Anda di halaman 1dari 15

5

Meta da aula Objetivos


1 2

Turismo: conceitos e definies

Apresentar as mais variadas e abrangentes definies sobre o fenmeno do turismo.

Esperamos que, aps o estudo do contedo desta aula, voc seja capaz de: identificar a diferena entre tempo de recreao e tempo de turismo; analisar os componentes bsicos entre diferentes definies sobre o fenmeno do turismo.

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

O que turismo?
Uma idia comum sobre o turismo a que se refere a uma visita temporria em busca de entretenimento, lazer e descanso, ou a idia de milhares de pessoas se deslocando de um lugar para outro, motivados pela busca de atividades que fujam da rotina diria de suas vidas. Os deslocamentos populacionais geralmente so motivados pela busca de lugares que forneam uma srie de diferenciais que gerem curiosidade e atraiam pela combinao de variados elementos, sejam eles aspectos naturais, como cachoeiras, praias ou desertos, ou caractersticas culturais expressadas, por exemplo, em um festival de artes, entre outros. O turismo se configura nos deslocamentos de um ncleo

Ncleo emissor
a regio geradora de turistas.

emissor para um ncleo receptor por motivos variados como


a busca por atividades de lazer, para realizao de negcios, estudos e pesquisas, tratamento de sade, prtica de esportes, participao em eventos de diversos tipos, visita a amigos e parentes etc. Partindo da prtica e se inserindo em um campo mais terico e cientfico, busca-se criar alguns marcos conceituais para melhor compreenso desse fenmeno.

Ncleo receptor
a regio de destinao de turistas.

Definindo turismo
De acordo com Cooper et al. (2001), difcil encontrar uma estrutura coerente na abordagem da definio de turismo, sendo assim, tm sido criadas definies com o intuito de atender as necessidades e situaes especficas. Ainda assim, necessrio que se faam tentativas de definio do turismo, no somente visando promover um sentido de credibilidade e pertencimento queles que esto envolvidos nesse segmento, mas tambm para consideraes prticas de medio e legislao.

106

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

Trago, ento, algumas reflexes que auxiliam a criao de um marco conceitual mais unificado em nvel mundial. A primeira reflexo se refere ao argumento de Goelnder, Ritchie e McIntosh (2002). Para esses autores, antes de qualquer tentativa de definir turismo e analisar sua abrangncia, devem ser levados em considerao quatro elementos fundamentais: o turista, a empresa, o governo e a comunidade anfitri. O turista o cliente que busca experincias diversas na realizao da viagem. Por sua vez, a empresa prestadora de servio representa o corpo empresarial que tem o turismo como forma de obteno de lucro. J o poder pblico, em suas esferas executiva e legislativa, observa no turismo a oportunidade de ativar a economia local, fomentando a entrada de receita e a arrecadao de impostos. Por fim, a comunidade anfitri percebe o turismo como gerao de emprego e renda. Sendo assim, baseados nesses quatro elementos Goelnder, Ritchie e McIntosh (2002, p. 23) definem turismo como: a soma de fenmenos e relaes originados da interao de turistas, empresas, governos locais e comunidades anfitris, no processo de atrair e receber turistas ou visitantes . A segunda reflexo segue o argumento de Andrade (1998). O autor sinaliza que antes de se estabelecer consideraes tericas sobre turismo, turista ou qualquer outro elemento que envolva o setor, deve-se refletir sobre os trs elementos que ele considera a base para a reflexo turstica: o homem, o espao e o tempo. Para Andrade, sem essa tripla existncia, no h possibilidade alguma de existir qualquer manifestao do fenmeno turstico. O homem o sujeito da viagem, aquele que motivado a deslocar-se, toma a deciso e a realiza. Ele o consumidor no turismo, que define para onde, quando, como ir para um determinado destino e por quanto tempo. Sem a deciso do ato de viajar, um destino apenas um cenrio a ser usufrudo. Ele o nosso cobiado turista, e, por essa razo, temos que conhec-lo cada vez mais, para poder atend-lo de forma mais eficaz e satisfaz-lo.

107

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

Fluxo ou corrente turstica


todo e qualquer deslocamento de um conjunto de turistas que se movimentam de uma direo a outra, unidirecionalmente, em um contexto espao-temporal delimitado, com um ponto comum de emisso e um ou vrios pontos comuns de recepo BENI (2001, p. 433).

O homem se desloca de um espao, a regio geradora de visitantes (ncleo emissor), pra outro, a regio de destinao turstica (ncleo receptor) atravs de outro espao (a zona de rota de trnsito), onde acontece o fluxo/corrente turstica, conforme Figura 5.1. A distncia de um ncleo emissor para o ncleo receptor delineia o tempo de viagem e fator preponderante para a tomada de deciso e escolha do destino a ser visitado. Da mesma forma, o ncleo receptor com seus elementos socioculturais e geogrficos, seus atrativos, constitui-se de um outro grande elemento para a tomada de deciso do consumidor no momento de escolha de uma destinao turstica.

Fonte

Viajantes que partem Regio geradora de viajantes Regio de rotas de trnsito Regio de destinao de turistas Localizao dos viajantes, dos turistas e da indstria de turismo e de viagens

Turistas que retornam

Ambiente: humano, sociocultural, econmico, tecnolgico, fsico, poltico, legal, etc.

Figura 5.1: Sistema turstico bsico.


Fonte: Leiper (1990).

Conforme a Figura 5.1 de Leiper (1990), apresentada por Cooper et. al. (2001), esse espao est inserido em um ambiente maior (humano, sociocultural, econmico, poltico, legal etc.) pelo qual influenciado. O tempo um elemento que influencia na deciso de realizao da viagem. Primeiramente, deve-se levar em conta o tempo disponvel que o indivduo possui para viajar, pois isso afetar no tempo de permanncia dele no local escolhido para a viagem. A distncia do ncleo emissor para o receptor

108

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

tambm implicar o tempo necessrio para o deslocamento. A durao da viagem contada desde o momento da partida at o retorno ao local de origem. Da mesma forma, as empresas tursticas organizam os pacotes levando em considerao o tempo disponvel do turista. Castelli (2001) evidencia que a Revoluo Industrial introduziu uma outra forma de lidar com o tempo, pois a necessidade de lazer surge com a grande industrializao e urbanizao do mundo moderno, pois, no passado as pessoas viviam seu tempo de forma contnua sem distines, tinham a sensao de fazer sempre as mesmas coisas por obrigao ou necessidade (CASTELLI, 2001, p. 30). Para apenas uma pequena parcela da populao, de classe elevada, existia a palavra cio. Dessa forma, importante destacar que no incio da era industrial, as longas horas de trabalho no permitiam tempo livre aos trabalhadores. A organizao da classe operria e sua luta possibilitaram a reduo das horas semanais de trabalho e as frias como direito. Assim, surge a disponibilidade de tempo livre, que um dos principais fatores para a prtica de atividades de lazer, incluindo o turismo. Castelli divide o tempo de lazer em: tempo de turismo, tempo de recreao e outros. Segundo Cooper et al. (2001) recreao se refere a todas as atividades realizadas em momento de lazer. Lazer aqui referenciado como o momento em que as pessoas realizam atividades de livre e espontnea vontade, sem as obrigaes cotidianas. Convm mencionar que os autores dividem recreao em: recreao realizada em residncias, recreao em atividades de lazer do cotidiano prximo ao logradouro, recreao em viagens de um dia e viagens temporrias para outras localidades fora do local de residncia. A diferena, ento, entre recreao e turismo para esses autores est no local de realizao da atividade recreacional. As atividades de recreao residencial e os chamados lazer cotidianos so realizados nos limites geogrficos residencial e local, j o turismo realizado nos limites geogrficos regional, nacional e internacional. 109

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

Cumpre destacar que no incio da pesquisa em turismo, esse estava relacionado apenas s atividades de lazer, porm, diversos outros motivos tm proporcionado deslocamentos das pessoas e, conseqentemente, o crescimento dos fluxos tursticos mundiais. Temos como exemplo, uma dessas motivaes explicitada no quadro a seguir, a realizao de viagem a negcios. Existe, porm, um grupo de pesquisadores que consideram o turismo apenas como uma atividade de lazer. Essa vertente exclui as viagens de negcio como turismo conforme exemplificada na definio de turismo defendida por De la Torre (1992), citado por Barretto (2001): Soma de relaes e de servios resultantes de um cmbio de residncia temporrio e voluntrio motivado por razes alheias a negcios ou profissionais .

Tempo de lazer
Lazer Tempo livre disponvel para um indivduo, depois que o trabalho, o sono e outras necessidades bsicas tenham sido atendidas.

Tempo de trabalho

Recreao Atividades desenvolvidas durante tempo de lazer.

O fluxo contnuo da atividade recreacional


Recreao residencial: leitura, jardinagem, televiso, convivncia social etc. Lazer cotidiano: teatros e restaurantes, esportes (como participante ou espectador), convivncia social etc. Viagens de um dia: visitas a atraes tursticas, piqueniques etc. Turismo: o movimento temporrio para a destinao fora do local de residncia ou trabalho, as atividades desenvolvidas durante a estada, e as instalaes criadas para atender s necessidades.

Viagem de negcios

Limites geogrficos
Casa Local Regional Nacional Internacional

Figura: 5.2: Tempo de lazer.


Fonte: Cooper (2001).

110

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

Atividade
Atende ao Objetivo 1 1. Identifique as aes recreacionais de uma famlia que vive na cidade de Belo Horizonte do estado de Minas Gerais, como lazer cotidiano ou turismo. a. Passeio no parque de diverses com a famlia. b. Jantar em pizzaria entre amigos. c. Viagem ao litoral de Santa Catarina no final de semana. d. Pernoite em hotel fazenda do interior do Esprito Santo. e. 7 dias de lua-de-mel na Polinsia Francesa. f. Compra matutina na feira hippie na Praa da Independncia. _________________________________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________

Resposta Comentada
As aes a, b e f devem ser analisadas, segundo Cooper et al., como lazer cotidiano pois tm como caracterstica a realizao de atividades dentro dos limites geogrficos local; j as aes c, d, e e devem ser definidas como turismo, pois acontecem nos limites geogrficos regional, nacional e internacional.

A evoluo do conceito de turismo


J em 1910, Herman von Schullard, economista austraco e um dos primeiros tericos do turismo, citado por Ignarra (2003, p.12), definia o turismo como: a soma das operaes, especialmente as de natureza econmica, diretamente relacionadas com a entrada, a permanncia e o deslocamento de estrangeiros para dentro e para fora de um pas, cidade ou regio . Conforme Dias (2002), o turismo cresceu como disciplina de pesquisa no perodo entre guerras mundiais (1919-1938), principalmente sob um olhar econmico. Destaca-se, ento, 111

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

o papel da Escola de Berlim, pelo esforo de tentar sistematizar o conhecimento do turismo. Sancho (2001) destaca como principais autores da Escola de Berlim: Robert Gluksmann, Shwinck e Arthur Bormann. Andrade (1999, p. 35) destaca o conceito de Turismo de Bormann (1930), o conjunto de viagens que tem por objetivo o prazer ou motivos comerciais, profissionais ou outros anlogos, durante os quais temporria a ausncia da residncia habitual. As viagens realizadas para se locomover ao local de trabalho no se constituem em turismo. Ainda segundo Ignarra (2003), Hunziker e Krapf, na dcada de 1940, conceituaram o turismo como, o conjunto das interrelaes e dos fenmenos que se produzem como conseqncia das viagens e das estadas de forasteiros, sempre que delas no resultem um assentamento permanente nem que eles se vinculem a alguma atividade produtiva. Outro destaque dado aos professores da Universidade de Berna, W. Hunziker e K. Krapf (1942), citados por Sancho (2001, p. 37) que definiram turismo como: A soma de fenmenos e de relaes que surgem das viagens e das estncias dos no residentes, desde que no estejam ligados a uma residncia permanente nem a uma atividade remunerada . Segundo Fuster (1973), citado por Barreto (2001): Turismo , de um lado, conjunto de turistas, do outro, os fenmenos e as relaes que esta massa produz em conseqncia de suas viagens. Para De la Torre (1992), tambm citado por Barreto (2001), turismo um fenmeno social que consiste no deslocamento voluntrio e temporrio de indivduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreao, descanso, cultura ou sade, saem de seu local de residncia habitual para outro, no qual no exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando mltiplas inter-relaes de importncia social, econmica e cultural.

112

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

Robert McIntosh (1977) citado por Beni (2001) relata que, o turismo pode ser definido como a cincia, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes, aloj-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e desejos. Comparando essa viso histrica de definies, verificamos alguns elos reincidentes: o deslocamento temporrio; a no-realizao de atividade remunerada no destino; a necessidade de deslocamento do lugar permanente de residncia; as motivaes das viagens.

Definies tcnicas
As primeiras aes internacionais com o objetivo de estabelecer um conjunto de definies sobre o turismo foram realizadas em 1937 pela Liga das Naes Unidas. Essa proposta considerava o turismo como uma viagem realizada por qualquer pessoa durante 24 horas ou mais por qualquer pas que no seja aquele de sua residncia habitual. Com o turismo se tornando um fenmeno de massa, pelo seu crescente impacto econmico, surge a necessidade de se criar um marco conceitual que atue como ponto de referncia para que, entre outras coisas, se possa elaborar estatsticas tursticas, como forma de medir os impactos provocados pelo turismo ou de analisar e comparar dados relacionados a outras atividades econmicas. Vrios eventos marcam as discusses em busca de um corpo conceitual padronizado a fim de auxiliar nas pesquisas estatsticas do turismo: - em 1963, a ONU com a Unio Internacional das Organizaes Oficiais de Viagens realizou em Roma o Congresso sobre Viagens Internacionais e Turismo;

113

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

- em 1983, a Organizao Mundial do Turismo (OMT) inicia um processo de criao de diretrizes como forma de melhor unificar os conceitos e dados estatsticos relacionados com o turismo; - em 1991, a Organizao das Naes Unidas (ONU) juntamente com o Governo do Canad realizam a Conferncia Internacional sobre Estatsticas de Viagens e Turismo em Otawa; - em 1993, a Comisso de Estatsticas ONU aprovou uma srie de definies e classificaes; - em 1995, as definies foram oficialmente publicadas pela OMT, para unificar critrios e estabelecer um sistema coerente de estatsticas tursticas. Destaca-se a definio adotada pela OMT em 1994, utilizada como referncia mundial:
O turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes de seu entorno habitual, por um perodo consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negcios entre outras (SANCHO, 2001; p. 38; CASTELLI, 1996, p. 153).

O entorno habitual de uma pessoa consiste em certa rea que circunda sua residncia mais todos aqueles lugares que visita freqentemente (OMT, 1995 apud SANCHO 2001, p. 38).

Dias (2003) descreve que os diversos conceitos de turismo podem ser analisados sob duas vertentes: um sistema econmico e uma prtica cultural e social. O conceito de turismo como sistema econmico delineado quando se refere ao sistema de produo necessrio para realizar a viagem, onde esto presentes vrias empresas que oferecem uma variedade de produtos e servios com o objetivo de atender ao cliente turista. O turismo visto, ento, como uma atividade geradora de emprego e renda e um grande indutor da economia local, regional, nacional e mundial.

114

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

O conceito de turismo como prtica social e cultural se estabelece no momento em que o turismo responsvel pela construo de relaes entre turistas e residentes. Visto, ento, no apenas como um fenmeno econmico, mas tambm como um fenmeno social. O turismo tem sido responsvel por mudanas sociais e culturais nos destinos. Turistas, destinos e moradores das regies receptoras de turistas influenciam e so influenciados. importante destacar que as definies oficiais estabelecidas pela ONU e publicadas pela OMT so meramente tcnicas e surgem como tentativa de se criar um parmetro mundial para que se possa chegar a parmetros estatsticos mais padronizados em nvel mundial. A criao de um sistema estatstico mais padronizado busca, segundo Sancho (2001) em livro publicado pela OMT, contribuir para: a medio e anlise da demanda; obter informao sobre a oferta; avaliar o impacto direto e indireto do turismo sobre os destinos e fluxos mundiais; auxiliar no planejamento dos destinos tursticos e na implantao de novos empreendimentos; a determinao dos padres atuais de viagens e formulao de estratgias de marketing; identificar as mudanas dos fluxos, padres e preferncias dos turistas, entre outros. De acordo com Moesh (2002), o turismo uma combinao de inter-relacionamentos entre produo e servios, em cuja composio integram-se uma prtica social com base cultural, com herana histrica, a um meio ambiente diverso, cartografia natural, relaes sociais de hospitalidade. O somatrio desta dinmica sociocultural gera um fenmeno, recheado de objetividade/subjetividade, consumido por milhes de pessoas, como sntese: o produto turstico. Essa definio de Moesch (2002) destaca-se pela abrangncia que estabelece no conceito, inserindo o turismo como uma prtica sociocultural, que promove a insero do turista no destino e relaes de troca entre anfitries e visitantes.

Demanda turstica
caracterizada por um conjunto de consumidores ou possveis consumidores de bens e servios tursticos.

Oferta turstica
composta pela quantidade de bens e servios tursticos disponibilizados no mercado que fazem parte do consumo turstico.

115

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

Reflexo sobre o conceito Indstria de Turismo


O turismo caracteriza-se pela prestao de servios e, por essa razo, situa-se no setor tercirio da economia. Relaciona-se intensivamente com o setor primrio, que abrange as atividades agrcolas, minerais, extrativistas, ou seja, a produo de matriaprima e o setor secundrio que compreende os processos industriais, a transformao de matria-prima em produto manufaturado. Se o turismo est situado no setor tercirio, por que ento ele referido como uma indstria? Boulln (2002) registra as formas mais divulgadas sobre o tema: indstria sem chamins , indstria de viagens , alm de dois setores inseridos no turismo chamado de indstria hoteleira e indstria de restaurantes . Parece ser senso comum o turismo ser considerado uma indstria, divulgado de forma massiva pela imprensa, nos discursos polticos e at mesmo em diversas referncias cientficas e acadmicas. Essa uma questo que vamos discutir. O antagonismo sobre a perspectiva apresentada do turismo como uma indstria claramente percebido na definio de Wahab (1976), citado em Beni (2001, p. 68), conforme destacado:
Para o pas receptor, o turismo uma indstria cujos produtos so consumidos no local formando exportaes invisveis. Os benefcios originrios deste fenmeno podem ser verificados na vida econmica, poltica, cultural e psicolgica da comunidade. O turismo uma atividade de prestao de servios cujo carter multidisciplinar amplia seu papel como gerador de trabalho e de novas oportunidades de emprego. O turismo traz implicaes ao setor primrio uma vez que interfere na proteo do meio ambiente e na adequada utilizao dos recursos naturais; e ao setor industrial uma vez que estimula a produo de diversos equipamentos e recursos especficos s atividades econmicas.

Para Barbosa (2002), este ttulo, Indstria do Turismo , surge com o sistema capitalista. O crescimento econmico faz com que seja comparada com as grandes indstrias, efetivamente localizadas no setor secundrio. Para Barbosa, a utilizao do 116

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

termo se enquadra no que ele denomina de estratgia de sobrevivncia , que surge aps a crise do petrleo da dcada de 1970 e conseqente aumento do custo da viagem. Nasce, ento, como uma criao mercadolgica para classificar uma atividade que movimenta grandes recursos econmicos, responsvel por um grande percentual do PIB mundial. O termo indstria parece fortalecer o turismo no campo econmico e o eleva ao status de importncia entre os grandes setores econmicos mundiais. Ao querer argumentar que o turismo no uma indstria, Boulln (2002, p. 34) afirma que:
Deve-se esclarecer que no existe a tal indstria de viagens, embora existam fbricas que faam avies, barcos, automveis, nibus e processos industriais para construir estradas, aeroportos e terminais de transportes.

Essa denominao est focada em uma vertente essencialmente econmica do turismo. Se esse termo tambm utilizado no mundo acadmico, o professor, aluno ou pesquisador da rea deve ou no utiliz-lo? Sugiro que depende do campo de atuao e seu foco de pesquisa e discusso. Se for um campo essencialmente econmico, a palavra indstria ser muito bem aceita. Se estiver no campo das Cincias Sociais, esse termo j ser questionado. Acima de tudo, o que mais importante ressaltar que o turismo situa-se no setor tercirio da economia e se caracteriza como organizao que possibilita ou viabiliza viagens, hospedagem, alimentao e lazer s pessoas que se deslocam de suas residncias para atendimento de seus objetivos diversos, conforme citado por Andrade (1998, p. 99).

117

Aula 5

Turismo: conceitos e definies

Atividade Final
Atende ao Objetivo 2 Tendo como base a definio de turismo recomendada pela OMT e outras citadas no decorrer desta aula, analise os componentes bsicos comuns entre essas definies. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _____________________________________________________________

Resposta Comentada
A partir dos dados fornecidos no decorrer desta aula, podemos observar que os componentes bsicos comuns nas definies citadas referem-se existncia de um sujeito, o ator da viagem, ao tempo de durao da mesma, ao deslocamento para destinos que os turistas no tenham vnculos de residncia e motivao intrnseca por algum elemento, inclusive para realizao e negcios. Cabe ressaltar que na definio da OMT no est explcito se o turista pode ou no ser remunerado no destino turstico.

Resumo
Os conceitos de turismo apresentados expressam alguns elementos de destaque e comuns: o primeiro elemento se refere ao deslocamento. Turismo o ato de se deslocar de um lugar para outro, sem deslocamento no existe turismo; o segundo se refere ao deslocar-se para fora de seu entorno habitual, ou seja, do local de domiclio do turista; o terceiro o tempo de durao da viagem, pois essa atividade se caracteriza por uma permanncia temporria no local de destino; o quarto se refere ao cliente-turista, o sujeito do ato de viajar; e o quinto so as empresas intermedirias responsveis por organizar as viagens e atender ao cliente-turista.

118

Mdulo 1

Fundamentos do Turismo

Apesar de uma definio tcnica, estabelecida e sugerida pela OMT, as discusses no campo cientfico sobre o conceito de turismo so permanentes. Dependendo da abordagem de pesquisa, seja na Histria, Cincias Sociais, Administrao, Economia, Psicologia, Geografia, entre outras disciplinas, cada pesquisador ter um olhar sobre o turismo e desenvolver a sua definio. A importncia do turismo no ensino e na pesquisa e seu interrelacionamento com outras cincias tem se utilizado de diversos campos de conhecimento, o que tem resultado em pesquisas interdisciplinares. No entanto, importante que conheam a definio utilizada pela OMT, que a princpio, tambm foi eleita por diversos pases, para maior uniformidade conceitual para pesquisas estatsticas e compreenso do turismo. A tentativa de definir turismo surge, tambm, da necessidade de diferenciar a viagem turstica de outras viagens realizadas.

Informao sobre a prxima aula


Na prxima aula, voc estudar outros conceitos bsicos do turismo: visitantes, turistas e excursionistas.

119

Anda mungkin juga menyukai