade e serenidade no caminho para o encontro com Deus, e ao diabo restou apenas a vergonha da confisso, lembrando que o mesmo aparece revelando toda a verdade, toda sua culpa, dizendo que ele era o manipulador, e que Cipriano fora seu escravo, mas que quebrara o pacto feito com ele:
Ouam mortais, ouam/o que me mandam os cus/ que em defesa de Justina/ a todos manifesto./ Eu fui quem, por difamar/ sua virtude, com fingimento/ sua casa escalei, e entrei/ at seu prprio quarto;/ e para que nunca seja posta em dvida/ sua honesta fama,/ para restituir sua honra/ desta maneira venho/ Cipriano, que com ela/ passou um momento feliz, foi meu escravo; mas borrando/ com o sangue de seu pescoo/ a cdula que me daste,/ deixou em branco o tecido;/ e os dois, a minha dor,/as esferas subindo/ do sagrado solo de Deus,/vivem em melhor imprio./ Essa a verdade, e eu/ a digo, porque Deus mesmo/ me fora, que eu a diga/ mesmo que seja to difcil faz-lo (DE LA BARCA, 1961, p. 101, traduo nossa).

A pea de Caldern uma das mais conhecidas sobre tema de So Cipriano de Antioquia, lembrando que no incio da pea do espanhol, seu personagem faz uma aluso explcita ao seu local de origem, portanto, no h confuso identitria na pea. A ambigidade existente acerca dos santos de Cartago e Antioquia est diretamente ligada s inmeras histrias contadas pelo povo sobre os cultos aos dois, que alm de santos eram tambm magos. Um autor que se debruou sobre o tema dos pactos com o Demnio, e que foi fundamental para que Caldern de la Barca produzisse seu mgico prodigioso, foi o poeta e dramaturgo espanhol, do perodo de ouro da literatura hispnica, Antonio Mira de Amescua (1574?-1644). Ele escreveu a pea intitulada El esclavo del demonio, publicado em 1612, mas escrito muito tempo antes, a qual tem como tema principal o mito de Fausto, do homem que vende sua alma, que faz um pacto com o diabo para em
Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

33

troca receber algo muito almejado. Esta obra foi publicada juntamente com as comdias de Flix Lope de Vega y Carpio, mais conhecidas sob o ttulo: Tercera parte de las comedias de Lope de Veja y otros autores. Inmeras histrias j foram contadas a respeito da vida do santo que teria feito um pacto com o Demnio. Elas percorreram a literatura oral, transpassaram-se para a cultura erudita e com isso ganharam pblico, que deram a elas, alm de seu carter folclrico, uma certa veracidade, uma vez que muitas pessoas acreditam realmente em um pacto feito por So Cipriano de Antioquia com o Demnio. Mas evidenciamos que o que apresentamos aqui so apenas histrias contadas, difundidas e propagadas pela literatura oral, que ganharam cunho erudito atravs dos literatos que se interessaram por tais lendas, por esses contos que no tm ligao com a verdade, com os fatos histricos, ressaltamos que estvamos trabalhando com lendas, com o folclore, e que por meio dele que queremos ligar a Espanha com o Brasil, a cova de Salamanca com o cerro do Jarau. O fato que com essa ligao entre So Cipriano e o diabo, o mago logo foi associado s lendas contadas acerca da cova de Salamanca, na Espanha. J conhecemos a histria de que essa cova seria um lugar encantado onde o diabo disfarado de sacristo ensinava as artes das magias, e j sabemos tambm que a cova encantada, aquele lugar sombrio e habitado por seres das trevas era apenas a sacristia subterrnea de uma antiga igreja que levava o nome do santo. Mas aqui temos outra ambiguidade, uma vez que a igreja a quem rendido culto ao santo cartagins e no ao oriental, do qual so contadas todas as lendas sobre pacto com o diabo. Na verdade, o que ocorreu foi que aquele povo simples, supersticioso, da poca, ouvia e recontava inmeras histrias de pactos com o maligno, de seres das trevas que habitavam lugares encantados onde rituais satnicos aconteciam, junte-se a isso a magia que a noite traz, noite escura, de trevas, de rituais, de atos condenados e ento teremos uma bela lenda para ser contada e difundida atravs da oralidade. Com a proliferao crescente das histrias sobre magias, surgiram tambm as lendas sobre So Cipriano de Antioquia, mas, em Salamanca j era rendido culto a um So Cipriano, o cartagins. Com isso, as lendas contadas sobre um santo conchavado com os rituais das trevas passaram a ser associadas cova de Salamanca, ou seja, sacristia subterrnea da igreja que levava o nome do santo, considerado pelo povo, infiel. O conflito existente era que a igreja salmantina rendia culto ao santo de Cartago, que, ao que tudo indica, mesmo tendo ele conhecido as artes da magia, nunca teria feita nenhum pacto com o diabo e, portanto, segundo as lendas, no teria nenhuma ligao com as trevas. O povo associou a histria de So Cipriano cova de Salamanca, mas no percebeu que o santo cultuado em Salamanca era o cartagins e que o pacto com o diabo fora feito pelo santo oriental.
As conexes da Cova de Salamanca, por um lado, com o So Cipriano cartagins e por outro, com o tema do Fausto, que o tema da cultura problemtica, enriquecem as perspectivas hermenuticas do significado de So Cipriano e o introduzem no Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

34

profundo e primitivo estrato mitolgico europeu, o que explicaria sua feliz expanso literria por todo o continente (EGIDO, 1994, p. 127, traduo nossa).

Para o folclore, o culto ao santo cartagins est na origem do culto aos outros santos homnimos, cabendo ao santo de Antioquia as origens mgicas dos mesmos, e sendo ele o responsvel pela confuso gerada entre todos os santos que levam o mesmo nome em diferentes regies. Sabe-se que existem inmeros santos que levam o nome de Cipriano, fato que certamente auxiliou na proliferao, no somente do culto, mas tambm de sua fama. A propagao dos santos homnimos ocorreu com maior afinco na regio da Galcia, na Espanha, onde as artes mgicas tm um forte poder de atrao entre as pessoas. A Galcia considerada a terra da magia, e essa propagao do culto ao santo, com fama de mago, pode ter sido favorecida em terras galegas, devido a uma convivncia do povo da regio com os primitivos cultos celtas, com seus idlatras mgicos.
No fundo o que vem a confirmar este testemunho o velho culto a So Cipriano na regio da Galcia, confirmado pela toponmia e sua dessacralizao folclrica, para injetar-se em crenas da magia e da bruxaria pr-existentes, que se perpetuaram em uma larga srie de feitios, encantamentos, etc. (EGIDO, 1994, p. 131, traduo nossa).

Mas coube aos repovoadores do sculo XII, que vinham do norte e do oeste peninsular, os galegos, os bragancianos e aos castelhanos dos primeiros textos forenses, a introduo do culto de So Cipriano na Salamanca medieval, pois nas regies dos mesmos o culto ao santo j estaria arraigado a muito tempo. Encontramos no subsolo salmantino um farto terreno para sua instalao na nova terra (EGIDO, 1994, p. 134, traduo nossa). Se isso realmente ocorreu, pode-se pensar que onde foi levantada o templo dedicado a So Cipriano, em Salamanca, havia um lugar de culto pago, dos antigos rituais clticos. Apesar de no podermos datar ao certo quando se instaurou o culto ao santo em Salamanca, mesmo que a construo de seu templo remeta-se ao sculo XII, h a possibilidade de existncia de um culto ao santo que remonte poca dos visigodos, povo que emergiu, ao que tudo indica, no sculo III, uma vez que desta poca a conquista da Dcia, provncia romana situada na Europa, por eles. Tambm devemos levar em conta a hiptese de que os visigodos deixaram na Espanha inmeros registros de sua civilizao, pois entre seus vestgios mais relevantes esto as suas igrejas. A complexa religiosidade da Pennsula, com seu variado politesmo, que tem sua origem com os povos primitivos, adoradores do sol, dos elementos da natureza, entre outros, torna difcil o trabalho de estabelecer uma sntese entre todas essas crenas, uma vez que elas esto espalhadas por diversas localizaes em perodos de tempos diferentes. No obstante, a divinizao dos astros e das foras da natureza, parecem comum aos habitantes da Pennsula Ibrica, como aos de outras regies
Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

35

(EGIDO, 1994, p. 136, traduo nossa). E mesmo aps o surgimento do cristianismo na Espanha, em especial em Salamanca, mesmo sob o domnio rabe, os cultos pagos ainda continuaram sendo realizados.
Essa continuidade das crenas ancestrais, mesmo sob o cristianismo oficial dos ltimos visigodos, favorece a hiptese da possvel existncia de um culto para as divindades primitivas e suas supersties no cerro das Catedrais de Salamanca e sua provvel converso crist, constituda pelo culto a So Cipriano, cuja extenso pela Espanha visigtica e a consagrao das igrejas com seu nome, continuavam confirmadas atravs da informao de que em Crdoba os rabes tinham seis templos, um dos quais estava consagrado para So Cipriano; isto vem a confirmar dois fatos: que o culto ao Santo mago era anterior a chegada dos rabes e que se manteve mesmo sob seu domnio poltico, apesar de ser Crdoba um lugar fortemente arabizado, o que nos faz pensar, com mais nfase, que em Salamanca pode ter havido algo semelhante (EGIDO, 1994, p. 139, traduo nossa).

O culto a Cipriano, suas ligaes com a magia da cova de Salamanca, nos fazem refletir mais uma vez acerca do profano e do sagrado, que novamente so atrados para juntos completarem a mstica acerca desse assunto, pois, seriam, o santo e a cova de origem pag? Seriam eles sagrados, uma vez que falamos de um santo e de uma sacristia catlica? O fato que, mesmo existindo uma infinidade de cultos a So Cipriano e aos diversos santos homnimos na Pennsula Ibrica, as lendas que surgiram sobre sua existncia e sobre a cova cipriana fazem parte do universo popular da vida cotidiana da cidade de Salamanca, da Espanha e da prpria Pennsula como um todo. O que um dia foi profano, hoje sagrado, um antigo lugar de ritos pagos transformou-se em uma bela igreja, como o caso da cova salmantina, da cova de Toledo, (ambas localizadas na Espanha, na qual, segundo as lendas, a cova, que tambm tinha fama de ser um local das prticas da magia, e principalmente da necromancia era apenas uma antiga cripta de um templo romano) e de tantas outras ao redor do mundo, como tambm podemos citar a de So Patrcio, na Irlanda, a de Trofnio, na Grcia, entre tantas outras. Sua fama de bruxo necromntico atravessou as civilizaes, os sculos e os oceanos, fez sua histria ser exaustivamente contada e recontada ao longo dos anos, deixando transparecer que sua vida de magia sempre chamou mais a ateno do povo do que sua vida clerical. Paradoxalmente chamado de santo e associado ao Demnio, o santo que fez um pacto diablico. Essa a histria de um santo que, supostamente, esteve diante do diabo, que se converteu Cruz de Belm, ao qual era rendido um culto pago e sob o nome do qual est fundada uma igreja em Salamanca. Para o folclore, no importa se ele de fato existiu, pois ele se manter vivo, eternizado, como todo bom santo, na crena do povo ibrico e ao redor do mundo como um todo. E essa a sua importncia.
Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

36

ABSTRACT THE ARCHTYPE OFA WIZARD: THE FICTIONAL STORY OF SAINT CIPRIAN Our approach on the life of Ciprian is based on the oral popular literature combined with the erudite, once that great writers studied a lot about the religious issue matter of his life. It is worth to remember that, in this work, we are dealing with fictional stories and at any moment we have the intention to prove its real existence. We have as aim, in this research, a recover of the folklore, the culture of Iberian people. We still intend to demonstrate how, through the widespread oral popular literature, stories, narratives, legends, myths, like this one, are told and retold through time, from generation to generation, being spread universally, as today the several existent legends about the life of Cyprian are part of the world folklore. Keywords: Ciprian. Enchantments. Magic. REFERNCIAS DE LA BARCA, C. El mgico prodigioso. In: ______. El mgico prodigioso/ Casa con dos puertas mala es de guardar. 4. ed. Madrid: Espasa-Calpe, 1961. EGIDO, L. G. La cueva de Salamanca. Salamanca: Ayuntamiento de Salamanca, 1994. GRANADA, D. Resen historico-descriptiva de antiguas y modernas supersticiones del Rio de la Plata. 2. ed. Buenos Aires: Kraft, 1947.

Dilogos & Saberes, Mandaguari, v. 6, n. 1, p. 29-37, 2010

37

Anda mungkin juga menyukai