Anda di halaman 1dari 7

Roteiro para pedido de Registro de Marca

REGISTRO DE MARCAS O QUE ? Marca todo sinal distintivo ( palavra, figura, smbolo, etc.) visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros iguais ou semelhantes, de origens diversas, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas ( Lei n. 9.279/96 ). QUAL A IMPORTNCIA DE SE TER UMA MARCA? A marca o principal elo existente entre o seu negcio e o cliente, pois atravs dela que ele o identifica e o diferencia dos demais. Com o passar do tempo, a marca passa a ser o referencial da qualidade daquele produto ou servio. Para isso se faz importante o registro, uma vez que a nica forma de proteg-la contra provveis copiadores. QUEM PODE REQUERER O REGISTRO DE UMA MARCA? Qualquer pessoa fsica ou jurdica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva (profissionais liberais, produtores rurais, empresas privadas e pblicas, artesos, etc. ). QUAL O RGO RESPONSVEL PELA EXPEDIO DO REGISTRO DE UMA MARCA? O registro de uma marca concedido pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial -

INPI , pertencente ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior.

QUE SEGURANA TEM A MARCA DEPOIS DE REGISTRADA? O registro da marca garante ao proprietrio o direito de uso exclusivo, em seu ramo de atividade econmica, em todo o territrio nacional. COMO AS MARCAS PODEM SER CLASSIFICADAS? Marcas de Produto - So utilizadas pelo industrial ou comerciante para distinguir o produto ou comrcio de outros. Marcas de Servio - So as utilizadas pelo prestador de servio para distinguir os seus servios de outros. Marcas Coletivas - So utilizadas para identificar produtos ou servios provenientes de membros de uma determinada entidade. Marcas de Certificao - So utilizadas para atestar a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificaes tcnicas. AS MARCAS PODEM SER: Nominativas - constitudas apenas de palavras, conjunto de letras, nmeros ou algarismos Figurativas - representadas por um desenho, qualquer forma estilizada de letra, imagem ou sinal grfico Mistas - compostas de uma marca nominativa e uma figurativa, ou nominativa com estilizao Tridimensionais - caracterizadas pela forma plstica de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito tcnico. MARCAS QUE PODEM SER REGISTRADAS Aquelas que no caracterizam reproduo ou imitao de outras j existentes e no estejam includas nas proibies legais.

MARCAS QUE NO PODEM SER REGISTRADAS As que possuem anterioridade na mesma classe de atividade, as colidncias na mesma atividade ou nas afins, as includas nas proibies legais e os sinais irregistrveis previstos na lei. COMO REGISTRAR ? Inicialmente, aconselhvel realizar uma busca prvia da marca para saber se existe anterioridade. Para tal faz-se uma pesquisa junto ao Banco de dados do INPI, ( pesquisa realizada, via Internet, pelo site ( www.inpi.gov.br ). O pedido de marca dever ser requerido em formulrio prprio, no qual so fornecidas informaes e dados sobre a marca. Uma informao indispensvel se refere ao ramo de atividade do requerente, que deve corresponder classe para qual se requer o registro da marca, de acordo com a classificao de produtos e servios vigentes. O PROCESSO PODER SER EFETUADO PELA INTERNET NO SITE ACIMA Documentao Necessria Pessoa Jurdica Cpia de Requerimento de Empresrio, Certificado do Empreendedor Individual, Contrato Social, Estatuto Social e aditivos, se for o caso. Cpia da Inscrio e Situao Cadastral junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ ( atualizado ), Cpia da Declarao de microempresa se for o caso. Etiquetas ( marcas mista ou figurativa ) Formulrio prprio (via Internet), em 04 ( quatro ) vias GRU - Guia de recolhimento do INPI (via Internet) Obs.: sendo online os documentos devero ser anexados em PDF
Tamanho mximo permitido dos documentos (2000 Kbytes).

Pessoa Fsica Cpia do CPF e RG ( documento de identidade ) Cpia da comprovao de Atividade Profissional Autnoma, reconhecida pelo rgo fiscalizador. Cpia do comprovante de inscrio do Carto de Inscrio Municipal - CIM Etiquetas ( marcas mista ou figurativa ) Formulrio prprio ( via Internet), em 04 ( quatro ) vias GRU - Guia de recolhimento do INPI (via Internet). Obs.: sendo online os documentos devero ser anexados em PDF
Tamanho mximo permitido dos documentos (2000 Kbytes).

Observaes

Para pedido em papel

Quando se tratar de marca mista ou figurativa, dever ser apresentado ao INPI, 15 etiquetas: sendo 04 coladas ao formulrio de pedido de registro de marca e o restante num envelope ( as etiquetas no adesivas e em preto e branco, de tamanho 6 X 6 cm, com figura 5 X 5 cm ).

Para pedido pela Internet Sendo online o tamanho da logomarca 8cm x 8cm e poder ser colorida ou em preto e branco e em JPG ou PEG, conforme exemplo abaixo:

A imagem enviada dever corresponder efetivamente marca pretendida, contida obrigatoriamente em uma moldura de tamanho 8 cm x 8 cm, no formato jpg. Ao confeccionar o arquivo, o usurio dever utilizar apenas uma nica imagem referente ao sinal solicitado, no sendo aceitos, portanto, arquivos que contenham duplicaes ou variaes da mesma figura, ou quaisquer outros elementos que venham a prejudicar a inteligibilidade daquilo que o usurio pretende requerer como marca; Exemplos:

A imagem enviada dever atender ao requisito de nitidez necessrio para a plena identificao dos componentes figurativos da marca requerida, o que inclusive se aplica ao(s) elemento(s) nominativo(s) da marca mista ou tridimensional, grafado(s) junto imagem; ATENO: O importante que se faa um teste de verificao da qualidade da visualizao da imagem na tela e da impresso da imagem no tamanho 8 cm x 8 cm, antes do envio. Caso o usurio envie uma imagem colorida, como forma de identificar a sua marca, ele dever estar ciente de que essa opo equivaler reivindicao de cores, o que integrar, necessariamente, o registro da marca solicitada, na hiptese da mesma vir a ser concedida. Nesse sentido, no necessria a reivindicao de cores por meio de setas indicativas, tal como no pedido de registro apresentado em formulrios em papel. Se a forma de apresentao da marca solicitada for tridimensional, o usurio dever anexar a imagem digital da marca contendo suas vistas (posterior, anterior, superior, inferior e laterais), bem como sua perspectiva, de modo a permitir suficiente compreenso do conjunto para cuja forma o requerente reivindica a proteo enquanto marca.

Processamento do Pedido Depsito ( Protocolado junto ao INPI) Observao: os Despachos do INPI so notificados atravs da RPI Revista da Propriedade Industrial, veculo oficial de divulgao, com periodicidade semanal que est a disposio no INPI ou pela Internet ( www.inpi.gov.br ). Pedido Comunicado ( Ped. Com. )( Despacho 003 ) Nesta fase , qualquer interessado poder apresentar oposio ao despacho, no prazo de 60 ( sessenta ) dias, contados da data da publicao na RPI. Deferimento e Notificao para pagamento do primeiro decnio (despacho 351, 353 ) Devero ser pagas , no prazo de 60(sessenta) dias, as taxas relativa ao primeiro decnio de proteo da marca e expedio do certificado de Registro. o no pagamento acarretar no arquivamento definitivo do processo. Concesso do Registro (Despacho 400). Efetuando e comprovando o pagamento, publicada a concesso do Registro. Neste perodo poder ocorrer um pedido de ao de nulidade dentro do prazo de 180 (cento e oitenta) dias e at 5 (cinco) anos processo judicial.

Obrigaes do Requerente O prazo de 10 anos, contados da data da expedio do certificado, no ano, contando a partir da data da concesso do Registro, ser necessria a renovao, sob pena de extino do registro. Uso da marca - o titular tem prazo de 05 ( cinco) anos, contados da concesso, para a utilizao da marca no mercado, no podendo ainda sua utilizao ser interrompida por mais de 05 ( cinco) anos consecutivos, sob pena da caducidade do registro. O registro de uma marca garante ao seu titular a exclusividade de uso em todo Territrio Nacional, tornando-se um patrimnio de sua empresa. Proteg-la competncia do INPI. Buscar, adquirir e zelar pela manuteno desse direito responsabilidade do requerente. ENDEREO DO RGO INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial - PE Responsvel: Eduardo Bemfica e-mail:redirpe@inpi.gov.br DINE-Diretoria de Inovao e Empreendedorismo Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Campus Universitrio Bairro Engenho do Meio Recife/PE CEP: 50670-920 Tel./Fax: (81) 3453-8145 e 3271-1223 Horrio de Atendimento: 10h s 16h00 ( ligar para saber intervalo de almoo )

Sede do INPI Rua Mayrink Veiga, n 9 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20090-910 Praa Mau, n 7 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - Cep: 20081-240 Telefone: 021. 21 3037-3000 CNPJ: 42.521.088/0001-37 e-mail: marca@inpi.gov.br Roteiro para pesquisar o Nome de Fantasia. www.inpi.gov.br Do lado esquerdo da tela clicar no nome Marcas Depois clicar em Busca Depois clicar na palavra aqui ( Acesse aqui a busca de marca para verificar como est um processo no INPI ou se existe algum outro pedido ou registro que pode impedi-lo de registrar um determinado nome ) Depois repetir os caracteres que aparecer no site: ________ Depois clicar em acessar Clicar no nome marca: _________ ( que fica no meio da palavra processo e titular) Escolher a forma de pesquisa Pesquisa exata Pesquisa radical (trs mais nomes) E pesquisar. Roteiro para pesquisa da classificao x produtos. Para identificar a classificao dos produtos e/ou servios que a empresa exerce, de acordo com a legislao do INPI, siga o passo a passo abaixo: O sistema de classificao dividido entre produtos que esto nas classes 1-34 e servios que esto nas classes 35-45. importante saber que as classes no incluem todos os tipos de produtos e servios que existem. Por isso, o INPI criou listas de apoio, que so as Listas Auxiliares. www.inpi.gov.br Do lado esquerdo da tela clicar no nome classificao Depois clicar na palavra Busca Depois clicar na frase abaixo que corresponde a lista de produtos ou servios: - Lista de Produtos em Ordem Alfabtica - Classificao de Nice (NCL9) - Lista de Servios em Ordem Alfabtica - Classificao de Nice (NCL9) - Lista Auxiliar de Produtos da Classificao de Nice (NCL9) - Revisada - Lista Auxiliar de Servios da Classificao de Nice (NCL9) - Revisada Veja tambm a Classificao Nacional de Produtos e Servios , bem como a tabela de correspondncia entre a classificao nacional e a internacional. Confira ainda: Classificao de Elementos Figurativos - Classificao de Viena - CFE (4) Classificao de ordem prtica, usada para facilitar as buscas de anterioridade de elementos figurativos no momento do exame de marcas.

Caminhos para preencher o formulrio on line para entrada do Pedido de Registro de marca. www.inpi.gov.br Lado esquerdo da tela, clicar em MARCAS Depois clicar em e-marcas 1 Acesso Para acessar o e-Marcas pela primeira vez, necessrio fazer um cadastro inicial no mdulo de Guia de Recolhimento da Unio (GRU) do e-INPI. Este cadastro poder ser de duas formas: - Se voc o prprio interessado em registrar a sua marca e deseja se cadastrar para criar login e senha, clique aqui. Depois leia o Termo de Adeso ao Sistema e-INPI Depois clicar em Aceitar Depois preencher o cadastro Incluso do Cliente, modelo abaixo:

Confere as informaes e clicar em salvar. Salvando o INPI fornecer LOGIN e SENHA De posse do login e senha Do lado direito da tela em SERVIOS Clicar em GRU Pague a GRU antes de entrar com o seu pedido Coloque o login e senha Clicar em OK Depois escolha a UNIDADE Escolha MARCAS Depois escolha o servio Se a marca for mista ( nome + desenho ) Clicar em 1 Deposito de Pedido de Registro de marca de produto ou servio ( mista ) Depois escolher a forma que ser dado entrada Peticionamento em papel

Ou eletrnico Depois escolher a natureza do deposito Produto ou servio Depois clicar em confirmar Depois clicar em finalizar servio Depois Clicar em emisso da GRU Depois clicar em imprimir a guia A taxa poder ser paga em qualquer banco. Depois volte para tela principal e do lado esquerdo da tela clicar em MARCAS e-marcas No se esquea de pagar a Guia de Recolhimento da Unio (GRU) antes de enviar um pedido ao INPI! Depois clicar em acesse o sistema na imagem abaixo:

Depois clicar em Continuar neste site (no recomendado). Colocar o LOGIN e SENHA E clicar em acessar Depois colocar o nmero da GRU e clicar em avanar, conforme abaixo Nosso Nmero (n da GRU):
Avanar >>

A numerao esta do lado direito da guia de recolhimento e comea com: 00.000.2....... Depois preencher o formulrio eletrnico ( se o senhor(a) tiver dvida, consulte o SEBRAE ou INPI para mais esclarecimentos ) No final dever ser gerado um n. de protocolo. Imprimir e acompanhar o processo pela Internet Guardar a senha e login: qualquer acesso para acompanhar o processo ou dar entrada no novo pedido de registro de marcas tem que ter login e senha.

Anda mungkin juga menyukai