Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS CCH


Pedagogia para os Anos Iniciais Do EF Licenciatura em Pedagogia

PAIEF/UNIRIO/CEDERJ PRIMEIRA AVALIAO A DISTNCIA (AD1) 2011.2 DIDTICA


Coordenao: Cludia Miranda Tutoras a distncia: Greice Bolgar e Heidi Rocha Aluno(a): _______________________________________ Polo: _____________________________________________

Caro(a) aluno(a),
Voc est recebendo a primeira Avaliao a Distncia (AD1). Esta prova deve ser entregue no prazo abaixo indicado. Buscamos atravs desta avaliao, verificar os domnios de concretas e problematizadoras. Lembramos que levaremos em considerao na elaborao das respostas os seguintes critrios apontados abaixo: a. coerncia da resposta em relao ao objetivo da questo demonstrando nvel de compreenso de leitura; b. coeso: utilizao adequada da estrutura frasal, idias, validade dos argumentos; c. utilizao dos recursos da lngua padro culta para a construo de um gramaticalmente correto. texto concatenao e relevncia das conhecimentos alcanados por voc na matria, visando a aplicao dos mesmos em situaes

Esta avaliao de carter individual, poder ser enviada pelos Correios at o dia 16/08/2011, ou ser entregue no seu polo at o dia 20/08/2011.
Desejando a voc sucesso Equipe de Didtica - UNIRIO

Apresentamos abaixo um trecho da obra Professora sim, tia no cartas a quem ousa ensinar de Paulo Freire (Ed. Olho D'gua, 1997). A partir da leitura e reflexo deste trecho, assim como, das aulas de 01 a 08 do mdulo de Didtica, responda as trs questes desta avaliao. () desvelando o que fazemos desta ou daquela forma, luz de conhecimento que a cincia e a filosofia oferecem hoje, que nos corrigimos e nos aperfeioamos. a isso que chamo pensar a prtica e pensando a prtica que aprendo a pensar e a praticar melhor. E quanto mais penso e atuo assim, mais me conveno, por exemplo, de que impossvel ensinarmos contedos sem saber como pensam os alunos no seu contexto real, na sua cotidianeidade. Sem saber o que eles sabem independentemente da escola para que os ajudemos a saber melhor o que j sabem, de um lado e, de outro, para, a partir da, ensinar-lhes o que ainda no sabem. (...) Questo 1 (2,0 cada = 4,0 pts) O trecho citado acima pertence a Paulo Freire, um dos maiores expoentes da Pedagogia crtica Libertadora. Alm desta tendncia, a aula 2 apresenta outras abordagens pedaggicas. Assim, pedimos que voc escreva A) Pedagogia Tecnicista B) Pedagogia Crtico-social dos contedos um pequeno texto (no mximo 15 linhas) abordando as principais caractersticas das seguintes tendncias:

Questo 2 (3,0 pts) E quanto mais penso e atuo assim, mais me conveno, por exemplo, de que impossvel ensinarmos contedos sem saber como pensam os alunos no seu contexto real, na sua cotidianeidade. A aula 3 aponta trs caminhos para uma Didtica crtica e plural: habilidade de trabalhar coletivamente; apostar na diversidade cultural; a linguem digital. Escolha qual desses caminhos melhor se aplica ao desafio proposto no trecho de Freire no enunciado da questo, e justifique sua resposta. Questo 3 (3,0 pts) Esta profisso-professor precisa de se dizer e de se contar: uma maneira de a compreender em toda a sua complexidade humana e cientfica. que ser professor obriga a opes constantes, que cruzam nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar, a nossa maneira de ser. (Antnio Nvoa In Mdulo 1 Didtica, p. 76)

A aula 6 faz uma reflexo sobre a importncia da memria na construo da identidade docente. A partir do pensamento de Nvoa e do estudo da aula 6, escreva um texto (no mximo 20 linhas) relatando uma experincia significativa do seu tempo de escola e abordando a importncia desse resgate de memria para a prtica educativa.

Anda mungkin juga menyukai