Anda di halaman 1dari 2

Texto introdutrio para a comunicao Por que Hume no pode assentir ao argumento do desgnio, a ser feita no Seminrio de Pesquisa II

Discente: Bruna Frascolla Bloise Ttulo da dissertao: Hume: Epistemologia e crtica religio

I. Do que trata a dissertao: Fundamentalmente, dos Dilogos sobre a religio natural, obra pstuma de David Hume. Apesar de voltada para uma obra especfica, sentimo-nos vontade para colocar um ttulo abrangente por seus tema e questes permearem a obra de Hume, por vezes repetirem-se nela e por, para a soluo das questes levantadas, estarem em jogo pontos previamente estabelecidos. Assim, as decises que se tomam neste livro tm ou repercusso ou embasamento em outros textos. Mesmo que assim no fosse, seria de todo modo oportuno ter recurso a diversas obras de Hume para estabelecer a interpretao dos Dilogos por esta ser uma obra em que o autor desaparece: nela h to-somente alunos fictcios se correspondendo e um deles narrando para o outro a conversa de trs professores tambm fictcios. Entre dois destes, esto representadas teses comuns porm opostas que tinham como finalidade fundamentar filosoficamente a religio crist. Uma delas era a metafsica, ou a priori, que provava logicamente a existncia de Deus; a outra, a experimental ou a posteriori, prova a existncia de Deus a partir da perfeio observada no mundo. J o terceiro professor no tem uma tese; um ctico que levanta objees s teorias expostas pelos colegas. Anexa dissertao vir nossa traduo dos Dilogos sobre a religio natural.

II. O que tem sido feito: Por um lado, cremos que bem possvel mostrar que apenas o ctico pode ser tomado por representante de Hume nos Dilogos, e que de fato deve s-lo, tendo recurso apenas a esta obra. Por outro, servindo tanto para corroborar nossa posio quanto para melhor situar o leitor no contexto intelectual da poca, cremos tambm ser til fazer um trabalho eminentemente histrico que mostre com quais posies Hume dialogava. neste trabalho histrico que consiste a maior parte do que j est redigido; o trabalho interno aos Dilogos e o que est em grande parte por fazer.

Assim, temos trabalhado (1) Newton, por ter sido este ao mesmo tempo o patrono do tesmo experimental e influncia de Hume, (2) Ccero, por o seu De natura deorum ter servido de modelo para os Dilogos e por em sua obra aparecer a descrio do que seja a filosofia acadmica (que Hume professa e chama tambm de ceticismo mitigado) e (3) Butler (um bispo filsofo e testa experimental), por Hume o ter lido, lhe enviado seus textos e respondido s mesmas questes epistemolgicas da Investigao sobre o entendimento humano de maneira que o negasse. Alm disto, naturalmente, nos dedicamos exposio da filosofia do prprio Hume na Investigao.

III. O que ser exposto no Seminrio II O motivo por que Hume no pode assentir ao argumento conhecido na contemporaneidade como argumento do desgnio, a saber, o de que a perfeio do mundo prova a existncia de um criador inteligente. Trata-se do argumento usado pelos testas experimentais na poca de Hume (e tambm pelos estoicos, criticados j por Ccero). Para isto, veremos a teoria das ideias, presente na seo II da Investigao e a necessidade do hbito para a inferncia causal. O cerne do argumento ser que semelhana, para um humeano, no basta para a inferncia causal.

IV. Bibliografia breve: BUTLER, Joseph. A analogia da religio (Introduo) in Griot Revista de filosofia, vol. 6, n 2, 2012. Traduo: Bruna Frascolla Bloise. CCERO, Marco Tlio. De natura deorum; Academica. Michigan: Harvard University Press, 2005. HUME, David. Investigao sobre o entendimento humano. Lisboa: Casa da Moeda, 2002. Traduo: Joo Paulo Monteiro. ______. Dialogues Concerning Natural Religion. 2 ed. Estados Unidos: Macmillan, 1987. Editor : Norman Kemp Smith. NEWTON, Isaac. An account of the book entituled Commercium epistolicum collinii et aliorum, de analyse promota in Philosophical Transaction of the Royal Society, n 342, 1715. ______. The Principia. Nova Iorque: Prometheus, 1995. Traduo: Andrew Motte.

Anda mungkin juga menyukai