Anda di halaman 1dari 31

1

Cintica Qumica

Leandro de Oliveira Leal Marcos Mondech Bianca Molina Franciele Simes

Presidente Prudente, 23 de agosto de 2011

Cintica Qumica

Relatrio apresentado a Professora Ana Maria Pires e Srgio da disciplina de Qumica Geral Experimental II , do curso noturno de Licenciatura em Qumica.

UNESP - Faculdade de Cincia e Tecnologia Presidente Prudente 10 de agosto de 2011

Sumrio

1. INTRODUO....................................................................................................04 2. OBJETIVO...........................................................................................................09 3. PARTE EXPERIMENTAL..................................................................................09 3.1MATERIAIS E MTODOS.................................................................................10 3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.............................................................10 4. RESULTADOS ...................................................................................................15 5. DISCUSSO DOS RESULTADOS..................................................................28 6. CONCLUSES...................................................................................................30 7. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................30

1. INTRODUO
Este relatrio foi elaborado a fim de mostrar os dados experimentais coletados durante a aula prtica sobre cintica qumica. Sendo este baseado nos seguintes conceitos: Cintica qumica: o estudo das velocidades e mecanismos das reaes qumicas. A velocidade de ma reao a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. O mecanismo de uma reao consiste na descrio detalhada da sequncia de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos. A equao simplificada para uma reao no exibe estas etapas, mostrando apenas a modificao global, resultado final de todas as etapas que participam dos mecanismos. Em geral, a velocidade de uma reao determinada: (1) Pelas propriedades dos reagentes, (2) pelas concentraes dos reagentes e (3) pela temperatura. A velocidade pode ser influenciada, ainda: (4) pelas concentraes de outras substncias que no so os reagentes e (5) pelas reas da superfcie em contato com os reagentes. A velocidade de reao mede quo rapidamente um reagente consumido ou um produto formado, durante a reao. Para ver como as velocidades de reao podem ser descritas quantitativamente considere a reao hipottica, homognea:

(1)
Mais til que a velocidade mdia, a medida da velocidade em determinado instante, a velocidade instantnea. A velocidade instantnea de uma reao a inclinao da reta tangente curva concentrao-tempo no ponto desejado.
d[ A] =tangenteacadaponto dt

(2)

Onde d[A] a taxa de variao da concentrao com o tempo (acima expressado por dt). A maioria das reaes no ocorre em uma nica etapa como descrita pela equao simplificada, mais em uma srie de etapas. s vezes essas etapas se ordenam em uma sequncia simples, enquanto em outros casos se relacionam de uma maneira mais complexa. As etapas que conduzem os reagentes aos produtos e a relao entre estas etapas constituem o mecanismo de reao.

A velocidade de uma reao geralmente depende de algum modo, da concentrao de um ou mais reagente, mas tambm das concentraes dos produtos, ou mesmo de substncias que no aparecem na equao da reao global. A ordem de uma reao a soma dos expoentes aos quais esto elevadas as concentraes na equao da velocidade. A ordem em relao a uma espcie o expoente da concentrao desta espcie na equao.
d[ A] x y =K [ A ] [ B ] dt

(3)

Em que k uma constante, chamada de constante de velocidade da reao, e a incgnita a ordem de reao em relao a concentrao ( [ ] ) , ou seja, o nmero a ser obtido. As leis de velocidade diferenciais so a sntese de como as velocidades de reao dependem das concentraes dos reagentes. Elas so teis para sabermos como as concentraes se modificam em funo do tempo. Esta informao pode ser obtida integrando-se a lei de velocidade diferencial.

(4)
A equao 5 pode ser rearranjada de modo a obter a expresso:

(5)
O lado esquerdo da equao diferencia, uma funo apenas da concentrao [A], e, com exceo da constante, o lado direito contm apenas o termo diferencial com relao ao tempo. Portanto, podemos integrar a equao acima tomando como limites A0 (concentrao em t = 0) e A (a concentrao no tempo t). Assim:

(6) Logo, o logaritmo da concentrao dos reagentes deve diminuir linearmente com o tempo, para uma reao de primeira ordem. Para reaes de segunda ordem:

(7)

(8)

Logo, a recproca da concentrao uma funo linear do tempo, para uma reao de segunda ordem. Um dos mtodos utilizados na determinao da ordem de reao o mtodo grfico que se baseia nas leis de reao integradas, como dito uma funo linear, conforme mostra os GRAFICO 1- Logaritmo neperiano da concentrao x tempo e o GRFICO 2 1/concentrao x tempo para primeira e segunda ordem respectivamente.

GRAFICO 1- Logaritmo neperiano da concentrao x tempo

GRFICO 2 1/concentrao (mol/L) x tempo (min).

Outra maneira de se caracterizar os sistemas pela determinao do tempo de meia-vida do reagente O tempo de meia-vida o tempo necessrio para que a concentrao

da espcie considerada diminua para a metade do seu valor inicial. Para reaes de primeira ordem:

(10)
Sendo , logo temos a expresso:

(11)
Multiplicando os membros da equao 11 por -1.

(12)
Obs: O tempo de meia-vida para reaes de primeira ordem independente da concentrao do reagente. Para reaes de segunda ordem:

(13)
Sendo: ,

(14) No possvel, em geral, escrever uma lei de velocidade a partir de uma equao qumica. A razo que todas as reaes, exceto as mais simples, so o resultado de vrias, e, s vezes muitas etapas chamadas de reaes elementares. Cada reao elementar descreve um evento distinto, com freqncia, uma coliso de partcula. Para entender como uma reao se desenvolve, temos que propor um mecanismo de reao, isto , uma sequncia de reaes elementares que descreve as modificaes que acreditamos que ocorram medida que os reagentes se transformam em produtos. Um mecanismo de reao um tipo especial de modelo caracterstico de cada reao. Vrios mecanismos podem ser propostos para uma reao e medidas da velocidade so usadas para decidir qual o mecanismo mais provvel. Ex: Oxidao do brometo de hidrognio gasoso:

Lenta Rpida Rpida (15)

Reao global:
No qualquer coliso entre partculas de reagentes que vai causar a quebra de ligaes entre seus tomos e propiciar novas ligaes, formando produtos. As colises que possibilitam a ocorrncia das transformaes so chamadas colises efetivas e devem possuir certa energia e certa orientao. Quando as molculas colidem e a reao se processa, os tomos tem que formar momentaneamente, ligaes menos estveis do que as ligaes existentes nos reagentes ou nos produtos da reao. A reao s se d se as molculas que colidem tem energia suficiente para superar a barreira imposta pelos arranjos instveis. Essa barreira determina a Energia Limiar ou energia mnima necessria para permitir que a reao ocorra, ela chamada energia de ativao. Quanto maior a energia de ativao de uma transformao, mais lenta ela tender a ser, pois ser menor o nmero de partculas que tero condio de colidir de modo a superar esta barreira energtica. No que se refere orientao, necessrio que as partculas colidam de forma a atingir certas regies das mesmas. Quando ocorre uma coliso, forma-se um aglomerado dos tomos dos reagentes, que chamado complexo aditivado. Quando o complexo bem formado pela orientao adequada do choque, as ligaes entre os tomos que compem os reagentes so rompidas e se formaro novas ligaes, que formam os produtos. Visto que impossvel prevermos as energias de ativao das reaes, estas devem ser obtidas experimentalmente. Na maioria dos casos, a velocidade observada de uma reao qumica aumenta conforme h um acrscimo na temperatura, embora a extenso deste aumento varie muito de reao para reao. A relao entre ambas foi descoberta em 1887 por vant Hoff e, independentemente, em 1889, por Arrhenius. A relao conhecida como equao de Arrhenius : (16) Onde Ea a energia de ativao, A o fator de freqncia, R a constante dos gases ideais e T a temperatura. Superfcies de reao: A superfcie de reao pode conter caminhos nos quais os reagentes possuem um excesso de energia cintica. Neste caso, o sistema parece

vibrar contra as Paredes do vale de energia potencial. O caminho de menor energia o mais importante, pois ele requer a quantidade mnima de energia de ativao. Um modo de aumentar a velocidade de uma reao usar um catalisador, uma substncia que aumenta a velocidade sem ser consumida na reao. O nome tem origem grega que significa Decompondo-se ao se aproximar. Em muitos casos, s uma pequena quantidade de catalisador necessrio, porque ele age muitas e muitas vezes. Um catalisador acelera uma reao fornecendo um caminho alternativo - um mecanismo de reao diferente - entre reagentes e produtos. Um catalisador homogneo um catalisador que est na mesma fase dos reagentes. Se os reagentes so gases, o catalisador homogneo tambm um gs. Se os reagentes so lquidos o catalisador homogneo se dissolve na soluo. Um catalisador heterogneo um catalisador que est em uma fase diferente da dos reagentes. Os catalisadores heterogneos mais comuns so slidos finamente divididos ou porosos, usados em reaes em fase gs ou lquido. Eles so finamente divididos ou porosos para que tenham a grande rea superficial necessria para reaes elementares que permitem o caminho catalisado.

2. OBJETIVOS

Verificar como a variao da concentrao de reagentes influi na velocidade da reao do tiosulfato de sdio em meio cido; Determinar ordens de reao em relao a reagentes e tambm ordem de reao global; Analisar a influncia da temperatura na velocidade de reaes; Estimar a constante de velocidade em diversas temperaturas e tambm a energia de ativao da reao; Analisar como a superfcie de contato de reagentes pode modificar a velocidade de uma reao qumica.

10

3.

PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e Mtodos 3.2 -

VIDRARIA E EQUIPAMENTOS UTLIZADOS


Suporte Universal; Garra; Pipetador de Trs Vias; Estante; Almofariz; Pistilo; Termmetro Escala de 0 a 150 Celsius; Pisseta;

Papel Toalha; 2 Buretas 50 mL; 3 Bquer 40 mL; 5 Bquer 100 mL; Bacia; Banho em gua fervente; Esptula; Termmetro.

3.3 PROCEDIMENTO

EXPERIMENTAL

Parte I- Velocidade de uma reao qumica em meio homogneo: Efeitos da concentrao, da temperatura e ordens de reao. I.1- Determinao da ordem de reao para o .

Em bqueres de 100 mL foram colocadas diferentes quantidades de S2O3-2 e H2O. Sendo estas mostradas na TABELA 1.

TABELA 1- Quantidade de tiosulfato de sdio e gua deionizada. Combinao Volume (mL)

11

(0,3 M)
1 2 3 4 5 25,0 20,0 15,0 7,5 5,0 0 5,0 10,0 17,5 20,0

Aps, o primeiro bquer foi posto sobre uma tira de papel preto de fundo branco. Adicionou-se 5,0 mL de HCl 2 M no bquer e com o auxlio de um cronmetro, mediuse o tempo necessrio para que no se pudesse mais ver o fundo preto atravs da soluo. O experimento foi repetido para os demais bqueres.

I.2- Influncia da temperatura na velocidade da reao.


A combinao 3 referente a TABELA 1 foi repetida diferentes: 0C ; 22,2 C e 40,0 C. em trs temperaturas

I.3- Determinao da ordem de reao para o

Repetiu-se a mesma montagem do experimento I.1, porm utilizando volumes e reagentes diferentes. A TABELA 2 mostra as quantidades. No primeiro bquer, foi adicionado 20, 0 mL de soluo de tiosulfato de sdio 0,3 M e com o auxlio de um cronmetro mediu-se o tempo necessrio para que no se pudesse ver o fundo preto atravs da soluo. O procedimento foi repetido para os demais bqueres.

TABELA 2- Volume de cido clordrico e gua deionizada presentes no sistema. Combinao HCl (0,3 M) 1 2 3 10,0 7,0 5,0 0,0 3,0 5,0 Volume (mL)

12

Parte II- Velocidade de uma reao em um meio heterogneo. Efeito do estado de agregao. Em trs bqueres de 50 mL adicionou-se cerca de 20 mL de gua deionizada. No primeiro foi colocado um comprimido anticido efervescente inteiro, no segundo um mesmo tipo de comprimido, porm dividido em quatro partes idnticas e no terceiro o mesmo tipo de comprimido sendo que, este estava totalmente triturado. Observou-se a velocidade com que a reao ocorreu em cada bquer.

Fluxograma
Parte I- Velocidade de uma reao qumica em meio homogneo: Efeitos da concentrao, da temperatura e ordens de reao.

I.1- Determinao da ordem de reao para o


Bquer 01

.
Bquer 02

25 mL de

0,3 M

20 mL de 5 mL de gua

0,3 M

5 mL de HCl 2 M

5 mL de HCl 2 M Medir o tempo de aparecimento do Enxofre

Medir o tempo de aparecimento do enxofre

Bquer 03

Bquer 04

15 mL de

0,3 M

7,5 mL de

0,3 M 17,5 mL de gua

10 mL de gua 5 mL de HCl 2 M Medir o tempo de aparecimento do enxofre


Bquer 05

5 mL de HCl 2 M Medir o tempo de aparecimento do Enxofre

13

5,0 mL de

0,3 M

20,0 mL de gua 5,0 mL de HCl 2 M Medir o tempo de aparecimento do enxofre

I.2- Influncia da temperatura na velocidade da reao.

a) Temperatura do bquer 0C. Bquer 01

b) Temperatura do bquer 22,2C


Bquer 02

15 mL de

0,3 M

15 mL de

0,3 M

10 mL de gua 5 mL de HCl 2 M

10 mL de gua 5 mL de HCl 2 M

Anotar o tempo para formao do enxofre

Anotar o tempo de formao do enxofre

c) Temperatura do bquer 40 C Bquer 03

15 mL de

0,3 M 10 mL de gua

5 mL de HCl 2 M Anotar o tempo de aparecimento de enxofre

I.3- Determinao da ordem de reao para o

Bquer 01

Bquer 02

14

10,0 mL de HCl 0,3 M

7,0 mL de HCl 0,3 mL 3 mL de gua deionizada

20,0 mL de

20,0 mL de Medir o tempo de aparecimento do enxofre Medir o tempo de aparecimento do enxofre

Bquer 3

5 mL de HCl 0,3 M 5 mL de gua deionizada 20,0 mL de Medir o tempo de aparecimento do enxofre.

Parte II- Velocidade de uma reao em um meio heterogneo. Efeito do estado de agregao.
Bquer 01 Bquer 02

20 mL de gua Comprimido efervescente inteiro

20 mL de gua Comprimido efervescente dividido em quatro partes

Observar a velocidade da reao

Observar a velocidade da reao

Bquer 03

20 mL de gua

15

Comprimido efervescente triturado Observar a velocidade da reao

4. RESULTADOS

Aps a adio de reagentes presentes na TABELA 1, calculou-se a concentrao do nion tiosulfato:

Em uma diluio, percebe-se que o nmero de mols do soluto no varia, logo:

EXPERIMENTO 1:

EXPERIMENTO 2:

EXPERIMENTO 3:

16

EXPERIMENTO 4:

EXPERIMENTO 5:

Os dados obtidos experimentalmente foram reunidos, conforme mostra a TABELA 3. TABELA 3- Volume e concentrao de cido clordrico e tiosulfato de sdio. Combinaes (mL) 1 2 3 4 5 25,0 20,0 15,0 7,5 5,0 (0,3 M) 0,25 0,20 0,15 0,075 0,05 Volume HCl (mL) 5,0 5,0 5,0 5,0 5,0 Volume gua (mL) 0 5,0 10,0 17,5 20,0

Obs: A medio dos volumes foi realizada em bureta, para obter-se a preciso e a exatido dos volumes observados.

O tempo que cada reao levou para ocorrer mostrado na TABELA 4.

TABELA 04- Concentrao de tiosulfato e tempo gasto para reao: Experimento [ (mol/l) Tempo (s)

17

1 2 3 4 5

0,25 0,20 0,15 0,075 0,05

8,28 10,63 21,8 37,3 58,65

Com base na TABELA 4, foi plotado o GRFICO 3. GRFICO 3- Concentrao de Tiosulfato versus tempo.

Na TABELA 5 mostrado o mtodo grfico para determinar a ordem de reao do nion tiosulfato atravs de mecanismos apresentados na introduo (grficos). TABELA 05- Logaritmo da concentrao e inverso da concentrao Concentrao [ (mol/l) 0,25 0,20 0,15 0,075 Logaritmo natural (ln [C]) -1,386 -1,609 -1,897 -2,590 Inverso da concentrao (1/[C]) 4,000 5,000 6,666 13,33

18

0,05

-2,996

20,00

Com base na TABELA 5, foram plotados os GRFICOS 4 e 5, para verificao da ordem da reao: primeira e segunda respectivamente.

GRFICO 4- Ln [

] versus tempo.

19

GRFICO 5- Inverso da concentrao em funo do tempo.

Para maior confiabilidade nos resultados obtidos quanto ordem de reao do tiosulfato, pode se matematicamente estimar esta grandeza. O caulo baseia-se na combinao dos resultados obtidas em duas situaes. Neste caso sero utilizados os experimentos 1 e 2 contidas na tabela 4. Obs: Devido s limitaes de preciso grfica ser utilizado o conceito de velocidade mdia ao invs de velocidade instantnea. Logo:

20

Portanto, a reao de segunda ordem em relao ao nion tiosulfato. Logo o grfico 5 tem a melhor representao da reao e a partir da tangente do grfico, podese calcular a constante de velocidade nesta temperatura:

I.2- Influncia da temperatura na velocidade da reao.


O principio do experimento foi repetido, porm houve mudanas nos volumes, reagentes e nas concentraes. Essas mudanas so mostradas na TABELA 6.

TABELA 6- Anlise da temperatura no decorrer de reaes qumicas. Combinao Temperatura Concentrao (K) 1 2 3 273,45 295,35 313,15 Tiosulfato (M) 0,15 0,15 0,15 5,0 5,0 5,0 10,0 10,0 10,0 63 18 9,12 Volume HCl (mL) Volume gua (mL) Tempo gasto (s)

A partir dos resultados obtidos pode-se calcular a constante de velocidade para cada combinao:

Onde [A] a concentrao do nion tiosulfato.

21

EXPERIMENTO 1:

EXPERIMENTO 2:

EXPERIMENTO 3:

A partir das constantes de velocidade pode-se estimar a energia de ativao do sistema atravs de uma curva que relaciona o inverso do tempo com o logaritmo natural da constante da velocidade, os resultados so mostrados na TABELA 7.

TABELA 7- Inverso do tempo e logaritmo natural da constante de velocidade. Combinao 1 2 3 -2,253 -0,9942 -0,3147 ( 3,66 x 3,38 x 3,19x

Com base nos dados da TABELA 7, foi plotado o GRFICO 6.

22

GRFICO 6- ln k versus inverso da temperatura.

Obs: Este grfico tambm conhecido como curva de Arrhenius. Neste caso:

Logo, calculando-se a inclinao da reta, pode-se estimar a energia de ativao do sistema.

Logo,

Pode-se ainda atravs da equao de Arrhenius determinar a energia de ativao, contudo no conseguimos encontrar o fator de freqncia para a reao, logo, com o valor encontrado atravs do grfico, pode-se estimar este valor de fator de freqncia: Pela equao de Arrhenius:

23

Escolhendo-se uma temperatura ao acaso e sua respectiva constante de velocidade: Calculando-se o seguinte fator separadamente:

Pode se tambm atravs da combinao da equao de Arrhenius calcular o valor da energia de ativao de um sistema.

Isolando Ea:

Para as combinaes 1 e 2:

Para as combinaes 1 e 3:

Para as combinaes 2 e 3:

24

A partir dos resultados obtidos pela energia de ativao pode-se calcular a mdia e comparar com o resultado obtido pelo GRFICO 8. Pode-se ainda calcular a preciso do experimento atravs de um desvio padro:

A TABELA 8 mostra a comparao entre a energia de ativao mdia e a energia de ativao de Arrhenius. Tabela 08: Comparao de energias de ativao obtida experimentalmente. Energia de ativao obtida pela curva de Arrhenius (KJ) 34,5 Energia de ativao mdia (KJ) (34,17 4,01)

I.3- Determinao da ordem de reao para o

Aps a montagem listada na TABELA 2, calculou-se a concentrao do HCl em cada experimento, obtiveram-se os seguintes resultados (sendo estes mostrados na TABELA 9): EXPERIMENTO 1:

EXPERIMENTO 2:

25

EXPERIMENTO 3:

TABELA 9: Determinao da ordem de reao em relao ao on hidrognio. Combinao 1 2 3 Volume HCl (mL) 10,0 7,0 5,0 Concentrao HCl (M) 0,1 0,07 0,05 14,12 16,03 19,5 Tempo (s) Velocidade (mol/L.s)

A velocidade foi calculada por:

EXPERIMENTO 1:

EXPERIMENTO 2:

EXPERIMENTO 3:

26

Atravs do mtodo grfico, pode-se determinar a ordem de reao em relao ao hidrognio,estas so mostradas na TABELA 10.

TABELA 10- ln[HCl] e inverso da concentrao de [HCl]: Combinao 1 2 3 ln [HCl] -2,3 -2,65 -2,99 Inverso da concentrao 10 14,28 20

Com base nos dados da TABELA 10, foi plotado os GRFICOS 7 e 8.

GRFICO 7

27

GRFICO 8

O tempo que cada comprimido levou para dissolver-se mostrado na TABELA 11.

TABELA 11- Tempo de efervescncia do comprimido: Comprimido Inteiro Divido em 4 partes Triturado Tempo (s) 274,5 178,05 103,45

28

5. DISCUSSO DOS RESULTADOS


A determinao de uma lei de velocidade para uma reao qumica uma tarefa muito rdua. Projetar e realizar experincias para medir a velocidade de uma reao um desafio, pois medida de concentraes que variam constantemente nem sempre direta. Para a realizao desta prtica pode-se medir a velocidade da reao entre tiosulfato de sdio e cido clordrico misturando os dois reagentes, em um primeiro caso mantendo a concentrao de um reagente constante e logo depois mantendo concentrao do outro constante. Este procedimento foi satisfatrio, pois a reao perceptvel visualmente e, alm disso, a formao de um precipitado pode aumentar a preciso do tempo de reao a ser medido. A princpio, a formao de enxofre baseou a medida do tempo de reao. tomos de enxofre podem substituir tomos de oxignio em oxicidos e oxonios. O tiosulfato um bom exemplo deste caso:

O enxofre apresenta uma variedade de formas alotrpicas. O enxofre estvel temperatura ambiente um slido amarelo constitudo de cristais ortorrmbicos. Este conhecido como enxofre rmbico e solvel em solventes no polares. Nessa variedade a molcula cclica: Um anel cristalino ortorrmbico. enrugado. Esses anis so empacotados num retculo

Determinao da ordem de reao para o

Como mostrado anteriormente, a reao observada na Parte I, de segunda ordem em relao ao nion tiosulfato. A observao desta caracterstica foi possvel atravs da anlise experimental onde se mantinha constante a concentrao do cido clordrico e variava-se a concentrao do tiosulfato de sdio. Dizer que a reao de segunda ordem em relao ao tiosulfato significa que a velocidade de reao diretamente proporcional ao quadrado da concentrao do mesmo, ou seja:

29

Depois de determinado a ordem da reao em relao a este reagente, pode-se analisar o efeito da temperatura na reao propriamente dita. Percebeu-se que com o aumento da temperatura da soluo, menor era o tempo de reao e maior a velocidade mdia da reao, logo, a reao exotrmica. Ainda, atravs do efeito da temperatura, pode-se estimar a energia de ativao do sistema, j que a energia de ativao determina a influncia da temperatura na velocidade. A grandeza energia de ativao foi determinada pela curva de Arrhenius e pode ser comprovada pelo clculo combinado atravs da equao de Arrhenius.

Determinao da ordem de reao para o

Com mtodos idnticos aos realizados para a determinao da ordem da reao utilizada com o tiosulfato, pode-se determinar que velocidade de reao em relao ao ction hidrognio diretamente proporcional a sua concentrao, ou seja:

Portanto, a partir dos dados colhidos durante todo o experimento, pode-se escrever a expresso que representa a reao realizada:

Onde k uma funo da temperatura e da energia de ativao da reao. A ordem global da reao 3. Velocidade de uma reao em um meio heterogneo. Efeito do estado de agregao. A superfcie de contato dos reagentes, como j dito na introduo a rea de determinado reagente efetivamente exposto aos demais. Pode-se perceber que ela esta relacionada ao estado de diviso de cada substncia, ou seja, quanto maior a superfcie de contato maior ser a velocidade de uma reao. Foi isto o ocorrido na anlise do tempo de efervescncia de um comprimido. Com o comprimido inteiro, a velocidade de efervescncia foi muito lenta, j com o comprimido dividido em quatro partes a velocidade aumentou e com o comprimido totalmente triturado a velocidade foi relativamente alta. Por exemplo, a reao:

30

muito mais rpida com o ferro em p ou em limalha do que com o ferro em barra.

6. CONCLUSO
Na prtica realizada percebe-se que a velocidade de reao diretamente relacionada com as concentraes dos reagentes, a temperatura e a superfcie de contato. Nota-se que as concentraes das duas espcies utilizadas como reagentes interferem na velocidade, e isso, pode ser comprovado por clculos e grficos que nos indicam a ordem em relao a cada reagente, e conseqentemente a ordem da reao global. A temperatura tambm influencia na velocidade de reao, quanto maior for o aumento da temperatura maior o aumento da energia cintica (agitao das molculas) e conseqentemente o nmero de colises efetivas, resultando em um aumento na velocidade da reao como no experimento acima. A superfcie de contato outro fator que intervm na velocidade de uma reao, ou seja, aumentar a superfcie de contato (no caso do experimento acima, triturar o comprimido), tambm aumenta o nmero de colises efetivas e logo um aumento na velocidade de reao.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

-TOXICIDADE (todos os sites, foram acessados em: 13 de setembro de 2010). http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_clor%C3%ADdrico http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_s%C3%B3dio http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_acetilsalic%C3%ADlico http://www.oswaldocruz.br/download/fichas/%C3%81cido%20acetilsalic %C3%ADlico2003.pdf http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en %7Cpt&u=http://avogadro.chem.iastate.edu/MSDS/NaHCO3.htm

31

-LIVROS: ATKINS, P.; JONES, L., Princpios de qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006. traduo da 3 edio; BRADY, J. E.; Qumica Geral, v. 1. 2 ed. Editora LTC, 1938. 216; HARIS, D. C.; Anlise Qumica Quantitativa; LTC Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A. Rio de Janeiro, 2005; MAHAN, M. B.; Myers, R. J.; Um curso universitrio (traduo da quarta edio americana), Editora THE BENJAMIN/ CUMMINGS PUBLIHING COMPANY,INC. 1995; ROZENBERG, I. M.; Qumica Geral, 1 ed. Editora Edgard Blcher LTDA, 1923. 36; RUSSELL, J. B.; Qumica Geral, v. 1. 2 ed. Editora Makron Books, 1929. 90.

Anda mungkin juga menyukai